Crusoé
21.03.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Crônica
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram
Colunistas

Sejamos lúcidos sobre o nazismo

O chanceler Ernesto Araújo insiste em dizer que o nazismo foi um movimento de esquerda -- ou seja, o contrário do que pensam até mesmo os neonazistas. Ele afirmou em Jerusalém, durante a visita presidencial a Israel, que “a associação do nazismo com a direita foi usada para denegrir movimentos que são considerados de direita...

Crusoe
Redação Crusoé
10 minutos de leitura 05.04.2019 03:16 comentários 10
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR
Atenção!

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
VOLTAR
QUERO ASSINAR

O chanceler Ernesto Araújo insiste em dizer que o nazismo foi um movimento de esquerda -- ou seja, o contrário do que pensam até mesmo os neonazistas. Ele afirmou em Jerusalém, durante a visita presidencial a Israel, que “a associação do nazismo com a direita foi usada para denegrir movimentos que são considerados de direita e que não têm nada a ver com o nazismo. Quero que as pessoas estudem, leiam a história de uma perspectiva mais profunda”. Perguntado sobre a opinião de Ernesto Araújo, Jair Bolsonaro disse concordar com ele: "Não há dúvida, não é? Partido Socialista, como é que é? Da Alemanha. Partido Nacional Socialista da Alemanha".

Diários

Kataguiri apresenta PL para acabar com indenização "simbólica" por dano moral

Guilherme Resck Visualizar

Efeito Tayayá: reprovação a Toffoli pula para 81%

Redação Crusoé Visualizar

Não é sobre Bolsonaro. É sobre quem julga

Maristela Basso Visualizar

Gustavo Petro é investigado nos EUA

Redação Crusoé Visualizar

Zacarias aciona MP após hostilidades a israelenses em Itacaré

Redação Crusoé Visualizar

Lula ainda tenta empurrar Alckmin para o Senado

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

79% querem que Lula declare PCC e CV como terroristas

79% querem que Lula declare PCC e CV como terroristas

Visualizar notícia
84% são contra Erika Hilton na Comissão da Mulher, indica Realtime

84% são contra Erika Hilton na Comissão da Mulher, indica Realtime

Visualizar notícia
De faccionados para terroristas

De faccionados para terroristas

Visualizar notícia
Disparada do petróleo já afeta empresas no Brasil

Disparada do petróleo já afeta empresas no Brasil

Visualizar notícia
Efeito Tayayá: reprovação a Toffoli pula para 81%

Efeito Tayayá: reprovação a Toffoli pula para 81%

Visualizar notícia
Felca defende a Lei Felca (mais ou menos)

Felca defende a Lei Felca (mais ou menos)

Visualizar notícia
Final melancólico

Final melancólico

Visualizar notícia
Os donos da bola

Os donos da bola

Visualizar notícia
Os surtos de Maduro no 'inferno' de Brooklyn

Os surtos de Maduro no 'inferno' de Brooklyn

Visualizar notícia
Por que não estamos vendo um repeteco da Lava Jato?

Por que não estamos vendo um repeteco da Lava Jato?

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Adolf Hitler

Artigo

Coluna

Crusoé

Ernesto Araújo

Mario Sabino

nazismo

< Notícia Anterior

A festa do boi

05.04.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Pressão na corte

05.04.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Imbere

2019-12-15 08:07:58

Muito pueril a visão de esquerda ou direita do Nazismo, um regime ditatorial é em si seu próprio propósito que por si desconsidera a democracia como solução!


Leonardo

2019-05-05 11:42:27

Só aproveitando o embalo. Diz-se que Shirer pesquisou e tudo mais. Com certeza. Mas é preciso frisar que muito do que ele fala em seu livro não há comprovação qualquer. Não sou eu quem digo, mas Volker Ulrich em seu fabuloso livro "Hitler - Os Anos de Ascensão 1889 - 1939", onde 1/3 dele se trata de referências bibliográficas.


GILMAR MÜLLER

2019-04-21 08:56:49

Estão focando apenas na economia. Dentro daquele contexto, com o avanço do comunismo pelo mundo, a Igreja Católica apoiou o regime nazista. Hitler e muitos dos nomes destacados do regime eram católicos. O famoso Índex não incluiu "Minha Luta" na lista. Até hoje Hitler não foi excomungado. A praga do ódio aos judeus (antissemitismo) foi fomentado e fermentado por décadas pela Icar. Somente em 1961 ela revogou o deicídio (a culpalização coletiva dos judeus pela morte de Cristo).


Marcelo

2019-04-19 21:02:44

O comunismo é uma espécie de capitalismo de estado, o estado explora o trabalhador. O Nazismo e o Fascismo também são uma espécie de capitalismo de estado. Os três são totalitários. Para mim parece tudo a mesmo coisa.


Izaú

2019-04-13 13:03:44

Engraçado que em uma parte do texto, parecia que estavam descrevendo o PT brasileiro, ao escolher algumas empresas e lançá-las ao céu com sua politica de campeões nacionais...


José

2019-04-11 19:19:31

O socialismo é comum:partido único,totalitarismo,culto a personalidade,execuções sumárias,etc.De direita por ter mantido a propriedade privada dos meios de produção(capitalismo).Embora sobre controle total. E a supremacia nacionalista.De esquerda, por ter o estado como detentor direto de todos os meios de produção ou não.E a pretendida supremacia sobre todo o "mundo do proletariado e operários".Um modelo da sociedade de inseto.


Gilson

2019-04-11 19:01:23

resumindo, mesma coisa que no Brasil.... o "estado" financiou alguns empresários, escolhidos por eles, compraram a concorrência. Socialismo é isso, fazer de conta que distribui riqueza, até distribui, mas entre os amigos do rei.


Dolor

2019-04-11 16:42:20

Excelente artigo: muito bem fundamentado e uma linha de argumentação sólida e convincente. Meus parabéns!


Antonio

2019-04-11 12:41:11

Caro jornalista. Será possível distinguir os Antonios dos comentários. Existem por ora três. Um com letras maiúsculas, e dois outros nos quais me incluo com minúsculas. Fica difícil comentar sem misturar. Não que eu não os respeite, mas fica parecendo que comentei algo que não concordo, o que não é bom. Peço entrar em contato para definirmos se vai ficar assim mesmo ou posso colocar meu nome completo, pois não me assusto em fazê-lo e sou responsável.


GERALDO

2019-04-11 10:36:46

Excelente análise, li Ascenção e queda do III Reich, é um dos maiores livros já escritos, o autor escreve com raiva, com emoção por ter vivido pessoalmente aqueles anos na Alemanha. Preciso reler.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Imbere

2019-12-15 08:07:58

Muito pueril a visão de esquerda ou direita do Nazismo, um regime ditatorial é em si seu próprio propósito que por si desconsidera a democracia como solução!


Leonardo

2019-05-05 11:42:27

Só aproveitando o embalo. Diz-se que Shirer pesquisou e tudo mais. Com certeza. Mas é preciso frisar que muito do que ele fala em seu livro não há comprovação qualquer. Não sou eu quem digo, mas Volker Ulrich em seu fabuloso livro "Hitler - Os Anos de Ascensão 1889 - 1939", onde 1/3 dele se trata de referências bibliográficas.


GILMAR MÜLLER

2019-04-21 08:56:49

Estão focando apenas na economia. Dentro daquele contexto, com o avanço do comunismo pelo mundo, a Igreja Católica apoiou o regime nazista. Hitler e muitos dos nomes destacados do regime eram católicos. O famoso Índex não incluiu "Minha Luta" na lista. Até hoje Hitler não foi excomungado. A praga do ódio aos judeus (antissemitismo) foi fomentado e fermentado por décadas pela Icar. Somente em 1961 ela revogou o deicídio (a culpalização coletiva dos judeus pela morte de Cristo).


Marcelo

2019-04-19 21:02:44

O comunismo é uma espécie de capitalismo de estado, o estado explora o trabalhador. O Nazismo e o Fascismo também são uma espécie de capitalismo de estado. Os três são totalitários. Para mim parece tudo a mesmo coisa.


Izaú

2019-04-13 13:03:44

Engraçado que em uma parte do texto, parecia que estavam descrevendo o PT brasileiro, ao escolher algumas empresas e lançá-las ao céu com sua politica de campeões nacionais...


José

2019-04-11 19:19:31

O socialismo é comum:partido único,totalitarismo,culto a personalidade,execuções sumárias,etc.De direita por ter mantido a propriedade privada dos meios de produção(capitalismo).Embora sobre controle total. E a supremacia nacionalista.De esquerda, por ter o estado como detentor direto de todos os meios de produção ou não.E a pretendida supremacia sobre todo o "mundo do proletariado e operários".Um modelo da sociedade de inseto.


Gilson

2019-04-11 19:01:23

resumindo, mesma coisa que no Brasil.... o "estado" financiou alguns empresários, escolhidos por eles, compraram a concorrência. Socialismo é isso, fazer de conta que distribui riqueza, até distribui, mas entre os amigos do rei.


Dolor

2019-04-11 16:42:20

Excelente artigo: muito bem fundamentado e uma linha de argumentação sólida e convincente. Meus parabéns!


Antonio

2019-04-11 12:41:11

Caro jornalista. Será possível distinguir os Antonios dos comentários. Existem por ora três. Um com letras maiúsculas, e dois outros nos quais me incluo com minúsculas. Fica difícil comentar sem misturar. Não que eu não os respeite, mas fica parecendo que comentei algo que não concordo, o que não é bom. Peço entrar em contato para definirmos se vai ficar assim mesmo ou posso colocar meu nome completo, pois não me assusto em fazê-lo e sou responsável.


GERALDO

2019-04-11 10:36:46

Excelente análise, li Ascenção e queda do III Reich, é um dos maiores livros já escritos, o autor escreve com raiva, com emoção por ter vivido pessoalmente aqueles anos na Alemanha. Preciso reler.



Notícias relacionadas

Por uma presidente tchutchuca

Por uma presidente tchutchuca

Redação Crusoé
05.04.2019 03:16 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Pressão na corte

Pressão na corte

Redação Crusoé
05.04.2019 03:16 1 minuto de leitura
Visualizar notícia
Lobby pró-Centrão

Lobby pró-Centrão

Redação Crusoé
05.04.2019 03:16 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Enclave emedebista

Enclave emedebista

Redação Crusoé
05.04.2019 03:16 1 minuto de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Quem descumprir essa regra do governo pode pagar até R$ 10 milhões de multa

Quem descumprir essa regra do governo pode pagar até R$ 10 milhões de multa

Visualizar notícia
Avanço de vírus no Brasil leva à suspensão imediata de aulas

Avanço de vírus no Brasil leva à suspensão imediata de aulas

Visualizar notícia
Se você cresceu ouvindo essas 10 frases dos seus pais, os psicólogos dizem que isso pode explicar por que a insegurança ainda o acompanha na vida adulta

Se você cresceu ouvindo essas 10 frases dos seus pais, os psicólogos dizem que isso pode explicar por que a insegurança ainda o acompanha na vida adulta

Visualizar notícia
Novo remédio consegue reduzir açúcar no sangue e ainda faz perder até 15% do peso

Novo remédio consegue reduzir açúcar no sangue e ainda faz perder até 15% do peso

Visualizar notícia
NASA encontra sistema oculto em Marte que ficou escondido por bilhões de anos

NASA encontra sistema oculto em Marte que ficou escondido por bilhões de anos

Visualizar notícia
A única maneira correta de guardar limões, segundo um especialista

A única maneira correta de guardar limões, segundo um especialista

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso