O pênis místico de João de Deus

14.12.18

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem.

500
  1. O que mais me impressiona é que algumas retornaram. O nojo não basta. Há que repeti-lo.A mulher se submete. Daí tantas serem mortas, espancadas. O abuso em nome de Deus é o resultada da crença da mulher ser inferior sempre. Biblicamente inferior.

  2. Perfeito. Espero que minhas amigas que me apedrejaram quando fiz comentário semelhante, sobre o perfil das mulheres abusadas, leiam seu texto.

    1. Ou então elas tiveram vergonha de dizerem que foram seduzidas por este místico inominável!

  3. Em nome do desespero por uma cura você se deixa levar por essas atrocidades. Ouso dizer que também o sexo é algo tão forte que se une ao místico para resultar nessas atrocidades.

    1. Show de bola; ler artigos como esse me faz lembrar que valeu a pena ter assinado Crusoé.

    2. Bom ler quem sabe escrever. Adorei o texto mas o estilo me impressionou.

  4. Excelente texto como sempre. Dica Use distância focal fixa pra ler e para computador...e alivie sua cervical...não custa...e a cervical agradece

  5. compartilho de seu pensamento, mas prefiro usar o termo "confiar na ciência" ao invés de "acreditar na ciência", pois esta nos leva a um ato de fé.

  6. Belo e necessário artigo. Recentemente eu soube que uma socialite Pernambucana descobriu que estava tomando chá de esterco de vaca que um guru indiano lhe havia vendido. Quanto mais nos aprofundamos na ciência, melhor enxergamos o divino. feliz Natal!

    1. Artigo brilhante e equilibrado! Sabemos que a fé e a razão são compatíveis. Creio para entender e entendo para crer. (Santo Agostinho).

  7. Todo sacerdote, professor ou aqueles a quem se atribui algum dom sobrenatural, exercem poder sobre pessoas, normalmente as mais necessitadas ou desesperadas. Usar desse poder para qualquer fim excuso é, no mínimo, execrável. Sou Umbandista há muito tempo (desde 1963) e já vi muitos casos parecidos. Houve época em que condenei minha religião. Mas, conversando com um tio meu que era Bispo da ICAR, ele me colocou que esse procedimento era comum a sacerdotes das mais variadas crenças. Pena.

  8. Parece-me que você se esqueceu das ameaças que ele fazia. Com sua fama de “Ser Superior “, da qual o curandeiro abusava, NENHUM pai ou companheiro das vítimas acreditou nelas. Como o maioria dos homens, acham que, ou as mulheres são loucas, ou deram motivo para o estupro. Lamentável

  9. Um lugar insuspeito. Uma vítima fragilizada e indefesa. Um tarado. Cultuado por todos e por si próprio como um deus e cheio de dinheiro que lhes autenticava a condição de deus, quem acreditaria em outra palavra senão a sua? Mais de 300 mulheres e suas sofridas e tenebrosas histórias. Sim, tarado. E du-vi-do que ele tenha se limitado a mulheres, mocinhas. Com a palavra os homens que tocaram a divina e sórdida flauta desse joaodenada!! Curem-se!

  10. Não tem a cena do filme "cidade de Deus", em que uma das personagens diz assim: Qualé Dadinho, como vai entrando assim na minha boca...". E o Dadinho que não é mais Dadinho, responde: Dadinho é o caralho, meu nome é Zé pequeno. Parafraseando esta passagem em relação a João de Deus, ficaria assim: João de Deus é o caralho, meu nome é Zé buceta.

  11. Pênis à parte, podemos dizer que joão de deus, com os tais trinta e cinco milhões, tinha assim um céu de dinheiro, uma ereção, uma vida quase eterna.

  12. Acho q essas mulheres não acreditavam nos poderes de cura do pênis do Safado, mas sim as adultas e as crianças ( pois muitas delas eram crianças qdo isso aconteceu), ficaram paralisadas de medo, descrença. Pois como alguém em q vc confia ser a ligação do Divino pode estar contendo tal ato tão sórdido e asqueroso. Somos doutrinados a não gritar, a não falar e a não reagir aos agressores. Nas tvs a todo momento tem policiais repetindo o Mantra "NÃO REAGA, NÃO REAGA". Como exigir uma reação delas?

  13. Este misticismo tanto político, como social, religioso e muitos mais. Onde a capacidade de raciocínio são entorpecidos pela fragilidade emocional e psíquica tirando nos da realidade nua e crua, e nos colocando num limbo imaginário onde tudo é possível. É a tábua de salvação em um mar infestado de tubarões que de uma forma ou outra você será comido.

  14. O que interessa é saber quem,dentre as famosas(e,os famosos também,por que não?)segurou no pênis místico do João do Diabo....

  15. Não são raros os casos de paranormais efetivos cuja estatura moral ou espiritual não coincidem com sua capacidade excepcional. Ao contrário, é frequente esse tipo de empoderamento fazê-los derrapar feio na libido. Isso não lhes retira a paranormalidade - quer a ciência a explique ou não- nem evidencia necessariamente uma contradição. Qualquer que seja o aspecto simbólico, com todo respeito às vítimas , e descontado o chulismo, chupar um pau é só chupar um pau

  16. Mas quero acrescentar que o Sabino está também derrapando na Cientiolatria. No extremo, o que a ciencia não confirmou, não existe. Sem apregoar aquelas coisas de que "há mais mistérios entre o céu e a terra..." entendo que a paranormalidade é um fato, a capacidade de fazer eventos que contrariam a logica, a racionalidade, a ciencia é um fato. Tentou-se desmistificar isso com a parapsicologia, reduzindo-a ocorrência psiquicas contidas nas estruturas mentais; contra fatos não há argumento.

  17. Acabei de assinar Crusoé, proposta interessantíssima de jornalismo bancado pelo leitor/consumidor de informações e me delicio com esse texto de Mário Sabino. O período de abertura é antológico e valeu a honestidade intelectual de dar crédito ao autor porque já estava elevando o Sabino aos píncaros da alta filosofia.

  18. Copio suas palavras, muito bem colocadas: É uma monstruosidade aproveitar-se do desespero alheio. É um crime sem perdão assim na Terra como no céu.

  19. Bem redigido, mas senti que faltou continuidade. Dá maneira como terminou, dá a impressão apenas de uma crítica velada ao espiritismo. Claro que é um exemplo extremamente infeliz o Sr. João de Deus, se de fato as acusações se comprovarem; mas tanto quanto seria seria um erro generalizar a religião a partir de suas atitudes, seria como tomar o todo pela parte. E olha que, pelos preceitos e baluartes que pregam a religião, nem sei se daria para tomá-lo como parte.

    1. Mas alguns necessitam da religião, porque se não são tão bons com ela, sem ela, poderiam ser muito piores!

    2. Médiuns significa mediador, medianeiro, o que faz o intercâmbio entre o mundo material e o mundo espiritual, o mundo sutil, invisível aos olhos e aos sentidos comuns, não necessariamente "altamente espiritualizado nem iluminado" .Uma pessoa pode ser altamente espiritualizada, mesmo sem saber, mesmo se declarando ateia. Não é a religião que determina isso, mas as atitudes,as posturas, os valores éticos e morais do indivíduo! Nem todo mundo necessita de uma religião para ser bom!

    3. Se viver para todos já é uma caminhada sob o "fio de uma navalha", como descrevia Somerset Maugham , para o médium a navalha é muito mais afiada.

    4. O médium não é e nunca foi um "escolhido de Deus" , ao contrário, ele é uma pessoa com desequilíbrios cuja mediunidade mais "aberta" que nos demais , se não for equilibrada , compreendida e bem direcionada,agrava ainda mais esses desequilíbrios. Essa é uma das principais matérias estudadas pela doutrina espirita, só é novidade para quem nunca estudou o assunto.

    5. Exato. E isso tanto entre os sacerdotes, médiuns, etc, como entre os adeptos, frequentadores. Ele deve estar entre a bipolaridade e a esquizofrenia.

  20. Ainda não se chegou ao âmago da questão . Enquanto não percebermos que vimos pondo filhos no mundo para prrpetuar a especie e nao para aperfeicoa-la, vamps tee essas acreditscoes. Para tango Cursos de formacao de pais.

  21. Sinceramente acho espantoso alguém acreditar que essa seja uma forma de tratamento. É algo tão absurdo que essa reação passiva precisa ser bem explicada para ser minimamente entendida.

    1. Verdade, Sonia, o caso dessa moça me pareceu convincente.

    2. Nem todas as reações foram passivas. A menina que relatou que o pai estava com ela na sala, há 10 anos deu queixa que resultou em processo, justamente por isso, dos relatos que li, ela é a mais convincente,porque tomou atitude sem influência de outros relatos..Nem a filha ainda me convence, já que as outras filhas ,bonitas por sinal, o inocentam.

    3. Acho que é preciso ter em vista que a loucura estava nos dois lados da relação. Ele não estava armado, não bateu ou dopou essas mulheres portanto me parece se tratar de práticas consensuais. E muitas ainda voltavam e levavam outras pessoas.

  22. O artigo é sério e fantástico caro Mário, excepcional jornalista e escritor, mas siga meu raciocínio e veja que ele vai pegar cadeia ficar ali um mês ou dois e vai cumprir a pena se condenado em casa, pela idade e pretensa doença. O Maluf cumpre pena em domicílio. E seus crimes diferem mas não muito dos horrores praticados por este pretenso Santo, que só fez enriquecer. Vai depor negar tudo. A cidade goiana vai depor a seu favor e a Justiça possivelmente o condene para cumprir pena em casa.

    1. Concordo. Mas o nome dele vai para a lama, como foi o de Maluf e outros corruptos, e envergonham a família. Servem de exemplo de como um ser humano não deve ser.

  23. O desespero emocional/afetivo de muitas destas "vítimas" são o suporte e a base para que sejam iludidas e consequentemente "aproveitadas"

  24. Artigo brilhante. Parabéns.. Penso da mesma forma, mas não consigo entender como uma pessoa possa ser dopada pela própria mente. Onde a inteligência, o bom senso, a lucidez. Pobres pessoas que têm que recorrer a esse nível de "ajuda". Falta de fé em Deus seja em qualquer religião.

  25. Misticismo que funciona como uma perfumaria pra nos distrair e perder o caminho da luz, JESUS. Os maus também se beneficiam da ciência (Dr Abdelmassih)pra enganar, não é místico acreditar na ciência,claro mas mesmo o racional nas mãos dos secretários do diabo faz horrores. Mário sua coluna é ótima.

    1. Não vi ninguém duvidando da medicina com o caso do abdelmassih. João de Deus é um criminoso que tem que pagar pela covardia que carrega, mas colocar crenças em dúvida por causa disso não é algo muito lógico....a crença em algo superior pode ser comprovada em cima das leis da física que o Mario citou, é completamente louco acreditar que todas essas leis naturais que dão condições de vida e de aperfeiçoamento para nosso conforto, vieram do acaso, da sorte de um explosão que surgiu do nada.

  26. Sabino maravilhoso! fico imaginando muitas voltaram para o calvário de ter um homem nojento, gordo, horroroso, diante delas. Só pode ser coisa do demônio, ou da ignorância, como bem disse o nosso escritor.

  27. Excelente reflexão... Ouvi de alguém que esteve sob o domínio desse demônio que ele tinha um um jeito de bondade e poder de cura, associado a um discurso preparado p conduzir ao torpor.... e, caso houvesse alguma reação contra a intimidade, a pessoa era ameaçada exatamente no seu ponto fraco....ele dizia, ...se vc não fizer "isto", VC não sera curado, libertado, etc

  28. Perdi meu Pai aos 11 anos com graves problemas de saúde.... No seu último ano de vida, 1976, percorri com ele lugares em busca de cura e ou milagre que prefiro não citar aqui para não criar polêmicas. Enfim, o "desespero" (palavra muito citada pelo Diogo), transcende o racional, daí os oportunistas charlatões se aproveitam!

    1. oi José! Não o levei não!!!!! só tinha 11 anos... Eu apenas era o Filho que ele levava à todos os lugares, ou seja, ele que me levou!!!!

    2. em tempo: Parabenizo através de Vc Mário toda a equipe de CRUSOÉ por tudo que têm me proporcionado. Fui um dos primeiros assinantes e minhas leituras semanais enriqueceram com vcs. Boas Festas à todos!!!!!!

    3. E você fez muito bem em ter levado ele em todos esses lugares.

  29. Melhor dizer “ópio do povo”, como também as definiu Karl Marx (antes de ser usado pelo pensador alemão, Immanuel Kant, Johann Harder, Ludwig Fuerbach, Bruno Bauer, Moses Hess e Henrich Heine, já haviam aplicado o termo em seus escritos com o mesmo sentido, alguns deles, com igual conotação pejorativa).

  30. Sabino, a maioria dessas mulheres tiveram as suas mãos levadas ao pênis do João do Diabo por este mesmo. Não pensavam em passar por uma situação dessa. Ainda bem que denúncias estão sendo feitas.

  31. Muito bem explicado como o misticismo pode fazer uso de suas artimanhas até com pessoas mais preparadas. Parabéns, pelo texto, gostei bastante.

  32. Esta sedação mística é o limite último da cegueira da fé com que as religiões sempre nos condicionaram. Agora é hora de nos conduzirmos pelos nossos próprios instrumentos de navegação.

  33. Mario, há outro aspecto: muitas mulheres souberam, sim, do absurdo. Mas quem acreditaria nelas? Um homem considerado quase santo! Família, amigos, exposição pública.... seriam taxadas de mentirosas, seriam humilhadas, desacreditadas. Uma não sabia da outra, todas acharam que era algo "só com elas". Este foi o principal motivo do silêncio e, agora, de tantas virem à tona!

    1. Verdade, para esse boom de denúncias foi como abrir uma comporta de uma represa, elas não sabiam que haviam muitas! O que a maldade humana pode fazer ao seu semelhante, é horrível imaginar o que essas mulheres passaram depois, no limite da insanidade, dúvida?

    2. Sabino, admiro muito seus pontos de vista. Mas nesse caso, acho que "deu ruim"! Este do leitor tem mais a haver. Essas mulheres foram intimidadas e abusadas, não teve essa de "pênis mágico" algum! outra coisa, ele é influente na região, a ponto de "ouvidos se fecharem" e testemunhas calarem!

    3. Concordo, a possibilidade da humilhação calou a maioria das vítimas

  34. A gente quer que o presidente fale ao povo diretamente (pelas mídias) sempre informando os projetos, as pressões, chantagens, etc que os políticos fizerem. Nós vamos tratar de pressionar ou rifar canalhas e/ou traidores do país. Demos o poder ao Presidente e queremos que presida CONOSCO, falando, informando e abrindo o jogo sobre o que os legisladores querem ou fazem como o poder que lhes demos.

    1. Incluo-me nessa missão de redenção da sanidade do país. Bolsonaro pedou voto de confiança dos brasileiros para juntos mudarmos o pais. Não é possível negociações em qualquer questão que ponha em pauta qualquer relação à minima perda de soberania do Brasil. A agenda estérico-climática é um exemplo dessas pautas esquizofrenias trabalhadas pacientemente para inibir o desenvolvimento dos países que sao deixados propositalmente em desenvolvimento ad aeternum.

  35. Sinto pena da cidade que basicamente sobrevivia até então deste curandeiro vigarista. Outra coisa: O SUJEITO NÃO AGE SOZINHO, vale dizer, tem CÚMPLICES. Este processo ainda vai dar muito o que falar.

  36. O desespero de uma doença terminal ou não e a fiança estimulada por muitas pessoas conhecidas(artistas, jornalistas...) nacionais e internacionais também ajudou muito o misticismo dos desesperados a se voltar contra o mundo real.

    1. Permita-me discordar da gratuidade. São sugeridos dinativos. Esses donativos podem ser aquilatados em face do patrimônio detido pelo criminoso.

    2. Perfeito o comentário. A pessoa que é portadora de alguma doença cuja cura ainda não foi descoberta pela medicina , ela avalia que não tem nada a perder, o minimo que vai acontecer é continuar na mesma e que vale à pena tentar,visto que o tratamento é gratis! Fácil falar quem dsipõe de um Einsten ou um Sirio Libanes para se tratar

  37. Aos que creem no espiritismo e afins....O espiritismo nasceu na França com Hippolyte Léon Denizard Rivail. Seu pseudônimo, Allan Kardec. Interessante que os Franceses não admitiam a reencarnação em negros,só uma curiosadade...... e leiam Deuteronômio Cap. 18 vs. 9-14.....só uma sugestão.

  38. Não perco seus artigos. Mas, gostaria de uma ponderação: o Espiritismo praticado, hoje, não tem nada a ver com a ciência de Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail), para quem o lê com atenção. Toda a mistificação da doutrina foi criada a partir de Chico Xavier (um bom homem, mas não um cientista como Kardec), e com as federações espíritas, verdadeiras máquina de produzir dinheiro. O caminho que Kerdec mostra é o do domínio da ciência sobre o magnetismo animal, para cura e equilíbrio humano

    1. Deuteronômio 18:9-14 ..., portanto ?. Kardec era Canônico ?

    2. Uai !. Que bela definição : domínio da ciência sobre o magnetismo animal, para cura e equilíbrio. Anotado.

    3. Amigo, é leviano afirmar que as verdadeiras Federações Espíritas são "máquinas de produzir dinheiro". Sobrevivem de doações e venda de livros. A propósito grandes canais do YouTube descobriram e utilizam o mesmo método para sobreviverem, algo totalmente legal. Se alguns líderes de doutrinas ou religiões desvirtuaram a obra e a atuação de Chico Xavier, isto é outro problema, mas não são verdadeiros Espíritas, haja vista a fortuna amealhada por este curandeiro, ou melhor, embusteiro da fé.

    4. Com todo respeito, pois Chico veio para ampliar os conhecimentos da doutrina espírita. O fato de usarem para benefício próprio nada tem a ver com a doutrina ou com quem veio para exemplificá-la e colocá-la em prática, mas sim com o próprio ser em evolução, como todos nós, passíveis de erros.

  39. Crime brutal,... se utilizar da inocência das pessoas. Por outro lado é absurdo a necessidade das pessoas em eleger uma autoridade, e é isso que explica a quantidade de vítimas do "deus piroca", parabéns pelo texto e pelo sucesso, continue a escrever!

  40. A sedação e o entorpecimento não se restringe a entregar-se a abusos carnais. Aos falsos gurus e profetas muitos sedados pela fé entregam suas suadas economias, suas esperanças, sonhos, planos e muito tempo de suas vidas. Todos ficam chocados com valores de ordem íntima sem atentar para a gravidade de outros igualmente inaceitáveis que ironicamente todos aceitam.

  41. Triste este caso do João de Deus. Tenho uma conhecida que diz que o pai foi curado do alcoolismo por ele. Ela sempre vai lá. Até me chamou para ir, mas me recusei - simplesmente pq eu não acredito em seres humanos que recebem espíritos, médiuns, canalizações, ET - nada disso. E só vou crer quando um aparecer para mim e falar comigo. Fora isso, são pessoas que podem ser charlatões ou esquizofrênicos.

  42. Outra questão que nunca foi analisada pelas vítimas. Porque o pênis sagrado do João só funcionava com as mulheres. Não consta até agora que ele tenha pedido para que algum negão segurasse o seu pênis sagrado.

  43. Não posso crer que o sedativo potente seja o misticismo. Acredito que o medo do julgamento e a vergonha de ter voluntariamente se submetido a este ultraje seja a razão mais forte do silêncio. O poder sedativo da vergonha , que o meio social , vai incrustando, em doses homeopaticas, principalmente nas mulheres, é conhecido.

  44. Como sempre maravilhoso! Já vi pessoas próximas serem enganadas por este tipo de gente. Todo grande curandeiro (como diz você milionário ) é uma fraude. Não tenho religião, não acredito em profecias e acho a vida, respirar, levantar um grande feito evolutivo. Jamais acreditarei em salvadores.

  45. Existem pessoas que são capazes de tirar o melhor do que cada um tem. E existem outras que embora suscitem fé são capazes de tirar para fora as mazelas de que cada um tem. Daí porque surgem a confusão mental entre ser curada e se aproveitar momentaneamente do guru. E aí o mal está feito.

  46. Mario Sabino parabéns pela lição que destes e pelo escroto daquele que merecia a privada de rodoviária que deve ser bem suja fuçar a cara dele na bosta e urina do pessoal.È de jornalista como vc que fazem de CRUZOÈ uma revista impar não só no Brasil como no mundo.

  47. Mais um curandeiro. Fico imaginando quantos existem nesse mundão que é o Brasil. Absurdo aproveitar do desespero e da crendice popular

  48. Difícil é botar o tal do misticismo em cana. Não Mario, com todo respeito,as vítimas não são do misticismo e sim do predador vestido de mistico que emprega métodos quase científicos para escolher suas presas.

    1. É em nome de deus esse fds estuprou maus de 300. A religião é uma m...

  49. Confundir crendice com misticismo tirou o brilho do texto. De um psiquiatra forense: "não tente entender isso". Sua análise, Mario, é sob a ótica de seus sentimentos, caráter, etc. Não necessariamente este sujeito tenha os mesmos valores como princípio de vida. Suas curas (se é que são suas) são notórias, muito mais que seus crimes, apesar disto, precisa responder por eles; não se compensam.

    1. Como Jair citou o psiquiatra forense...tem coisas que são inexplicáveis, esse é o mistério. Tudo aqui na nossa realidade é explicado pela matemática, achar que outra dimensão deveria usar da mesma lógica matemática nossa é que traz a arrogância de achar que essa é a única forma de existência. É a mesma coisa que querer serrar uma árvore com um martelo, a ferramenta está errada, não tentem explicar algo que não é para ser explicado usando a lógica da nossa realidade, isso é muito limitado.

    2. Não existe a possibilidade de todas as leis da natureza funcionarem perfeitamente sem uma inteligência por trás. Acreditar que toda a evolução é obra do acaso, é acreditar que centenas de macacos batendo em uma máquina de escrever, aconteça de um deles escrever um livro de 300 páginas com lógica do início ao fim na sorte.Toda a evolução ocorreu de uma forma que fez com que a vida pudesse existir de uma maneira perfeita,acreditar nessa evolução apenas de uma explosão que veio do nada é limitar-se

    3. O caso traz dois grandes problemas, o crime contra as mulheres que é uma grande covardia e o aparecimento de céticos rasos que enchem o peito para se colocarem como os sábios corajosos do mundo. Para ser um sábio corajoso" não precisa descer muito no pensamento, é só acreditar que somos assim e pronto, daí pega contos romantizados das religiões e diz com sua grande sabedoria "isso é impossivel". Na verdade são mais escravos e rasos do que os fanáticos crentes.

    4. Cura?????Que cura????? Placebo funciona. Ativa a auto-confiança, etc... Meus filhos, esposa, mãe, irmã, prima, vó, tia, teriam arrancado a piroca desse velho sequelado, feio como um sapo atropelado, rejeitado por si mesmo. Se eles não o fizessem e me contassem esse método, eu simularia uma incorporação demoníaca para ele me atender, e pagaria na mesma moeda, sob a mesma desculpa: é uma entidade meu querido, vem aqui pegar teu ectoplasma...tudo sob a proteção de meu querido Jesus.

    5. Muito bom comentário. Não existem milagres que não sejam temporários, até que se conheçam as leis da natureza que permitem sua produção. O problema é o veículo, no caso um medium absolutamente despreparado moralmente.

  50. Absolutamente incrível.Um pilantra querendo se passar por um "alguém". Obviamente merece todos os castigos materiais possíveis. Merece todos os castigos materiais possíveis. Quanto aos espirituais haverão de se manifestar.Podemos protestar,mas "MAL" está feito.Só podemos nós,aquí de fora protestar,xingar,pedir a interferencia das autoridades,mas " O MAL JÁ FOI FEITO ".Só posso falar daquí,no alto de minha perplexidade. Voce deveria morrer de um jeito bem cruel.Seja infeliz p toda sua vida !

  51. Perfeito,Mário.Vc agora esclareceu o que me veio a mente ao saber dos estupros.O que levou as "vítimas" aceitarem tamanha violência?

  52. Não sei porque tanta babação de ovo sobre este texto. Um texto vazio que não acrescenta absolutamente nada! No popular uma encheção de linguiça. Tentar culpar a religião pelo mau uso de seus instrumentos é o mesmo que culpar a ciência pela morte de doente que tomou um litro de um remédio cuja dose era uma colher de sopa.

  53. O mais incrível é que nos anos oitenta o 'santo' já tinha sido condenado por explorar e contrabandear material radioativo. E este é um fato público que ninguém teve a coragem de se manifestar. Um pilantra que vendia águia de torneira dizendo ser sagrada. Proprietário quase da cidade toda. Enganou a todos até a Globo que por vezes fez propaganda gratuita do salafrário e seu ' pênis ' santo. É inacreditável o fato. Mas pensando bem a eleição do PT, três vezes, tudo pode acontecer no Brasil.

    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...não posso deixar de rir....................................................ai que dor de barriga kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

  54. De tudo o que se tem divulgado acerca de João de "Deus", o que mais tem me chamado a atenção é o silêncio das globais / feministas. Em que lixo foi escondida a hashtag "Mexeu com uma mexeu com todas" ? Bando de vadias, oportunistas e hipócritas.

    1. É o "Espelho da vida"... Sabino mexeu num vespeiro, mas o fez com coragem e com irrefutabilidade, penso eu.

    2. Disse tudo! As vadias estão lá curtindo o bem bom da vida abastada e foda-se o resto

  55. João de Deus, Chico Xavier, Edir Macedo e seus "pastores de dinheiro", Valdomiro "Apóstolo", Agenor "humilde" Duque, R.R Soares e sua fala mansa, e tantos outros por aí, tem sempre o apoio da mídia que divulga a pilantragem e o charlatanismo. Todo final de ano aparecem nas TV's os "pais de santo" videntes, fazendo previsões para o ano novo. É muita cretinice da mídia que não tem vergonha do que divulga, desde que de audiência. A nojenta mistura das igrejas ricas e os políticos. Que país é esse?

    1. Olhar, ele não falava que esse procedimento visasse o enriquecimento ou algo do tipo. Tenho a impressão que certos procedimentos em práticas de cura funcionam para " impressionar " e não necessariamente são mal intencionados muito embora a mentira possa estar presente.

    2. Mônica...Chico Xavier morreu pobre, não teria porque enganar as pessoas.Acho que sua fonte está seca hein..cuidado com informações tipo fofoca...

    3. Ricardo, um rapaz ligado ao espiritismo me disse o seguinte: Divaldo Franco, que atuava com Chico Xavier, comenta que ao chegar ao centro, as pessoas eram submetidas a uma triagem e as informações extraídas nesse processo eram repassadas ao médium que fazia uso delas durante o antendimento, como se as tivesse recebido através dos espíritos.

    4. Caius, só pelo fato de você mencionar Chico Xavier você não deveria ser JUSTUS mas sim JUMENTUS. Vá estudar vida e obra de Chico Xavier antes de mencioná-lo em qualquer situação ou circunstância!

    5. Bom dia ! Cite algo que possa desabonar Chico como pessoa e benfeitor !

    6. CAIO JUSTUS: pela lista de "charlatães" de seu comentário, você não está sendo muito "justus", sabia?

  56. Quando, daqui a algum tempo um brasileiro imaginativo quiser filmar o longa "Meu Pênis é sua Cura", ou talvez "O Pênis Milagroso de um Certo João sem Deus", será que conseguirá verbas da Lei Rouanet ?

  57. “Chegando no local que ela escolheu, ‘Não sei o que lá do pênis de Deus’, olha o nome do filme: João do Pinto é o Senhor. É comédia? Não é filme, o cinema acabou e eu só te trouxe aqui para você tomar uma guampa do céu...”

  58. O melhor texto dos alguns que li. Pela profundidade e compromisso com o público em vez de análises sociológicas, psicológicas , pretensas erudições que não levam a uma reflexão e só aumentam o vazio e silêncio sobre o horror. A consequência de se ler um texto BOM é a reflexão que ele gera , a consciência de si que ele provoca.

  59. Mário, seu texto começou de maneira brilhante, mas acabou no lugar comum de oferecer cientificismo em lugar de misticismo. O problema, meu caro, é mais complexo e vai muito além do torpor que você acertadamente denuncia: a verdadeira monstruosidade não está no pênis místico de João do Diabo e, sim, naquela rede asquerosa de acobertamento de seus crimes entretecida por interesses nada "espirituais" da cidade que dependia de seus serviços!

    1. Verdade! Sem conivência e cumplicidade não seria possível esta rede de exploração sexual travestida de cura mística.

    2. Muito bem observado. Vítimas entorpecidas pelo misticismo, medo e vergonha, incapazes de sequer gritar. Aproveitador, sem moral, sem ética, inescrupuloso, desonesto e inescrupuloso. Rodeado de uma cidade de coniventes com as mesmas características…

  60. Esse João do CaPTa.....é um monstro....como já disse sua própria filha ....que alega ter sido iniciada no estupro do pai do diabo já a partir dos anos......vejam que monstruosidade.....esse cara ducaPTa está livre, leve e solto.....só no Brasil mesmo......perguntem ao assassino de 4 pessoas, o italiano Cesare Battisti, que foi perdoado de extradição por Luladrão preso, no último dia como presidente do Brasil;;;;;pode isso??????? Arnaldo

  61. Sim Mário, a religião e o misticismo é um Ópio, torna as pessoas Irracionais, a ponto de fazerem coisas como essas e até sacrificaram literalmente pessoas. O desespero de preencher um espaço que somente o Amor de Deus preenche. O Conhecereis a VERDADE e a VERDADE vós LIBERTARÁ, é o Verdadeiro Amor de Deus em nós, e Sim, somos Libertos de Todo este Ópio, que é irracional. Deus nos fez seres Racionais, pensantes, não há ninguém melhor e mais privilegiado, o PODER de Deus habita em todos nós. 🙏

    1. Entendi, Justus, que Hualdenice se referiu à religião como ópio... Diferente da fé depositada n'Aquele que viveu, morreu e ressuscitou - essência do Cristianismo... Claro, você tem o direito de não crer nisto... prerrogativa sua... Não vi o paradoxo que você viu.

    2. Vc começa concordando que a religião é um ópio, e acaba falando do poder de Deus que habita cada um. É um total paradoxo. Quem habita em mim sou eu mesmo, não Deus!

    1. É um ópio, é uma sedação, etc.etc. Fui algumas vezes na Casa de Dom Ignácio de Loyola, como é chamada a cada de João de Deus em Abadiânia. A última vez que lá estive foi para ajudar uma cunhada com câncer que tentou tudo que podia.Estava em desespero e em alto sofrimento. Realmente a dor nos faz perder a razão. O desespero também. Minha cunhada faleceu em outubro desse ano. Fiquei chocada com a notícia pois não combina em nada um ser espiritual abusar sexualmente de seus fiéis.

  62. Excelente artigo, muito bem escrito! Só quero lembrar que a tal seda(u)ção pode nem ter sido totalmente mística, vai que se descobre que o sujeito batizava algum chá oferecido aos pacientes na entrada da consulta? Essa cara deveria ser condenado à prisão perpétua. Como vivemos numa aldeia, esse pagé será rapidamente posto em liberdade. Para ser otário brasileiro paga caro. E faz fila...

  63. O safado se aproveitou de gente desesperada por um milagre, não importa o nível cultural, social, estavam lá em busca de um milagre e o safado, muito experiente, soube selecionar suas vítimas, como um lobo que escolhe a presa doente!! Prisão perpétua para o criminoso em prisão de homens sedentos por sexo animal!! É o que ele é!

  64. Ciência não tem nada a ver com religiosidade e nada pode estar tão mais longe. Falo isso como engenheiro e católico. A ciência visa explicar a matéria e ao fazê-lo não deve pedir a crença ou fé de ninguém, mas sim o convencimento através de provas materiais e experimentos reproduzíveis. Já a religião explica o “logos”, a essência do ser, a força criadora e dominante e exige fé.

    1. Deveria ler mais outros engenheiros/advogados/etc e católicos. Por enquanto parece seres ora engenheiro ora católico, o que é contradição com o termo.

  65. Religião, mentira e estelionato são coisas indissociáveis como tb o desejo de cair no conto do vigário. E é exatamente esse desejo que está no centro da questão.

    1. Religião, POLÍTICA, mentira e estelionato... Lembre-se que as religiões e os políticos vendem as mesmos produtos: ilusão e mentiras!

    2. A paralisia não explica por que parte dessas mulheres voltava à cena do crime e era novamente " submetida" aos caprichos do médium.

  66. Excelente o texto sobre o João de Salisbury, mas sobre João o Diabo, embora gostei do cinismo, não concordo plenamente com sua visão. Por um lado,.muitas das mulheres eram meninas na época, por outro, o misticismo não é culpavel da ignorância das pessoas, pois ao meu entender aproxima os ideais mais puros e divinos que os humanos podemos alcançar.

  67. Concordo plenamente, sou kardecista e tudo que aprendemos nas aulas, é ter a sabedoria que não existem" milagres" e aprendemos que tudo tem explicação científica, inclusive as "curas" de Jesus", mas aprendemos nas aulas, nós cursos do evangelho e não, e nunca, em sessão de curas milagrosas

    1. O triste é que há pessoas sérias, que fazem um lindo trabalho espiritual e de caridade, sim! Mas, vejo por aí pessoas fazendo uma generalização sobre o espiritismo e outras religiões como se tudo estivesse no mesmo saco. A culpa de um homem trair, abusar, não é porque ele é padre, curandeiro, militar, ou seja lá qual for sua ocupação. A culpa é sua falta de caráter e sanidade!

  68. excelente Mário! Acho que talvez as vítimas concordam, talvez até se sentissem bonitas pelo interesse dele. O fato de terem concordado diminui não diminui a fraude para o abuso, usou a fé e a fragilidade delas. Foi criminoso sim!

  69. na verdadeo o que acontece com a maioria das mulheres abusadas por alguém poderoso: não vão acreditar em mim....é a palavra dele contra a minha...pensa que foi só ela. Todas estas mulheres q foram abusadas...se sentiram abusadas...não acreditaram na conversa dele...mas não se sentiram forte o suficiente pra denunciar. As que tentaram contar para os familiares...foram taxadas de endemonhadas...ou coisas parecidas. Melhor não julgar as pessoas com os "seus sapatos".

  70. Se João de Deus realmente induziu as mulheres a tais práticas, acredito que há uma soma de loucuras em jogo: aquela do " curandeiro" e aquela das " pacientes". A bipolaridade é frequente entre pessoas hipersexualizadas e é frequente entre aqueles que acreditam ter uma conexão especial com o sagrado. Em outras palavras, acredito que boa parte dos sacerdotes e dos crentes deveriam, na realidade, recorrer a um psiquiatra " que preste".

    1. Tenho impressão de que as " falsas memórias", descritas por Loftus, se encaixam bem no caso que envolve Woody Allen/ Mia Farrow e a garota adotada por ela. Acredito que o mesmo processo " pode" estar presente tb no caso de Albadiânia.

    2. Em experimento conduzido nos anos 90, depois do " boom" de pessoas que "lembravam" já adultas terem sofrido abusos na infância, Loftus demonstrou que uma parte das pessoas tendem a adotar narrativas falsas sobre o seu próprio passado, quando alguém lhes diz que que determinado evento( falso) ocorreu em suas vidas.

    3. Não consigo realmente aceitar a expressão " estupro" para as situações descritas.Em minha perspectiva, trata-se de práticas consensuais movidas pela " loucura" de ambas as partes. Outra possibilidade, é que se trate da criação de "falsas memórias", processo identificado nos anos 90 pela psicóloga norte- americana Elizabeth Loftus.

  71. ÓTIMO, MARIO, MAS VOCÊ ESTÁ SE REFERINDO AO FALSO MISTICISMO, PORQUE O VERDADEIRO NADA TEM A VER COM CRENDICES TOSCAS, COM FÉ CEGA EM UM INDIVÍDUO, ETC.. É ALGO MUITÍSSIMO SUTIL, UM APRENDIZADO MUITO DIFÍCIL E DIFERENTE DE TUDO O QUE SE CONHECE COMO "MISTICISMO".

  72. Nossas doenças são em 80% geradas pelo nosso psique e não existem e outros 20% são realmente fisiológicas Esses charlatões se aproveitam dessa margem enorme de falsas doenças criadas pelo ser humano e aproveitam disso fazendo o estelionato no campo espiritual e mental dos seguidores destes bandidos.O estelionato religioso precisa ser encarado como crime em que muitos líderes de religiões ,seitas e outras instituições que prometem o impossível enganam e destroem várias vidas humanas.

    1. Perfeita reflexão. É exatamente isso o que acontece.

  73. Até hoje, eu me pergunto como é que pessoas, acreditam que esses caras fazem milagres! Se está doente procure a medicina para se tratar!

  74. A CURIOSA DATA DE 12.12.1964/2018. Ministério Público de Goiás pede prisão do médium João de Deus O médium goiano tem sido acusado de abuso sexual por diversas mulheres que frequentaram seu centro espírita, a Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia postado em 12/12/2018 http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/12121964/121264_1.htm

    1. Já a Lei que proíbe a prática do curandeirismo, para as pessoas que têm a “FORÇA” deveria receber nova interpretação pelos “Guardiões da Galáxia” do STF?

    2. Curiosa coincidência! Arigó foi denunciado pelos médicos por prática ilegal da medicina. Juscelino lhe deu indulto porque ele tinha curado sua filha. Foi denunciado e preso novamente, Juscelino deu novo indulto, e só aí Arigó foi saber o significado de indulto ,então recusou,porque disse que não havia cometido crime algum.Arigó fazia cirurgias de catarata com um canivete sem nenhuma assepsia , sem sangue e sem dor. Eu vivi essa época,por isso SEI!

  75. Não acredito em nada dessas coisas de espírito, respeito quem acredita; contudo, entendo que somente o desespero devido aos sofrimentos da vida levaram tantas mulheres a se submeterem a esse tarado. Misericórdia!

  76. Já havia feito um post em que digo me saltar aos olhos o fato de todos os jornalistas continuarem a chamá-lo de João de Deus.Quando se referirem a ele o cham e de João o" curandeiro" ou João do Diabo.Mas pf nunca de João de Deus é um sacrilégio.

  77. Misticismo é um termo muito geral. Pelo texto, pelo povo também em geral, fica óbvio aqui a conotação de crença. A crença em algo pode ajudar o indivíduo a assumir uma atitude de fé, de integração, de confiança. Em que? Na medida que somos ignorantes, quanto mais ignorantes, mais podemos nos enganar. Outra coisa, toda religião tem sua mística na busca da Verdade, da Realidade que um ego separado pode sentir mas não compreender.

  78. Como sempre o Sabino, com suas crônicas irretocáveis. O Sabino tocou em um ponto sensível, que independe de grau de instrução, nível social e origem: a fé. Acreditar em alguma coisa, infere em nossa capacidade crítica e intelectual, daí o fato do consagrado físico teórico e cosmólogo britânico Stephen Hawking, se definir como “ateu”. E o misticismo, dentre as crenças, é aquela que mais obstrui a razão, pois, está além da compreensão racional, e subjuga nosso senso crítico. É uma poderosa arma.

    1. Tiro meu chapéu para o Sabino como escritor, como cronista, mas isso não significa que ele domine todos os assuntos, em especial o assunto que está sendo tratado, fenomenologia espiritual e suas vertentes!

    2. O preconceito é ainda mais nocivo que o misticismo,porque bloqueia a mente num contexto pre- estabelecido como sendo o único e verdadeiro ,e impede a pessoa de pesquisar novas teorias e novos horizontes , bloqueando o desenvolvimento da própria ciência.Ainda bem que Einstein era uma pessoa desprovida de preconceitos e que colocava a intuição no esmo patamar da racionalidade!

  79. Que literatura, hein? Mas, a arte de escrever bem vc exerce e tem domínio. Até hj eu me pergunto, Silvio Santos, oferecendo dinheiro as suas "ajudantes" o frenesi feminino, é a fórmula para esses aproveitadores alheios. Sou filho , marido e pai de mulher, tenho isso em alta conta, mas Caramba, entrar em furada com esse Farsante e outros de outras paragens, é brincar com o rabo de Lúcifer.

  80. Eu também fiquei pensando, vítimas relataram que quando perceberam o que ali acontecia saíram correndo mesmo com o curandeiro dizendo que era para lavar o corpo mas li também relatos de pessoas que disseram que foram molestadas diversas vezes. O que leva uma pessoa a voltar ao lugar onde foi molestada? Acho que a melhor explicação é realmente essa sua da anestesia.

    1. O médico psiquiatra Alexander Moreira de Almeida, fundador do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde do Hospital das Clínicas fez um trabalho com João de Deus para conhecer os seus métodos. “As cirurgias são VERÍDICAS, mas não podemos nos esquecer de que elas também servem para impressionar a audiência. (vEJA sp 1/6/2017). Tem gente que ainda prefere passar vergonha insinuando ou afirmando que só as mulheres ingênuas E/OU fanáticos e ignorantes vão à Abadiânia!!!! rsss

    2. Ele é um homem que fortalece a fé e a esperança daqueles que estão em tratamento”, avalia o ONCOLOGISTA Sergio Simon, do HOSPITAL ALBERT EINSTEIN “Cerca de 60% dos meus pacientes procuram terapias alternativas durante a químio e a radioterapia"(Veja SP 1/6/2017).

  81. Parabéns pela coragem de ter escrito este texto. Até a explosão do escândalo achava que João de Deus era o Papa João Paulo II. Obviamente o sujeito é uma farsa mas vá dizer isso sem contrariar meio mundo. Você mostrou qual é o verdadeiro valor e utilidade da imprensa.

  82. Caro Mario Sabino, sua interessante teoria da sedação mística explica também o fenômeno do petismo. Depois de tudo o que está vindo às claras, quem ainda acredita no Lula de Deus é capaz, sim, de segurar seu pênis como um fálico símbolo da salvação... E que Deus nos salve deles...

  83. Na minha limitada inteligencia, ele foi apenas um monstro que se aproveitou da fragilidade de algumas mulheres, que buscavam a cura de suas doenças num poder sobrenatural, acreditando ser ele o"enviado". Num outro ambiente, com certeza teriam repudiado os avanços desse tarado, que por ter realizado tantas curas, se tornou um deus na pequena cidade! Prisão será pouco para um psicopata que destruiu ilusões, sonhos, esperanças de jovens adolescentes e mulheres na idade do discernimento! SEM PERDÃO!

  84. Concluindo : paralisia! Especialmente, se houver qualquer ascendência sobre a vítima (familiares, líderes religiosos, patrões ). Pessoa escolhidas a dedo Doença, fragilidade e "fé ".Entender o que está acontecendo +acreditar que realmente está acontecendo +elaborar +reagir ( rápida e assertivamente). E,pior : você não se esquece de nada.Não tem amnésia. Abraço

    1. As pesquisas do antropólogo americano Sidney Greenfield, resultaram no livro Spirits with Scalpels: The Cultural Biology of Religious Healing in Brazil, ! Pesquisar e se informar é sempre bom e não tem contra-indicação!

    2. Ali tudo é cascata, bafo de boca, (na nuca) das mulheres e meninas. Náo acredito nessa desses cientistas. Náo faca o mal , vc será recompensado por vc mesmo.

    3. Concluindo, preconceito atrapalha muito mais do que ajuda a ciência!

    4. Um antropólogo americano chamado Sidney Greenfield veio ao Brasil nos anos 90 e filmou dezenas de operações de norte a sul do Brasil. Para atestar a veracidade dos procedimentos, levou os registros a um congresso de mágicos. Queria saber se estava diante de ilusionistas. Escutou um “não”.Mas ao levar a um psicologo de nome Ernest Rossi, descobriu uma possível chave capaz de abrir a porta desse mistério das curas espirituais, do ponto de vista científico!

    5. As pessoas falam muita asneira sem qualquer entendimento do assunto, achando que dominam a matéria, que são mais inteligentes que os outros que lá frequentam. Mas tanto João de Deus quanto Arigó produziram curas não somente aos olhos de gente simples e ignorante, mas também de médicos e estudiosos.Ambos foram objetos de estudos por cientistas de Universidades tanto daqui como de fora,e não foram constatadas fraudes nas cirurgias. Os cortes sem sangramento e sem infecção não eram farsas!

  85. O curandeiro tarado deve ser submetido à castração química proposta pelo capitão Bolsonaro, depois do devido processo legal, por óbvio.

  86. Amigo, permita-me, não é nada disso. Acredito que, somente as pessoas que sofreram abuso sexual, entendem do que realmente se trata. Não é anestesia mística, é paralisia física e psicológica. Vc fica PARALISADO.Impossível, especialmente se a violência é perpetrada por alguém com ascendência ( familiares, líderes religiosos e outros) sobre a vítima. Durante o ataque covarde, absolutamente inesperado, é impossível acreditar+compreender + elaborar o que está acontecendo + reagir (assertivamente) .

  87. Prezado Mario Sabino, o fato de vc ser homem com certeza nunca o fez passar pelo constrangimento de ser importunado sexualmente por um homem (eu acho), por mais esclarecida e culta que a pessoa seja, a situação é tão surpreendente e inusitada que faz com que a mulher, vítima da situação, fique totalmente indefesa e até petrificada sem a mínima condição de reação na maioria das vezes, agora imagine quando o agressor é uma pessoa como João do Diabo (Deus é uma palavra que não cabe mais a ele).

  88. A manipulação das massas é perversa, inescrupulosa, sem nenhum sentido de honra e honestidade. Seres abjetos aqui no Brasil existem muitos, vejam o domador de burros o que fez com este país. O único lugar para estes animais é queimar no inferno.

  89. Prezado Sabino, sou espírita de nascença e hoje, já quarentão, e até presidente de centro espírita, digo-lhe que acertou em cheio. MISTICISMO... Não duvido que ele tenha o dom de cura, mas tudo indica que o João não conseguiu curar-se de seu mal. Que a justiça seja feita e que Deus tenha misericórdia.

  90. Mitos religiosos não existem, seus valores sim e ao longo da história deixaram um rastro de sangue. A única forma de perceber isto é com leituras e acompanhamentos de jornalistas que não perdoam estas ideologias. Muito interessante ver fora do Brasil. Aqui não sei porque não existe. É como se políticos não precisassem dar satisfação.

    1. Caro, os políticos se incomodam sim com críticas. Eles até têm projetos contra publicações críticas nas mídias.

  91. Gostei de teu comentário Mario, qual a defesa de João de Deus terá? que o espirito que ele encarnava era "tarado"? quem sabe...muitos se acharam curados depois "dessa sessão"...será? más não tem num homem que tenha denunciado o tal espirito estuprador, esquisito...só mulheres (200 +/-)...

  92. Acho muito estranho um intelectual chamar um outro intelectual, cujas teorias fazem parte do Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco (sabia disso, Mário?) de "sapo alemão barbudo e fedorento". Esqueceu que ele viveu há 200 anos com outros costumes? Ignorância tem limite, né?

    1. Os costumes mudam pouco, prezada! Eles apenas se tornam mais visíveis em cada época. Sabino apenas falou disso. O misticismo anestesia mesmo.

    2. O São barbudo só falava merda, e ainda tem teorias, que foram refutadas há tempos, como patrimônio culturalda unesco.... Que merda

  93. Mário, excelente esse artigo. Em síntese, você se foi brilhante ao demonstrar a concretude da ciência diante da falsidade imoral do misticismo.

  94. O que as pessoas ainda não aprenderam é que a Medicina da alma nao visa a cura física e sim a cura espiritual, a cura moral, o que exige mudanças de atitudes.

  95. Perfeito, mas lembrando, que a mulheres estavam caladas sim, mas dado o poder desta figura, não de Deus, e sim de comprar, executivo, legislativo e judiciário ou não?

  96. Que não se diga que as centenas de abusos fizessem parte de um ritual dionisíaco maior, em que apenas o médium tinha ciência, contra o desejo e vontade das vítimas.

  97. Nós, mulheres, somos meio burrinhas mesmo. Os líderes espirituais estão caindo em desgraça, além do João do demo, Prem Baba ( oh, céus), e o Pr. Ivan Saraiva, pego em adultério. Quem sabe não ficaremos mais espertas?

  98. Houve tempo, se é que se lhe pode chamar “tempo”, em que Deus habitava só. Não existia o céu, a terra, os anjos; não havia nada, nem ninguém, senão Deus. Este “tempo” pertenceu a uma eternidade passada na qual Deus esteve só: completo, suficiente, satisfeito em Si mesmo e de nada necessitando. Ou seja: Deus é honrado e desonrado pelos homens; não em Seu Ser essencial, mas em Seu caráter oficial, com ou sem batinas, com ou sem “pênis místico”. Saudações!

  99. Tem muita coisa ainda ser esclarecida nesse caso. A denúncia foi feita e acolhida pelo MP, mas a prudência me ensinou a aguardar o veredicto da Justiça para lacrar um juizo de valor, uma vez que a defesa ainda não foi ouvida.Tenho muita curiosidade para ouvir os argumentos da defesa e das prováveis testemunhas arroladas e por que a Justiça não proibiu o atendimento privativo ou determinou a instalação de câmeras ou tentou armar um flagrante a partir das primeiras denuncias em 2010.

  100. Nada neste mundo pode me satisfazer como explicação para alguém acreditar nessa baboseira espiritual, ainda mais nessa "piada" de procedimento sexual como método de cura. Entendo o desespero como embotamento dos sentidos e do discernimento, mas mesmo isso tem limites.

  101. Excelente. Duas pessoas com a mesma doença, o que leva uma ser anestesiada e outra não? A fé nem sempre é uma boa conselheira.

    1. Cada organismo reage diferente, quem sobrevive pode ser a que não tem fé.

    2. Duas pessoas com a mesma doença tratadas pela mesma medicina, uma morre , a outra é curada! Qual a explicação?

  102. Precisamos discutir mais sobre os mecanismos que levam ao silêncio em casos como esse, para que mulheres e meninas que se encontram nessa condição neste momento em outros lugares do Brasil possam identificar esses sintomas, sair do torpor da vergonha e do medo e reagir! Casos como João de Deus nunca mais!

  103. Parabéns Sabino,Inteligente e Sábio!!!...acredito em uma força superior chamada Natureza e as vezes também chamamos de Ciência.

  104. Mas, essa reação,ou melhor,falta de reação ,das mulheres ,também acontece em outras ocasiões,não místicas.Com médicos , por exemplo.Ja passei por experiências desagradáveis,não tão terríveis como essas, mas muito ruins.E soube de outras mulheres que também passaram por isso.Por que não reagimos? Temos que aprender a enxergar o problema na hora!! E a reagir!!! Ensinem mais às meninas! A culpa não é das mulheres de serem abusadas por quem elas confiam, mas por que não reagem?

    1. Acho que entra um pouco também de falta de espirito de coletividade.

    2. Exato. A ameaça não vem do misticismo, mas das pessoas inescrupulosas. Depois do choque, vem a vergonha e o medo. A gente precisa discutir mais sobre isso para que outras mulheres nessa situação possam quebrar este ciclo hediondo. E para que pais, esposos e familiares possam identificar estes casos mesmo quando a pessoa não tem forças por si própria.

  105. O desespero, a esperança de uma cura devido a medicina ter desacreditado essas pessoas leva a esse estado hipnótico. Alguém se aproveitar disso dessa forma é grave crime contra a humanindade.

  106. bonjour, Votre texte est perspicace, digne d'Honoré. Hélas, les brésiliens sont imprégnés de croyance sans science. Toutefois, les Français sont obsédés par la gauche caviar. Même l'Holande a reçu la magie de João le monstre. Sera-t-il que le pénis a été la cause de la défaite de la gauche française?

  107. Assim como as vítimas, "sedadas pelo misticismo", estão, na mesma razão, os comerciantes locais, sedados pelos ganhos patrimoniais místicos e apavorados com a perspectiva de verem a fonte secar.

  108. Acrescente a isso o medo das ameaças de João do Demônio e da vergonha de ser estuprada e mais, ser vítima de acusações como essa: ser culpada de ter sido abusada!! Pois é.

    1. Ler os textos de Sabino, é o meu luxo número 1 da excelente revista Crusoe!!

  109. Apesar da lisura do texto do Sabino, registre-se aqui que, em nenhum momento falou-se das centenas de milhares de pessoas agraciadas de alguma forma, pelas hostes espirituais que ali laboraram através do, agora infeliz, João de Deus.

    1. Não justifica mesmo as atitudes do João, mas justifica as atitude das pessoas que procuram a casa. Se não tivesse havido nenhum caso de cura, dificilmente aquele lugar seria tão procurado!

  110. Texto excelente. Parece incrível q ele tenha conseguido se aproveitar da situação de fragilidade de tantas mulheres mas nestes momentos de vulnerabilidade é como se toda racionalidade desaparecesse.

  111. "Sedadas pelo misticismo..."; não seria esse os estado em que se encontram aqueles que ainda acreditam na inocência dos ex presidente Lula?!

    1. Ótimo ,Natanael .Faltou ao Sabino lembrarmos da seita petista , são cegos.

    2. Correto Maximiliano. Mencionei o Lula como poderia mencionar o Bolsonaro, pois bandido é bandido e pronto. Mas é preciso primeiro apurar e comprovar. Comprovado, não tenho bandido de estimação.

    3. Isso mesmo, Natanael, assim como sedados se encontram aqueles que minimizam ou negam a gravidade das denúncias contra os Bolsonaros, antes mesmo da finalização dos inquéritos. Fanáticos são fanáticos, não importa o partido nem a cor.

  112. Quem parace estar anestesiado é o MP que ainda não mandou prender esse estuprador, dando oportunidade pra ele fugir do Brasil.

    1. O MP já pediu a prisão preventiva e está nas mãos do juiz o deferimento.

    1. O endeusamento de seres humanos caídos como nós realmente revela outro pecado ainda maior, a idolatria! A resposta teológica para tal aberração de tais Joões de deuses na história já foi dada a 2000 anos atrás pelo apóstolo Paulo em sua carta aos romanos no capítulo 1: versículos 18 a 32 para aqueles que rejeitam o Deus verdadeiro, Ele os entrega as suas paixões, e a paixão de todos os seres humanos é criar, adorar, amar e respeitar todos os Joões de deuses que se levantam sobre este mundo.

    2. N gostei muito de ler o seu texto! Anestesiado pelo misticismo é a forma correta de interpretar como pessoas lúcidas se deixam levar por alguns charlatões!

Mais notícias
TOPO