Cercada por seguranças, Joice deixa a sede do governo de transição, na quarta-feira: esforço para se mostrar influente

Uma deputada do barulho

Quem é Joice Hasselmann, a polêmica deputada que se apresenta como a "Bolsonaro de saias", pretende liderar o partido do governo e já está em guerra aberta com um dos filhos do presidente eleito
07.12.18

O Audi preto blindado para em frente a um hotel de luxo da região central de Brasília. É manhã de quarta-feira, 4 de dezembro. Um agente de segurança desce do carro e, com cuidado, checa se há alguma ameaça ao redor. Só depois a passageira principal desembarca. No banco de trás, ela havia acabado de gravar um vídeo para ser postado nas redes sociais sobre um assunto que estava quebrando a internet: a morte de um cachorro por um segurança de uma loja do Carrefour na cidade paulista de Osasco. Joice Cristina Hasselmann estava atrasada para um café da manhã. Era o primeiro de mais de uma dezena de compromissos que ela teria, um depois do outro, quase sem interrupção, até as 2 horas da madrugada seguinte. Desde o resultado das eleições, em que ultrapassou 1 milhão de votos e levou uma vaga de deputada federal por São Paulo, ela se apresenta como uma das lideranças mais influentes da bancada do PSL, o partido de Jair Bolsonaro. Fala com outros parlamentares, com integrantes do futuro governo, empresários, agentes do mercado. Sempre se mostrando como alguém que terá poder de decisão e trânsito livre em Brasília a partir de janeiro. O jeitão estrondoso e a desenvoltura com que tem chamado para si temas do partido provocaram um cisma interno. O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente eleito, protestou primeiro no Twitter. Depois, no grupo de WhatsApp da bancada. Joice reagiu ferozmente.

O tiroteio, noticiado pelo Diário de Crusoé, trouxe a público uma renhida disputa por poder e espaço no partido de Jair Bolsonaro. Embora estivesse em um embate com o filho do futuro presidente, a deputada eleita não baixou a cabeça. E nem deu sinais de que pretenda baixar. Muito pelo contrário. Sua agenda seguiria intensa nas horas seguintes. A despeito das queixas, ela continuaria na mesma toada, em articulações políticas explícitas envolvendo o futuro governo. Na quarta, horas antes de a guerra vir à luz, no café marcado no hotel ela discutiu o futuro do PSL com um correligionário. Depois, seguiu para o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o quartel-general da equipe de transição. Reuniu-se com representantes do Itamaraty para tratar, segundo ela, das cerimônias da posse presidencial e, depois, com o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Em seguida, almoçou com o presidente do PRB, Marcos Pereira, em um restaurante próximo. E foi para outro almoço — sim, ela marca dois almoços no mesmo dia –, desta vez com Rodrigo Maia, na residência oficial da presidência da Câmara dos Deputados. Estava atrasada em uma hora e ele já não a esperava. Ela correu, então, para encontrá-lo no Congresso. Maia a recebeu prontamente. Conversaram por meia hora. A reunião seguinte da deputada eleita foi com seu futuro chefe de gabinete. Já havia mais um encontro engatilhado para a sequência, com o quarto-secretário da Câmara, responsável por administrar os imóveis da Casa. Depois da conversa, Joice foi conhecer dois dos gabinetes disponíveis para os recém-eleitos, entre os quais deverá escolher o seu.

Entrou em outra reunião, na liderança do PSDB. Voltou ao CCBB para encontrar a bancada tucana. Foram duas horas lá. Já à noite, dirigiu-se ao Senado para um encontro com o senador Tasso Jereissati, o futuro presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, e o senador Ronaldo Caiado, eleito governador de Goiás. Finalmente, foi jantar em uma mansão no Lago Sul com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, do PP. Antes de entrar, passou dez minutos ao telefone com o governador eleito de São Paulo, João Doria. Estava de novo atrasada quando desceu do carro. Era para ter chegado uma hora antes. Toda essa maratona, diz ela, é por Bolsonaro. “Sou a cara do Jair Bolsonaro dentro do PSL. Sou mais parecida com o Jair do que os próprios filhos dele dentro do partido, porque a gente é muito alinhado em muita coisa. Tem estilo parecido e até o jeito meio intrépido. A diferença é que ele é militar, e eu sou mais polida. Porém, tão ou mais forte que ele no embate. A gente é muito parecido de alma. É como se fosse um xerox de alma”, afirmou Joice Hasselmann a Crusoé, entre uma agenda e outra. A menção ao partido e aos filhos do presidente eleito não era à toa. Àquela altura, Joice havia acabado de ler o tuíte de Eduardo Bolsonaro no qual ele dizia que “apenas os deputados que estão exercendo mandato têm autonomia para fazer articulações no Congresso”. Era um recado direto para ela.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéEduardo Bolsonaro: a deputada eleita está em guerra com o filho do presidente eleito
Nas horas seguintes, o grupo do WhatsApp da bancada do PSL ferveria. A confusão entrou pela madrugada e se estendeu ao longo de toda a quinta-feira, com trocas de farpas e fartas acusações. De um lado estavam o filho do presidente e um de seus aliados de primeira hora, Major Olímpio, senador eleito e presidente do PSL paulista. Do outro, Joice. Eduardo a acusou de “atropelar qualquer um que esteja à frente de seus objetivos”. Ela retrucou dizendo que o filho de Jair Bolsonaro deve “crescer” e parar de mandar “recadinhos infantis” pelo Twitter. Depois, Eduardo a chamou de louca. E ela pediu que ele parasse de “molecagem”. As mensagens mostraram que, desde a campanha, havia uma guerra surda dentro do partido de Bolsonaro. Foi quando a confusão começou. Joice se sentiu escanteada por Eduardo e por Major Olímpio quando foram definidas as candidaturas ao governo paulista e ao Senado. Ela queria ser candidata ao governo e, posteriormente, ao Senado. Olímpio, dirigente do partido, barrou as duas pretensões com a ajuda de Eduardo. A tensão não-resolvida foi transportada para Brasília. Joice ignorou o posto de líder de Eduardo e, atropelando o filho de Bolsonaro, passou a se comportar como a principal referência do novo governo em articulações com o atual Congresso e com os presidentes de partidos. Em paralelo, aproximou-se da primeira-dama, Michelle, para tratar de assuntos da cerimônia de posse. Se há espaço, ela ocupa. Palpita sobre a formatação da futura Secretaria de Comunicação da Presidência, área na qual, acredita, terá bastante influência, e ainda sobre temas sensíveis, como previdência, educação e saúde. “Eu tenho tentáculos na transição. Acompanho um pouco de tudo”, diz, exalando orgulho e autoconfiança.

Mas afinal, ela age assim porque pedem ou simplesmente porque quer? “As pessoas pedem para mim. Falam ‘toca isso’. O presidente do partido (Luciano Bivar) pede, o Onyx (Lorenzoni) pede, o Jair pede. Tenho perfil de executiva. É o que sei fazer de melhor. Está meu no DNA. Sempre fui desse jeitão”, diz. E conclui: “É o dia inteiro presidentes do partido me ligando porque é em mim que enxergam a liderança para essa articulação”. Pivô de uma guerra interna que já se mostra explosiva, a futura deputada começa a discorrer, então, sobre sua principal missão do momento: a formação de um bloco parlamentar na Câmara. Seria também a base do governo Bolsonaro. No papel em que rascunhou a estratégia com Onyx nesta quarta-feira, estavam listados PSL, PRB, DEM, PR, MDB, PSDB, Podemos, PPS e PSD. Juntos, esses partidos somarão 260 deputados na próxima legislatura. A ideia é que de tal grupo saia um nome de consenso para as presidências da Câmara e do Senado, que por ora se afiguram das mais imprevisíveis dos últimos anos. “Estou articulando com os partidos em alinhamento com o governo, tentando costurar um grande bloco. O objetivo é ter gente de confiança do Jair em posições estratégicas na Câmara.” Ela evita, porém, dizer quem o futuro governo preferiria nas duas cadeiras principais do Congresso. “Não estou me posicionando sobre o melhor ou pior nome. O que estou fazendo é deixar a porta aberta para todo mundo. Temos que formar um bloco e deixar as candidaturas correndo. E há outras (candidaturas) que ainda podem aparecer também.” Além das nove legendas anotadas no pedaço de papel, PP e PTB devem engordar o rol, o que faria o bloco chegar a 307 votos na Câmara. Trata-se de um número expressivo, embora em algumas matérias o governo vá precisar de mais — para aprovar uma emenda constitucional, por exemplo, são necessários 308 votos.

Se prosperar, o bloco de sustentação de Bolsonaro teria os mesmos partidos que integram a base de Michel Temer e outros que integraram a base de Lula e Dilma Rousseff. Com a segurança de quem se considera autorizada a tratar do assunto, Joice garante, porém, que o toma lá dá cá dos últimos anos não mais ocorrerá porque os partidos perceberam o novo modelo de relacionamento que o presidente pretende impor ao Parlamento. “No máximo eles pedem os espaços do Congresso. São negociações republicanas.” A ciumeira dos colegas de partido causa algum desconforto à deputada. Pelo tom do discurso, ela se incomoda mais com a relação interna no PSL do que com as dificuldades no trato com a demais legendas. “Não dá para dizer o que é ainda essa bancada do PSL. A gente vai descobrir daqui para a frente. É muito heterogênea. Vai ter que se encontrar. Não tem uma fotografia ainda. Se vai ser mais comportada ou menos comportada. Se vai seguir o líder, se vai ser independente.”

Diante do Congresso: “Sou a cara do Jair Bolsonaro dentro do PSL. Sou mais parecida com o Jair do que os próprios filhos dele”
Joice diz que já está ambientada ao ambiente político de Brasília e à própria cidade: “Me sinto em casa. Sempre me senti. Parece que eu sempre estive aqui. Não estranho nada. Tem um ar de interior, né?”. A paranaense de Ponta Grossa radicada em São Paulo reclama apenas da qualidade de alguns serviços na capital. Conta já ter reclamado com o chef da filial brasiliense do Rubayat, encravado à beira do Lago Paranoá, por não oferecer no cardápio massas grano duro. Em Brasília, Joice sonha grande. Não faz muito tempo, indagada se pensa em um dia alçar voos mais altos, ela respondeu sem pestanejar: “O céu é o limite”.

A briga com os correligionários e a ocupação acelerada dos espaços nesses pouco mais de 40 dias de transição são apenas um aperitivo do barulho que Joice deve provocar no Congresso – e também no Palácio do Planalto do aliado Jair Bolsonaro – nos próximos quatro anos. O que ela tem feito, na verdade, é apenas uma transposição para a política do perfil que construiu como jornalista e youtuber. Aos 40 anos, ela é um fenômeno da internet, o que aumenta o medo dos adversários e, como se viu nos últimos dias, também dos correligionários. Tem 2,3 milhões de seguidores no Facebook, 1,1 milhão no Youtube e quase 1 milhão no Instagram. Anda com quatro aparelhos de celular que, juntos, comportam nada menos que dez linhas de telefone. Foi nas redes que ela construiu uma parte importante da vida pessoal. Acabou casando com um seguidor, o neurocirurgião piauiense Daniel França. Após receber dezenas de e-mails dele, ela finalmente respondeu. Primeiro, deram início a um relacionamento virtual. Meses depois, encontraram-se pela primeira vez no restaurante Fasano, em São Paulo. Casaram-se em junho de 2016. É o segundo casamento de Joice. Com o primeiro marido, a quem chama de “falecido”, teve dois filhos. Os vídeos que grava — boa parte com um dos celulares afixado sobre um tripé que fica sempre ao seu lado no banco de trás do carro — têm por regra estarem alinhados com o assunto do dia nas redes. O de quarta-feira, sobre o cachorro maltratado e morto no Carrefour de Osasco, é um exemplo. No vídeo da véspera, Joice havia centrado fogo no ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, que pediu a prisão de um advogado que o criticou a bordo de um avião comercial. Amigos e admiradores telefonam para comentar os petardos que ela lança na internet. Na quarta, Crusoé presenciou dois telefonemas em que, tardiamente, a deputada bolsonarista recebia os parabéns pelas críticas a Lewandowski. “Ministro de merda, vem me prender ministro de merda”, repetia ela aos interlocutores.

O estilo agressivo a molda desde a juventude no Paraná, onde iniciou a carreira enquanto ainda cursava jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Começou a trabalhar como estagiária na CBN local, onde foi promovida, segundo ela própria, de repórter a diretora sem ter diploma ainda. Joice não economiza nos autoelogios. “Foi o único case nacional chancelado pelo Sistema Globo de Rádio de uma acadêmica ser diretora.” Formou-se e foi trabalhar na Bandnews de Curitiba, onde, diz, obteve “a maior audiência do Brasil proporcionalmente”. O apresentador Ratinho a chamou para sua afiliada do SBT, onde virou colunista política. De novo, gaba-se: “A audiência disparou e passamos a vice-líder”. De lá, aceitou uma “proposta irrecusável” e partiu para a repetidora da Record no Paraná. Na sequência, criou o Blog da Joice, que acabou por virar um motivo de constrangimento. O Sindicato dos Jornalistas do Paraná a acusou de plágio por transcrever na plataforma textos de outros veículos sem dar o devido crédito. Ela nega a prática e diz que o processo correu à sua revelia. “O juiz anulou a citação, mas não anulou o processo”, diz o presidente do sindicato, Gustavo Vidal. Ele complementa: “Aqui no Paraná ela não pisa. Foi criado até mesmo o verbo ‘joicear’ como menção a quem copia texto dos outros”. O assunto a incomoda. “Foi armação daquele sindicato de merda que me persegue desde a faculdade. Minha briga começou lá e esses meus coleguinhas ficaram numa carreirazinha assim (mostra sinal de “pequeno” com a mão) e a minha fez vupt (aponta o dedo para cima). A imprensa do Paraná sempre teve nhenhenhém comigo.”

Rafael Carvalho/Gabinete de TransiçãoRafael Carvalho/Gabinete de TransiçãoJair Bolsonaro fala em reunião no QG da transição: ela se esforça para estar sempre por perto
Até então, Joice era uma jornalista local. Mudou de patamar ao ser contratada para o site da revista Veja, onde estrelava vídeos que a projetaram nacionalmente. Ficou lá pouco mais de um ano. Sem travas na língua, atacava o PT com virulência. Em um dos vídeos, ela dizia que “Lula é um câncer”. Foram os ataques ao petismo, afirma ela, que acarretaram ameaças de morte em série. Ameaças que, garante, se mantêm até hoje. Na última sexta-feira, enquanto dava uma entrevista para uma revista feminina, recebeu uma caixa contendo uma cabeça de porco sobre a qual havia uma peruca loira e um bilhete: “Puta judia, vai sofrer, depois morrer”. Desde então, sua equipe de segurança aumentou de tamanho. Agora são oito agentes. Joice era evangélica batista, mas de dois anos para cá afirma que se descobriu judia. Foi durante uma viagem a Israel, durante a qual uma autoridade local disse ter percebido sua “alma judia”. Segundo ela, essa mesma autoridade indicou um profissional que fez um teste de DNA. A impressão inicial estaria correta. Descendente de austríacos e ucranianos, ela é hoje uma das principais defensoras, tal qual Bolsonaro, da mudança da Embaixada do Brasil em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém. A repentina “descoberta” de que é judia já lhe rende frutos. Alguns dos seus principais doadores de campanha são judeus.

O mesmo antipetismo que a projetou nacionalmente motivou a aproximação com Jair Bolsonaro. Depois de gravar um vídeo em que falava sobre o embate dele com a deputada do PT Maria do Rosário, o então deputado a procurou. Primeiro, por telefone. Combinaram uma entrevista em Brasília. “Foi amor à primeira vista”, diz ela, que o chama de 01. “Teve uma empatia grande um com o outro. Começamos a nos falar mais. Ele começou a se aconselhar comigo. Nossa relação foi se afinando.” Já neste ano, partiu dele o convite para que ela se lançasse na política. Virou a deputada mais votada da história. Após a eleição, seu nome começou a circular como possível líder do PSL na Câmara. Conforme ela foi passando a atuar como interlocutora entre a equipe de transição e parlamentares de diferentes partidos, seu nome começou a ser considerado também para a liderança do futuro governo no Congresso. Na prática, por conta própria e antes mesmo de tomar posse como deputada, Joice já se arvora detentora de ambos os postos.

Se nutre relação próxima com Bolsonaro, ela também é muito próxima do governador eleito de São Paulo, João Doria, a quem chama de “Joãozinho”. A relação nasceu também no antipetismo. Aproximaram-se em 2016 na eleição para a Prefeitura de São Paulo. “Por uma razão muito simples: eu luto contra o PT. Então, se o PT tem um candidato, eu apoio o outro, seja quem for”, diz. Neste ano, Joice foi uma das principais auxiliares do futuro governador paulista, especialmente na reta final da campanha. Ela diz que o tucano só ganhou a eleição por causa… dela. “Fiz campanha para ele e ele venceu por causa disso. Há uma conta que se faz que minha atuação no segundo turno deu a ele mais de 1 milhão de votos e a diferença dele para o (Márcio) França foi de 700 mil votos. É uma conta interna de marqueteiro, de instituto”, afirma. E se houver um embate entre Bolsonaro e Doria em 2022, quem você apoiaria?, indaga Crusoé. Ela sai pela tangente. “Tem muita água pra rolar ainda embaixo da ponte.” Na quarta-feira, no meio da tarde, Doria telefonou. Joice não pôde atender. Mandou de volta um áudio dizendo que o tucano poderia ligar novamente em breve porque ela estaria em “terreno amigo”. Estava a caminho do Senado. Os dois se falariam bem mais tarde, por volta das 22 horas. Ela não revelou o assunto da conversa.

ReproduçãoReproduçãoNa série que produziu e publicou no YouTube, Joice representa uma jornalista investigativa que anda armada com pistola (detalhe)
A futura deputada diz que sempre esteve do mesmo lado na política. “Eu sempre fui de direita, mas tem muita gente que entrou nessa onda. Tem gente que é de centro, que tem apenas pauta radical, que é nacionalista apenas. Agora vai dar uma depurada”, afirma. Qualquer conversa que envolva minimamente as pautas da esquerda a faz subir o tom de voz. “Não sou feminista. Sou uma mulher forte. Aliás, sou uma mulher muito mais forte do que qualquer homem do Congresso. Agora, reduzir força, coragem, bravura e jeito intrépido de falar e agir com feminismo é você pegar todas as qualidades de uma mulher como eu e colocar em uma caixinha. Gosto de salto alto, perfume, escova no cabelo. Como uma mulher que arranca a blusa em praça pública e sai de biquíni escrevendo qualquer coisa no traseiro vai me representar? Não dá, entendeu?”, discursa, empolgada. Em Brasília, um dos duelos mais esperados é justamente o dela com outra mulher, Gleisi Hoffmann, a presidente do PT que as urnas rebaixaram do Senado para a Câmara. “Ela é da minha cota pessoal. Vou dar uns pisões nela. Gleisi representa tudo de ruim. É a representação do Lula ali dentro e o Lula é meu inimigo pessoal. Esse embate é meio inevitável por sermos mulheres, paranaenses e pelo histórico de cada uma, eu pela direita e ela pela esquerda.”

A deputada eleita que promete liderar a bancada pró-Bolsonaro na Câmara conta que sempre foi aconselhada a ser mais suave, mas nunca conseguiu. Pouco antes de se lançar na política, ela criou uma série na internet para mostrar seu lado “mais humano e menos briguenta”. Foi uma espécie de autoprodução inspirada nos sucessos da Netflix, mas um tanto improvisada, e baseada na Operação Lava Jato. Joice reinterpreta ela própria. Posa como jornalista investigativa. Em doze microcapítulos, aparece em situações inusitadas e pouco comuns para um repórter da vida real: ao volante de um Porsche, tem encontros secretos com fontes mascaradas e carrega uma pistola. No primeiro capítulo, ela recruta uma jovem jornalista (ou “uma Joicinha”, como diz) para ajudá-la a destrinchar um pacote de documentos. Os filmetes foram gravados nos Estados Unidos, para onde pensou em se mudar se o PT ganhasse a eleição neste ano. Em sua breve passagem pela terra de Donald Trump, por sinal, Joice ensaiou uma carreira de empresária. Chegou a abrir uma firma, a JHN Channel, com o mesmo nome de um canal que lançara no YouTube. A empresa, contudo, teve vida curta. Foi registrada em Miami em janeiro deste ano e desativada em 13 de agosto, três dias antes do início da campanha eleitoral. A descrição da empresa nos registros oficiais da Flórida é pomposa e autorreferente: “Canal de notícia global e entretenimento online e offline por Joice Hasselmann, a jornalista”. De repente, tudo mudou. Agora Joice é a protagonista das próprias notícias. E com muito mais barulho do que antes.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Eu sou gaúcho e fã de carteirinha da deputada JOICE...Tenho o seu livro da Lava Jato e procuro acompanhar dentro do possível a sua trajetória como poítica e executiva que define os seus objetivos de vida e os meios de alcançar estes objetivos. Sua maior qualidade é a lealdade absoluta com os seus valores e ideais de vida sendo uma deputada que tenho certeza o dinheiro não corrompe....

  2. Pena que Janaina Paschoal não quis ser deputada federal, ela e Joicinha formariam uma dupla incrível, com a coragem de uma e o conhecimento jurídico da outra, seria maravilhoso

  3. Eu acho que escreveu de mais com muita crítica a eventos recentes e pueris (que inclusive já mudaram, como tudo na internet muito rápido)... é uma aliada poderosíssima, a Mulher mais bem votada! Como mulher, tem sim que se juntar com a esposa do Bolsonaro e formar uma frente feminina de força e não aquela frente feminista de merda que fez com que mudasse tanto o relacionamento homem mulher! Chega de mimimi

  4. http://s2.glbimg.com/d5l0CkDiEjdFFvij_9R34DrjmY2m8c4BIjg6feg2eI_KsRdIxeT_UleZ4-kVUsay/i.glbimg.com/og/ig/f/original/2012/12/14/capitao.jpg

  5. Extremamente narcisista, tem que aprender que briga interna deve ficar nas internas. Pode ser útil em alguns contextos com este jeito extremo, mas geralmente a prudência, atenção e humildade levam mais longe tanto na carreira quanto nos resultados da atuação.

  6. A vaidade trai o arrogante. Essa mulher julga-se acima dos mortais comuns com a sua cultura de "Google" (prestem atenção ao que ela diz. Profundidade de palmo). Ela se acha a tal. Não será conhecida por apresentar bons projetos para o país. Será conhecida por ser a encrenqueira de plantão, que alimenta-se de pirraças para inflar o próprio ego. Arrogante e vaidosa. O Brasil não precisa de mais estúpidos do que os que já tem.

  7. Fogueira de vaidades! Ambos estão errados. Votei nela, penso que um pouco de humildade não faria mal a ela. Penso também que os filhos de Bolsonaro deveriam aparecer menos. Não tumultuem o novo governo!!! Sabemos que a oposição será ferrenha, e a maioria da imprensa amará detonar o novo governo! Calma! Humildade! Serenidade!

    1. Ei, TUDO MUDOU!!! antes os bastidores eram silenciosos,,,, agora a política está na rede!!! aguarde para ver as entranhas do Senado e da Câmara no ano que vem... É uma aprendizado pois estamos APENAS começando esse processo que iniciou com as eleições. Quem confiou que tempo de TV influenciava sífu... TUDO MUDOU

  8. O ego dessa Senhora é muito grande, capaz de levá-la ao ápice e ao fundo do poço na mesma velocidade. Gente assim só pensa em si e nunca na coletividade e/ou governo que representa

  9. Nenhuma protagonista política obteve sucesso e nele permaneceu muito tempo, nesta atitude arrogante e dona da verdade. Está assim por ser "novidade". Se não agir com inteligência e equilíbrio, vai para a lata de lixo da história também.

  10. Pergunta: será q sempre q Joice quiser um cargo vai vazar informações, armar um circo e depois do estrago feito vai minimizar seus erros? O deputados do PSL têm q estar prevenidos, pq PODEM estar lidando com uma personalidade histriônica e narcísica. Prudência e olho aberto.

  11. Eu nao confio no poder de articulacao da Joice. No entanto, ate' o momento, e' interessante ter um personagem bufo como ela no time do Bolsonaro. E' capaz de se envolver em polemicas a atrair olhares para onde Bolsonaro pode, potencialmente, resolver a questao. Ela pode colaborar para desviar o foco das tramas auto-induzidas do petismo para manter o Lula vivo. Mais a frente porem, acho mesmo q sera lancada ao mar caso comece a encher o saco de figuras poderosas no governo Bolsonaro.

  12. A prepotência e a vaidade qdo em doses exageradas causam muito mal. Alguém avisa a deputadavque ela está extrapolando e criando nas pessoas um sentimento de repulsa. Tá indo com muita sede ao pote.

  13. Percebo nela muita vontade, sinceridade e compromisso com a luta contra corrupcão etc. Sua contribuicão pode ser muito importante. Contudo, percebo tambem, a necessidade de mais humildade e espirito de equipe. Sem isso poderà num dado momento fazer mais mal do que bem. Sugeriria a ela com todo o respeito, buscar sem preconceito, ajuda psicoterapica. Sua atividade e estressante e o ritmo que se auto impõe è absurdo e incompativel com sanidade psiquica.

  14. Gostei desta reportagem. Uma coisa lhes digo: Bolsonaro está tranquilo porque conhece a politica. Afinal foi deputado federal por quase 30 anos.

    1. Esse pessoal (imprensa) ainda não entendeu que a política mudou. Aliás, TUDO mudou. Lembro muito bem da reação boquiaberta da imprensa frente ao tsunami Wilson, e Bolsonaro (era pra dar no 1 Turno, visivelmente manipulado). o Whatsapp, Twiter, etc, fizeram as relações mudarem radicalmente. Aquilo que se passava nos bastidores agora é ao vivo e à cores. E a imprensa dá o mesmo alarde, ou pior ainda, aumenta para angariar pontos para sua ideologia... esse foi um dos casos. E os novos aprendem...

    2. seguramente Bolsonaro vai entrar nessa discussão entre Joice e flavio e passigicar . Assim caminhemos para o sucesso.

  15. Menos egocentrismo e mais coletividade. O que interessa é a ação prática, se trabalhar com produtividade e efetividade vai obter protagonismo. Caso contrário, não passará de contra-ponto da petista paranaense diminuída GH, a amante, que significa "nada".

    1. Ótima reportagem. Continuem assim. Não vejo a hora de começarem os embates. Quero ver a Joice transformar a Gleice em pó.

    2. Também detestei a reportagem. Crusoé quer se tornar uma Folha de São Paulo?

  16. 8 seguranças, 1 Audi preto e uma pistola da bunda... ops no traseiro...kkkk quem será que ela pensa que é?. A PTralhada tá + preocupada c/ o bêbado presidiário q com ela... kkkkk essa mulher sabe fazer tipo...kkkk creio q por isso o marido van que as extravagâncias, afinal ela está em Brasília e ele em SP... pense bem O sossego q o cara tá vivendo...kkkkkkk

    1. Joice H, e E. Bolsonaro estão gatinhando e se engalfinhando, e o Zé Dirceu rindo. Caso os 2 do PSL não acordem o mais idiota dos PTralhas engoliará os 2 egos.

  17. Joice tem "História" contra o verdadeiro inimigo do Brasil, o lulo-petismo. Porém, demonstra um sentimento de autopromoção que a coloca numa situação ambígua, a saber: se realmente luta por um Brasil ou melhor, ou apenas por si própria.

    1. se confirma, se verídica, que Bolsonaro com ela e o Ônix, ladrão arrependido, são mais do mesmo, costurando alianças e conchavos.

    2. Parabéns pela análise. eu não confio nessa mulher.

  18. Arrojo só é relevante se atinge os objetivos. No momento o PSL precisa estar unido em torno da agenda do Presidente. De qualquer forma, Joice parece um míssil pronto pra explodir os acomodados. Pode ser bom ter alguém com sangue novo e quente que bata de frente com os PTralhas...

    1. O tempo mostrará quem é quem... Mas que ela tem um pezinho no PSDB, sei não.

    2. PTralhas no momento são meia dúzia de estúpidos, todavia egos inflados são mais desestabilizadores q uma legião de anjos. JJoice H é + desagregadora q a serpente no Paraíso. Eu não confio nessa mulher.

  19. Essa Joice tem que tomar uma super dose de calmantes e diminuir sua ansiedade !!!! Histérica, graças à Deus saiu do programa Os Pingos nos Ís da Jovem Pan, onde não deixava mais ninguém falar!!! Menos Joice!!! Ela está muito mais para o Doria do que atrapalhar Bolsonaro!!!

    1. qria muito ter abraçado + ter beijado mais. Doria leva a Joice H para você e de-lhe carta branca. no futuro serás presidente e a Joice H.... mera estafeta

  20. Tomara que ela se lembre que esse nível de política não se faz sozinha. Cautela e canja de galinha não faz mal pra ninguém. Apesar disso, parabéns pelo arrojo, que às vezes é o que falta aos conformados.

    1. Miguel, a JHassel.... está numa ciranda tão louca para ser a 002. q já até esqueceu o q é política.

  21. Ninguém é perfeito. Suas qualidades tem peso maior que seus defeitos. Creio q ela tem muito a contribuir para o Brasil e tem q ocupar espaços mesmo.

  22. Minha Nossa Senhora!!!! rssss Esta minha conterranea vai deixar nosso Presidente de cabelos mais brancos do que o esperado.... Ela é muuuuito diferente de Jair Bolsonaro, e que recolha esta pretensao de ser igual a ele. E para ser bem clara, entre a Familia Bolsonano e a joice, estarei sempre com a Familia, por ser mais equilibrada.

    1. Concordo. Ela parece uma desequilibrada,quer abarcar o mundo com as pernas...

  23. Penso que a Joice tem qualidades que eu gosto muito, mas um grande defeito: megalomania. E estar abraçada com outro megalomaniaco chamado Onix, vai afundar aos dois. Antes eles afundando do que o Brasil ne.

    1. Nani, o comandante é o capitão. Podemos ficar tranquilos.

  24. Como alguém já disse, mas é bom repetir: deixar de lado o egoísmo, o ego e trabalhar em equipe, terão muito a brigar com a oposição. Armazenar energia porque essas desavenças só é a alegria dos mesmos. O que serão só o tempo dirá. Tenham paciência.

  25. Pessoas como Joice se medem pelo tamanho da língua.Ela precisa é colocar a cabeça na geladeira e perceber que um pouco de humildade faz bem pra saúde.

  26. Joice tem que ter mais EQUILIBRIO com os pares e ser muito, mas muito combativa com a Gleisi e com o PT. Aí sim ela deve mostrar ao que veio.

  27. Mais uma "M" para encher o saco e as manchetes de tabloides. O presidente eleito não precisa disto.Pelo amor de Deus coloquem essa mulher na geladeira da imprensa.Ou: comprem logo uma melancia para ela pendurar no pescoço.O pais precisa de competência e não de barulho.Como dizia meu falecido avô:Não gastem vela com defunto que não presta"

  28. Não curti o fato dela ser copiadora de textos, parece que falta pensamentos próprios. Na matéria é visto que ela deslumbra muito poder, isso pode ser perigoso já que na história a busca pelo poder muitas vezes nos leva a cometer diversos erros.

  29. A Joice é muito importante para a mudança que tanto queremos no congresso. Só precisa meditar mais. O resto ela tem até demais.

  30. Ta mais pra Jose Dirceu de saia. Delírios de grandeza em uma mente pequena e sem um pingo de intelecto nunca acabam bem, já já o Ministro que ela xingou bota ela na cadeia.

    1. sempre gostou de Champagnat no Fasano. sempre esteve pendurada no saco dos últimos presidentes é poderosos políticos.

  31. Joice precisa rebaixar o salto dos sapatos e, quem sabe, calçar as sandálias da humildade. Assisti uma visita dela ao Nordeste e achei muito falso os abraços nas criancinhas. Que coisinha fofa enquanto olhava para o outro lado. Acho que ela já está em campanha para presidente na próxima legislatura

  32. Joice manda ver. Acaba com esses bundões da política atual, inclusive o filho do Bolsonaro que está fazendo merda atrás de merda.

  33. Uma mulher inteligente, combativa, necessária para a política brasileira, entretanto precisando de minutos de meditação diária para disciplinar as suas propostas de politicas públicas para então merecer o respeito dos seus correligionários e opositores. Sucesso na sua carreira.

  34. acho que a Joice tem sido util nesses anos mas é arrogante e se acha a melhor de todas e que não tem que dar ouvidos a ninguém, ela tem que ser parada, não tem que ficar tomando frente sem consultar a liderança do partido...

  35. Eu acho que o Bolsonaro tinha que dar um prensa firme nos filhos deles porque estão começando a extrapolar e falando muito, mas muita merda que acaba prejudicando o novo governo. Parem de ser babacas.

  36. Com certeza será muito útil aos país onde estará representando o estado de São Paulo. Chamaria à atenção para o fato de que a vaidade excerbada já derrubou muitas pessoas em todas as áreas de atuação do ser humano.

  37. Sua índole é muito boa, defende os bons princípios e valores, mas indica ter sido contaminada por um certo deslumbramento existencial, que pode conduzir à sua marginalização na esfera política, o que não seriam benéfico para a cura da nossa política. Humildade, Joice, um pouco de humildade ! Segure a arrogância e maximize a razão.

  38. Quem levanta essa polêmica a público não está pensando no Brasil porque trouxe desunião, não tem só fome de comida, também tem fome de ser o centro das atenções, não votei nela por isso... Já previa que seria problema.

  39. Mulher ou nāo é de uma pessoa assim que precisávamos no Congresso. Sem mimimi e mais ou menos. Uma pessoa que vai com tudo e que sempre foi contra os corruptos. Ela me representa e tenho orgulho de sua coragem e sua luta.

  40. Esse tipo de gente turbinada, intempestiva, autopromocional e com essa devoção descabida facilmente se torna inimigo mortal. Não é gente minimamente confiável pois seu objetivo é egoísta e cruento. Esse tipo de gente demole pontes e lacra portas e janelas. São escudeiros fiéis até seus interesses serem contrariados. UM ENORME PERIGO.

  41. A Joice parece um pouco em movimentacao política com o Serjão (o Sérgio Mota) do govetno FHC, mas mais corajosa e mais decidida e com um grande poder de mobilização. Tem sim, um perfil de líder do governo na Câmara e no Congresso Nacional. Vai abrir espaço para conversar com congressistas mas, ai daquele que trair compromissos assumidos em votacao pro governo: vai receber uma cotovelada daquelas que não conseguirá mais se levantar. Isso vale tambem para cardeais no Congresso.

  42. Joice Hasselmann, uma mulher à frente do seu tempo, lutando contra o preconceito machista na política. Esse PSL é um partido do tipo PMN do Collor. Bolsonaro deve ter cuidado com os oportunistas que surfam no prestígio dele. São os tipos ratos 🐀 de navios, abandonam o barco na hora do naufrágio. Joice é diferenciada desse tipo de gente.

  43. Esta reportagem, até agora, está com mais comentários do que os artigos de Sabino e Mainardi. A Joice passou a perna neles.

  44. Não votei nela porque não consigo confiar em uma pessoas que parece arranjar encrencas por onde passa. E todas as vezes ela quer fazer crer que foi a injustiçada por inveja, calúnia, difamação. Essa história se repete demais. Ela é talentosa e inteligente, mas preferi o Major Olímpio. E Janaina Paschoal. Espero que ela realmente ajude o presidente e que não crie atritos e embaraços ao seu governo.

  45. Joice Hasselmann, que aprendi a escrever o sobrenome sem olhar já faz tempos de tanto que a admiro, é excelente. Tem meu total apoio. Torço por ela no Congresso e em qualquer outra coisa que faça. Com certeza, será muito bem feito!

  46. Loquaz mas não desvairada. É o tipo que ninguém quer como inimigo. Já imagino um embate GH versus JH no plenário... Bom que Hasselmann esteja do nosso lado... Se diz mais polida que o Capitão... Diria que está em processo de polimento. Joia em estado bruto?? Apertem os cintos. Vamos decolar!

    1. Concordo com você, Silvio. Ninguém a quer como inimiga. A acho arrogante e megalomaníaca, mas ela é forte, corajosa e muito inteligente. Sua arrogância se dá justamente por ela saber disso. Votei e influenciei muitas pessoas a votarem nela. Ela tem defeitos (quem não?), mas suas atitudes são bem coesivas com o desejo nacional de mudar toda a politica velha que aí esta. Meu único medo é que esta ranziza partidária a leve para o PSDB. Aí seus argumentos caem por terra.

  47. O Presidente se aconselhava com ela ? Menos, menos. João Doria ganhou por causa dela ? Menos, menos . Parece-me que já tem a garantia de ser a candidata ao governo de São Paulo na próxima eleição. Mudança de Partido à vista.

  48. Histriônica e megalomaníaca. Contudo, tem talento para enfrentar os desafios. Muito inteligente e oportunista. Quando percebeu que Bolsonaro era o escolhido dos eleitores, não mais largou dos seus pés. Se acariciasse menos o próprio ego, seria uma pessoa mais confiável. O seu lado combativo, entretanto, deve ser explorado em favor do novo governo.

  49. Uma pena esses desentendimentos! Espero que retomem e percebam que ambos foram eleitos por pessoas com grandes expectativas de melhora no Governo. Uma dose de humildade vai bem. Controle de egos e menos palavras repetidas pela jornalista estaria bem também! Uma mulher tão inteligente ficaria mais elegante também se controlasse seus ímpetos. Mas é uma mulher forte, guerreira. Uns ajustes e fará a diferença que esperamos.

  50. Penso que, tratá-los pelos cargos ( em curso/eleito) e nome bastaria. Não tratá-los como "filho do sr. presidente eleito" é um bom começo para que o BRASIL cresça. ( família é família - administração à parte) a reportagem me apresenta uma mulher dinâmica que, embora não pontual com horários, busca atender apertada agenda.... RESPIRA sra. deputada eleita #JoyceHasselmann #SOUBRASIL e torço para que tudo flua e frua no país.

  51. Dizer o quê, né? A mulher é forte mesmo! E corajosa! Mas lamento profundamente que haja embate dentro do partido. Quem ganha com isso, evidentemente, é a esquerda. Seria bom se ela pudesse ter essa percepção e guardasse sua força de guerreira para combates contra os adversários.

    1. Parece ser um caso clássico de bipolaridade. Talvez, seja o mesmo problema da Gleisy.

  52. Proporcionalmente ao tempo de exposição na mídia, Tiririca que a todos esculacha, teve muito mais votos que essa Loira deslumbrada. Acredito que ela causará muitos problemas aos Bolsonaros. É só olhar seu rastro.

    1. Também acho. É necessário podar-lhe essa arrogância, histrionismo e deslumbramento.

  53. Eu acho um absurdo o Eduardo, Joice e Major Olímpio ficarem com essas brigas internas. Primeiro - antes de falar, respirem, pensem e respondam o que o Brasil ganha com essa briguinha interna de vcs? Aquele que, realmente, quiser o melhor para o país vai abrir mão do "poderzinho" momentâneo, das diferenças e trabalhar pelo PAÍS e não para si, sua imagem, seu marketing pessoal. Sentem e conversem civilizadamente. Presidente Bolsonaro - o senhor é o líder, então, promova essa UNIÃO.

    1. Pensem no Brasil e nos brasileiros que os elegeram e façam o melhor pelo País, se quiserem lavar roupa suja não usem as redes sociais, começou muito mal.

    2. Perfeito! O mais importante é a execução das propostas do novo governo. Quem será o capitão do barco é o que menos importa.

  54. Dá pra imaginar na abertura do Congresso com os eleitos e reeleitos em 2019? 👠👠 sapatadas voando no ar no encontro verbal de Gleisi e Joice? Quem viver verá.

    1. Concordo. É deslumbrada demais. Por onde passa deixa desafetos.

  55. Isto não deveria chegar a este ponto! Roupa suja se lava em casa! Que os dois se entendam e se acabe com essas desinteligências infantis! Pra mostrar poder! Vamos devagar!!!

  56. E só ver os vídeos da Joice e verá que ela usa a palavra EU demasiadamente sendo que o NOS seria mais prudente Brasil não é pra amadores!!

    1. Atuar no Congresso Nacional está a muitas léguas submarinas da tveja e da jp. Gritaria em excesso pode resultar: em descontrole: querer ganhar no grito e/ou acabar gritando sozinho no deserto.

  57. Por favor, serenidade nessa hora. Briga interna no partido só atrapalha. Já chega a dor de cabeça da oposição...poupem o Presidente, sejam sábios

  58. Só acho que a cúpula do partido, juntamente com o novo presidente, deveria se reunir e aparar essas arestas que, nesse momento, não pega bem para ninguém. Muito menos para o novo ciclo que o Brasil pretende entrar.

  59. nossa, gosto dela, mas ela cria mesmo brigas aonde vai. O governo do Bolsonaro nem começou e ela já está desestabilizando o partido. Que pena! Se pensasse mesmo como líder ela não estaria criando tanto caso. Ela só está provando que não sabe mesmo articular.

    1. Deus nos livres dessa louça histrionico Joice uma egocêntrica insuportável. Só cria barraco por onde passa, não respeita os próprios companheiros de partido quer ser sempre o centro das atenções. barraqueira que logo logo será expulsa do PSL.

    2. Deus nos livres dessa louça histrionico Joice uma egocêntrica insuportável. Só cria barraco por onde passa, não respeita os próprios companheiros de partido quer ser sempre o centro das atenções. barraqueira que logo logo será expulsa do PSL.

    3. Falou tudo Fernando. O Brasil definitivamente não é para egocêntricos.

    4. ei amigão. baixa a bola. se Bolsonaro fizer 20% do que ele fala, a reeleição é do Bolsonaro. Janaína nem pensa em sair de SP e a continuar do jeitão, do modelão que ela - Janaina- é Senadora será. Já a Joice a continuar nesse estilo, vereadora será?. Cabelos Loiros, olhos verdes ou azuis, peitão e bundão só faz sucesso na fazendinha, na política tem que ter inteligência, poder de aglutinação, e carisma para ser sempre querido(a). Finalizando, depois dessa, vereadora será? Aguardemos.

  60. Votei nela, mas confesso que sua constante agitação me deixa tonta. Sempre quis ter uma senadora ou deputada de força, mas não beirando a loucura. Acho que a loira dorme pouco e precisa espairecer.

  61. Um pouco de humildade a ajudaria manter o foco e agregar pessoas em sua volta que a ajudem a fazer o que tem que ser feito de forma mais produtiva. Esta arrogância só cria antipatia e resistência a liderança que ela acredita ter.

  62. sempre gostei de sua forma pessoal atuante, direta, clara, objetiva e forte. Você não tá no congresso para agradar alguns. Você foi posta lá, para atuar em nome do povo, pelo povo, com lisura, com honra e honestidade. seja você. Parabéns!!!

    1. O parlamentar deve atuar em prol do povo - dos eleitores que o elegeram. Ao contrario daqueles nem chegaram e fazem o uso contínuo do eu... eu... mi ...mi. Pois é.

    2. Luciano, no seu cotidiano, vc prefere tratar com pessoas q vc consegue expor suas ideias e opiniões, ou com aqueles que querem impor suas ordens e ponto final?

  63. A Joyce Hasselmann é muito brava e não ganha nada em brigar com os filhos do Bolsonaro! Ela é boa jornalista, será talvez uma boa deputada, mas tem que encontrar o seu lugar para não atrapalhar o próprio Bolsonaro!

  64. Se a Joice é uma boa líder, por que menosprezá-la? Por que competir com ela? Deixe-a fazer o que sabe fazer bem e arrume outra tarefa, outra meta. O fato de ela ser a deputada mais votada não pode ser esquecido e nem menosprezado.Seria bom se o Eduardo Bolsonaro deixasse de ser invejoso e falasse menos. Ele não deve atrapalhar seu pai.

  65. Votei nela e acho que precisamos de gente com espírito guerreiro, para chacoalhar aquela casa e expor as barbaridades cometidas.

  66. Da bancada do psl, pelo menos uns 10 deputados foram eleitos por causa do quosciente eleitoral da Joice, o excedente de votos dela trouxe um bom numero de deputados para a câmara. Nessa briga, eu estou apoiando ela.

    1. O que falar do quociente eleitoral do Eduardo Bolsonaro então??? Essa Joice está querendo aparecer demais. Pelos seus posts dá para ver que se acha a última cereja do bolo, vaidosa, arrogante e prepotente, toda hora se autopromovendo e falando sempre na primeira pessoa, em detrimento dos companheiros de partido. Acho que não vai dar coisa boa com essa daí. Como diz o diabo, a vaidade é seu pecado favorito... Tomara que eu esteja errado!!

  67. Conheço Joice há mais de 15 anos. Costumo concordar com a maioria de suas posições. Se estava faltando mulheres na política fazendo a coisa certa, além da Sen. Ana Amélia, eis que surgem Joice e Janaína (o Congresso lhe aguarda em 2022). Aos que babam bile, merecem abraçar-se com Guadagnin, Chaui, Gleise, Bezerra, Feghali, Grazziotin e congêneres. Pode-se não concordar com a forma: Joice é tão humana quanto Lewandowski, passível de excessos. No conteúdo, imbatível. Boas brigas em 2019.

  68. No senado a Gleisi, vulgo "narizinho" - para ser cortez - estava muito à vontade, apesar da confronto da Senadora Ana Amélia. O embate na Câmara Federal vai ser forte. A Joice a colocará no lugar que merece! Me apraz e estou certo disso!

  69. Toda essa força, disposição e coragem de JH deve ser valorizada. Ela irá longe, disso não tenho dúvidas. E pra se manter ali onde ela está é preciso ser assim como ela é. Ali não é lugar para fracos. A longevidade dela dependerá muito de seu equilíbrio para não se escorregar. Pq se isso acontecer, o tombo tbm é muito grande. Inclusive, chamar o ministro Lewandowski de "merda" não foi uma boa coisa, pq já deu ensejo para uma ação penal de injúria e ação cível por danos morais contra ela.

  70. Apoio o jeito da Joice,acho que sim, foi muito importante para o Brasil ao combater Lulla e PT.Sem duvida vai estraçalhar a Amante na Camara.Por outro lado agora tem que somar e não dividir.É orgulhosa,que beira a arrogância,mas muito necessária.EA

  71. Toda essa força, disposição e coragem de JH deve ser valorizada. Ela irá longe, disso não tenho dúvidas. E pra se manter ali onde ela está é preciso ser assim como ela é. Ali não é lugar para fracos. A longevidade dela dependerá muito de seu equilíbrio para não se escorregar. Pq se isso acontecer, o tombo tbm é muito grande. Inclusive, chamar o ministro Lewandowski de "merda" não foi uma boa coisa, pq já deu ensejo para uma ação penal de injúria e ação cível por danos morais contra ela.

    1. Tb acho. Penso que Joyce é muito importante e necessária no atual cenário político. Acho contudo que, tanto ela como o Eduardo Bolsonaro devem "pisar no freio" para não tornar as coisas mais difíceis para nosso Presidente eleito. "Menos" é o que eu diria para ambos!

  72. O problema dela é que é viciada em si mesma (assim como o Reinaldo Azedo). Dá muita preguiça. Ninguém aguenta a gritaria esganiçada dela.

    1. Verdade, essa histrionica vai dividir partido de Bolsonaro.

  73. Eduardo precisa ser inteligente.Ele sabe quem é o filho do presidente e tem que fazer o meio de campo com todos inclusive com esses e essas que estão pro curando espaço tem que agregar pois vão precisar de toda ajuda pra fazerem as reformas, não vale a pena comprar briga gastar tempo e energia com aliados vão ter de sobra com os adversários

    1. Você falou tudo. Todo mundo precisa deixar o ego de lado e investir no sucesso da equipe. Deixem o egoísmo de lado.

  74. Essa Peppa Pig eh uma FDP. Egolatra, histrionica, metida a ser lider onde todos a repudiam dentro do proprio partido. Deviam expulsa-la.

  75. A Joice é uma das principais razões de nós, capitalistas liberais e patriotas, termos conseguido esta série de vitórias contra o Quadrilhão e o Vermelhão. Não poderíamos vencer contando somente com gente "polida" e "centrada", como Álvaro Dias e Ana Amélia, por exemplo. O outro lado não tem "papas na língua" e, absolutamente, nenhuma ética. Tivemos sorte de contar com pessoas como ela e tantas outras menos acomodadas. Espero que se acertem, sem acomodação. Selva!

  76. Essa deputada eleita precisa urgentemente de umas aulas de etiqueta, porque em muitos segmentos da vida, menos é sempre mais.

  77. Quando ela foi eleita, e com a quantidade expressiva de votos que teve, pensei: "vai fazer muito barulho". Não é exatamente o tipo de atuação que eu goste, mas se ela conseguir ajudar na aprovação de temas importantes, tá valendo.

    1. Querida, ao longo da historia teve gente eleita com quantidade muito mais expressiva de votos , entre eles um palhaço (Tiririca) , um rinoceronte (Cacareco) e um macaco (Tião) !

    1. Exatamente, ela causa inveja em homens e mulheres fracos, bunda mole.

  78. Durante anos a esquerda foi barulhenta e a direita não tinha representantes. Tem que haver uma espécie de compensação para se alcançar o equilíbrio necessário à democracia. Faltava mesmo gente na direita para falar com a mesma eloquência com que a esquerda pregava sua agenda.

    1. É isso ai, tem que colocar aquela turminha do PT no chinelo e ainda mais que a narizinho arrebitado vai estar na Câmara.

    2. Concordo. Passei a acompanhar e apoiar a Joice (e várias outras pessoas) muito por isso, além da concordância com muitas opiniões dela.

  79. Sinceramente, eu se fosse o Bolsonaro, ficaria longe desta mulher. Para mim ele é uma fabianista, fã do FHC e já está causando atrito entre a família Bolsonaro. O futuro Presidente deveria ficar atento com esta mulher.

    1. Que nada. joyce veio na hora certa. Precisamos de alguém como ela para dar fim no PT.

    1. Mulheres se sentem intimidadas pelo jeito da Joice...

  80. Quem diria que aquela menininha das manhãs da Band News em Curitiba, iria chegar nesse patamar. Difícil eu falar isso, mas sempre fui seu fã. Pra cima, Joice, represente a todos os brasileiros lá.

  81. Muita criancice.Falta de maturidade política.Falta de inteligência emocional.Um bando de amadores brincando com o país.Vamos parar de Ti Ti Ti e pensar no que realmente interessa.Não estamos gostando de nada disso.É muita pobreza de espírito diante dos grandes problemas que o Brasil precisa enfrentar.Não precisamos de personagens exóticos e burlescos.O pais necessita ser levado à sério.Sugiro à Crusoé vigiar essas figuras que podem estragar tudo e colocar tudo à perder.Crianças de terno!

    1. Isso tbem me preocupa. Mesmo tipo de fala (arrogância, megalomania). Sou totalmente contra o PT. Mas não precisamos de "eu sou melhor que tu". Chega disso. Tem muito PT para eliminar por aqui ainda.

  82. Congrats Crusoé! Definitivamente esta reportagem veio afagar... quiçá lustrar ainda mais um ego que se espalha por onde passa. Sem sombra de dúvida o salto alto 👠 atingiu o seu objetivo: a Ribalta.

  83. Nunca pensei que ela fosse assim, mas ta se mostrando muito presunçosa. Que pena! Não gostei quando ela não respondeu se fosse Bolsonaro X Doria. Ta parecendo uma "falsiane"...

  84. Quem se meter em grandes mudanças na política de uma Nação deve ler obrigatóriamente duas obras: O Processo de Dante ( Revolução Francesa ) e José Bonifácio , O patriarca , Há que se mudar devagar aproveitando-se o que deu certo e mudando o ruim. " frase do Patriarca : " Os grandes Rios correm devagar e pacíficamente porque são poderosos. Os pequenos riachos são barulhentos se não passam despercebidos. É preciso prudência...

  85. Excelente reportagem, parabéns ao Caio Junqueira. Em um texto longo mas não enfadonho, conseguiu nos dar uma visão ampla de quem é a Sr. Joice Hasselmann. Precisamos de mulheres fortes para ajudar o país, desejo à ela muita sorte.

    1. Dorothy, concordo que o jeito histriônico dela pode atrapalhar. Mas para combater a esquerda igualmente histriônica, não dá para ser com suavidade. Entendo seu ponto de vista e concordo, mas tem horas que uma personalidade forte, até mesmo arrogante, é necessária.

    2. Ela é forte demais pro meu gosto. Arrogante e parcial na luta entre os judeus e palestinos. Talvez por ser judia. Não gosto do jeito dela e isso pode acarretar problemas para o governo. Ela só vê o seu estrelismo. Demais para mim. Não votei nela.

  86. Sem dúvida, é uma mulher forte e que vale a pena ter como aliada, e não como inimiga. Séria candidata a se tornar presidente da república um dia. Talquei?

  87. quanta bobagem cultural!!! a revista crusoe virou revista de ti ti ti. O mundo com sem numero se fatos a noticiar e este artigo enaltecendo a vaidade da pura ambição. De qq forma, o quê seria do ostracismo se não houvesse o mau uso do poder? no ambiente politico tudo tb muda, e pra muito pior, nos excessos. Pq omitir aqui a vinculação da moca ao comunismo do pps antigo pcb? a moça é uma farsa, nao é liberal, nao é conservadora, adora poder como o centrao, os dirigentes do petismo ou partidao.

  88. Joice gostei de você ter pedido ao Canalhowskis que se fosse homem 👨 mandasse lhe prender. Mas voltando ao episódio ilegal da prisão do advogado no avião ✈️ que tomou conta do Brasil não 👎 mereceu ☝️ uma nota 📝 em todos os órgãos das Organizações Globo. Os noticiários simplesmente omitiram-se. O que levantou a suspeita de que além da falta de seriedade e respeito ✊ ao público devem ter o rabo preso com o STF. O Brasil 🇧🇷tem nojo 🤢, vergonha, asco, desprezo, descrédito pelo STF e quer o FIM

  89. Todos têm seus defeitos ! Chegou até aqui p q foi esperta , inteligente , ! Por isso muitos a odeiam . Talvez um pouco mais de estratégia, calma e diplomacia ao invés de intrepidez se faça necessário em certos momentos . Porém , sei que ela sabe de muita coisa de dentro do PSL. Esse major Olímpio não é “flor que se cheire “ , me parece ter “ duas caras” e tem influência sobre filho do Bolsonaro . Não sou do PSL mas conheço filiados que sabem que o mesmo é outro ego inflado !

    1. Excelente abordagem ... esperteza somada a oportunismo se completa.

  90. Já está exagerando... e, eu que sou seu fã, estou ficando preocupado com tamanha sede de poder. Devagar Joice. Respira. Não seja nada parecida com o RA.

  91. Esta é mulher de verdade, sem o verniz do tal feminismo. Mulher guerreira, vou acompanhar seu dia a dia na Câmara. Acho que, finalmente, a Joice encontrou sua verdadeira vocação. Anote aí, a Joice vai longe.

  92. Sinceramente entendo que não temos que nos preocupar com a personalidade da Joice, não nos relacionamos pessoalmente com ela. Essa intrepidez dela trouxe ela para onde está agora e irá cooperar para que ela cumpra com as promessas de campanha.

  93. Joice, um pouco de calma seria bom. As discussões internas fazem parte, não me surpreende, mas não se deve esquecer que atualmente tudo torna-se público.

  94. Batalhadora, intrépida e destemida! Vá em frente e atropele! Nosso atraso é resultado de pencas de bananas e bundamoles que infestam a capital. Quem trabalha é invejado. Sempre haverá um preguiçoso torcendo pra dar tudo errado.

  95. Primeiro lembrar: Deus acima de tudo. Quero crer que sejam ótimas as intenções, e tambem que divergências podem ser conciliadas, com humildade e transparência. Talvez assim construamos uma Nação sadia...

  96. Diz o ditado popular que, "peixe morre pela boca", seria de bom agrado que ele fosse mais comedida, existirão os lugares, momentos necessários para os devidos pronunciamentos, discussões, etc... Acredito ser este momento, para conhecimento, avaliações e desenvolvimentos de diretrizes que poderiam ser apresentados ao Bolsonaro. Acho o momento fértil para construção e não embates desnecessários como os que vem sendo mostrados pela mídia, muito holofote que não precisa.

  97. Mais uma coisinha... o Jair nunca precisou corrigir uma fala dela,às pressas... Entenderam porque ela diz que está afinada com ele??? Mas, mesmo incapacitado teve que se explicar por causa de bobagens ditas pelo "filho surfista" e do major traíra... Major Olímpio, quero meu voto de volta!

  98. Ela é combativa e articulada, mas também é fofoqueira e gosta de um barraco. Infelizmente seu ego muito avantajado usa o segundo lado para vencer e por isto ela desagrega, provoca cisão, o famoso nós contra eles.

  99. Joice chegou onde está por muito trabalho. É exagerada?! Muito! Mas, vai à luta pelo Brasil. E batalhou duro, quando o Jair foi esfaqueado. E fez campanha por ele. Ele reconhece o esforço. Joice precisa "respirar", até porque faz bem! Quanto ao Eduardo... Twitter mandando recado é coisa de moleque mesmo. Vai me desculpar, deputado! Chamar uma mulher de tonta... que falta de cavalheirismo e educação! Enquanto ela corria pelo seu pai, quem é mesmo que curtia Surf? DEBATA IDEIAS, garoto!

  100. Sem entrar no mérito do que ela diz e faz, ela parece um verdadeiro TRATOR!!! Creio que será perdoada pelos excessos e até aplaudida, se realmente trucidar a tal “amante hoffman”, mas, terá que rápida e arrazadora, ainda antes da tagarela clínica ir pra prisão. Falando nisso, gostei da ideia do Moro, de se construir mais presídios e que os primeiros sejam destinados a políticos (sugiro, sem um pingo de maldade, dar-se a um deles, o maior, o nome de “PT - Presidio dos Trambiqueiros”).

  101. Disse que é um xerox da alma do Bolsonaro .... quer enganar quem? Enquanto o nosso presidente dá um show de simplicidade ela se acha a dona do pedaço! infelizmente só começamos a conhecer as pessoas quando chegam no poder...

  102. Pode não ser, pois seria leviano afirmar que é sem a conhecer bem pessoalmente, mas algumas declarações exalam um egocentrismo exacerbado. Espero que seja apenas aparência.

    1. Eu a continuo seguindo, mas dificilmente consigo ver um vídeo dela na íntegra. Muito prolixa, repetitiva e cansativa.

    2. 🤣🤣🤣 Independente das impressões é uma excelente soldado contra o esquerdismo.

    3. Ela está decepcionando os seus seguidores a cada dia. Eu deixei-a de seguir antes mesmo das eleições porque a acho muito chata e repetitiva.

  103. Tem que ensinar para os toupeiras machos, que o homem inteligente obedece a mulher. A capacidade de uma mulher tocar tudo ao mesmo tempo é muito grande. O homem tem que ouvir e só balançar a cabeça. Se confrontar dá briga. Joyce é honesta e quer trabalhar para o povo. Quem fica na queda de braço com ela, presta um desserviço a nação.

  104. Vai Joyce, prá cima da gleidi fedida, antes da petista ser presa, assim a gente se diverte um tempo, com pipoca e tudo!!! Esse parlamento vai pegar fogo ano que vem, o Frota também promete, ahahhah! prá cima dos petistas, vamos fazer eles devolverem o q nos roubaram!

  105. Ela me assusta um pouco porque a eleição acabou e ela continua lutando como se não tivesse ganho. Parece que está sempre no limite e com a adrenalina alta, demonstra estar acelerada demais e sem tempo, tem uma imagem de risco para detalhes. Por falta de atenção e pressa. Tem muita dedicação, força e coragem mas acaba demonstrando uma agressividade e uma superficialidade desnecessária. Isolada e sem credibilidade deve buscar sintonia e trabalhar para o time. Quer subir em pouco tempo.

    1. Isso mesmo, Tania. Gosto da Joice, mas tudo na vida tem limites, e essa “agressividade” pode atrapalhar tudo, inclusive ela.

  106. Joice é narcisista, egocêntrica, oportunista. As pessoas hoje no Brasil não pensam, agem imbuídas de paixões: essas acreditam em Joice, q se aproveita disso com seus vídeos ridículos dentro de carro c/ banco de couro e motorista. Finge sequestro, escreve livro sobre Moro, faz enquete no Facebook e age como se fosse a moralizadora-mor da política. Agora não se contenta em ser apenas deputada precisa estar no centro dos holofotes e p/ isso vaza notícias. Mesquinharia deprimente, ridículo Crusoé.

  107. Tudo que é exagerado faz mal. A única coisa que gosto é que está batendo de frente com o filho do Bolsonaro, que é um idiota. Aliás, todos os filhos dele são péssimos e ainda irão atrapalhar muito o pai.

  108. O maior problema do ser humano é saber administrar e direcionar as suas qualidades para que não se tornem patologias. Joice é um belo exemplo disso. Todas as suas belas qualidades , JÁ, estão se tornando patologias perigosas e que podem levá-la a um caminho perigoso e crônico. Não gosto da forma como ela vem atuando desde que o Mito ganhou a eleição. Ela ama holofotes. Vai se queimar rapidinho.

  109. Gosto do jeito dela , é ela é autêntica, o respeito que tem e os votos que obteve, foram galgados dentro deste perfil combativo. Ter humildade com bandidos, só causa desrespeito de seus pares no congresso. Joice parabéns.

  110. Ela é um trator. Nem sempre cabe por onde passa. Guerreira, de muito valor mas é preciso conter seu ego altamente insuflado. Por mim, tem licença para passar o trator sobre a Gleisi. No resto... menos, Joice, bem menos.

    1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Ego inflado demais, acaba prejudicando as qualidades que a fazem ter um diferencial de peso no Congresso.

  111. Está mulher até agora se mostrou mestre em se auto promover e incapaz de trabalhar em equipe pois sempre foi convidada a se retirar por onde passou. Não acredito que ela agirá diferente agora. Serão 4 anos de muita fumaça e pouco fogo e espero que termine por aí sem que se reeleja. Mas como estamos num país que elegeu tiriricas e afins, ela infelizmente tem chances.

  112. Joice está fazendo política, então não adianta dizer que ela quer aparecer. Se tem alguém com a mesma capacidade de articulação, que apareça. Não adianta ficar sentado como rei, achando que todos vão beijar a mão.

    1. Isso aí. Ser filho do presidente não o qualifica. Ela precisa respirar, concordo! Mas o jovem deputado se aliar ao Major Olímpio... o traíra!

    1. A inveja é uma merda. Chata é quem não faz nada pelo país.

  113. Por onde passa causa estrago por conta da vaidade e arrogância.Depois acaba sendo convidada a tirar o time. Precisa baixar a bola e parar de se achar a ultima bolacha do pacote.

    1. Tem que ter diplomacia que é algo que ela não sabe o que é. Se cair em areia movediça, morre.

  114. O inimigo e outro , ela está começando e tem 04 anos para aprovar bons projetos , O que precisamos é apoiar nosso presidente e não querer ficar disputando egos . Depois de 04 anos vamos ver se ela foi ou não Uma boa deputada . Acho que ela precisa usar as sandálias da humildade!!!!

    1. Ela tem humildade, sim, já provou essa face em seu caráter, é uma mulher corajosa e batalhadora e sabe recuar e sobretudo perdoar. Alexandre Frota que o diga.

    1. A Joice é louca pelo poder!! Não aprovo o lado pavão dela! Ela é tudo! Ela é quem faz e acontece!!! Deus me livre!!!!!

  115. Estar sempre em evidência é tudo o que Joice ama. Se um dia ela chegar presidência, teremos um Luis XIV de saias ou um Lula da direita. Ponto em comum: vaidade extrema!

  116. Joice vai deixar sua marca em Brasília: é guerreira, articulada, determinada e bom caráter. Nos embates, vai ser difícil ganhar dela. Quando anunciou sua candidatura, de pronto decidi meu voto. Bolsonaro saberá usá-la positivamente. Torço por ela.

  117. Gostava muito, mas de um tempo pra cá, náo era assim que eu imaginava essa exibicáo toda. Tó meio escabriado , fica cada vez mais parecido com os de esquerda deslumbrados. Pra falar a verdade parecem (alguns) ministros do STF, pqp, (por que o poder), é essa máquina de enlouquecer?

  118. Admiro a deputada eleita Joice hasselman pela sua competência. Um sincero conselho: “ União para consagrar a vitória” !

    1. Bolsanaro precisa de um porta voz no governo.Maria Amélia seria um excelente nome.Os filhos de Bolsanaro são imaturos falam demais estão com os egos inflados e deslumbrados com o novo status. Anotem irão trazer muitos problemas ao governo do pai.Vergonha esse pisódio do assessor de Flávio.

    2. Eu também admiro bastante, ela faz a diferença. Força Joice você vai precisar para enfrentar essa gente invejosa que lhe rodeia em seu entorno.

    1. Sou Bolsonaro mas recomendo a Joice um tratamento psiquiatrico.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO