Marcelo Camargo/Agência BrasilO onipresente Fernando Bezerra Coelho: na ponta, dinheiro vai para empresas enroladas

Os 40% do líder

Candidato a delator da Lava Jato, o homem acusado de ser o operador político de Eduardo Campos diz que Fernando Bezerra, atual líder do governo no Senado, dividia propinas com o ex-governador
06.12.19

Em março de 2014, seis dias após a prisão de um ex-diretor da Petrobras dar início à operação que expôs o maior escândalo de corrupção da história do país, um jantar reuniu representantes da sociedade pernambucana em um restaurante de Recife. Um blog da cidade noticiou o convescote “regado a champã francês e vinho francês” cujo cardápio incluía “salada com carne de sol, bacalhau e seleção de doces de coco”. Organizado pelo “casal encantador” Aldo e Patrícia Guedes, como registrou o colunista social, o evento contou com a presença do atual líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho. Aldo Guedes e Bezerra Coelho posaram sorridentes para fotos. Tempos depois, ambos seriam colhidos pela operação que àquela altura já assustava a elite política do eixo Rio-São Paulo.

Guedes foi, por muitos anos, braço direito do ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em 2014. Bezerra era um dos aliados mais proeminentes do grupo na política. A Lava Jato acabaria por identificá-los como peças importantes de uma engrenagem de corrupção montada sob os auspícios de Campos – os dois foram alvos de denúncias de corrupção e respondem a processos relacionados a pagamentos de propina. Se no jantar a dupla se abraçava e brindava animadamente, três anos depois o clima já era outro. Aldo Guedes tentou fazer um acordo de delação premiada no qual se dispôs a entregar segredos do esquema. E um dos personagens de seus relatos era justamente o velho aliado e amigo Fernando Bezerra.

Em dez páginas, Guedes, que foi assessor de Campos e presidente da companhia estadual de gás de Pernambuco, resumiu como foi montado um azeitado propinoduto com as maiores empreiteiras do país, a fim de bancar as campanhas do ex-governador e presidenciável em 2006 e 2010. Logo no primeiro capítulo, diz que Fernando Bezerra, representante de uma das mais influentes oligarquias pernambucanas, era uma espécie de arquiteto do esquema e, ao mesmo tempo, beneficiário direto de parte dos dividendos: ele afirma que, do total arrecadado, 60% iam para Eduardo Campos e 40% ficavam com Bezerra.

ReproduçãoReproduçãoBezerra e Guedes em festa no Recife: amizade interrompida por escândalo
A proposta de acordo foi entregue no primeiro semestre de 2017 ao então procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Meses depois, a sucessora dele, Raquel Dodge, a arquivou sob o argumento de que os relatos pouco acrescentavam às investigações em andamento. Crusoé teve acesso aos relatos do candidato a delator. O material é complementar a outras peças da apuração sobre os negócios suspeitos do grupo. Como a revista mostrou em sua edição 57, as delações premiadas de dois operadores ligados ao esquema pernambucano, João Carlos Lyra e Eduardo Leite, o Ventola, já haviam detalhado o funcionamento da parte financeira do esquema.

O acordo da dupla Lyra-Leite deu origem à Operação Desintegração, que em setembro fez buscas no gabinete de Bezerra no Senado para amealhar mais provas do pagamento de propina por parte de empreiteiras. Desta vez, não apenas nos já conhecidos esquemas da Petrobras como também em contratos do Ministério da Integração Nacional. Por indicação de Eduardo Campos, o atual líder de Bolsonaro no Senado comandou a pasta quando a presidente era a petista Dilma Rousseff.

Os dois operadores revelaram os meandros das operações financeiras para viabilizar os repasses das empreiteiras, ao passo que Aldo Guedes ofereceu informações preciosas sobre as maquinações políticas que levaram à montagem do esquema. Nos anexos de sua proposta de delação, ele diz que mantinha uma relação de extrema confiança com Eduardo Campos, de quem chegou a ser sócio em uma fazenda de café. O candidato a delator costumava acompanhar o ex-governador em suas andanças pelo mundo do poder. Foi seu assessor, por exemplo, no Ministério de Ciência e Tecnologia – Campos chefiou a pasta no governo Lula. Ele lembra que foi justamente após a saída do ex-chefe do ministério, para disputar a eleição ao governo de Pernambuco em 2006, que os caminhos de Guedes e Bezerra se cruzaram. Guedes relata que, antes da disputa, Eduardo Campos o procurou para falar que o atual líder do governo de Jair Bolsonaro tinha dado a ideia de reunir algumas empreiteiras para arrecadar valores para a campanha. Bezerra, àquela altura, era prefeito de Petrolina, uma das maiores cidades pernambucanas.

O candidato a delator afirma que, para colocar em prática o plano traçado por Bezerra, foi realizada uma reunião em um hotel de São Paulo com representantes de diversas empreiteiras. Estavam na lista Odebrecht, OAS, Camargo Corrêa e Galvão Engenharia. No encontro, segundo ele, ficou acertado um repasse entre 4 e 5 milhões de reais para a campanha do próprio Eduardo Campos. A contrapartida, explica ele no anexo, seria o compromisso de que aquelas companhias conquistariam contratos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e no Complexo Industrial Portuário de Suape. As duas estruturas estaduais ficaram sob a gestão de Bezerra, entre 2007 e 2010, no governo de Campos. Nesse período, a regra dos 60% para Campos e 40% para Bezerra também valeu, afirma Guedes.

Eduardo Campos tinha em Bezerra um aliado de primeira hora
A maioria dos capítulos da delação do ex-assessor de Eduardo Campos versa sobre as contratações realizadas para honrar o acordo feito no hotel em São Paulo e idealizado por Fernando Bezerra. Além de um anexo sobre cada uma das empreiteiras envolvidas, são resumidos os contratos destinados a outras companhias que aderiram ao esquema: Queiroz Galvão, Schahin, Mendes Júnior e Andrade Gutierrez. O clube é o mesmo que fraudou contratos colossais na Petrobras nos governos petistas.

Aldo Guedes diz que João Lyra era o responsável por operacionalizar algumas das transações. Ele próprio chegou a receber entregas de dinheiro ordenadas pela OAS e pela Andrade Gutierrez. O ex-braço direito de Eduardo Campos narra que, a certa altura, a OAS pediu para efetuar os pagamentos por meio de uma conta em Hong Kong. Como parte do acerto com as construtoras, diz Guedes, foram entregues a elas contratos estaduais relacionados à construção de rodovias e de hospitais, por exemplo, entre outras obras do governo.

O combinado na reunião com as empreiteiras seguiria valendo nos anos seguintes, em outras frentes de poder ocupadas pela dupla Eduardo Campos-Fernando Bezerra. Aldo Guedes afirma que, após se tornar ministro da Integração Nacional de Dilma Rousseff pelas mãos de Campos, Bezerra seguiu honrando o acordo de entregar obras às empreiteiras com as quais o grupo havia se acertado para repartir os dividendos. Na pasta, havia contratos polpudos, como o da Transposição do Rio São Francisco e o do Canal do Sertão, que mais tarde passariam a entrar na mira da Lava Jato.

Também havia no pacote contratos da Petrobras – onde, graças à proximidade com o governo do PT, Eduardo Campos exercia influência. Um dos trechos da proposta de delação de Aldo Guedes diz que coube ao ex-amigo Fernando Bezerra negociar repasses relacionados à terraplanagem da área onde seria erguida a Refinaria de Abreu e Lima, uma das mais vistosas obras da estatal em terras pernambucanas. Por causa desse caso específico, aliás, o senador e Guedes chegaram a ser formalmente acusados perante o Supremo Tribunal Federal — a Segunda Turma, aquela onde a Lava Jato tem sofrido sucessivas derrotas, acabou arquivando a denúncia. O procurador-geral da República em exercício na ocasião, José Bonifácio de Andrada, resumiu assim a atuação da dupla: “Diversamente do que afirmam os acusados Fernando Bezerra Coelho e Aldo Guedes, os crimes de corrupção passiva a eles atribuídos foram suficientemente descritos e caracterizados, assim como devidamente comprovados. Está-se diante de corrupção sistêmica, de caráter marcadamente político, praticada na linha de intersecção das esferas de atuação de duas organizações criminosas, uma implantada na Petrobras e outra em funcionamento no Estado de Pernambuco”. Procurado por Crusoé, Fernando Bezerra não se manifestou pessoalmente. Em resposta por escrito, a assessoria do senador afirmou que são falsas as acusações que lhe foram imputadas por Aldo Guedes e que prova disso é o arquivamento da proposta de delação.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. De qq forma, a melhor forma de se saber que tipo de CORRUPTO Novilho é, se um PREDADOR VORAZ ou um CRIMINOSO GANANCIOSO, reside na depuração e investigação das atividades envolvendo Novilho. Mas ele já demonstrou que não é um indivíduo DISCIPLINADO e preocupado com ASPECTOS MORAIS de suas ações, se ele estava cercado de INCENTIVOS, pq iria resistir aos seus INSTINTOS mais RECÔNDITOS e INCONFESSÁVEIS?

  2. Nada mais do que um gostinho do poder para que a GANÂNCIA e a CORRUPÇÃO de um indivíduo sejam lubricamente alimentadas. Seja como for, os esquemas de Novilho em Pernambuco parecem fornecer um FRONTE paralelo que pode desembocar em um VALIOSO DIAGRAMA ESQUEMÁTICO que açambarcaria muito mais do que o estado de Pernambuco, basta se pensar nas relações espúrias de Bezerro. Pq como ministro da Integração Nacional ele não tentaria expandir e "escalar" o modus operandi?

  3. Por outro lado, há que se considerar tb a hipótese de um cenário mais favorável à Novilho, sendo ele um personagem menor e relativamente inofensivo. No entanto, as amizades de Novilho não lhe fariam jus neste quesito, pois quem anda com Renan Calheiros não pode ser considerado flor que se cheire. Além do mais, como a ocasião faz o ladrão, até os indivíduos teoricamente mais inofensivos podem acabar por se revelar AUTÊNTICOS MANÍACOS.

  4. Ele seria um elo em uma genuína CORRENTE DO MAL, envolvendo as histórias mais SÓRDIDAS e ABJETAS que qq ser humano com um pingo de CARÁTER e SENSO DE JUSTIÇA ficaria estarrecido. Como elo desta corrente, não só os esquemas nos quais estava envolvido, mas tb as relações espúrias de Novilho seriam chaves para se revelar as TRAMAS MACABRAS que cercam e cercavam isto que se chama de República e democracia, que se revelariam meros SIMULACROS para enganar o povo.

  5. Este prelúdio serve para demonstrar que qq que sejam os esquemas nos quais Novilho esteja ou tenha se envolvido, nada aponta para coisas leves ou banais. Ele, assim como outros tanto do MEIO POLÍTICO quanto do JUDICIÁRIO, tinha INTERESSES RELEVANTES no sumiço de indivíduos-chave que poderiam ser CONCORRENTES ou INIMIGOS. Claro que tudo isto são ilações, mas caso fosse confirmado o CENÁRIO MAIS SÓRDIDO, isto significaria que Novilho é uma verdadeira MINA DE PODRIDÃO.

  6. A corrupção não nasceu com o PT, mas desde que ele chegou no poder acumularam-se eventos que carecem de uma explicação lógica, começando pelo assassinato de Celso Daniel. Há que se ressaltar tb, que quem quer que fosse que tivesse envolvimento na morte dele teria demonstrado não ter problemas de ordem moral para sabotar o avião de um candidato à presidência ou de um ministro do STF, assim como se envolver em um atentado à Jair Bolsonaro.

  7. Independentemente das respostas para estas perguntas, não resta alguma que fosse tanto no atentado à Bolsonaro quanto nas mortes de Eduardo Campos e Teori Zavascki, Novilho tinha ALGO A GANHAR em todos estes eventos. Aliás, há que se ressaltar que é muito mais fácil esconder e abafar um acidente de avião do que um atentado à faca em plena luz do dia. E é óbvio tb que nenhum destes eventos teria sido possível sem uma rede criminosa de grande porte.

  8. Qual é o limite da corrupção? Quem comete um crime e não é pego, irá parar por força e vontade própria? Se a ocasião faz o ladrão, então o limite da corrupção não depende só da oportunidade? Se o atentado a Bolsonaro envolveu gente do MEIO POLÍTICO, então pq estes indivíduos não poderiam já ter realizado algum tipo de movimento similar anteriormente? O que é mais explícito, tentar assassinar um candidato à presidente à luz do dia ou sabotar o avião de um candidato ou ministro do STF?

  9. A corrupção norteia todos os velhos políticos, aliás não sei porque o presidente é dependente de pessoas dessa estirpe afinal em sua campanha ele falou que escolheria só pessoas em que confiaria. Governar é realmente muito difícil.

  10. NÃO ADIANTA, ENTROU POLÍTICA , NINGUÉM É SANTO.COMO DISSE UM “FAMOSO”CAPTURADO PELA LAVA JAT “NÃO TEM ALMOÇO DE GRAÇA “ PIUIIIII

  11. Parece que até o momento, Marina Silva não deu um pio sobre essa matéria que mostra a verdadeira face de Eduardo Campos. Não por acaso, "cobra criada" em desvios de dinheiro público desde os tempos do escândalo dos precatórios que desviou milhões do Estado de Pernambuco

  12. triste e lamentável o procedimento de gente sem escrúpulos. Sob Eduardo Campos foi dito assim por um seu opositor: tem um jeito malandro de fazer política

  13. Temos que fazer uma FAXINA na nossa Política e ainda temos muitos Deputados e Senadores envolvidos e que não querem aprovar nada que os possa puni-los.

  14. Ei Raquel o que mais vamos descobrir na gaveta que deixou? Ministros do Supremo e da Justiça também deveriam ser trocados se não de 2 em 2 anos ao menos de 4 em 4 anos.

  15. Missão impossível ao jornalismo investigativo, encontrar uma repartição institucional que não esteja na malha da corrupção institucionalizada que está sendo deslindada.

  16. Bozonaro o traira-mór só nomeou bandidos para sua curriola. O Bozo é prova viva do “diga-me com quem andas e te direi quem és”

  17. Numa visão de 2.022, c um novo supremo, reeleição de Bolsonaro, esse Bezerra estaria FUDIDO. São antes, pq estamos nas ruas trabalhando a PERSISTÊNCIA em finais de semana, pois somos ocupados qdo temos empregos em dias de semana. A resistência já vai acabar nas próximas eleições às prefeituras. Palanque em q Lula, Dilma, JWagner, R.Correia, Pimentel sobe, é fatura certa da oposição a esses criminosos.

    1. Esse Fernando B. Coelho tá mais prá Rato. Ou será que o Coelho comeu o Rato.

    2. Foi isso q imaginávamos em 2018 qdo elegemos Bolsonaro que nos traiu fazendo um Acordão com a ORCRIM. Não podemos mais confiar neste [email protected]

  18. Tem brasileiro aí em baixo se sentindo decepcionado, q na política ñ sobra ninguém. Estes brasileiros é que são os verdadeiros culpados. São os brasileiros Luciano Huck, Faustões , noveleiros e Globoalistas. Fanfarrões q mantém CC em Bradesco e Itaú. Q votam em Renan Calheiros e na família Sarney. Ainda bem q as mídias sociais tirarão do trono bandidos entrincheirados no Acre e em Roraima. No RN e em MG. Maias e Pachecos, Alcolumbres e fatimas Bezerras ñ contribuirão + p o FIM da pátria.

    1. Em NATAL um potigua me disse, " O que temos?! Ou Henrique Alves e sua turma ou Fátima Bezerra" Posteriormente outro potigua me disse que "Fatima, está mantendo todas as policias se apoiando e com isso segurando a insegurança". Curiosidade: Ela pediu a BOLSONARO, 190 milhões e recebeu 430 milhões. No que está investindo?

    2. Só o POVO TRABALHADOR,pode banir esses ,e muitos outros VERMES,da politica .Vamos começar ja em 2020.É NOIX NAS URNAS.

  19. O mais curioso de tudo isso é q Bolsonaro mantém esse corrupto como líder do governo. Será q ele esqueceu do discurso dele na campanha depois q se tornou Presidente da República? Nós não! Onde fica seu discurso de homem q não compactua com a corrupção, Presidente? Será q sua mudança repentina tem a ver com o caráter de seus filhos? Ou Sua Excelência só usou o discurso para cometer um estelionato eleitoral? Fica a indagação brasileiros. E olhe q votei nele, mas como eleitor é meu dever cobrar.

    1. Também votei mas estou contrariada com a escolha do AGU, ANDRÉ MENDONÇA. Primeiro apareceu apoiando o cardápio milionário do STF. E para nos estressar de vez, ele reabriu um processo já arquivado por um juiz do sul, contra DELTAN DELLAGNOL. Cadê PRESIDENTE JAIR BOLSONARO para substituir esse AGU, ex-assessor do Tóffoli?! Por que na AGU e na liderança, não manteve o dissernimento prometido em campanha?

    2. Tudo para salvar a pele do 01, Flávio. Filhos acima de Deus e da Pátria.

    3. Boa Isaías. Concordo com você. Eu também votei em Bolsonaro pelo que ele prometia na campanha e agora me sinto no direito de cobrar o Presidente para q ele é seu Governo combata energicamente a corrupção e não passe a mão na cabeça de ninguém.

  20. Bezerra é um ladrão descarado !!! Alcolumbre ainda teve a cara de pau de ir ao STF pedir para anular o material recolhido no gabinete desse corrupto. Tinha q pedir é cadeia e se possível q fosse colocado junto na mesma cela. Pior q um safado como Bezerra é lider do governo no Senado. Um aberração !!!

  21. O fato mais importante da reportagem, e relembrar que um desses bandidos esta morto. Pena não estarem todos naquela aeronave. E triste e saber que o verme eduardo Campos deixou um embrião de verme, pronto a nos roubar.

  22. Esse Bezerra não demora para passar a perna em Bolsonaro,aviso é que não falta,ele tem cara que é doente por dinheiro,junto com Maia e Alcolumbre vão fazer a festa ,aguardamos.

  23. Qual a novidade em respeito a este indivíduo. Ele é aquela sanguessuga que se adapta a qualquer governo o poder o corrompe mais doque o dinheiro.

    1. Bolsonaro precisa de alguem para fazer o trabalho sujo para ele.... senao o Bolsonaro se queima para próxima eleição

  24. Fernando Bezerra Coelho é um “Pelé” no que se refere à política,(velha), e a atual também. Fiquei bastante espantada com a sua liderança no atual governo mas a esperteza do mesmo é maior que eu pensava.

    1. Moro adquiriu uma estatura tal, que um cargo de ministro no STF, já ficou pequeno para ele. Diga-se de passagem, que o trabalho dele como ministro da justiça, traz mais retorno para a sociedade, pois ele é dos que fazem e não apenas julgam. Precisamos dele, para missões maiores, na área executiva.

    2. Mas seria muito bom se ele fosse antes para o stf, limpar aquela pocilga.

  25. Pernambuco é governado por uma dinastia de crápulas e corruptos: Eduardo Campos, Paulo Câmara... O bostinha filho do Dudu ladrão logo se torna prefeito do Recife, em 2020, para depois (2022) assumir o Palácio do Campo das Princesas, no governo estadual. E Pernambuco segue definhando com as piores realidades no Brasil, com tudo mascarado. Exemplo é a educação, que eles dizem ser referência mas que só tem mentiras e manipulações. Fora quadrilha do PSB!!!

    1. E todos puxa-saco do maior bandido que este país já viu.

    1. O que ocorre com Nordeste são as diferenças entre ricos, que em relação ao Sudeste tem bem menos e pobres que também na relação tem mais mais, tornando mais explícito e visível as ações dos inescrupulosos políticos do Brasil

  26. E pensar que esse tal de Eduardo Campos chegou a ser endeusado como candidato à presidência....e pela esquerda....vai entender....

    1. Eu estava pensando justamente isso! Quem ver cara não vê coração!

  27. Tudo que vemos a culpa principal é do STF, porque este pessoal rouba, porque não tem medo da justiça, que são os piores bandidos onde defendem os ladrões, aliás, a segunda turma do STF, somente salva o Ministro Teori, os demais são os bandidos escalados para defender as gangs que assolam o país.

  28. solicito a Crusoé que descubra porque o Bolsonaro mantém esse Bezerra como líder no Senado. será que o Bolsonaro tem rabo preso com ele???

    1. Bolsonaro gosta de ter petistas por perto: Toffoli, Aras, Bezerra. Por que? Não sei!

  29. E a porra do país ficou consternada , ainda bem que morreu mais um corrupto , deveria cair aviões com todos juntos. E o Bolsanauro tem como lider um corrupto . Escolher bem os colaboradores o Bolsa.

    1. O cara é líder do governo,não significa que foi escolha do presidente e sim, escolha da bancada. Pelo que tenho ludo, não me parece que o presidente tem afinidade com esse Bezerra. aliás, quando a Polícia Federal invadiu o gabinete dele, o presidente não deu a menor bola, quem se manifestou de forma mais veemente foi o Maia.

  30. Cada vez mais, o cidadao brasileiro se ve achincalhado por esses bandidos corruptos da politica e do judiciario que ameacam os valores morais e eticos da sociedade.

  31. Chega nao aguento mais, roubalheira para todos os lados, varias orcrim espalhadas pelo Brasil e so temos a Lava Jato e Sergio Moro lutando por um pais melhor e limpo. Ta na hora do povo realmente dar um jeito e resolver isso de uma vez por todas. Fim do foro previlegiado, reducao do tamanho do congresso, Lava Toga, Pec da Bengala, para trabalhar no STF so Juiz de carreira, aonde estava a TCU, COAF e todos esses baba.cas que nao viram nada nesses 20 anos de roubalheira plena aos cofres publicos

  32. Fernando Bezerra e Dudu Campos conquistaram tudo que queriam na política de Pernambuco porque, além de comparsas do PT, comandaram todos os pesados esquemas de corrupção de Pernambuco financiados pelos altíssimos contratos de obras públicas e privadas como foram a Arena e Reforma do Campo do Santa Cruz onde nenhuma nota fiscal, sequer, foi emitida em nome do Clube do qual o Fernando Bezerra foi presidente. Tem muito mais corrupção, até com “suicídio”. Acho que a PF não sabe de tudo ainda.

    1. Leão, karfide ser burro. Esse povo não está na política por meio do Bolsonaro. São velhos aliados do PT.

  33. Fernando Bezerra é um antigo e notório corrupto. E Rachel Dodge teve coragem de engavetar tudo do MDB. É escandaloso o esquema que ela considerou que nada acrescentava.

  34. Essas histórias de corrupção e lavagem de dinheiro sempre terminam no picadeiro da Segunda Turma do glorioso Supremo Circo Tribunal Federal. NÃO AGUENTAMOS MAIS ESSA PALHAÇADA.

    1. pessoal, líder do governo não significa que foi escolha do presidente. Foi escolha da bancada, em votação no plenário. Conforme comentei acima, o presidanta não deu a menor bola quando o gabinete do Bezerra foi invadido pela PF. Quem ficou transtornado foi o Maia. Pessoal, vamos analisar corretamente antes das conclusões.

  35. Palavra que os políticos mais falam. "EU NEGO" "NÃO É MEU" ESTÃO MENTINDO. Os índios de Cabrália tinham que ter matado o CABRAL o de 1500 que aí não teríamos nem o de hoje. "Santa Barbara". Vagabundos sugadores do povo. Pena de morte.

  36. Será que caíram com o avião do Eduardo Campos? Para se atingir os fins, são utilizados os meios mais escabrosos. E a realidade é que Eduardo Campos poderia atropelar na reta final e levar a presidência. Mas o que importa agora é deixar o morto em paz e cuidar de engaiolar os vivos que participaram de mais um desvio de dinheiro público.

    1. ...que aos poucos estão sendo expostos por delações e também por suas atitudes claras sem compromisso com a essência judicial das leis.Atitudes estas que mancham àqueles profissionais que estão comprometidos em fazer a correta aplicação das leis e justiças. Felizmente,como disse antes e só uma questão de tempo"A luz do sol brilha" para todos,doa a quem doer. Nós temos a obrigação em fazer melhor nossas escolhas,para garantir este brilho lavagista de limpeza no cenario político.

    2. Contra fatos não há argumentos! A verdade é como a luz do sol, mesmo oculta ela brilha. Aos poucos vão aparecendo os acordos de delações que expõem, de forma escancarada, os meandros das " ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS COM REQUINTES DE MÁFIA" onde os principais personagens são sempre os mesmos,de um lado grandes empreiteiras doutro políticos e seus estratégicos assessores, tudo isto não com as bençãos da JUSTIÇA, mas do JUDICIÁRIO representados por alguns maus desembargadores e juízes que hoje aos...

  37. Eu só tenho que agradecer a morte deste picareta Campos. Saiu da vida para entrar no limbo da alta corrupção. O que falta é produzir um “acidente” com este bandido do Bezerra. Corrupto de longa data. Me lembro bem deste cara como ministro da integração nacional que canalizava quase todo o orcamebto para obras em Pernambuco . Hoje sabemos porque!

    1. Esta velha política, agora tiraram a responsabilidade do financiamento das empresas para o governo. Vergonha Nacional, o povo pagar para ser roubado pelos eleitos.

  38. Meu maior desejo é ver o dia que esses corruptos profissionais, quando pegos com a mão na cumbuca, admitam que erraram, se desculpem e devolvam o butim.

  39. Líder desse governo no senado ? Mas oquequéisso, bolsonaro? O Brasil dos impunes com as bênçãos dos Reis absolutistas da Corte!!!!

  40. Triste essa política brasileira aonde se mexe descobre -se mais um corrupto e aí dá pra entender porque existe tanta briga para estar no poder só para roubar dinheiro público

    1. Tereza Mila, todos eles morrerão. Pena que nós também...

  41. Eu diria que ainda bem que alguém mandou apagar o Eduardo Campos. Ele ganharia de Dilma naquele ano, pois receberia o voto dos muitos já insatisfeitos com o PT e como era inteligente, roubaria de forma talvez menos gananciosa como o PT fez e seria muito difícil o Brasil não virar uma ditadura de esquerda como a Venezuela é hoje. Obrigado PT, pelo bem que fez ao país.

  42. O Brasil voltou a ser o país onde o crime compensa para os criminosos poderosos? Acabar com a prisão após 2a instância para ninguém mais precisar delatar? Precisa desenhar?

    1. Nenhum presta. No sistema atual, nos resta escolher o menos pior.

  43. serapiao. ensina ai pata o fraco time da crusue o que e jornalismo, menos opiniao e mais fatos...ve se ajuda a melhorar esta tentativa de media.

  44. Até o Governador que morreu que eu achava que era honesto, o Eduardo Campos, estava metido com corrupção até a garganta! Será que ninguém pensa nos povo brasileiro, nos pobres! Será que realmente está mudando? Depois que criaram o Fundão Eleitoral de 3 bilhões e 800 milhões! Eu já não estou acreditando em mais nada!

    1. Se vivo estivesse, seria o Sérgio Cabral de PE. Não se iluda.

  45. Eduardo Campos surgiu como mais um salvador da pátria. Ainda bem que um jatinho resolver o problema. O povo já tava embarcando nesta furada. Era só mais um corrupto. Este tal de Bezerra se tivesse um pingo de vergonha na cara teria pego seu filho, outro ladrao, e saído de cena. Pena que parte do judiciário, também corruptos, protegem está bandidagem. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷. Vamos parar, de uma vez por todas, de acreditar em salvador da pátria, eles não existem.

    1. Foi um primo de Adelio que regulou uns parafusos folgados no leme daquele aviãozinho que caiu pelo mau tempo com o ex-governador.

    2. Eu particularmente estou jogando a toalha já beirando os meus 70 anos não acredito em mais ninguém que faça dessa política brasileira.algo que eu acredite

    3. É verdade! Eu estou cada vez mais decepcionada, mas me recuso a acreditar que não existem pessoas de bem!

  46. Infelizmente, parte da justiça está corrompida também. Por isso os bandidos permanecem por toda vida, impunes. Acredito que no meio políticos, pouquíssimas pessoas sao honestas. Essa limpeza vai demorar um tempo para ser feita. Principalmente porque temos um STF também envolvido em muitas denúncias, com certeza fundadas. Acredito que um governo com todos os integrantes honestos, so em futuro não ta próximo.

  47. É incompatível ser o líder do GOVERNO. 1 crápula como esse denigre a imagem de quem diz ser sério. O"fogo amigo" faria c rapidez a limpeza necessária. Quem é o estrategista nestas situações? A oposição só sabe botar fogo em museus e na Amazônia? O Botafogo fica só na espreita. Bezerra numa delação premiada vai reeditar JK. O Brasil evolui 50 anos em 5, apagando os sórdidos últimos 35 anos da era J.Sarney, q introduziu a maior inflação jamais vista e instituiu a carta Magna do colarinho branco.

  48. Essa matéria só confirma que Jair Bolsonaro cometeu um estelionato eleitoral se elegeu com a bandeira do combate a corrupção e tem como seu líder um CORRUPTO.

    1. todos são corruptos mas no DNA do nordestino a coisa é forte. se fosse relacionar não acabaria nunca.

  49. O sistema está carcomido. Viver sob o preceito que a democracia é o ideal, quando na realidade ela serve apenas para roubar à pátria, é questionável se cabe uma intervenção para moralizar e a convocação de um poder constituinte para fazer as reformas necessária. O Brasil está com câncer e a fase é terminal.

    1. A democracia nunca foi o ideal, apenas menos ruim. Qual a sua sugestão, você quer uma ditadura?

  50. Essa família Campos é endeusada no Pernambuco, quando faz parte do mesmo esquema de corrupção nacional. Hipocrisia da grossa. Bezerra, amigão de Bolsonaro, é vice-líder do governo no senado, e articulador do aumento do Fundão, tirando dinheiro da Saúde-Educação. Diga-me com quem andas...

    1. Direto ao ponto, Cretino! Uma pena que com o foro privilegiado todos esses bandidos vão continuar livres e os 200 milhões de patos continuarão pagando a conta.

  51. Governos eleitos poderão acabar com tais corrupções e corruptores? Quem poderá fazer com que os três poderes trabalhem num só sentido, o da ORDEM e honestidade? Qual o porcentual de aplicação justa dos impostos para a nação?

  52. Eduardo Campos, sempre desconfiei, foi um corrupto. Esse Bezerra é uma doença silenciosa na saúde da vergonha nacional. Deveria estar preso, ou solto a la STF. Não foi ele o principal responsável pelo 82º voto no Senado? Ladrão, como a maioria da raça.

  53. Esses 2, são descendentes de tradicionais famílias pernambucanas, respectivamente, de Duarte Coelho, filho bastardo de Gonçalo Coelho, e do 2º Barão de Vila Bela. Portanto, vêm desempenhando seus papéis nas traficâncias do poder desde as Capitanias Hereditárias e do Império. Tiveram bastante tempo para construir um belo patrimônio.

  54. Muita gente acreditava que Campos seria a renovação mas a queda do jatinho “sem dono” deixou claro que tratava-se da velha política. Qto a Bezerra, DUVIDO que esse sujeito que saltou da esquerda para ser líder do governo mais reacionário de todos os tempos não está levando nada por fora. Gente como Bezerra não se contenta com o salário de Senador, é óbvio que tem alguma esquema nesse governo tb.

    1. Eu nunca acreditei naquele safado.Vindo de uma família que a gerações vem se dando bem na política não mereceria meu voto. Assim mesmo quando o safado morreu,eu votei na Marina.(ainda acredito nela).

  55. De volta as oligarquias.O coronelismo tem mesmo muito a explicar pois é a causa principal do atraso secular e da injustiça social. Fernando Bezerra sobrevive no governo às custas de quais amarras? Esse fiel escudeiro de Renan Calheiros precisa ser pego! Quem matou Eduardo Campos? O jogo é pesadíssimo e curioso. O fraudador das eleições no Senado é velho suspeito. Pq tanta imunidade? Pq o seu FORO é privilegiadissimo? Pq um "fogo amigo " ainda ñ o desintrincheirou do PODER?Numa delação hem?

  56. Pera aí, a matéria de capa é sobre uma proposta de delação arquivada em 2017, sobre coisas que teriam acontecido em 2014, sem nenhuma informação nova recente? Semana lenta de notícias?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO