Levante no MP

09.08.19

Procuradores que comandam as unidades do Ministério Público Federal nos estados começaram a articular um protesto para o caso de Jair Bolsonaro escolher Augusto Aras para o posto de procurador-geral da República. A ideia, lançada em um grupo de WhatsApp que congrega os chefes das procuradorias nas 27 unidades da federação, é que eles entreguem seus cargos tão logo o presidente anuncie o nome de Aras para suceder Raquel Dodge. Ao menos dez procuradores-chefes já toparam. Uma das razões da oposição ao preferido do Planalto é que ele se preocupou em costurar a nomeação por cima, conversando diretamente com o palácio, e deixou de lado a própria categoria. A outra é que Augusto Aras acumula as funções de subprocurador da República com as de advogado. Até alguns anos atrás, ele figurava como sócio de um escritório de advocacia com sede em Salvador, fundado por seu pai. Agora, diz que hoje só atua como consultor da banca.

Pedro Ladeira/FolhapressPedro Ladeira/FolhapressAugusto Aras: ele é o preferido de Bolsonaro

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Deltan Dallagnol é o número 1 dos brasileiros, é lógico que o STF irá ficar putinho...e quem liga pra este STF leniente com os maus políticos.

  2. E o preferido do povo brasileiro é Deltan Dallagnol! O Bolsonaro é cego e surdo? (mudo a gente sabe que não é, porque fala bobagens pra caramba...)

  3. A LAVA JATO, apesar das tentantivas dos bandidos, nunca decepeciona seus apoiadores que se mantém fiéis por motivos óbvios. Da meritocracia, temos a mesma resposta para a pergunta: qual Procurador merece por todo trabalho realizado e bem sucedido a cadeira máxima da PGR? DELTAN DELLAGNOL. Óbvio! Meritocracia.

  4. DEPOIS Q JB COMPAROU DELTAN A UM ESQUERDISTA DO PSOL, DESISTI DE ACREDITAR Q ESSE LOUCO Q ACHA Q ELEGEMOS UM MONARCA E SUA CORTE DE PRINCIPES. DISSE Q GOVERNARIA COM OS MELHORES E NAO FEZ ISSO. TIRANDO MORO, GUEDES E TARCISIO, O RESTO E' O RESTO.

    1. ESPERO SINCERAMENTE Q VC TENHA RAZAO, MAS EU ESTOU CD VEZ MENOS ESPERANCOSO, ELE DISSE Q GOVERNARIA COM OS MELHORES. TIRANDO O MORO, GUEDES E O TARCISIO, E'UM MAR DE INCOMPETENCIAS E AINDA VAI NOMEAR, NA BASE DO TOMA LA DA CA, SEU FILHO Q MAL FALA INGIES, EMBAIXADOR NOS EUA.

  5. Confesso não ter conhecimento sobre esse candidato. Crusoe poderia nos abastecer com mais informações além da ciumeira manifestada pelos procuradores das regionais

  6. Parece que a onipotência de Bolsonada vai levá-lo ao cadafalso bem antes do tempo - este indivíduo não consegue acertar uma....e pensar que parecia ser a solução.... ledo engano, meu inclusive!

  7. não é possivel que Bolsonaro caia nessa esparrela de nomear o Aras, que seja tão ingênuo. Se o fizer, creio que desaponta seus eleitores e perde um tanto de apoio popular.

  8. Nestes momentos decisivos é que vamos conhecer a verdadeira face do Bolsonaro. se não indicar Moro para o STF e um procurador da lista do MPF mostrará que está alinhado com a velha política.

    1. E onde está o Lulinha ? ninguém fala e questiona, porém pau que da em Chico também bate em Francisco , não e mesmo? na Venezuela ou Cuba certamente nunca estará, não e verdade ?

    1. Concordo com vc Heitor . Esta lei é implacável ! Cuidado com ela , presidente Bolsonaro !!!

  9. POR UMA PÁTRIA LIMPA !!! PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO: Por que o povo brasileiro é obrigado a aturar personagens ególatras, portadores da "úlcera da alma", senhores do arbítrio que não suportam o sucesso alheio ??? PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO: AGUARDAMOS UM GESTO DE CORAGEM QUE TE FARÁ MAIS FORTE !!! Cale os patifes, velhacos, infames, pulhas, enfim, os canalhas que desonram nossa amada Nação !!! * DELTAN DALLAGNOL NA PGR, JÁ !!! * SÉRGIO MORO NO STF !!!

    1. Inveja do sucesso alheio é o Pecado Maior. É o q está acontecendo com Moro e Dalanghol. Triste fato

  10. Do jeito que JB é, sempre estando do lado errado das coisas parece ser este o candidato que mais se assemelha com ele. O país está de cabeça para baixo.

  11. Se Bolsonaro escolher um PGR que critica a Lava-jato vai arrumar encrenca com todos os brasileiros que apoiam a operação e são absolutamente contra a corrupção.

  12. O presidente estará dando uma enorme rasteira em seu eleitores. Acho que se seguir por esse caminho não se reelege!! Inacreditável!

  13. Tambem sou contra indicacao ao STF, STJ, STE e PGR alem de muitos outros setores da maquina estatal que afetam diariamente a vida dos cidadoes. Mas nesse caso e muito importante o Dallagnol seja o proximo PGR, so assim a Lava Jato conseguira seguir em frente e dar um jeito nesse pais, doa a quem doer, chega de OCRIM. Outra coisa, se um presidente e preso ou impichado, todos os indicados por ele deveriam perder os seus postos, pois o presidente perde a reputacao ilibada para indicar alguem.

    1. Prezado(a), boa noite. Essa sugestão carrega um grande problema. O PT indicou vários ministros ao supremo. Se ao julgar uma condenação, por exemplo no STF, o que você acha que aconteceria se os julgadores indicados, ao prolatarem a sentença condenatória, perdessem também seus cargos? Não creio que sejam altruístas os ministros do STF. Saudações!

  14. Deltan Dallagnol na PGR! As forcas ocultas têm medo dele. Como Ministro da PGR, ele será ainda mais valioso para Sérgio Moro.

  15. Nem nos governos corruptos do PT deixou de ser nomeado procuradores da lista do MPF. Aí vem o Biro Liro fazendo acordo na surdina pra nomear esse cara. Vai tomar no cu!

  16. Se o nosso Capitão não marcar um gol de placa, nomeando o DELTAN para a PGR, esta bola colocada na marca do pênalti pela maioria consciente da nação, nomeando, na contra mão, o Aras do Toffoli, Maia, Alcolumbre (e pasmem... do próprio Lula, sim, putzgrila!... 🤬), nunca mais conseguirá sair do colo destes corruptos. E se consagrará como o PATO do tal PACTO, dando um enorme e imperdoável passo para traz, em sua até aqui já errática caminhada como Presidente da República Federativa do Brasil.

  17. Se for ameaça séria devem entregar o cargo e pedir exoneração. Vão trabalhar na iniciativa privada e exigir que o sono da empresa nomeie o chefe de suas preferências

  18. Procurador atuando também como advogado? Fala sério!!!! Perdeu-se a compostura de vez. Será que ninguém mais sabe o que significa "República" neste pobre País?

    1. Ele deve ser um procurador antigo, que entrou antes da Constituição de 88, e pôde manter a advocacia. Eu acho um absurdo, são posições incompatíveis, mas é possível.

    1. Tem um tal de Paulo Gustavo de tal, apoiado pelo Gilmar Mendes. É mole?

  19. Espero que essa besteira o Presidente da República não cometa. Seria uma baita sacanagem para com o Ministério Público. Não se pode "brincar" em serviço.

  20. Cheio de privilégios e com o ego e a vaidade nas alturas, eles vão entregar os cargos. Anham, podem ficar esperando sentados.

  21. Atua como consultor? E pode isso? Mesmo que ele saísse hoje do MP, ele não deveria ainda passar pelo instituto da quarentena?

  22. O que mais me preocupa nem é a semelhança do Sr Aras com o Stedilile mas sim, o seu discurso esquerdoso . Além do mais, ele não tem a energia e nem a determinação do Dallagnol .

  23. Segundo o próprio Bolsonaro, cada vez que se publica algo contra Aras, este ganha pontos para a indicação. Suponho que isso signifique que a escolha já foi feita. O Presidente se mostra muito mais empenhado em promover o desenvolvimento do país, no que não está errado, do que promover o combate à corrupção e criminalidade, erroneamente. Segue “comprando” a boa vontade do Congresso para que aprovem seus projetos. Não precisava tanto. Afinal a Reforma da Previdência passou na Câmara com folga.

  24. Que dizer que o direito do Presidente escolher o novo Procurador Geral não é mais dele? Esses caras são uns democratas, não são?

    1. ...concordo plenamente c vc, Antônio. Nem PGR e nem Ministro do STF devia que ser indicado pelo Presidente da República, pois dá em que está dando. PGR só por votação do MP e Ministro do STF só por carreira. Ahi acaba a puteria...

    2. É um "direito" que sempre questionei, pois é estranho demais. Indicar alguém que vai te fiscalizar é muito estranho a meu ver. Mesmo sendo um direito do presidente, entendo a posição dos 27 procuradores regionais, pois a escolha do PGR afeta a vida de todos e, principalmente do MP como órgão.

  25. Também sou contra essa indicação, porém se acontecer e os procuradores estaduais decidirem entregar os cargos seria um ÓTIMO passo para o BRASIL, porque a maioria está no caderninho dos petebas.

    1. ...se eles (os procuradores estaduais) fossem, não iam entregar os seus cargos no caso de Aras ser indicado... que falta de lógica, rsrsrs

  26. E contra os ataques que estão sofrendo do STF, Hackers, PCC ...?Nada? Nenhum pronunciamento? Só pensam em mordomias, penduricalhos e poder...

    1. Absurdo é advogado da união ser funcionário do governo e ter honorários.

  27. Acho um escândalo procuradores públicos poderem manter suas atividades privadas de advogados.... como evitar conflitos de interesse e vazamento de informações sigilosas, se há possibilidade de ganhar $$$ com os documentos aos quais os procuradores têm acesso por força da função que exercem ? Me parece o mesmo artifício pelo qual as cônjuges dos nosso supremos ganham milhões em seus escritórios de advocacia.... e a OAB garante o sigilo e o pagamento adiantado dos honorários !

    1. Quer dizer que se o filho(a) do Moro no futuro se formarem em direito não poderiam advogar se o pai for nomeado ministro do STF? Absurdo é procurador advogar sendo funcionário público. Absurdo é o tráfico de influência e não o exercício da profissão

    2. E advogados que são filhos ou esposas de ministros do Supremo? Absurdo!

  28. Puro corporativismo, então? Renunciar por algum motivo digno não, mas por corporativismo da lista tríplice sim? Não atoa só gente como Janot e Dodge se dá bem nessas listas

    1. Está escarrado na cara desse Aras que ele é da banda podre do MPF. Se o Bolsonaro cair na esparrela, vai se dar muito mal. Quem viver verá!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO