Marina Dias/FolhapressOlavo de Carvalho cumprimenta Steve Bannon, em março, ao lado de Eduardo Bolsonaro

A Internacional olavista

Como Olavo de Carvalho se encaixa no movimento global que tenta empurrar a direita para o populismo nacionalista
10.05.19

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. "Suposto" domínio marxista, senhor Duda??? Ou o senhor não enxerga o patrulhamento ideológico instalado/realizado nas diversas Unidades Governamentais, ou o senhor participa delas...

  2. Está na hora deste Sr. ficar calado e parar de prejudicar o Brasil. Nós brasileiros agradecemos o seu silêncio. DEUS abençoe prezado guru

  3. Vejam , ilustres bolsonaristas, que o motivo das perseguições ao Mourão, ao Santos Cruz, ao Villas Bôas, não é, na verdade, nenhuma "trairagem", isso é só pretexto. Bolsonaro ataca os militares obedecendo a um bruxo que serve a um movimento internacional que tem interesses diferentes dos interesses nacionais. Quem , nesse caso, agiu como traíra foi o próprio Bolsonaro. Traíra ao privilegiar os interesses de tal grupo diante dos nosso verdadeiros interesses. Crime de lesa-pátria.

    1. Com td respeito eu não vejo diferença entre um radical de direita e um de esquerda. Ambos são altamente nocivos, pregam o ódio, querem se perpetuar no poder, cercear a liberdade de opinião, etc... Custou muito nos livrarmos do PT, não podemos cair nas mãos desse louco, extremista.

  4. Não bastasse os esquerdopatas irresponsáveis, agora temos que aturar a manada alienada de olavetes, e infelizmente também o presidente e os filhotes incheridos.

  5. Quando termina minha assinatura por favor? Não aguento mais ler matérias distorcidas da realidade. Vocês jornalistas esquecem q conhecemos a verdade, pesquisamos e temos várias fontes de informação. Então por favor, parem de tentar nos fazer de idiotas e poupem suas biografias enquanto podem. Tá feio e insuportável!!!

    1. Exatamente, estou contando os dias para acabar minha assinatura e parar de bancar essa imprensa comunista e ideológica.

  6. Me parece mais do mesmo! Só estão trocando a direção. Votei nesse governo, clamando mudanças tais como: combate a corrupção, combate ao crime organizado, reformas previdenciária, tributária, política, precisamos de menos partidos, pois se juntam em bando para travar o desenvolvimento do país e fica esse Senhor dos EUA, fazendo intriga com os componentes do governo, escolhido um a um pelo Presidente.

  7. O Grande problema deste país é falta de leitura de livros. É falta de reflexão. Só um idiota não vê que os militares entregaram o Brasil de Bandeja para estas quadrilhas de ladrões. Interessante em 1964 eles perseguiram Carlos Lacerda um direitista e acabaram com esta ala. Porém deixaram os socialistas soltos nas midias e universidades. Agora querem fazer denovo. Perguntem quem foi beneficiado por Santos Cruz?

  8. muito ajuda quem pouco atrapalha. Esse analfabeto funcional ñ tem moral para nada. Repudio esse pária. Charlatão covarde que com uma vara comprida fica cutucando onças. Chegará o momento delas (onças) se banquetearem, afinal Filósofos, Sociólogos, Antropólogos, são seres inúteis, estúpidos cheios de abstração, braços curtos para o trabalho. Horacius Rex chegados numa liamba e nos etílicos de qqr ano.

  9. A radicalização para a esquerda desejada pelos antigos governos era um barco desgovernado pela ambição de seus componentes e os roubos bilionários que levaram o país ao caos. Saímos de um período negro de luta pelo poder radical à esquerda e vamos entrar em outro barco, agora girando à direita absoluta? O Brasil era comandado por uma quadrilha de facínoras e quando vejo isso sendo discutido e disputado por uma minoria, teremos que lutar novamente pela liberdade?

  10. esse olavo so espalha discordia, quer a tdo custo se tornar eminencia parda do governo, parem de divulgar esse homem, ele ñ sofre as nossas mazelas, os militares são esteio da nação e ja deviam ter fechado o congresso e deposto os ministros do stf

  11. Percebe-se que os militares(as forcas armadas) foram as unicas instituicoes que não se deixarem corromper ou coopitadas pelo banditismo de esquerda. Observo que os militares que estão no governo são pessoas cultas e coerentes, amadurecidos e preparados para uma gestão profissional e mais competente. Neste ponto o governo Bolsonaro está bem assessorado estrategicamente.

  12. Esse "socialista" enrustido, agora frustrado no desejo de se infiltrar no Governo, é uma lata de óleo na rampa do Planalto. Só J.B. e sua turma de ingênuos não viu isso. Já não bastavam as polêmicas do próprio e de suas "filhinhas"? Enquanto eles se distraem o Rodriguinho vai roendo pelas beiradas.

  13. A ala militar deu credibilidade ao capitão. Troca-los pelo Olasno de Carvalho será coisa de abestado. Mais governo e menos Game of Thrones.

  14. A idiotice dos ultradireitistas é como a dos ultraesquerdistas, igual à dos neoconservadores e ultraconservadores. Todos membros de seita. São uns débeis mentais. Fazem até coisas parecidas.

