Constrangimento fardado

01.11.19

A declaração de Eduardo Bolsonaro defendendo um “novo AI-5” como resposta a uma eventual radicalização da esquerda no Brasil pegou mal entre militares do governo. A avaliação é a de que o filho 03 do presidente Jair Bolsonaro foi “infeliz”. A afirmação foi classificada como “desnecessária” em um momento em que o governo precisa serenar os ânimos e focar nos projetos que precisa aprovar no Congresso. A ordem entre os militares é tratar o arroubo de Eduardo Bolsonaro como uma opinião pessoal do deputado que não reflete em nada o pensamento das Forças Armadas ou do governo.

Mateus Bonomi/CrusoéMateus Bonomi/CrusoéEduardo, o filho 03: depois da declaração, ele pediu desculpas

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quem tem filhos tão desastrados não precisa de oposição para tumultuar o governo. Se todos os filhos do Presidente cumprissem suas missões ou melhor o papel para o qual foram eleitos, não dariam tanta munição para os partidos de oposição. Esses "mininus" falam demais...

  2. Com certeza o Eduardo Bolsonaro não tinha nenhuma condição de ser um embaixador. Ele não tem maturidade e iria acabar criando mais problemas para o pai com EUA.

  3. PASMEM! ESSE ERA O INDICADO COMO EMBAIXADOR, ONDE CHEGAMOS. ELE E OS QUE APOIAM DEVERIAM SE MUDAR PARA VENEZUELA, LÁ ELES VIVERAM O AI-5.

  4. A meu sentir e do jeito que as coisas caminham...prisão após esgotados todos os recursos, antigo COAF praticamente amordaçado, suspensão por Tofoli de todos os IPs oriundos de informação do COAF, Gilmar Mendes soltando os figurões, e por vai ...Não sei se seria uma má ideia a reedição do AI5

  5. Falta de inteligência. O comentário do 03 dissolveu a notícia fake news da Globo. A burrice do 03 ofuscou o sucesso que o pai poderia ter obtido com o desmascaramento da Globo. Burrinho o rapaz né?

  6. Até agora não vi ou ouvi nada de odioso nas palavras do filho do Bolsonaro, a não ser para os terroristas esquerdopatas. vivi e era universitário no tempo do AI-5. Nunca fui abordado nem investigado dos meus atos. Se por ventura uma nova edição do ato fosse decretado, só os bandidos, terroristas e baderneiros teriam o que temer.

  7. Evidente que as palavras dele são dele. Misturar é má fé com certeza. Os militares são patriotas, mas em caso de arruaça acharam uma maneira correta de desarmar os militantes baderneiros.

  8. Cara! que grande m.er eu fiz votando nessa familia. Achei que estava votando no pai. Mas o pai não passa de um abobado imaturo alisando a cria besta!

  9. A questão não é o que, e sim o porque? Porque o filho do presidente foi tratado com tanta agressão pela maioria dos políticos? Eles têm medo do AI5? eu não tenho? Ladrãoes, criminosos e corruptos tem medo de serem feitos às justiças cabíveis aos assuntos em pauta? Porque a quadrilha do PT, PSOL...e outros esbravejam aos quatro quantos que a hora de Bolsonaro está chegando? E fica por isso nesmo? Gente, esse menino não é besta...se falou o que falou, é porque a retaguarda dele está blindada.

  10. Acho que mais grave foi Humberto Costa. Tem outras entrevistas da Esquerda e do Centrão também desastrosas. Eduardo disse se houvesse caos e que buscaria plesbicito. Tudo que vier do governo será usado com mais peso e medida do que a Esquerda por isso é melhor ter cautela e buscar apoio legal.

  11. Talvez muitos de nós gostaríamos de falar o que o filho de Bolsonaro falou a respeito da radicalização das esquerda, mas ele não, por favor. Desse jeito, o presidente não precisa de inimigo: já tem os filhos.

  12. A maldita revolução nos deu uma infância e juventude sem tiroteios, balas perdidas, assaltos à mão armada, arrastões, com praças e ruas cheias de gente passeando, indo ao cinema e teatro, ocupando bares e restaurantes, viajando - isso tudo inclusive de madrugada!! Quem viaja de madrugada pelas estradas brasileiras hoje, cim exceção dos pobres caminhoneiros? Quem vai pra balada e volta pra casa a qualquer hora sem estresse? Não podíamos votar nem falar mal do governo mas podíamos viver. E hoje?

    1. Sofri o primeiro assalto assim que os militares devolveram o governo aos civis.

  13. Como parece que fui um dos poucos a entender o que falou o nosso deputado Eduardo Bolsonaro vou traduzir : se os movimentos de esquerda partirem para a balbúrdia teremos que através de um plebiscito buscar mecanismos ( até mesmo como o AI5 porque não ? desde que votados e decididos democraticamente pelo povo Brasileiro !

    1. Mas aí é que está a bobagem! AI-5 foi um ato UNILATERAL arbitrariamente decidido por um gabinete! Não foi NADA democrático! Foi a decretação dum estado de exceção por algumas pessoas e implementado pelas Forças Armadas!

  14. Será que eu sou o único que entendi o que o deputado falou !?!?!?! Vou traduzir já que tem muita gente que não entende português : se os movimentos de esquerda partirem para a balbúrdia e radicalismo teremos que buscar um mecanismo como um plebiscito popular para criar mecanismo que escolhido democraticamente coloque ordem em nosso país !

    1. O AI5 foi assinado por poucos, nas representou o anseio da maioria do povo brasileiro.

  15. Entrevista a Leda Nagle onde ela faz hipóteses e o deputado responde com hipóteses. O resto são desonestos e idiotas fazendo ativismo. Vão todos TNC.

  16. Eduardo foi ingenuo , estas coisas não se fala , não avisa , se acontecer as Condições alguma atitude vai ser tomada e não sera um AI 5 , sem que haja os anteriores .

    1. Correto, hipóteses sobre hipóteses. Não um convite ao rompimento da Democracia.

    1. Queremos sim o AI 5, para ficar livre , dessa cambada que invadiram o Brasil.

  17. Fato: entrevista a neda nagle. Ela aventa a hipotese do movimento radical de protesto no chile ser controlado por um grupo unido da esquerda da america latina (foro de sp): eduardo concorda e aventa que se os tumultos radicalizassem no Brasil como nos idos de 64: com sequestro de figuras publicas, consules, embaixadores; assassinato de policiais e militares, o governo deve reagir com o AI-5. Ou seja, em face do terrorismo revolucionario vc não seria a favor do AI-5 até o conflito interno passar?

    1. Lei13.260/16, ass pela presidente Dilma roussef tipifica no artigo 2 , caput, que o ato é terrorista se tiver em suas razões xenofobia, discriminação de raça, religião, etnia, cor. E no parag. 2 exclui da caract de terrorismo atos praticados em manifestações politicas, mov sindicais, sociais, de classe ou categoria profissional. O ato só era terror no interesse da bancada e da presidente que o promulgou, sem nos proteger do terror ideologico e seu vies: politico, mov sindicais, sociais, etc.

    2. Não! Já possuímos leis anti-terrorismo. Não precisamos de um Ato Institucional que casse direitos políticos e acabem com o Habeas Corpus para combater terrorismo.

  18. Esse senador foi eleito pra quê, mesmo? Quais foram as propostas que o fizeram obter uma votação estratosférica? Acho que a proposta de maior destaque não foi revelada antes da eleição: prejudicar o governo do paipai.

  19. Eu não considerei que Eduardo tenha defendido um novo AI 5. Tudo que se fala é distorcido. Para mim não seria uma má ideia expurgar essa sujeira e começar tudo do Zero. E também não estaremos muito longe disso se o STF der uma "forcinha".

    1. Tenho a mesma avaliação da conversa do Eduardo!!! É muito mi mi mi!!!!

  20. Vejam essa: esse "cara" aí, com essa cabeça, com essa cultura, infantil, chapeiro, limitado, amador, despreparado, foi quem TOMOU a DECISÃO de NÃO QUERER ser EMBAIXADOR nos STATES. Dá pra acreditar nisso. Foi "o meu paipai" quem DECLAROU isso em rede nacional.... "ele é que decide" .... Risível!

  21. As afirmações do Eduardo foram em um contesto de eventual caos institucional produzido por uma esquerda criminosa. Se isso não acontecer, tomara, não precisaremos discutir a solução proposta. Mas o ponto é: se isso acontecer, qual seria a solução melhor que os isentões teriam?

    1. Concordo plenamente, soltam a notícia como se ele do nada ameaçasse, mas se ouviram o comentário completo, é só a antiga e insistente maneira de tentar colocar frases de impacto nos Bolsonaros .... não vai colar, e o melhor, vai apresentar a ideia para milhares de pessoas de bom senso.... que é : Temos saída para o caos!!!!

  22. Parece que Eduardo Bolsonaro não conhece a história desse período negro e tenebroso pelo qual passamos. Não faz idéia da perseguição e do policiamento à qualquer pessoa que despertasse o interesse dos agentes do regime. A barra era pesada. Não podemos desejar isso novamente. O Eduardo está redondamente enganado! Lamentável!

    1. Eu era feliz e não sabia!!! Vejam bem! Caratinga, Vitória, Belo Horizonte, Ipatinga!!! Cabeludo, barbudo, bolsa tira colo(😂) , etc. A qualquer hora do dia, da noite, da madrugada!!! Saia hoje pelas ruas de qualquer cidade de 5 mil habitantes!!!!

    2. Eu nunca fui perseguido ou questionado. Eu nunca despertei o interesse dos agentes, eu nunca subverti a ordem.

  23. Só espero que tenha um método pensado por trás dessas declarações toscas. Por mais que ele tenha razão e todos queiram falar esses impropérios contra a esquerdalha podre brasileira, o cara não pode ser tão burro de o tempo todo deixar o rabo de fora para alguem pisar nele. Os Bolsonaros nem precisam de oposição; eles mesmos se matam.

    1. O recado foi dado para que o stf pense bem se vai soltar os bandidos todos. Os caminhoneiros, por exemplo, já afirmaram que não aceitarão mais bandidos soltos. Os bandidos estão pensando bem...

    2. O Eduardo foi infeliz foi no nome do batismo da medida preconizada: AI-5. Mas que alguns dos seus efeitos são necessários, isso são. Sabe quando stf e congresso nacional vão entrar na realidade, acabar com seus privilégios? Quando o Papai Noel fizer a barba, ou quando o Zorro prender o Sargento Garcia.

  24. Na verdade, já foram expostos incríveis episódios grotescos de parlamentares da esquerda que ensejariam cassação e .. nada. Nesse caso, a revolta do Eduardo diante da canalhice da Globo e de quem esteja por trás, o fez manifestar uma saída de cessação desses atos contra o governo e o país e que só servem para desestruturá-lo. Falou... com o direito que qualquer um tem de se expressar, ainda mais sendo parlamentar. Ou a liberdade de expressão não existe mais?

    1. Existe sim e a oposição deu pulos de felicidade com mais essa pérola!

  25. AI5 é leve demais pra essa cambada em Brasília. Congresso e supremo deveriam ser dissolvidos e seus membros mandados embora pra casa com chutes na bunda.

    1. O Legislativo deveria ser fechado pois presta um desserviço ao país. Seus membros, perdendo a imunidade parlamentar,deveriam ser julgados rapidamente pelas suas falcatruas e caso fossem culpados impedidos de se candidatar à cargos públicos por 20 anos. Mas isto sem a benevolência das leis que permitem milhares de recursos. Julgamento justo,penas que não compensem denegrir e ponto final para a carreira política. Prisão em segunda estância será a solução.

  26. o que o eduardo falou é o que milhares de brasileiros querem: fechar o Congresso , ineficaz como legislador, e o STF "comprado"mancomunado com os bandidos politicos poderosos !!! a ECONOMIA de $$$ PUBLICO seria uma FABULA!!!! que venham logo as Forças Armadas !!!

    1. Que venha Mourão, o Durão e um AI-666. Fechem essa pocilga!!!

  27. O cheiro ocre de Brasília exige remédio forte. A democracia é o refúgio dos canalhas nesta República dos corruptos. Dá nojo e desesperança!

    1. O presidente está num bom caminho. A equipe faz um bom trabalho . Porém , o presidente deveria pensar muito antes de falar. O que ele faz com as mãos , desmancha com os pés . Os filhos , bem , se fossem mudos seria melhor. Nem tudo pode ser dito e, tudo tem maneira de ser dito. Eles tem que , urgentemente, fechar a boca. Está semana , pai e filho tiveram que pedir desculpas . É desgate encima de desgate .

    2. Para que tanta democracia num país aonde as instituições estão aparelhadas, o STF que faz de tudo para inocentar criminosos,um legislativo que só vota pautas que interessam à eles próprios ou aos seus apaniguados ignorando os anseios de quem os elegeu sem prestar contas de seus deméritos ao final do mandato...O povo está farto desse sistema que engessa o governo e que se não houver o “toma lá dá cá “nada se faz. Vivemos uma DITADURA DEMOCRÁTICA aonde a voz do povo é ignorada. Isto é democracia??

  28. De novo? Sério mesmo que os militares vão ignorar essa afronta? Xiii, tá ficando perigoso! Se fosse alguém do PT como seria? A sociedade civil tem que cobrar dos militares uma posição clara e efetiva sobre mais este episódio de afronta a democracia. Está família está testando nossas instituições, o objetivo é óbvio.

    1. Claro que onde há fumaça, há fogo. Uma alerta desta em momentos decisivos do STF sobre segunda instância que a sociedade clama por continuar e o STF teima em reformar em benefício de corruptos e rabulas, e a resistência a extinção do toma lá dá ca que não deixa o Governo ir avante, é sempre bom alertar que às armas estão ao derredor.

    2. Chris o que o número três falou não é ideia sua.O pai já deu sinais de que pretende sim mudar o regime no Brasil. Olha que ele visitou vários países com regime ditatorial.

    3. Essezinho da foto é o mesmo que tentou destruir a Joice Hasselmann com a ajuda do papi? MERECE SE FERRAR! ESTOU ADORANDO!!! Só tem titica na cabeça! KKKKKKKK

    4. José vai la na venezuela e fica por lá para ver o que é viver numa ditadura. Só te digo isso.

    5. Oque afronta a democracia é os PTralhas quererem o Lulaladrao livre!

    6. Quem está afrontando a democracia de verdade é o STF, o 03 é apenas um fanfarrão.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO