Desta vez, tudo bem

08.03.19

Sergio Moro não ficou feliz com a pressão do Palácio do Planalto para que ele voltasse atrás na indicação da especialista em segurança pública Ilona Szabó para uma das cadeiras de suplente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Mas avaliou que não valia a pena comprar a briga. Preferiu guardar a energia que teria de gastar em uma queda de braço com Jair Bolsonaro para questões mais relevantes que poderão surgir mais adiante. O pedido para que Moro retirasse a indicação partiu do próprio Bolsonaro. O presidente explicou ao ministro que a escolha, amplamente atacada por seus apoiadores nas redes sociais, batia de frente com interesses dos eleitores que o colocaram no Planalto. Moro cedeu, mas quem o conhece diz que isso não significa que cederá sempre.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéBolsonaro: a pressão sobre Moro não agradou

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acredito que é o início de uma mudança profunda da forma de governar.Com a cumplicidade e as trocas de favores mútuos era mais fácil obter adesão .Contudo a promessa de erradicar a endêmica Corrupção radicaliza e põe por terra o balcão de negócios,o toma lá dá cá.As velhas raposas continuam aí,mandando e influenciando pondo pedras no caminho daqueles novos atores para abrirem pontes onde possam encaminhar os novos projetos.E não irão aderir às novas táticas desejadas pelo Governo ter aprovação.

  2. A população tem total confiança em Sérgio Moro por isso o Presidente devería ter dado o crédito à ele, pq ele é que deu qualidade ao Ministério, o governo precisa tomar cuidado para não se desgastar com coisas de importância menor.

  3. Se for verdade que ele não ficou muito feliz com a pressão do presidente, o Min da Just. deveria agradecer que houve pressão para desconvidar aquela senhora. Antes de nomear alguém com esse perfil, ele deveria fazer uma pesquisa um pouco mais detalhada para não errar de novo.

  4. toda essa balbúrdia por causa de uma nomeção para SUPLENTE de um conselho?! está faltando foco ao presidente e aos comentaristas distintos leitores que comentaram até aqui...

  5. Moro se valeu da máxima, que diz: Quem tem com que me pague, um dia hei de cobrar. evitou polemicas e deixa registrado o seu crédito.

    1. Entre o Moro e qualquer homem público do Brasil atual eu fico com o MORO.

  6. Nem sei se vale a pena tecer algum comentário! Qual é a veracidade da notícia? Sem questionar nada já saem emitindo juízo de valor, comentários chulos, palpites ridículos. Para onde se direciona o time de bambambãs dispostos a fazer um jornalismo sério?

  7. Mas quem contou isso para o rale puxa-saco do Babuino, vulgo Igor Gadelha? O Presidente ou o Ministro da Justica? Ahh... a quem vcs acham que se dirigem, hein? Consideram mesmo que os leitores da Crusoe sao idiotas? Vcs verao no momento da renovacao daassinatura.

  8. ele errou ! como coloca alguem que bateu de frente com todos os motivos pelos quais Bolsonaro foi eleito? então , Moro que aprenda.......simples assim.....e voces aqui, vê se melhoram a pauta...tá vem ruim......

  9. Ao ceder, quem perdeu foi o governo. Ilona poderia adicionar uma pluralidade no governo que seria bem vista pelos congressistas de centro esquerda. Gastaria um mínimo de capital político, e teria um retorno de base importante pra aprovar as reformas, que é o que verdadeiramente importa agora. O maior pecado de Bolsonaro, é querer fazer esse mandato compartilhado com seus eleitores. Se esses soubessem o que fazer e como fazer, seriam políticos. É preciso entender o funcionamento das coisas em BSB

    1. Errado. Deixa-la ali, é como deixar uma barata dentro da sua dispensa. Uma hora vc vai encontra-la denro da sua comida!

  10. Que legal. Crusoé agora tem bola de cristal. Ufa! Agora sim estou mais confiante e segura. E vamo que vamo perdendo mais leitores. Olha que vocês vão conseguir este objetivo logo, logo. Termômetro: petistas estão lhes elogiando de montão. Pensem nisso!

  11. IIona seguramente não vale a queda de braço. Nem uma queda de dedinho mindinho, eu diria. Assistam uma entrevista com ela, mas tem que ser até o final.

  12. Cadê a carta branca de Moro e Guedes. Por hora, com alívio, vejo o PT se desmantelando na mão do presidiário e da amiga dos ditadores. E o Bolsonaro consolidando, cada vez mais, o Moro para Presidente em 2022. Torço pelo atual governo. Mas está difícil. Com os filhos mimados e os ministros da educação, turismo, meio ambiente e direitos humanos, não sendo muito diferentes do que eram ministros de esquerda. Agora Bolsonaro precisa parar de falar asneira e não governar com as redes sociais.

    1. Bruno, dê só uma olhada na popularidade de Donald Trump. Não pela CNN ou New York Times, lógico. Sabe de onde vem a força dele? De seus eleitores nas REDES SOCIAIS. JB copiou a tática e deu muito certo. Ninguém mais quer ser doutrinado pela Globotrash et caterva. Um Presidente que entra na sua casa, no seu carro, escritório, fala com você, mostra-se um cara comum, com as mesmas aspirações, dificuldades, que conversa com o pessoal subalterno, que não se mostra "superior".Poder legítimo vem disso.

  13. Pessoas como a Sra. Ilona são da maior importância para auxiliar este governo no seu projeto de mudanças verdadeiras e positivas para a nossa sociedade. Precisamos de pessoas com o conhecimento desta Sra. para ajudar o governo do Presidente Bolsonaro. Torço que uma nova indicação apareça e que o Presidente não a disperdise.

    1. Concordo Paulo conheço a base familiar da Ilona, é gente séria e honesta, ela cabia bem nesta moldura apesar de seu posicionamento ser diferente . Perdeu-se a oportunidade do diálogo entre opostos, o que sempre enriquece as decisões . Lamentável que o presidente tenha dado essa rasteira no Moro, que aceitou o posto para ajudar a salvar o Brasil de tanta sujeira e violência

  14. Alguém pode estar pensando... Moro quer uma vaga no STF. Não quer ser Presidente da República. Nesse caso, melhor Moro descobrir que a política tem tudo a ver com a futura indicação para o STF. Foi da salvo, da estupidez, por Jair BOLSONARO.

  15. Quando Sérgio Moro colocou Ilona Szabo no Conselho, primeira coisa que imaginei: Este Moro não tem grandes aspirações políticas. Nunca chegará a Presidente da República. Outra coisa que pensei: Moro está com algum assessor doido para destruir o potencial eleitoral do Moro. De forma que Moro defendeu a sua própria imagem perante eleitores e políticos que o cercam e admiram. JB salvou Moro do fiasco político.

    1. Amigo, ela fora nomeada pra um conselho, onde contraponto e debate, são importantes para a criação de políticas públicas consolidadas. Penso que passou da hora de Moro ter carta branca. Ou alguém aqui acha que o Moro é de esqueda, por isso nomeou Szabó?

  16. Moro, além de excelente juiz, é excelente estrategista. E no fundo, sabia que sua "carta branca" não era incondicional. Ele é inteligente, e, antes de tudo, sábio e humilde. Sabe que o cargo, o Brasil precisa dele. Não é o fuxico da grande imprensa quem irá colocá-lo contra o governo e contra Bolsonaro. Ele Sabe que ambos querem o bem do país.

    1. Não creio. Quem chegou onde ele chegou, tem um plano maior e sabe das dificuldades. Ele identificou, já de longa data, sua missão e se entregou a ela. É bom estrategista e só sairá de lá se Bolsonaro se revelar como um velho político.

  17. Bolsonaro nesta foto acima demonstra ódio contido. Será q em relação à Moro q, felizmente, permite q as investigações sobre o filho eleito senador prossiga? Q dilema vive o presidente!!!! Vejo o quanto este assunto o dilacera por dentro!!!!

  18. Fico imaginando como vc consegue falar essas besteiras. O Moro não gostou. O Moro atendeu para barganhar lá na frente. Ele fez terapia contigo bonitão! reclamou bastante. Faça-me um favor....Por mais que Szabo tenha lá sua serventia e conhecimento, não dá para abrir espaço e ela introduzir agenda contrária a interesses do Presidente. Quando o poste conseguir se conseguir chegar ao poder com certeza ela terá uma cadeira em primeira fila. Se é funcionário do Patrão tem que acatar as ordens.

    1. Está sugerindo ao Bolsonaro pagar pra ver, sergio!? Não seria recomendável, podes crer. Moro agrega muito mais ao Bolsonaro que o contrário.

    2. E quem sai perdendo é ele mesmo, JB, para a biografia de Sérgio Moro tanto faz ele ficar no governo ou sair dele; ele tem luz própria, não precisa se ancorar em ninguém.

  19. O ministro Sérgio Moro tem competência, carisma e estatura moral suficientes para não se sujar com as trapalhadas do governo JB.Se ele conseguir aprovar a sua reforma anti-crime ele sai no lucro porque conseguiu impor a sua agenda anti corrupção e anti crime organizado. Se ele não conseguir aprovar a reforma ele também sai por cima porque tentou e fez o que se esperava dele. Quem sabe na próxima eleição tenhamos a sorte de ter um candidato como ele para votar.

    1. Bolsonaro teve voto de Conservadores,Liberais, Anti-petistas e Lavajatistas!!! Se Mouro sair do Governo, Bolsonaro perde o apoio de Lavajatistas, inclusive o meu...

    2. Bolsonaro teve voto de Conservadores,Liberais, Anti-petistas e Lavajatistas!!! Se Mouro sair do Governo, Bolsonaro perde o apoio de Lavajatistas, inclusive o meu...

    3. concordo com você. Sérgio Moro é um herói nacional o Bolsonaro ganhou a eleição, porque a maioria dos brasileiros não queriam a volta do PT.

  20. A carta branca ficou preta e não deve mudar de cor toda vez que o chefe não concordar. Afinal, o chefe é reincidente em não cumprir compromissos.

  21. estes esquerdistas iriam minar o ministério da Justiça. Bolsonaro acertou e salvou Moro de futuramente ser chamado de inexperiente. Esquerdistas n merecem confiança, nunca.

  22. Entre a ‘senda de ouro’ e a ‘senda do cavalo’ Bolsonaro optou pela última. A do cavalo é aquela em que se anda em meio ao que é familiar. Busca-se a segurança e alcança-se a mediocridade. É xucra. A de ouro é capaz de manter a relação saudável pelas diferenças. Não é o ponto médio, é a posição que se banca e se enriquece na controvérsia, que se funde do encontro entre as extremidades. É potente. Isso é sabedoria hassídica, ressoada em várias culturas e retumbantemente negligenciada.

    1. Sérgio A: é que um pouco de Atenas em Esparta fará sempre bem. Assim como um pouco de Esparta em Atenas, obviamente. Ressalte-se que a tal ‘inimiga’ estava sendo nomeada para a SUPLÊNCIA de um Conselho de composição majoritariamente alinhada ao governo. O resto foi tiro de canhão em mosquito, coisa de amador.

    2. Rafael: a única sabedoria que cabe contra essas criaturas que o xará bem descreveu aí, é a sabedoria dos antigos espartanos: inimigo a gente extermina, lobos se mantém nas colinas e traidores da Pátria são os piores inimigos.

    3. Assino embaixo do que disse o Sérgio. Com a ressalva de que nem por isso seria covarde de relinchar como fez o Bolsonaro no episódio envolvendo a SUPLENTE de um Conselho Penitenciário.

    4. Esquerdalhas canalhas hipócritas obtusos apedeutas ignorantes acéfalos idioPTizados esquerdoPTetas ImbeciliPTzados ciganhotos cruzamento de cigarra com gafanhoto onde põe a ✋ nada funciona nada cresce floresce só desgraça fome desemprego desesPTerança circo sem 🍞, rip the end esquerdalhas seguidores bovinamente amestrados castrados a cartilha comunista perda total pt para o cadafalso da mediocridade imbecilidade jumentiçia hienas fodem uma vez no ano comem carniça e ficam rindo não passarão.

  23. Se não ceder cai fora! Moro não é militar nem membro da família. Hoje, Moro não tem mais o mesmo prestígio e aos poucos será fritado.

    1. Os hunos, no caso, seriam o guru e seus asseclas, acredito eu.

  24. Moro entendeu que a política tem nuances que, não permitem que se coloque um inimigo declarado do Presidente, dentro do Palácio do Planalto. Moro saiu grande dessa por entender a posição delicada do Capitão. Em nome de uma diversidade de opiniões, o país corria sério risco de ter um espião dentro do governo. Petista é doido pelo poder. Mas, jamais seria capaz de um gesto recíproco que favorecesse o adversário.

  25. Existem 3 ilhas de ética e de excelência no governo - Moro, Guedes e Militares - e o Bolsonaro prefere reafirmar-se, com sua suposta ‘pureza ideológica’, em face desses a dar mostras reais de capacidade estratégica e de gestão. ‘É possível misturar-se sem se contaminar’. Inclusive, o que é essencial surge mais forte e evidente nesse cadinho. Mas não, prefere-se o seguir cego de uma falange liderada por um guru. Obs. Reconheço méritos no Olavo. Não se deve segui-lo à risca, contudo.

  26. Moro mostrou ter a habilidade necessária para lidar com este tipo de situação. Bolsonaro, por sua vez, meteu o pé na jaca, para satisfazer seu fã-clube. Fica a lição para Bolsonaro, que se desgastou, neste e em outros episódios recentes (vídeos, etc). Será que vai aprender? Esperemos que sim. Mas o homem tem demonstrado ser um trapalhão contumaz, um verdadeiro "dilmo". Se não seguir as orientações de gente competente (militares, principalmente) pode se dar mal. O que seria ruim para o Brasil.

  27. Votei nele, mas infelizmente o cara (e os filhos) não tem estatura para os grandes desafios do país. Foi o caso de um baixo clero espertalhão e oportunista. Não passa de falastrão caricata e preconceituoso. Cadê a base para a reforma da previdência e as reformas do Moro? É o país do futuro, que nunca chega.

  28. Moro perdeu posição. Daqui para frente engolirá todos os sapos. Deve estar contando os minutos para ser indicado ao STF e deixar o Bozo na mão.

  29. Estou vom nojo dessa revista. Quero "desassinar". Que decepção. Joguei dinheiro fora achando que estava nascendo jornalismo na bruzundanga

  30. Sou solidária ao ministro Moro. Mas ele tem que dar um desconto nesse autoritarismo do presidente, porque ele (Bolso) é tosco. Demais.

  31. "Especialista em segurança pública Ilona Szabó", Crusoé? Assino a revista justamente para não encontrar esse tipo de eufemismo covarde que posso ler de graça em qualquer pasquim da grande imprensa. Jornalismo é chamar ongueira militante de extrema-esquerda pelo nome devido.

    1. Exatamente. Suas palavras expressam o pensamento dos milhões que votaram pela mudança na política e na imprensa.

  32. Fala se q o PR insistiu na demissao da moça pq seus eleitores assim queriam. Ótimo! Mas ficam algumas perguntas: o eleitor queria um laranjsl? Um queiroz? Um video pornografico? Um bando de fracassados em torno dele? Uma penca de filhos fazendo e falando bobagens, se fazenfo de presidente? Tres folclores como ministros(damares, velez e araujo$? Ligaçao pra gilmarginal pra se explicar sobre a receita? Nso...,se espera algo muito diferente. Portanto, caro Moro, saia dai antes q esse cara lambuze

  33. Cederá sempre quando reconhecer coerência e lógica num pedido do presidente! O executivo não pode ser espaço para debates e contraponto ideológicos e ele deve ter percebido isso! Bolsonaro não foi eleito para dar fôlego a esquerda no Brasil.

    1. A humildade precede a honra; e a soberba a própria destruição. Qualquer outro no lugar do sábio Ministro Sérgio Moro teria deixado a vaidade se sobrepor a razão. A atitude de repensar a nomeação sem deixar ferir egos e vaidades demonstra e indicam a estrutura de um grande estadista que nasce de um futuro Presidente do Brasil. O Ministro Sérgio Moro pensou em primeiro lugar no Brasil; sufocando assim as vaidades.

  34. Mas o candidato Jair Bolsonaro não afirmou durante a campanha que o Moro teria carta branca no Ministério? Tenho certeza que o Moro já se arrependeu de ter aceitado sair da magistratura para ser ministro.

  35. "Especialista"? Ela é uma ativista de extrema esquerda e, como tal, é inimiga declarada do governo. Todas as vezes em que Moro se distrair dessa forma, será advertido. Sua carta branca não inclui ações contra as promessas de campanha.

  36. Especialista em segurança pública ? Façam-me o favor ... Esta matéria não está a altura de Crusoé ? O que torna esta senhora uma "especialista" ? O assinante aqui aguarda os esclarecimentos de Crusoé . Especialistas são os membros do Ministério Público , promotores e promotoras, que vivem fazem anos ou décadas dentro dos presídios , além de serem Mestres e Doutores . Estes sim especialistas. Neste caso Moro errou.

    1. O que torna ela uma especialista? Vai ver a formação dela. Pra quem dá ouvidos pra um cara que nem terminou o ensino fundamental e enche a boca pra falar que cigarro não faz mal, admira cobrar qualquer coisa dos outros.

  37. Infelizmente Bolsonaro está se mostrando tão ruim qto imaginava. Tinha esperança que diante da sua ignorância geral seria humilde, mas não, pelo contrário é arrogante. Os generais ao invés de consultores se transformaram em legendas para suas trabalhadas. É um irresponsável. Estou apavorada com as viagens para USA e Israel pq o bombeiro Mourão não irá mas certamente contará com a presença de um dos filhos (veremos o pretexto para tal absurdo) e tb o ex-Dilmista Ernesto Araújo. Não vai presta!

    1. A impressão que tenho é que tem muitos infiltrados por aqui.

    2. Acredito que a grande maioria não votou em Bolsonaro por ele ser bom e sim para que o mau não se instalasse de uma vez por todas no poder. Não podemos esquecer que ou era ele ou o PT.

    3. Nunca esperei muito do Jair, mas ele está se saindo muito melhor que pensei. Dentro da sua personalidade... para quem teve um analfabeto e uma terrorista como presidentes está ótimo.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO