Integrantes do Muda, Senado em manifestação na Praça dos Três Poderes nesta semana

A resistência

O Muda, Senado começa a incomodar a velha guarda da casa, hoje aliada de Davi Alcolumbre para manter tudo como sempre esteve
27.09.19

“O senhor é um homem de carreira bem-sucedida. Por que vai se comprometer com a velha política? O senhor não nos representa”, disse o senador Oriovisto Guimarães, de primeiro mandato, ao secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello. A conversa ocorreu em uma reunião a portas fechadas em uma sala num dos subsolos do Senado. O próprio Bandeira havia pedido o encontro. Incomodara-se com os ataques que alguns senadores vinham fazendo a ele por sua atuação no Conselho Nacional do Ministério Público, o CNMP, em favor de uma severa punição ao coordenador em Curitiba da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, pelo teor de seus diálogos roubados do seu Telegram. Bandeira, cujo posto de conselheiro no órgão foi conquistado graças ao apoio de Renan Calheiros, a quem até hoje é ligado, ouviu as críticas e fez uma promessa: não permitiria qualquer avanço das representações contra Deltan até que o conselho fosse renovado. Cumpriu a promessa, mas ajudou a operar com senadores a retirada do CNMP de dois conselheiros favoráveis ao procurador da Lava Jato.

O episódio foi um dos marcos da atuação do grupo Muda, Senado, cujo manifesto lançado em agosto conta hoje com 21 signatários que têm por objetivo levar para dentro da casa a agenda das ruas. A instituição do voto aberto para todas as votações, o fim do foro privilegiado, a instalação da CPI da Lava Toga, o andamento de pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal, a mudança no formato de nomeações da corte, a redução dos gastos do Congresso e a defesa da Operação Lava Jato são as pautas principais que unificam o grupo. Além, claro, da oposição cada vez mais assertiva contra o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Algo notável, uma vez que todos ali o apoiaram na histórica eleição interna de fevereiro em que ele derrotou Renan Calheiros.

O apoio, porém, foi se desfazendo logo nas semanas subsequentes à eleição, à medida que Alcolumbre passou a se alinhar a chamada velha guarda do Senado. Hoje, ela tem como próceres Renan Calheiros, o líder do MDB, Eduardo Braga, o presidente do PP, Ciro Nogueira, o líder do governo, Fernando Bezerra Coelho, a senadora Kátia Abreu e o líder do PT, Paulo Rocha. O primeiro passo do alinhamento ocorreu quando Alcolumbre propôs que Bezerra fosse o líder do governo. Depois, quando passou a rejeitar compromissos assumidos com antigos aliados durante a sua campanha interna. Não pautou, por exemplo, a proposta de emenda constitucional que estabelece o voto aberto para todas as votações da casa, não reduziu gastos, não reviu contratos suspeitos, não investigou a fraude na eleição para a presidência do Senado (em que foi inserido na urna um voto a mais) e manteve nos cargos todos os altos burocratas da casa ligados a Renan. Mas foi na sua aliança com a cúpula do STF que, de fato, se deu o divórcio com os seus outrora aliados. Enquanto o grupo que o elegeu defendia um embate com os ministros da corte, em especial os contrários à Lava Jato, Alcolumbre estabeleceu um pacto com eles e passou a barrar todos os pedidos que colocassem em xeque as atuações do togados. O caso mais evidente é a CPI da Lava Toga, idealizada para investigar alguns dos episódios suspeitos que os envolvem, como a mesada que Dias Toffoli recebe de sua esposa ou o modelo de negócio do Instituto de Direito Público de Gilmar Mendes.

“Davi é uma grande decepção”, disse a Crusoé Oriovisto Guimarães, do Podemos do Paraná, o mesmo senador que peitou Bandeira de Mello. Empresário bem-sucedido, é o segundo mais rico do Congresso. Tem patrimônio declarado de 239 milhões de reais, advindos de sua participação no Grupo Positivo, um gigante do setor de educação que ajudou a fundar nos anos 1970. Há cinco anos, passou o comando a sócios e filhos e, em 2018, decidiu entrar na política na esteira do acirramento do combate à corrupção que provocou uma das maiores renovações no Legislativo nacional – só no Senado, dos 54 eleitos, 46 são novatos (85% das cadeiras em disputa).  Para ele, há um jogo combinado de proteção mútua entre o Congresso e o STF. “O foro privilegiado é o que une o STF e o Congresso. O Congresso depende do STF para que seus processos não andem lá e o STF depende do Congresso para que nada os atinja aqui”, disse.

Uma das reuniões para definir estratégias contra a velha guarda do Senado
Foi a partir de um café da manhã promovido por ele em um hotel no centro de Brasília, na primeira semana de agosto, que o Muda, Senado começou a se delinear. As sucessivas manobras de Alcolumbre para barrar a CPI da Lava Toga foram o principal combustível. O núcleo original é formado por Oriovisto, Alessandro Vieira, Alvaro Dias, Eduardo Girão e Lasier Martins. Desde então, viu ganhar adeptos conforme foi aumentando o número de insatisfeitos com Alcolumbre. O presidente da casa os ignorou como grupo no início, mas teve diálogos isolados com alguns deles. Num encontro com uma das lideranças do grupo, ouviu que o Muda, Senado não era contra ele, pessoalmente — que Alcolumbre precisava fazer a leitura correta do movimento, que havia uma agenda das ruas eleita em 2018 e que deveria ser encampada pelo Senado. Ou que, ao menos, sentasse para negociar alguns pontos dela. Alcolumbre recusou-se a fazer isso. Segundo essa fonte, o presidente do Senado disse que “o presidente da República já é louco e vocês agora querem incendiar o país mais ainda”. Diante disso, teve início a coleta de assinaturas para a terceira tentativa de instalar a CPI da Lava Toga. Dos 26 que assinaram o requerimento para a abertura das investigações, 21 integram o grupo. Um fenômeno raro no Senado, tendo em vista que, historicamente, a chamada bancada ética da casa nunca passou de dois ou três senadores.

O Muda, Senado passou a promover reuniões semanais e a elaborar estratégias de atuação conjunta. Fizeram, por exemplo, um abaixo-assinado pedindo ao presidente Jair Bolsonaro que vetasse integralmente a Lei de Abuso de Autoridade, aprovada pelo Congresso. Atuaram para que toda a proposta que instituía benefícios aos partidos, referendada pela Câmara, fosse desidratada no Senado. Também deram início a obstruções de votações-chave no plenário, como a que impediu a recondução de dois conselheiros favoráveis à Lava Jato no CNMP. Foi nessa votação, inclusive, que ganharam um aliado simbólico no processo: Randolfe Rodrigues, amigo e um dos principais articuladores da eleição de Alcolumbre na eleição interna de fevereiro. Randolfe rompeu com o antigo aliado depois que Alcolumbre pautou a votação sem ter, segundo ele, negociado a pauta com a maioria dos senadores. As conversas diárias entre ambos cessaram. Não se falam há mais de duas semanas. A Crusoé, Randolfe disse que foi Alcolumbre que se afastou do grupo que o elegeu: “Não fomos nós que rompemos com ele, foi ele que rompeu conosco”.

Nesta semana, o distanciamento em relação ao Muda, Senado ficou mais claro quando Alcolumbre e mais de 20 senadores da velha guarda se reuniram em um jantar na residência oficial do presidente do Senado, na segunda-feira, 23, para tratar da estratégia de defesa de Fernando Bezerra, alvo de uma operação da Polícia Federal na semana passada, em seus gabinetes no Congresso, autorizada pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso. Ele é suspeito de, juntamente com o filho, ter recebido mais de 6 milhões de reais de propina em obras públicas no Nordeste, como a de transposição do rio São Francisco. No jantar, do qual participaram integrantes do PT ao MDB, definiu-se que seria apresentado um recurso ao Supremo pedindo que a decisão de Barroso fosse validada pelo plenário. E mais: que todos levariam o documento pessoalmente ao presidente da corte, Dias Toffoli, no dia seguinte.

Mateus Bonomi/CrusoéMateus Bonomi/CrusoéRenan Calheiros e Davi Alcolumbre: de adversários a aliados
Assim foi feito. Na terça-feira, 24, Alcolumbre concentrou a tropa no seu gabinete. Não sem antes lançar um pacote de maldades: determinou a suspensão da sessão que votaria a reforma da Previdência e convocou sessão do Congresso para derrubar os vetos da Lei de Abuso de Autoridade e aprovar créditos extraordinários para liberar recursos de interesse dos parlamentares. De lá, foi com mais 14 senadores de diversas colorações partidárias (PT, DEM, MDB, PDT, PP, Republicanos e Pros) para a reunião com Dias Toffoli. Na conversa, deixou claro que estava ali para cobrar a fatura. Era preciso restabelecer a convivência entre ambos os poderes “porque do outro lado da rua estamos fazendo isso todos os dias.” No grupo, evidentemente, não havia ninguém do Muda, Senado, nem de uma ala da casa que, embora não tenha aderido ao grupo, também não faz parte da turma de Alcolumbre. Caso da presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Simone Tebet, do relator da reforma da Previdência, Tasso Jereissati, e do vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia.

É a junção desses dois segmentos que se uniram para eleger Alcolumbre que deve ser determinante para confrontá-lo daqui em diante. Por sua vez, o presidente do Senado busca agora consolidar uma maioria que tem como eixo central as velhas raposas da casa. Com ela, quer aprovar uma emenda constitucional que permita sua recondução ao cargo em 2021 (delegou a elaboração e coleta de assinaturas da proposta ao senador Lucas Barreto, seu conterrâneo do Amapá). Aposta muito também na relação próxima com o Palácio do Planalto, para facilitar o acesso de senadores aos recursos federais, pavimentando desse modo o caminho para mais dois anos de gestão. “Com a estrutura que o Davi montou, ele já construiu uma maioria na casa”, disse a Crusoé o senador Ciro Nogueira.

É com essa mesma maioria  que Alcolumbre pretende esvaziar a oposição interna. A instalação do Conselho de Ética nesta semana, depois de oito meses do início da legislatura, foi um sinal de que ele pretende retaliar. O próprio Alcolumbre indicou essa disposição a alguns senadores, em reunião recente no gabinete da liderança do PSDB para tratar de reforma tributária. Segundo os presentes, ele disse que entraria com representação contra parlamentares que fizeram declarações que considerou agressivas contra o presidente do Senado. Rumores sobre dossiês acerca da situação fiscal das empresas de senadores do grupo começam também a circular nos corredores da casa. Isso ajudaria a entender porque apenas dois integrantes do Muda, Senado conseguiram entrar no Conselho de Ética. Um dado, aliás, chama a atenção: dos 14 indicados pelos partidos para o Conselho, seis enfrentam processos por crimes como caixa dois, corrupção, lavagem de dinheiro e peculato.

Pedro França/Agência SenadoPedro França/Agência SenadoOriovisto Guimarães: “Davi Alcolumbre é uma decepção”
Em outra frente, aumenta o assédio a parlamentares do Podemos. Primeiro, porque é o partido que mais cresce no Senado (começou a legislatura com cinco senadores e hoje tem 11, dois a menos que o MDB de Renan Calheiros). Segundo, porque tem o maior número de integrantes do Muda, Senado (oito dos 21). Terceiro porque, pela tradição do Senado, a maior bancada faz o presidente da casa. Em razão da conjugação desses fatores, o grupo de Alcolumbre quer conter esse crescimento. Nas últimas semanas, cinco senadores da legenda foram convidados a deixar a sigla. O receio é de que o líder da sigla e o mais experiente do Muda, Senado, Alvaro Dias, viabilize seu nome para a presidência do Senado, em 2021, ou leve o grupo a apoiar algum candidato que não seja nem da velha guarda nem do Muda, Senado. No longo prazo, há receio de que o ministro da Justiça, Sergio Moro, filie-se ao Podemos para se candidatar à presidência da República em 2022. “A reação contra nós tem sido pesada, nervosa, de retaliação mesmo”, declarou Alvaro Dias a Crusoé.

Alcolumbre não quis falar com a reportagem sobre o Muda, Senado. Questionado, o líder do MDB, Eduardo Braga, disse desconhecê-lo. “O que é o Muda? Não posso falar sobre algo a que não fui apresentado”. O líder do PT, Paulo Rocha, criticou: “O discurso do novo na política é hipócrita.” Renan Calheiros falou mais longamente. “Deveria se chamar ‘Muda, Supremo’ porque o que querem é interferir em outro poder. Pela temática deles, esse deveria ser o seu nome. Querem mudar até o regimento do Supremo”, afirmou. Em seguida, teceu elogios a Alcolumbre:  “Davi está conduzindo o Senado muito bem. A rejeição aos vetos da Lei de Abuso de Autoridade foi o momento mais significativo de sua presidência. Ele foi eleito em uma eleição indiscutível e hoje é o presidente do Senado. Não pode representar grupos. Ele tem sido amplo, por isso está indo bem”. Renan é Alcolumbre; Alcolumbre é Renan. Outros senadores avaliam que o grupo promove movimentações apenas para satisfazer os seus eleitores nas redes sociais.

O fato é que o embate deve intensficar-se. O Muda, Senado começou nesta semana uma aproximação com os movimentos de rua que foram determinantes para o impeachment de Dilma Rousseff. Na tarde de quarta-feira, 25, os senadores caminharam juntos até a praça dos Três Poderes para participar de uma manifestação organizada por 44 desses grupos. Nos discursos e nas faixas, o alvo principal era o STF. Alguns arremessaram tomates e ratos de borracha em direção ao prédio da corte, fortemente protegida por policiais. Em menor grau, Alcolumbre e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também foram criticados. Na manhã seguinte, os senadores se reuniram com representantes do Movimento Brasil Livre e do Vem pra Rua, dois dos maiores do país, para acertar uma aproximação. Horas depois dessa reunião, Deltan Dallagnol se reuniu com os parlamentares do Muda, Senado, na residência da senadora Selma Arruda, que deixou recentemente o PSL por discordar da pressão de Flávio Bolsonaro para que ela retirasse a assinatura da CPI da Lava Toga. A conversa durou 40 minutos. De acordo com um dos presentes, o procurador os municiou com “alguns segredos” sobre o STF.

Os senadores do Muda também pretendem estimular a formação de um grupo semelhante na Câmara, onde a agenda de combate à corrupção enfrenta dificuldades muito maiores. Por ter muito mais integrantes (513 deputados, contra 81 senadores), há grandes dificuldades de que algo similar seja organizado. O controle das lideranças partidárias sobre a bancada também é intenso, ao contrário do que ocorre no Senado, onde, como se costuma dizer em Brasília, “cada senador é uma entidade”. A renovação na Câmara também foi menor que no Senado (47% da Câmara, contra 85% do Senado) e os parlamentares que vieram na onda de apoio à Lava Jato evitam grandes confrontos políticos nesta área. É o caso da líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann, e de Carla Zambelli, liderança do Nas Ruas, duas das mais governistas da casa. Há um grupo desorganizado na Câmara que apoia a agenda do Muda, Senado, mas ela não passa de 70 deputados (13% do total). Se a Câmara não mudar também, nada mudará no país.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Senhores senadores a população esta de olho, e só vai ficar os senadores que estiverem do lado do povo, ATENÇÃO POVÃO! votem nas próximas eleições nos candidatos do PARTIDO NOVO, onde só entra quem tem ficha limpa.

  2. Que vergonha esse "presidente do senado". Máfia! Isso é o que são. Eu particularmente me surpreendi com a eleição desse senhor. Mas era óbvio que não ia prestar. A população precisa IR às RUAS. Vemos diariamente um DESMONTE de tudo que foi feito no combate a corrupção. Veja STF! mas cadê a mídia de massa que mostra isso? NÃO HÁ!

  3. A cidadania conta com os Senadores que são legítimos na sua representatividade.Os demais haverá algum jeito de caça-los por "falsidade ideológica".A "Classe Média" assumiu as suas responsabilidades perante a Nação.Nunca mais seremos "passivos"!

  4. Então... o Muda senado votou contra a previdência? Não acredito nesse grupo, Alavaro quer ser oposição à direita e se galgar ao posto de PR.

  5. O melhor jeito de arrumar rápido o Congresso Brasileiro, somo nós eleires pararmos de votar nesses partido, DEM, MDB, PL, PR, PTB, SD, PT,PDT,PSOL, PSDB. Vamos mudar Brasilia NO VOTO. O Brasil agradece ...

  6. O que fica evidente desta matéria da Crusoé é que prevalece a maioria de canalhas, tanto no Senado quanto na Câmara. Afinal, essas duas casas mais parecem um covil de bandidos acobertados pela excrescência do foro privilegiado. Ou seja, além de covardes, visto que não lutam pelo interesse coletivo, unem-se para proteção mútua e para blindagem de suas falcatruas, roubalheiras e toda sorte de ilicitudes. Com políticos desse tipo, NÃO HÁ COMO MUDAR O BRASIL. Vergonha e frustração para todos nós!

  7. Discordo do senador Oriovisto. Davi alcolumbre não decepcionou ninguém. Primeiro, porque cafajeste e corrupto sempre foi. Segundo, porquê costurou alguns acordos pra chegar a presidência do senado pra esse fim. Esse pilantra tem que cair fora, tem que ser por bem ou por mal!! Bandido safado!!!!

  8. Esses sim nos representam!! Não ficam congestionando o país como os presidentes das 2 casas estão fazendo. E quem vai pagar essa conta seremos nós mais uma vez!

  9. Não há que ter medo desse pessoal patar nada. Se eles quiserem parar o País, só precisa um esquema que deixe isso bem claro para a população. Qualquer meio termo é acordo, é o jogo deles. Como venho dizendo, os Youtubers deram excessivo valor ao Executivo nas últimas eleições. Se voltarem o discurso para a renovação do Legislativo, o País tem chances... Só não podemos ser apressados demais e prender o rabo com essa turminha...

  10. A guerra é difícil de administrar. Se apertar demais a mafia do Alcolumbre e do Nhonho param as reformas e terminam de afundar o país, para o retorno do PT, PSDB e MDB. Esta pressão final só deve ocorrer pra valer apos as aprovações das reformas da Previdência, da Segurança e a fiscal

  11. Assisto atônito tudo isso. Mas não devemos desistir. Sou um dos tantos milhares que foram para as ruas mostrando a indignação e cobrando mudança. Não será nesse mandato de Bolsonaro, infelizmente. Apostei nele como novos tempos, mas ele e sua família demonstram cada vez mais as mesmas práticas que tanto repudiamos. É preciso unirmos forças. Pois até os movimentos de rua, como o vem pra rua, se acomodou ou se conformou com todo o lixo que está sendo revelado. Bora! A batalha não acabou!

  12. É desolador ter que assistir inerte a tantos desmandos e sacanagem ,saber que somos comandados por quadrilhas de alta periculosidade nas atitudes anti-democráticas, covardes e espúrias.

  13. Só lembrando: quando o navio começa a fazer água: os ratos são os primeiros a abandoná-lo.... e se tem uma coisa que temos na câmara e no senado: com raríssimas exceções, são ratos de todos os tamanhos e peso, mas ainda existem ratinhos novos que estao sendo alimentados pelas velhas ratazanas.....

  14. Fazer uma grande campanha na mídia social p encher a rua de gente . E só marcar movimento qdo o povo estiver consciente q única maneira e essa !

    1. Pessoal vamos enviar mensagens para os Senadores do Muda Senado declarando nosso apoio a eles. Vamos espalhar largamente esse comentário A Resistência, esse comentário é o conteúdo que precisamos para provar como as coisas caminham no Congresso e no STF. Repassem para esse material a exaustão, vamos lutar brasileiros, por nós mesmos, nossas famílias pelo Brasil que tem sido dominado por pessoas conforme o Comentário revela. Acorda, acorda e vamos lutar de verdade usando as ruas, as Redes.

  15. O Brasil só será digno com a mudança de comportamento dos nossos senadores e deputados. Hoje infelizmente temos mais corruptos que honestos, porém a próxima eleição será um marco para um novo Brasil. Agora, temos que imediatamente mudar os poderes deste nojento STF, inclusive varrendo os bandidos que ali estão. Como? Não sei! Hoje a única esperança é o Muda, temos que dar força a essa galera.

    1. CONCORDO. OS CORRUPTOS, POLITICOS OU NAO, SE BORRAM DE MEDO DO POVO NA RUA.

  16. Temos um grupo de políticos corruptos e outro dos ficha limpa q desejam um país melhor, atendendo as demandas da sociedade. A velha política ainda impera nessa Congresso formado por uma maioria corrupta de Réus e Investigados, Alcolumbre e Maia lideram essa banda podre, desejando manter sempre como foi e incentivando o qto pior melhor (mais fácil p/roubar). Apoiamos o Muda Senado, torcemos q consigam fazer algo de bom pelo povo q esta saturado desses políticos Ladrões e um STF conivente.

  17. VOU LEMBRAR DO NOME DOS SENADORES E DEPUTADOS DO MUDA SENADO E MUDA CAMARA. ELES TERAO MEU VOTO E VOU TRABALHAR POR ELES. ELES ESTAO FAZENDO FAZENDO UM TRABALHO Q PRECISA DA NOSSA AJUDA PRA DAR CERTO. SUGIRO A QUEM ESTIVER A FAVOR, FAZER O MESMO.

  18. o presidente do senado não só representa a velha política, como também se mostrou que está junto dos corruptos, daqueles que formam a escória, a aberração da política brasileira. Está na hora de pensar a pena de morte para políticos corruptos, como na China

  19. Como ainda podem colocar em discussão conversas roubadas? já deveriam estar no lixo e os responsáveis na cadeia e só! Fim de conversa fiada.Nada demais se falou,até fortaleceu a Lava Jato.Quem usa os dialogos roubados são os criminosos que estão morrendo de medo, a inversão de sempre,bandidos querendo punir os mocinhos.Cadeia para os corruptos, URGENTE!

  20. Eu confio em Deus, sei que ele fará justiça.Aguardem ! Essa situação vai mudar e cada qual terá o fim que merece!Não perco a esperança porque tenho certeza disso! Para quem abriu o mar vermelho para tirar Israel do Egito,esses corruptos não passam de vermes.E os vermes serão combatidos.

  21. Alcolumbre é Renan e Renan é Alcolumbre, onde vimos esse slogan mesmo? É incrível como essas coisas se repetem entre os corruptos desse país. Tudo que estamos presenciando agora, em choque, é a cabeça do Senador mais honesto do país, Renan, trabalhando juntamente com seus asseclas para acabar com a Lava Jato e consequentemente com suas prisões, além, claro, de tirar os comparsas presos. Alcolumbre não tem anos de tramoias e nem inteligência para elaborar estratégias dessa amplitude, só é útil.

  22. Espero que esse grupo se fortaleça e consiga aumentar o número de membros e possa fazer frente à velha política , do toma lá e dá cá.Como são indignos!

  23. Boa reportagem. O muda senado vai crescer com participação e o apoio da internet. Os senadores tem que ser mais digitais ir às ruas. A Câmara vai sofrer com a pressão popular. Não importa a quantidade mas a qualidade dos políticos que lutarem por mudança. Davi está isolado com o poder da velha política. Um dia ele vai olhar no espelho e enxergar só Renan e tempestade. Maia um dia vai explodir de vergonha com sua trajetória. Ambos terão dinheiro e poder mas sempre sujos e com odor digital eterno

  24. muda senado a grande esperança dos brasileiros. a câmara deveria tomar vergonha e ver o que queremos que não é o mesmo q eles querem. mas a cada eleição colocaremos mais brasileiros lá

  25. todo meu apoio ao Muda Senado, próxima eleição continuar a limpeza e tirar peças podres como Renan, Alcolumbre , Serra, Jaques Wagner e outros vamos conseguir....

  26. Depois de ler este artigo, proponho criar o Grupo "Limpa Fossa!" pois tentar entender os trabalhos contrários de muitos lixos políticos (contra pautas de um novo país), requer luvas e máscaras pela podridão que exalam...

  27. O Muda é o movimento mais saudável da política brasileira no momento. Espero que outros senadores, igualmente antenados com as ruas se filiem a ele, como também torço oara que os 70 deputados simpatizantes do MUDA, criem outro vórtice de renovação na Câmara. Sem essa oxigenação o país não sairá do pântano da velha política.

  28. Que este grupo Muda Senado consiga avançar, consiga levar avante pautas do interesse da sociedade brasileira. Alcolumbre é um Renan Calheiros mais jovem. É um legítimo representante da velha política.

  29. Só existe uma maneira de mudar essa zona. Uma bomba poderosa que extermine a todos. Bandidos que vivem a sugar a sub-raça que os elege.

  30. A população do bem deve apoiar a iniciativa desses senadores para que o Brasil possa deixar de ser a República Federativa do Bandido. O cerco tem que fechar sobre o covarde David Alcolumbre para pautar os processos de impeachment contra os ministros laxantes do STF.

  31. Quem não apoia, ou é contra a Lava Jato, o maior movimento anti-corrupção jamais visto no país, é corrupto, pagador ou recebedor de propinas em troca de benefícios, e deve ser preso!

    1. E são maiorias na Câmara e Senado. E graças aos que podem estar no MUDA BRASIL...JÁ SEPARA O JOIO DO TRIGO. Alc. e Maia-q. pobrezas de esp.,éticas- só pensam em $$$$$$

  32. Completando até o momento - Styvenson Valentim (podemos) , esses os corajosos e valentes senadores que compõem o grupo ¨MUDA SENADO¨.

  33. Alessandro Vieira (Cidadania) – Alvaro Dias (Podemos) – Arolde de Oliveira (PSD) – Carlos Viana (PSD) – Eduardo Girão (Podemos) – Fabiano Contarato (Rede) – Flávio Arns (Rede) – Jorge Kajuru (Patriota) – Lasier Martins (Podemos) – Leila Barros (PSB) – Luis Carlos Heinze (PP) – Major Olímpio (PSL) – Marcos do Val (Podemos) – Oriovisto Guimarães (Podemos) – Plínio Valério (PSDB) – Randolfe Rodrigues (Rede) – Reguffe (sem partido) – Rodrigo Cunha (PSDB) – Juíza Selma (PSL) – Soraya Thronicke (PSL)

    1. Não desistam srs. Senadores. Fogo intenso contra este covarde Davi, q tenta se segurar numa cadeira q não tem qualidades morais para sentar e dirigir a casa.

    2. parabéns Senhores Senadores, vocês podem liderar o povo que anceia por um País melhor.

    3. Parabéns "Gabriel O", louvemos esses declarados seres éticos e patrióticos representantes. Mas tbm DELATAR aqueles que nos traem, como em MG: ANASTASIA só pq deve a Aécio Pó. Rodrigo Pacheco: Porquê é Rodrigo (quase maia), nunca + se reelegerá e nos traiu. E aos poucos vamos saneando o ESTADO, já que ñ entendemos de INTERVENÇÃO MILITAR, apenas sonhamos com a dissolução do Congresso e principalmente do STF.

    4. OBRIGADA!!! 🤝🤝🤝🤝🤝🤝👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    1. AfonsoB Concordo, por favor Crusoé, publique frequentemente uma lista dos políticos que possamos confiar, que meressem nossa confiança.

    2. Concordo e reforço o pedido para que a Crusoé publique constantemente a lista dos políticos que merecem nosso apoio, respeito e que podemos confiar.

  34. Para tudo mudar, basta alguns generais criar o grupo “Muda Brasil”. E prender essa cambada de criminosos que dominam o país e escravizam o povo, que morre na fila dos hospitais e padece à procura de emprego. Simples assim, com um cabo e um soldado designados para fazerem uma visita ao Congresso e ao STF.

    1. Que generais? devem estar do outro lado, não do lado do Brasil e seu povo.

    2. difícil a luta contra os corruptos, muito bandido nas duas casa legislativas

  35. A reportagem foi excelente. O Senado renovou-se consideravelmente nas últimas eleições, porém, como visto, a maioria filiou-se à velha política. O parlamento é o maior poder do Brasil, e o país não será consertado sem que o congresso assim o deseje. Para mim, a solução está nas urnas, por meio de um lento processo de politização do povo brasileiro e melhor escolha dos representantes.

  36. CRUSOÉ, divulgue o nome dos Senadores do MUDA SENADO, MUDA BRASIL e seus respectivos Estados. Assim, os eleitores ficarão sabendo quem são os seus representantes que continuam a fazer parte da banda podre do Senado.

  37. Nós, pessoas de bem que queremos o bem do Brasil, deveríamos iniciar um movimento nacional para só votarmos em candidatos que tenham aderido aos ideais do grupo "Muda, Senado". Inclusive, exigindo a criação de grupo similar na câmara. Incrível que somente um senador de São Paulo faça parte do grupo. E os demais? São representantes da velha política? Um, com certeza. Mas, e Mara Gabrilli? Acabou de eleger-se senadora...

    1. Excelente idéia, MarcoAB!!! Excelente idéia! Até porque o grupo com toda certeza filtrará rigidamente os pilantras e isso nos assegurará a boa opção para o voto.

    2. grande idéia, essa de fazer um movimento de muda Brasil.

    1. Já passou da hora desse gruoo ser criado, meu número 11 94750-9024

    2. que tal iniciarmos um grupo Muda Brasil? Meu telefone é (79)998367951

  38. Mero jogo de cena no SF para iludir otários ,as manobras politicas contraditórias mostram o fundo de pano da política suja de hoje e sempre na terra de Alice da realidade nacional e fim de papo

  39. Reportagem espetacular do Caio Junqueira, resumindo o nosso momento crítico, se posicionando antes de tudo, com a maioria que idealiza um país menos corrupto. E este governo ainda é a grande chance de evoluirmos em nossa única opção, q é abandonar as velhas práticas. O senado federal e o STF ñ tem dado mostras de que estão alinhados c o POVO, c o Barroso, c o MORO, Bretas, Dalagnol, Álvaro Dias ou Carlos Viana, alguns exemplos de verdadeiros e éticos patriotas. A PERSISTÊNCIA VENCERÁ!

  40. Que o movimento MUDA, SENADO cresça e se fortaleça cada vez mais, para acabar com os ratos que enojam a política (RENAM - RATAZANA MAIOR)

  41. Essa organização é excelente pois os integrantes do Muda, Senado ostentarão um selo de qualidade que os catapultará nas próximas eleições. Já os que não tiverem essas credenciais terão dificuldades imensas de se reeleger. A Câmara deve seguir o mesmo caminho!

  42. Bezerra é amigo de Alcolumbre, que é amigo de Onix, que é amigo de bozo, que é amigo de Tóffoli, que é amigo de beiçola...e assim nada vai mudar.

  43. Esses senadores do muda Senado me representam.Tem sim que começar a montar um grupo igual na câmara nem que se comece com 100 deputados.O STF não representa mais os anseios do povo brasileira e defende uma constituição elitista e ultrapassada que foi feita para proteger os poderosos.Na verdade teríamos que “impichar” alguns desses togados direto e não fazer uma CPI que infelizmente não vai chegar a lugar algum.Mas é melhor do que nada...

  44. “Outros senadores avaliam que o grupo promove manifestações apenas para satisfazer seus eleitores nas redes sociais.” Uai, representantes eleitos não devem justamente satisfazer seus eleitores? Essa vagabundagem unida de Brasília (principalmente) não tem a menor vergonha de defender a antidemocracia, ao mesmo tempo em que ficam reclamando que terceiros são a antipolítica.

    1. Tudo que eles querem é o que o povo (eleitores) está cansado de pedir. Isto não é ilegal, não é imoral e nem ilegítimo. Espero que o grupo seja engrossado por outros senadores honestos e descomprometidos com a sujeira que impera na política do país.

  45. Estou entendendo pq fecharam o Congresso uma vez. Infelizmente com exceção de alguns só resta fechar e fazer virar cinzas grande parte. É muita, muita decepção.

  46. O caos está instalado tanto no Congresso Nacional com no STF. Os inimigos da Nação estão mais visíveis do que nunca. Se instalaram e estão dizendo pra que vieram. MUDA, seja forte e corajosos porque o Povo consciente estão do lado de vocês.

  47. O grupo Muda Senado faz o que todo o congresso deveria fazer: Apoiar pautas que representem os anseios dos cidadãos. É primordial sua manutenção e expansão.

  48. O caos ainda está instalado na vida do Povo Brasileiro e continuará enquanto não extirparmos do Congresso Nacional (Senado X Câmara do Deputados), bem como do STF, todos os corruptos ainda instalados nesses dois seguimentos do poder. Os verdadeiros inimigos do Brasil ali estão infiltrados para destruírem a dignidade e a honra de nosso Povo. Enquanto não forem destruídos a maldição se abaterá sobre todos nós.

    1. Por mais que em democracia temos que ser pacientes, a verdade é que ela não mais existe, foi contaminada com o veneno da corrupção.

  49. Seria sensato fazer a coisa certa senhores senadores porque o povo está farto e uma possível queda da Bastilha não muito longe...

  50. Alcolumbre gostou da cadeira e vaidoso e ambicioso como é vai querer se perpetuar nela como pretende Rodrigo Maia na presidência da Câmara

  51. Até que enfim temos uma notícia de um grupo expressivo de congressistas mostrando atuar fortes contra essa onda de corvos que tomou os espaços do Congresso e do Supremo.

  52. Muda, Senado começa a trazer esperanças. A articulação com os movimentos de rua dará força e musculatura aos senadores. Não duvidemos da capacidade de mudanças que o grupo poderá ter, a partir das novas alianças que representam os anseios do povo.

    1. Na verdade acho que o Renan não perdeu a eleição, apenas mudou o disfarce.

  53. Os integrantes do Muda Senado serão os principais interlocutores do povo com o Governo. Promoverão a base de uma nova aliança que pretende eleger o Presidente da República e os líderes do Congresso Nacional. Se continuar assim terão acredito em mudanças.

    1. Esse Alcolombre é um peido alemão fedido que vem contaminado a nação. Quem lembra como fazia : Cordão + enxofre + pólvora. O mau cheiro era enorme igual esse falso David.

  54. Excelente matéria. Muito satisfeito com o trabalho do Senador Lasier Martins e do Deputado Marcel van Hattem, em quem votei.

  55. Alcolumbre foi eleito para presidente do senado justamente para afastar o risco do Renan ser reeleito. Hoje ele demonstra que é filhote do Renan , farinha do mesmo saco, sem personalidade.

    1. Eu, com muita gratidão pela sua correta postura, também ❗

  56. Oriovisto é o meu senador, e conheço sua atuação profissional há anos. Não vejo ninguém com maior estatura intelectual e moral do que ele para apoiar Alvaro Dias na composição de um grupo que, se Deus quiser, se tornará um incômodo cada vez maior para os corruptos de plantão!

  57. O que iria adiantar mesmo seria o processo de IMPEACHMENT contra alguns bandidos do STF. Começando pelo beiçola. Isso está na lei que é dever do Senado. Mas como a maioria dos bandidos Senadores tem o rabo preso no STF isso não vai acontecer. CPI da lava toga não vai dar em nada.

  58. É um alento ler essa reportagem, nem tudo está perdido. Tenho certeza que em 2022 o grupo da moralidade terminará vitorioso.

  59. SENADOR ORIOVISTO, tenho certeza que patriota como é, já reconhece que não pode nos abandonar. Precisamos do seu caráter, inteligencia e energia, no mínimo por mais 2 mandatos. O que foi estruturado durante as presidencias anteriores no SENADO, não será possível substituir, mesmo com a sua dedicação e da FORÇA TAREFA MUDA SENADO, MUDA BRASIL, em 1 só mandato. Nós brasileiros esperançosos lhe pedimos, PERMANEÇA!

  60. Renan Calheiros e Davi Alcolumbre, dois "gatos do mesmo saco". O maior perigo pra nós, pobres mortais, é o retorno desse tal de Renan na presidência do Senado, porque essa criatura é pior do que o Davi. Mas, como dizia minha mãe, o "seguro morreu de velho". Então, o tal do Davi, que não é nenhum bobo, quer mais é ser um aliado do pseudo e perigoso Senador.

  61. DAVI ALCOLUMBRE era desconhecido do eleitorado brasileiro, quando foi o indicado de ONIX LORENZONI. Em 2020, MUDA SENADO! Todos do MUDA SENADO, MUDA BRASIL já estão super reconhecidos pelo mesmo eleitorado que dedicou um sábado inteiro, para não ter um CALHEIROS na Presidencia do SENADO; e hoje, se vê derrotado, através de um ALCOLUMBRE.

  62. Um pouco de esperança, sempre é bom! Já tem algum tempo que as notícias não são boas, a esquerda se reorganiza, as reformas são sempre prorrogadas e o país vai sofrendo com essa sangria.

  63. Só havia duas opções na eleição para a escolha do presidente do Senado: votar no diabo ou no coisa ruim. No final, o resultado foi surpreendente! Elegeram-se os dois com 82 votos dos 81 senadores. Nem o diabo, nem o coisa ruim têm explicação p'ra isso.

  64. Espero q esse grupo cresça e se consolide. O mal (alcolumbre, renam e outros) vence pela omissao dos bons. Nesse grupo tem gente boa, muito ricos, qualificados q o minimo q tem a fazer é nao ficarem submissos ao lixo q elegeram Se cometeram o erro de eleger alcolumbre, nao precisam ficar agarrados a ele q pelo visto os traiu

  65. A CPI DA LAVA TOGA É CONTRA A LAVA JATO . Segundo o promotor Ailton Benedito , a CPI da Lava Toga não tem o poder de investigar ministro do STF . O senado só pode investigar ministro do STF em processo de impeachment . O senado pode até convocar um ministro do STF , mas ele não vai vir . A CPI da Lava Toga vai convocar apenas juízes , promotores e delegados da Lava Jato . Esquerdistas como o senador Randolfe Rodrigues são a favor da CPI da Lava Toga . Os conservadores devem ser contra . 🇧🇷

    1. De tanto assistir a Rede Bobo , o Brincalhão ficou bobão . Acredita em tudo que a mídia fala . 🇧🇷

    2. De tanto assistir a Rede Bobo , o Brincalhão ficou bobão . Acredita em tudo que a mídia fala . 🇧🇷

    3. Coitado.... de tanto bater cabeça para o olavo de carvalhoacabou ficando tãtã....

    4. A CPI DA LAVA TOGA É CONTRA A REFORMA DA PREVIDENCIA . A CPI da Lava Toga vai atrasar a reforma da previdência .Caso a reforma da previdência não seja aprovada . Ou Bolsonaro aumenta impostos , perde seus eleitores e não se reelege . Ou ele da pedaladas fiscais , gasta mais do que arrecada e sofre um processo de impeachment . Esquerdistas como o senador Randolfe Rodrigues da Rede são a favor da CPI da Lava Toga . Os conservadores devem ser contra . 🇧🇷

  66. Grupo pequeno, mas com poder e dinheiro: VÃO PRO PAU, declarem guerra, se não nada adianta! Façam um enxurrada de publicidade na TV, Rádios etc. mídia tradicional e digital. Mostrem ao país e a seus eleitores que tem político honrado e tal.

  67. Isso q da ter um PR idiota q delega a um onyx de m a escolha de alcolumbre q produz essas lambanças. Tdo pq tem um filho q tem relaçoes esquisitas com um Queiroz, e talvez com o topo da milicia carioca. Resumidamente nao tem sequer mais autoridade pra falar de raoni e conseguiu reinstalar todos os criminosos disponiveis em menor tempo q PT/Pmdb. Isso tudo sob a conivencia explicita das Forças Armadas q ja viram a roubalheira por 20 anos, o sucateamento da força e nada fizeram. Assim como agora

  68. Deltan e Moro são heróis da nação e nossos HEROIS não são de barro!!!... Na falta de ‘H’omens e no execrável e lamentavel excesso de moleques, no nosso tragicômico Circo Brasil, pessoas como estes dois GRANDES HOMENS, somados a outros heróis que lutam contra a corrupção, terão sempre a GRATIDÃO do povo brasileiro. E isto é tão verdade como o fato de que a AVALANCHE DA LAVAJATO, mesmo com as chanchadas de alguns canalhas dos 3 Poderes, não deixará pedra sobre pedra... OS CRÁPULAS NÃO VENCERAO.

  69. Estão todos ligados pela corrupção passiva. Alcolumbre não tem capacidade e nem cacuete de presidir o senado, visivelmente comandado pelo mestre Renan Calheiros, a quem todos se curvam, não se sabe o por que!

  70. Mas uma prova de que os políticos adoram palinodiar. Não foi exatamente isso que Renan fazia no escrutínio (+1) que o tirou da presidência do Senado? Eu é que sou Davi, bradava ele, o Golias é ele, referindo-se a Davi. Seria poético se não fosse prosaico.

  71. na proxima manifestação de rua : # SOMOS TODOS MORO; #PELO MUDA SENADO; # LAVATOGA JÁ! ; eSPERO QUE AS ffaa ESTEJAM ATENTAS AO MOMENTO CERTO DE ASSUMIR O COMANDO, ... PARA MIM DEVERIA TER OCORRIDO QUANDO O HACKER /VERDEVALDO INVADIRAM OS CELULARES DE ALTAS AUTORIDADES RESPEITADAS COMO MORO , DALAGNOL,E PAULO GUEDES COM O UNICO OBJETIVO DE "MINAR" A LAVAJATO E SOLTAR O PRESIDIARIO DE CURITIBA !!!

  72. É inacreditável que num Senado composto por 81 elementos, só 21 estão dispostos a representar os anseios do povo. Os demais só agem em interesse próprio.

  73. Não é por acaso q esse grupo se organiza em torno do Podemos de Álvaro Dias e Oriovisto. Todos do Paraná. Sérgio Moro será o fiel da balança nas próximas eleições. Também é do Paraná, como o movimento no Judiciário q peitou o crime organizado politico-empresarial. Não é por acaso também q quem mais abertamente bate na Lava Jato é Ricardo Barros, também do Paraná e ligado a Beto Richa. Imaginem a pressão sobre Moro? É por acaso q Bolsonaro o elogiou na ONU? 2022 já começou.

    1. Ricardo Barros e esposa trab$lham em prol da família desde que ele era vereador. Macaco velho na arte do enriquecimento na política.

  74. A democracia é incompatível com o Brasil. Carlos Bolsonaro tem toda a razão. Se seu pai em 2020 não implantar uma ditadura de direita não vai conseguir fazer absolutamente nada e O PT volta ao Poder. Está na hora de fechar o Congresso corrupto e irrecuperável e o pior STF que o Brasil já teve.

    1. Ah, pelo Amor dos deuses...referendar cabeça debilóide do pateta Chuck 02 também envolvido em rachid!!!!

    2. Vc. É idiota ou o que? Ainda acredita em JB,ele e seus filhos são um engodo e corruptos . Vivem fritando Sérgio Moro e contra a lava jato. Macumunados com os presidentes da câmara, senado e STF.

    3. Não fale besteiras, Bolsonaro e seus filhos são uma tropa de bandidos... Nada melhor que a democracia😅

  75. Muito orgulhosa desse grupo de senadores "MUDA BRASIL", mais feliz ainda em ver o Carlos Viana, senador mineiro para nos representar...os outros dois mineiros Anastasia e Pacheco só decepção...eles que nos aguardem, o povo mineiro né bobo não sô!

  76. Força, senadores! A grande maioria dos brasileiros defende de forma intransigente essa agenda. Façam o acordão anticorrupção com o povo brasileiro.

  77. A pressão das ruas é fundamental para apoiar estes 21 Senadores a ir em frente e mostrar q queremos um Brasil melhor. Coragem, Senadores. Abaixo Renan, Davi e sua corja de corruptos.

  78. Uma esperança que surge no tão desacreditado congresso brasileiro. Que esses 21 Senadores tenham chance de implementar as pautas do sofrido povo brasileiro.

  79. Gostei muito. O Senador Oriovisto é do Paraná. Excelente pessoa.Enriqueceu pelo esforço próprio. Por ser muito rico, não precisa roubar!

    1. Ninguém deixa de roubar apenas por ser rico. É uma questão de caráter...

    2. Nao roubaria nem se fosse pobre, graças à sua honestidade

  80. Não consigo ir até o final das reportagens sem sentir asco e vômitos de nojo da cambada que colocamos no congresso e das maracutaias nos três poderes. Sifudemus, mesmo!!!! 🤮🤮🤮

  81. EXCELENTÍSSIMOS SENHORES SENADORES DO *MUDA SENADO*: TODA DETERMINAÇÃO E DESTEMOR NO SEU AUDACIOSO E ARROJADO TRABALHO, EM SUA HONRADA E VALOROSA MISSÃO, EM SUA REAL ALIANÇA COM O POVO BRASILEIRO! *MUDA SENADO*: APOIO E FORÇA! *MUDA SENADO*: RESISTÊNCIA E PERSISTÊNCIA! * MUDA SENADO" *ENFRENTE* E *EM FRENTE* NA FUNDAÇÃO DE UM NOVO, SANEADO E IMBATÍVEL BRASIL!!!

  82. O Brasil é um bordel gigante . Nele as prostitutas mais poderosas ocupam os principais cargos no Executivo , Legislativo e Judiciário . Podem conferir , nos 3 poderes não escapa ninguém . Só fechando para balanço essa zona de bordel chamada puteiro Brasil.

  83. Viva MUDA, SENADO! Por enquanto a banda podre do Senado está dando as cartas, mas o jogo vai virar, podem crer. A banda podre do Judiciário vem dando tiros nos próprios pés, e em breve a população vai se dar conta disso e todos juntos vamos separar o joio do trigo. Salve Senador Álvaro Dias, Salve Senador Lasier Martins, Salve demais Senadores abnegados e valentes guerreiros pela causa do bem! Estamos juntos!

Mais notícias
Assine
TOPO