  15. Excelente reportagem. Foge do ataque caricatural contra o olavismo, o Movimento, o antiGlobalismo que a mídia tem veiculado. É crítico, mas não distorce para fazer parecer um ajuntamento de lunáticos esses movimentos. Estão identificando uma força da História em crescimento que dará trabalho nos próximos anos. Segundo os conceitos de Niall Ferguson, estamos aí diante de uma disputa entre uma "rede" e a "hierarquia" dos órgãos Globais sedimentados. Jornalismo de verdade. Parabéns.

  16. Tenho pena do Olavo. Sua mudança para os EUA intensificou exponencialmente o definhamento de suas ideias. Mas mais pena ainda tenho de seus seguidores, que se curvam cegamente às suas ideias definhadas. Uma pena para o Brasil, que perdeu um excelente pensador. E um conselho a todos: leiam os textos de Olavo escritos antes de 2005, antes de toda a "mídia digital". Ele esgotava o pensamento sobre um assunto antes de escrever ao invés de vomitar pensamentos sem reflexão.

  17. Pena que os Bolsonaros são adeptos do Olavo de Carvalho, um cara equivocado que não enxerga os reais problemas do Brasil. Os Bolsonaros precisam sintonia com os militares que representam a ÚNICA força capaz de enfrentar a corja dos corruptos, começando no STF e indo até o baixo clero!

  18. Um texto que fala em "suposto domínio marxista nas instituições brasileiras." E dá ouvidos a opinião de gente da bitola de Rubens Ricupero nao pode ser levado à sério. Não vi nada parecido contestando os movimentos organizados de esquerda, que vem dominando o mundo desde o pós guerra. Estou contando os dias para minha assinatura expirar.

    1. Concordo com vc, Sandro. Aliás, a palavra “suposto” amplamente utilizada pela mídia esquerdista aparelhada,de forma descarada e com o intuito declarado de desacreditar FATOS ÓBVIOS , me dá NÁUSEAS!

    2. Concordo Sandro, a Crusoé aos poucos esta juntamente com o Antagonista se alinhado a Globo e amiguinhos. Todos esquerdopatas. Só idiotas que não lêem não enxergam o dominio das esquerdas que sao defendidas pelos militares. Aliás o Gen Geisel apoiou Lula

    3. Enio e um direito meu criticar. Sou tão assinante quanto você. Se você quer barrar opiniões contrárias às suas, filie-se ao PT, PSOL e afins.

    4. Quem ignorou aqui não foram os leitores, mas o autor. Você tem direito a sua opinião Enio, mas não controla a opinião dos outros. Be happy

    5. concordo plenamente com o Sandro: quando o autor escreve que "um suposto domínio marxista nas instituições brasileiras" como se isto não fosse fato ele se distancia da realidade que a gente procura numa revista dita neutra

  19. Para o autor da matéria, qualquer político de direita, que não seja liberal, será marcado como populista e radical. Interessante como todos os jornalistas enxergam alguns militares governistas como antídoto para o conservadorismo. Realmente, a transformação cultural esquerdista foi muito exitosa no meio militar.

    1. Populismo de Direita... O que não é populismo? Ditadura? E o populismo de esquerda? A crítica considera bom???

  20. Se a mídia dedica-se intensamente a mostrar, geralmente de forma distorcida, o Olavo de Carvalho e suas opiniões, logo é o Bolsonaro que está perdendo tempo dando ouvidos ao Olavo. Lógica 100%. kkkk Tem gente que precisa nascer de novo pra aprender a interpretar a realidade que está debaixo de seu nariz.

  21. Olavo de Carvalho é, na minha opinião um esquerdista disfarçado de cento-direita! O Presidente precisa ter mais cuidado com este seu guru. Bolsonaro está entrando no jogo do guru. Nós o elegemos Presidente, não elegemos nem um guru. Faça seu governo, esqueça este guru só está te atrapalhando. Arrumando encrenca com nossas forças armadas. Pronto FALEI

    1. E eu assino embaixo! Chamar os militares brasileiros de comunistas é tão absurdo quanto chamar os petistas de anarco-capitalistas! Fica além de qualquer razoabilidade e só cabe na cabeça de gente fanática e ignorante...

  22. Socorro, fora Olavo de Carvalho e Steve Bannon e suas cruzadas resgatadoras de uma moral torta e equivocada! Fora esses feiosos!

  23. No mundo atual, dominado pela destruição e desconstrução dos valores ocidentais e da prevalência do GRAMSCISMO no Brasil surge um movimento para contrabalançar o domínio esquerdista! Parabéns ao professor Olavo de Carvalho!

  24. Bolsonaro tem mentalidade fascistóide, mas não me parece um nazi-facista (como têm dito). Esta mentalidade se mostra no desejo de usar o "poder mágico da caneta bic". Por ele, governaria com MPs, que o Congresso "teria" de aprovar. Já Olavo de Carvalho. amigo tão íntimo de Steve Bannon, parece ter uma simpatia inconfessada pelo nazi-fascismo (mas na sua versão fascista). Em recente entrevista a Leda Nagle declarou que estava lendo livros sobre o fascismo.De si,nada de mal. Mas com estes amigos?

