Incendiaram a verdade

30.08.19

Depois de terem hackeado o Brasil com manchetes vazias e sensacionalistas com o fruto de um grave crime contra agentes da lei, agora atearam fogo no país em mais uma narrativa com fins políticos – os incêndios na Amazônia -, tudo em nome da aversão a um governo que erra e está longe de ser perfeito, mas conta com pessoas capacitadas e empenhadas em tentar trazer alguma melhora depois da devastação da era petista.

O mais novo charme do mercado é falar mal do Brasil. Atualmente, nosso melhor produto de exportação é vender inverdades em nome de um ego destruído pela derrota da continuação do projeto de poder do corrupto mais honesto do país. Não vou usar este artigo para mostrar gráficos de agências e jornalistas (sérios) ambientais que desmentiram toda a falácia de que os incêndios na Amazônia aumentaram vertiginosamente neste governo. Basta explorar a internet para perceber que a cortina de fumaça política que fizeram com o assunto foi maior que o verdadeiro incêndio. Fato: a questão amazônica não é simples. As queimadas ocorrem em épocas distintas e pelos mais diversos motivos, incluindo as criminosas, mas uma rápida pesquisa no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e podemos constatar que o período de maior desmatamento na Amazônia foi – balão de oxigênio para alguns, por favor! – no governo Lula. Mas isso são detalhes que atrapalham narrativas e interesses comerciais e políticos que contaram com incendiários do bom senso, como o presidente francês, Emmanuel Macron, e parte da imprensa militante das redações .

Como hoje não existe mais o monopólio da informação e qualquer notícia pode ser verificada, não é difícil encontrar vasto material que mostra que os incêndios na Bolívia, por exemplo, estão bem acima da média histórica e também contribuíram para alguns altos números de 2019, mas isso não foi levado em conta no debate, cada dia mais desonesto intelectualmente. Não é difícil encontrar também notícias sobre os incêndios de gigantescas proporções que ardem desde julho na Sibéria e que já ameaçam derreter o permafrost (espessa camada de solo congelado que armazena grandes quantidades de carbono), liberando enormes reservas de metano. A Rússia caminha para o seu pior ano de incêndios florestais, mas ainda não se viu uma hashtag “Pray for Siberia” e nem uma palavra sequer de celebridades, intelectuais, políticos ou do próprio presidente francês, que, talvez dependente do gás natural russo, prefira falar fino com Vladimir Putin. Outra falácia exportada com orgulho esta semana por brasileiros nada patrióticos e inconsequentes, e incorporada por 10 entre 10 celebridades ambientalistas que preocupadas com o planeta só voam em seus jatinhos particulares, é de que o mundo poderia sofrer um colapso num futuro próximo por falta de oxigênio, uma vez que a Amazônia seria o “pulmão do mundo”, responsável por 20% do oxigênio que respiramos.

A narrativa piromaníaca sobre o novo Nero do mundo estava até indo bem, mas faltou combinar com o russos, ou melhor, com os cientistas ambientais e estudiosos especializados na região amazônica, como Dan Nepstad, Yadvinder Malhi, Katarina Zimmer e Michael Shellenberger. Durante o transe coletivo sobre os atuais incêndios, eles jogaram um balde de água fria no alarmismo infundado – e estrategicamente plantado com propósitos políticos – e foram categóricos que a informação de que a Amazônia é o pulmão do mundo, amplamente divulgada sem a menor responsabilidade, é falsa. Michael Shellenberger, ambientalista americano que morou na Amazônia e que conviveu com o MST na região, afirma em coro com outros cientistas de que a floresta, na verdade, consome a maior parte do oxigênio que produz, disponibilizando para o planeta apenas de 1% a 6%. O cientista de sistemas da Terra Michael Coe, que dirige o programa da Amazônia no Woods Hole Research Center, em Massachusetts, também afirmou essa semana: “Há várias razões pelas quais gostaríamos de manter a Amazônia bem e saudável, o oxigênio não é uma delas”.

O ganho na polêmica sobre a Amazônia que tomou o mundo é que as pessoas começaram a se interessar mais sobre o clima, o planeta, e a prestar atenção nos reais dados de gente que entende do assunto. Os estudos e artigos que os especialistas em meio ambiente acima citados publicaram esta semana mostram, além de estudos detalhados para quem deseja se aprofundar no assunto, o óbvio daquela aula de Biologia da oitava série que os militantes da imprensa nacional e mundial fizeram questão de esquecer: os pulmões do mundo são os oceanos, sendo responsáveis por 50% a 85% do oxigênio na Terra.

Enquanto o presidente francês falava em dar “status internacional para a Amazônia” (ou “vamos socializar o seu rico quintal“), as 193 explosões nucleares francesas no Pacífico que mudaram a Polinésia para sempre e que atingiram em cheio o verdadeiro pulmão do mundo, os oceanos, são sempre ignoradas no debate. Fatos têm sido um verdadeiro incômodo para narrativas, falácias e até material hackeado e editado que ganham manchetes e espaço em jornais. Quem sabe daqui a 15, 20 anos algumas redações, juntamente com celebridades desmioladas a bordo de seus iates que não usam energia sustentável, descubram esses acontecimentos e decidam se pronunciar, mostrando os já devastadores danos ambientais causados por países como a França.

Enquanto a histeria sobre o incêndio na Amazônia tomava conta do debate público, um outro tipo de incêndio ardia nos corredores de Brasília — mas para essa densa fumaça que vinha do Planalto não houve muito espaço na mídia focada no bem do planeta. Preocupada em queimar o novo “lobo mau” dos trópicos, ela fez cara de paisagem para aquele que na planilha da Odebrecht tem apelido de time de futebol ou mesmo de incendiário. Identificado como “Botafogo” na lista da empreiteira, Rodrigo Maia, o “pai das reformas” e homem do ano de acordo com as viúvas petistas e agora peessedebistas, foi citado em conclusivo relatório da Polícia Federal que atribuiu ao presidente da Câmara os crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e caixa dois. De acordo com o inquérito da PF, Maia e seu pai, Cesar Maia, teriam praticado também crime eleitoral “caixa 3” (eles se superam), ao divulgar apenas informações formais das doações repassadas por empresas interpostas, quando o verdadeiro doador era o Grupo Odebrecht. Maia, coincidentemente, esteve no centro de uma recente controversa sessão na Câmara onde colocou em votação não-nominal, e na madrugada, o projeto de lei de abuso de autoridade, duramente criticado por policiais, procuradores e juízes da Lava Jato, que afirmam que a nova lei diminui o alcance e a eficiência da operação. O presidente Jair Bolsonaro ainda pode vetar parcial ou totalmente a nova lei.

Outro “incêndio” de grandes proporções ardeu nesta semana em Brasília, mas também não teve grande destaque na mídia ambientalista que estava preocupada com as girafas da Amazônia. Em outra frente do acordo de delação premiada que firmou com a Polícia Federal, Antonio Palocci, ex-ministro do governo Lula, implicou nada mais que 16 empresas e 12 políticos em transações supostamente criminosas, afirmando que todas as eleições de Lula e Dilma foram financiadas com recursos irregulares de várias empresas. Será que depois de salvarem os rinocerontes da Amazônia do fascismo incendiário do atual governo, os fiéis seguidores do “Lula livre” noticiarão que o ex-braço direito do presidiário mostra que os números do esquema chegam a mais de 330 milhões de reais, e que o PT teria recebido 270 milhões de reais em propina de diferentes empresas? Sem pressa, amigos, elefantes amazônicos têm prioridade.

A semana mostrou que nosso solo é muito rico e que há muito interesse, fantasiado de preocupação ambiental, na Amazônia. Há sérios problemas na região que é muito valiosa para o Brasil, e é importante que o governo estabeleça uma política de controle ao desmatamento com uma fiscalização rígida para ações ilegais, assim como um duro combate a ONGs parasitas com interesses escusos. Que o governo atue com os sérios dados científicos disponíveis, não caia em armadilhas da histeria infundada e que centralize as ações nas necessidades brasileiras. Às celebridades, intelectuais e políticos preocupados com o planeta e o verdadeiro pulmão do mundo – os oceanos -, que tal uma palavrinha com a China (pode ser um vídeo com fake lágrimas nos olhos e peixinhos na camisa), para sensibilizar o país campeão isolado em lançamento de dejetos plásticos nos oceanos? Você pode incluir o presidente francês e propor “status internacional” para algumas regiões da França, já que de acordo com um recente relatório publicado pela associação de defesa do meio ambiente WWF, a França é o país mediterrâneo que mais produz dejetos plásticos. Hashtag Pray for France.

Quanto ao incêndio em Brasília, do qual muitos insistem em dissipar a fumaça, só o balde de água fria da Lava Jato para tentar contê-lo, tarefa árdua em um fogo que se alastra com manobras suspeitas para que leis que restrinjam o alcance da operação sejam passadas rapidamente na calada da noite. A incendiária delação de Palocci, que não deixa dúvidas de que a maioria das carreiras políticas em Brasília foi construída sobre solo fértil derivado da queima de dinheiro público e recursos irregulares de empresas, mostra o que a Lava Jato já comprovou em diversas formas: o Brasil está em chamas há muito tempo. E a Lava Jato é a nossa única chance de não virarmos cinzas.

Ana Paula Henkel é analista de política e esportes. Jogadora de vôlei profissional, disputou quatro Olimpíadas pelo Brasil. Estuda Ciência Política na Universidade da Califórnia.
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os cientistas Paulo Barreto e Ricardo Galvão mostraram ontem no programa da Miriam Leitão na GloboNews como as políticas públicas derrubaram o desmatamento na Amazônia, enquanto o agronegócio e a economia cresciam no país. O governo Bolsonaro anda na contramão do que diz a ciência e a história.

  2. Parabéns pelo seu artigo, Ana Paula, muito bem elaborado, mostrando claramente a atuação de políticos, pouco ligados aos desejos do povo.

  3. Primeiro a Amazônia não consome o próprio oxigênio. Segundo ele maior incendiário é o PR com seu discurso pro queimadas. Terceiro; a corrupção não é o único problema do Brasil!

  4. Brilhante seu artigo Ana Paula Henkel ! Me fez lembrar como meus domingos se enchiam de cultura com os também brilhantes articulistas do querido falecido JORNAL DO BRASIL , saudades muitas saudades e muita tristeza por encontrar ao invés de analistas políticos na imprensa atual apenas desprezíveis vendedores de ideias e ideais frustados ...você Ana Paula é uma joia rara nesta imprensa suja e tão corrupta quanto a política nacional , parabéns ...

  5. Excelente exposição, 3 sets a 0 frente a exploração indevida do tema que diversos interesses se juntam para condenar o país ao atraso. Parabéns Ana Paula!

  6. A gente aqui, por mais que "esbraveje", só pia. Que seu texto surta efeito na opinião pública como o raio que corta o céu de um lado a outro e o trovão que lhe segue se alguém diz que não ouviu confessa que é mesmo surdo. És o meu amplificador!

  7. ...seu comentário é lúcido e inteligente! O Brasil precisa de pessoas como você! Seria ótimo se vc voltasse e participasse pessoalmente da “depuração “ de nossa classe política...!!!

  8. Ana Paula, com todo respeito, por que você desperdiçou tanto tempo no esporte? Uma das duas ou três únicas coisas boas neste folhetim elétrico são seus textos. Não adianta, precisa sair do Brasil para enxergar o mundo de cima e descobrir, como Gagarin, que a Terra é azul e que os ursos brancos da Amazônia estão preservados, graças ao intrépido gaulês com nome de biscoito e à mídiatrush brazuca.

  9. ótimo texto, esclarecedor e profundo. Textos dessa natureza mostram que boa parte da imprensa é suja e age com deslealdade.

  10. Seu comentario foi bastante parcial. Disse q os especialistas estrangeiros jogaram um balde de agua fria. Na verdade apenas falaram que o argumento pulmão do mundo estava furado, salientando que inumeros outros motivos existiam. E comparaçoes com o ano passado mostram aumento significativo.E as atitudes e decisoes de desprezo ambiental alimentaram esses comportamentos. Ler que qualquer um que critica atitudes do JB é PTista simplesmente é uma irritante mentira. O mundo nao é preto e branco.

  11. Boa tarde. Eu não consigo contato pelo SERVIÇO do ASSINANTE. Obs. Tem muitos Josés nos comentários. É necessário identificar quem é quem. Por gentileza. Já deixei vários PEDIDOS.

  12. Grande Ana Paula. Parabéns pela beleza e verdade do texto. Quanta lucidez. Dá muito prazer e orgulho ler esse texto. Pena que, junto, vem uma profunda revolta pelo estamos vivendo, desnecessariamente. Onde foram parar as pessoas de bem desse país ? Estou com 75 anos e algumas doenças sérias, sei que não vou ver isso mudar. Antes, isso me dava angústia, agora me causa alívio. Mas, e meu filhos e netos ? O que faço para acomodar dentro de mim tantas preocupações em relação a eles ? Aceito dicas.

    1. Prezado Ney, estou com 72 e, também, com m slgumas doenças, mas lhe asseguro que ainda veremos alguma melhora neste pobre país. Deus nos dará pelo menos alguns 10, 15 anos para comemorarmos essa vitória. Paz e bem!

  13. Será que a justiça e os políticos corruptos não se envergonham ao lerem uma "EXPOSIÇÃO DE VERDADES" tão lúcida quanto essa?

  14. Ana, Desculpe o lugar comum, mas acho justificadamente aplicável a este seu artigo: Que cortada!!!! Levantou todas as bolas escuras da ignorância e da má-fé e cortou todos os obscuros lances da equipe adversária e de seus fiéis torcedores do time Falar mal do Brasil para ganhar 5 minutos de fama e um punhado de dólares a mais! Falou, campeã!!!! Você faz muita falta na nossa seleção aquela dos amantes do Brasil!

  15. Prezada Ana Paula! Muitíssimo obrigado pelo esclarecedor artigo "Incendiaram a Verdade". Leiga que sou, no assunto "política", me sinto amparada quando me deparo com artigos tão ricos em conteúdo e perspicácia como o seu. Sou produtora de Orgânicos Biodinâmicos, entre outras coisas. Tenho uma relação direta com a natureza. Sou tão somente amante dos seus apaixonantes mistérios. Um tantinho coadjuvante da mãe terra. Abraços.

  16. Maravilha de comentário. Nunca pensei que, de longe, uma pessoa, pudesse externar tudo que eu gostaria falar. Faço minhas suas palavras Ana.

  17. Acho que o Palocci vai ganhar prêmio como melhor criador de ficção com essa delação, porque o senhor da honestidade e a senhora disléxica não o conheciam muito bem. Eles nunca sabem de nada. Então só pode ser invenção do delator. É impressionante como ainda tenha quem defenda essa gente.

  18. Excelente artigo, com análise concisa e didática, tanto dos oportunistas franceses, quanto dos farsantes/larápios de Brasília

  19. Sem palavras para elogiar!!! Texto tão verdadeiro e bem escrito! Pena que o que reina no noticiário aberto, são manchetes sensacionalistas e análises rasas sobre o assunto, estando o grande público sem acesso a análises tão esclarecedoras! PARABÉNS, ANA PAULA HENKEL!!!!!!!!!!!!

  20. Maravilha de comentário!!!!!!!!!!!!!!Meus mais elevados parabéns a Ana Paula Henkel pelas suas considerações jornalisticas!!!!! Verdadeira e honesta acima de tudo!!!!!!!!!!

  21. MINHA CARA ANA PAULA PARABENS MUITO BEM COLOCADA SUA REPORTAGEM......PURA VERDADE MAS DE POUCO INTERESSE DAS AUTORIDADES OU QUEM DE DIREITO?????

    1. Ana Paula não sobraram palavras para dizer o que sinto da sua belíssima análise. Me resta tão somente endossar todos os competentes e justos comentários e aplaudi-la de pé. PARABÉNS, pessoas como você motivam todos nós a ficarmos vigilantes lutando sempre por um Brasil melhor.

  22. Hackear é sinônimo de roubar. Não tem esta de como !? O que o país perdeu é a oportunidade de calar a boca de imediato destes bandidos hackeadores. Deu chance para os outros bandidos dos STF acenderem a pólvora que estava bem escondida. É bom parar e colocar estes caras no xadrez, definitivamente. Torcida para estes caras estão cheias por aí...

  23. "Ah, se todos na Crusoé fossem iguais a você!" Escrever com clareza é próprio de quem busca a verdade. Em compensação, a revista insiste em jornalistas que escrevem sambas do crioulo doido para alimentar narrativas mirabolantes. Ana, creio que muitos leitores aqui não cancelam sua assinatura "por causa de você".

    1. "Sir" Ivanhoé: sou desse clube; e abomino os mirabolantes...

    2. concordo plenamente com vc, às vezes tenho vondade de cancelar a Crusoé...

  24. Excelente comentário. Só esqueceu de escrever que o Brasil é formado por bandidos por todos os lados. E só com a morte de algumas centenas ou milhares, seremos um país de verdade. A sub-raça não está preparada pra escolher ninguém. Daí a necessidade de uma limpeza ética.

  25. Os oportunistas de sempre, as tais celebridades e imprensa de aluguel, paga com dinheiro que nos foi roubado em anos de governos petistas, personagens do Leblon, o Baixo, especialmente e de selfies na Torre Eiffel não sabem distinguir um Tucuxi de um Mapará, um Bugio de um Gato-Maracajá, mentem descaradamente quanto às queimadas na Amazônia, inclusive mostrando áreas de palhada para plantio direto queimadas por acidente. São os conhecidos covardes de sempre e adoradores do presidiário corrupto

    1. Pelo curso natural, a partir da segunda quinzena de Setembro começa o período de chuvas no Acre. Como sempre, o rio Acre alagará as partes baixas da capital acreana, desabrigando e desalojando pessoas. Com certeza, os vadios de sempre e a mídia de aluguel dirão que a culpa é do Bolsonaro e não da incompetência e corrupção de sucessivos governos petistas. Mais adiante, outros Estados da Amazônia terão 2.000 mm de chuvas em seis meses, o que trará consequências. Será culpa do Bolsonaro também?

  26. Recorrer ao passado para justificar o presente fica explicito a desculpa esfarrapada,,,,macron errou o tom?? sim mas quem tem o minimo de percepçáo observa que ele precisa dar "carinho"para seus eleitores,,,,isso justifica escorregar na lingua e colocar o Brasil como piada mundial?obvio que náo,,,,,,responda com responsabilidade e educaçao sobre meio ambiente ,,,Ana Paula, excelente jogadora de voley, por vezes vai bem nos comentarios e por vezes rasteira e pueril,,,e tendenciosa

    1. Há muito tempo eu não lia um texto tão explícito. Parabéns

  27. Se eu fosse seu professor na Universidade da Califórnia,sua nota para este artigo,seria 10 com louvor. Parabéns,disse tudo e com uma clareza para qualquer leitor. Obrigado por fazer parte desta revista.

  28. Muito interessante o artigo da Ana. Panorama geral dos incêndios no mundo.....e a imprensa só fala da Amazônia. Os interesses eram obscuros....hoje não são mais....muita riqueza .....no solo....

  29. parabéns, Ana Paula! Sua matéria deveria ser publicada pelos quatro cantos do mundo! Principalmente pelo Brasil afora, cheio de defensores idiotas de assuntos que não dominam.

  30. Ótimas, tanto você quanto a matéria. Por um lado um mente em crescimento brilhante, fará muito bem aos brasileiros, e por outro a oportunidade de linkar várias informações de alto significado político e verdades na "lata". Parabéns...

  31. Parabéns, de novo, Ana Paula!!! Desta vez você foi "cirúrgica"... (vou repassar p'ras minhas priminhas (patricinhas) de esquerda. kkk!)

  32. Tudo o que tem acontecido já é um abuso; da inteligência, do bom senso, da distorção da verdade... A lei de abuso de autoridade proposta é pretexto pra que as “autoridades” a usem como biombo pra se esconder da justiça. A Lava Jato chegou nos poderes executivo e legislativo e está às portas do judiciário. E o judiciário é o de potencial mais autoritário. O artigo da Ana Paula claramente nos mostra os pontos em que a imprensa militante não se interessa em expor. A mídia é tóxica. E perigosa.

  33. Outro excelente texto Ana Paula! A maioria dos jornalistas Brasileiros são formados nas hostes esquerdistas e seguem também as ordens dos patrões que tiveram o dinheiro cortado (Folha SP, Globo e demais) são “profissionais” vendidos e sem credibilidade. O Vagabundo do Macron, desculpe pelo adjetivo, mas não tenho outro, e que teve apoio dos também vagabundos artistas, sem nenhum conhecimento técnico, causaram um furor, ele pressionado pelos agricultores do país dele acostumados aos subsídios

  34. Artigo muito bem escrito, trazendo informações importantes e esclarecedoras. Pena que ainda existam os aqueles que não pensam antes de proferir um julgamento bem fundamentado, optando por defender uma jararaca enjaulada! De duas uma, ou é burrice mesmo ou é oportunismo deslavado.

  35. A amazônia tem que se integrar economicamente ao resto do Brasil, o que precisa é planejamento. Buscar sua vocação econômica, talvez o turismo, piscicultura, desenvolver infraestrutura como navegação adequada luz elétrica segurança. Até agora ela é uma região isolada do resto do Brasil, somente usufruída por uns poucos. O governo federal deve tomar essa iniciativa de integração.

    1. Muita gente não acredita, mas a Amazônia já está integrada economicamente e nós usufruímos dela. Não fosse ela não teríamos as chuvas que repõem as águas na maior parte dos reservatórios do país. Fora isso a Petrobras extrai óleo e gás de Urucu há mais de 30 anos com baixo impacto ambiental.

    1. Ótima lembrança os testes nucleares nos oceanos, e a poluição do plástico , no primeiro, pergunta em nível governamental, no segundo algo que meros mortais podem trabalhar para reduzir. Texto para levar as escolas e universidades, criar um debate sobre estes temas. Show!!!!!!!

  36. Análise de uma lucidez inebriante e texto fluídico, elegante, objetivo sem ser cruel, com pitadas de malícia e fina e culta ironia. Parabéns por nos puxar para a superfície da verdade nua e crua .

  37. O maior problema da Amazônia não são os incêndios, mas o desmatamento. Que os governos (todos) nunca quiseram resolver. A Amazônia tem pouquíssimas estradas. É não deixar os imensos caminhões de tora passar...

  38. Melhor texto de opinião escrito sobre os incêndios na Amazônia. Ana Paula, vc é uma estrela no time da Crusoé e no jornalismo brasileiro!

  39. Com certeza absoluta o Brasil virou a bola da vez com a chegada da equipe do Bolsonaro. Se nos governos anteriores passaram uma tinta preta nas lentes dos países estangeiros que tambem acobertando as suas maracutaias internacionais ajudaram o Brasil ficar na estagnação, hoje que as lentes começaram a ficar limpas, os caras lançam notícias pejorativas contra o Brasil todo dia. O que o governo Bolsonaro precisa fazer é colocar um paredão de defesa contra estas investidas e tocar o barco em frente.

  40. "Isso a Globo não mostra" O problema do monopólio da grande "imprensa livre" ainda é gigantesco. Matéria como da Ana não costuma chegar para todos.

  41. Parabéns Ana Paula! Lúcido comentário. Uma craque no vôlei, e agora mostrando ser também uma craque nos comentários políticos.

  42. Parabéns Ana Paula! Está na hora do Palocci esclarecer-nos porque entregou toda Diretoria do Banco do Brasil para livre nomeação do Presidente do Banco Safra, o Senhor Rossano Maranhão. O que estava por trás desta manobra, inclusive a nomeação do Senhor Bendine. Aguardaremos uma explicação

  43. Só concordam com suas comentários aqueles que não receberam qualquer tipo de dinheiro sujo. Os brasileiros que trabalham querem justiça a empresários, políticos, juízes, enfim, todos que de uma forma ou de outra participaram de atos de corrupção. Parabéns Ana Paula, suas palavras são consenso entre os honestos.

  44. Muito bom artigo! Poético e muito bem escrito! Da uma dimensão certa do incêndio em que vivemos! Grande jornalista política!

  45. Com a DELAÇÂO do Pallocci, dinheiro roubado dos aposentados da Petros devia voltar para eles.Infelizmente a grande MÌDIA , acha que somos privilegiados e não denunciam. Esqueçem que pagamos durante toda a vida laboral , para uma velhiçe tranquila. Os aposentados estão pagando o roubo todo mês. Onde está a justiça dando ganho de causa para a Petros? Porque a Operação Greenfield não anda? Está tudo denunciado lá.Principalmente a canetada do presidiário, criando a Sete Brasil.

  46. Magníco artigo que esclarece muito detalhes, principalmente sobre a hipocrisia de muito difusores di mentiras e ilumina o rabo de palha do Macron que deveria melhor cuidar do seu País em vez de alimentar a guerra civil da Libia e declarar guerra ao Brasil ao tentar obstacular os acordos entre o Mercosul e a União Burocrática Europeia, para proteger seus agricultores que não poderiam concorrer com os mais eficientes brasileiros...

  47. Vai, Ana Paula, não demora tanto entre um artigo e outro. Análises assim dão o gosto pela leitura saudável difícil de obter neste mar de misérias intelectuais. Obrigado. Volte sempre.

    1. Bem lembrado ! É justamente o órgão que consome o oxigênio!!!!

  48. Parabéns minha estrela favorita pela brilhante e lúcida análise sobre a nossa presente história. Seja iluminada na iniciante profissão como foi no vôlei .

  49. Parabéns pela análise honesta e responsável da situação, coisa raríssima atualmente na imprensa brasileira, que está focada em denegrir a imagem do presidente Bolsonaro a qualquer preço, mesmo que isso traga prejuízos imensos ao País.

  50. Eu só tenho a agradecer, gente assim, Parabéns, Ana Paula,sou seu fã,continue assim! notícias de verdade e só pesquisar (

  51. Ana Paula, meus parabéns! Você deve ser um tipo de “mulher maravilha”. Bonita, jogava volei como ninguém, e agora vejo que “dá um show de bola” no jornalismo! Um dos melhores textos que li aqui nessa revista até hoje!

  52. Sempre tem um imbecil pra não entender, ou porque é burro mesmo ou “pretalha pago”.. Desenhando pra estes então: o atual governo é vítima e não agente destas inverdades plantadas na imprensa e pela imprensa. Bolsonaro percebendo a má fé e os dados “falsos” divulgados pelo então pres. do INPE apenas reagiu ao orquestramento diabólico e histérico. Mas parece que o tiro saiu pela culatra, até porque Macron é o patinho feio do G-7, e por aqui Marcelo Odebrecht e Palocci estes sim incendiaram o país

    1. Humberto, os dados do Inpe foram confirmados pela Nasa. Se o que irritou o presidente foi o que ele leu na imprensa então ele é ingênuo ou irresponsável pois poderia pedir explicações ao proprio Inpe antes de esculachar a todos. Fizesse isso e mostrasse os dados piores dos governos passados, ou seja ter feito o que faz ahora, a crise não teria ido tão longe.

  53. Pisou na bola e incendiou a mãe de todas as verdades: Foi o atual presidente que deu início a essa crise internacional ao chamar o Inpe de mentiroso e mandar demitir seu diretor. Os grandes desmatamentos dos governos Lula (com Marina no MMA) estão há anos registrados no site do Inpe. Por que só agora descobriram essa verdade, que nunca foi negada? Por que o presidente e seus defensores não vieram, na época, com essa argumentação?

    1. E outro “ incêndio “ , aquele que realmente queimou o Brasil , vc não vai comentar a responsabilidade ??

  54. Sem dúvida, este foi o melhor artigo de política da revista. Apesar dos cavaleiros do apocalipse, nossa diplomacia tem dado um show e temos um excelente time de ministros. Estamos no caminho certo na economia, no meio ambiente, na infraestrutura e é isto que tem assustado os que torcem para tudo dar errado. É compreensível a onda de fofocas; sabem que em 2022 o Brasil poderá estar bem melhor.

    1. Texto esclarecedor, pena que os incendiários não sabem ler !!!

  55. Adorei seu texto lúcido, sensato e bem escrito. Lavou minha alma. Estou cansada dessas falsas crises fabricadas pela imprensa rubro-marrom. E enquanto todo mundo discute sobre o malvado BolsoNERO, matador de girafas, esquece que estão incinerando a Lava Jato.

    1. É uma pena que o Brasil não tenha acesso a essa clara análise! Crosué poderia liberar esse texto no Facebook para que as pessoas pudessem ler. Excelente! Sem paixões tolas !! Parabéns! ( Moiana)

  56. Que tal rebatizar o novo Napoleão, ávido por guerras de conquistas, como Micron, em referência ao tamanho do seu cérebro?

  57. Ana eu concordo com absolutamente tudo q vc coloca! Eu longe de aprovar coisas ridículas de nosso, mal educado eticamente como presidente, o presidente Bolsonaro , quero e desejo uma nova era... longe de projetos de poder e hipocrisia de igualdades socialismo mentiroso! Parabéns

    1. Prefiro um presidente grosseiro com bons princípios do que um presidente fino, mas com péssimos princípios (leia-se criminosos).

  58. Parabéns pelo texto!!! Concordo que a Amazônia não é e, nunca foi pulmão do mundo, entretanto, é muito importante para a questão climática. Com relação a postura do presidente, foi extremamente infeliz, adotando uma postura permissiva, incentivando criminosos que se aproveitam de seu destempero verborrágico. Na questão da lava jato, vamos aguardar seus vetos, para ver se ainda restou algum empenho no combate à corrupção.

  59. Ambientalista preocupada com as girafas na Amazônia.coitada da moça, não merecia entrar nesse artigo,você é muito inteligente para usar essa moça que sofreu mais que as queimadas da Amazônia, por favor mais empatia com o ser humano.

  60. Desse bláblá sem fim a única certeza é de que o "desmamatamento" e as "queimamatas" foram atingidas no fígado dos países que se beneficiavam de nossa ingenuidade, não vendo os reais interesses que agora estão sendo denunciados e combatidos, doa em quem doer.

  61. Meu Deus, além de ter sido atleta extraordinária se mostra até mais competente escrevendo. Parabéns Ana Paula e que Deus nos acuda.

  62. Ana cada coluna sua na Crusoé me surpreende positivamente.Excelente linha de raciocínio e escrita embasada e coerente. Tem falado tudo que muitos de nós pensamos! Parabéns!

  63. Parabéns Ana Paula ! Excelente texto ! Deveria ser publicado em diversos órgãos para esclarecer os ignorantes !👏👏👏

  64. Ana Paula diz no final deste elucidativo artigo : “ “a lava a jato e a nossa única chance de não virarmos cinzas “ . Presidente Bolsonaro fique atento , não se deixe levar pelos seus sentimentos pessoais ! Pense grande como demonstrou antes das eleições , pense no Brasil acima de tudo e Deus acima de todos .

  65. Excelente.Falando em girafas na Amazônia sugiro o excelente suspense técnicopolitico :Estado de Medo , no qual Michael Crichton trata dessa farsa ambientalista de forma eletrizante e com dados científicos reais e todos bibliliograficamente citados ao final.

    1. Concordo. Abram esse artigo para o Brasil todo. Por favor!

  66. Texto primoroso, de ironia sutil, leve, mas esclarecedora para nossos ambientalistas da Vieira Souto e dos Champs Élysées, moralistas de meia pataca e imbecis desletrados. Reportam vários noticiosos (o termo velho é de propósito) que os ventos trazem de incêndios na África fumaça e fuligem. Vai ver, foi o Bolsonaro que tacou fogo nas Savanas e os produtores de carne e grãos brasileiros se associaram ao Presidente na empreitada. Nem Verdevaldo ousou tanta sandice, senhores. Tomem tento!

    1. Não leem. Correm sério perigo de serem trazidos à realidade, à verdade. A grande imprensa ateou fogo aos princípios de seriedade e nobreza de sua missão.

  67. Adoro os textos da Ana Paula Henkel. Bem escritos, leves na forma e densos no conteúdo, são presentes que se renovam semanalmente para mim.

  68. Sem dúvida uma leitura que vale, mas não faça vista grossa para os erros do capitão, isso a iguala, como a muitos, às beatas do Lula.

  69. Excelente, um dos melhores artigos que já li sobre toda essa histeria das queimadas na Amazônia, desmascarando os falsos ambientalistas e os milhões de interesses por trás. É pena que esse texto não possa ser aberto e divulgado para todos na Internet, muitas pessoas por aí estão precisando ler isso.

  70. Ana Paula, que me fez perder várias noites de sono para ver seus jogos em que representava o Brasil, continua a me encantar. Agora, com sua clareza de pensamento e expondo a realidade que as esquerdas do Brasil e do mundo não querem enxergar. Parabéns pelo texto.

  71. Excelente texto! Parabéns . Acredito que com a clareza que você expôs os fatos, muitos que não enxergavam se curvarão diante da incontestável verdade desta histeria coletiva propagada pela imprensa, famosos , políticos , militantes de esquerda.

  72. Parabéns à Sra Paula pelo excelente texto. Foi claro, preciso e conciso. Muito oportuno em face de momento de turbulência no país. Com sua competência demonstrou equilíbrio diante do fatos mencionados com imparcialidade. É patriota. Como de praxe, continua representando nosso Brasil à altura desejada. Parabéns. Sucesso na nova carreira, Sra Paula.

  73. Parabéns por artigo tão esclarecedor, Ana Paula. Espero que seja publicado também noutros veículos de imprensa, inclusive nos Estados Unidos e Europa. Que tal no El País por exemplo? (Hahaha!...). Abração.

  74. Uma defesa brilhante desse Governo q é tudo de ruim, menos uma cleptocracia...ate quando? Não sei...mas anda ligeiro em direção ao abismo

    1. Petista abrindo a boca não vem nada que preste. Respeito à Sra Paula é bem vindo.

  75. Maravilhoso texto, muito bem escrito e elucidativo estamos queimando no fogo do inferno só Deus para nós auxiliar ou será que ele também se cansou da gente?

    1. Muito bem, Ana ! Vou disseminar seu artigo entre meus amigos.

  76. Quando vi comentário da ANA PAULA, vi com desdém, pensei e só uma jogadora de vôlei famosa. Resolvi ler e achei os textos fantásticos. Hoje é o primeiro texto que procuro quando sai a revista semanal. Parabéns MAGNÍFICA ANA PAULA.

  77. De fato o desmatamento e as queimadas foram muito maiores nos governos Lula, mas foi também a partir dos picos de 2005 e 2010 que eles iniciaram a cair. Infelizmente a articulista não registrou que quem acedeu o fogo foi o presidente ao acusar o Inpe de mentiroso. É fato que o governo Lula foi corrupto, mas no artigo não há qualquer menção à associação Toffoli-Bolsonaro blindando o filho. De resto, o artigo é útil para derrubar a história do "pulmão do mundo" e alertar sobre outros incêndios...

  78. Ana Paula , que satisfação tenho em ler sua coluna repleta de citações comprobatórias de sua tese verdadeira e inquestionável. Muito obrigada. Vou compartilhar.

  79. E ainda há quem prefira ler as 'avaliações' de Élio Gaspari e assemelhados. Ana Paula é a grande afirmação do colunismo brasileiro.

  80. Fale também lembrar do Ricardo Felicio, que fez videos no Youtube mto esclarecedores sobre os recursos e o clima da Amazonia. Mas uma coisa que ninguém fala: a pobreza das pessoas que vivem nessa região, sem infraestrutura, sem saneamento e dependendo apenas do extrativismo e da agricultura irresponsável. O desmatamento (responsavel) é inevitável, os recursos da região precisam ser explorados. Só desenvolvendo a Amazônia é possivel preserva-la

  81. Ana você é maravilhosa, texto brilhante, continuo achando que seu lugar é aqui no Brasil ajudando o povo sério a eliminar os esquerdopatas! E não me canso de dizer, e o eleitores de Brasília elegeram a Leila do vôlei! Quanta diferença!

  82. Ana Paula Henkel bem que poderia conclamar as atletas do vôlei, como ela foi, a formarem um grande grupo para defender temas de interesse do Brasil. Já está no Senado a ex-jogadora da seleção, Leila; juntas criariam o movimento com mais rapidez. Atletas têm muita visibilidade e podem se tornar grandes formadores de opinião!

  83. Os que riscam fósforos no ar seco do planalto central, assumem o risco da queima da ética que vem evaporando há tempos. Como numa combustão etílica, pode ser explosiva.

  84. Maravilhoso, esclarecedor, era seu fã no voleyball, hoje sou um ardente fã de seus comentários, sérios, honestos e verdadeiros. Ana Paula, brasileiros como você nos orgulham!!!

  85. Que pena que a maioria de nós, leitores dessa revista investigatória, represente uma minoria de leitores brasileiros. Sempre deixamos registrados nosoos comentários de louvor e o quanto de verdade. Porém , o poder que a mídia marrom exerce sobre os ignorantes e incultos ainda é muito maior. E isso me causa uma desesperança e um presságio que caminhamos a passos de elefante.

  86. Excelente, Ana Paula! Como é bom ter pessoas que falam exatamente aquilo que gostaríamos de dizer e nao conseguimos. Parabéns, Crusoe pelo excelente trabalho realizado!!

  87. Como sempre brilhante Ana Paula, que lucidez sua explanação sobre essa questão da Amazônia que de uma hora pra outra virou assunto de interesse de ambientalistas de boteco. Ótimo também o “lobo mau” dos trópicos 😂

  88. muito legal ver que Ana Paula não é uma campeã só nas quadras e que muitos outros brasileiros com equilíbrio retratam o Brasil no momento .uma pena que muitos jornalistas sérios, num momento na história se perderam no caminho.

  89. Perfeito, a ordem e a história dos fatos é que dizem onde as maiores devastações do planeta se originam . Além ,logicamente, da criminosa da Amazônia, Cerrado ,Floresta Atlântica ,etcs... a pior e mais danosa ,para nós brasileiros, é essa das instituições no Planalto Central , aonde incendeiam a ética, a justiça e a moralidade em prol de uma organização criminosa que se apossou e dorme com sede de poder eterno.

  90. Ana Paula, vc tem evoluído extraordinariamente em seus textos, parabéns pela lógica apresentada e os dados. Sendo de humor na medida certa

  91. Adoro a coluna da Ana Paula. jornalismo sério, bem fundamentado e responsável. Hoje vc se superou foi nas verdadeiras feridas e não nos ¨rinocerontes¨amazônicos que vc jocosamente aponta

  92. Cara Ana: tu estás escrevendo cada vez melhor. Teu texto tem leveza se esparrama com clareza aguça a curiosidade tem ritmo tem contundência. Tu gostas de poesia. Tenho certeza. Aprendi de uma professora querida que era bom ler uma poesia por dia. A poesia ajuda a dar encanto à narrativa. Parabéns.

  93. O PT tinha 500 especialistas em direito, inclusive internacionais, para defender a ilegalidade do impeachment e da lava-jato. O gado continua pastando, só mudou o vaqueiro. A Ana Paula perdeu tempo jogando volei, tinha futuro no PT do começo de 2000 com os mesmos argumentos de conspiração internacional contra o Brasil, acusando outros governantes de querer tomar a Amazônia e ser tigrão com o Brasil e tchuchuca com as grandes potências.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO