Flávio Bolsonaro e o contrato assinado com Valdenice

No gabinete e na campanha

Flávio Bolsonaro pagou com dinheiro da Assembleia do Rio funcionária contratada para gerenciar as contas de sua campanha
22.02.19

Em maio de 2018, o então deputado estadual Flávio Bolsonaro entregou a gestão das contas eleitorais do PSL do Rio a uma promotora de eventos. Valdenice Meliga tinha como missão cuidar das tarefas burocráticas do diretório fluminense do partido, presidido pelo filho mais velho de Jair Bolsonaro. Pelo trabalho, não consta nenhum pagamento a ela na prestação de contas do partido à Justiça Eleitoral. Em agosto, Flávio e Valdenice fizeram um novo acordo. O contrato, obtido por Crusoé, é claro: ela trabalharia de graça na campanha dele para o Senado. Entre uma negociação e outra, houve mais um acerto. Por esse trato, a promotora de eventos seria enfim remunerada. O dinheiro viria da Assembleia Legislativa do Rio, a Alerj. Um dia após combinar serviços para o PSL a pedido de Flávio Bolsonaro, em maio, Valdenice Meliga tornou-se funcionária da liderança do partido na casa. O líder era Flávio.

A sincronia das datas mostra que, ao mesmo tempo em que pôs Valdenice para cuidar de suas contas eleitorais, Flávio Bolsonaro deu aval para que ela começasse a receber salários da Assembleia. O salário dela na Alerj, curiosamente, era bem próximo dos 5 mil reais que depois ela atribui como valor estimado do serviço que seria prestado à campanha de Flávio. Na ponta do lápis, 5.124,62 reais. Que serviço uma promotora de eventos prestaria na Assembleia ou na campanha? Valdenice afirma que trabalhou duro e “nunca foi fantasma”. “Ralei para caramba. Se você pedir, (as imagens) das câmeras (da Alerj) vão mostrar isso. Eu entrava e saía todos os dias. Meu trabalho é rua. É o que gosto de fazer e dei conta o recado. Está aí eleito o senador”, disse ela, ao ser procurada por Crusoé nesta quinta-feira, 21. Deu-se o seguinte diálogo:

A senhora tinha um contrato de trabalho na campanha do senador, não é?

Valdenice – É. Quem te falou isso? Você viu esse contrato, tem na sua mão? Pode me mandar? Vamos lá outra pergunta, outra pergunta.

A senhora tinha um contrato. Como a senhora conseguia….

Valdenice – Não, não. Você não pode afirmar em hipótese nenhuma. Você viu o contrato?

Tenho o contrato na mão.

Valdenice – Então vou falar uma coisa para você: qualquer coisa hoje que jornalista colocar em meu nome, e não provar, eu vou para as redes sociais pedir ajuda de todo o povo brasileiro, principalmente os bolsonarianos, para que o jogue o nome desse jornalista na lama. Nós não fizemos nada de errado.

É só para a senhora esclarecer.

Valdenice – Esclarecer o quê? Eu não quero esclarecer nada. Meu querido, se eu quisesse esclarecer ia para as redes sociais, sentava e falava: ó, eu não sou culpada disso.

Nas eleições de 2018, Flávio tinha pela frente não só a disputa por uma vaga no Senado, mas também a coordenação dos gastos eleitorais do diretório do PSL, que lançou 173 candidatos a deputado estadual e a deputado federal, quase o dobro do MDB, que mandava no estado. A campanha para senador e o diretório movimentariam cerca de 1 milhão de reais.

Exatamente em de 10 de maio de 2018, Flávio entregou a gestão das contas eleitorais do PSL à promotora de eventos, também tesoureira do partido – e que no dia seguinte acumulou ainda o trabalho na Alerj. As finanças partidárias das quais um tesoureiro cuida não se confundem com as despesas na eleição. São departamentos separados. Em 15 de agosto, Flávio pôs Valdenice para administrar as finanças de sua campanha a senador. Sozinha ou junto com o candidato, ela ordenaria todas as despesas contratadas, que ao final chegariam a 490 mil reais.

Em 28 de setembro, por exemplo, assinou um cheque de 10 mil reais em nome de Flávio Bolsonaro, para a locação de uma sala em Madureira para servir de comitê de campanha. Na função dada por Flávio, a promotora de eventos também orientava o contador sobre os atos que seriam escriturados, e ainda zelava pelo cumprimento das normas da legislação eleitoral. Tudo ao mesmo tempo em que acumulava o cargo na Alerj. O seu intenso trabalho na campanha só acabaria com a prestação final de contas, apresentada à Justiça Eleitoral em 8 de novembro.

Cheque assinado por Valdenice: serviços à campanha, mas salário pago pela Assembleia
Enquanto topou fazer os serviços de graça para Flávio Bolsonaro, o candidato, ela foi muito bem remunerada com dinheiro público pelo outro Flávio Bolsonaro, deputado e líder do PSL. À custa da Alerj, ela recebeu cerca de 40 mil reais entre maio e dezembro. Foi exonerada no último dia 11 de fevereiro. Durante a campanha, dois familiares de Valdenice acabaram também ganhando uns trocados. O diretório do PSL no Rio destinou 7.500 reais ao sobrinho dela, em troca de um contrato de locação de veículos. Já o irmão da promotora de eventos recebeu para trabalhar na campanha de uma candidata, bancada estritamente com dinheiro do PSL.

Valdenice conhecia a família Bolsonaro muito antes da eleição. Chegou a ser prestigiada até pelo hoje presidente da República. Em 1º de outubro de 2017, Flávio e Jair Bolsonaro posaram para uma foto ao lado dela e de seus irmãos gêmeos, os policiais militares Alan e Alex Rodrigues de Oliveira. Ao fundo, havia alguns balões de aniversário. Todos pareciam felizes. Os gêmeos haviam completado 47 anos alguns dias antes. Flávio Bolsonaro, o filho Zero Um do presidente, fez um comentário na foto publicada em sua conta no Instagram: “Essa família é nota mil”. Uma frase que, mais tarde, se mostraria infeliz. Depois do tal aniversário, os policiais apareceriam como suspeitas de envolvimento em transações heterodoxas. O comentário inocente na rede social se transformaria em mais um infortúnio para Flávio, já abalroado pelas ligações com outro PM, o agora notório Fabrício Queiroz.

Jair e Flávio Bolsonaro posam com Valdenice e os irmãos dela, Alan e Alex
Uma investigação do Ministério Público do Rio afirma que Alan e Alex Rodrigues pagavam propina mensal de 1 mil reais a agentes da 36ª Delegacia da Polícia Civil, localizada em Santa Cruz, bairro da Zona Oeste carioca. Em troca, os agentes fechariam os olhos para um loteamento ilegal que os gêmeos vendiam. Um delator do esquema contou que chegou a receber propina de Alan Rodrigues no meio de uma blitz – um clássico da corrupção miúda. Em janeiro de 2018, Alan foi preso em flagrante no loteamento irregular. Os PMs irmãos Valdenice voltariam a ter contato com Flávio Bolsonaro meses depois, já na campanha eleitoral. Ao jornal O Estado de São Paulo, ela admitiu que os irmãos Alex e Alan Rodrigues atuavam no staff de Flávio como “voluntários” nos dias de folga. Eles participaram da agenda do filho do presidente até agosto, quando foram presos sob a acusação de pagar propina aos agentes da Polícia Civil.

A operação que prendeu os gêmeos, batizada de “Quarto Elemento”, alcançou outras 46 pessoas, a maioria policiais com algum tipo de ligação com extorsões e milícias. Entre os presos, havia três policiais que receberam “moção de louvor” por obra do então deputado Flávio Bolsonaro. Os irmãos Alex e Alan Rodrigues, segundo a denúncia do MP, integravam uma quadrilha perigosa e fortemente armada. A lista de envolvidos incluía uma espécie de “senhor das armas”, o policial civil Rafael Luz Souza, conhecido como Pulgão, preso com seis fuzis, quatro pistolas, um rifle de uso militar calibre ponto 30, 24 carregadores e 560 cartuchos de diferentes calibres. Em dezembro, Pulgão foi intimado a prestar esclarecimentos em um outro caso, talvez o mais rumoroso da crônica político-policial recente do Rio. Era a investigação que apura o assassinato da vereadora Marielle Franco, do PSOL, e do motorista dela Anderson Gomes, na noite de 14 de março de 2018. Não se sabe, ainda, a razão da intimação.

Procurado, o advogado dos irmãos Alan e Alex Rodrigues informou que eles respondem a processo em liberdade e preferiu não comentar o caso. Flávio Bolsonaro não retornou os contatos da reportagem por telefone e e-mail. A história do senador com os irmãos da família “nota mil” é mais uma que o liga a policiais enrolados com a Justiça. O caso mais rumoroso é o que envolve Fabrício Queiroz, seu ex-assessor que movimentou 1,2 milhão de reais em cerca de um ano, foi pilhado em um relatório do Coaf e agora é alvo de uma investigação do Ministério Público. Outro episódio que deixou o agora senador na berlinda tem como personagem o ex-capitão da PM Adriano Magalhães da Nóbrega. Em junho de 2005, Flávio concedeu a Magalhães a medalha Tiradentes, a mais alta condecoração da Assembleia Legislativa do Rio. Quando da homenagem, Nóbrega estava preso, acusado de homicídio. A mulher e a mãe do ex-capitão estiveram empregadas no gabinete de Flávio até novembro de 2018. No mês passado, o mesmo Magalhães foi o alvo principal de uma operação deflagrada para prender milicianos que controlam a região de Rio das Pedras, na Zona Oeste carioca. Acusado de ser o chefe da milícia local, ele está até hoje foragido. Adriano Magalhães foi expulso da PM no começo de 2014 sob acusação de envolvimento com a máfia dos jogos. Àquela altura, na tentativa de convencer os oficiais que julgavam a sua expulsão, apresentou a condecoração que recebera na Alerj por recomendação de Flávio Bolsonaro. Não colou.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. As falcatruas na Assembléia do Rio são generalizadas. A movimentação relacionada ao deputado do PT Ciciliano passa dos 40 milhões e os valores vão descendo até chegar em Flávio Bolsonaro, curiosamente os mais baixos e inversamente ao valor o mais investigado. Da imprensa esquerdista e mal intencionada podemos entender o comportamento. Nessas os Brasileiros de bem já não acreditam e estão sendo desconsideradas. Acabo de assinar a Crusoé pela sua seriedade,espero que se comporte de forma imparcial

  2. Nós da Direita não contemporizamos com a desonestidade clara do Flávio. Não vai provar inocência porque não existe. É da velha política estilo PT. Não podemos construir um novo Brasil com estes tipos corruptos. E não venham, leitores, culpar a Crusoé. Não é ela o problema. Vamos exigir moralidade daqui pra frente. A limpeza só começou. Parabéns Crusoé !!!

  3. Acho correto que sendo tudo isso verdade, que se faça também o levantamento dos filhos e parentes do LULA que de serventes de zoológico passam a empresários e muito mais deve aparecer se a tal coaf desejar informar!

  4. Flávio conviveu com policiais e militares amaior parte do tempo. Talvez conheça centenas ou milhares. Se 5 ou 6 são investigados/suspeitos, inclusive o notório Queiroz, ele também será ??? O chefe da milicia ??? Sinceramente, é uma lógica torta. Coisa de quem não sabe o que diz, e muito menos o que escreve. Que se apure o caso do Queiroz, aliás como deve ser, porém as demais suspeitas chegam a ser fantasiosas...

  5. Pra que futucar essas bobagens, percam tempo esclarecendo o povo brasileiro sobre as reformas, esse tipo de comportamento só serve como distração ao invés de concentrar energias no que importa. percam tempo em recuperar os milhões e bilhões dos corruptos perigosos, ficam perdendo tempo com ninharias enquanto os tubarões riem da nossa cara

  6. Parabéns pela reportagem Crusoé. Depois desse covarde sequer soltar uma notinha de rodapé, entendo que deve ser aberto imediatamente um processo de cassação contra esse farsante que só engana o gado dele.

  7. É a MAIOR CRISE que eu já vi na história da IMPRENSA BRASILEIRA, perda da credibilidade, reportagens parciais tentando iludir o leitor, mas que não enganam ninguém, noticias editadas, etc. É o desespero, muitos veículos de comunicação em massa entrarão em FALÊNCIA ECONÔMICA, sem as benesses que estavam acostumados a receber de governos passados

    1. é pura verdade o que você disse, o papel aceita qualquer coisa. Estamos no meio de uma sopa de idéias e suposições tendenciosas. A verdade é a única que é imutável, ela sempre aparece.

  8. Os gabinetes políticos são alvo de muita gente interesseira.É mto difícil fazer uma triagem pra separar o joio do trigo e os políticos, muitas vezes, são iludidos com amizades insólitas. Vamos aguardar resultado das investigações deste emaranhado de pessoas.

    1. Exatamente!!!! Ele não me representa e se for culpado de todos os envolvimentos que se apura no MP, não adianta os "bolsonarianos" ficarem reclamando da imprensa. Tem que responder, sendo filho do presidente ou não!!

  9. As milícias que atuam no RJ E EM outros estados t.a.m.b.ém só serão contidas qdo houver presença do ESTADO na segurança do cidadão e coordenação das polícias pela inteligência das FFAA...

  10. Só falta continuar lendo e ver matéria sobre Marielle, Jean Willys e em defesa de Maduro... Como diz a piada, se a imprensa tivesse tido na morte de Celso Daniel o mesmo empenho que teve na morte da vereadora, hj já teriam achado o dedo de Lula!

    1. Vai defender a reforma da previdência, faça o melhor

  11. Ah nem, já cancelei Veja, Folha de S.Paulo entre outros... Acabei de assinar Crusoé. Mas chegar aqui e deparar com mazelas de Flávio Bolsonaro, me poupe! Jornalismo isento?! Quer falar de ambos os lados pra fingir imparcialidade?! Importante mostrar os pecados da direita também, mas logo neste momento crucial para o País, quando a maior reforma econômica está prestes a ser votada? Já q o compromisso é com a verdade, comecem falando dos outros Deputados da esquerda q movimentaram milhões a mais!

  12. Se depender de mim, essa cruzoé vai levar ferro, minha assinatura não terá mais, essa porcaria é puxadinho da globo e eu não sabia. sou bolsonaro que será o melhor presidente que o país terá

    1. Pois se depender de mim o sucesso será cada vez maior!

  13. arrependi de ter assinado essa crusoé, ela é esquerdista de mão cheia, forçando a barra para a moça confessar, isso não é certo, vcs deveriam trabalhar é na venezuela , cuba etc, porque no brasil, vcs só querem prejudicar o governo de bolsonaro que quer o bem do povo

  14. Parabéns 'a Crusoé. Demonstra isenção e profissionalismo. Acobertar ações como está seria jornalismo tal qual o PT e sua gang de aliados faziam.

    1. Tem toda razão. Digo que há os bolsonaristas que torcem para o governo acertar ,mas não são cegos e não desculpam crimes e há os bolsominions que vivem em estado de negação e usam da agressão para defender o indefensável. Quando não exitem argumentos a culpa é dos outros, no caso a imprensa.

    2. Isso aí, Leandro e Ricardo. Calar por conveniência é um mau caminho.

    3. também deixo meus parabéns à Crusoé. Se a revista teve em mãos o tal contrato, ela não pode se calar para acobertar o Flávio. E deve encaminhar também ao Ministério público . É isso.

  15. Não entendi qual é o crime do Flavio Bolsonaro!Os envolvidos com milicias parece reportagem para estar nas paginas policiais

  16. Mais uma reportagem de picuinhas. São muitos parágrafos que mais parece conversa de fofoqueiras desocupadas usando o nome de um político importante para justificar talvez o seu emprego. Muita baboseira.

    1. Vá ler e defender a ótima reportagem sobre a reforma da previdência ou para isto você não recebeu?

    1. Elisa, não dê atestado de sua ignorância, nesta edição tem uma ótima reportagem sobre as benesses no Senado. Você não leu?

    2. É verdade!! Essa imprensa esquerdista agora pegou os filhos do Bolsonaro pra Cristo...Cadê que falam das Mordomias dos Senadores e Deputados federais que recebem de forma Vitalícia e ilimitada Seguro Saúde..e tem aposentadoria Altíssima...O senador Regulff( acho que se escreve assim, Sem Partido do Distrito Federal) falou isso no Plenário do Senado ...Isso esses jornalistas Não falam...!!! Chega de falar Mal dos filhos Bolsonaro!!!

  17. Se Flávio fez mesmo isso, imagine os outros. Por falar nisso, CADÊ as matérias com os outros, E COM A MESMA FREQUÊNCIA ? Ou o objetivo da Crusoé não é de informar, mas de tentar influenciar, como são os demais, ser mais do mesmo, ser mais uma ilha no arquipélago de CUBA ?

    1. Realmente os outros que movimentaram muito mais dinheiro ainda não estão preocupados, pois realmente a não dá tanto Ibope quanto os Bolsonaros é preciso mudar e fazer deles também.

  18. O Mav bolsonarista está entrando em parafuso com Crusoé e O Antagonista. Essa escória ainda não entendeu o momento pelo qual o país passa.

    1. Antônio, em vez de despejar sua falta de educação como argumento, vá defender a reforma da previdência. Ou para isto você não foi pago?

    2. Já comeu teu cocozinho hoje Leandro? Cuidado pra não sujar a roupinha....

  19. Esse repórter careca, que parece o Gadelha, extrapola todos os limites da parcialidade kkkkk, cadê a investigação acerca dos demais deputados? Cadê a isenção? Cadê tua vergonha na cara?

    1. Ou tu é mais um reportezinho comunista que ficou tristinho porque o Brasil não vai seguir tua doutrinação marxista?

    2. Foi isso que tu aprendeu na faculdade, se é que tem, tentar enganar o público com textinhos tendenciosos ?

    3. Seria melhor rasgar tua carteirinha de reporter do que se sujeitar a este papel ridículo...

  20. Por quê a revista não mostra a sua competência investigando quem está pagando os Advogados do Adélio???. Será que vamos ter mais uma buscando dificultar e não ajudar um Presidente que foi eleito pelo povo democraticamente?. Deixem o nosso Presidente trabalhar.

    1. O único trabalho que ele tem.. são os filhos.. tão desonestos quanto os ptistas.. tudo farinha do mesmo saco

  21. Ótimo que vocês mostrem o que está errado. Mas.... e os outros? Que tal a ilha de jornalismo nos mostrar algo diferente dia demais e investigar o resto da ALERJ?

  22. A imprensa suja, incluo CRUSOÉ nisso, esqueceu os problemas gravíssimos que herdamos dos governos de esquerda e resolveu abrir GUERRA contra o governo BOLSONARO, eleito legitimamente pelo POVO BRASILEIRO. Uma coisa é LIBERDADE DE INFORMAÇÃO, outra coisa é LIBERDADE PARA DIFAMAÇÃO. Tá na hora do governo responder a essa GUERRA. Tá na hora de processar essa imprensa podre e tomar todas as medidas legais que estiverem ao seu alcance para enfrentar esses bandidos que querem destruir o BRASIL

    1. tem que apurar tudo da esquerda a direita, ser eleito não concede imunidade, se concedesse lula não estaria preso.

    1. Concordo com você.A revista Crusoé se propõe a isso.Falar a verdade , doa a quem doer.Fico triste se isso afetar o governo do presidente, mas Deus abençoe que não.

  23. Muito curioso esse posicionamento dessa revista medíocre em só perseguir a familia de Bolsonaro. O presidente da ALERJ cometeu fraudes que chegam a 50 milhões e vcs passam o pano. Bolsonaro já mostrou ao país quem vcs são! Apoiaram na campanha interessados em se vender para o governo após as eleições. Como o plano não deu cert o, estão mostrando quem são...

  24. Muito curioso esse posicionamento dessa revista medíocre em só perseguir a familia de Bolsonaro. O presidente da ALERJ cometeu fraudes que chegam a 50 milhões e vcs passam o pano. Bolsonaro já mostrou ao país quem vcs são! Apoiaram na campanha interessados em se vender para o governo após as eleições. Como o plano não deu cert o, estão mostrando quem são...

    1. Cadê os contratos?porque essa perseguição contra Flávio Bolsonaro ?vamos falar de outro assunto que a imprensa não divulga ?O Brasil quer saber quem mandou matar Jair Bolsonaro ?

  25. Não me causa surpresa que um deputado cuja atuação eatava diretamente liigada à polícia milirar tenha como funcionários parentes de PMs que podem ter se ligado a milícias e à práticas escusas, ainda mais se levarmos em conta que o dep em questão atuava no RJ, estado que me parece não ser exatamente uma Suiça., ou estou enganada?

  26. Deixem a justiça julgar, esse papo só enche o saco, mesmo porque este é um lado da hitoria, o outro pode ser pior ou não, aguardem.

  27. acho q o que esta errado tem q ser corrigido e punido mas o que me causa estranheza é a Crisoé agir como a grande midia de uns tempos pra cá e investigar apenas atos suspeitos da familia Bolsonaro. vcs esqueceram dos outros que tambem tem vários desvios e atos suspeitos ou só interessa os da Familia Bolsonaro? será vingança do seu ex-X9????

  28. O sistema é errado.Flavio é fruto do sistema...se não fizer o que fez não se elege, vamos parar de demagogia...mas ele esta errado..

  29. Nossa! Qta coisa feia, absurda e criminosa q a Crusoé “ descobriu” Depois de 13 anos! Coincidentemente(p usar termo da pp Crusoé),”descobriu-se” tudo só depois q Bolsonaro foi eleito Presidente do BR e Flavio senador!Jornalismo”investigativo” é assim no Brasil. Se for graúdo, investiga. Qdo os Deps Federais Jair e Eduardo eram do baixo clero da CD eram ridicularizados.Flavio e Carlos nunca deram 1 linha sobre eles.Agora, “ coincidentemente” contra os filhos do Presidente pesam tantas coisas,né?

  30. Era pedra e agora é vidraça galera. Pessoal defendendo 2 pesos e 2 medidas. Eita país. Se for culpado, tem q pagar mesmo. E vem de mostrando rodeado de pessoas no mínimo não confiáveis

    1. Exato! Tem uma turma que ganhou assinatura só para defender o Carlos, na hora de defender a reforma da previdência eles somem!