  25. Votei no Bolsonaro mas ele está se mostrando um grande Banana. Devia se preocupar com as reformas, pacote anti crime e não ficar dando crédito ao biruta do Olavo de Carvalho e aos filhos inconsequentes. Se continuar assim vai pavimentar a volta da esquerda ao poder!!!

    1. É mesmo, ele deveria obrigar os congressistas a aprovar rápido a presidência. Mas como? Alguém tem uma sugestão fácil e rápida?

  26. Quem tem um banana com este tal Olavo como mentor também é um banana e tem tudo para não dar certo. Estou 100% com os militares. Estes filhos do Bolso estão todos enrolados e um deles em especial sob investigação.

    1. se esse cara Olavo de Carvalho tem preocupação com o Brasil. poderia estar morando aqui e não no Exterior.

    1. OLAVOURA? Uma montanha de agrotóxico! kkkkk! Só consegue envenenar alguns insetos inofensivos!!! rsrsrsrs

    2. Existem os iludidos e os olavistas, estes, tão fanáticos e intolerantes quanto qualquer mortadela. A novidade é que estão crentes quem seguem um verdadeiro filósofo!!!

  27. O combate ao marxismo cultural constou do programa de governo de Bolsonaro divulgado na campanha eleitoral. Ele foi eleito também para isso.

  28. O articulista descreveu um panorama demasiadamente amplo do movimento conservador no mundo, o que acarreta erros de avaliação. Discordo peremptoriamente de que os Liberais Conservadores apoiem ou conspirem a favor de governos populistas. A doutrina Liberal Conservadora é totalmente contra qualquer tipo de populismo ou de nacionalismo xenófobo.

  29. Jornalista Dudú, penso que o Senhor precisa ouvir menos e ler mais. A obra do Prof Olavo é vasta, complexa e complementada por um contraponto de inúmeras outras, indicadas por ele de uma plêiade de autores e pensadores atemporais, e ele tem razão. Portanto, se pretende formar e vender opinião sobre o assunto, é preciso dedicação e tempo, trabalhar com rigor, energia e método, depois de muita, muita reflexão. É diferente Senhor Dudú, perceba, que bebericar água de fonte. Obrigado.

  30. General Chagas foi brilhante. Mas ao que parece ninguém ouviu. Quem votou em Bolsonaro votou a favor dessas ideologias. Eu fui uma, não me arrependo. Mas discordo totalmente da conduta desse Olavo e dos filhos do Bolsonaro. Enquanto o Planalto se preocupa com isso, o Centrão vem tomando conta dos rumos do país. Difícil.

    1. Concordo , tem que unir ou abre espaço para o desgoverno , foco do centrão.

  31. Excelente matéria! Temos coisas mais importantes e urgentes para discutir do que ideologias, neste ponto existem alas do governo que estão equivocadas.

  32. Considero a opiniáo do Gen Paulo Chagas a voz mais sensata sobre o assunto que se manifestou até agora. Nem estamos ainda seguros de conduzir com estabilidade e segurança o governo que ambicionamos consiga conquistar pelo menos um ritmo seguro na direção que queremos antes de por em risco a melhor oportunidade surgida talvez em um seculo para conseguirmos alcançar todos os nossos projetos de futuro com que sonharam tantas gerações ao longo da historia de nosso país.

  33. Olavo de Carvalho é tão somente um maluco que morre de inveja de Lula, só que de ponta cabeça, ou seja, radicalmente a direita e até nessa questão Lula sempre foi mais astuto, nunca foi radical. Já os seguidores de Olavo são como Gleisi em dias de TPM. Qto a esse movimento de ultra direita, é muito dinheiro jogado no lixo, onde esses trastes conseguiram amealhar tanto dinheiro? Duvido que seja fruto de trabalho honesto.

  34. Sai o Foro de São Paulo entra o clube da Virgínia. Saem os petralhas entram os bolsonalhas. Na linguagem que o presidente entende: o tiro vai sair pela culatra.

  35. Muita sede ao pote. Cada vez mais parecidos com a esquerda radical e nem percebem isso . Querem tirar a força os militares pra se apropriarem das verbas públicas. Mui amigos,mui patriotas kkkkk

  36. A Crusoé vem, cada vez mais, mostrando suas verdadeiras cores. Não ficarei surpreso, se um dia vier a ver artigos de autoria de FHC e José Serra por aqui.

  37. Com a eleição do Bolsonaro, o Brasil tem a oportunidade de avançar para melhor, apesar do congresso e das instancias superiores da Justiça. Olavo de Carvalho teve importância fundamental na construção da eleição do presidente e dos conceitos à serem aplicados, mas agora ele e seus seguidores, inclusive os filhos do presidente, estão atrapalhando, e muito. Precisam se afastar! O momento exige gente mais de Excell do que de PowerPoint

  38. Muito fantasioso e o esforço de quase um livro. o YT monstra trabalhos humorísticos com mais competência. Atravessamos seríssimos problemas sociais, culturais, financeiros gostaria de ler análises isentas e intelectualmente satisfatórias, apontando caminhos, soluções ou no mínimo ensaios viáveis. Se não possível informação limpa e honesta, obrigado.

  39. Enquanto a Crusoé se distrai com Olavo de Carvalho, o Líder Mundial dos Iluminatti, o Centrão do Botafogo vai fazendo a festa!

    1. Você não leu a ótima reportagem de capa? Devia para não dar atestado de ignorância.

  40. Seria bem mais interessante deixar o leitor pensar, mas não, vamos "tangendo" o gado para o pasto da da opinião que se deseja defender!

  41. PRIMEIRO: Durante décadas existiu uma "Internacional " comunista denominada Foro de São Paulo e nenhum desses agora "corajosos" jornalistas ousou sequer mencionar. Mas agora que a direita conservadora procura se articular mundialmente, aparecem cheios de insinuações maldosas sobre um assunto que não entendem ABSOLUTAMENTE NADA! SEGUNDO: Durante a campanha, nunca vi um eleitor que tivesse votado em Bolsonaro para ele fazer reformas liberais somente. ERAM TODOS CONSERVADORES!

    1. Eis aqui uma liberal que teve que votar no JB no segundo turno.

    2. Também acho engraçado que de repente todo mundo que tinha medo de golpe militar prefira os generais a alunos do Olavo. Parece que o Olavo acerta onde dói mesmo. Agora, infelizmente, dos comentários que vi sobre o Olavo, parece que poucos sequer já leram algo sobre ele.

  42. meus parabens ao general Paulo Chagas ! Ele foi objetivo !! Nada de aderir-o Brasil do BOLSONARO em quem VOTAMOS - a movimento Internacional judaico -Cristão,.Nao queremos isto . Há muitas "coisas" por detrás desta linda historia , liderada por judeus que querem dominar o MUNDO !!! Todo cuidado é pouco .. Por quê será que TRUMP "defenestrou" este BANNON ??? provavelmente por enxergar suas intençoes obscuras !!!

  43. O general Eduardo Villas Bôas, com todo o respeito que merece, enganou-se. A carapuça de Trotsky da direita veste melhor em Bannon. O sonho de Olavo provavelmente é o de ser reconhecido como Gramsci da direita. Mas a Academia nunca vai cometer tamanho equívoco. Ele não tem qualidade para tanto.

  44. Essa cantinela que OC é gurú de Bolsonaro e que este é governo populista foge à realidade. Esse jornalista fumou maconha vencida. A Direita tem q se unir sim, sómente unida, será capaz de ser o contra-ponto ao socialismo/comunismo.

  45. Trocentas mil universidades marxistas e todo mundo passa a mão na cabeça. Meia dúzia de gatos pingados nem conseguem grana para montar uma escola conservadora e vem este escândalo todo como se fossem nazistas tramando liquidar o mundo? Por serem nacionalistas? Populistas? Até a folha admite que a maioria de nossa população tem valores conservadores! Não podem ter voz? Ter religião é também ser fanático xiita? PQP! Menos aí! Quem que tá numa cruzada aqui?

  46. “Reportagem” nada imparcial, né? Fica clara a opinião do alegado jornalista contra o conservadorismo. Provável não leu nada de Olavo, mas se leu não entendeu. Digo isso porque fica claro no texto que está totalmente por fora do que é a ameaça globalista e os perigos que representa.

    1. Jornalista esquerdista, tendencioso e burro achando que vai convencer alguém com essas teorias da conspiração mundial

    1. Paulo precisa aprender sobre o que é analfabeto funcional 😁

    2. Jornalista analfabeto funcional !!! Se leu, nada entendeu da Olavo de Carvalho. Quem é este projeto de jornalista ???

  47. Nunca li algo tão ruim e sem conexão com a realidade. Não faz 4 meses nos livramos de 16 anos roubalheira com todo o governo e instituições aparelhados. Não sou Olavista, mas também não sou burro Antas. Olhem ao redor e vejam o que está acontecendo. Não existe mundo sem ideologia, sem princípios, sem valores e sem propósitos. Tenho a impressão que ninguém aprendeu nada com as derrotas do PSDB ... acordem!

    1. Os liberais tiveram seu candidato: aquele filhote de tucano chamado Amoedo. Os brasileiros elegeram Bolsonaros porque, sendo ou não olavistas, queriam se livrar do lixo do marxismo cultural tão apreciado pelos liberais.

    1. Medo ou no mínimo desconfiança: "Foro de São Paulo às avessas"

    2. Essa também é minha opinião. Na verdade copiam todos os vícios de seus maiores desafetos. São faces da mesma moeda.

    3. Querem substituir a União Europeia pelo Sacro Império Romano-Germânico. Não é piada. Tem gente nessa turma invocando os templários, Carlos Magno e cruzados.

    4. Estão querendo criar um Fórum de São Paulo às avessas, sem acabar com este. O Brasil não precisa de ideólogos palradores mas sim de administradores competentes, políticos honestos e justiça não comprometida com o crime.

  48. Q diferença há entre um radical de direita e outro de esquerda? Praticamente nenhuma. Não por acaso Stalin e Hitler se admiravam e tinham práticas parecidas. Me preocupa muito essa submissao de bolsonaro e familia a Olavo de Carvalho. Diogo Mainardi definiu bem a relacao dos dois - Olavo de Carvalho é "o parasita q vai matar seu hospedeiro". Sou também um liberal, mas td radicalismo é ruim.

    1. Algum país da Europa falar de ideologia seja ela com for... eu aceito o povo de lá com algumas diferenças entre si tem seu direitos garantidos. Escola, saúde, moradia, segurança, justiça... O Brasil nao tem nada disso. Antes de qualquer ideologia (dos extremos estamos por aqui) precisamos de bons administradores, gestores, politicos q visam o bem do povo brasileiro e de uma justiça *justa* PRESIDENTE GOVERNE! PARA ISSO O SENHOR FOI ELEITO. ARRUME A CASA.

    2. Vicente. Para provar e fazer vc entender, só usando o PowerPoint, com gráficos e desenhos. Havia liberdade de expressão e imprensa na Alemanha nazista? Na Itália de Mussolini? Na Espanha Franquista? Em Portugal Salazarista? Para ficar por aqui. Não vou colocar a ditadura militar no Brasil pois ela nunca se declarou fascista ou nazista. Os extremos se tocam. Nazi-fascismo e comunismo tem o mesmo objetivo sob roupagens diferentes. Leia sobre o pacto Ribentropp-Molotov, o escândalo nazi-comunista

    3. A diferença é que o radical de esquerda quer acabar com a liberdade de expressão (e todas as outras) e o radical de direita defende a liberdade de expressão (e todas as outras). Prove que eu estou errado.

  49. "A ideia era que o discurso conservador da área comportamental fosse apenas moldura". Com todo respeito ao jornalista, mas de onde saiu essa máxima? O eleitor de Bolsonaro, como eu, também é composto de um público conservador. E esta linha é legítima, democrática e representativa. Com todo o respeito aos que votaram nele pelo aspecto liberal na economia, mas o Presidente deve resposta sim a quem o escolheu pela agenda conservadora! Por isso pedimos: "Presidente, continue ouvindo o Olavo!"

    1. Os ultraconservadores falem por si. Queremos o combate a corrupção e o retorno do desenvolvimento econômico. Adoração a gurus, xenofobia, apologia às armas, tamos fora!

    2. Concordo. Votei em Bolsonaro pela agenda conservadora e o liberalismo econômico. A agenda conservadora Dora não é de fachada, de moldura, é verdadeira.

    3. São muitas as pesquisa que atestam que a população brasileira tem perfil conservador, independentemente da classe social (até do DataFolha!). Isto é um fato. Uma outra prova: repare na nova composição do Congresso Nacional -- a base da renovação foi a substituição de progressistas por conservadores. Claro que tb entrou muitos liberais (e saíram estatizantes). Mas a eleição de representantes da pauta conservadora é muito evidente.

    4. Concordo com a Lilian. Por este caminho Olavista, estou fora!

    5. Não se esqueça que a maioria dos votos do Bolsonaro foram anti PT. Não acredito que a pauta da população seja o conservadorismo, não.

  50. A esquerda se vale da dispersão entre custo e benefício, vendem bondades para grupos dispersos e dividem o custo destas por toda a sociedade. Uma das coisas que é importante de se fazer é começar a destruir o discurso de que as bandeiras da esquerda são de interesse irrestrito da sociedade, é necessário que se cobre os custos das políticas sociais de esquerda diretamente de seus defensores, quem tem que pagar pelos custos da imigração é quem a defende, não a sociedade inteira, por exemplo.

  51. Islamismo é afeito à teocracias, o marxismo é afeito ao totalitarismo, coisas que não condizem com os valores ocidentais e cristãos, é isto que tem que ser demonstrado: que os valores marxistas são anti-ocidentais e anti-cristãos, eles veem a democracia como um meio para atingir o poder, não como seu fim. Uma cruzada ideológica ainda é precipitada, primeiro é necessário que se demonstre como a esquerda se vale do Estado para vender bondades pela qual toda a sociedade terá que pagar.

  52. Ótima reportagem. Me alegra que Olavo de Carvalho e Banon lutem contra o marxismo, triste ideologia que provocou milhões de mortes em muitos países que eram do eixo socialista. Sou agnóstica, mas fui criada em ambiente católico, portanto cristão. Nunca vi ou ouvi alguém das minhas relações sociais incentivar alguém a matar, menosprezar pessoas em nome de Cristo, como vemos por ex: na religião muçulmana. Portanto, o cristianismo é a religião mais consentânea com a preservação da vida.

    1. continuação. A Marina mostrou uma foto com ela e as irmãs, quando iam para a mata trabalhar, tendo ao lado uma arma ( esqueço o nome da arma). Uma das irmãs é que a usaria, caso fossem atacadas.

    2. Silvana, uma coisa que não faz sucesso comigo é arma. Mas ter uma arma não significa que se vá matar alguem. Arma é usada para caçar, para praticar tiro ao alvo, dois usos que também não fazem sucesso comigo. Mas há pessoas que sentem necessidade de ter uma para se defender. Não sou contra que se facilite a posse e o porte de armas. O cantor Roberto Carlos disse que o seu pai dormia com uma,embaixo do travesseiro. A Marina que foi candidata à Pres. da Rep. mostrou por uma foto que ... continua.

    3. O discurso de ódio desse senhor só fornece munição a esquerda! A propósito, porque ele posa com armas na mão?

    4. Mais consentânea com a preservação da vida, o é o cristianismo, como também com os bons valores humanos como respeito, bondade, ajuda aos necessitados...

  53. Excelente matéria. Ao ler Fogo e fúria vemos o perfil de Bannon. Estamos perdidos, o mundo nos dá Maduro, Trump, Lula, Olavo etc... É muito imbecil junto .....

  54. Se a esquerda apoiásse a democracia, eles já veriam o apoio ao islamismo como um problema. Além disto, eles batem no conservadorismo ocidental enquanto defendem as práticas islâmicas que são muito mais restritivas, inclusive no que toca as mulheres. Isto demonstra como funciona a mentalidade marxista, fazem qualquer negócio pelo poder. Da mesma forma, apóiam a imigração em massa e aí colocam a fatura na conta do capitalismo, é ele quem tem que pagar pela massa de ignorantes desqualificados.

  55. O marxismo consiste em vender merda em uma embalagem chique e sofisticada, é só ver que eles ao invés de admitirem que são corruptos, transformam a corrupção em virtude. Basta ver que o Islã é anti-democracia, pelo Corão, se alguém pronunciar o nome de Deus em vão deve ser morto, no velho testamento esta tb seria a punição, mas com uma diferença significativa, Deus estava entre os judeus, pois tanto o velho quanto o novo testamento são claros, só a Deus cabe o julgamento.

  56. Excelente reportagem. Não obstante, não sei o que dizer da iniciativa. Ainda é mais aderente a argumentação e conclusão de Jordan Peterson, por exemplo, do que Roger Scruton.

  57. O Brasil tem problemas muito sérios e profundos pra resolver. É surpreendente ver Bolsonaro e seus três Patetas (filhos) venerando um "Guru" que se mostra cada vez mais boçal, arrogante e desqualificado. Este Olavo é irresponsável e inconsequente. Prioridade dele é massagear seu ego doentio e desequilibrado. Temos que apoiar nossos Generais que estão no Governo sim!

  58. Uma coisa é a sabedoria do grande intelectual O. de Carvalho e sua cultura aos novos políticos e jornalista.Seu legado defendeu os generais saindo de uma reunião no Clube Militar no Rio.Foram cuspidos na cara e nas redações da imprensa só havia gente do partido.Outra é criar um bloco de direita e dar-lhe substância política.Adere quem quiser.Outra é valorizar o pragmatismo do Gen.P.Chagas.Sem olvidar confronto com outros poderes se inevitável.Os dois não são excludentes.O inimigo é outro.

  59. O texto diz, já no primeiro parágrafo: "A ideia era que o discurso mais conservador na área comportamental, muito utilizado durante a campanha eleitoral, fosse apenas moldura". Ideia de quem, Duda?

  60. Que eu saiba populismo era o PT que fazia aos distribuir bolsas, cotas e sei lá mais o que. A Crusoé está ficando igual a Foice de São Paulo, manipulando as palavras para impor a ideologia esquerdista.

    1. A imbecilidade não escolhe partidos, crenças nem ideologias. É um fenônemo universal.

  61. Ótima reportagem! Discordo de algumas pequenas interpretações mas ela junta Lé com Cré. Sou liberal, sem conservadorismo por isto tenho muitas críticas a esta linha. O que não me agrada e, na verdade, me dá asco é a personalidade destes dois sujeitos, B e OC. A personalidade deles, OC é doente mesmo, é ligada a um totalitarismo ditatorial, quem não está com eles é inimigo. Para conseguir seus intentos são capazes de uma falta de caráter repugnante, são sórdidos. Esta liderança atrai fanáticos,

    1. que assim como eles mostram certo grau de psicopatia. Além de tudo isto, o estado deve ser laico, misturar política+ religião+fanatismo acaba em desastre.

    1. Pois é. Os caras ainda querem que levemos essa revista a sério.

    1. Dá uma olhada quando ele fazia previsões astrológicas.

    1. Estamos lascado, atenção militares do governo nós confiamos em vcs para nós livrar desses fanáticos.

  62. Viva o populismo! O jornalismo financiado pela Empiricus ainda não entendeu que Bolsonaro e Olavo pensam muita coisa em comum, e que Bolsonaro e os generais pensam muita coisa diferente. A agenda de valores não era a moldura de Bolsonaro. É sua essência. Já a agenda liberal na economia é pragmática: o Brasil precisa de reformas para sair da pindaíba, e Bolsonaro sabe disso. No combate aos corruptos, Bolsonaro indicou Moro e não quer comprar o Centrão como fizeram seus antecessores.

    1. Olavo de Carvalho e maluco e trambiqueiro. Nunca foi filósofo e por dez anos foi mulsumano.

  63. Está cada dia mais difícil ler suas reportagens. Esta já dá para perceber a ironia é a total falta de caráter que percebemos em quase todo o jornalismo nacional. Sou um dos muitos brasileiros que já percebeu como vocês tentam manipular os meios de comunicação para passar suas idéias socialistas, o que aliás acontece no mundo inteiro. Não contem comigo. Não lhes desejo boa sorte porque sei onde isto vai dar: Venezuela.....

    1. Esse artigo é uma peça de ficção . Gostaria apenas de saber se o brilhante jornalismo investigativo do Antagonista, pudesse esclarecer melhor as reais causas da demissão de Castelani.

  64. O Bruxo da Virginia, é um sem noção, mala e xarópe. Mas infelizmente o chefe da nação e seus filhos teletubies estão encantados.

  65. Algumas ideias de Olavo são absolutamente aproveitáveis. Ninguém, exceto lula, é de todo errado, mas a fama, o brilho, o carisma, a vitória e os aplausos dirigidos a Bolsonaro confundiram Olavo. Alguém precisa explicar para ele que não precisamos da política filosófica de um senhor que mora há anos nos EUA e que fica histerico xingando todo mundo. Tendo ou não razão . Precisamos, COMO JÁ TEMOS, de um PRESIDENTE com CORTE RÁPIDO TRAMONTINA. Volte a ser o cara que vc era, Capitão.

  66. ÓTIMA, EXCELENTE REPORTAGEM! Tal tipo de movimento (a meu rude ver) se setorial, como, perdoem o exemplo, o nazismo (e o próprio comunismo, ja universal e com a marcante diferença de ser ateu), sempre começa como um Surto Virótico e se espalha até onde puder expandir. E DAÍ DEFINHA... Neste o vírusbonnan se espalha, uns Soros bancando (e esquemas caça-niqueis de fervores religiosos, se cuidem rs). MAS tal qual algures, a COISA fica autofágica lá na liderança, quanto mais se afunila seu ÂNGULO.

  67. Texto bem desenvolvido, que parece acertar o alvo. O lavo de Carvalho sempre se manifestou como dono da verdade e inclusive como dono da fé cristã católica. Pensamento autoritário. Está passando a hora certa de Bolsonaro romper com pensamento tão dogmático e excludente, que contaminou seu filho.

    1. Ao final da guerra, Churchill queria rearmar os alemães para atacar Stalin. Churchill. Os americanos deram o contra sob o argumento, obviamente forte e válido, de que já havia morrido muita gente. O comunismo com suas ditaduras seguiu se expandindo, conquistou a China, plantou desgraça e mais mortes e genocídios. Como o "se" nunca vai acontecer, não há como dizer, mas tendo a considerar a hipótese de Churchill. Ele disse que a democracia é o menos ruim dos regimes e foi à guerra por ela.

  68. Boa matéria. Faltou mencionar a ligação com a Ku-Klux-Klan. Bozistas, cuidado. Vocês não são arianos. Vão para a fogueira também.

  69. Gente, se se trata de um movimento nacionalista, é claro que haverão diferenças irreconciliáveis, não cabe uma linha de governança única, é mais um contraponto justamente ao globalismo! Graças a Deus. O cultivo ao repeito mútuo entre vontades nacionais não é fanatismo, é o contrário. Religião também! Psicopata fanático prolifera na ignorância, é um risco na medida desta. O risco de políticos (psicopatas em potencial) dominarem estruturas únicas de poder é muito mais sério para a humanidade!

  70. Olavo de Carvalho e Steve Bannon para quem gosta de bosta é um prato cheio . Daí só sairá merda. Os bolsonaros estão bem servidos nesse quesito.

  71. A "complexidade deste momento" exige uma melhor compreensão das tendências "globalistas" e de seus efeitos sobre as nações. É o mesmo que o efeito da socialização sob os indivíduos! E de que este horizonte vai além do econômico. A DOSE da intervenção, do controle, faz a diferença. Na medida em que esta nova direita vai contra estes "princípios", dada a realidade atual de ameaças às democracias nacionais pelo "igualitarismo" ditatorial, ela é muito oportuna e até uma tábua de salvação (Haddad).

    1. Bem observado. Admiro o trabalho do Duda, mas assim como da Crusoé em geral, não é isento de falhas. Numa só tacada colocou comportamento e religião, ao menos, em um mesmo balaio. Revela um calcanhar de Aquiles aqui da casa. Em matéria de religião, como não compreendem, enxergam só o risco de fanatização. Normal, comum e compreensível para pessoas intelectualizadas. A própria natureza do fanatismo também confunde paixão com Amor. Por isto a ameaça os assusta mais, independente da realidade.

  72. O texto sugere que os valores conservadores são uma bandeira de pouco alcance na população. Porém, pesquisas apontam que a maioria dos brasileiros é conservadora. A divergência de ideias é saudável numa democracia, até mesmo dentro do próprio governo. Olavo critica os militares desde muito tempo antes de ele saber quem é o Bannon, mas o texto sugere que Olavo é uma ferramenta do Bannon. Só pode ser piada. Fico feliz com a iniciativa do Bannon de criar grupos conservadores no mundo.

    1. Nestor, procure saber mais sobre o que o Olavo entende sobre democracia, verá que ele está cagando para ela.

    2. Valores conservadores nao tem muito alcance no Brasil não, ocorre que algumas pautas tambem são combatidas por quem não se afina com valores conservadores, tais como o aborto. Olavo sempre criticou os militares, antes quando era um defensor comunista e hj pq eles são a barreira para o seu ímpeto de dominação fanática. Mas volto a dizer, governo sobrevive até 2022 sem o Olavo, mas com certeza nao sobreviverá até lá sem os militares. É um raciocínio simples.

    1. Joshua, você e seu amigo Jose sem acento, são tudo, menos democratas. Vocês não respeitam nenhuma opinião que seja ligeiramente contrária a de vocês. Fascista, comunista, não importa. Vocês são totalitários, com uma visão de mundo a ser imposta, não importa como. Surdos, cegos, burros, mas infelizmente não mudos. Temos que ouvir seu relinchar.

    2. Não creio que haja fascismo por estar envolvida a religião judaico-cristã. Embora eu seja agnóstica a religião cristã é a mais consentânea com os bons valores humanos.

    3. A Chiquinha está zurrando novamente. Aproveite para escoicear também...rrrsss....

    4. Pronto, já entrou um Bozo-Fanático para zurrar e escoicear no estábulo digital. É fascismo sim; não é necessário ser esquerdista, para dizer isso, basta ser democrata e entender bem a história. Bannon e Olavo são dois neo-fascistas, não são democratas liberais. Dois marginais do pensamento extremado. Dois Torquemadas (procure saber quem foi este).

    5. Em poucas palavras: vc não tem ideia do que seja o facismo e utiliza o termo como xingamento pq é histérico como muitos esquerdistas acéfalos por aí.

    1. Concordo com você. Cada nova edição desta revista fica pior. Parece que o Olavo está incomodando muita gente. Não vejo a hora de chegar outubro para encerrar o pagamento desta bosta (Tem hora que é bom falar palavrão)!!! No primeiro parágrafo já paro de ler.

    2. Verdade. O texto começa falando da "suposto dominio marxista nas instituições" ,que de suposto não tem nada, então deduzi que o texto era uma bosta mas li ate o final para descobir finalmente... Que o texto era uma bosta. Não foi para isso que assinei a Crusoe.

    1. Juliano, no fanatismo que distorce os ideais defendidos.

  73. Certo! É um movimento que prega a redução do estado de imediato. É uma reação ao que a esquerda tem feito de maneira global. Não é de EXTREMA DIREITA, porque extrema direita pressupõe um estado forte e controlador. Se isso for verdade, parece bom. Espero que funcione.

    1. Eu não desejo ser controlado, sou livre e sempre serei, minhas escolhas só dependem de mim. Me respeite e será tambem respeitado. Minha liberdade termina onde começa a sua. Estado forte e controlador nao é democracia. Ta aí uma falácia do Olavo desmentida. Acordem fanáticos, o que vocês desejam enfiar goela abaixo de nós brasileiros nao é o que queremos engolir. Essa insistência de vcs só fará com q o PT volte com tudo.

  74. Há uma incompatibilidade lógica ou analítica entre este artigo e o do Diogo Mainardi. A profundidade deste não se coaduna com a superficialidade daquele. Afinal, o problema é de geopolítica ideológica ou de voluntarismo pessoal ou das duas coisas? 🤔

  75. Só agora entendi o recado do g. C. Chagas e me tranquiliza saber que estão entendendo toda esta confusão que o O.C. está promovendo. Eu estava perdida, mas Crusoé acendeu a luz. Só espero que os generais resistam a esta loucura.

  76. da nojo ler isso. A extrema direita só é boa para os países ricos que exploram os países mais pobres. Essa ideologia pertence à elite e a mídia como faz parte da elite, aplaude. Paises ricos cada vez mais ricos e países pobres cada vez mais pobres e endividados. Governos ideológicos de extrema direita dirigem toda sua força para massacrar a população mais humilde e miserável. A reforma da presidência é um exemplo clássico, vem com uma proposta de acabar com privilégios, mas... o tempo dirá!

    1. você está lendo a revista errada meu amigo, vá para a 247!

    2. Extrema direita? Pregando liberdades individuais e estado mínimo? Se informe, por favor.

  77. Gostei do "suposto domínio marxista nas instituições brasileiras". A esquerda toda teme e odeia Olavo de Carvalho pq o entende e parte da direita teme o filósofo pq não o entende. A esquerda é mais experiente, pratica. Vamos esperar oq de jornalistas formados nas universidades brasileiras que negam o domínio total(não é parcial/transitório q seria até aceitável) marxista/fascista das próprias instituições universitárias que cursaram.

    1. É Nestor Burlamaqui, um dia toda nossa sociedade vai ver que esses caras todos estão nus. Agora você vê, "suposto domínio marxista". Das suas 3 opções prefiro acreditar que quer nos fazer rir, mas?

    2. Verdade. Quase parei de ler quando li "suposto domínio marxista". Ou o autor do texto queria nos fazer rir ou é um ignorante nessa questão ou é um mau caráter.

  78. O Paulo Chagas deu o diagnóstico correto para esses chorões da caixa de comentários. Os caras se tornaram submissos intelectualmente dessa turma e só querem ler quem concorda 100% com quem tenta fazer a lavagem cerebral.

    1. Com o que li até agora perdi a esperança que poderíamos ter um Brasil melhor. Acho que só o exército. Colocar os petista calarem, corruptos na Cadeia, e o tal de Olavo ficar sem poder pisar no Brasil.

    2. artigo esclarecedor . Direitismo e Esquerdismo .fora Lula e asseclas e assemelhados.Vamos: Bolsonaro Guedes Moro Exército ACabar : prender extraditar todos os Traíras .

    3. Aonde está o texto que ele fala sobre isso? Não encontrei...

  79. Cara, sinceramente. Pagar 160 conto de assinatura para ficar lendo isso. Não renovarei minha assinatura. Nesse nível tem mídia gratuita . Vamos acordar meu povo. Pensei que a Cruzoé era diferente, mas vejo a cada dia que é mais do mesmo. Meu dinheiro não continuará sendo rasgado não.

Mais notícias
Assine
TOPO