Adriano Machado/Crusoé

Reveses infinitos

Jair Bolsonaro ensaia um armistício com Sergio Moro, mas a ofensiva contra a Lava Jato segue em ritmo intenso em Brasília
30.08.19

“O presidente Jair Bolsonaro tem um compromisso com a prevenção e o combate à corrupção. Esse foi um dos temas centrais que me levaram a aceitar esse convite. Eu creio que o governo tenha avançado nessa área. Claro que, às vezes, há alguns reveses.” Foi assim, durante um evento nesta semana em Brasília, que o ministro da Justiça, Sergio Moro, se manifestou pela primeira vez sobre as dificuldades que enfrenta no cargo. Os reveses são muitos e continuam aparecendo, um depois do outro. O Congresso aprovou o projeto de lei de abuso de autoridade, com uma série de normas que enfraquecem os órgãos de investigação. O Coaf foi extinto e teve suas funções transferidas para o Banco Central. O pacote anticrime de Moro foi desfigurado pelos parlamentares — e a área de inteligência da Receita, parceira importante de investigações anticorrupção, está sob ameaça. Além disso, Bolsonaro fez questão de deixar claro publicamente que é ele, e não Moro, quem manda na Polícia Federal. O último revés veio do Supremo, na quarta-feira, 28, quando a Segunda Turma anulou pela primeira vez uma condenação imposta pelo ex-juiz da Lava Jato e abriu caminho para que dezenas de processos da operação voltassem à estaca zero.

O clima entre o presidente e o ministro andou pesado. Cobrado por um eleitor, Bolsonaro deu mais uma cotovelada em Moro pelas redes sociais. “Jair Messias Bolsonaro, cuide bem do ministro Moro, você sabe que votamos em um governo composto por você, ele e o Paulo Guedes”, escreveu o seguidor, ao que o presidente respondeu: “Com todo respeito a ele, mas o mesmo não esteve comigo durante a campanha, até (por)que, como juiz, não poderia”. Dias depois, como era de se esperar, as cobranças aumentaram, o sinal amarelo acendeu e Bolsonaro correu para dizer que não é nada disso – e que ele e Moro seguem se dando muito bem, obrigado. A relação segue uma estranha lógica de morde e assopra. Bolsonaro não hesita em morder Moro sempre que pode, mas quando percebe que as mordidas ameaçam ainda mais a sua popularidade, corre para afagá-lo.

Nelson Jr./SCO/STFA sessão da Segunda Turma que anulou julgamento de Bendine: risco de efeito cascata
Nos últimos dias, o presidente chamou o ministro para duas conversas reservadas. A intenção era acertar os ponteiros. Depois de um dos encontros, Moro disse a interlocutores que a conversa foi tranquila, que Bolsonaro estava descontraído e que não havia “nuvens carregadas no ar”. O presidente também saiu satisfeito. Horas depois, houve até uma rara troca de gentilezas públicas. Moro postou em sua conta no Twitter que o Ministério da Justiça trabalha “em total alinhamento com a orientação” do presidente. Bolsonaro respondeu com um “Vamos, Moro”. “Estamos juntos, Sr. presidente. Pelo Brasil e pelo futuro”, replicou o ministro. Na quinta-feira, 29, os dois participaram da cerimônia de lançamento de um programa piloto do Ministério da Justiça e Segurança Pública para combater a criminalidade em cinco cidades muito violentas, uma de cada região do país. De novo, houve troca de afagos. Bolsonaro e Moro desceram juntos a rampa do salão principal do Planalto, abraçaram-se no caminho, pararam para fotos e, depois, sentaram-se lado a lado. No discurso, o presidente afirmou que Moro é um “patrimônio nacional”. O ministro, por sua vez, disse que “é inegável o mérito do governo federal e do presidente” no programa. A dúvida é: até quando vai o armistício?

O ambiente em Brasília não tem ajudado. Ao mesmo tempo que avançam as articulações contra a Lava Jato, Bolsonaro não dá sinais de que pretende se levantar contra elas. Pelo contrário. Algumas têm contado com o apoio do Planalto – como a ofensiva contra o Coaf e a Receita, uma demanda surgida nas hostes do Supremo Tribunal Federal que encontrou acolhida no palácio e levantou suspeitas sobre a existência de um acordão para frear a Lava Jato e, paralelamente, esvaziar o poder do próprio Moro. A decisão da Segunda Turma do STF que pode abrir caminho para a anulação de várias condenações obtidas pela força-tarefa que toca a operação foi mais um capítulo dos reveses em série. Por 3 votos a 1, os ministros decidiram mandar de volta à primeira instância o processo em que Moro condenou Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras. Quando ainda estava em Curitiba, o então juiz havia sentenciado Bendine a 11 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A maioria da turma entendeu que houve cerceamento de defesa porque o réu, delatado, deveria ter tido oportunidade de se pronunciar depois das manifestações de seus delatores, igualmente réus. A sessão contou com os tradicionais impropérios de Gilmar Mendes, declarado inimigo da Lava Jato. “A República de Curitiba nada tem de republicana. Era uma ditadura completa. (…) Assumiram papel de imperadores absolutos. Gente com uma mente muito obscura. (…) Que gente ordinária, se achavam soberanos”, disse o ministro. Votaram pela anulação, além do próprio Gilmar, Ricardo Lewandowski e, quem diria, Cármen Lúcia, que até então vinha chancelando as decisões contra os alvos da Lava Jato. Edson Fachin, o relator da Lava Jato no Supremo, foi o voto vencido.

A força-tarefa de Curitiba reagiu. Em nota, os procuradores afirmaram que “os ministros estabeleceram uma nova interpretação que, se for aplicada como nova regra, vai alterar entendimentos pacíficos sobre princípios como o da ampla defesa”. Além disso, alertaram que a “nova regra não está prevista no Código de Processo Penal ou na lei que regulamentou as delações premiadas”. Os advogados dos condenados, por outro lado, adoraram. Cristiano Zanin, que defende o ex-presidente Lula, declarou: “Essa situação ocorreu nos processos do ex-presidente em Curitiba. Precisamos fazer uma avaliação específica sobre o tema após essa decisão de hoje do STF”. Na quarta-feira, 28, Fachin determinou que uma ação penal contra o petista prestes a ser sentenciada em Curitiba voltasse para a fase de alegações finais. Depois, decidiu remeter ao plenário um processo que discutirá a tese defendida pela Segunda Turma na véspera. Foi uma tentativa de evitar um dano maior a partir do veredicto da turma. Só em Curitiba, os investigadores afirmam que 32 sentenças podem ser revistas, envolvendo 143 condenados.

Agência BrasilAgência BrasilCarmen Lúcia: pela primeira vez contra Fachin na Lava Jato
Apesar dos reveses em série, pessoas próximas a Moro asseguram que ele não pedirá demissão. Se a situação ficar insustentável, prefere deixar para Bolsonaro o ônus de demiti-lo. Os afagos públicos parecem ter reduzido a tensão reinante, mas nos próximos dias dois movimentos do presidente poderão reinstalar a crise – movimentos, aliás, que colocarão à prova o compromisso de Bolsonaro de apoiar o combate à corrupção. Um deles vai ser determinante para o futuro da lei de abuso de autoridade aprovada pelo Congresso, um velho sonho dos críticos da operação. Moro recomendou que dez trechos da proposta sejam vetados por considerá-los prejudiciais a investigações em geral. O texto abre brechas para punições a juízes e procuradores a partir de critérios vagos. Prevê, por exemplo, punições a juízes que decretarem prisões em “manifesta desconformidade com as hipóteses legais”.

Bolsonaro tem até quinta-feira, 5, para decidir se sanciona ou veta a lei. Ele pode adotar um meio termo, chancelando uma parte e vetando outra. O suspense está instalado em torno dos vetos propostos por Moro: o presidente seguirá as sugestões do ministro que ele escolheu para combater a corrupção ou se alinhará aos congressistas que tentam torpedear a Lava Jato e seus integrantes? Outro movimento crucial é a escolha do novo procurador-geral da República. Quente nas últimas semanas, o assunto esfriou, segundo interlocutores do presidente, para amenizar as pressões. A expectativa é de que o anúncio sairá próximo à data limite, 17 de setembro. Há até quem aposte que Bolsonaro deixará para decidir mais adiante — nesse caso, a PGR ficaria sob o comando de um interino.

Em meio às incertezas, Moro tem, cada vez mais, buscado entrar no universo político de Brasília. Há duas semanas, chegou sozinho ao apartamento funcional do deputado federal João Roma, do PRB, principal aliado do prefeito de Salvador e presidente do DEM, ACM Neto. Era um encontro curioso: tinha por objetivo reunir gente jovem, do governo e do Congresso, que está começando agora a conhecer os corredores do poder da capital federal. Por lá estavam parlamentares desde o oposicionista PDT até o governista PSL, além de integrantes de outros partidos de centro. Moro circulou por todas as rodas. Na saída, disse ter gostado do público “eclético” e se esforçou para dissipar a má impressão dos que ainda o veem como juiz. Era, por assim dizer, um Moro em sua versão essencialmente política. É justamente a versão que mais incomoda Jair Bolsonaro, e que explica, em parte, as mordidas constantes no ministro: o presidente teme que Moro se fortaleça e vire um nome mais viável do que ele em 2022. Dentro do próprio PSL de Bolsonaro, o ex-juiz é mais popular do que o ex-capitão. Enquanto a indisposição com o presidente só aumenta no partido pela posição dúbia de Bolsonaro em relação à Lava Jato, o ex-juiz parece ser uma unanimidade. A ver as próximas cenas.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Vamos Mouro deixe esse governo de uma vez, esta claro que o Bolsonaro se uniu ao Toffoli e Gilmar para estancar a Lava Jato, Detonar o COAF e a Receita Federal !!!

    1. As HUMILHAÇÕES IMPOSTAS POR B17 ao moro, são imperdoáveis, p salvar o flavio B, fez acordo com o tofoli e STF , aniquilou o coaf, via tofoli,, substituirá o VALEIXO INDICADO P MORO, RECEITA FED PROIBIDA DE INVESTIGAR GILMAR M . Etc nem o PT E O TEMER ANIQUILARAM A LAVA JATO COMO O B17, será passado para a história como o judas da lava jato, quanta decepção, moro e paulo Guedes deveriam pedir p sair ! OS FILHOS ACIMA DE TUDO E O BRASIL Q SE EXPLODA

  2. Sem Moro, que é bem quisto pelos militares, Bolsonaro se enfraquece, derruba sua popularidade e logo, logo, a oposição/centrão acharão alguma falta de decoro para derrubá-lo. Assume Mourão, um sujeito diferenciado! Em 2022, Moro leva no 1º turno! Quem viver, verá!

  3. Se Bolsonaro trair Moro tá perdido. Votei e. Bolsonaro e hoje afirmo que dificilmente o faria novamente, devido sua verborréia inaceitável. Se perdeu por causa dos vergonhosos filhos. Tem ciúmes do Moro. Ele sabe que o Moro destitui quem ele quiser. O Brasil é Moro. Bolsonaro o está traindo para salvar a família...VERGONHA. Se Moro sair...adeus Bolsonaro

    1. Bolsonaro dá sinais claros de que está governando para atender seus próprios interesses e de sua família. É bom ele entender que assim como o colocamos lá também podemos tirá-lo.

  4. Moro é inabalável. Bolsonaro foi eleito graças à Lava jato e deve sempre fortalecê-la, sob pena de perder muito apoio e popularidade!

  5. Ô povo fácil de se levar no bico. A reportagem é totalmente especulativa, fundada em suposições pueris. Os comentários também o são, quando não formulados propositalmente pela militância esquerdopata.

    1. Nessa hora toda a esquerda vira Mouro, vale tudo para desfigurar a direita hoje no poder.

    2. Concordo em gênero, número e grau. Há muita desinformação. A política não é para amadores.

  6. Sr. Editor da Revista CRUSOÉ, é lamentável que os senhores tenham permitido a invasão de jornalistas tendenciosos no seio da revista. O artigo em questão é totalmente tendencioso e leva os leitores da revista a erro. A luta do presidente Bolsonaro, é contra um sistema criminoso que ainda vige no país. O artigo está cheio de ilações. Isso não é o jornalismo, pois, quando na primeira hora, assinei a revista, acreditei que estaria me livrando desse tipo pernicioso de desinformar. SÓ LAMENTO!

    1. Votei no Bolsonaro, mas isso não me deixa cega. Suas entrevistas são lamentáveis. Se conchavou com Alcolumbre e Maia, para salvar o filho e consequentemente os corruptos. Duas decisões irão nortear seu posicionamento atual: o PGR e os vetos abuso autoridade. E a entrevista pra Folha hoje? O que foi isso? Entrevista p o veículo q divulgou as mensagens roubadas? Não há como ignorar...esse fatos pesam e pensarão muito

    2. Tb estou com bolsonaro, mas ele que não ouse mexer com sergio moro!

    3. E eu, quando fiz campanha e votei em Bolsonaro, pensei que se tratava de uma pessoa que defenderia o combate a corrupção. Está muito claro, a proteção dos seus vem antes dos interesses do País, que não são os interesses de Gilmar Mendes, Zé Roela (Toffoli), Renan e cia!!!

  7. Concordo com essa suspeita de que Bolsonaro teme a popularidade de Moro para futuras eleiçoes. Espero q Moro mantenha a integridade de caráter que acho q ele tem. No exercício dessa política que está aí é quase impossível. Pra onde o cara pender, vai se sujar.

  8. Eu me sinto traída, desconfortável, com raiva mesmo, com os atos contra a Lava Jato, contra o Moro, mas não tínhamos outra opção nessas eleições! O que me irrita é que fomos enganados com promessas de um político que parecia quase perfeito, só que esse político não existe! Era fictício!

    1. Concordo também #moro2022 e vamos renovar câmara e senado...mandar pra casa todos esses corruptos

    2. Concordo com você Maria. Votei no Bolsonaro com esperança de um governo sério e me sinto inteiramente decepcionado.

  9. Jamais teria votado em Bolsonaro se o PSDB tivesse assumido sua posição contrária ao PT. Diante de um PSDB que esqueceu da roubalheira do PT, nada me restou, vez que a minha escolha foi o MENOS PIOR, afinal o PT era e é uma organização criminosa. Assim, hoje e sempre, não votaria no PT. Como o PSDB depois do que aconteceu na última eleição e agora envolvido em corrupção (Paulo Preto) ousa se unir ao PT.???? E o fim!!! Ao invés de se salvar deste mar de lama se afoga com GRAMSCI na enxurrada.

  10. Neste vôo cheio de curvas, subidas e descidas do monomotor do governo, uma das asas é o Sergio Moro..se quiserem apostar a voar sem uma asa....sei lá ...mas as vezes o desprezo pela ciência possa mudar a lei da gravidade e o avião seguir plainando!!!

  11. O governo Bolsonaro tem três importantes fiadores: Paulo Guedes, Sergio Moro e General Heleno. Se um deles sair do governo, Bolsonaro será literalmente engolido pelos adversários. Voltamos ao que eramos em 2018. Talvez pior.

  12. Gilmar Mendes, Lewandowski e Cármen Lúcia, "garantistas" de corruptos e corruptores, deveriam ler o discurso de Ulysses Guimarães, Presidente da Assembleia Nacional Constituinte, em 05/10/88..." A moral é o cerne da Pátria. A corrupção é o cupim da República. República suja pela corrupção impune tomba nas mãos de demagogos, que, a pretexto de salvá-la, a tiranizam. Não roubar, não deixar roubar, pôr na cadeia quem roube, eis o primeiro mandamento da moral pública." Muda Brasil!!!

  13. Nada a ver o Ministro Moro não ter participado da campanha do Presidente até porque ele não se misturava com a vida política. Mas foi o primeiro ministro a ser nomeado e o Presidente deve ter feito isso propositadamente para surfar na aceitação de Moro pelo povo brasileiro. Bolsonaro está sendo muito mal visto por nós, povo que o elegeu, por conta desta posição leniente em relação à campanha contra a Lava Jato. Porque a mudança de atitude?

  14. Os impropérios que Gilmar Mendes vociferou contra a Lava Jato na realidade descreve a atuação do STF. Ele confundiu o destinatário.

  15. Bolsonaro peca quando responde para alguém que Moro não esteve na sua campanha. Isso não justifica como esta tratando o Cidadão Moro que, se aceitou o cargo, certamente houve algum convencimento , por parte do presidente. E com certeza o Moro deu credibilidade ao seu governo. Acredito que enfraquecer o ministro, nao é uma boa estratégia para o seu governo.

    1. Calma! Ela disse por hoje e nesse caso- sim (pq Bendine recorrera de imediato a ser ouvido por último). Ela não pensa assim! Bolsonaro morde e assopra e faz todos comentarem sobre os assuntos que ele quer. Mas, quanto a L J-realmente,ele não demonstra apoio-creio nas atitudes de Moro,se mantém impassível,quieto e bum vem um golaço. É crer no poder mental de Moro.

  16. O ministro Sérgio Moro é a cereja do bolo do governo brasileiro. Abraçado pelas pessoas de bem. Tenho certeza que terá pleno êxito no combate ao crime organizado e também pela segurança do país.Isso será executado independente das mãos maquiavélicas de alguns ministros do STF. Especialmente o trio de ouro: Gilmar Mendes, Lewandowsky e Cármen Lúcia, com a suspensão da pena imposta ao Bendine, pelo juiz Sérgio Moro.

  17. Queria saber quem acredita nessas "brigas imaginárias" que vcs inventam toda semana entre Bolsonaro e MORO.... KKKKKK Qual vai ser a dessa semana? Bolsonaro x DAMARES ?? AHAHHAHAAHAHAHAH

  18. O ministro Barroso precisa fazer um novo desabafo no STF. Desta vez, contra toda a banda podre da Instituição. Foi brilhante naquele episódio...

  19. O presidente tem que tomar conhecimento que os brasileiros estão com o Ministro Moro e Paulo Guedes, por este motivo o Presidente foi eleito, votamos contra o PT e que a LAVA JATO continue trabalhando para o bem da nação brasileira!!

  20. Votamos no presidente esperando que defendesse a limpeza do Brasil. Moro representa nossa esperança! As ações , nessa direção, do Sr presidente são esperadas pelos brasileiros honestos. Estaremos atentos!! #VetaTudoBolsonaro

  21. Pare com isso Crusoé. Vcs se apequenam ao veicularem fake news e factóides como esse. Não se espelhem em FSP e Estragão. Quanto mais balões de ensaio e mentirinhas mais o presidente e MORO se unem. Talvez a separação ocorra quando este último for eleito presidente da República em 2026.

    1. Tanto o "O Antagonista" quanto "Crusoé" tornam os assuntos meio novelescos, mas não são fakes. Os fatos estão aí, só estou à espera do que fará o presidente quanto a lei do abuso de autoridade e aí tomarei um partido! De qualquer maneira, Moro é unanimidade, entre ele e Bolsonaro, sou mais Moro.

    2. Não acho que é Fake... O Bolsonaro pra livrar o filho está pisando na bola.

  22. Bolsonaro precisa entender que o BRASIL ético apoia Moro e a lava jato . OS GESTOS EXECRÁVEIS DE DAR FORÇA A TOFGOLI QUE BLINDOU O FILHOTE CORRUPTO FLÁVIO ,O FIM DA COAF E A INTERVENÇÃO NA PF ,,só mostram a verdadeira face de Bolsonaro

    1. Não se esqueça que a ação do Toffoli blindou não somente o filho do presidente, mas até membros do STF saíram "ganhando" com essa, já que por um acaso isso aconteceu mais ou menos quando começaram as notícias da esposa do Gilmar Mendes. Ou seja, é meio que oportuno para alguns colocar isso na conta só de um lado.

  23. Faltou dizer quais seriam os interesses do Planalto num possível acordão para conter a Lava Jato. Talvez valha uma matéria específica.

  24. Antes de me expressar quero que fique claro que sou contra o PT, Lula, Dilma e votei no Bolsonaro. O meu ponto é que a Lava Jato que é um patrimônio dos brasileiros está sendo atacada por todos os lados, STF, Congresso e também pelo presidente, já que ele não faz nada para defender, acho até que a Dilma deixou a Lava Jato agir solta, polícia federal etc, este governo quer trocar diretor da PF, me parece que nós fomos enganados. Vejam quantos foram presos pela Lava Jato durante este governo?

  25. Se Bolsonaro de fato está metido no acordão para salvar seu filho e por isso interferiu no Coaf e, por outro lado, se Moro não se opôs ao presidente, então Moro é um fraco, portanto, estaria sendo condescendente com o acordão por omissão. Raciocínio lógico, não? Além disso, se a OCDE ainda não advertiu o governo brasileiro sobre a"interferência" no Coaf, então até a OCDE faz parte do acordão, certo? Desculpem por eu não ser um intelequitual. Só queria entender.

  26. Bolsonaro, Não pense que o povo o elegeu pelos seus lindos olhos, e sim pelas promessas de campanha, que seriam, principalmente, fortalecer a Lava Jato, bem como os mecanismos de investigação. Ao chegar ao poder, o que você tem feito é enfraquecer, e facilitar para que a ORCRIM, que você sabe bem quem são, também tomem atitudes no mesmo sentido. ISSO É ESTELIONATO ELEITORAL! Tome providências no sentido contrário, pois sua popularidade vem despencando, e brevemente chegará a 1 dígito.

  27. Bolsonaro foi eleito por ser, ou parecer ser, honesto. Moro é honestissimo, inteligente, tem uma capacidade de trabalho enorme, eficiente, ponderado... os elogios poderiam continar por vários parágrafos. O brilho de Moro faz sombra a muitos, não só a Bolsonaro. Se o Bolsonaro nãio tem a a capacidade e humildade para conviver com as estrelas de seu governo, será chutado em 2022. Se der total apoio e endossar seu ministro, será lembrado como um grande Presidente.

  28. A percepção que eu tenho é que se o Moro chegasse a presidência já em 2022, esse seria o caminho mais rápido para que o Flávio Bolsonaro seja investigado, condenado e preso. O pai fará de tudo para impedir isso...

  29. Não existe mais "governo bolsonaro" e nem "O Brasil acima de tudo e DEUS acima de todos". O que resta de bolsonaro bai ser usado para fazer injustiças sem fim para que a família inteira não vá para a cadeia. Mais um estelionato eleitoral;mais quatro anos perdidos para o crime. Mas como sempre digo, COM MORO E COM MOURÃO O BRASIL TEM SOLUÇÃO!

  30. Ele Moro e Bolsonaro não podem entrar no jogo da esquerda de intrigas e mentiras, bem como a imprensa marron e venal!

    1. Vetar tudo é armadilha e cilada. Se a esquerda e essa mídia andam dizendo pra vetar tudo, achas o quê? Tem senador do piçol pedindo pra vetar tudo. Ah tá!

    2. Se ele votar anulando tudo só facilita o congresso em derrubar o veto integral. Por isso ele não deve vetar tudo mas os pontos relevantes e assim o congresso só poderia tentar derrubar cada pontoem votação separada ( o que sabemos ser mais difícil).

  31. Votei no Bolsonaro principalmente por causa de Moro e Guedes. Sem esta dupla ética que quer, realmente, fazer algo de bom para nós brasileiros, o governo de Bolsonaro seria uma piada. Ele não tem a postura de um presidente com sua língua furada. Pena, porque milhões de brasileiros acreditaram e votaram nele. Ele precisaria ser mais diplomático, deixando de atacar tudo e a todos, calar sua boca e governar ouvindo mais os ministros citados que têm credibilidade.

    1. posta isso na pagina dele..la parece que só tem jumentos encantados...ele precosa tomar um choque de realidade.

  32. Gilmar, ordinário é você. Você me dá nojo, pois claramente está a serviço dos bandidos que assaltaram o país. Você envergonha o STF.

  33. Se Bolsonaro imaginar que Dr Sérgio Moro està pensando em ser limado ,muito melhor ele o Bolsonaro tirar o cavalinho da chuva, Dr Sérgio é inteligente ,estrategista e ainda por cima tem uma grande estrela dada por Deus.

  34. Olha, quando a Cruzoé surgiu eu via um jornalismo sério junto o O Antagonista, mas o erro foi meu. Me deixei pensar isso porque na época o foco dos brasileiros de bem era derrubar o PT e também era dessa revista. Hoje o foco é enfraquecer Bolsonaro, só que ta feio demais!! Não vejo mais diferença na fala de Cruzoé, MBL, RenovaBR, Luciano Huck, João Doria, Partido Novo. Cancelando minha assinatura! Bye bye!

    1. vc quer uma imprensa cega e que só bate palmas? mude-se para Venezuela...lá é assim.

  35. Não confio em JB, é impulsivo, agressivo, grosseiro, não defende quem nomeou, seu modo de ser é mal educado, pode até ter boas intenções, sua forma de agir não ajuda, basta ver os últimos acontecimentos, parece que não quer ser cortês ou educado e não percebe que fala demais sem preparar e depois tem que voltar atrás. O cargo de Presidente exige um protocolo de conduta, um ritual de normas civilizadas com todos. Ah se tivesse a postura e elegância do porta voz Otavio Rêgo Barros, perfeito.

  36. Entre o significante e o significado 180º de defasagem. As palavras de Bolsonaro tem a constância de folhas secas ao vento. Te cuida Sergio Moro!

  37. A hipotese de fritura de Moro é tatica de desinformação. É mentira deslavada elaborada para alimentar a narrativa do acordão falacioso. Muita gente boa está acreditando.

  38. Votei em Bolsonaro! Mas certamente, tendo Moro como opção em 2022, não teria dúvidas. Começaria a campanha em favor dele desde já!

  39. Absurdo a postura do Bolsonaro.Pior ainda esta fritura do Sergio Moro. Ele não tem nenhuma chance de reeleição, se continuar minando a Lava Jato. Devia deixar o filho pagar o que deve

    1. Fritura, segundo Folha, Globo e Carta Capital. Argumento falacioso disseminado para minar a popularidade dos dois.

  40. E no Supremo Circo Brasil, loucuras mil para de tentar ainda acobertar os canalhas que assaltaram o Brasil. Como sempre, o herói dos heróis, sempre discreto em sua cadeira de rodas, só observa, atento, calmo. Para, com poucas palavras como sempre, AGIR. A TEMPO E NA HORA. A mim, para manter minha firme esperança de um país melhor, só isto basta, por hora. Por isto desejo o melhor para o maior: “BORA, Sr. Eduardo VILLAS BOAS’’!... Tudo de bom mesmo, de coração, ao mega Protetor mór desta nação.

  41. A segunda turma é uma beleza. Excluindo Fachin, a trinca é conhecida. Mas será um ledo engano se eles, desconectados com a realidade, desconciderarem dois poderes, hoje, de extrema importância. Um deles é ao que se refere o artigo 1° da nossa carta magna. A complacência nunca esteve tão a ponto de se romper. Até tu Carmenzita❗

  42. Compreensível o zelo mas, essa frase é risível: "o presidente teme que Moro se fortaleça e vire um nome mais viável do que ele em 2022". Essa "comparação impossível" é até covardia!!! Há alguns anos ele JÁ É o nome mais viável para a Presidência do BRASIL, aliás, desde quando exercia a magistratura. O tempo inteiro o antropólogo em território inóspito, tentando negociar com os selvagens do caldeirão fervente!...Inimaginável a carga de stress e a necessidade de que tenha um estômago de aço!!!...

    1. Muita FORÇA E muito ESTÔMAGO, DR. SÉRGIO MORO!!!... Já há muito, milhões o esperam impacientemente com o seu voto engatilhado em mãos!!! Já está eleito. No governo ou fora dele.

  43. Não dá mais para acompanha-los. As informações e análises são de chorar. Como paguei um ano de assinatura terei que atura-los até lá.

  44. A coisa se resume assim: ou se está com Moro, ou se está contra ele. Não pode haver meio-termo. Carmem Lucia se posicionou de maneira inexplicável! Ela agora é membro do STF do mal! Estamos realmente perdidos...

  45. Qto a senhora Carmem Lúcia, começamos a pensar: o q será que o criminoso hackeador eTvaldo extraiu do seu celular para que V.Exa.se alinhe com estes ministros suspeitos de censurar a mídia para que o povo não saiba do comportamento deles nada!!! suspeito?!!! Temos o Direito do Benefício da Dúvida, posto que Vv.Exas, embora, Autoridade Máxima da palavra do Judiciário, Qualificados pela LEI, continuam Funcionários Públicos e recebem dos Tributos q o Povo paga em demasia e já está cansados!!!

  46. Moro é um patrimônio da honestidade do Brasil! Se o Bolsonaro ficar cotovelando o nosso Ministro Herói ,será comparado à Lula em enganar seu eleitorado

  47. JB, simples assim: elegemos vc p/acabar com a corrupção, acabar com a reeleição e agora colocar o Moro no STF, qualquer artimanha tua dará errado, vc cairá ou pelo povo q te elegeu ou pela súcia q vc quer se alinhar. Melhor ficar com o povo de bem, trabalhador e honesto, cansados de corruptos!!

  48. A imprensa dá voz as viúvas do poder, criando um clima de desavenças entre o PR e o Moro. Falam em acordão de JB com Tofoli, Maia e Alcolumbre, tentando igualar o presidente a estes 3 patifes corruptos. Desespero total, porque estão perdendo o domínio da narrativa e a posse da audiência. Jb tá pautando a mídia desnorteada. A verdade é que a máquina publica ainda está muito aparelhado de vagabundos e a grande imprensa sempre teve uma relação promíscua com os desmandos do país.

  49. Não adianta o Bolsonaro dar uma de bonzinho agora. Ele não terá mais meu voto. Pode não ser igual a muito a políticos. Mas mostrou q a Verdade não está acima de tudo.

  50. Falar mal,criar crises,fofocar,arrumar desgraças é o cardápio principal de grande parte da mídia. Da Ibope.Falar bem não vende jornal nem audência.

  51. Fui eleitor do Bolsonaro e não me arrependo da escolha, já que com excessão do candidato do PODEMOS, só havia escória. Hoje porém penso em como estaríamos melhor se tivéssemos Mourão como candidato a presidente e o capitão como vice. Apoio as medidas adotadas por ele mas a cada entrevista que concede, a cada comentário que faz, me arrepio com sua falta de tato. o porta voz, apesar de um pouco vacilante seria menos nocivo à imagem do governo do que o chefe. começo a temer que o futuro seja dúvida

    1. Essa derrubada dessa narrativa vai ser a cereja do bolo da reeleição. B17 🇧🇷.

  52. Todo mundo elogiando Moro (sem dúvida, uma pessoa excepcional) e vomitando impropérios contra o presidente. Vamos pensar: Por que Moro não expressa ao presidente sua preocupação com a "extinção" do Coaf? Por que os jornalistas não fazem esta pergunta ao Moro? Por que a OCDE até agora não fez qualquer interpelação ao governo brasileiro? Deixo estas perguntinhas básicas aos joses, marias, reinaldetes e os demais descrentes inoculados pelos agentes da desinformação.

    1. tente perguntar alguma coisa "espingosa" para Bolsobaro e vc é riscado do mapa. Bolsonaro é igual o Carluxo, mimado e só quer ouvir elogios e palmas.

  53. Estamos esperando o presidente falar grosso com os integrantes das tribos Maia e Mendes, todos corruptos, venais, fora da lei e defensores do Paraíso de Ladrões que foi o Brasil das últimas décadas, assim como tem falado com a PF, COAF (que não existe mais), RF, Moro, etc.

    1. parece que o Presidente está fraquejando. espero que o mesmo acorde nós da direita não somos os idiotas da esquerda. queremos ação.

  54. Bolsonaro está onde sempre esteve junto com os corruptos e com sua família de milicianos. Se a lava jato não correr para derrubar ministros do STF não vai aguentar essa bomba contra do clã Bolsonaro .

  55. A Lei sobre abuso de autoridade será determinante. Se o bozo não vetar integralmente, ou apenas os artigos propostos pelo ministro, e Moro ainda permanecer no cargo, ele terá perdido o momento. Eu pelo menos, o verei como uma pessoa fraca, vacilante, que compactua com um governo que luta para destruir seu legado de combate à corrupção.

  56. Enquanto isso Moro que é uma pessoa polida e educada não quer partir para o revide agora pois se abandona o barco ficaria no ostracismo por longos três anos e daria espaço para outros Bolsonaros da vida ganharem espaço. Moro não é cego e sabe do apoio que hoje tem da população de bem, certamente levará a coisa em banho Maria e de perto assistirá a decadência definitiva de Bolsonaro & família enquanto cultiva sua paciência e sabedoria de um monge tibetano.

    1. Gostei do teu comentário e penso da mesma maneira! Nada a acrescentar!

  57. Bolsonaro tem seu calcanhar de Aquiles no filhote, se apoia Moro, fortalece a Lava Jato e coloca seu filhinho nas garras da justiça, por extensão compra mais uma briga com o congresso onde precisa de apoio para implantar suas promessas de campanha, daí vem o dilema ou se afasta de Moro e da Lava Jato e fica bem com os corruptos do congresso e do STF ou decepciona o povo que o elegeu num ato de tradição e mau caratismo.

  58. Moro, vc sabe que não vai mais ter carta branca. Morreu o prometido. Ele Precisa salvar o filho corrupto. Talvez seja um custo, um sapo, a se engolir. Mas não ao ponto de comprometer todo o trabalho de combate à corrupção no pais. Aguente o que der. O Brasil estará ao seu lado, não esqueça. Vamos te eleger Presidente em 22 ou 26, vc que escolhe. Mas não nos abandone e nem se junte aos corruptos. Precisamos de você. Brasil é Moro, acredite!

  59. Acho o JB não se reelege de forma nenhuma. Ele cumpriu parte do compromisso de campanha que era combater os vermelhos. Ok. Já na moralização política e lutar contra a corrupção o saldo dele está muito negativo. Sem isso ele vai é passar vergonha, já perde no 1 turno mesmo.

  60. Bolsonaro está se destruindo e vai acabar tão rápido como surgiu. Infelizmente ele joga o Brasil para o fundo do poço novamente!

  61. Infelizmente já temos confiança no presidente como antes, porém, mesmo que ele desvie seus pensamentos para proteger a família terá a recompensa em 2022, porém, não conseguirá a reeleição devido o desgaste e a falta de compromisso com o povo. O próximo será aquele que terá a mesma bandeira, onde ainda é muito cedo, porém, o desenho político temos candidatos que emergirão nesse período com serviço prestado nesse tópico.

  62. Muita especulação e disse disse, palavras interpretadas , sem confirmação de nenhuma parte uma reportagem cheia de um achismo total .

  63. Os governos anteriores roubaram por anos seguidos. O governo atual não é perfeito, mas está tentando ser um governo. Essa estória de Moro 2022 não cola, pq o Moro não é politico e o Amoedo está se mostrando pequeno. Vejo uma mídia que quer desenhar um político utópico, e ficam vendo chifre em cabeça de burro o tempo todo, instigando a dúvida e a desesperança. Essa narrativa mostra que não há vida inteligente ou maturidade na mídia. Pode criticar, mas não precisa assasinar as reputações.

  64. Essa narrativa Antagonista/Crusoé e alguns da JP tem objetivo. Existe uma sociedade da Crusoé com a Empíricus que trabalha com aplicações financeiras. As marolas criadas certamente repercurtem nas aplicações financeiras. E as pessoas simplesmente compram as narrativas sem questionar, pq é mais fácil xingar e ser mais realista que o rei. Pensem bem a quem interessa esta narrativa?

    1. Por favor não se comporte como os lulistas a Crusoé só está mostrando a verdade ou vc não viu JB abraçando o Tofoli? Abraçando Maia, querendo colocar PGR de confiança dos corruptos? Protegendo o filho e a mulher??? Isso tb é fofoca? Só não vê quem não quer ! Votei nele no segundo turno por falta de opção mas não sou idiota.

    2. Sempre achei a propaganda da Crusoé muito ao estilo da Empiricus. Tá explicado porque falaram tanta bobagem sobre a Receita Federal, o Banco Central e o Coaf. Afinal, é preciso alimentar as narrativas, seja por interesses financeiros ou políticos.

  65. Acho que não é somente a Crusoé, mas toda a imprensa fofoqueira. Agora, se o Moro sair, vamos curtir um governo começar a agonizar!

  66. Enquanto não for aprovada a reforma da previdência, os congressistas vão se utilizar de todas as artimanhas e manobras políticas para se blindarem e se safarem das punições dos diversos crimes que cometeram. Bolsonaro e sua equipe tem que engolir tudo isso até que se aprove a reforma. Se depois disso continuarem concessões para os corruptos, aí sim se pôde concluir que nossas esperanças de um país melhor ficarão só nisso, esperanças.

  67. Perfeito o encerramento da matéria. Moro é competente tem o respeito e admiração da sociedade. Bolsonaro q se elegeu com a bandeira de combate a corrupção tem deixado a desejar e muito!!! Apoiar TOffoli na caneta imoral q ajudou sua mulher e Flávio foi vergonhoso !! Toffoli é um militante petista q envergonha o País . Pior presidente da história do tribunal.

  68. Hipocrisia!! Assim que interpretei o abraço do Presidente no Moro. Para proteger o filho que está claramente envolvido em "maracutaia" ele está limitando e/ou boicotando a ação do Ministro Moro! Mas, como está claro que o povo está com Moro ele fica nesse joguinho de morde e assopra!! - Presidente vc, realmente, até pode mudar a chefia da PF e da Receita mas NÃO DEVE!!! O povo está atento, se liga!!!

  69. Cansei de heróis! Ninguém consegue dar jeito nos eleitores, só tem ovo podre no congresso. Se não trocar os ovos, nada feito!

  70. Bom . votei pra acabar com a corrupção mas Bolsonaro decidiu proteger seu filho corrupto e fritar O Juiz Moro . Vou dar um voto de Confiança e aguardar o Veto da Lei de abuso contra a Lava Jato Mas já o vejo alinhado com a velha política e alinhado com a corrupção . Mais uma decepção .. Sou antipetista roxo . achava o FHC um estadista mas é outro corrupto da mesma laia do PT, PMDB , FORA CORRUPTOS Abra o olho BOZO Não mexa com o Moro FORA STF . podre

    1. Grande Juarez. Perfeito. Fomos traídos. Se JB fritar MORO...sem problemas, voto neste para 2022... cru ou frito. Bolsonaro, nunca mais!

    2. Juarez,vc falou exatamente o que grande parte dos eleitores do Bolsonaro pensam.

  71. Eu também sou Moro 100%. Já Bolsonaro está com um rabo preso com Flávio Bolsonaro e o Queiróz. É quase impossível que não exista irregularidade com o Queiroz. Eu também não ouvi opinião do ministro Sérgio Moro sobre a extinção do COAF. Porque a extinção de um organismo que deu certo? Tem nuves no planalto. A ver os próximos capítulos.

    1. Pensando bem, o nosso país vem assim, de engano em engano, há séculos.

  72. Sou Moro, sou LavaJato , nunca fui e jamais serei Bolsonaro. O presidente é o homem errado ( erradíssimo ), no momento certo, infelizmente. Poderíamos estar muito além com a equipe técnica do governo trabalhando bem e se esforçando, como estão. Mas ele prefere se cercar de estupidos e loucos, como seus filhos, Felipe, Augusto Heleno e Olavo. Da tiro no próprio pé e de seu governo, dia sim, dia não. Que ele não se esqueça: Moro e LavaJato são infinitamente maiores que esse ogro ignorante. .

    1. Acompanho o relator. Duro vai ser aguentar o Bozo até lá.

  73. Infelizmente o presidente está mostrando a sua pior face, os fatos falam por si. O Ministro Moro não tem nenhuma ilusão, lúcido, preparado e está pronto para voos mais altos.

  74. O pessoal da lava jato deve ter muuiiittaasss informações dos delinquentes das "autas cortes", seria interessante um confronto público entre delinquentes togados e o pessoal da lava jato...

  75. É isso! O Presidente Bolsonaro que nem pense em "amarelar" no combate a CORRUPÇÃO e "afinar" pros BANDIDOS existentes na Câmara, Senado e num "especial" Tribunal. **** estamos de olho! ****

  76. Bolosnaro tem se mostrado o oportunista que sempre foi. Para salvar a “família” não teve escrúpulos em fazer acordos que enfraquecerão a lava jato. Abriu brechas que podem beneficiar muitos corruptos, mas o objetivo do STF sempre será beneficiar o bandido Lula. Se, Lula ficar livre, vai provocar incêndios comparáveis aos da Amazônia, ele ainda tem bala e vai atrapalhar muito o Brasil. E Moro, só o futuro dirá se ele tem suficiente estômago para enfrentar o cenário político brasileiro.

  77. A esperança do brasileiro termina qdo ele não tem conhecimento nem estrutura para aguardar os acontecimentos futuros. Ainda não chegamos ao 1• ano de administração do atual governo que a maioria dos comentaristas votaram. Nos governos anteriores aconteceram inúmeras imundícies e ninguém agiu dessa forma ou seja : aceitaram tudo e não protestaram e só no final,qdo o desemprego,a corrupção, o aparelhamento das instituições, o descaso na saúde ... etc ;aí que viram uma luz, assumiram e agora ...

    1. Muito bem, Nisk. Muitos, nesta área de comentários, estão jogando um tipo de bola que quem vai pegar é a esquerda, a qual se fortalecendo pode voltar ao poder.

  78. MORO TERIA MEU VOTO PRA PRESIDENTE SEM PESTANEJAR. MAIS PREPARADO, MAIS OBJETIVO NO Q FAZ, EDUCADO E MUITO, MUITO MAIS INTELIGENTE. ALEM DO MAIS, Q EU LEMBRE BOLSONARO PROMETEU Q NAO SE REELEGERIA. SERA Q VAI DESCUMPRIR O Q FALOU?

  79. Bolsonaro deve continuar cativando Moro. Só consegue não tê-lo como adversário ao Planalto se indica-lo ao Supremo. Vejo que é isso que Moro aguarda.

  80. Grosseria, além de ingratidão, injustiça e até a ostensiva inimizade contra a Lava Jato, são as péssimas condutas que fazem de JMB o maior cabo eleitoral de SÉRGIO MORO, herói e unanimidade nacional...

  81. Sr. Moro, no fim de semana leia tudo que aqui está. Espero que tenhas consciência do que está ocorrendo e do quanto estamos indignados. Grandes alvos poderosos, que seriam investigados, tão ditando regras pro MPF, Polícia, Magistrados e Agentes de investigação, a seu favor, sem NINGUÉM fazer nada. Isso não pode continuar assim. Deste Governo, nessa área, não esperamos mais nada, comprometido que está. Mas do Senhor esperamos algo, talvez não nesse cargo, mas noutra configuração. Concorra a PR.

  82. O sr. Sergio Moro é digno do nosso respeito, admiração e apoio incondicional. Um dia quase tivemos o Rui Barbosa como presidente, pode ser que um dia tenhamos o Sergio Moro Presidente do Brasil.

  83. moro é moro!!! eles n vão desconstrui-lo: maias; toffolis; requioes; calheiros; gilmas... passaram em branco na história brasileira.

  84. Sr Raimundo como você eu perdi meu VOTO. MENOS. FILHOS. MAIS MAIS BRASIL. SE A eleição fosse HOJE. A. DERROTA SERIA. ESMAGADORA. Bolsonaro Já PERDEU de 60% ou 70% dos VOTOS TODAS as PESSOAS que CONHEÇO não VOTAM mais EM. Bolsonaro.

    1. Concordo. 100 % das pessoas que conheço, que nele votaram, já se arrependem do voto. Ao fim do mandato, se a Economia não melhorar, estará falando apenas para uma platéia de loucos fanáticos.

    1. ja perdeu o voto de 70% nunca pensei em votar nesse cara foi o meu anti lula os filhos são piores

  85. As Fofocas são tantas e inevitáveis que a qualquer momento teremos a Noticia de que o Jair Bolsonaro é " Comunista e está a serviço do " lula " .

  86. Bolsonaro ta parecendo o rei Saul com inveja de Davi por causa da popularidade dele e por falar nisso votei nele mas se mostra muito fraco nas adversidades não é o mesmo bolsonaro de antes das eleiçoes ainda era o melhor que tínhamos agora e esperar 2022 e colocar Moro la se Deus quiser e torcer para Bolsonaro acordar o mais rápido possível!

    1. Peraí, flores. Mindhunter tem novos episódios! 😁

  87. votei no bosonaro pra eliminar o PT. votei no major Olímpio pra eliminar o Suplicy, votei na Mara pra dar uma força e por fim votei na Janaína. jamais voltaria nos filhos do presidente. ele que fique esperto, pois assim como o colocamos lá, também podemos tirá-lo. Moro é um é um exemplo de ética e moral tão raro nos tempos atuais. mexeu com ele vai ter problemas sérios.

    1. digo, vai ter problemas sérios, significa não será reeleito. simples assim. correção: jamais votaria nos filhos

  88. No mundo empresarial dizemos: “O ótimo é inimigo do bom”! O que Moro está percebendo é que nem tudo que seria ideal será possível fazer, por fatores políticos (poderosos envolvidos em crimes), mas que muito pode ser feito para melhorar a sensação de segurança da população. Isto está sendo feito. Basta ver as vitórias do seu ministério

  89. O melhor que Bolsonaro pode fazer e aceitar que o Moro é maior e preparar a transição da presidência pra ele em 2022. Ele acha que foi eleito pq é "autêntico" (fala merda o tempo todo). Foi eleito como oposição ao PT e ao que ele representa. E isso o Moro representa muito mais fortemente que ele (JB). Abre o olho Bolsonaro! Se o povo te abandonar o Congresso e as Forças Armadas não alterei segura não...

  90. Bolsonaro tem que colocar em prática as promessas de campanha agora! Se não fizer isso não tem presidente certo para 2022!! Ele que não se cuide... ai ai.

  91. Vocês da Crusoé ainda estão nesta tentativa de separar o governo? Acordem, não irão derrubar o governo, não irão enfraquecê-lo pra tentar alçar o bundão do João Amoedo nas próximas eleições. Esse governo está dando certo, muito mais do que vocês queriam, e vai ficar!

    1. É bem isso msm, toda semana intriga e o povo adora, não importa todas as melhoras vistas , bom msm é fofoquinha e intriga, só não sei se é pra ajudar os almofadinhas do Doria ou Amoedo.

    2. Não precisa, o Bozo e família se encarregam de de enfraquecer o governo. Será que um dia teremos um presidente com conteúdo? Collor; Lula; Dilma e Bozo não dá.

    3. Todo mundo já entendeu que Bolsonaro aceitou o desmonte da Lava Jato para salvar Flávio Rachadinha. Moro vai tocando o barco até chegar o momento de dar um pé na bunda do presidente e se lançar candidato. Da minha parte, vou tirar férias para fazer campanha de graça e doar meu 13º pra ele em 2022. Do seu lado, os bolsominions devem começar acusar Moro de comunista e a Lava Jato, de ser um grande plano globalista para perpetuar o PT no planalto. Tentem ser menos previsíveis.

    4. Todo mundo já entendeu que Bolsonaro aceitou o desmonte da Lava Jato para salvar Flávio Rachadinha. Moro vai tocando o barco até chegar o momento de dar um pé na bunda do presidente e se lançar candidato. Da minha parte, vou tirar férias para fazer campanha de graça e doar meu 13º pra ele em 2022. Do seu lado, os bolsominions devem começar acusar Moro de comunista e a Lava Jato, de ser um grande plano globalista para perpetuar o PT no planalto. Tentem ser menos previsíveis, por favor.

    5. "Esse governo está dando muito certo"????? Onde??????

    6. A pior maneira de fazer jornalismo é fazer fofocas. Junto com a fofoca vem teoria da conspiração, inveja e má fé. Vocês da Crusoé não precisam disto, deixe só para a Folha de SP e a GLOBO.

  92. Os criminosos tentam controlar o país a todo custo. Bolsonaro foi eleito pela promessa de combater a corrupção. Se ele não lutar mais contra a corja da OCRIM (da qual o STF faz parte!), AO LADO DE MORO, ele perderá todo apoio do povo brasileiro!

  93. A vitória do Bolsonaro na campanha, foi consequência do clima de combate ‘à corrupção que tomou conta do país. Quem foi o responsável por deflagrar essa virada no cenário político nacional? O Moro e sua equipe! Sem ele, grandes chances de ainda estarmos num governo petista. Espero que o presidente não se esqueça desse detalhe!

  94. o Moro é um Estadista, de nervos de aço, espero que ele mude de idéia e se candidate prá 2022; por enqto, driblar as "inve+jas"!

    1. Moro vice? Pra receber aqueles aconselhamentos que o Mourão recebeu para falar e aparecer menos? Isso foi invenção da imprensa ou aconteceu?

  95. Bolsonaro precisa pensar agora é não nas próximas eleições! Os compromissos com seus eleitores são muitos e serão cobrados. Lava Jato é Patrimônio Nacional, incluso está Dr. Moro!

  96. Como escreveu Camões: "Que, inimiga não há mais fera; A virtude falsa da sincera ". Da inveja, pelo prestígio e popularidade de Moro, Bolsonaro já está migrando para o ódio e para a falsa amizade. Só não cravou a faca nas costas do ministro, porque certamente está procurando uma oportunidade que o comprometa o mínimo possível. Nada tão ferozmente inimiga da verdade do que a mentira. O estelionato eleitoral está cada vez mais a evidente.

    1. Bolsonaro depois da reunião com o Tofolli mudou muito. Tá na cara que fez acerto para parar com os inquéritos e proteger o filho.

  97. ‘“Impropérios tradicionais”? Alto lá! Quem, qual par, qual homólogo antes de Gilmar Mendes utilizava este palavreado chulo para ter se tornado uma “tradição”? Tem que deixar claro. Ele está repetindo um uso e costume “da casa” ou apenas revelando a sua verdadeira formação moral? Os jovens integrantes da procuradoria regional de Curitiba é que possuem “tradição familiar”, formadora de uma nova cepa de brasileiros justos e corretos e que estão influenciando a transformação moral do Brasil.

  98. Tomara que a picuinha entre o Presidente JB e o Ministro SM realmente tenha chegado ao fim. O Presidente só perderá terreno político se voltar a espezinhar o Ministro que me parece muito inteligente e só tende a ocupar cada vez mais o seu espaço.

  99. "A república de Curitiba nada tem de republicana. Era uma ditadura completa (notem, está no passado). Assumiram papel de imperadores absolutos. Gente com uma mente muito obscura". Cidadãos, essa frase pode vir de um juiz?!?! É puro preconceito! É certamente alguém que quer nos fazer crer que mais credibilidade tem um Verdevaldo que um Sérgio Moro! E nós, otários, tendo que engolir tudo isso! E o que mais dói é o endosso da Carmem a toda essa bandalheira!!!

    1. Estou profundamente decepcionado com a ministra Cármen Lúcia também.

  100. Caro jornalista, não só as funções do Coaf foram transferidas para o Banco Central, como também os antigos conselheiros. A transferência foi um pedido do Paulo Guedes, com o aval do advogado-geral da União, André Mendonça, por causa da excelente reputação do Banco Central em matéria de sigilo das informações. É muito feio fazer jornalismo dizendo meias verdades.

  101. O STF é muito pior do que se imagina nossa vã sabedoria o poder da corrupção é enorme ,muito maior que a miséria do nosso povo .

  102. Bolsonaro está cada vez mais se voltando para o lado dos velhos corruptos. Moro segue em frente como sempre; corajoso, preparado, inteligente, equilibrado.

    1. O Brasíl acima de tudo!se Bolsonaro vetar os itens, os quais oJuiz Sérgio Moro julga importante, mais uma vez demonstra sua infidelidade á Pátria e ao magnífico juíz,patriota,inteligente,ponderado,humilde, ho nesto,Qualidades q Bolsonaro se fosse inteligente já teria aprendido, o que resta ao povo brasileiro e ir prá rua e pedir imptman de BOlsonaro,aclamando Sérgio Moro Presidente do BRASIL.Cuide seBolsonaro.A justiça começa em casa. você está sustentado pelo Juiz.Ele é um patriota!

  103. Bolsonaro, fique esperto, quanto mais você belisca o Moro mais o povo toma birra de você. E, veja bem, estou falando de quem o elegeu. Lava Jato e Moro compõem o patrimônio nacional, mas não basta falar, é preciso acreditar.

    1. Certíssimo. Bolsonaro pode melar seu governo se continuar beliscando Moro.

    2. É bem por aí, ele já perdeu eleitores e muitos, e sabe que foi eleito pela equipe que escolheu, ele não é a cereja do bolo.

  104. Mexeu com Moro mexeu comigo!!!! Ele eu sei que combateu a corrupção, mas até agora não vi Bolsonaro fazer isso.... Tá com medo ou é corrupto também?

  105. Certa vez uma cobra pegou um vagalume e falou: vou matar vc. O vagalume assutado, perguntou o porque? Não tinha feito nada a cobra, e nem sequer pertencia a sua cadeia alimentar. A cobra lhe respondeu: Seu brilho me incomoda.

    1. Ahahahahah..... muito boa essa fábula da cobra e di vagalume. Encaixa certinho no caso do Bolsonaro (a cobra) e Moro (o vagalume) Gostei Sr. André.

    2. Muito boa. Li no livro da minha neta, uma estória semelhante que vc soube usar.

  106. Existe alguma noticia boa para dar um refresco para a população brasileira que por décadas só recebe notícia ruim? Quem não está cansado de tanto lero lero da pior qualidade vendo o país menosprezado,

  107. Atualmente o Governo é Moro, diante das merdas dos filhos do presidente, e do acobertamento das merdas pelo pai, sem Moro acaba o governo. Ou teremos outro Maduro?

    1. É isso aí André. Moro é focado e diz que não pede demissão, o presidente que o demita. E ai desse Boçalnaro se demití-lo. a casa cai, é ou não é? O povo ama Moro!!!! Eu 💟

  108. Enfim, uma boa notícia que a Crusoé considera negativa. Parece que deram-se conta de que era preciso baixar o centralismo democrático na inteligência da Receita Federal. Nessa área, trabalhar em silêncio é a regra de ouro, nada de holofotes da imprensa. Agora é preciso, urgentemente, uma reestruturação da Corregedoria da Receita Federal, pondo gente de fora da instituição. Talvez o advogado-geral da União possa colaborar. Servidores que vazam dados sigilosos devem ser punidos exemplarmente.

    1. Pois então, que se investigue e se puna com todo o rigor da lei! Acho que estamos de acordo!

    2. Querido Jackson, já há suspeitas q pessoas ligadas a Gilmar vazaram propositalmente os dados do Ministro pra este ter argumentos pra atacar. Ou acha q essas pessoas não seriam capazes disso? Estamos em guerra, informação e contrai formação. Vc decide q lado quer ficar.

  109. Não mais nenhuma dúvida. Crusoé também faz parte da extrema imprensa que esta querendo sabotar o ministro Sérgio Moro. Quero meu dinheiro da assinatura de volta.

  110. Qual será o objetivo dos Antagonistas em continuar a fabricação de conflitos entre Moro e Bolsonaro? Quem os Antagonistas querem no poder?

    1. Silvana, sem dúvida o Mensalão e a Lava Jato pavimentaram a Vitória de Bolsonaro. Melhor assim; ele apareceu no momento certo. É um homem patriota, honesto que fará bem ao nosso país, apesar das caneladas.

    2. Cara Máxima, o Moro não estava na campanha, estava, junto aos procuradores, mplantando uma novidade no país: a punição aos crimes de corrupção. Não foi a bandeira do Jair na campanha?. Alguém imagina essa virada no panorama político, sem a lava jato?

    3. Não é por aí, Maria. O povo votou em Bolsonaro por estar cansado, exausto dos que vinham governando o país.

  111. Mexeu com Moro, mexeu comigo !!! Alto lá, capitão !!! Ou está do lado da decência ou do lado das organizações criminosas !!! Veta tudo ou vai catar coquinho.

  112. Eu conheço toda a família Moro. Ela está acima de qualquer suspeita. Sua mãe foi minha professora no Colégio Gastão Vidigal.

  113. Bolsonaro virou refém, infelizmente de vários atores. Ele e a torcida do Flamengo sabem que qualquer ato contra a Lava Jato e principalmente contra Moro acarretará sérios problemas ao seu governo. Sua popularidade cairá vertiginosamente e não mais governará. Ele foi eleito para mudar essa visão de republiqueta de bananas, mas parece que “esqueceu” disso.

  114. O Moro abandonou sua carreira e está como Ministro. Sabe que tem que ter um rumo certo fora do Ministério, daí esse posicionamento humilde e submisso dele diante do traição do Bolsonaro em todas as situações citadas. Saberá reagir na hora certa. E Bolsonaro que se cuide, abaixe o tom, senão ficará sozinho nessa turbulência interna e externa.

  115. O Presidente precisa honrar seus compromissos com o povo, especialmente com o combate à corrupção. Se Moro se cansar dos "reveses", o governo perderá sua grande sustentação. Bobagem ter dito que Moro não estava com ele na campanha.

  116. O Bolsonaro se mostra autoritário como aquele cara que fala grosso com a mulher quando chega bêbado em casa, e no boteco onde encheu a cara pagou pinga para todo mundo. Em relação aos seus subordinados é sempre na base do "Eu é que mando, eu que indico, eu sou o presidente...", mas com os deputados e senadores é um bananão, ao dizer que "Se vetar a lei de abuso de autoridade o congresso derruba o veto". Prefere o apoio do congresso? Presidente sem apoio do povo não termina mandato. Fique esperto

  117. Entre a faxina necessária e prometida, e o filho senador enrolado, o presidente vai ficar com o filho. Infelizmente os problemas do filho afetaram também o pai. Uma pena, mas hoje não tem faxina, a diarista faltou.

  118. JB sempre se apresentou como uma cara honestão que não tolerava corrupção, certo? Fomos induzidos a pensar que este governo iria apoiar irrestritamente o combate aos corruptos. Só que nomeio do caminho foi descoberto que a família está sob suspeita aplicar, lavar os recursos públicos desviados "Rachid" na milícia do RJ. Como todo este cenário o JB tirou a mascara e fez o Acordão dos 3 poderes para desmantelar a estrutura de combate a corrupção e a Lava Jato. #MoroPresidente2022.

  119. Eram claros os sinais de que Bolsonaro iria colocar Moro como ministro...mas não votei nem trabalhei na campanha por conta disso, fiz porque era melhor para a nação tirar os ladrões do poder. Infelizmente o presidente está tomando um caminho sem volta, entre ele e Moro, sou 100 vezes mais o Moro....se ele prejudicar mais o ministro e a lava jato, é certo que da minha família perderá os 40 votos que teve.

  120. Tudo muito simples! Basta prosseguir na PF/MP, a investigação sobre o Huguinho, Luizinho e Zezinho(não sei distingui-los) & o Queiroz. Aliás, vcs esqueceram dele? E as milícias? Vcs são meus preferidos jornalistas investigativos, não me decepcionem.

  121. O Bolsonaro tem que ficar mais esperto! Espero que tenha tamanho para o cargo que ocupa! Votamos nele por ser contra a corrupção! Se não fortalecer as ações de Moro, terá em mim um inimigo nas redes sociais!! Veta o pacote Bolsonaro! Fica esperto!!

    1. É isso aí. Sem Moro, sem Bolsonaro. É bom ficar esperto mesmo!

  122. Pela reportagem "troca de afagos" "rara troca de gentileza públicas" entre Bolsonaro e Moro é tratado com ironia, desdém...para dar lugar a especulação(fofoca) de violenta discórdia. A ver as próximas cenas.

  123. JB está mais preocupado com a sua prole do que com os interesses do Brasil. Pode ter levado uma eleição mas vai ficar só com essa. Ele e seus filhos sem mandatos são sérios candidatos a colegas de cela do cara mais honesto do mundo.

    1. Será? A Veja fez um pesquisa que Bolsonaro sai na frente até de Moro. Popularidade pode até ter caído, mas ainda está no topo. Segue algumas das muitas conquistas do governo: - Redução nos ministérios e ministros técnicos - Fim do sigilo bancário em operações públicas - Fim da troca de favores e cargos para aprovação de projetos - Acordo de livre comércio com efta/união europeia - Reforma da previdencia - 500 mil novos empregos - Crescimento do PIB - Crime cai 20%

  124. Fui eleitor de Bolsonaro porque fazia um trio com Guedes e principalmente com Moro. Se o trio for quebrado eu e a maioria dos eleitores de Bolsonaro ficaremos com Moro. Esperamos que o JB vete integralmente aquela merda aprovada no congresso, onde a grande maioria de suas excelências estão envolvidos até o pescoço em corrupção. Moro 2022 Presidente.

    1. Petista na área sempre sempre começa com o papinho de " votei no Bols..." mentira! Durante a campanha nunca foi dito que Moro faria parte do governoNinguem votou no Presidente por causa do Moro .Mais uma narrativa nojenta de Petista .

    2. Mentira, Bolsonaro só se aliou a Moro depois de eleito. Como você seria eleitor por causa de um trio que não existia na época? E Moro não vai ser presidente, falou disso ontem. Isso tudo é fofoca da Crusoe

  125. Jair Bolsonaro, a grande decepção das últimas eleições. TRAIDOR DA PÁTRIA! Se ele soubesse o que já perdeu de antigos apoiadores/eleitores teria muito cuidado com o acobertamento das trapalhadas do seu filho Flávio se quiser se reeleger. Caso contrário, será renegado e escorraçado pelo povo iludido. Salve a Lava Jato ou adeus Capitão de meia tigela!

    1. Penso do mesmo jeito. O vice dele e outro. Todo mundo com medinho do general que se mostra um froxo metido a legalzão. Como as Operação Mãos Limpas na Itália, nossa Lava a Jato vai terminar em pizza por culpa do filho do presidente.

  126. Essencialmente grande parte dos votos pro Bolsonaro não foram pro Bolsonaro mas anti-PT, como o meu! Bolsonaro e Tofolli parecem estar alinhados! Objetivo: impedir investigações sobre rachid Flavio Bolsonaro! Bolsonaro e filhos tem relação simbiótica, onde não se sabe onde termina um e começa o outro! Bolsonaro saberá diferenciar quem é ele e quem é Flavio? Se não souber, morrerá abraçado em Tofolli e então bye bye ações anti- corrupção, facada no Brasil é particularmente em Moro! Alberto Stein,

  127. Pra mim Bolsonaro já quebrou o gelo, ele já demonstrou que é um sem vergonha, traidor e um grandíssimo idiota.Eu estou mil vezes arrependido de ter votado nele, eu não tenho dúvidas que ele teria até coragem de nomear Lula em lugar de Moro pra salvar a pele de seu filhote Flavinho, mas a popularidade dele vem despencando a cada dia e a população já está começando a entender e conhecer melhor esse crápula,é triste ver esses pessoais contra a lava jato, eu não tenho mais esperanças com esse país.

    1. O Marcelo Madureira escreve muito bem e sabe o que fala!

  128. No Tribunal o vampiro brasileiro de toga veio com sede sobre a lava jato. A fumaça das queimadas anuais amazônicas escondem manobras de proteção paternal no Executivo. Que será de nós que fomos ao micro ondas depositar nosso voto de confiança no capitão?

  129. Achei que tinha assinado uma revista de noticias politicas. Fui burro, é uma revista de fofocas. Inventam crises, demissões e intrigas, nada se concretiza. Agora estão inventando campanha eleitoral de Moro e isso resulta em atrito com Bolsonaro. Patético.

    1. Se um dia o Bolsonaro for preso, haverá muitos na porta da cadeia montando acampamento. A Cris pelo jeito será uma delas... O traidor vende um pais pra defender o filho e depois vem falar em patriotismo...

    2. A matéria foi excelente. O JB está indo na contramão do que pregou na campanha.

    3. Endosso o teu comentário. A propaganda inicial e algumas matérias muito boas. Parece que agora está sobrando muita imaginação. Prefiro ouvir as opiniões muito mais equilibradas da programação da Jovem Pan. Essas baseadas em fatos. Lá estão, entre outros, Felipe Moura Brasil (colunista dessa revista), Augusto Nunes, Caio Coppola. Não aliviam ninguém. Não deixam factóides prosperarem. É uma pena!

    4. A verdade é que a lava-jato foi usada, como bandeiras, pelo presidente nas eleições. Sérgio Moro foi usado para dar credibilidade a essa promessa de campanha. Nada disso resistiu a ameaça da justiça ao filho 01, evidentemente enrolado no caso Queiroz, de rachadinha e envolvimento com milicianos. O presidente finalmente mostrou sua fraqueza e seu rabo preso.

    5. será? para mim a matéria foi legal. não podemos endeusar um presidente que anda em contramão à justiça.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO