MarioSabino

O meu filho garçom e o filho de Lula

13.12.19

O meu filho mais velho mora na Austrália, onde complementa a formação em marketing. Trabalha como garçom em eventos e também num restaurante, vinte horas por semana como permite a lei para estudantes estrangeiros. Foi para lá porque achou a faculdade boa e não conseguia emprego por aqui — além disso, os salários no Brasil são muito ruins na sua área. Ele já havia morado na Austrália, onde fez parte do ensino médio, e gosta muito do país. Disse que ficaria feliz se conseguisse o visto definitivo no outro lado do mundo. Os meus sentimentos são confusos em relação a isso. Ao mesmo tempo que tenho orgulho do esforço que está fazendo, sou tomado pelo sentimento de ter fracassado como brasileiro. É um fracasso geracional: não conseguimos legar aos nossos filhos uma nação decente e com oportunidades suficientes para os jovens. Esse sentimento foi o que predominou quando me despedi dele.

Em 2006, o meu filho mais velho tinha treze anos — idade que o meu caçula tem hoje — e estudava numa escola cujos professores achavam a revista Veja, da qual eu era o número dois, “fascista” (delicadeza que também costuma ser endereçada a O Antagonista). Um desses seres encantadores chegou a pronunciar o epíteto em sala de aula, com o meu filho presente. Fui à escola e exigi que o moço pedisse desculpas. O bullying, que já era grande por causa da cobertura da revista sobre o mensalão, havia aumentado depois que publicamos a segunda reportagem sobre o caso Gamecorp, aquela empresa que fez de Lulinha um súbito milionário.

A primeira reportagem foi publicada em julho de 2005. Jornalistas da Veja baseados em São Paulo haviam descoberto que Lulinha, que até os 28 anos ganhava um salário de 600 reais como monitor do Jardim Zoológico de São Paulo, havia feito sociedade com os filhos de Jacó Bittar, amigão de Lula, numa empresa que atuava em publicidade e confecção de jogos eletrônicos. Lulinha havia montado o negócio depois de o pai assumir a Presidência da República. Até aí nada de errado. Todo mundo pode empreender. A questão é que a empresa, rebatizada de Gamecorp, desconhecida e sem nenhuma grande ideia revolucionária, havia recebido mais de 5 milhões de reais da Telemar — e a operadora de telefonia com grandes interesses junto ao governo entraria na sociedade por meio de uma engenharia contratual-financeira intrincada.

Apuração finalizada, os jornalistas procuraram Lulinha para ouvi-lo a respeito da associação da Gamecorp com a Telemar. Os assessores do filho de Lula bancaram os espertos: entregaram uma parte da história a O Globo, que a publicou em tamanho reduzido, pouco antes da Veja, já com a versão oficial (o jornal fez certo, noticiou o que tinha). É a técnica de “vazamento controlado”. Ela serve para tentar diminuir os danos que a divulgação da história inteira causará ao cliente e, quem sabe, reduzir o destaque a ser dado por quem a apurou. Decidimos mesmo assim colocar a reportagem na capa. Eu estava na sala do diretor de arte, juntamente com o diretor de redação, examinando qual imagem de Lulinha publicar sob a logo da Veja, quando a secretária chamou o número um da revista. Passada meia hora, mais ou menos, ele voltou. Antonio Palocci havia telefonado. Com Lula ao lado, ambos haviam pedido, quase implorado, segundo o diretor de redação, para que não puséssemos o filho do presidente na capa. Evocaram, inclusive, a aflição de Marisa Letícia. O número um cedeu: a reportagem seria publicada, mas não como capa. E ainda tirou uma página. Argumentei que era a melhor história daquela edição. Cumpri tabela. Era o meu papel insistir, mesmo sabendo que não adiantaria nada. Tudo bem: a reportagem causou escândalo. O título era “O negocião de Lulinha — como o filho do presidente se tornou sócio de uma gigante da telefonia”.

Lulinha seria capa da revista em outubro de 2006, pouco antes da eleição presidencial. A sucursal da Veja em Brasília descobrira que o filho de Lula mantinha uma sala no escritório do lobista Alexandre Paes dos Santos, conhecido como APS na capital federal, e avançara em relação à primeira reportagem sobre as ligações de Lulinha com a Telemar. Naquele mesmo ano, a empresa do filho do presidente havia alugado seis horas de programação por dia de uma rede de televisão — e a operadora de telefonia, sua sócia, havia destinado mais 5 milhões de reais para a Gamecorp, a título de antecipação por comerciais a serem exibidos durante as horas televisivas alugadas. Por que a Telemar injetara tanto dinheiro numa empresa ligada a jogos eletrônicos? A desconfiança virou certeza em 2008, quando a operadora fundiu-se à Brasil Telecom, para criar uma “supertele”, graças à mudança na lei geral das telecomunicações promovida por Lula.

A primeira reportagem da Veja apenas adiara o que já estava combinado, como foi revelado na segunda matéria da revista:

O caso de Lulinha tem uma complexidade maior. Sua relação com a Telemar não se esgota nos interesses de ambos na Gamecorp. O filho do presidente foi acionado para defender interesses maiores da Telemar junto ao governo que o pai chefia. Em especial, em setores em que se estudava uma mudança na legislação de telecomunicações que beneficiava a Telemar. VEJA descobriu agora que a mudança na lei foi tratada por Lulinha e seu sócio Kalil Bittar com altos funcionários do governo. O assunto levou a dupla a três encontros com Daniel Goldberg, titular da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (SDE). Em um desses encontros, ocorrido no início de 2005, Lulinha e Kalil, já então sócios da Telemar, sondaram o secretário sobre a posição que a SDE tomaria caso a Telemar comprasse a concorrente Brasil Telecom – fusão que a lei proíbe ainda hoje. Goldberg, ciente do obstáculo legal, disse que o negócio só seria possível mediante mudança na lei. O estouro do escândalo Lulinha abortou os esforços para mudar a legislação e favorecer o sócio do filho do presidente.”

A apuração de Brasília havia sido engavetada por causa das enormes pressões do Planalto sobre Roberto Civita, depois da publicação da primeira reportagem em 2005. A coisa ficou nesse pé durante bom tempo, até Lula dizer, em entrevista à Folha de S.Paulo pouco antes do primeiro turno da eleição do ano seguinte, que não tinha culpa de Lulinha ser um “Ronaldinho” — um gênio, portanto —, ao ser perguntado sobre o sucesso da Gamecorp. Na reunião de pauta da Veja, todos ficamos indignados com a desfaçatez. Concordamos que não poderíamos colaborar com o cinismo do presidente da República, candidato à reeleição, e continuar guardando a outra bomba. O diretor de redação, então, comunicou Roberto Civita que a capa seria Lulinha. O dono da Veja acabaria tendo uma fibrilação, coitado, mas a reportagem foi publicada com o devido destaque e a chamada “O Ronaldinho de Lula”. A revista foi acusada de fazer campanha contra o petista às vésperas da eleição que ele viria a vencer; Lulinha processou a revista e perdeu.

Treze anos depois, a PF detonou a operação Mapa da Mina, recolocando Lulinha e a sua Gamecorp nas manchetes. Tudo o que publicamos na Veja foi confirmado, e dados espantosos vieram à tona. Só da operadora de telefonia beneficiada durante o governo do pai, a empresa de Lulinha recebeu 132 milhões de reais. O filho mais velho de Lula com Marisa Letícia agora está na capa da Crusoé e nada garante que será punido, a julgar pelo que anda ocorrendo na Justiça brasileira; o meu filho mais velho está na Austrália trabalhando como garçom e nada garante que conseguirá um bom emprego na sua área, o que é do jogo. Mas eu é que sou da elite opressora. Um “fascista”, como o meu primogênito habituou-se a ouvir na escola.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Enquanto nós, brasileiros, pagadores de impostos, aceitarmos pacatamente esse judiciário imundo fazer dobradinha com o parlamento, nossos filhos perecerão juntos com a pobreza desse país.

  2. Don't cry for me, Brazil... I'm good - away from you... Cada vez mais, vemos nossos filhos, nossos netos irem embora. Austrália é quase sempre a preferida dos nossos jovens mais promissores. Lamento tanto quanto vc, Sabino. Enquanto isso, ladrões do dinheiro público são protegidos por um STF desmoralizado. Triste...

  3. A justiça brasileira continua como antes. A única constante no país continua sendo a palavra "fascista"na boca de quem age como tal.

  4. Muitas vezes frustrado, indignado, derrotado em alguns rounds, porém, esperançoso que a história do Brasil mudará para melhor.

  5. Mario excelente suas colocações, o problema do Brasil é a nossa justiça, não ser igual para todos, é a justiça do faz de conta. Pena! O que esperar do filho de um bandido? Que condene o pai? Não! Não temos essa cultura, gostamos de uma bela teta governamental com apoio da classe econômica para continuar também mamando. Até quando?

  6. Ótima ponderação . Mais uma vez confirmando a capenga e sofrível justiça deste país que protege e prolonga ao máximo os benefícios aos colarinhos "imundos" .

  7. Em um país onde basta que qq um obtenha um pouco de SUCESSO FINANCEIRO para que todos próximos a ele se tornem ALVOS POTENCIAIS de CRIMINOSOS, nada mais importante do que garantir que a CORRUPÇÃO QUE ALIMENTA A CRIMINALIDADE E A VIOLÊNCIA seja reduzida a níveis normais. Há coisas que são mais importantes que o dinheiro e que ele não pode comprar ou reparar. Melhor do que REMEDIAR É PREVENIR.

  8. Dadas as condições atuais, as maiores oportunidades ainda estão fora do Brasil, mas isto não significa que elas não existam aqui, SOBRETUDO, CHOVENDO NO MOLHADO, SE A CORRUPÇÃO FOR FINALMENTE DESBASTADA, o que não faltará no Brasil é oportunidade para aqueles que dominam o relógio. Além do mais, apostar no Brasil não é questão só de PATRIOTISMO, mas de AMOR. Se um indivíduo vai para o outro lado do mundo, ele não gostaria de saber que seus pais, irmãos e entes queridos estão SEGUROS?

  9. Será que inovação só pode ser feita dentro de um CONTEXTO GLOBAL, não é possível que haja inovação de menor escala, que seja feita dentro de uma PERSPECTIVA LOCAL e REGIONAL? Dentro deste raciocínio, desde que a corrupção seja reduzida a níveis mínimos no país, as condições de CONCORRÊNCIA são as mesmas para qq empreendedor e inovador. Desde que o MERCADO LOCAL ou REGIONAL tenha alguma "barreira" de isolamento em relação ao MERCADO LOCAL, há valor para ser extraído.

  10. Para se fomentar empreendedorismo e inovação no país o maior de todos os problemas não é educação ou facilidade de fazer negócios, pelo menos não quando se trata de mercados regionais. Em um mundo globalizado, os indivíduos se acostumaram a pensar e operar dentro de uma LÓGICA GLOBALISTA. Vc monta uma companhia e tenta escalar ela o mais rápido possível, o que só pode ser feito dentro de um PERSPECTIVA GLOBAL. Mas isto elimina MERCADOS LOCAIS E REGIONAIS?

  11. Enquanto isto, em outros pontos há mão de obra mais do que suficiente para uma, duas, três, quatro ou cinco startups a um custo muito mais acessível, tanto para os funcionários, quanto para as operações. Se este raciocínio vale para os EUA, pq ele não vale para qq outro país do globo? O que está faltando para que o MERCADO DE CAPITAL DE RISCO E SEMENTE se torne digital e global? No Brasil ainda falta uma coisa bem simples: corrupção.

  12. Após décadas, o Vale do Silício agora cobra a peso de ouro toda a sua infraestrutura e FATORES DE INOVAÇÃO. Contra ele pesam o EXCESSO DE ATIVISMO por FUNCIONÁRIOS MIMADOS que cobram cada vez MAIS CARO para entregar CADA VEZ MENOS do que gente com a mesma CAPACITAÇÃO em outros pontos dentro dos próprios EUA onde o custo de vida, assim como operacionais, são muito mais barato. No Vale do Silício uma startup tem que disputar funcionários com as maiores empresas de tecnologia do mundo.

  13. O mais evidente de todos são os fundadores, mas este certamente não é o único. Certamente, mesmo que a região de Seattle não pudesse disputar com o Vale do Silício em termos de GRANDEZA e ESCALA dos FATORES DE INOVAÇÃO, ela tinha mais do que o suficiente para permitir que Microsoft e Amazon dessem seus primeiros passos e se desenvolvessem. Aliás, uma boa análise é aquela que é capaz de separar os prós dos contras, para que assim o processo de decisão seja o mais efetivo possível.

  14. O CAPITAL DE RISCO E SEMENTE não precisa mais se concentrar somente onde há polos de inovação já existentes, mas pode se deslocar para qq lugar onde haja condições, mesmo que mínimas, de se investir com uma boa probabilidade de sucesso. Por exemplo, apesar de o Vale do Silício ser o berço da maior parte das grandes empresas tecnológicas americanas e globais, duas das maiores quebram este padrão: Microsoft e Amazon. Pq elas não seguiram o padrão das demais?

  15. Para ser justo, ele nem existe ainda, é no máximo uma sementinha que deu seu primeiro broto. Ao contrário, do seu primo trilhardário, o MERCADO DE AÇÕES, o CAPITAL DE RISCO E SEMENTE ainda não é capaz de operar em escala global, transferindo seus recursos para onde há as melhores oportunidades, o processo ainda é totalmente rudimentar e, no melhor dos cenários, semi-digital. Tal hipótese significaria que a inovação não está mais limitada por fatores físicos e geográficos.

  16. Se a internet mudou o padrão do ACESSO À INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO, pq isto não implica em outras mudanças. Até agora parece que ninguém se deu conta, mas a DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO tem tudo para trazer um novo PARADIGMA no campo do empreendedorismo e da inovação. O "MERCADO DE CAPITAL DE RISCO E SEMENTE" ainda opera em modo analógico, apesar de ter sido ele que financiou toda a REVOLUÇÃO DIGITAL observada nos últimos 30, 40 anos.

  17. As montadoras de veículos estão pensando neste cenário? Até onde se saiba, elas não percebem que neste exato momento estão em um processo de afunilamento que deve se concretizar dentro de alguns anos ou décadas, tudo depende do ritmo de desenvolvimento tecnológico e social. Alguma delas neste exato momento é dona do relógio ou só estão correndo contra ele? Aliás, onde há disrrupção há amplo espaço para que um novo dono do relógio surja e comece a determinar o ritmo.

  18. Afinal, o custo de um veículo que comporta menos gente não é menor e, portanto, dará uma vantagem competitiva aos aplicativos de transporte? O usuário não terá que deixar de se preocupar com questões como abastecimento e manutenção? Isto não vai acabar com provocar um impacto em oficinas mecânicas e postos de gasolina? Uma coisa que parece tão simples pode ser o gatilho de uma série de transformações no mercado e no comportamento das pessoas?

  19. Para onde se olha é possível se ver sinais de disrrupção no ar, em um futuro próximo, quando veículos forem autônomos, pq pessoas se preocuparão com marcas? Se o valor não está mais na posse, mas na ação de ir e vir, que diferença faz a marca? Se as viagens mais habituais forem para transportar uma ou no máximo duas pessoas de um ponto a outro, pq serão necessário veículos de 5 lugares? Pq o mercado não se segmentará em veículos de vários lugares de acordo com a demanda?

  20. Todo pai consciente e amoroso obviamente quer que seu filho tenha acesso às melhores condições e oportunidades, mas é claro que isto é coisa só para aqueles que realmente tem capacidade para tal, pois em um país tão carente, poucos são aqueles que têm acesso às melhores oportunidades. Apesar disso, repetindo o que já foi dito antes, as revoluções tecnológicas mudam o mundo e o comportamento das pessoas, mesmo que em geral a grande maioria delas não se dê conta disto.

  21. Isto significa que, mesmo sem as melhores condições, indivíduos localizados em países subdesenvolvidos podem fechar o gap em relação aos seus pares de países desenvolvidos no que tange o conhecimento explícito, desde que tenham acesso à internet. Só é necessário este pequeno fator e a mera disposição do indivíduo em buscar o conhecimento. Não nos enganemos, ainda há um problema sério de educação no país, mas ele já poderia começar a ser mitigado com a mera força de vontade do brasileiro.

  22. Há 10 anos começava uma mudança de paradigma que deve começar a se intensificar a partir de agora: as barreiras físicas e geográficas para a obtenção do conhecimento foram derrubadas pela internet. É claro que há determinados tipos de conhecimento que ainda demandam presença física no local de especialidade em virtude do papel da experiência e do conhecimento tácito no aprendizado. Mas há uma gama de áreas do conhecimento que não exigem isto e podem ser acessadas online.

  23. O Brasil está mudando e isto é o mais importante de tudo, pois isto dá a certeza de que a aposta não foi em vão. Acima de tudo, um bom investidor sabe que ele não abre mão do investimento exatamente quando ele começa a pagar os dividendos da aposta. Com certeza o Brasil ainda tem muito o que fazer para sequer chegar perto de países mais desenvolvidos, mas há que se ressaltar que o mundo de hj não é o mundo de 10 anos atrás.

  24. Portanto, que diferença faz um dia, uma semana, um mês, um ano a mais quando já foram gastos pelo menos nove em uma corrida solitária onde tudo o que se ouviu é que as coisas jamais mudariam? Agora de repente, quando as coisas começam a mudar, todo mundo acha que vai ser do dia para a noite, mas o maratonista sabe que se as coisas não mudaram de ontem para hj, então ele sabe que elas não vão mudar de hj para amanhã, não importa o quanto as pessoas desperdicem sua energia e seu fôlego.

  25. Assim como na maratona, na vida as pessoas acabam por queimar a largada pq não se dão ao trabalho de analisar o cenário e as circunstâncias à sua volta, confundem maratona com corrida de velocidade. Para alguns até funciona, mas a grande maioria fica no meio do caminho e logo é ultrapassada, umas poucas exceções não fazem a regra, mas exatamente o contrário. O que está acontecendo no Brasil não é um trabalho de um ou dois anos, mas de pelo menos 9.

  26. Assim como na maratona, na vida o ser humano pode correr contra o relógio ou se o dono deste, determinando o ritmo da corrida. Se um indivíduo é dono do relógio, para que ele vai acelerar o ritmo só pq os outros acham que assim vão chegar mais rápido, quando no máximo estão só gastando energia e fôlego que será necessário posteriormente? Não só isto, o dono do relógio sabe que ele só continuará determinando o ritmo se for capaz de aumentar seu fôlego e resistência.

  27. Mas isto só é válido quando o adversário merece respeito, pois quando logo aparece um atrevido, a primeira coisa que o dono do relógio simplesmente precisa fazer é acelerar um pouquinho o passo para testá-lo e ver se com um leve aumento do ritmo o DESAFIANTE será capaz de sustentar o ataque. A vida não é diferente de uma maratona, desde que vc não morra logo na largada, mas se for assim, então realmente não há com o que se preocupar, pois todos os planos e sacrifícios serão inúteis.

  28. É claro que nem o mais bem sucedido dos maratonistas já começou vencendo a sua primeira corrida logo de cara, primeiro ele teve que correr contra o relógio, para só então, após muito treino, aprendizado e aperfeiçoamento começar a realmente dominar o relógio e passar a determinar o ritmo. Após assistir algumas maratonas, percebe-se que o dono do relógio às vezes nem precisa estar em primeiro, ele só segue o líder, esperando o momento certo.

  29. Dez anos atrás, até os mais otimistas em relação ao combate à corrupção imaginariam o que se passaria, primeiro, cinco anos depois e, depois, cinco anos mais tarde? Ao que tudo indica, Lulinha ainda vai sair no lucro, mas com certeza as coisas não aconteceram como ele e o pai planejaram. Todo bom maratonista sabe que ele pode correr contra o relógio ou a favor deste, determinando o ritmo da corrida, mas ele só pode realmente correr a favor do relógio se ele estiver na frente dos demais.

  30. Minha única filha, médica, mudou-se para o Canadá onde médicos têm uma remuneração digna, em locais bem equipados, seguros e assépticos

  31. Devemos investir em nossos filhos caráter, honra, orgulho de suar a camisa, fazendo o que gosta... mesmo, em alguns casos, não dando tanto retorno. Agora ganhar dinheiro com corrupção, um dia a casa cai... Parabéns pelo filho garçom!

  32. Mário, espero que leia meu comentário. Cada dia mais tenho respeito por você, pelo Diogo e Cláudio Dantas. Desejo muito sucesso para os seus filhos filhos, vida longa e saudável para todos. Que em breve o Brasil possa gerar empregos decentes para todos, que não precisemos exportar brasileiros pelo mundo a fora para estudar e trabalhar, podemos fazer que esse país seja um dos melhores do mundo, vai demorar um pouco , mas é possível.

  33. Mário doga a seu filho que apareça no Brasil só em suas férias,fazer o que num País, onde quem dita a lei são togados corrompidos,quem a executa é um congresso corrupto e quem sofre com tudo isso é o povo.

    1. Bem fizeste em sair da Veja,veja como sua vida melhorou e você se emancipou.Feliz Natal pra você e família,te gosto um monte.

  34. São as diferenças entre um povo (país) civilizado e um povo "manada" como o nosso. O que fazer para mudar, está fora de nosso alcance, enquanto tivermos estas leis e constituição regendo nossas vidas. Trágico é o mínimo que se pode dizer.

  35. São abomináveis esses chavões criados pela esquerda que não quer enxergar e muito menos discutir as ideias. Fascista, nazista e ... para eles encerra a questão sem nem saber o significado real desses chamamentos. Muito maléfico, pois causa estrago nos jovens que recebem esses "xingamentos". Cada dia mais repudio o comportamento dessa esquerdalhada.

  36. O Brasil do século XXI é lamentável: um país sem líderes, sem cultura, sem saúde, sem saneamento básico decente, sem educação de qualidade, e o pior, sem ética e dignidade. Não há legado algum para se deixar para as futuras gerações. Como reconstruir uma nação que virou pó?

  37. Não tenho parentesco com Mário, mas fui patrulhada por uma "amiga" , quando soube que eu tinha assinatura da Veja. Por último , brigou comigo porque postei um texto do Diogo no Facebook. Ela só acredita na Carta Capital. Provavelmente continue acreditando na honestidade do Lula. 🙄

  38. Para nos livrarmos disso colocamos no lugar uma família de milicianos cujo patrimônio inclui dezenas de imóveis. Brasileiros são o que há de pior no mundo

    1. Diga a seu filho, SIM, após sua formatura traga-o de volta ao Brasil (se ele kiser), mostra a esses crápulas e corruptos q eles jamais nos farão desistir de nosso País e ainda passaremos aos nossos filhos o direito de “brigar”com os filhos dos canalhas q sempre nos “assombra”.Os nossos farão a Justiça ser digna e justa para merecer nosso Povo. Parabéns ! nosso moral às vezes são acalentados para não desistirmos JAMAIS.

  39. A maior prova que a Inteligência Emocional é coisa séria é a quantidade de acólitos com alto nível de instrução, artistas de renome entre outras pessoas de 'ilibada conduta' que Lula et caterva ainda mantém a chama do lulopetismo ainda acesa.

  40. Para completar,como tenho 72 anos ,foi minha filha que ensinou desde o primeiro momento a conectar com o Antagonista,ela lê todos os dias a revista ,quando ela vem ao Brasil ,está atualizada com a revista, agora mesmo quando veio sabia. Todas as notícias.Antagonista conhece.

  41. Mário,você é um trabalhou honesto,vou.dá um exemplo,minha filha é publicitária,trabalhou nessas Agências nos anos 2003 que se diziam que. não era da esquerda ,porém todas viraram a casaca,inclusive abriram muitas ,minha filha comeu o pão que o diabo amassou,porque seguia meus ensinamentos trabalhar com honestidade,não as falcatruas,coitada não aguentou ,foi para Barcelona,trabalhou,fez outra faculdade,hoje está em Madri,também como Publicitária,já tem nacionalidade Espanhola.lê Antagonista e Cr

  42. O texto vem mostrar que a VERDADE, tal como uma bola presa no fundo de uma piscina, em algum momento, virá a tona... O fenômeno é mais uma criação do politicamente correto, que de correto, nada tem... Torcer agora, para que o filho do pai, tenha o mesmo final do pai... Amém...

  43. Entáo, nada como ser taxado de "isentáo"e entender que esses caras , de ontem de de hoje, mudam o discurso mas mantem a pratica,,tudo indica que a diferenca dos filhos do lula para os do capitáo é a competencia e vaidade ao expor sua vida

  44. Excelente texto! O autor não quis, a contrário do que parece terem entendido alguns comentadores, enaltecer seu filho. O último parágrafo representa a essência do que se retira do artigo: nós, que queremos democracia e liberdade, ainda temos que ouvir dos esquerdalhas corruptos, que apoiamos o "desmonte das conquistas dos trabalhadores".

  45. Bons tempos da Veja. Meu pai era o assinante, mas eu lia a revista antes dele muitas vezes :)))) Lembro das grandes reportagens. Trabalhos de investigação que se levados adiante pelas autoridades competentes não estaríamos hoje sofrendo as conseqüências da roubalheira do lulismo e afins.

    1. Era tamanha a força da Veja que muita gente - eu incluído - atribui a vitória de Erundina sobre Maluf na eleição à Prefeitura de São Paulo, à foto da capa da revista, pouco antes da eleição, que mostrava o caixão de um operário morto durante ação (legítima) do exército em uma greve. A foto comovente teria provocado a virada de Erundina, que perdia nas pesquisas.

  46. A 70 anos que vejo nosso povo ser submetido a todo tipo de escárnio sem nada fazer ,qdo vamos realmente fazer um levante e derrubar toda essa bandalheira.

  47. Coincidência Mário, meu filho também foi para Austrália a 14 anos, como o seu trabalhou 20 horas dia como garçom, lavador de carros, etc. Mas venceu: fez mestrado em marketing e hoje é gerente de empresa americana lá e ainda leciona. O teu também vencerá. Sabe por que?, porque você ensinou os valores da honestidade, do trabalho, da liberdade. Por favor Mário: você é uma voz super importante para resgatarmos o Brasil destes bandidos. Vamos fazê-lo junto Mário!!!

    1. Denise Eu pensei em fazer um comentário em relação ao texto do Mário. Porém você disse coisas para ele que eu gostaria de dizer. Realmente ele não falhou como pai nem como cidadão. Ele tem um caçula e vai continuar fazendo o melhor. Infelizmente nossos políticos não querem mudanças para melhor. Para eles o importante é manter a população ignorante para smasernipulada.

    1. E se o filho do Mario fosse tão competente qto o lulinha, ele seria um milionário também....🤮🤮🤮

    2. vc tem razão. tudo mentira Lula é honestissimo e lulinha super competente. Crusoé é tendenciosa e facciosa

  48. Ótimo texto Mario. Eu também tenho um filho que mora fora do Brasil por falta de opções na área de trabalho dele. O Brasil ainda será referência para "melhor", tenho certeza. Tudo passa.

  49. A muito tempo tenho nutrido um sentimento de impotência com relação ao país que vislumbramos para os nossos filhos. Mário Sabino traduziu neste artigo o sentimento de toda uma geração. Tenho duas filhas que hoje trabalham fora do país pelos mesmos motivos que foram comentados por ele. Parabéns pela clareza.

    1. Antes de tudo, pessoal, mais cuidado com nossa língua, saber o correto sem dúvida vocês sabem só precisam de mais cuidado. Não é “a tantos anos...”, é “há tantos anos...”.

  50. Haverá um dia em que está nação se tornará efetivamente séria? Haveremos de deixar o legado para nossos filhos e netos, onde eles possam ter orgulho de uma Nação em que todos sejam encarados pela justiça como iguais? Ou sucumbiremos mais uma vez no submundo do STF em que bandidos de colarinho branco seguirão impunes? Quem viver verá!!!!

  51. Caro pai Mario Sabino, sensacional teu texto, e belo exemplo como educador e formador de caracter. Os petralhas liderados pelo ex-presidiário são dá pior espécie de ser humano. Nenhum constrangimento moral surge nem mesmo na educação de suas próximas gerações.

  52. Sabino, diga para o seu filho garçon que ele pode sim ter um futuro promissor vivendo aqui no Brasil - pode ser nomeado para uma vaga de embaixador em Washington, a única exigência é ter aprendido fritar hamburguer, nem o inglês é assim muito relevante.

    1. maria, vc paga para defender a petralhada?? ou a sua assinatura está coberta pela quota mortadela?

  53. Excelente matéria, eu conheço essa história do mercado, e sim nunca entendi porque o MP e PF nunca realmente quiseram levar Lulinha e sócios a corte.... agora consigo entender, mas consigo ver que agora existe uma chance e boa do certo ser feito, tá contigo MP e PF basta querer!!!!!

    1. Todos nós criticamos muito e fazemos pouco. Esperamos muito dos outros. O país, somos nós, seus habitantes.

  54. Saudades dessa Veja... ainda bem que temos a Crusoe! tenho filhas pequenas e espero que elas encontrem um Brasil melhor na vez delas...

  55. Impressionante a quantidade de história sobre filhos fora do país em busca de trabalho...então vai a minha, meus três filhos trabalhando em Barcelona...mas falo com muita alegria...melhor ficar mesmo bem longe dessa pocilga... Voltando à história em questão, espero que todos os que forem culpados amarguem uma longa temporada na cadeia...

  56. Excelente.... resume bem o sentimento da maioria de nós (dos que têm vergonha na cara, é claro) essa corja não vale o que come!

    1. O que mais me surpreende, milhares de canalhas defendendo e votando nesses corruptos

  57. O povo brasileiro espera que Lulinha pague pelos roubos que cometeu. E todos os envolvidos também. Não sei se isso é possível. Mas éno que o povo brasileiro deseja nesse natal.

    1. Meu desejo de Natal não é só Lulinha e turma serem presos mas o comandante e arquiteto da jogada toda - Lula . Mais 1 power point e volta p/ a cadeia,solitária p/ sempre.

  58. Tenho um filho engenheiro civil no Canadá e até hoje meu sentimento também é confuso em relação a isso. Identifiquei-me perfeitamente com o Senhor.

    1. Meu filho, engenheiro formado com honras em sua especialidade, está nos USA há três anos graças a esses políticos safados como fhc lula Dilma et caterva é meu sentimento é de profunda magoa pq somos brasileiros pagadores de impostos ,

  59. Mário este teu texto ilustra o início do fim dos Lulas da Silva. Será lido na universidade por seu neto ou bisneto numa aula de história na USP. Num centenário qualquer. Poderia ser na centésima edição do livro que irão escrever: FORO DE SÃO PAULO AS VEIAS VERMELHAS NA AMÉRICA LATINA. Ou, PT REVOLUÇÃO E CORRUPÇÃO. Para que as novas gerações conheçam tudo isto. Parabéns pelo texto.

  60. Sabino, desnecessário enaltecer seu jornalismo. Lembrei-me de todas as edições citadas por você da Veja, que valia a pena assinar. A saída de nomes como o seu, o do Diogo e outros, levaram-me a desistir da revista, que passou a ser uma filial de Carta Capital. Também tenho três filhos, todos saídos de universidades estaduais: músico, médico e advogada. O músico que, saído da Unicamp, estudou 3 anos na Alemanha. No Brasil: CDs premiados, solista internacional, diretor OSUSP...Ñ é o Fenômeno.

  61. Assim como seu filho estuda e trabalha na Austrália o meu seguiu o mesmo caminho. Frustrante você investir na educação do filho, formar e não ter emprego. O meu formou-se em engenharia química no auge da crise econômica. Emprego que e bom, nada. Aposentei-me e minha indenização serviu para pagar um curso de um ano no Canadá. Hoje trabalha e peço a Deus que tudo dê certo e que fique por lá. Melhor que aqui, até então.

    1. Vai melhorar e ele vai voltar, bem de vida, para orgulho seu e trabalhar pelo nosso país.

    1. Vai ter fé assim na p q p! Claro que não vai dar nada...

  62. Eu tenho fé na Lava Jato. Acredito que pelo andar da carruagem, Lula vai virar uma Marina, ou seja, vai falar e ninguém vai ouvir. O Judiciário vai encontrar outros intere$$es e essa turma vai acabar sendo presa.

  63. Quanta gente boa, quantos cérebros geniais, temos perdido para outros países por sermos um Brasil ineficiente, inseguro e corrupto!?! Ótimo artigo, Sabino!

  64. Mário, peço perdão pelos meus neurônios serem extremamente limitados e não me permitirem entender a pergunta que não quer calar: PORQUÊ SÓ AGORA, MAIS DE UMA DÉCADA DEPOIS, DEGAGRARAM A "MAPA DA MINA"?????,

    1. Rachou os acordos. Secou a dinheirama. Perderam o controle. Palocci delatou.

  65. Está sua história e a mesma de varias famílias brasileiras que estão vendo seus filhos de ótima formação saírem do Brasil por falta de oportunidade. Australia, Canada , Alemanha , lucra com nossos jovens talentos!!

    1. Eu sou a Mãe de um deles. Meu filho mais novo hoje é cidadão Canadense e trabalha para a maior empresa de jogos do mundo... Brasil perdeu um talentoso game designer e eu fui condenada a viver longe do meu filho que jamais voltará a viver no Brasil pois abomina a corrupção e as injustiças que temos por aqui....

  66. Isso aconte porque somos pais e jovens retardados--TEMOS QUE DESTRUIR O NÚCLEO DO CANCER OS TRES PODERES DE BRASÍLIA---ir com tudo--pedra-- paus, armas--mootofe--Sem dó destruindo tudo inclusiveis os túneis de saída bucker dos bandidos dos tres poderes---não adianta lamentar nos muros da internete---o negócio é ser bolivianos uma vez na vida------COMO INVEJO OS BOLIVIIANOS E O PRESIDENTE DO PERU QUE FEZ UMA LIMPEZA NOS TRES PODERES

  67. Pago uma nota de escola de inglês para os meus filhos se tornarem bilíngues e estou no processo para conquistar a cidadania italiana ainda este ano pelo Consulado de SP (foram 12 anos na fila). Este é o legado que deixarei aos meus filhos, a oportunidade de ir embora deste país de bandidos, coisa que eu não consegui...

    1. de bandidos e, acho, único dos grandes países do mundo que foi governado por um analfabeto!

  68. O câncer desse país é o judiciário. Ganham fortunas, ninguém os tira do cargo, fazem o que querem com a lei , são na sua maioria de esquerda e não deixam que se punam esses corruptos vagabundos. E o pior é que ficam fora do radar da imprensa e da população.

  69. " não conseguimos legar aos nossos filhos uma nação decente" meu filho também foi embora ,vive na Alemanha, e não poder usufruir de uma vida estável após anos de trabalho é realmente muito frustrante!

  70. No Facebook não cheguei a ser bloqueado, mas um comentário meu e um compartilhamento sobre o assunto simplismente "desapareceu", e no falecido G+ também aconteceu algo estranho, postaram uma foto pornô no meu perfil.

  71. É uma pena que eu não tenha mais idade para ser garçonete na Austrália... sou obrigada a aguentar os horrores que descobrimos diariamente neste país.

  72. Muita gente não percebe que a eleição de Bolsonaro evitará a nomeação de pelo menos mais 2 tófolis para o STF, o que significaria o fim de toda e qualquer esperança de regeneração do Judiciário. Se Bolsonaro tem defeitos, a alternativa Haddad (leia-se Lula) levaria à destruição irreversível das instituições do país.

    1. Seria ótimo se um (ou os dois) do STF antecipasse sua saída.

    2. Apenas para deixar mais claro: a eleição de Bolsonaro (em 2018) evitará (quando se forem nomear os substitutos de Celso e Marco Aurélio) ...

  73. Esta reportagem demonstra exatamente o que o nosso país produziu para os nossos filhos e netos. Infelizmente a PTzada conseguiram destruir a esperança de todos e principalmente da geração de jovens que são o futuro da nação...

  74. Muito bom seu artigo Mário ! Meu sobrinho também mora na Austrália. Formou grupo de música e é vocalista da banda. Se apresentam por lá em shows ! Assim caminha a humanidade !

  75. Mario, Jornalistas honestos e competentes como temos aqui em O Antagonista e Crusoé são VERDADEIROS HERÓIS ANÔNIMOS. Histórias como esta que dormem na memória de vocês precisa ser contadas e, de preferência, com os nomes da escolada do seu filho e do professor.

  76. Mario , não liga para os esquerdopatas , vc é um “ case “ de sucesso com o Antagonista e a Crusoe , Lula é um bandido , ladrão condenado , além de cachaceiro esclerosado que só vive falando besteiras , acho que ele solto , ajudou a desmistificar o vitimismo e mostrar que ele é um rebotalho humano , não passa de um Zumbi rumo ao lixo da história .

  77. A minha esperança é que,agora,tudo ande mais rápido e além de colocar esses vagabundos na cadeia tomem o dinheiro deles de volta!! Se FICAM RICOS não adianta a CADEIA é muito rápida!!

  78. Puxa vida! Dá uma desesperança; uma sensação de aniquilamento. O pior é aguentar os que defendem Lula e cia – são cegos! Seita maldita!

  79. Matéria muito bem escrita e explicativa. Parabéns. Nesse momento em que o combate à corrupção está sendo vergonhosamente sabotado, inclusive pelo Judiciário (até porque ali não é nenhum convento de freiras...) o jornalismo que vocês fazem é essencial.

  80. Sei o que vc sente em relação ao seu filho, minha filha (única) fez graduação e master em uma faculdade nos Estados Unidos de graça, com bolsa atleta porque jogava tênis pela universidade, já me questionava nessa altura, minha filha é brasileira (com orgulho) e está estudando em uma universidade de graça nos Estados Unidos porque lá eles valorizam O ESPORTE, agora ela está na Inglaterra fazendo MBA porque depois de 5 anos trabalhando no Brasil perdeu o emprego, e quer ficar por lá...

  81. Belíssimo depoimento que remete a uma frase lapidar, do livro A Salamandra, do escritor Morris West, segundo a qual " TODO PORCO TEM SEU DIA DE BANQUETE" Espero que o dia do banquete desse Ronaldinho dos Negócios esteja bem próximo.

    1. Carlone, que o porco se empanturre, com direito a uma bela congestão e sem direito ao clássico "sonrisal" (Méolllllllldeus; será que ainda existe este anti- ácido ?).

    2. estes fatos provocam náuseas no cidadão brasileiro comum. Aínda tem gente que não entende a onda antipetista. Está onda tem que se transformar em tsunami e varrer este partido do cenário político brasileiro. Eles tem coragem de posar de honestos e guardiões da moralidade.

  82. Agradeço pelo amplo contexto histórico da rica retrospectiva que só a maturidade pode relatar. Os cidadãos de boa vontade necessitam da perspectiva de décadas para entendimento da realidade. Outros, nem com tanto, infelizmente. Triste.

  83. O tempo da provação ainda não acabou. Muitos filhos do Brasil vão pagar pelos luxos dos filhos dos corruptos de alma preta. Até que a justiça divina faça o que a justiça dos homens é incapaz de fazer. Amém.

    1. Alma preta com sentido de dissimulação, branco se passando por moreno, com propósito escuso.

    2. existe diferença de alma preta para alma branca? em tempo. concordo com o teor do seu comentário.

  84. UMA HORA A ONÇA TEM QUE BEBER SUA AGUINHA, NÉH MESMO ? É SÓ SABER ESPERAR, TER PACIÊNCIA ! ESPERAR A HORA EM QUE O DONO DO POÇO SEJA DE OUTRA RAÇA ! ESSA HORA CHEGOU ! GRAÇAS A DEUS !

  85. Compartilho com seu sentimento ao ver meu filho mais velho partir para a Inglaterra por falta de opções profissionais melhores no Brasil. Graças muito especialmente aos governos petistas dos últimos 14 anos. Espero que todos sejam devidamente condenados e que possamos reverter para as próximas gerações este quadro tão triste.....

  86. Excelente reportagem:verdades absolutas sobre a “ignorância” de corruptos governamentais. Um dia poderemos ver o país livre dos abutres, que só visam os recursos públicos e o poder para o bem próprio.

  87. 132 milhões para uma empresa de game. O triplex e o sítio são dinheiro de pinga, perto do que esses bandidos roubaram. A justiça será feita. Essa família, além de ladrões, provaram ser burros ! Cadeia pra essa cambada

  88. Meu filho também mudou-se para Austrália, país fantástico, com baixa desigualdade, que o acolheu, e lhe deu cidadania. Acorda Brasil, se não só iremos ficar com os vigaristas.

  89. Belo comentário. Parabéns! A justiça, mesmo a divina, tarda mais nunca falha e ele irá pegar pelos seus crimes. Os do pai já estão sendo pagos, afinal ele sequer consegue andar pelas ruas, mesmo no nordeste, sem ser incomodado. Lula e sua corja já eram!!! acabou..

  90. Muito boa esta reportagem . Gostaria que determinados jornais e emissoras tivessem jornalistas descompromissados com políticos e partidos políticos "ficha suja". A Fl faz muito que pertence à família Silva

  91. A luta continua para que os países sejam azuis e não vermelhos. Vamos em frente, estamos no bom caminho, é uma questão de persistência e dignidade. Parabéns pela coragem.

  92. O problema de muitos Brasileiros é quererem um governo que os represente como um Deus, que vá resolver todos os problemas em 4, ou 8 anos,isso não existe. Recentemente fiz minha cidadania Alemã, e vejo muita diferença entre estes dois países é uma questão moral e de costumes. Eu fui criado com educação rígida e ensinado que é melhor desconfiar das pessoas do que confiar cegamente e que, em político não se confie jamais, apenas dê credito, pois o político não tem personalidade nem escrúpulos.

  93. Quando o "molusquinho 01" recebeu os primeiros 5 milhões, ficou claro que havia corrupção e tráfico de influência na jogada. A investigação ficou na geladeira durante anos, apesar dos indícios fortíssimos de picaretagem. Agora, percebe-se que o montante da roubalheira era infinitamente maior. Esperemos agora o fechamento das celas, com os responsáveis devidamente enjaulados. A sociedade está exigindo!!

  94. Quando teremos no Brasil oportunidades para nosso filhos e netos? Com certeza qdo deixarmos de ter políticos como toda a corja que circundava o Sr Molusco, qdo homens como Sergio Moro enchem-se de coragem e lutam contra os Srs da corrupção. Um verdadeiro escárnio dos bresileiros.

  95. Enquanto nós ,como nação , não entendermos que a corrupção é o pior de todos os crimes e como tal deveria ter as mais altas penas, inclusive com o banimento da vida pública, não conseguiremos construir uma nação digna justa e realmente próspera.

    1. Leia meu comentário acima que entenderás. Olhem para os outros países em redor do mundo, quantos foram destruídos pelas guerras, Japão, Alemanha, Portugal, Espanha, Áustria, Polônia, etc. Aqui no Brasil nunca houve uma destruição em massa, e o que temos é uma destruição silenciosa e corrupta, que destrói o ser humano e o território como num todo. O que temos no Brasil e em alguns países é a guerra da imoralidade uma guerra sem regras e sem extremos é ela que transforma as pessoas em vermes.

  96. Nosso país é lindo por natureza e pela natureza que tem. O que o estraga é uma boa parte do povinho que aqui habita e praticam as malandragens mais mesquinhas. Quem tem condições dá uma banana para os que ficam e se mandam para lugares mais civilizados. O negócio é devolver o Brasil para Portugal e pedir desculpas pelos estragos.

  97. Fracassamos com esta geração. Como permitimos isto? Só votando em gente errada? Não! Acontece que nunca havíamos ido às ruas protestar! Talvez por desconhecimento e ignorancia, nao existia uma CRUZOÉ.

  98. Mario eu tbm mandei( com muito sacrifício) meu filho para Austrália, claro que a pedido dele. lá ele vai estudar , trabalhar e aprender/confirmar que ser honesto e trabalhador vale a pena. isso é pra nós o mais importante, do resto Lula/Lulinha são lixo.

  99. A verdade há de prevalecer e nossa liberdade será conquistada. Seu filho progredirá na Austrália, mas, quem sabe seu neto poderá conhecer um Brasil pátria amada! Obrigada, Mário!

  100. Essa é a realidade brasileira! Os honestos ralam honradamente para sobreviver dignamente, e os vagabundos enriquecem roubando nosso dinheiro!! E ainda riem na nossa cara porque sabem que não acontecerá nada com eles. São acobertados por uma Alta Côrte vergonhosa, digna de uma Republiqueta Bananeira de 5a categoria. Parabéns pelo texto!!

  101. Caro Mario Sabino eu também como homem falhei , para a geracao dos meus filhos e netos. Trabalhei 40 anos no sistema financeiro e professor universitário. Sou graduado, pós graduado e MBA. Fui superado pelo fenômeno lulinha. Minha filha e genro está deixando o Brasil vai para o velho mundo na Alemanha. Espero que tenham melhor sorte.

  102. Mário assim como eu, vc sempre terá orgulho de ver seu filho trabalhar p ser alguém e assim como o meu o seu filho será alguém honesto e realizado. Já o Lula e seu rebento irão p cadeia!

  103. Mário Sabino, a GRANDE diferença é que tanto você quanto seu filho sabem que fizeram e fazem o melhor que podem e podem dormir com a consciência tranquila.

  104. Nossa sociedade adoeceu; está na UTI e respira por aparelhos. Saudade dos filmes americanos da minha época de menino, quando o bem sempre vencia o mal e todos acabavam rindo no final. Essa era a moral que minha geração pregava. Hoje, o bandido é vítima da sociedade opressora, o mal é visto como uma consequência do bem e as risadas são dos poderosos corruptos em festas regadas a lagosta e vinhos importados.

  105. Seus artigos honram o jornalismo brasileiro que infelizmente está sendo povoado por "chapas brancas " da elite patrimonialista. Espero que os filhos desta elite em breve estejam sendo obrigados a emigrar para arranjar um emprego decente .

  106. eu tambem fui garçon,, estagiario.. cheguei a gerente e hoje sou diretor comercial... sempre com muito trabalho e dedicação alem das 40hrs semanais para estar aonde estou.... e com minha esperiencia com contas especiais e grandes players do mercado igual Telemar ou qualquer empresa de telefonia.... NUNCA que um zé ninguem de zoológico iria entrar tão facil em um player para ganhar facil 130 milhões.... NUNCA... só mesmo com propina e trafico de influencia do presidente!!!!

  107. As histórias das fazendas do Lulinha rolam há muito tempo no Pará e Mato Grosso. Todo mundo fala das fazendas delas com maior naturalidade: "levei adubo lá"; "meu tio trabalha lá"; "trabalho lá", etc. e tal.

  108. Parabéns pela coragem de ter lutado pela verdade previamente, sozinho ou fazendo parte de um pequeno grupo, apedrejado por uma Maioria formado por ignorantes, inocentes-uteis e até mesmo comprometida Com o ilícito. Deus te abençoe e ao seu filho. Maior exemplo do que esse, você não poderia ter dado ao seu filho. Fiquem com Deus!

  109. Não tenho direito à certeza de que estamos a caminho da solução dos problemas nacionais; não posso, ainda, acreditar que teremos um futuro brilhante; não dá para acreditar, tampouco, que os bandidos irão todos para a cadeia, mas é um bálsamo a postura de poucas entidades informativas depois de quase duas décadas assistindo ao escárnio de criminosos poderosos que se apossaram de nosso dinheiro, nossas esperanças e de nossos futuros. Parabéns Crusoé!

    1. Parabéns à Crusoé e aplausos para a reportagem Mario, pelo didatismo e pela coragem de informar. Também devo dizer que no meu grupo de amigos e parentes há um número expressivo de jovens brasileiros que procurando um futuro melhor estão estudando e trabalhando no exterior. Pobre país que perde seus talentos e dignifica canalhas

  110. Muito oportuna e esclarecedora a sua crônica, Mário. Parabéns! Sua aflição em não conseguir deixar um Brasil melhor para os filhos é a de muitos pais. Mas como se diz ali no RS, 'não está morto quem peleia'. Vamos continuar na luta. Com o esforço desumano dos heróis da Lava Jato, passamos a ter mais esperanças, mas ainda temos muito a evoluir no Congresso Nacional e no sistema de Justiça.

  111. É isso cara, nasci na merda, tive duas filhas, gastei o que ganhei em estudos, ambas falam três idiomas, possuem juntas cinco curso superiores dois mestrados e um doutorado, salario mensal aos 40 anos de idade dois salarios minimos no Brasil, final da historia, uma é mãe e dona de casa em Londres, a outra se prepara para educar a outra filha no Canada a partir de 2021... Final da minha historia, ao 66 anos aposentado pelo INSS, e eu aqui longe de filhas e netas com cara de palaço vendo LL.

    1. A corrupção do dinheiro público é a pior concentração de renda possível em um complexo econômico. É nojenta.

  112. Que vergonha e que raiva que existem pessoas que ainda acreditam nesses hipócritas e nojentos salafrários!! Nem falo dos partidos, falo realmente destes ladrões sem vergonhas!!

  113. Aqui em casa - com meus filhos - a estória é muito parecida com a sua! Hoje são 2 adultos íntegros! Nunca se corromperam! Estamos de parabéns, não acha?!

  114. Para quem se interessa pelo assunto Lulinha-OI, recomendo a leitura de "O sócio do filho - a verdade sobre os negócios milionários do filho do Lula", livro fartamente ilustrado com documentação comprobatória das falcatruas do Lulinha e de seus sócios Jonas Suassuna e Fernando Bittar, donos oficiais do sítio em Atibaia.

  115. Posso imaginar sua emoção ao escrever a coluna. Houve tempos em que era radicalmente contra a saída de jovens do país. Levianamente, acreditava que era fraqueza ou coisa assim. Pois bem, hoje, como você, reconheço o esforço e a necessidade, muitas vezes, dos nossos jovens buscarem seus caminhos mundo a fora. Reconheço a minha arrogância. Dois de meus filhos estão fora. Todos seguem brasileiros. Todos amam sua pátria, que todos nós desejamos seja a Pátria Amada Brasil. Obrigado pelo texto.

  116. Este é o país que temos pra hoje. O crime aqui compensa. Embolsam milhões ou bilhões do nosso dinheiro e, se forem pegos, ficam uns diazinhos numa cela refrigerada até o STF mandar soltar. Só nos resta continuar lutando, e é o que pretendo fazer. Inclusive se precisar pegar em armas.

  117. Mário. Boas festas. Muito melhor ter um filho estudioso e trabalhador do que um ladrão. Admiro sua coragem e sua determinação trabalhando sempre com os fatos numa verdade de fala e de escrita admirável e verdadeira. Sou grata....muito grata pois aprendo com todos os jornalistas da revista e dos sites. Grata. Cordiais saudações

  118. Muito bom! Lembro perfeitamente da época, e como estava na cara que era armação de pai e filho. Só 13 anos depois a justiça conseguiu chegar no "genio". Esse é o Brasil.

  119. O Lulopetismo nunca imaginou que um dia perderia o poder e, consequentemente, todas as maracutaias dos governos corruptos de Lula e Dilma viriam à tona. Nunca imaginaram que Lula seria preso e tem muito mais por vir. O plano era Dilma devolver a presidência para o Lula, que felizmente não aconteceu. Dilma continuou "presidenta" e terminou de afundar o Brasil, só que o Lulopetismo também afundou. Espero que um dia o filho mais velho do Mario possa voltar à um Brasil próspero e decente.

  120. A maior punição seria ficarem sem todo o dinheiro recebido e fortuna angariada ilegalmente além da cadeia! Qdo se fará isto? Tiresse as previdências privadas e pensões ilegalmente auferidas! E que vão trabalhar vagabundos coisas que pai sem dedo nunca fez!

  121. Mario Sabino, mais uma vez parabéns pelo excelente texto! Parabéns pelo filho também! Mais vale ser garçom honesto, filho de pai honesto do que ser milionário ladrão e filho de pai ladrão. Quanto ao deficit de oportunidades honestas no Brasil, concordo plenamente. E com pesar.

  122. Aproveitando o gancho, eu também tenho dois filhos, uma de 38 e o outro de 32 anos, formados pela UFSCAR; sou médico de formação na USP, mas não tive muita sorte na profissão (um colega me f...), tenho apenas um apê de $300.000,00, um carro modesto, e uns trocos de reserva; depois de 14 anos em SP, minha filha está há 3 em Xangai, sobrevivendo como professora bilingue, e meu filho, após 2 anos de MBA em Cornell (com um espeto de US$180.000,00), conseguiu um primeiro emprego, modesto, nos EUA.

  123. Espero que você esteja errado e que venha a ocorrer a devida punição ao Ronaldinho dos negócios Difícil, eu sei, com o Judiciário que temos, mas é saudável ter esperança de um Brasil mais justo.

  124. Sabino, não se sinta culpado pela situação do país. A responsabilidade é de quem tem poder (político, econômico etc.). Nós não apitamos nada.

  125. O Brasil é melecado por esses fajutos do stf, do cocôngresso e do pt e seus comparsas. Confio na Lavajato, toda vez que batem nela, ela se levanta MELHOR do que antes. Parabéns, Mário!

  126. Tenho mais nojo ainda de quem justifica o voto contra o atual giverno, pq o Presidente é misógino, fascista, torturador e ainda perguntam: Cadê o Queiroz? . Ladrão pode? Nós perguntamos: Cadê o Suassuna? Cadê o Bittar? Lixos!

    1. Márcia me desculpe por entrar na conversa,mas leia de novo,e de novo,e de novo o que nossa amiga Vânia escreveu.Você é analfabeta funcional? Não sabe interpretar um texto?Explico: ela tem nojo de quem chama o presidente de misógino, facista,torturador...Parabéns Vânia ,por expressar sua revolta que tão legítima quanto à minha.Parabéns Mário Sabino pela grandiosidade de contar sua vida pessoal,o que te engrandece cada vez mais.Um abraço

    2. Querida, você andou fumando o que?! Para ter o descaradamente de defender o Ladrão e colocar o Bolsonaro no mesmo nível, ou você é de família de ladrão lavador de dinheiro público ou, é da quadrilha! Tome VERGONHA, garota, aprenda a ler, estude, certamente deve ser SUSTENTADA pelos pais ou sociedade com dinheiro público ou, perdeu alguma "bowuinha"ilegal que tinha durante os governos do PT! Queridinha, coitadinha, querendo você ou não, a realidade é que o Lula é LADRÃO!! O BOLSONARO, NÃO!!!

    3. Caraco.. e quem são esses dois aí? Haja adivinhação hem?

  127. Excelente Mário! Que satisfação saber que a fila andou e pelo menos temos esclarecido esses negócios nebulosos do Lulinha!

  128. Meus parabéns ao ótimo artigo do Mario Sabino. Todos nós, brasileiros de bem, estamos enojados por nossa justiça ser tão benevolente com este ex-presidente e sua família...

  129. Recomendo fortemente e leitura do texto de Mário Sabino, de O Antagonista, pois ali está exposta parte da massa fecal de que se compõe a vida de Lulla e de sua família. O problema é que todos os brasileiros somos vítimas desses criminosos.

  130. Agora, sob o comando da Lava Jato e a diligência da PF na 'Mapa da Mina', espera-se a queda desse 'ronaldinho', tão abrupta quanto a sua ascensão. A dúvida, carregada de uma carga forte de certeza, é se os nossos desavergonhados tribunais superiores vão permitir um pouco de Justiça.

  131. Mário, gostaria de saber o nome da escola onde teu filho estudava e o nome do professor que praticava bullying contra ele. Além disso seria interessante dar o nome do número 1 da Veja que impediu a foto do Lulinha na capa da revista, além de cortar uma página do conteúdo da matéria.

  132. A continuidade, a insistência e talvez o derramamento de sangue, é o que muda uma nação. Trinta anos de uma única face da moeda, começou a mudar. Não é simples, alguns de nós não veremos o resultado, mas o futuro se forma do acúmulo de lutas, conquistas e muito esforço para obtenção das mesmas. Seguir acumulando é a única alternativa ..., ou seguir o caminho "chinês"

  133. O q a casta superior do país não compreende é q suas decisões pra tentarem se proteger e restaurar um modelo de capitalismo de quadrilha q faz água, não afeta só questões materiais, mas a autoestima de um povo, q por afetar o lado emocional, pode reagir de forma irracional a qualquer momento. O ódio em relação a esses desmandos só aumenta. Mudar de país torna-se única possibilidade. Minha neta de 19 anos já se foi. E com minha benção.

  134. Mario Sabino, é de revoltar! Tenho um filho de 5 e, se pudesse, já estaria longe daqui. Mas uma coisa mantém alguma esperança viva: pessoas corajosas como vcs... como professora tento fazer minha parte, mas não sei por quanto tempo meu fígado aguentará! Por volta de 2008, trabalhávamos textos da Veja em sala de aula e adivinha o que os 'colegas' diziam? A Veja é revista daZelite... Quem manda não ser amigo do rei? Caminhos difíceis e tortuosos para quem não é oportunista...

  135. Todo vagabundo medíocre e preguiçoso gosta de se encostar na esquerda. Essa é a única razão para uma ideologia tão estúpida e antinatural continuar existindo.

  136. Mário, tua história é igual a de muitas e muitas famílias brasileiras, inclusive a minha. Muito boa sorte ao pimpolho, ele já demonstrou ter bom caráter ao fugir da profissão de “marqueteiro” no Brasil!

    1. Excelente Rubem. Grande lembrança e em tua livre associação conectaste o pensamento do Mario ao pensamento do Millôr. Sempre imaginei que eles tinham muito mais em comum além da consoante no nome.

    2. Aliás, essa história me faz lembrar de um antigo comentário do Millôr, no velho e bom Pasquim. Respondia o genial humanista às críticas de gente da esquerda que demonizava a adoção de crianças brasileiras pobres por famílias estrangeiras, principalmente europeias e norte-americanas. Argumentavam: o que dirão, quando crescerem, e souberem que foram retiradas do Brasil? O mestre, sempre lúcido e pragmático: “sei não, mas acho que darão graças a Deus...”

    1. Não quero ser pessimista, mas acho que a “indulgência “ com os bandidos engravatados só acabará quando a LAVATOGA pegar os bandidos “supremos”!!

    2. Parabéns Mário Sabino,pela educação do seu filho,caráter e moral são valores fundamentais que se pode dar a um filho.

Mais notícias
Assine
TOPO