RuyGoiaba

A sublime cara de pau do petismo

23.09.22

A regra é clara: se você não faz o L já no primeiro turno, se não posta a foto de uma pilha de 13 livros vermelhos para sinalizar sua virtude e influenciar de maneira decisiva o resultado das eleições, você é fascista. Pelo menos é o que vem sendo dito nas redes sociais por militantes do PT, essa turma que é craque em persuadir potenciais eleitores pelo método do xingamento (spoiler: não funciona). O discurso é o do “voto útil”, e o objetivo, claro, é eleger Sua Lulidade o mais rápido possível, para acabar logo com toda a barbárie que está aí.

Sim, Jair Bolsonaro é uma abominação: um sujeito completamente desqualificado para o cargo que exerce, que comete crimes de responsabilidade semanais, se não diários, e que já deveria ter sido ejetado da Presidência há tempos. Mas espere aí: ele já não era assim em 2021? E em 2020, 2019, 2018? E desde muito antes de ser eleito para a chefia do Executivo? Um fanboy de torturador, que já defendeu o fuzilamento de Fernando Henrique Cardoso e o fechamento do Congresso, não é antidemocrático desde sempre? O que o PT — que grita que o país não pode esperar quatro semanas até o segundo turno, porque a democracia precisa ser salva com urgência — fez nestes quatro anos em que o Brasil foi submetido ao negacionismo e às atrocidades bolsonaristas?

(Abro o parêntese só para lembrar, já que muitos parecem não saber, que em caso de derrota o atual presidente só sairá em 1º de janeiro de 2023; perder no primeiro ou no segundo turno não faz a menor diferença. Acredito ainda que uma eventual vitória de Lula já em 2 de outubro não tem como não ser apertada e, por isso, mais passível de contestação. É claro que Bolsonaro vai encher o saco de qualquer jeito — trata-se da mesma pessoa que apontou “fraude”, sem jamais provar, até numa eleição que ganhou —, mas perder para um oponente com, digamos, 50,5% dos votos facilitará bastante essa sua missão. Fecha parêntese.)

Eu digo o que o PT fez: trabalhou ativamente para que Jair Bolsonaro fosse seu antagonista no pleito que se aproxima. Não é uma comparação entre esses dois senhores que disputam a Presidência agora, antes que vocês (não vocês aí, outros vocês) comecem com os gritinhos de “falsa simetria”. Lula não moveu um dedo para tirar o rival do cargo por impeachment, embora tenha mandado um “fora, Bolsonaro” aqui e ali para não ficar muito na cara; além disso, petistas boicotaram ativamente nas redes sociais manifestações convocadas “pela direita” para destituir o presidente. Claro: Bolsonaro já era atroz e já era uma ameaça à democracia, mas impeachment àquela altura faria a Presidência cair no colo do general Mourão ou de qualquer outro não portador da carteirinha do partido — e isso importava muito mais do que remover o antivax garoto-propaganda da cloroquina, enquanto a pandemia da Covid corria solta e matava muita gente.

Há mais: os parlamentares petistas votaram em peso a favor da recondução de Augusto Aras à PGR, o mesmo Aras que engaveta qualquer coisa que possa se converter em problema para Bolsonaro. Também ajudaram a aprovar a PEC Kamikaze, aquela que permite ao presidente despejar dinheiro em benefícios, e obter dividendos eleitorais com isso, sem ser punido pela manobra. Não preciso nem lembrar, mas lembro: em 2018, figuras notórias do PT, como Breno Altman, admitiam abertamente que queriam Bolsonaro como adversário. E não tenho nada a favor de Ciro Gomes, mas sabe-se que pesquisas da época indicavam que ele poderia ter vencido o segundo turno; Lula, porém, preferiu perder para o “fascista” a tocar segundo violino para Ciro e perder a hegemonia na esquerda —vai ver que nessa época a democracia não estava tããão em perigo assim, veja bem. É um cálculo político em que o Brasil entra só como detalhe, e olhem lá.

Portanto, toda essa grita de que é questão de vida ou morte para a democracia resolver a eleição no primeiro turno é 100% fingida: os petistas estão, isso sim, morrendo de medo de que Bolsonaro ganhe terreno nas quatro semanas até a segunda etapa, graças ao Auxílio Brasil turbinado que ELES MESMOS ajudaram a aprovar. É como a torcida do time que está ganhando de pouco e começa o coro de “acabou, juizão!” aos 35 do segundo tempo. Não caiam em conversa de cara de pau que só berra “ameaça à democracia!” se a única alternativa pós-fiasco da Terceira Via for votar no Deus Sol. Espero que, na próxima, essa turma argumente com a possibilidade de fazer um churrascão e encher a cara em 30 de outubro se não houver segundo turno: é mais digno e bem mais convincente.

***

A GOIABICE DA SEMANA

Nesta semana, a disputa foi acirrada. Eu pensei em dar o troféu para alguns dos muitos momentos vergonhosos proporcionados por Bolsonaro e seus fiéis nas passagens do presidente por Londres e Nova York — por exemplo, o ridículo Carnaval em meio aos funerais da rainha Elizabeth II ou os bolsominions gritando que repórteres brasileiros da BBC não eram “bem-vindos”, como se Londres fosse a Barra da Tijuca ou Rio das Pedras. Mas acho que o título vai mesmo para ACM Neto, que se autodeclarou “pardo” em seu registro no TSE. Tenho certeza de que ele olhou bem no fundo de si mesmo e descobriu sua negritude profunda, essencial; como dizia Antoine de Saint-Exupéry, o essencial é invisível aos olhos.

ReproduçãoReproduçãoACM Neto, o pardo, dando aquela turbinada na sua produção de melanina

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Assinei a Crusoé para ler Diogo Mainardi, Mario Sabino e Ruy Goiaba. Só restou Ruy Goiaba e tenho que continuar pagando . A Crusoé virou uma ilha de um só.

  2. Só falta agora o povo da USP assinar o manifesto pelo voto útil. KKK! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  3. Parece que um certo governante francês estava certo, não somos sérios. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  4. POR QUÊ SÓ LULA(LARÁPIO) E BROXONARO (PSICOPATA BURRO)? CIRO E SIMONE NÃO PRESTAM? ACORDA POVINHO, VOCÊS VÃO SE FERRAR E FERRAR O POVO CONSCIENTE

  5. Péssimo artigo ! Ignora solenemente o apoio popular atual! Ignora a roubalheira do PT e esse um dos principais motivos ao apoio à candidatura do atual presidente ! Ignora a agenda marxista do PT que não e apoiada pela maioria do povo brasileiro.

  6. O artigo vai no ponto. Essa historinha de encerrar a fatura no primeiro turno é medo de debate e de ser mais exposto. São dois farsantes: Bolsonaro e Lula. Pobre Brasil, com essas opções meu voto é NULO.

    1. se o voto for nulo, o ex-presidiário vai levar o caneco. só por isso é que eu votarei no bolsonaro

  7. É interessante como os jornalistas satisfazem sua saciedade com a comprovada corrupção do PT, a exemplo dos velhas raposas políticas, em nome de uma pseudo democracia. ignoram comet

    1. ...completamente 57 milhões devotos populares em 2018.

  8. A corrupção do dinheiro público rouba um pedaço do presente; mas a corrupção ideológica rouba o futuro da nação. Cuba é um exemplo do tempo roubado por causa de ideologia; foram gerações perdidas. O PT , modelo acabado da corrupção ideológica como meio de deformação do fato histórico, é também ladrão do tempo nacional. E tempo é ouro, meu amigo.

  9. Perfeito! O lulismo se alimenta do bolsonarismo e vice-versa! Se a extrema-direita - representada por 20% do eleitorado na figura do bolsonarista ferrenho - for derrotada, a extrema-esquerda se reduzirá a 20% também - Lula está velho e não aguenta um 4o mandato - e assim, quem sabe, nos livramos dessas pragas para novos horizontes!!

  10. Disse tudo, Goiaba. Pena que os Bolsopetistas não permitem que nada de bom, ou novo, ou interessante entre em suas cabecinhas dicotômicas. MS

  11. Todos sabem que Lula e Bolsonaro não param em pé um sem o outro, unidos pelo mau-caratismo. É uma pena que a população não perceba isto! Poderíamos eleger uma Simone Tebet (menor rejeição) e mudar a cara do País, mas a realidade é cruel, embora ainda possa ser mudada. Nunca é demais lembrar, quem apóia mau-caráter carrega dentro de si um pouco desta "qualidade" ...

  12. Perfeito. O óbvio também merece ser dito quando tantos fazem de tudo para o escamotear, imprensa incluída.

  13. Gostei do texto Ruy. Ajuda a tirar da garganta aquilo que está entalado em mim e muitos brasileiros que estão se sentindo idi.o.tas de ter que escolher entre morte matada e suicídio.

  14. Por que eleitores que votaram no petista antes, votaram no espantalho em 2018, agora pretendem votar no petista para se livrar do espantalho? Por que não conseguem escapar desse ciclo vicioso? Temos 4 candidatos preparados para assumir a PR: Ciro, D'Avila, Simone e Soraya. Imagina o futuro de um país, onde forças ditas democráticas se unem em torno de um corrupto que comprou o congresso, loteou estatais, e seu filho, de limpador de merda virou o homem de 100 milhões. Vote Sim🇧🇷ne 15.

  15. Só pra lembrar, a posse presidencial agora ocorre no dia 5 de janeiro, não mais no dia 1º. Art. 82 da CF.

  16. Cômica verdade. O mais cômico e primordial é que Bolsonaro não pode ser reeleito, precisa ser derrotado e Lula (dura conclusão) é a única arma que nos resta

  17. Tenho 1,44% de DNA da região do Maghreb (Marrocos, Tunísia e Argélia) e 98,56% da Europa. Devo ser mais 'negro' que o ACM Neto.

  18. No Brasil, 70% das pessoas que se declaram brancas tem ascendência ameríndia ou afro. Aí um desses se autodeclarar pardo é errado como?

  19. A melhor coluna de todos os tempos! A hipocrisia na política brasileira é gritante! A única verdade é que todos são mentirosos! Não farei mais parte deste "circo", faço campanha pela abstenção!

    1. Deixe a abstenção pro segundo turno. Quanto menos gente votar, mais fácil é pro Lula ficar esfregando na nossa cara “campeão no primeiro turno!” pelos próximos 4 anos. Seria dar uma vitória grande demais pra cambada do PT.

  20. ACM Neto é retinto como um saci pererê kkkkk. Quiuspa! O que não faz a vontade de continuar sendo sustentado pelos cofres públicos como foi a família dos Magalhães da Bahia a vida inteira.

  21. Os ptralhas apesar das pesquisas do datafalha se borram em face a um segundo turno. Nós não temos o que festejar pois estamos entre a Praga e a Peste.

  22. Petista sempre foi bom de marketing e essa coisa de vencer no primeiro turno já colou. Não fosse Bolsonaro tão horrível, Lula não reapareceria como uma Fênix purpurinada. Credo.

    1. Sinto muito, mas o Ruy "descobriu a roda"! Falou o óbvio! QQ um ser pensante e que tem que enfrentar dois obstáculos, o rogatória ente, e tem a opção de escolher o menos complicado e desgastante vai optar pelo mais fácil. Está é uma regra natural de sobrevivência para todo ser ou grupo de seres (de qq espécie)! As opções são ruins, neste momento? São. Vou escolher a menso pior, a meu ver! Simples assim! Não vejo, com a devida vênia, nada de especial neste comentário do Ruy.

Mais notícias
Assine agora
TOPO