Ainda dá para corrigir, Bolsonaro

17.05.19

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem.

500
  1. Contundente e sensato! Bolsonaro tem pedras gigantes no caminho. Nos descaminhos do Brasil grande, pobre, agrícola, gestão pública desastrosa nos três poderes (minha impressão) com a coletividade, o exercício da maturidade, do diálogo, da boa palavra, da revolução firme, contudo respeitosa, é ESSENCIAL. Tornemos fosca as injustiças do STF com o brilho justo do Moro. Tornemos brilho a reforma liderada por Paulo Guedes na vizinhança. Mais de cinco mil municípios pra conscientizar. O povo precisa.

  2. Muito bem falado. Se o governo não mudar. Deixar os ministros trabalharem e o congresso fazer o trabalho deles Não vamos sair desta confusão por incapacidade e falta de jogo de cintura de um presidente alienado

  3. Tomara que de tempo, Sabino. Aliás, quando vocês (antagonistas) vão tratar o congresso e seu presidente, passando pelos congressistas do centrão principalmente, o STF passando pelo Gilmar e "companheiros" de toga assim como trata os membros do executivo? Vai demorar ? Ou veremos (infelizmente) vocês "aparelhados" com a "grande" imprensa no mesmo tempo em que acham que o Presidente vai "cair"...

  4. Que o governo errou um pouco na comunicação, isso eu concordo, contudo, sabemos bem como a mídia brasileira em geral trata o atual governo. Pelo passado na Veja, certamente o Mário Sabino sabe bem mais do que nós, meros mortais como "a banda toca" nas redações dos grandes grupos de mídia. Apesar dos pesares, dificuldades iniciais, estou 100% com o Governo Bolsonaro!!! Creio e espero dias melhores para nossa nação!!! Agora, dialogar rupublicamente com o Centrão, não dá, nobre Sabino!!!

  5. De todo seu comentário eu cheguei a uma conclusão. Não sei quem esta errado se você ou Bolsonaro. Ele alega que nunca abrira mão dos princípios que sempre defendeu e você sugere que Bolsonaro deve ceder às exigências do Centrão porque se não fizer isso ele não terá mãos nem para segurar os princípios que defende. É no minimo curioso seu ponto de vista quando na sua analise você se esquece de considerar o POVO que é a autoridade para definir isso. A PASSEATA DE 26/05 VAI SER UM BOM INDICADOR

  6. Os "iluminados" de O Antagonista" se projetaram com crísticas que faziam a governantes passados. Hoje, têm dificuldade de entender um governo politicamente "incorreto", que ousa, de forma nem um pouco convencional, governar sem terríveis vícios que esvaziaram o erário, deturparam cultura e moral, perverteram consciências, reificaram pessoas. O mundo ideal ("intelectualoide") de alguns "antagonistas" não comporta o mundo desprovido de discurso apurado, consciencioso, recheado de faz de conta!

    1. Concordo com a referência feita ao astrólogo insano: é, sem dúvida, guru insano.

  7. Não sou coro com xingamentos, mas se existiram contra o articulista, possivelmente tenham encontrado eco quando ele entende que estavam apenas "estudantes" nas manifestações contra "cortes" (a mídia se recusa a usar o termo correto, que é contingenciamento) da educação. Lula Livre, políticos do PT, MST, bandeiras vermelhas, professores do ensino fundamental - que não têm absolutamente nada a ver com o contingenciamento, que afeta apenas o nível federal, estavam nas ruas fazendo o que? 26/05!

  8. Concordo em partes Sabino. Não somos donos da verdade, sabíamos que Bolsonaro não era um grande administrador. Não esperávamos que um parlamentarismo paralelo iria buscar espaço ao invés de contribuir como o governo. Mas dá pra corrigir isso ainda, o próprio Bolsonaro precisa se ajustar ,concordo, em muitos pontos. Não negociar ou favorecer o fisiologismo, talvez mais em relação a não criar inimigos desnecessários. Enfim, esse será o melhor governo da história do Brasil, eu acredito.

  9. Mário Sabino, entendo de maneira diferente o momento. Todos sabemos que quem foi para a rua gritar frases desconexas contra o Capitão, foi a corja de sempre: lulistas desesperados, políticos com prontuário policial, sindicalistas enfraquecidos pela falta de dinheiro dos trabalhadores, UNE e MST sem dinheiro público para financiar os vândalos contratados, professores ameaçados de perderem privilégios e estudantes desinformados. Investigue a realidade de nossas universidades. Só balbúrdia.

  10. Péssimo editorial. Não retrata a realidade. A realidade é que a comunicação mudou e é É será cada vez mais pelas redes sociais. Vocês terão que buscar outras fontes de renda.

  11. Estou de pleno acordo com a análise do atual cenário político feita neste editorial. É uma pena que o nosso país esteja sendo entregue de volta aqueles dos quais queríamos nos livrar.

  12. Essa turbulência na politica talvez seja positiva. A imensa maioria dos brasileiros entendem melhor esta linguagem direta, às vezes tosca do Bolsonaro. A verdade é que conheço muitas pessoas, trabalhadoras, morando em SP, que confundem literalmente a palavra "burocracia" com "democracia". Por aí você faz idéia do que a população entende dos noticiários.

  13. Mário, o que acontece com o Antagonista? Chamar quem apoia o presidente de "milicias", VOCÊS têm certeza disso? Quantos milicianos seriam, 20 milhões? Talvez 50? Porra, foram esses que VOCÊS rotulam de forma lamentável que o colocaram na presidência contra TUDO e todos, não é? O que é isso, companheiro? Olhe para a parte cheia do copo....tenha santa paciência.

  14. É um governo sem imaginação. Repisam sempre os mesmos termos e velhos refrões, como se estivesse em campanha. Mario vão lhe irrogar a inépcia que não tem ao avisar democrática e educadamente dos perigos do não exercício da Presidência durante dois meses, tirando o hospital. Sentou, parece, na cadeira presidencial. Vamos aguardar os acontecimentos que são diários, quando nada há eles conseguem criar algo que perturba a todos. O povo fala que Deus é brasileiro, o melhor é rogai por nós.

  15. Gostei! Espero que o nosso Presidente leia e reflita. Sou sua eleitora e continuo torcendo por nós brasileiros mas concordo com você, ele está dando munição para a oposição e para as forças corruptas, na política e em outros setores.

  16. E apesar de ter recebido opiniões contrárias às suas, de seus leitores, vc continua esculhambando Bolsonaro como se ele estivesse no poder por 15 anos e nada tivesse feito. Não se esqueça de que nosso presidente esteve internado num hospital por três meses, lutando por sua sobrevivência. Vcs parecem adolescêntes mimados e imediatistas, que exigem tudo pra ontem, é como se estivessem torcendo pra que nada dê certo mesmo.

  17. Sabe o que o governo está precisando (pergunta) é de um bom marqueteiro. Falar menos, escultar mais. Os filhos podem muito bem emitir suas preocupações mas em particular , não pelas redes sociais. Não ficar respondendo a todo o tipo de provocações da esquerda, logico que algumas serão necessárias.

    1. Absurdo achar que o executivo é a maior parte do problema.

  18. razoavel, seria melhor entrar com as sugestoes e nao as criticas, como se o outroa lado nao existisse, mas e razoavel sua materia...pode melhorar seu servico ao pais abrindo mao dos bordoes da imprensa

  19. Ótimo comentário. Bolsonaro perdeu muito em ouvir o filho até hoje traumatizado e o guru imprudente e sem respeito ao próximo. Precisa tomar as rédeas do governo e ouvir as pessoas que o cercam. Aceitar as críticas e não arrefecer diante dos envolvidos em falcatruas como Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre. Tem de enfrentar o STF, dizendo que não aceita ministros defendendo bandidos e apoiando a ladroagem petista.

  20. O presidente esta se mostrando a Dilma da direita:Assina decretos que não sabe do que se trata,está sem noção do rumo correto a tomar e sejamos francos,só fala bobagens.Gostei de seu texto Mário,mas não acho que tem jeito não.

  21. Tenho a convicção que temos que fazer prosperar uma reforma política que contemple o voto distrital puro com recall. Só assim teremos uma democracia de verdade. Imagino poder tirar o mandato de Maia, o nervosinho,por um sistema legal. Aí sim essa gente do centrão iria realmente trabalhar e prestar contas ao contribuinte/eleitor.

    1. Amigo, para que isto possa acontecer e preciso que o Brasil saia desta inércia política e comesse a produzir bons número na economia. Só assim o povo que falta acredite que nosso país pode dar certo.

  22. Essa decisão do Bolsonaro de montar um Ministério Hibrido com Generais em fim de carreira e Civis me parece temerária porque Militar Comanda e não Governa disso nós já tivemos provas desde a época na qual eles estiveram no poder a história vai se repetir ?

  23. Concordo com sua tese Sabino. Como eleitor do "fora PT", só vejo uma possibilidade do projeto ter continuidade. Iniciarmos um imediatamente o projeto, " seja bem-vindo, general Mourão!

  24. Infelizmente, é a mais pura realidade. O presidente deveria afastar-se das redes sociais. Ouvir os experientes e fechar a boca. O vício de ser parlamentar e estar protegido pela lei o faz dizer o que pensa. O ser humano só diz o que pensa quando é criança ou está louco.

  25. Sinto falta de reportagens q abordem com maiores detalhes sobre o q o Centrão, a esquerda, o STF e a mídia estão fazendo contra o governo. Realmente inviabilizando o seu governo!!!

    1. Conversando com um amigo sobre essa investida do centrão contra o governo, chegamos à conclusão que isso é culpa "nossa". Se o povo brasileiro não tivesse votado nos Calheiros, nos Maias e nos Collors da vida, não estaríamos passando por isso. Serve de lição para "aprendermos".

    2. Exatamente. Sônia e João. Poucos congressistas altamente articulados e profundos conhecedores dos meandros de Brasilia mantém os governos como reféns. Bem que a Crusoé podia listar estes congressistas.

    3. Sonia, estou de acordo com voce. Por que a nossa revista não escancara as reais intensões dessa corja do centrão?

  26. Nem vivo, nem morto, o que estes canalhas do centrão e da esquerda querem é manter o paciente nos aparelhos, na UTI, sob o controle deles. Nem uma Venezuela e nem uma Suiça, apenas um Brasil para que eles possam continuar com a velha política, fazendo esquemas e corrompendo o sistema,onerando a população cada vez mais sofrida. São vermes.Até quando vamos nos segurar e não utilizar do Artigo 142 da C.F. para acabar com esta bagunça e desprezo que se submete o povo a estes congressistas vagabundo.

  27. Seu diagnóstico está cada vez mais desconectado da realidade. Não foi uma "manifestação", ali estavam os mesmos pelegos parasitas e partidos de esquerda inconformados com a derrota. Farão isso sempre, seja qual for o motivo ou mesmosem motivo. Vocês do Antagonista é que pegam carona para expor a pauta de vocês.

  28. Infelizmente sem conchavos não governa. A podridão na política não tem solução. Estão fazendo tudo para que a MP 870 caduque para voltar os ministérios extintos. A imprensa critica mas não coloca em evidência esses bandidos.

  29. o negocio o seguinte!!! corrigir quer dizer fazer acórdão?? NAO QUEREMOS NOSSO CAPITAO DO GEITO QUE É? A midea porca quer continuar a receber grana, politico quer continuar a roubar a nacao alguns empresário corromper. CHEGA TENHAM VERGONHA NA CARA. Se e que sabem que e isto

  30. Excelente! Será que o Bolsonaro le? Eu mesma votei nele pra tirar o PT mas com a sua verborragia estupida e a dos seus filhos estão acabando com a possibilidade de um governo que se disse sério! Decepção total!!!!

  31. Vocês das imprensa, que acusam os defensores de Bolsonaro de MILICIANOS, deveriam entender que, os cidadãos que o elegeram querem tão somente um PAÍS DECENTE e que BOLSONARO é o ÚNICO POLÍTICO QUE COMPREENDE E DESEJA ATENDER ESSA EXPECTATIVA. A outra opção é DEIXAR TUDO COMO ESTÁ, que parece ser o que vocês querem.

    1. Sinto muito querida, mas essa sua tática de criticar Lula para poder interagir aqui já foi usada por todos os esquerdopatas neste espaço.

    2. Parece que estou vendo outro encantado por aqui. Os petralhas me cansaram por estarem encantados pelo lulaladrão...agora nasce uma leva surda, muda e cega encantado por outro Jum...opa...político. Acorda Brasil...não devemos ter lado que não seja a verdade e o Brasil.

    3. será? tenho a impressão que estamos com outro político com o poder de "encatamento". Olhe aa atitudes do governo, eles não estão precisando nem da oposição.

  32. É notório a inexperiência do Presidente de lhe dar com situações adversas. Mas sinceramente, é praticamente impossível administrar com os demais poderes querendo derrubá-lo. Como explica a Reforma da Previdência e o Pacote Anti-Crime tão essencial ao País ainda não terem sidos aprovados. Interesses escusos por trás disso, que pensam em tudo, menos na população tão sofrida desse País.

    1. Iolanda, já não basta a cambada enorme de esquerdopatas por aqui, agora me aparece você? Deus me livre....

    2. explicacao: falta empenho do próprio governo e do presidente. quantos "posts" ja que governa pelas redes sociais, ele postou? quanto o governo tem se empenhado nisso?

  33. Acho que o presidente devia parar de usar redes sociais, segundo; usar a tv para que os brasileiros saibam o que de fato está acontecendo.

    1. As redes sociais já ajudaram a eleição de Bolsonaro, mas a bandidagem não se rende facilmente. Temos alguns bons milhões de celulares e alguns bons milhões de usuários de celulares que malmente sabem ler e não se informam pelas redes e sim, ainda pela imprensa convencional. Como o articulista coloca muito bem o pt e agregados sabem usar a imprensa tradicional para atingir um grande número de brasileiros que não tem muito discernimento do que se passa na política

    2. Iolanda e walmir, vcs falaram algo muito interessante: parar com redes sociais e usar a imprensa convencional, que não se resume a Globo. Mas antes de mais nada o presidente tem que livrar desses filhos e desse guru pegajosos.

  34. Venho pedido que o Presidente coloque articuladores políticos antigos , que sejam lhe sejam úteis, como Ana Amélia e que conhece como agir com os políticos mais antigos. Arranje um nome de um novo cargo e coloque um na Câmara e outro no Senado. Mas aqueles dos bons, leias e éticos. Como ajudaria os Ministros e o Presidente. Vamos lá Presidente!! Não custa tentar!!!

    1. Peço desculpas pelos erros na escrita. Estava com mais gente em casa e cometi erros na construção de frase e de palavra( leais).

  35. Alguém precisa dar um tapinha nas costas do Presidente e dizer: meu amigo, não se engane. A maioria dos teus votos não foi para você. Foi contra o pt. E a bagunça que você esta fazendo com coisas sem importância esta viabilizando a volta desse lixo. E ai, você não vai mais ter esses votos não.

  36. Pergunto aos "sábios" da revista: como o Executivo deve agir politcamente para tirar o país da completa desordem, tendo parcela majoritária do STF, do Congresso e da Imprensa contrária às reformas e ao combate às estruturas criminosas responsáveis pelos altíssimos níveis de corrupção e violência?

    1. a imprensa tem feito muito mais pra aprovar a ptevidencia que o próprio presidente...que tem se esquivado do assunto ou atrapalhado.

  37. Seria legal escrever claramente ao Bolsonaro! Somos o Brasil, somos parte do avião que queremos que chegue ao destino final com sucesso! Somos unânimes aqui em ter claro que Bolsonaro é do bem... daí tanta dificuldade... é uma luta contra o mau ( verdadeiramente )... De repente poderia ser criada uma coluna ao presidente com sugestões de conselhos semanalmente! O Presidente PRECISA DE SÁBIOS CONSELHOS... Sábios vocês são🌟🌟🌟👁👁👁🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  38. Sabino, sou admirador de seus artigos, porém desejo que o dioguismo não decresça seu ângulo de visão. Evidente que Bolsonaro ainda tenta se adaptar ao fato de agora ser um estadista, porém ficam claras também suas boas intenções. Em seu texto ele é apresentado como o único culpado por uma "crise" de governabilidade, quando, logicamente, esta "crise" está sendo criada principalmente por setores corruptos do sistema, com o intuito de lucrar com o enfraquecimento do governo.

    1. Verdade, talvez quando você tirar a venda do esquerdismo, consiga ver um palmo na frente do nariz.

    2. será? quando tiramos a venda ideologica de nossos olhos é mais facil enxergar as verdades. A culpa não é SÓ dos corruptos e TAMBÉM é dos governos incompetentes. AMBOS contribuem para o caos.

  39. O guru louco acerto tudo nos últimos 25 anos. Paulinha da força declarou oque pensa e como pensam boa parte do centrão e oposiçao. jura que acreditam em articulação ?

  40. Tivesse o presidente metade da inteligência e maturidade de um Mario Sabino ou de um Diogo Mainardi e essas confusões nem teriam começado.

  41. Mario , os cães ladram e a Caravana passa. Seu texto e mais um fio de esperança e alerta ao PR , li e reli o texto atribuído a um candidato a cargo eletivo , que o PR copiou. Me diga onde esta o erro de analise politica e histórica. Eu , não encontrei

  42. é o que vamos fazer? Cruzar os braços e deixar os corruptos tomarem o poder? Em outras palavras, qq pessoa que o povo coloque no poder, que não se renda aos corruptos, será deposto. Ninguém ta preocupado com o país.

  43. Seu Sabino, o senhor se esquece que Bolsonaro não é um deus, se esquece que a culpa do que está acontecendo é de Maia e seus asseclas, que desde que começou o governo só boicotam, que querem o poder a qualquer custo? No próximo dia 26 haverá manifestações no Brasil inteiro, aí sim vamos ver quem tem razão.

    1. Minha conclusão para ficar no politicamente correto, é que estes colunistas são uns românticos. É como querer convencer um psicopata na base do diálogo.

    2. Acabei de comentar sobre a coluna do Mainardi e repito aqui. No próximo dia 26, estará nas mão dos 57 milhões que elegeram Bolsonaro mostrar para a corja de canalhas que infesta o "congresso" e o "stf" que não irá mais aturar que tudo continue como sempre. Essa é a última chance que temos.

    3. como governar honestamente, com esses boicotes constantes? Enquanto não mudarmos a cara do congresso, ninguém conseguirá governar esse pais. Tem que estar alinhado com o Mecanismo.

  44. Bolsonaro precisa sair da sua trincheira virtual e governar o país. Precisa falar com as pessoas e com o congresso, de forma transparente assuntos relevantes para o país. Ele critica tanto as ditas "ideologias" mas se apaga a um guro que nada tem acrescentado ao país. Menos fofoca e mais dedicação para que as mudanças que o Brasil precisa ocorram.

  45. Para melhorar o governo, basta Bolsonaro dar um freio (DE VERDADE) em Carlos e nos Olavistas. Desde o início do governo, todas as crises foram criadas por esta ala...tô mentindo?

  46. A impressão que temos, é que todo novo caminho, ao ser trilhado, demanda correções, ajustes na direção posto que o sentido é sobejamente do seu e do nosso conhecimento. Mas o que desconheciamos é que em nosso País o Presidente só preside se unido com os desejos espúrios da velha política. Se esta escura união não se efetivar, então o País passa a ser comandado por uma dupla de políticos que presidem as duas casas legislativas, à revelia dos do País. A nação não os escolheu e eles nos governam.

    1. A nação os escolheu, sim, pelo voto, feliz ou infelizmente. Não escolheu o astrólogo e sua trupe de aloprados. E apenas uma parcela da população do município do Rio de Janeiro escolheu o maníaco do parque, pateta 02, como vereador. A falta desse entendimento é uma das principais causas do fiasco, esperamos que inicial, desse governo.

    2. Caro Sérgio infelizmente a nação os escolheu, através do voto. Como no sistema presidencialista, o executivo atua sob o controle do legislativo através da aprovação ou não das normas, teremos que esperar as próximas eleições em 2020 para remover as raposas do congresso.

  47. Pergunto: está criticando o governo pelo contingenciamento? Não seria melhor falar que os governos anteriores cortaram e não recolocaram os cortes e deixaram esse buraco para o governo atual contingenciar?

  48. Na minha opinião vocês acabam ajudando os oportunistas com suas críticas nada construtivas. Há sim, sem dúvidas, uma bagunça interna inerente a um governo novo e de certa forma despreparado, mas é a nossa única esperança... Bolsonaro tem lá os seus defeitos, mas está verdadeiramente tentando resolver os problemas do Brasil. Mas toda a imprensa está ajudando a boicotá-lo, inclusive vocês, dando espaço à discussão de fofocas internas e desconstrutivas. Bolsonaro e o Brasil não precisam disso.

  49. Bom dia O problema não é o presidente e sim o congresso que quer pressionar o governo para tomar algo em benefício próprio e ele já disse que não negocia cargos, o povo tem que ir as ruas para que o congresso vote para ajudar o país ou eles estão pensando que não vai dar nada insistindo em jogar contra o povo.

    1. E os Militares ficaram com o Temer quando o áudio da JBS vazou. Nenhum grupo escapa.

  50. Votei no Bolsonaro e confesso que estou achando o governo dele uma balbúrdia, uma bagunça, um sem-foco descomunal. Será que ainda tem tempo? Coitados de nos brasileiros

  51. O que você ULULOU mesmo? Parece que vocês nunca lideram com pessoas honestas que procuram fazer o melhor para um país cheio de analfabetos e oportunistas que só pensam em lucrar usando o poder. E vocês se incluem neste grupo. Afinal vocês têm conseguido muito assunto para reportagens não é mesmo? Tudo isto despertou em mim sentimentos nunca antes percebidos. Descobri que podia ter colaborado mais por um país melhor. Apesar dos meus 69 anos vou continuar na árdua luta com Bolsonaro.

    1. Xingamentos, xingamentos e mais xingamentos. É tudo que oferecem.

  52. Ao parece voce esta equívocado. O presidente Bolsonaro sofrendo uma pressão muito grande por conta do sistema perverso do loteamento do orcamento. A imprensa seria procuraria divulgar as marolas da politica suja e parasita de alguns grupos economicos que dele sobrevivem, sindicatos de servidores publicos. toga e militares. O Antagonista e Crusoe não podem perder esta grande oportunidade, em que pese os riscos de sofrerem novamente censura..

  53. Várias pessoas querem que Bolsonaro ceda às chantagens do congresso comandado por corruptos. Ele tem que manter o compromisso com seus eleitores de primeira hora

  54. Será preciso desenhar? Mais claro e objetivo impossível. Até eu que não entendo nada de política, Congresso e penduricalhos diria a Bolsonaro por que não te calas e comece a trabalhar!

  55. Mário Sabino, é com tristeza que concordo com sua perfeita análise. Tristeza por constatar o desnorteamento do governo que se dissolve a olhos vistos, acabando com nossa última chance de ver um país melhor. Chega de filhos do Presidente declarando sandices, chega de Bolsonaro falar pelos cotovelos completamente fora de sintonia com o cargo que ocupa, chega de guru desbocado e desclassificado se meter no governo. Não foi para isso que elegemos Bolsonaro para Presidente. CANSATIVO DEMAIS!!!!

  56. As tradicionais maneiras de negociações entre o executivo e o legislativo trouxeram a sociedade brasileira até aqui. Achando que todo castigo para o povo inerte é pouco, políticos corruptos e ladrões contumazes, aliados à banda podre do Judiciário, querem continuar roubando e não aceitam a nova postura de um presidente de não negociar com quadrilheiros. Parece que cada vez mais pessoas querem a ruptura com as práticas da bandidagem tidas como normais. Quem tem medo da ruptura?

    1. Perfeita a sua avaliação, é também o meu sentimento, Bolsonaro luta contra tudo e contra todos, desde corporações de comunicação até orcrim e políticos de condutas duvidosas pra dizer o menos. Temos que apoiar nosso presidente, ou caso contrário iremos morrer afogados pela lama da corrupção. Acordem enquanto é tempo.

  57. Dentro de uma certa visão o título da matéria é bom e serve para muitas ocasiões, parece um conselho, sincero, diante de um diagnostico de fracasso. Eu diria o mesmo, ainda dá tempo para corrigir os rumos do Antagonista.

  58. Excelente essa análise! Tremo ao pensar que ela está a ponto de se sair da linha do virtual e entrar na vasta planície do real. Enquanto JB estiver acariciando seus "filhinhas", isso não vai dar certo. Isso torna-se mais óbvio a cada passo dado nas investigação das estrepolias do clã Bolsonaro. A cada dia se consolida o dito: "Onde tem fumaça, tem [ou teve] fogo.".

    1. o bolzo nao jurou a constituição ao assumir o poder? a constituição fala em ditadura ou democracia? nos USA falam em fechar o congresso lá, mas olha cabeção, ta pisando na maionese,.

    2. Diego será que você é um velho caduco ou é um jovem que não estuda. O meu Deus! Onde está o momento de reflexão desse indivíduo? Dorme com esse barulho "fechar o Congresso".

  59. É por aí. Mas tem muito mais coisas acontecendo. Concordo que o Bolsonaro não deve chamar idiotas úteis de idiotas úteis, eles não gostam. 😂😂😂

  60. Recomendo ler antes a capivara dos congressitas no site abaixo. https://www.politicos.org.br/ranking Ai vamos ver quer ainda não entendeu o que está acontecendo. Mario, de qualquer forma...ainda dá tempo.

    1. B17 que me perdoe, mas o figurino de presidente está pesando demais!! Mais fácil ser candidato! Por que se lançou a governante? Queria perder????

  61. Respeito. Mas vc não analisou outras variáveis. A análise está superficial. Enfim, tomara que ele continue polêmico e desperte o debate sobre temas interessantes que anteriormente eram considerados tabu. Muita gente não comentava com medo de apanhar na rua. Com as jogadas metafóricas Bolsonaro começou a mostrar o que tinha por debaixo do tapete: muitas falcatruas. E o povo está mais lúcido e sabedor de que muitas universidades são o símbolo da decadência do Ensino e Pesquisa no Brasil.

    1. Isso só será verdadeiro se no próximo dia 26, o grupo Bolsonarista tomar as ruas em apoio ao Presidente. A maioria dos brasileiros quer soluções imediatas e rápidas para a herança maldita deixada pelos governos anteriores. E a oposição já se articulou muito bem para tentar derrubar o capitão

  62. Espero que o Olavo feche a boca, que os filhos criem 1 gota de juizo e que o Bolsonaro tenha lido este txt e o do Diogo. As analises foram cirúrgicas. Esta na hora de partir para um pensamento maior ou realmente começo a pensar q teremos em breve um General na presidência: Mourao. Isso se o pt nao passar a alteração na Constituiçao que impede o vice de governar e teríamos q chamar OUTRA eleição. Acorda Bolsonaro!!!! Acorda!!!

    1. O OC é um ególatra, os filhos do Bolsonaro nao tem cérebro e o Bolsonaro, como o Lula, nao sabe ler. Logo, espere deitado.

  63. Não gostei das críticas do Sr. Mário Sabino,parece estar mostrando um viés de esquerda. Criticar é muito fácil,é um atributo de qualquer um,principalmente dos tolos. Cancelei a minha assinatura da revista Veja,que assinei por 35 anos,por ser uma revista de esquerda,comunista. Espero que a Crusoe seja diferente. O jornalista deve se limitar a informar,não a dar opinião. Será que este cidadão não entendeu que o câncer do Brasil está no congresso e no STF.

    1. Mario Rabino foi cirúrgico nos comentários. Não tem nada de esquerdismo ali. É hora dos apoiadores de Bolsoanro pararem de achismos. A realidade é uma só. VAMOS GOVERNAR MEU PRESIDENTE

  64. Olá Mario, primeiro gostaria de lhe informar em primeira mão que renovei minha assinatura !!! Segundo gostei do termo Cacofonia, não recordava e fui buscar no dicionário do Google, confesso que acabei rindo muito. E realmente concordo muitas coisas que os protagonistas de nossos dias falaram e divulgaram se mostraram desnecessários, me pergunto porque utilizar as redes sociais se tenho uma rede de rádio e televisão a disposição,depois aprendi uma coisa bem jovem boca fechada não entra mosquito

  65. Comentários perfeitos. Comungo em GNG com esses pontos de vista. O problema é que vocês mesmos elevaram o Bolsonaro a Mi(n)to e mito não se cria do dia para a noite. Parece até que não sabiam que o misto de capitão e parlamentar não entendia bulufas de gestão. Estratégia de guerra é para matar o inimigo e não para cuidar generosamente de um povo sofrido. Trocaram a fé pelo fel. O Mi(n)to se tornou mitológico. No pior sentido. Sentou na glória e não percebeu que não há espaço vazio na política.

    1. O fato é que se tivéssemos no Congresso Nacional e STF, Parlamentares e Juízes sérios e honrados que pensassem no bem do Brasil, Bolsonaro, que um Presidente honesto e bem intencionado, governaria sem problemas.

    2. É exatamente isso. Alçaram Bolsonaro ao patamar de mito sem avaliar se ele estava realmente preparado para governar o Brasil. Para acabar de completar, ele ainda tem filhos que querem ser “mais importantes que o rei” e estão implodindo o governo por dentro, com suas confusões diárias. É lamentável! A esperança depositada numa possível mudança de rumos do país está esmorecendo diante das pataquada diárias dos Bolsonaro.

  66. Texto perfeito. Parabéns! JB sabia do que enfrentaria. Formou uma equipe de peso, mas a briga interna tá inviabilizando seu governo. Parece que não aceita as ponderações da equipe. Age de improviso. O povo tá perdido entre os seus tropeços e a propaganda da mídia. Tá perdendo a confiança e o entusiamo.

  67. Lí e reli, tanto o artigo como os comentários. Claro está que estamos diante de um confronto entre os propósitos da campanha do Presidente e os interesses da classe política e suas corporações. Então, quanto mais rápido resolverem este impasse, melhor para o Brasil. Como fazer? Está nas mãos do Governo e precisa ser rápido. O povo já escolheu seu representante nas urnas. Esta batalha precisa ser travada ou vamos perpetuar esta engrenagem nociva que tem devorado todas as nossas energias.

    1. Não é só isso, embora isso também seja verdade. Há uma disputa interna no governo e na família do presidente, e quando os ânimos se exaltam nesse nicho, cria-se uma crise e chama-se o povo como fiador do presidente. Não dá pra fazer isso o tempo todo, nem a maioria que votou nas propostas do Bolsonaro quer um núcleo desses dizendo ao presidente o que fazer e pior, o que pensar.

  68. Faço minhas as palavras do leitor Vilmar, as quais transcrevo : " Maia age conscientemente como um péssimo primeiro ministro. A culpa toda cai no colo do Presidente Bolsonaro. Os ratos vencem e comem o queijo: simples assim!"

  69. Texto irretocável! Estou a cada dia mais desanimada com a falta de postura institucional do presidente Bolsonaro. Ele já conhecia o Congresso, esteve lá por 28 anos! Será que ele achou que poderia governar pelo twiter? Será que ele achou que num passe de mágica aquelas criaturas iriam mudar? Não precisa ficar mostrando pra nós, povo, a podridão dos poderes, nós sabemos! O presidente tem que enfrentar isso sendo maior do que isso. Senão, não terá respeito!

  70. Os eleitores fanáticos do Bolsonaro não entendem que Jânio renunciou achando que voltaria nos braços do povo... não voltou. Collor atropelou todos...e caiu. Lula era imortal... e tá preso. Bolsonaro está destruindo a expectativa de muitos de seus eleitores. Acha que pode governar sozinho ou cercado de antas...ou muda, ou vai cair. Será mais um exemplar de figura bizarra na história do Brasil!

  71. Li e gostei, mas como tento fazer comigo mesmo, sempre ferindo o português e a lógica, reli. E de novo gostei. MESMO. Entendo o reparo que muitos farão, cobrando aqui as soluções, além de pelo menos ricas sugestões. MAS, AO REPORTER, mais ainda se investigativo, apenas CABE EXPOR os fatos. “Reportá-los”, com a maior exatidão e objetividade a si possíveis... E cristalinamente, já que a TRANSPARÊNCIA se tornou algo CENSURÁVEL no país (que o diga Toffoli et caterva). SOLUÇÕES CABEM A QUEM GOVERNA.

  72. Se queremos que o governo Bolsonaro dê certo, porque não damos sugestões factíveis em vez de criticarmos?? Crítica até uma criança de cinco anos faz,as sugerir soluções é outra coisa...

  73. escreva um texto e defenda diretamente o toma lá dá cá, sem metáfora... o congresso é podre, podem derrubar o Bolsonaro... mas será que fica em pé... acho que a classe média vai ter de tomar posição... O lado que ela pender fica em pé...

    1. politicos corruptos e bandidos do Congresso, integrantes da banda podre do Judiciário estão à venda. Mas, esse presidente Bolsonaro não quer comprar.

  74. Eu não tinha lido os comentários. A maioria quer terceirizar e/ou relativizar problemas provocados pelo próprio governo, quando esse bate cabeça consigo mesmo. Falta postura e coesão por parte do governo, para resolver mega problemas. Se liguem.

  75. Perfeito Mario Sabino 👏👏👏👏👏 Como eleitor do Bolsonaro, espero que ele: leia atentamente o seu editorial; leia/ouça outras matérias com essa que têm sido publicadas; reflita sobre os caminhos a seguir; ponha mais juízo e ponderação no que faz; GOVERNE!! Para o bem do Brasil!!

  76. É muito triste ver o Jair rotulando de idiotas grupos de pessoas, o Flávio trabalhando por um autódromo F1 no Rio e o Eduardo defendendo a necessidade do Brasil de ter armas atômicas. A direita que quero não trabalha assim. Esquerda nunca foi minha escolha e esses estão trabalhando pra ela. Votei no Bolsonaro, nos dois turnos.

  77. Interessante teu raciocínio Sabino, os políticos corruptos não estão errados, os juízes corruptos não estão errados, os jornalixos corruptos não estão errados apenas quem está comprometendo a governabilidade é JB por estar indo contra os "interesses" dessa escória.

    1. Não entendo porque sempre prevalece a burra unanimidade no Brasil, pois discurso como este é que nos leva a pensar sempre, será que o caminho certo para o Brasil é sempre negociar um preço para se conseguir a liberdade? As medidas necessárias para destravar o Brasil foram tomadas pelo governo, por que não se vota? Mesmo que seja para aceitar ou negar. A bem da verdade, do meu ponto de vista, a nossa democracia está condenada e pode custar um preço caro para se recuperar. Como se diz os Americans

    2. E ainda dá tempo de corrigir ? Tipo voltar a fazer conchavos com essa cambada como nos governos anteriores?

  78. Há uns 300 anos escrevi em um jornal que sempre achei que o legislativo (referia-me à Câmara de Vereadores de Aquidauana, então MT) deveria receber os projetos de lei, analisá-los e ver se eram bons ou maus para a população, aprovarem no primeiro caso ou reprovarem no segundo. Mas o que faziam era, se o projeto vem da situação a oposição é contra e vice-versa. O que o projeto pretendia? Não tem a menor importância. Estou vendo que nesses 40 anos piorou muito.

    1. O presidente deve submeter-se às exigências de negócios sujos do Centrão? Sabino! NÃO ESTOU TE ENTENDENDO! O presidente defende os princípios que regem a moralidade, ou o costumeiro assalto aos cofres da nação? Ora, é essa "base de apoio" que o CENTRO DA CORRUPÇÃO exige COMO condição para "NEGOCIAR"! PAU NELES BOLSONARO! O PRESIDENTE VOCIFEROU MUITO POUCO! DEVERIA GRAVAR UMA "NEGOCIAÇÃO" DESTA BASE APODRECIDA E ESCANCARAR PARA TODA A NAÇÃO! BANDIDOS! LADRÕES! CANALHAS!

    1. Lula ladrao corrupto lavador de dinheiro contingenciou como foi possível assistir no video q o Bolsonaro postou, bem como a anta Dilma o fez em dilmês .

  79. Alô Sabino, alô Bolsonaro. O nó está na Casa Civil, no DEM de Lorenzoni, que também é do Maia, que também é do Alcolumbre. Todos os "rabos presos" vão inviabilizar o Jair. Isso está claro. Não é pra moralizar, é pra livar o rabo. Vocês da mídia podiam dar uma mão. Quando é que iremos nos livrar dessas raposas?

    1. Essas raposas trabalham em bando, isso se chama crime organizado, formação de quadrilha. Se Bolsonaro continuar a deixar o Moro de mãos atadas a lei não vai fluir, mas o crime de colarinho branco seguirá.

    1. Desculpe B17,mas o senhor já é presidente!! Não se lançou a governante? Não queria perder,portanto, governe. Essa manifestação vai afastar investimentos! Pensa bastante.

  80. Triste ver jornalismo totalmente desconectado dos fatos.. Parece o jogador Neto dando opinião do jogo do Corinthians x Flamengo.. O cara vai analisar sempre pelo lado dele torcedor.

  81. Caro Sabino, vc não acha que a mídia, principalmente algumas tradicionais dão muito valor a assuntos ipouco importantes do governo só para desgasta-ló?

  82. Mario está Crusoé está demais, a melhor até agora. Parabéns. Qto ao seu editorial foi na mosca, pena que o Bolsonaro não leu antes de compartilhar o textão do Facebook teria evitado mais um tiro no pé, ops!, foram 2 tiros já que depois teve tb o chamamento de manifestações contra o Centrão. De tanto tiro no pé já deve estar perneta.

    1. Não Antônio, não sou militante de esquerda. Minha militância é por um país melhor e não será com guerrilha que conseguiremos. O que o seu mito pretende com o compartilhamento desse textão e, principalmente com o chamamento do povo contra o Congresso que tb foi eleito é de certa forma a mesma tática que Maduro usou e usa para se garantir no governo da Venezuela. Não quero que o Brasil vá por esse caminho. Não serei instrumentalizada.

  83. ALOOOOOO PRESIDENTE, 🔊🔊🔊🔊🔊🔊🕨 LEIA ESTA MATÉRIA!! ELA FALA O QUE O POVO DE BEM QUER. AJUDE-NOS A TE AJUDAR!!!

    1. Muito bom Danilo, estou com vc!!!!!🔊🔊🔊🔊🔊🔊🔊🔊🔊🔊

  84. A imprensa brasileira não é crível. Ela mesma mente e se desmente. Eu nunca vi tanta balbúrdia dos meios de comunicação como estou vendo agora. É por que é a grande imprensa que está fazendo, ela quer dobrar o governo como sempre fez até no militarismo. Sr pudesse iria embora de Pindorama como fez o Mainardi e o Olavo...

  85. Poucas vezes li um comentário tão ruim, desnecessário e com objetivos tão prejudiciais ao país. Deu nojo. Atacar e denegrir o presidente em nada vai ajudar e muito, mas muito mesmo VAI atrapalhar. Os nossos jornalistas estão perdidos. LAMENTÁVEL

    1. Mas não foi imparcial, foi um texto brilhante como de praxe, mas caolho, só enxergou um lado da moeda.

    2. Este não foi um ataque Vera, foi um maravilhoso, correto e esperançoso recado que considero eufemístico além de necessário. É uma conversa sincera e amigavel.Eu tb mandei um recado para o Bolsonaro, mas não com a inteligência que o Mario tem. Em outras palavras tb falei isso no email q enviei ao presidente q está se desviando do comportamento q prometeu ter. Tb acho q ainda há esperanca e torço para q o Bolsonaro leia este "Mariovilhoso" texto. Acorda Bolsonaro.

  86. Gostaria de compartilhar mesmo, José, porque o artigo está muito bom realmente - toca em questões essenciais que precisam ser corrigidas - mas os destinatários só conseguem ler o início do texto e o mesmo ocorre com quem acessa O Antagonista. Os textos do Diogo e do Mário me deixaram realmente desanimada. A inabilidade de Bolsonaro em governar é patente. Desautoriza ministros competentíssimos como Moro e Guedes, abre espaço para a banda pobre, dá a deixa para os idiotas irem às ruas.

  87. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.com.br/edicoes/55/ainda-da-para-corrigir-bolsonaro/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

  88. Seus comentários introdutórios sobre a esta matéria, faltou dizer que a presença das manifestações de Alunos que foram por solicitação dos professores; militantes e sindicatos, talvez vc não tenha visto as imagens, nada de verde amarelo, somente cores que não representam o movimento. Os presidentes anteriores cortaram , (tiraram mesmo), valores superiores ao contingenciamento que não chegou a 4%. desta vez, e ninguem falou nada, sem maiores manifestações. Quanto as caneladas do presidente vc t

  89. Está acontecendo tudo conforme o esperado. Os apoiadores do "elenão" continuam prevendo desgraças e esquecendo de quem cavou o poço. Farão isso durante todo o mandato. O STF e deputados inescrupulosos não votam as pautas prioritárias para o país. O governo é de ruptura, desagradando o cachimbo, que há decadas, deixou a boca torta. Remem!!!

  90. Ainda há tempo, Bolsonaro precisa reunir 5 ou 6 boas cabeças (Guedes, Moro, Tarcisio, Heleno, Mourão ...) e traçar um NORTE para o governo. No mais é cuidar da comunicação, um horror até agora.

  91. antes de tuitar nosso Presidente deveria aplicar o método GUT. Gravidade Urgência Tendência, alocaria melhor seus recursos políticos

  92. Sempre desconfiei de familias politicas. Veja a familia Sarnei, Ciro Gomes, e tanto outros pelo país, com suas praticas para manter o c o ntrole e poder

  93. Também sou Bolsonaro, mas fui enganado...não me informaram que no meu voto vinha junto 3 filhos e um astrólogo que possuem tendência de destruir o Brasil uma vez por semana.

  94. Sendo um dos apoiadores de 1a ordem do presidente Bolsonaro, a que defendo todos os dias na rede social Facebook, chamando seus opositores da esquerda e do centrao de canalhas ecorruptos, os mesmos que querem barrar ou desfigurar essa importante e necessaria medida que se propoe a corrigir uma grave distorcao no injusto sistema previdenciario do Brasil, onde os 80% que se apoentam com menos mantem os 20% mais abastados, gerando uma enorme e injusta desigualdade social.

  95. Até que enfim um reportagem que não é de 5 linhas. O correto é isto, apontar críticas construtiva e não tendenciosas. Os textos da Crusoe precisam ser menos superficiais, analisar o problema como um todo. E, diga-se de passagem, 90% dos problemas da economia são culpa do CONGRESSO.

  96. Ou seja Mário Sabino...voltar ao toma lá dá cá! Sinceramente não sei mais o que é melhor para o Brasil, nossa sociedade está "podre", princípios e respeito. Pode ser utopia este comentário, mas enquanto isto não acontecer viveremos estes cenários....e que perspectiva terão os pequenos brasileiros que estão chegando!!! Muita energia para todos!

    1. Concordo, querem de volta o toma lá dá cá. Bolsonaro serve para mostrar, muito claramente e de forma inequívoca, que no Brasil presidente so serve para azeitar a maquina do sistema corrupto e inoperante. Pobre de nós.

  97. É competentes chegar ao PR e dar-lhe um ultimatum. Não dá para continuar dessa forma. O governo tem tudo para dar certo, mas se Bolssonaro não mudar, seu governo já era. Basta deixar que sua equipe conduza o pais

  98. Concordo plenamente com a análise do Sabino ! Espero que alguém do alto escalão leia isto ! Vivemos um paradoxo neste governo . A maioria dos ministro e muito boa mas o presidente ( que os escolheu ) destrói a credibilidade do próprio governo com atitudes e especialmente comentários desastrosos sem nenhuma necessidade! Ele ainda fala como candidato para os 10 milhões ( ou proximo disto ) de tuiteiros que o seguem . Esquece que é presidente de 200 milhões !! Caso do Mec e infantil !!!

  99. Alguém poderia entregar esse editorial aos Bolsonaro e colocar algum General para fiscalizar seu cumprimento? Ao bem do Brasil arranquem o smartphone do presidente e coloquem esparadrapo na boca de toda a Famiglia. Pronunciamentos? Só por meio do Porta-Voz! Capitão... entenda: não esta dando certo!

    1. Assino embaixo...Gerson. Bolsonaro deveria pendurar na geladeira e seguir fielmente essa crítica, ao invés de ler fofocas de Zapp. Na mosca Mário.

  100. Bolsonaro está perdendo a imagem de mito, está se afundando dando tiro no fundo do barco, é cada declaração e atitude que não se admite para um chefe de estado, nunca ví um ministério mas competente, mas são subjulgados...ou muda as atitudes ou esse governo vai ruir.

  101. Os opositores e a quadrilha sabem os pontos frágeis do presidente e exploram bem e divulgam o que querem. Fica difícil para JB ficar só com Guedes,Moro, Tarcísio,Bento e outros A Live tem audiência deve ser ampliada. A falha maior está na comunicação quem votou sabe como ele é a Live deveria ser TV com perguntas do povo sobre reformas e projetos discutindo abertamente os problemas do Brasil cada dia um tema com um ministro. Transparência e comunicação. Ele e o ouvinte.

  102. Nessa hora, todo mundo critica a posição de um líder, que não tem apoio do Congresso, do STF, dos militares, das mídias, inclusive da Crusoé. Sugiro: quem não ajuda, por favor, não atrapalhe. Façam isso, unam-se no próximo dia 26, com todo brasileiro, que entende que bem poucos são, os que querem melhorar esse país e que a luta contra as organizações criminosas do Brasil, não terminou nas urnas de 2018. Critiquem menos e façam mais. Qual está sendo sua parte de colaboração?

    1. Estou pasma com tanta falta de tato político... Sr. Presidente de boas intenções o mundo está repleto... mas transformar as proposta em ações concretas tem um longo caminho a ser percorrido... Outro aspecto os países que tanto admiramos... inclusive a sua pessoa... os EUA... ISRSEL e outros do Primeiro Mundo trataram a Educação como variável primordial... assim como a a Pesquisa Científica... altamente incentivada desde da mais tenra idade na formação do indivíduo!!!

  103. Mário , voçe , neste texto , analisou de forma brilhante as atitudes e comportamentos do bolsonaro . Não sendo necessário acresçentar nada . Agora , se o presidente continuar nesta toada destranbelhada , não dará tempo de corrigir . Ele nos levará para o caos .

  104. Bolsonaro precisa urgente: 1) parar de se dedicar a coisas secundárias pelas redes sociais. Ese dedicar às reformas econômicas e coisas do tipo, q farão todo o resto tb ter sucesso, sem desgastes. Se seguir perdendo tempo com questões secundárias, como as ideológicas, seu governo não terá sucesso, e a esquerda voltará; 2) Precisa dar autoridade aos seus ministros, e resolver com eles as divergências, não ficar ajudando a subalternos atropelarem assessores. E deve romper com Olavo de Carvalho.

  105. Realmente, Bolsonaro precisa por ordem na casa: 1) primeiro, parando de se dedicar ao que não é essencial ao sucesso do seu governo, até porque, se seu governo tiver sucesso, todo o resto que ele defende sairá vitorioso, sem precisar ele ficar se digladiando por redes sociais; 2) Em segundo,

  106. Votei em Bolsonaro, mas não sou cega. Infelizmente o presidente se mostra inepto para resolver o problemas se agarrando ao discurso do PT,atribuindo todas as crises a imprensa.Na verdade, o que realmente lhe falta é a capacidade de refletir sobre suas próprias ações e as de seus filhos.

  107. Na verdade, quem bateria no congresso seria o presidente e sua base, já que ele deixaria claro que não vai aceitar nenhum tipo de negociação escusa com o Congresso para aprovar as medidas que o país precisa. Afinal de contas, como é possível que o Congresso se negue a dar recursos para um presidente e um governo que são honestos? Ou eles provam que o presidente é desonesto e corrupto ou então eles são os desonestos e corruptos, é necessário que haja algum tipo de confronto com o Congresso.

  108. A via da negociação não funcionou, o governo poderia passar a experimentar a via da porrada no Congresso, mirar a artilharia e infligir o máximo de danos. Afinal de contas, já está demonstrado que eles não vão colaborar com o governo, portanto deveria funcionar a mesma lógica para o governo, não haverá cargo nenhum, o governo só fará propaganda da reforma após haver algum ganho por parte dele, ele só vai suspender os ataques quando o Congressso der algo em troca, enquanto isto é tratoração.

  109. Perfeita análise! Mandem pro nosso presidente, ele precisa muito de uma orientação, está desfocado! Quando abrir o olho será tarde demais...

  110. Se o Congresso é uma instituição que trabalha pelos interesses da nação, pq ele precisa de cargos e emendas para votar as questões que são de interesse do povo e do país? Pq são corruptos, portanto, se o presidente se negar a negociar com eles além do limite estabelecido na constituição, a responsabilidade por quaisquer prejuízos ao país é do Congresso. A imprensa pode se manter apartada do presidente e deixar o Congresso confortável, mas isto não deveria se aplicar a Olavo.

  111. Foi a imprensa que convenceu o povo de que era normal o toma lá, dá cá, para desfazer isto bastava que alguém se colocasse contra tal sistema. Ao agir para tratorar o Congresso, o governo certamente elevará a ira deste e colecionará so derrotas, como já vem fazendo, mas ficará claro que o Congresso não está fazendo a parte dele. Quem legisla? Quem tem que votar reforma da previdência? Quem tem que aprovar crédito extra? Quem tem que votar o pacote anticrime?

  112. As artilharias podem começar a se virar para o Congresso, mas só parte delas, Olavo e os olavetes começarem a centrar fogo nos corruptos do Congresso é uma forma dissimulada de tratorar o Congresso. Já que não haverá colaboração, não faz diferença, o governo pode agir para tratorar o Congresso, a lógica é simples, Bolsonaro deixa claro que não tem intenção de negociar com o Congresso e eles têm que aprovar o que ele quer, quem causou toda esta crise que está aí foram eles, eles que resolvam.

  113. O melhor meio de acabar com essa cultura do toma-lá-dá-cá é sair desse presidencialismo e implantar o parlamentarismo. Convoque-se tantas eleições quantas forem necessárias. Tenho certeza que as cadeiras do parlamento, em curto prazo, vão conhecer muitos fundilhos diferentes e proporcionar muitas mudanças de rumo.

  114. Carlos, você colocou em boas palavras o q sinto e vejo todos também concordando q esta atitude de “visão curta” dos filhos de Bolsonaro e da reação deste pai pode derrubar este significativo e grande projeto de O Novo Brasil e a Nova Política. Bolsonaro e filhos deveriam ler este seu artigo e seguir. Sou eleitor e admirador deste nosso presidente e também do time TOP q ele escolheu. É preciso preservar o foco inicial e não deixar-se cair nas armadilhas q tem caído. Parabéns .

    1. impossível o Bolsonaro não vê tudo o que está acontecendo. A primeira coisa é ir para o congresso e mostrar a que veio😍

  115. Concordo plenamente. Sou eleitor do Presidente Bolsonaro, mas estou preocupado com o rumo do governo e, de certa forma, cansado de ver esses desencontros, notadamente enojado com guru e filhos interferindo em tudo e sem ver reação pontual do "chefe".

  116. Concordo plenamente com seus comentários. Foram 24 anos! PSDB, PT, PMDB, etc. comprando-se deputados no congresso culminando com a bandalheira generalizada na era PT. Ultrapassar esse fisiologismo politico levará tempo os deputados não estão interessados no avanço desse país. Basta ver as decisões que tomam os conchavos que são feitos para desacreditar um governo de 4 meses no poder.

    1. Concordo com o Pedro, sim. O problema maior está no congresso acostumado as bebesses irrestritas

  117. Pela CF 1.988, a suicidadã, o congresso foi colocado como governante, seja lá cooptado, comprado ou convencido ele sempre acabou fazendo o que era de interesse deles próprios. Agora que apareceu o capitão que o conhece por dentro e deixou nas mãos deles a responsabilidade, o congresso e vocês vem e dizem que ele não governa? Ele além de se defender dos FHCLulaCiroForo, estão fazendo exatamente o que diz aquele pedaço de papel que chamam de CF. Bolsonaro fica até o fim de 2.022. Tá nem aí...

  118. Perca suas esperanças. Bolsonaro Pai & Filhos Ltda. não desenvolveram caminhos neurais capazes de perceber como chegaram ao ambiente onde estão agora e muito menos o entendem. Agem primitivamente e reagem toscamente a provocações, caindo fácil em emboscadas. Agora estão expostos e à mercê das ienas da política. Crônica de Uma Morte Anunciada? Vejamos os próximos capítulos, mas me parece a cada dia ser o nome dessa novela.

  119. Você aparenta ter um otimismo. Eu não acredito em uma mudança do JB mas se acontecer ele está perdendo o ponto de conseguir algum resultado, JB esticou demais a corda já está um tanto rompida. Boa Mário, porém confesso que suas histórias me falam muito mais!

  120. Senhores, me entristece vê-los focarem nos limites pessoais do nosso Presidente, acredito que não tínhamos outra opção na tentativa de endireitar esta republiqueta, acho que, pelo Brasil, deveriam canalizar sua tendência ao antagonismo a desmascarar as negociatas no âmbito da Câmara de deputados, que visam impedir que este Governo dê certo. Não desistam de endireitar esta republiqueta!

  121. Mário , Entrar em um governo de um país cuja realidade fiscal está arrasada ,sua máquina pública destruída e até corrompida ,nesses últimos 20 anos e onde a sociedade fala de DINHEIROS sem se atentar pela qualidade ética e racional de sua utilização , com empresas viciadas em privilégios ,é como entrar em uma sala de torturas possuída por vampiros .AJUDE a acender à luz da racionalidade para impedir que o sangue da esperança do eleitor repassado ao PRESIDENTE ,seja sugado pelos verdugos .

    1. A matéria foi genial e de uma lucidez impar. Espero sinceramente que Bolsonaro possa ler a mesma, poderia ajudá-lo a enxergar o óbvio.

  122. Perfeita sua colocação!!! Só falta o governo enxergar a arruaça que está causando! Meu Deus!!! Eu achei que as dificuldades viriam da esquerda, mas o próprio governo é protagonista do.caos! Que decepção!!!!!

    1. Vicente, pelo menos a matéria da reportagem foi coerente com os fatos da semana. O Problema é que fanático relativiza tudo, só enxerga o que lhe convém, sempre foi assim com os mortadelas e agora o é com os bolsonaristas e olavetes.

    2. Isso que você diz parte do pressuposto de que a imprensa está falando a verdade. Será?

  123. Sabino, se JB fosse consistente, já teria mostrado desde o início. Não se transforma um homem de 64 anos, tosco a vida toda, em um sábio, um letrado, e um gentleman. JB e Filhos cavaram as próprias covas, o Centrão apenas emprestou as pás. É bom que os adeptos do "Mito" acordem para isso, e saibam que "mitos" não existem.

  124. De qualquer modo, adoro seu otimismo que parece pessimismo... também não consigo deixar de ter esperança de que ele se apresente de maneira mais altiva... poderia treinar na frente do espelho, enfim... mas ele não vê relevância nisso, não fará isso... ouve os broncos medíocres que acreditam que ele deve ir com o pé no peito "dos vagabundos"... aqueles legitimamente eleitos tanto quanto Bolsonaro... sem alguém equilibrado por essência vamos continuar soltos na ventania... Rodrigo Maia agradece!

  125. Também não podemos perder de vista o seguinte: com toda fragilidade do governo Bolsonaro até o momento, o que está aí é mil vezes melhor do se tivéssemos Haddad...

    1. Sim, se houver vacância nos dois cargos ,mas sendo o afastamento só do presidente, o vice assume.

    2. Se o Presidente e o Vice deixarem o poder nos primeiros 2 anos de mandato, serão convocadas novas eleições em 90 dias.

    3. É sempre bom lembrar: derrubar Bolsonaro é entregar o poder a Rodrigo Maia.

    4. Não, o vice assume o mandato com o afastamento do presidente , independente do tempo de mandato.

    5. Engraçado, antes eu achava que não, que era paranoia dos bolsonáticos, mas agora comecei a considerar que pode sim haver um movimento para tirar Bolsonaro antes dos dois anos de mandato quando Mourão também não assumiria e comecei a me perguntar a quem interessaria essa situação. O que aconteceria, Rodrigo Maia assumiria até novas eleições? Se houver novas eleições, Haddad não é passado, e pior ainda, até o Lula pode virar presente, basta um HC do STF!

    6. Verdade Joshua! Os caras ficam tentando desenterrar defunto para endossar as trapalhadas do governo atual, isso é um enorme erro. Um bom governo se faz ouvindo as críticas, são elas que não deixam o barco sair da rota. Tá na hora do Bolsonaro largar a retórica e começar a governar para os Brasileiros. Nós, eleitores ou não, agradecemos.

    7. Favor notar que Haddad é passado. Fique no HOJE e encare a realidade. Se for boa, aplauda, se for ruim, critique. Comparações com o passado, ou com a alternativa que poderia ter sido, é engano da mente.

  126. Engraçado Bolsonaro não mudou e nem vai mudar, escolheu os melhores ministro sem rabo preso para ajudar o País, o Antagonista acompanhou toda trajetória da campanha sabendo quem era o candidato, agora quem mudou foi os editores da Crusoe e Antagonista, vocês acha que ele um dia iria negociar com os 513 bandidos do congresso. Porque vocês não pública sobre o MP do Rio que investiga o filho de Bolsonaro quebrando o sigilo bancário de 10 anos, mesmo sabendo que para receita só vale últimos 5anos

    1. Acorda Edson, você começou bem seu raciocínio mas cagou tudo antes mesmo de chegar no meio. O Bolso escolheu bem os ministros mas tem sido "ele" quem tem gerado mais dificuldade para os ministros trabalharem, não temos visto oposição ao governo (salvo a manifestação de quarta que foi alimentada "ironicamente" pelo próprio governo), o que temos visto é um governo cego e surdo, só não é mudo pq as maiores crises ocorrem exatamente pelas baboseiras ditas sem pensar.

  127. Como estar otimista com Bolsonaro? Trata-se de um problema de organização mental. O capitão incorporou meia dúzia de princípios com regidez militar e não consegue enxergar além deste estreito horizonte. A questão mais importante é a da relação com o Congresso. No Brasil, o presidente é quem tem o poder de conduzir o processo político. Se Bolsonaro abre mão, dizendo ao Congresso "vire-se e faça seu trabalho", estará colocando as raposas a tomar conta do galinheiro. E isso não vai acabar bem.

  128. O Centrão liderado pelo Maia está sabotando o governo a olhos vistos e você vem dizer que a culpa disso tudo é do Bolsonaro? Eu votei 17 para botar fim no toma lá dá cá, e ainda bem que o nosso presidente reafirmou esse compromisso ontem em Dallas. Não tem conchavo com quem quer que seja, ponto final!

    1. Olha, parece que vivemos em mundos diferentes, pois o que tenho visto é um presidente criando constantemente a munição que seus opositores usam para o fuzilar. O Sabino ta certo, o maior opositor do Bolso tem sido ele mesmo.

    2. É isso que não entendo: o Presidente está sendo bombardeado o tempo todo por um bando de picaretas que querem derrubá-lo e a imprensa, em vez de denunciar isso, diz que a culpa é dele!

  129. Sabino se ilude! Iludiu-se quando o apoiou na eleição, imaginando que ele mudaria com o tempo e ajuda de mentes sãs como Guedes e Moro... Ele não vai acordar... ele é isso, sempre se apresentou assim, não vai mudar agora que acredita firmemente que foi eleito por ser assim... boas intenções não mudam um caráter fraco e instável...

  130. Só os pascácios e ingênuos acreditaram que Bolsonoro deixaria de ser o político que era p/ se transformar, da noite p/ o dia, em um que provavelmente jamais será. Ele não age, e não agirá, como todos dele esperavam, como um estadista. Por que, então, a decepção? E quem esperava outra coisa de Rodrigo Maia? Do Congresso? Do STF? Só os pascácios e ingênuos se decepcionam.

  131. Para mim está claro: Maia age conscientemente como um péssimo 1º Ministro. A culpa toda cai no colo do Presidente Bolsonaro. Os ratos vencem e comem o queijo: simples assim!

  132. Randulfo S. Pereira - Sr. Sabino este é um artigo do "bom senso" deveria ser entregue em mãos para o Sr. Presidente (para seus filhos com certeza)) e mais alguns integrantes. O Brasil é mais importante que esses arroubos juvenis. É muita coisa para consertar, Bom senso, bom senso.

  133. Bolsonaro é vítima de uma conspiração para derrubá-lo. Essa conspiração conta com o Congresso, o STF e principalmente a imprensa, que se dedica 24 horas por dia a fazer a cabeça dos idiotas úteis. Só isso.

    1. Thiago, o tempo dirá quem tem razão. A propósito: não existe mortadela de direita porque mortadela é quem recebe grana para se manifestar, como é o caso dos esquerdistas. Agora, além da grana, tem o desespero pela perda das tetas.

    2. É muita mortadela de direita para um única revista digital...

    3. Fernando, sua comparação seria aceitável se as evidências não fossem tão gritantes. Mas a repulsa ao Presidente é tão grande em certas pessoas que as impede de ver a verdade.

    4. O mundo conspira para derrubá-lo. É igual o Maduro, o Kim Jong-Un, só que sem exército pra prender e matar os conspiradores. No fundo, no fundo, é como o Olavo de Carvalho, que todo mundo que concorda 99% com ele, mas discorda uma vez é xingado incessantemente e vira um conspirador contra, parte dos globalistas e do complô para acabar com ele. O destino dele é ser como o Olavo, um recluso falando besteira na internet.

    5. Exatamente isso, Vicente! Você resumiu tudo em uma frase: “STF, Congresso e imprensa” (esta última, com raríssimas exceções), conspirando para derrubá-lo.

  134. O antagonista está batendo do lado errado, defendemos a pauta de Bolsonaro, sem articulação com bandidos. Vocês estão se perdendo... Acordem!

    1. Edson, os deputados não são analfabetos e tampouco querem “conversar”. Eles são uns espertalhões, especialmente o Quadrilhão, vulgo Centrão e querem mesmo é “articulação”, ou seja, $$$$$$$$$$$$$$$

    2. Concordo com você, o Antagonista é cara de Reinado Azevedo parece, que ele que está escrevendo e mandando o jornalista assinar,Sabino todo mundo sabia que iria ser difícil governa este país, podia ser quem fosse, pode ter certeza que o governo no início iria ser uma baderna todos os dias os deputados falam que Bolsonaro precisa conversar, esses caras são analfabeto, não consegue entender a reforma, então deveria mudar o nome da Crusoe e Antagonista para Camaleão

    1. Renove e continue lendo para ver se entende que mito e roubada! O cara não está sabendo fazer o necessário pelo bem do Brasil “ acima de tudo”...

  135. Concordo com você Mario Sabino, no que tange aos Ministros citados. São os mais importantes, valem mais que os outros pelos serviços que precisam e sabem prestar. O resto é perfumaria... Ao valorizar o trabalhos deles o Brsil conseguirá adquirir folego para prosseguir rumo ao longo caminho da recuperação. Não sou contra a regime Republicano, mas ao analisarmos a história do país, vemos que todo o período republicano foi uma sequência continua de crises. Até quando ? ...

  136. Então temos que engolir a seco o centrão? Não foi pra isso que votei no 17. Prefiro que o presidente peite esses vagabundos.

  137. O que vou acrescentar? Nada! Aí esta dito, de forma concisa, clara e objetiva, tudo quanto alguns comentaristas do Diário (eu, inclusive) externaram em suas opiniões no decorrer das ultimas semanas. Não! Dos últimos meses. É só conferir. Parabéns, Mário! E parabéns para o time de comentaristas também. Ah! Aviso aos misóginos: entre os comentaristas aludidos, encontram-se muitas mulheres, que em nada ficaram devendo aos homens em perspicácia, lucidez e objetividade.

  138. Ah, é tão bonito qdo um escritor se auto elogia. É nobre... é inspirador... é incrível. Parei na 1a frase... Crusoé está difícil viu? Que bom que tem Ana Paula Henkel e Narloch. Mas precisa melhorar. Ainda dá tempo.

  139. Com toda humildade Mario Sabino, o Jair ta sendo bombardeado de todos os lados. É uma oposição que não quer diálogo. Mas tenho certeza que o Jair vai conseguir ajustar a relação com o Congresso. To ajudando em tudo que posso, mas sou um simples cidadão. Rezo pra que pessoas de peso e capacitadas se aproximem dele sem querer entrar na fila para destrui-lo. Vou militar até o fim das minhas forças pelo Jair; na PAZ !!

    1. Sue Rio, o Bolsonaro teve e talvez ainda tenha (se tomar juízo é claro) o apoio de grande parte da população, seu governo está ancorado no alicerce dos militares que de fato botam medo na esquerda mais raivosa (tanto é que eles tem sido bem comedidos enquanto oposição) e seus principais ministros são o que temos de melhor, formula perfeita para dar certo. Só não contávamos com as trapalhadas do próprio Bolso, ele tem de acordar para as reais necessidades dos brasileiros conforme já exposto aqui.

    2. Estou nessa também. Conversando com pessoas a tentar explicar o período q os altos e baixos q estamos passando serão superados, afirmando q a Nova Previdência vai ser aprovada e dias melhores virão com os investimentos q chegarão para recolocar o Brasil nos trilhos. Rezemos pela PAZ espiritual do Jair e sua equipe.

  140. Tenho evitado fazer comentários e chover no molhado, mas essa coluna hoje Mario está de uma lucidez e clareza especial. Excelente diagnóstico!

  141. Eu também estava entre os que criticaram a matéria, mas que não consegui faze-la. Na minha opinião os escritores ou alguns escritores, da revista, as vezes são demasiadamente críticos pessimistas. Acho que bater em alguém que está meio desnorteado levando porrada de todos os lados, parece ser bem mais fácil. Os verdadeiros inimigos do Brasil são muito mais ferozes e destrutivos que realmente devem ser responsabilizados pelo caos. Achei ótimo a Crusoé fazer a crítica e apresentar a solução.

  142. Espero que dê tempo. Bolsonaro e suas táticas (?) kamikazes se joga e nos joga num abismo ainda mais profundo do que o que ainda estamos tentando sair. A vitória dos canalhas se avizinha.

  143. O problema do Bolsonaro é que ele está agindo como um líder da revolução francesa, deslumbrado com o apoio popular na época da campanha, que coloca a culpa de tudo que é ruim no "antigo regime" e tudo que não dá certo reclama que precisa exterminar os resquícios do regime e vê inimigo até na própria sombra. Não precisa recordar como acabaram esses líderes e a França em si (nas mãos de um imperador muito mais megalomaníaco que os antigos reis).

    1. Fernando, tenho lutado constantemente contra esses fanáticos comentando aqui na revista. Fugi de comentar na "globo.com" por causa dos mortadelas que massificam mensagens de ódio e desconstrução sem pé nem cabeça, qual não foi minha surpresa de encontrar aqui mortadelas de direita com mesmo comportamento? Seu raciocínio está correto, você não focou nas ideologias e sim na postura enquanto representando de um governo. No Brasil, "esquerda e direita", dois lados de uma mesma moeda é o que vejo.

    2. Nossa, falou o gênio agora, que acha que tudo é definido pelo cara se autoproclamar de direita ou de esquerda. Dá pra notar que deve ser um militonto fanático pelo Olavo de Carvalho e nem percebe que o Olavo usa todas as táticas que ele atribui aos esquerdistas e acaba sendo manipulado que nem um manifestante do Lula Livre.

    3. Comparar Bolsonaro com os líderes “esquerdistas” da Rev. Francesa mostra seu raso conhecimento para emitir uma opinião.

  144. As manifestações foram massa de manobra até dos jornalistas. Sobre "chover xingamentos" parece chover para todos os lados não é exclusividade. É obvio ululante que a maior parte da direita aceita sim críticas e opiniões e q sem essas não há democracia mas, a direita também tem o direito de descordar e falar que discorda acho que também é óbvio.

  145. As consequências de formar um ministério de notáveis e não entender do que falam os notáveis, são essas que vc apresentou, Mário. Nêumane disse, corretamente que Bolsonaro sempre foi um deputado de baixo clero e que não entendeu porque foi eleito . Ele nunca foi líder ou mito . Quem ainda não entendeu que a família de beócios dirigida pelo guru sofre da santíssima? Corretíssimo, Mário.

  146. Não é possível que não entendam que o teu texto é pró Bolsonaro!!! O governo é auto destrutivo, suicida !! Precisa consertar rumos sim! Urgentemente!

  147. Estou sentindo cheiro de Collor. Esse foi outro que caiu TAMBÉM por causa da família. Não vejo a corrupção e a estupidez heterodoxa no governo Bolsonaro, mas a família e essa “ala ideológica” estão fazendo o mesmo papel destrutivo. E ele deveria se lembrar disso, afinal votou nos DOIS impeachments de presidentes!,

  148. Como encontrar articuladores políticos com a sabedoria e o bom senso de Sabino e de Mainardi? Assim o governo teria mais chance de dar certo, mas pelo que disse o JB, nem mais confia n'O Antagonista. Pena, só perde com isto.

  149. Aquele movimento da quarta passada foi armação da esquerda! Esperaram a hora do rush tudo mundo largando do trabalho e pararam o trânsito fazendo os trabalhadores cansados descerem dos ônibus e caminharem a pé para suas casa! Muita safadeza!

    1. Foi infeliz, vem competindo com a Dilma em matéria de pérolas, mas as manifestações já estavam acontecendo quando ele falou isso. Só para relembrar, FHC chamou "trabalhadores aposentados" de vagabundos e não me lembro de ter tido tanta repercussão na mídia! Teve?Deve ser porque os aposentados já não tem mais mais tanta disposição para ir pras ruas "causar". rssss

    2. Tudo graças ao combustível jogado pelo bolsonaro de manhã "Idiotas Úteis". A esquerda só acendeu o palitinho de fósforo, a enorme fogueira foi criada pelo governo com suas trapalhadas e bateção de cabeça.

    3. Mais um detalhe sobre o qual a imprensa não fala: quando Dima cortou não só da Educação como da Saúde, já se sabia do mensalão, do petrolão, da corrupção, da sua falta de noção , e de muitos outros os "ãos" da roubalheira petista , mesmo assim, os estudantes não se manifestaram contra o corte , mas o fizeram prontamente quando o corte foi feito por um governo que apesar de todas as falhas, até agora não está envolvido em nenhum episódio de corrupção e desvio de recursos para fora.

  150. Nem parece que vcs foram censurados pela máquina deletéria que tomou conta do País. Vcs que são da comunicação não conseguem se impor sem sofrer reveses e insistem no discurso dos canalhas que Bolsonaro não sabe negociar. Sugira como se faz isso com ladroes e canalhas . Falar é fácil e vcs sentiram na pele a pressão.

    1. Concordo, mas a esquerda não vencerá! Somos todos Bolsonaro!

  151. É HORA DO PRESIDENTE SER AUTORITÁRIO E TOMAR AS MEDIDAS NECESSÁRIAS QUE OS BRASILEIROS QUE VOTARAM E GRANDE PARTE DOS QUE NÃO VOTARAM ESTÃO ESPERANDO , MESMO QUE SEJA DRÁSTICA, A OPOSIÇÃO VAI GRITAR MAS TUDO PASSA RÁPIDO E ELE CONTINUA NA PRESIDÊNCIA.

  152. Desculpe, Sabino, desta vez vou discordar. Os que foram às ruas não estavam motivados apenas pelo contingenciamento na Educação nem por estarem insatisfeitos com um governo que está há apenas 4 meses no poder, senão me responda, por que em 2015 com um contingenciamento maior e um governo que já estava patinando, ou melhor "pedalando" e rumando para um segundo mandato nenhum estudante ou professor foi às ruas protestar? Nem de longe sou bolsonática, muito pelo contrário

    1. Augusto Nunes nos "Pingos", fez uma análise mais isenta da situação, criticou sim as falhas de comunicação de Bolsonaro e do Ministro Weintraub , mas não deixou de salientar a clara motivação política (e partidária) por detrás delas!

    2. Concordo também com a Sophia! O movimento foi claramente orquestrado pela esquerda só gritavam Lula livre e contra a nova previdência! Não querem perder a mamata e utilizaram como massa de manobra os estudantes!

    3. também não estou satisfeita com a forma de governar do Bolsonaro, seus vários tropeços ,mas não sou cega a ponto de não enxergar a manipulação da esquerda por trás desse movimento, inclusive com pautas que nada tinham a ver com a pauta da educação. Você acertou quando disse que ainda dá tempo de corrigir os rumos, pois são só 4 meses de governo,o PT levou 16 anos , não só não corrigiu como ainda deixou essa herança maldita . Fiquei um pouco decepcionada com você hoje, me desculpe!

  153. Por favor, esclareçam: Em caso de renúncia antes da metade do mandato o vice assume, mas precisa convocar novas eleições em curto prazo. Mourão ficaria poucos meses. É isso?

  154. Parece que o presidente e seus fanáticos seguidores não percebem toda a obviedade descrita no seu texto. Bolsonaro tem demonstrado diariamente que é aloprado, despreparado, incompetente, falastrão, inconsequente, incendiário e mau-caráter. Na melhor hipótese ele é apenas um débil mental.

    1. A recessão, o desemprego e até o corte na Educação são heranças deixadas pelo PT ,ou voce que agora jogar tudo nas costas de um governo que tem apenas 4 meses e nem aprovou ainda as reformas necessárias ?Para sua informação, não votei no Bolsonaro no primeiro turno, meu candidato era Amoedo, mas não vou agora jogar nas costas dele o que não é culpa dele só porque não gosto dele. Isso se chama JUSTIÇA ,que muita gente cobra dos togados, mas que não carrega consigo!

    2. E porque o povo não foi as ruas contra o Temer? E porque não vão as ruas agora contra a recessão, contra o desemprego, contra o Flávio Bolsonaro e seu rachid, contra o ministro do turismo? Por que o Bolsonaro não demite sumariamente os acusados de corrupção de seu governo, mas demite rapidinho "os traidores"? Você tem alguma resposta convincente? Não, porque é hipócrita e só sabe falar de PT, mas não lembra que dos descalabros econômicos do governo PT, o Bolsonaro apoiava a maioria.

    3. Como não interessa, Fernando? Tudo de ruim que está acontecendo incluindo a Educação é herança dos governos Lula e Dilma. Só estou questionando por que não foram contra quando a Dilma !Patria Educadora" cortou 10,5 bilhões da Educação? De 2015 pra as pessoas (pelo menos grande parte) são as mesmas! Se voce não tem um resposta e uma explicação convincente pra dar, não me venha com argumentos rasos querendo sair pela tangente e se fazendo de desentendido!

    4. Não interessa quem tem moral ou não pra protestar, Sophia, o movimento de 2013 começou com pessoas sem moral pra protestar e acabou no impeachment da Dilma anos depois. O que não dá é pra continuar com essa besteira de desmerecer todo mundo que critica ou que está contra, porque esse argumento já foi usado pelo PT também e não deu certo.

    5. Concordo com quase tudo o que voce disse, mas a herança maldita foi deixada pelo PT, (Haddad foi Ministro da Educação por 7 ano), portanto não tem moral para protestar quem apoiou a esquerda durante 16 e nunca saiu às ruas para protestar, isso engloba grande parte ou a maioria dos que estavam nesse protesto do contingenciamento.

  155. No caso atual quem marcha regularmente endurece as nádegas quem bate continência sabe usar os punhos portanto o treinamento deveria focar basicamente estimular o cérebro.

  156. Governo para dar certo, mas já deu essas trocas de ofensas nas redes sociais, que a oposição quer é isso, ficamos patinando mesmo lugar, o PR devia ser mais centrado em suas opiniões e falas. Desta forma logo haverá mais manifestações contra ele. Quero um país diferente e temos tudo para isso.

  157. Faço um esforço enorme para entender certos posicionamentos. Como leitor, não vou criticar a crítica. O que não entendo é o porquê dessa concentração crítica no Presidente. A "imprensa de esquerda" critica humilhando, ofendendo e denegrindo por qualquer motivo e a "imprensa de direita" insiste em fazer a "crítica construtiva". Raramente leio algum elogio sobre alguma medida tomada pelo governo. Realmente deve ser muito difícil tentar governar sendo criticado por todos.

    1. Concordo. Apoio zero, até mesmo entre os componentes do primeiro escalão. Acuado, agredido, não reconhecido, passa a mostrar seus instintos mais primitivos. Não acredito que Mourão se sairia melhor. Ele tem o verniz do Adido Cultural, faz muito bem o papel de relações públicas do governo, quando não escorrega e deixa transparecer o que realmente pensa. Jamais será páreo para Maia e séquito anti-lavajista

    2. Grande Amandio. Assino embaixo. Mas que o comentário tem 80% de razão isso não se discute.

    3. Vai criticar quem? Eu? O cara é o presidente!! Em 2003 entrou um presidente que só recebia carinho da imprensa...deu no que deu!

    1. Acorda Jose. Mourão será tão ou mais tratorando por MAIA e o centrão do que Bolsonaro. Maia e seguidores só vão sossegar quando assegurarem a sua blindagem contra a Lavajato.

  158. É impressionante como o Presidente PRETERE analíticos equilibrados que ele próprio teve a lucidez de convocar e a sorte de conseguir para compor seus quadros e, PREFERE acatar os xiliques de indigentes mentais inconsequentes - que nem ocupam na legalidade cargo algum no Executivo - na hora de tomar decisões e aceitar indicações!!!! É superlativamente impressionante!!!!

    1. Bom dia! Na minha leitura o presidente convidou pessoas competentes e íntegras para o seu governo, não pelo que poderiam fazer no governo mas, sim, para emprestar alguma credibilidade a um governo incompetente e que somente foi eleito por ser a única via para expurgar o PT.

    2. Ô senhor Presidente.... logicamente a gente quer muito e de verdade que dê certo e torce por vossa excelência mas, pelo amor do Deus "acima de tudo", não comprometa os "desígnios Dele" que se esforça tanto pra ser Brasileiro e na sua "Inteligência Suprema" jamais faria esse tipo de opção!!!!

  159. Esse governo de Bolsonaro não tem mais condições de continuar, para o bem do País ele deve renunciar, e entrega para quem nasceu para ser presidente e não militar

    1. Severino deve estar se referindo ao Quadrilhão, vulgo Centrão liderado pelo porco Rodrigo Maia Botafogo, propineiro da Odebrecht e da OAS.

    2. Conversa fiada. Ninguém vai derrubar Bolsonaro. Estamos aqui para apoiá-lo. E o centrão vai se dar mal, é só esperar pra ver.

    3. Concordo. Renúncia é o melhor caminho para o Brasil. Ele teve todas as condições e apoio para dar certo. Preferiu ser o ser mesquinho e ignorante que sempre foi. Basta compará-lo com a postura civilizada do Mourão. A distância entre eles é enorme. Agora espero que os bozistas entendam de fato o que distingue um capitão de um general.

    4. Severino vai pra Venezuela.( estão precisando de vc lá

Mais notícias
Assine
TOPO