    2. Concordo plenamente..sem bandido de estimação. Agora tem que ser tolerância zero com desvios..se ficar provado tem sim que haver punição. Ninguém, rigorosamente ninguém está acima da lei.

    1. também queria saber.....a Crusoé tem que fazer esse papel diferenciado de noticiar o que os outros veículos ignoram

  31. Essa revista se apresentou as pessoas de bem com diferente e fora do eixo da grande mídia podre e corrupta. Porém, a cada dia está se mostrando farinha do mesmo saco, se disfarçou para se manter entres o povo saturado de tanta manipulação. Este editorial por analogia, é o PSOL do PT (Cruzoé/Globolixo, Folha, oglobo....,

    1. isso mesmo, a Crusoé tem que parar de falar das cagadas da famiglia Mito. Façam como sempre foi feito, deixem de falar de quem manda e arrumem uma cortina de fumaça pra disfarçar, senão vai ter que mudar o nome do site "O BOLSONARISTA"

  32. Bolsominions, parem de defender quem não merece. Votei no novo governo, não para ter a mesma politicagem, mas para ter um país melhor. Se você votou na família Bolsonaro e não quer que ninguém cobre oque está errado, você é tão idiota quanto quem defende Luladrão!

    1. Por aí! Suspeitos precisam ser investigados. Se houver provas/indícios de crime, devem ser indiciados. Se julgados culpados têm de pagar! Simples assim.

  33. É engraçado ver certo tipo de pessoa achar que as pessoas que votaram no Bolsonaro são do mesmo tipo de pessoa que vota no PT. Se fez algo errado, querida, quero mais que apodreça na prisão!

    1. É verdade Sandro. Apenas uma pequena parte dos que votaram no Bolsonaro e também daqueles que não votaram no Bolsonaro é que são os fanáticos e tapados. Acontece que essas minorias fazem muito barulho e por isso parecem representar mais do que realmente são.

    2. E quem falou que quem não votou no presidente pensa diferente de você? Acabou de dar o direito a quem pensa exatamente como você criticou! Generalizando se corre o risco do erro.

    1. Ela tanto direito de comentar como vocês, seus bobalhões!

    2. Só ligar e cancelar. E parar de dar piti nos comentários. Depois vc procura por uma revista que escreva só o que vc quer ler e feche os olhos para a realidade.

    3. Liga lá e cancela, mas não fica enchendo o saco. Com certeza não é aqui nos comentários que você vai cancelar!

  34. Corrupto ? Que a justiça o mande para a cadeia. Chega de sem-vergonhas nessa terra. O Rio de Janeiro é imbatível em termos de políticos corruptos.

    1. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é a Rosalia. hahaha

    2. Se ele é corrupto, que vä para cadeia. Não tenho bandido de estimaçåo. Só não admito que reportagens tendenciosas sejam feitas para prejudicar o novo governo que estä aí. E por que esses fatos, que já existiam concretamente, só vieram a tona depois da posse, sendo exaustiva e cotidianamente explorados pela imprensa? Carta na manga da rede Globo? Para mim, não prejudicam o rumo certo do novo governo. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!

    1. A Maria é daquelas que apanha do seu homem, espalha que apanha, mas não se separa do algoz. Parece com aquela personagem da "Escolinha": "Eu gostcho"! Sabe como cancelar mas não é capaz.

  35. Acho importante que o jornalista convoque o deputado Flavio para prestar maiores esclarecimentos sobre essas informações que ligam seu nome à morte de Mariele. Tudo isso é muitíssimo sério!

    1. Explico, Salvador, é a mesma porra do servidor desse teu comentário e dos demais comentaristas, só que, dependendo da reportagem, se "altamente ofensiva" aos bolsominions, elem convocam telepaticamente a tropa de choque e entopem o servidor com montes de merdas proferidas, o que causa a sua lentidão e travamento. Nas quintas-feiras, já viram abutres, eriçados, babando, esperando a coluna do Diogo pra cair em cima, devorando, querem a alma do Diogo, mas têm que se contentar com o fígado dele.

  36. Esses filhos do Bolsonaro, eu vou te falar viu. Sigam de olho aberto Crusoé. Eu que votei nesse presidente, espero saber sobre todas as possibilidades de acertos e também de erros.

  37. Esse rapaz pode comprometer o pai. Os dois outros também. Os seus afastamentos do Palácio e das redes que fazem trafegar as opiniões do poder, é um remédio amargo para Jair, mas ótimo para o Brasil. Esse governo precisa tirar nossa Pátria do buraco.

  38. Faço um apelo ao pessoal da revista. Cancelem logo as assinaturas desses bolsonarianos (para usar o termo da tal promotora de eventos) que se dizem arrependidos de tê-la feito. Estão arrependidos mas não deixam de ler as matérias. Essa turma já encheu o saco. Aliás, bolsonarianos rima bem com bolivarianos. Tudo a ver, só que com sinal trocado.

    1. Aladim, entra na lâmpada e te remete pra Venezuela, chegando lá, pede pro Maduro te esfregar. hahaha

    2. José Silva Vc se infiltrou aqui propositadamente procurando uma brecha para aliviar sua mente das atrocidades que afundaram essa pátria pelo seu querido PT e vc encontrou o caminho certo, a revista camuflada da Globo, uma sugestão vai fazer uma assinatura da Revista Veja ou Isto é, aqui não é sua praia.

  39. Esse senador que o Rio elegeu é um gangster. Não se sabe exatamente a divisão de trabalho na "cosa mostra" dessa família , mas certamente cabe a Don Flávio a parte mais sanguinária: desvio de dinheiro e ligações com os milicianos criminosos - perdão pela redundância.

  40. Tio, na boa... vai tomar no seu cú...vai entrevistar a Dilma, lulinha, os demais vereadores, deputados estaduais, federais e senadores. E se não ficar contente... vai a puta que o pariu! E tenho dito.

    1. Esse daí tem problema com cú e puta! E sonha em ser senador, só pra ser entrevistado.

  41. Flávio Bolsonaro pagou serviços prestados na campanha para senador em 2018 com verba de seu gabinete de deputado estadual. A prática de se gratificar aliados políticos e cabos eleitorais com cargos de gabinete, costume raríssimo no Brasil, tem que ser combatida antes que se alastre por todas as Assembléias Legislativas.

  42. Massa ignara e altamente corrupta essa gente que critica a Crusoé e a reportagem do Hudson Corrêa, acusando-os de criarem factóides a respeito da contratação de serviços pessoais pagos, ilegalmente, com o dinheiro dos nossos impostos arrancados de nós cidadãos. Gente estúpida, rude, grotesca e perigosa.

  43. Impressionante como a área de comentários está povoada por bolsominions. Parece o Brasil 247 da direita. O Senador é uma figura pública, e as suas supostas relações com bandidos são de interesse público sim.

  44. Confesso q estou muito muito muito muito preocupada com esses envolvimentos da família presidencial...... vamos conhecer moro Mourão e companhia bela!!!! A coisa é absolutamente grave. Enquanto isso , assistimos blogs e certos jornais construindo uma figura de Jair deificada. O presidente o estadista o honesto amante da verdade o grande herói acima de qq suspeita. Desconstruir essa imagem e a tarefa. Mesmo porque só oligofrênicos podem embarcar nessas fantasias.

  45. vendo os comentários fica claro q fanático é tudo igual,idolatra de políticos,todos iguais:cegos,truculentos,violentos.Imaginar q esses idólatras a la petralha ficam contra a imprensa idônea Felipe MB, Antagonista, Crusoé, Augusto Nunes, realmente desanimador.Ainda bem q muito claro q é a minoria.S maioria dos 57 milhões de eleitores estão muito de olho aberto ...Aécio q o diga!A maioria não é fanática.

  46. Tudo bem que se apure o caso Flávio Bolsonaro. Mas porquê a mídia e a imprensa petista nada fala sobre a fortuna de Lulinha. Não faz esforços para saber de onde veio essa fortuna. Papai Noel, Coelhinho da Páscoa? Estarevista já passou dos limites, semana passada com os comentários do Diogo. Há uma rede tentando derrubar Bolsonaro, a começar da Globo, com seus débitos da receita. Culpem Flávio Bolsonaro mas que tal ter uma imprensa investigativa no caso Lulinha?

    1. Desde que não incluam os bolsonaros, não é mesmo, Andre? hahaha

  47. Já sabemos que Flávio Bolsonaro mantinha relações de amizade e trabalho com policiais e familiares. Alguns investigados e tudo deve ser apurado o que não sabemos é sobre os outros da Alerj que o COAF pegou com valores altíssimos. Quero os outros com o mesmo empenho e espaço do Flávio. Se preferir escreve mais tem a mesada do Toffoli e a grana do Gilmar, o Serra, o Guido Mantega, o Aécio, aquele triste homem da mala o Temer e cia Ltda. São tantos protegidos e ficamos com tão pouca informação.

  48. A imprensa quando não tem assunto (quando na verdade tem muito) solta mais uma temporada "Filho do Bolsonaro xx". Nenhum filho do Bolsonaro está em fase de canonização, isso é do conhecimento de todos. Entretanto a imprensa faz de conta que mira no fato (erro) que é usualmente cometido por todos os partidos mas o chumbo grosso é para o presidente Bolsonaro. A temporada dos 200 mil na época da campanha do Bolsonaro durou quase um ano. Aja saco!!

  49. Impressionante como a mídia ataca a família Bolsonaro. Se existe alguma coisa errada, vamos investigar. O caso dos Deputados da Alerj parece que só existe Flavio Bolsonaro. Será que vamos ler no futuro matéria dos demais Deputados e assessores envolvidos? As pessoas nem sabem o nome dos outros. Está havendo uma parcialidade em denúncias que beira o surreal. O Presidente da Alerj que é petista teve movimentação atípica acima de 40 milhões de Reais. Ninguém verifica? Está difícil saber das coisas

    1. Não te desespera, Yeda, quando a famiglia Bolsonaro deixar a presidência do Brasil, a mídia vai focar na próxima famiglia. Capisce?

  50. Tirando a tentativa de culpa por associação no final, então, não tem nada? Se não postaram aqui alguma prova de que ela não bateu ponto e não apareceu no trabalho, resta q ela trabalhou nos dois empregos, um como voluntária e outro assalariada, oh que crime terrível. Temos também que ele contratou dois policiais antes de serem presos e homenageou um que antes foi preso injustamente (coisa q vocês disseram em matéria anterior) e depois foi preso justamente, anos depois, mas sua mãe não foi punida

  51. Senhores, hoje em a imprensa com certeza nao é digna de confiança. Porem , teríamos que petistas , pra imaginar que , em um estado , afundado na lama da corrupção, um estado que por anos foi comandada por uma mafia na assembléia, em que toda a liderança esta presa e, os outros , investigados . Um estado , que um ex-governador esta preso !!! Esperar q 1 dep. n~ esteja envolvido em corrup. é d + , pod investigar TODOS!!! Forças capitao!! e seu filho? que se vire nos 30.

  52. Esclarecedora reportagem. A tática que eles usam é igual à do PT, tentar avacalhar o jornalista. A maioria não passa pano. Impressionante a sujereirada.

  53. Vários comentários nessa e em diversas outras matérias mostram que há bolsomínions tão ou mais fanáticos que os petralhas. Simplesmente não admitem notícias contrárias à sua devoção cega por Bolsonaro e seus filhotes. Credo! É isso aí, Crusoé, continuem apurando e divulgando TUDO, seja contra quem for.

    1. É porque não querem nenhuma verdade que desmonte suas fantasias.

    1. Chega,não! Esta revista é para pessoas que querem a verdadeira informação; que não são narcisistas, vitimistas ou que amam políticos incondicionalmente. Para estes há o Facebook, Tweeter,WhatsApp. Saudaçoēs.

  54. Por mais que queiram, vcs não conseguem sair da barra da saia da esquerda. Isto realmente virou um vício da Direita Esquerdista !!!

    1. Quer dizer que só pode haver notícias "a favor", é isso? Senão é jornalismo de esquerda? Aff!

  55. Que tal dar uma no cravo e outra na ferradura? Aproveitem para falar dos 20 milhões gastos com a campanha ilegal do presidiário. E, de repente, dá até para comentar um pouquinho sobre esse foco da imprensa somente em possíveis falhas do pessoal antiPT, que ganhou as eleições com a maioria dos brasileiros.

  56. Crusoé continua a buscar implicações do filho do presdiente... se ele errou tem que ser punido exemplarmente, mas vocês estão forçando a barra legal ao juntar um monte de informações de "fontes"que informaram e me disseram, e novamente colocar o Flavio Bolsonaro como particpante da morte da Marielle. É muita forçação de barra. Tudo o que está acontecendo na assembléia legislativa do rio não é notícia? contratação de derrotados nas eleiçoes com salarios enormes, não é notícia? me poupem!!!

    1. Se me permitem um tremendo lugar comum: o pior cego é aquele que não quer ver.

  57. Artigo do tipo 'persecutório' hoje em voga por aqui. Não vou comentar, mas o importante mesmo é o absurdo de admitir montes de assessores para políticos eleitos. Alguém aí acha mesmo que esse pessoal não trabalha para a reeleição de quem o emprega? Alguém acha isso justo em relação aos candidatos que não tem esses assessores todos? Por que não manter apenas um 'pool' de assessores na instituição para uso de todos e somente para assuntos legislativos? Essas mordomias têm que acabar!!!

    1. Os Bolsonaristas estão ficando igual aos Lulistas.Vcs colocam na cara deles verdades e eles não acreditam.Lamentável.

  58. Interessante os comentários “ não vou assinar mais tal revista” “me arrependi de ter assinado” e assim em diante. O processo de conhecimento envolve uma leitura crítica e imparcial. Envolve checar os dados, acrescentar informações ou rejeitar, mas baseado numa pesquisa mais profunda.Flavio Bolsonaro deve ser investigado e punido se for o caso, mas gostaria, também matérias que falassem dos filhos do Lula da Dilma do Temer etc. acho que seria interessante termos mais essas informações.

    1. O que me intriga são algumas colocações dentro da reportagem , tipo--, a promotora de eventos , como se uma promotora de eventos não pudesse ter qualificações pra exercer qualquer outra atividade , só por ser uma promotora de ebventos já a colocam sob suspeição e a tentam desqualifica-la . Outra, quem vazou esse contrato? Mais uma , existe um laranjal espalhado pelo país e por quase todos os partidos ,mas não se ouve e não se lê nada exceto sobre o 01 , a tentativa é clara de atingir o pai !

    2. Concordo com vc. Matérias sobre a dinheirama que Dilma gastou na campanha dela, e que não foram esclarecidas. Vc só falam dos Bolsonaro. Tem Lula, os filhos, Zé Dirceu e outros Petistas.

  59. Que é isso, Crusoé? Com a desculpa de imprensa livre e imparcial ( o conceito de livre e imparcial é FALAR MAL DE TODOS, BUSCANDO E REMEXENDO EM LATAS DE LIXO), ficam fofocando? Está faltando matéria?. Publiquem coisas boas, também...tanto da direita como da esquerda. Fale de nós, povo: " todo o poder emana do povo". Acham que não? Lembrem da Bastilha....

    1. Nelson Rodrigues estava certo. os idiotas tomaram o mundo.

  60. Onde está o envolvimento do Flavio com a milícia acusada de matar Mariele? Alguém é capaz de se responsabilizar por parentes ou amigos nas horas em que não convivem com você? Afinal, é isso que vcs deixam no "ar", não é?

  61. Não querendo minimizar o fato da reportagem, mas e os deputados presos que recebem salário, não mereceriam uma reportagem deste nível? E os presos reeleitos por um povo que me parece que não valem o que o gato enterra, que ainda corre discussão, por esses politiquinhos que temos, ou seja minha avó tinha razão, todo povo têm o governo que merece, e eu acrescento a imprensa também.

    1. Isso se chama partidarismo meu amigo, o Antagonista tomou um novo norte, oposição por oposição. Os Demais? Ah, os demais? não, não sei de nada. simples assim.

  62. A turma do “zero um” (Queiroz, esposa, filha e agora mais esta) tem características semelhantes: cinismo, arrogância e aparente crença de que escaparão impunes. Cabral também era assim. Aguardemos.

  63. Quem mandou matar Bolsonaro? Será que há inconstitucionalidade nos Partidos Políticos: PDT, PCdoB, PCB, PPS, PSB, PT e Partido Livre, serem membros do Foro de São Paulo? Cade os argumentos as partes envolvidas para a eminente Inconstitucionalidade, segundo o jornalista Alexandre Garcia: “Em qual dos ministros do Supremo você votou, dando-lhe mandato para fazer leis? Pensei que fosse atribuição exclusiva de deputados e senadores. Pelo menos é o que leio na Constituição Federal.”

    1. Isso. Por que vcs não investigam sobre quem está por trás do Adelio? Quem paga os honorários dos advogados. Tem muitas outras coisas para vcs investigarem.

  64. Tem uns patetas que ainda defendem. Direitista fanático é igual esquerdista fanático. Que sejam apuradas as falcatruas que o 01 está envolvido e que seja EXEMPLARMENTE PUNIDO! Votei no atual presidente, mas se também estiver sujo, que sofra o peso da LEI! Chega de idolatrar políticos!

    1. É isso aí. Sem "bandidos de estimação" por favor...

  65. Vixe a coisa fica cada vez mais suja e mais feia o honestíssimo Bolsonaro parece o laranjal da vergonha a Isto é está muito esclarecedora ,parece que o Brasil pode ter trocado 6 por meia duzia .

    1. Caio favor não usar meu nome pra escrever bobagens. Eu cheguei na revista primeiro. Tem que investigar tudo mas concluir que trocou 6 por meia-duzia é forçar a barra ao extremo jahahhahahahabhaha favor nao me fazer passar vergonha usando meu nome.

  66. Tá difícil... como diria minha avó...estou desacorçoada!!! Não que tivesse muitas esperanças...porém...o que faremos? Não vai sobrar pedra sobre pedra... e o Brasil???? Nós queremos justiça...já o outro lado ... quer o poder! ...À todo custo!!! Aí mora o perigo!!!

  67. Tem que investigar tudo. O que eu não entendo é que apesar de todos os outros casos de desvios na ALERJ, eu só leia aqui sobre o caso do Flávio Bolsonaro. Seria por que ele confrontou Os Antagonistas? A "imprensa limpa" só tem um alvo? Quero saber do cenário inteiro, inclusive do atual presidente da ALERJ, que simplesmente ficou esquecido, com seus 40 e tantos milhões desviados. Flávio está sendo um alvo fácil para atingir o presidente, os outros não interessam pq não atingem ninguém, só o nós!

  68. Conforme citado nos comentários, a reportagem ficou confusa. Achei que era sobre problemas nas contas de campanha de repente entrou o "caso Marielle" no final. Foi muito forçado ligar uma coisa com outra.

    1. Crusoé kd o meu post que coloquei hj pela manhã nesta conversa do comentário do Davidson? Vcs publicaram e apagaram. Não gostaram o que escrevi? Peço que recoloquem novamente, afinal não havia nenhum tipo de ofensa ou xingamentos,algo muito comum neste espaço para comentários.

  69. Nas ruas, durantes os protestos, vimos de um lado as cores do Brasil, simbolizando imparcialidade política e de outro as cores de um partido político, mostrando parcialidade e fanatismo. Abaixo, leio comentários parciais da cor de um partido que não é o vermelho. Parem com essa ingenuidade. Está mais que claro que tem caroço nesse angu. E não venham dizer que sou petralha. Votei no Bolsonaro. Eu não sou alienado e ingenuo como alguns aqui. A revista não se chama Bolsoé.

    1. Concordo plenamente. Ta parecendo matéria do Fantástico, que começa falando de "bife de caçarolinha" e termina com "rifle de caçar rolinha"...

  70. Só acho que a reportagem tá meio "pobrinha"! Propina de 1000 reais p mês. Vai ser difícil achar um político carioca q não esteja enrolado.

    1. Esse é o pensamento da pior espécie.Seja 1 real ou 1000 a podridão é a mesma, mas agora a podridão está só acima de 1000???Triste

  71. Votei no Bolsonaro por falta de opção desconfiando que tinha em mãos uma nota de R$ 3,00 reais. Infelizmente cada dia que passa isto se confirma. Parabéns Crusoé, sem jornalismo sério e independente o bananal não mudará nunca.

  72. Não tive tempo ainda de ler a matéria toda mas as primeiras linhas já me deixaram de cabelo em pé. Como essa gentalha se utiliza das redes sociais para ativar a militância de fanáticos contra a imprensa, idêntico aos esquerdopatas. Gente burra que não entende que esse tipo de político consome recursos da saúde, educação, infraestrutura do país. Aquele buraco que rasga o pneu do carro desse asnomilitante é por conta do dinheiro desviado pelo politico safado. Muita ignorância.

  73. engraçado que a culpa não é dos que fazem as falcatruas...a culpa é da Crusoé, da globo, do estadão. Resumindo. Assim como na época do PT a culpa é do mensageiro.

    1. Concordo Iolanda, o problema não é a encomenda é o mensageiro. Veja só o "modus operandi" deste pessoal para intimidar a imprensa e disseminar as fake news. Vergonhoso!!E aí Sérgio Moro quando vai investigar FB?

  74. Então o patrão dos irmãos de uma funcionária do Flavio foi intimado a depor. Caramba! Que grave! Baseado nessa história quase dá para dizer que o presidente mandou matar a Mariele. Vcs estão de brincadeira né?

    1. Tudo tem que ser apurado. Doa a quem doer. Meus cumprimentos à Crusoé.

    2. De brincadeira está você, usando os mesmos argumentos que os petistas usavam quando começaram a surgir as primeiras notícias de que eles estavam envolvidos com ilegalidade. Você quer o quê, que a imprensa feche os olhos pras safadezas da família Bolsonaro?

    3. De brincadeira está você, se comportando como um petista, que vivia fazendo pouco das acusações contra o partido e argumentando "e o PSDB que roubou 1000 vezes mais". Anos depois todos viram o que aconteceu.

  75. Partidos políticos são ORCRIMs sem exceção. A prática dos dirigentes estaduais, pactuadas com seus presidentes a nível Nacional, sempre são nefastos à NAÇÃO. Ensinam a seus filiados que o público deve servir o privado. A questão é de EDUCAÇÃO e RESPEITO entre os cidadãos. O que dói em Tomé tem que Fort em bebé.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO