DiogoMainardina ilha do desespero

É preciso negociar com Bolsonaro

21.09.18

O eleitorado antipetista de Geraldo Alckmin, João Amoêdo, Alvaro Dias e Henrique Meirelles vai acabar votando nele no segundo turno. Se sua turma ficar calada por algumas semanas, ele pode até derrotar o poste de Lula. Nesse caso, ele não vai ter maioria no Congresso Nacional nem quadros para governar o Brasil. Por isso é preciso negociar um acordo com ele: desde já. Para evitar que ele tenha de barganhar cargos e verbas apenas com Valdemar Costa Neto e Ciro Nogueira.

Jair Bolsonaro se tornou maior do que Jair Bolsonaro. Ele sabe disso. Os generais que o assessoram também sabem. Com 28% dos votos, ele representa mais do que sua velha franja extremista. No segundo turno, ele terá de agregar ainda mais gente. O que o eleitorado antipetista espera é que os candidatos derrotados no primeiro turno negociem abertamente um pacto com ele e melhorem a perspectiva do governo, oferecendo-lhe bons projetos e pessoas capazes de realizá-los.

João Amoêdo tem de conversar com Jair Bolsonaro sobre economia e reforma política. Alvaro Dias é a garantia de continuidade da Lava Jato. Henrique Meirelles tem seus técnicos no Ministério da Fazenda e no Banco Central. Quanto a Geraldo Alckmin, é mais complicado. O PSDB, como em 1989, vai rachar. A ala de FHC vai aderir ao PT. Mas João Doria e Antonio Anastasia, que podem se tornar os principais representantes eleitos do partido, devem defender sua candidatura em nome do antipetismo.

Faltam duas semanas para o primeiro turno. Se a turma do lado de cá for incapaz de domesticar Jair Bolsonaro, o futuro será sombrio. Ou ele governa sozinho – e não vai durar nem seis meses – ou o criminoso condenado pela Lava Jato retoma o poder – e o Brasil explode.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Bolsonaro disse e manten o discurso de que nao vai negociar cargos como num balcao de negocios e como sempre ocorreu no Brasil. Me parece correto poder escolher as pessoas segundo sua competencia, mas me pergunto se ele vai realmente conseguir governar.... Que Deus o ajude, pois so o fato de ter chacoalhado o coqueiro, ja é um primeiro passo para evitar o caos que se aproximava a passos largos

  2. Perfeita análise, Diogo! Sou filiado e entusiasta do Novo e sinto que o caminho natural é que os eleitores de Amoêdo adotem Bolsonaro no segundo turno. Mas a abordagem agressiva dos bolsonaristas tem feito várias pessoas cogitarem o voto nulo, o que seria benéfico ao PT. Que os adoradores do mito se acalmem e não sejam os responsáveis pelo aumento da rejeição a Bolsonaro entre os que ainda estão dispostos votar nele no segundo turno.

    1. Exatamente! Espero que eleitores de Bolsonaro não elejam o PT por conta de desmandos. E também espero que meu candidato Amoedo me perdoe por votar no Bolsonaro e o apoie no segundo turno.

  3. lí a política de Platão , filosofia política de Rui Barbosa , alguma coisa do Bóbbio , os projetos de José Bonifácio ( patriarca ) para o Brasil. mas não entendo porquê o AVANTE apresenta Hosmany Ramos como candidato a deputado federal nº 7057 por São Paulo. Talvez seu grau de psicopatia e maldade extrema agrade aos dirigentes partidários. latrocínios , homicídios , tráfico de drogas , sequestros é currículum de interesse do partido ?

  4. Diogo , estudei a Política de platão , li fiosofia política do Rui Barbosa, Os projetos do josé Bonifácio ( O Patriarca ) para o Brasil independente , alguma coisa do Norberto Bóbbio , mas não consigo entender a ideologia e a finalidade política de um partido Político que apresenta aos eleitores um sujeito como o Dr. Hosmany Ramos , cujo grau de psicopatia exarcebada ficou demonstrada nos vários c rimes de latrocínio , tráfico de drogas , sequestr

  5. O negócio é o seguinte, ou o congresso se enquadra, ou o povo enquadra o congresso. As passeatas de 2013-14 serão pequenas.

  6. Parabéns mais uma vez ao brilhante comentário e análise perfeita. Negociar e cooptar apoio às suas propostas é perfeitamente normal na politica, para garantir a governabilidade necessária, apesar da minoria imbecil radical que "é contra qualquer coisa" ( quanto pior melhor, mesmo que afunde o país). Nesta hora é preciso bom senso e, se necessário, expor os parlamentares que solicitarem algo ilegal e vantagens indevidas a troco de apoio. Isto tem que acabar.

  7. A "teoria" de Mainardi parece boa. Mas a prática é bem mais complicada. Eleito, "dono" do diário oficial, Bolsonaro agirá como vetor resultante das pressões dos grupos que vão cercá-lo. Os políticos serão um desses grupos, mas não necessariamente o vetor mais forte. Portanto, é muito arriscado, politicamente.

  8. Acho que Bolsonaro depois do atentado, vai calçar sandálias da humildade e perceber que agora ele vai conversar mais, diminuindo o radicalismo e buscando maior compreensão e paz pro Brasil

  9. Entre os prós da facada está o amadurecimento que a proximidade da morte propicia. Assim acredito que as primeiras conversas com o lado de lá começaram.

  10. Espero e rezo para que os antipetistas mas que não apoiam Bolsonaro, tenham o bom senso de passarem a apoiá-lo. Caso contrário, acabou o Brasil!

    1. Já eu espero que os antipetistas que apoiam o bolsonaro, tenha bom senso e passem a apoiar o Alckmin para levá-lo ao segundo turno, senão bye, bye Brazil.

  11. É verdade. Mas cruel com Alkmin, que tem projeto de poder bem concebido e pessoas do quilate de Edmar Bacha e Samuel Pessoa e Persia Arida para uma boa governança

  12. Como ele não vai ter maioria no congresso se o congresso será renovado com mais gente liberal e do próprio PSL? Alckmin já entrou nessa eleição apoiando o PT, tanto que só se ataca Bolsonaro. Dória vai obedecer ao partido, já obedeceu ao sair de prefeitura.

  13. Se Bolsonaro ganhar, o mais equilibrado seria todos se juntarem para dar sua colaboração para um bom governo. Será que haverá tanta generosidade, na atual política?

  14. Meu parabéns Diogo!! É a coisa mais sensata que eu li . Minha admiração por sua lucidez. Sei o quanto é difícil para você chegar a uma conclusão dessas. Mas agora se trata de nosso país. Não podemos deixar que Bolsonaro seja encurralado pelo lobos de sempre, e eles já devem estar uivando. Bolsonaro solto nas mão dos aproveitadores pode ser a nossa desgraça. É o que temos hoje. O PT será a nossa ruína total. Já temos algumas gerações de jovens perdidas ou quase. Não podemos mais permitir isso!

  15. Lamento informar, mas não haverá segundo turno. A eleição será definida no primeiro turno com uma votação explendida em Jair Bolsonaro. Mainardi, seu candidato não tá preocupado com o Brasil, se tivesse, já teria aderido à campanha do Bolsonaro e se oferecido pra ajudar a reconstruir esse País. Obs. : ainda dá tempo.

    1. Gostei da observação. Esse é o maior problema. Só pensam em poder e não no país. Espero e vou rezar para que tudo se resolva no primeiro turno. Mas acho que vai ser muito difícil. E os nordestinos????????

  16. os meios de comunicação certamente estão recebendo dinheiro "a rodo" para denegrir Bolsonaro. Nunca se viu tanta mentira e deturpação dos fatos como nesse período. PREPAREM-SE PARA MAIS!

  17. Deve ser dado apoio sem negociar cargos .se n for assim ele não aceita.tem q entender q a velha política do é dando q se recebe tem q mudar.ou juntos construímos um novo país onde todos sairemos vitoriosos ou isto continua do jeito q está e boa de vez p buraco .cada país tem o governante q merece.a escolha é nossa! Depende de nós !

    1. Enterre-se junto com Alckmin- o pagador das suas contas.

  18. Penso que seja MUITO IMPORTANTE o fim da campanha de Bolsonaro. Ele precisa "mudar o discurso" e sair do mesmo. Seu eleitorado está garantido. Agora é conquistar os demais votos - nulos/brancos ou dos demais candidatos de "direita". Não aguentamos mais o PT e já pensou que se caso um desastre eles ganham o PARTIDO COMUNISTA na pessoa da patricinha de plantão estará no poder? SOCORRO.

  19. vcs jornalistas de Direita formadores de opniões deviam era apoiar o João Amoedo. Ajudá-lo a participar dos debates de alguma forma. Mais da metade da população não o conhece. E a culpa é da mídia! Sim, da midia! Ficam aí insistindo neste néscio do Bolsonaro . Ele é uma " Dilma de calça ". Não fala nada com nada. Se contradiz um tudo. É outra anta. Duvido que algum de vcs o contrataria para ser gerente da sua empresa. Ele é um incapaz! E de honesto está mais do que provado que não é!

  20. O seu antipetismo Mainardi é o mesmo de todo brasileiro que está de saco cheio desta orcrim esquerdista ditadura que ai está. O Bolsonaro está sendo um catalisador de todos, e foi além daquilo que nós pensávamos, de apoiar a lava jato. O modelo de governo dele foi desenhado antes, por isto rejeitou a oferta de alianças para ter mais tempo de tv quando ele viu o povo ao seu lado. Vai cercar-se de gente competente,ele afirma não ser obrigado a entender de tudo, mas percebe o que o povão quer.

    1. Exatamente, a sua interpretação é bem sensata. 17 - confirma.

    1. Raquel, me desculpe, na sua opinião de que o Jair ja era, esqueceu-se de acrescentar, O BRASIl e a Lavajato que irão junto com o Jair. Os que ficarão, e farão a Festa, com seu apoio. Farão de nossa Pátria, uma Cuba, Venezuela, Guine, mandando nosso suado dinheiro para a gastança (veja Maduro na Turquia) e viabilizar o Foro de SP. Vivas para O Luladrão, Dilma incompetente, e os notáveis do STJ, Tófolli, Levandowski, Gilmar Mendes. É o que mostrou que deseja para o Brasil. Uma pena.

  21. Diogo , Como você disse outro dia , o voto do BOLSONARO vem do grito de dor do povo .Por essas pesquisas de IBOPE e cia., se der o que apontam para o 2o turno ,vai ser a tragédia . O BOLSONARO não é bobo e sabe bem que seu nome ficou enorme , e os outros vão ter que correr para ele , apenas não o FHC e CIRO porque já estão no jogo da quadrilha dissimulados e então, pau neles.O eleitor evita o risco votando logo certo , pois se vacilar e der errado, a tragédia vai ser incomensurável .Carlos

  22. Diogo , Sua advertência tem lógica .Como você disse outro dia ,o voto do BOLSONARO É O GRITO DE DOR DO POVO . Agora vamos ser pragmáticos, o BOLSONARO não é burro , muito pelo contrário sabe que o nome dele ficou ENORME assim como todos os outros . Os que temem a QUADRILHA e a merda que pode dar se eleitos ,vão correr para o BOLSONARO .Os outros já estavam lá dissimulados , FHC e CIRO. RESTA-NOS , CONSTRANGÊ-LOS . Pau neles .Carlos

  23. Mainardi, o Bolsonaro não está tão sozinho no projeto. Olhe bem a volta dele. Mesmo assim, acho que o diálogo com outros segmentos da sociedade , em bases republicanas, tem de ocorrer.

  24. Em primeiro lugar, só o eleitor emburrecido vota no Bolsonaro. Quem é Bolsonaro para governar o Brasil? Os eleitores que dizem votar nele nem sabem de que partido ele é. Vou com o Amoêdo e seu partido até o fim e, se, no final, o partido fizer algum acordo, acompanho. Mas não me venham dizer para acompanhá-lo se alguém que com ele acordar não tiver os mesmos princípios e ideias do Partido Novo. Aconteça o que acontecer, para mim não há voto útil no primeiro turno. Não voto no Bolsonaro nem a pau

    1. Amigo , Quem é LULA onde ele está? O resto da quadrilha dele são os babacas que estão amarrados no pau de sebo tipo CIRO e FHC . E tome desqualificar o JAIR . Então tá ,você é a favor da ORCRIM ? É seu livre e legítimo direito . Onde estava AMOEDO ? Ótimo q ele chegou ,mas ajude a tirar o BRASIL assassinado e corrompido da tragédia. O grito de dor é do povo , e se não formos realistas , estamos como ? Responda para você mesmo .CARLOS

    1. A centelha do discurso totalitário está tanto com um, quanto com outro. O PT já se refestelou nele.

    2. Eu não sou de seita nenhuma, pelo contrário, detesto sectarismo, mas há muito tempo imaginei que o cenário seria esse e o PT para mim está totalmente fora de cogitação. Sempre esteve, aliás. Um partido que sempre apoiou a ditadura cubana e agora apóia a Maduro e ditadores/ saqueadores africanos. E tem gente que acha que é Bolsonaro que representa uma ameaça à democracia. Como se fosse democrático eleger-se com dinheiro oriundo de corrupção.

    3. O que ganho é a graça de mexer com fanatismos alheios, unicamente. Para uma seita, sempre os que estão fora não são limpos como os que estão dentro. Atenção que a doença é contagiosa e migra da direita para a esquerda, fervorosamente. É o famoso peru preso ao círculo riscado no chão!

    4. Talvez porque essas duas pesquisas foram feitas por telefone(fixo e celular) e não de forma presencial(Ibope). Ao telefone, imagino eu, o voto envergonhado tenha menos peso.

    5. Quanto vc está ganhando para fazer Isso? A pesquisa do Ipesque, divulgada ontem, e a do BTG, divulgada hoje, mostram outro cenário.

  25. Melhor Jair acostumando com o sabor amargo da derrota. Ainda há tempo para votar em alguém capaz de derrotar o PT. Jair, já era.

  26. Melhor Jair acostumando com a derrota. Jair, já era. Ainda dá tempo de mudar o voto para alguém com chance de derrotar o PT.

  27. Melhor Jair acostumando com a derrota, ‘tá ok?’ Ainda dá tempo de mudar para o 1º turno - ou Alckmin ou Ciro - de modo que se consiga derrotar o PT. Jair, Já era.

  28. Sinto informar ao Diogo, mas qualquer um, sem exceção, ganhará do Bolsonaro no 2º turno. Acho melhor Jair acostumando e assimilar a derrota previamente, de modo que se possa ainda mudar o voto para o 1º turno. Poderiam escolher entre o Alckmin e o Ciro, p. ex.

  29. Todo esquerdista tem o direito democrático de votar no Bolsonaro. Não percam essa oportunidade de começar a reflexão íntima de juízo.

  30. Diogo Mainardi, porque vc diz que Bolsonaro é necessário mas lava suas mãos declarando voto em Amoedo? Você tem promovido uma conscientização sobre os males e riscos do PT no poder e sabe que a única força que pode impedir a ressurreição de sua Anta e a completa destruicao do Brasil é o Bolsonaro, então qual a lógica (ou seria medo) de não apoiar agora Bolsonaro? Vai ver como "ficam as coisas" e deixar pro 2o turno? Logo você, meu irmão!

    1. Eu também não entendi esse posicionamento. Pelo menos não do ponto de vista prático. Diogo, você tem uma boa reputação e muitos dos seus leitores poderão, digamos, votar com o relator, levando o PT para o segundo turno... Pense nisso. Abraço.

  31. Perfeito. Mas, antes, o perigo do roubo nas urnas. A Ocrim de Lula tem um padrão. E vão repetir 2014(2o turno). É certo que não existia nem vocês nem o Moro. Mas, é preciso antecipar o crime. Fazer esse trabalho excelente que fazem antes de acontecer. Parece que o fio está na inversão das pesquisas de urna p/ burlar e, então, legitimar o roubo nas urnas onde têm conluios políticos. Ex.: Pernambuco é do Pt, mas Haddad foi vaiado. Não sei. Quais eram os números em 2014? Mais uma vez, help!

    1. Com todo o respeito, informe-se melhor, não só pela mídia digital. Haddad foi vaiado porque fez aceno político aos membros do PSB, Paulo Câmara e à família Campos, aos quais a horda petista reprova como ‘golpistas.’ (queriam a candidatura da Arraes pelo PT).

  32. ‘Falta à palpitação vital um corretivo categorial. O páthos descontrolado, sem limitação, conduz à desarticulação do espírito (...) Sonho com uma cultura de oráculos de lógica, com Pítias lúcidas ... e com um homem que controle seus reflexos com um suplemento de vida, e não com austeridade.’

  33. ‘Falta à (...) palpitação vital, um corretivo categorial. O ‘páthos’ descontrolado, sem limitação (...), conduz à desarticulação do espírito.’

  34. Sempre acreditei que o isolamento faz mal a qualquer processo.Quando ouvi e vi políticos importantes pelo mundo defenderem bloqueios e isolamentos também pude constatar os isolados se unirem constituindo blocos e pensamentos ainda mais radicais e nefastos.O bom deste artigo é que Diogo se desveste de convicções sobre o candidato e se permite entregar ao leitor uma alternativa de diálogo frente às circunstâncias , cujo pano de fundo é a salvação do país.Parabéns pela coragem dessa abordagem.

  35. É bom mesmo ter bom senso os já antecipadamente derrotados. Todos eles vêem que o Brasil não pode continuar "comunista enrustido" e que o desaparelhamento do Estado tem de ser feito urgentemente, se é que queremos de fato levar o Brasil para frente e sermos um povo feliz(não na visão dos petistas estrambelhados e radicais). É preciso muita calma nesta hora, e concentração acima de tudo, para não errar, de novo.

  36. interessante o seu ponto de vista, mas creio na renovação do parlamento, ainda que não de 100%, mas pelo menos uns 40%, e pra melhor, com isso, já deve pra começar a governar. E o ex presidente presidiário já passou da hora de ir comprovar o " melhor " de nosso sistema penitenciário e deixar a PF de Curitiba. Diogo sejamos otimistas.

  37. Ah, é, seu Mainardi?! Que aconteceu com o "EU VOTO EM AMOÊDO"? ESPERO QUE TENHA SIDO UM CHOQUE DE REALIDADE. Já que é assim, então comece a pensar na possibilidade BOLSONARO ELEITO NO 1º TURNO. Agora não é hora de ficar "limpinho" ou ISENTÃO como Amoêdo se declarou com a maior cara de pau (embora ele ainda tenha tempo de desfazer essa cagada). ESCOLHAM: OU É BOLSONARO OU A PORRA DO SOCIALISMO IMPLANTADO DE VEZ! ACORDEM E INCENTIVEM ELEGÊ-LO NO 1º TURNO, até porque economizaria dinheiro público.

    1. Melhor seria Bolsonaro ganhar no primeiro turno, não tenhamos dúvidas seria muito econômico. Mas se houver segundo turno também será interessante sabermos de que lado estarão FHC, Alckmin, Cyro, Meirelles, Álvaro, Amoedo, Folha de SP, Veja, Globo, Band, Cultura, etc.

  38. Boa noite,concordo com vc,como se dará ao final,esperemos.mas fato e que por burrice de lulistas e bolsonaristas,teremos que decidir por 2pessimos.E tenho do,de nos que nao votaríamos nesses 2pessimos,teremos que fazê-lo,por conta de brasileiros covardes(que nao conseguem eleger novos) e desenformados.

    1. Concordo, bom senso! Agora é necessário chegar,isto, aos candidatos.Que estes tenham a grandeza de colocar nosso país em primeiro plano. Meu voto seria do Amoedo mas será para a próxima.

  39. Gostaria de ver o Alkimin responder quem ele apoiaria num eventual segundo turno entre o Bulsonaro e o Hadad. Descobririamos a verdadeira essência dele

    1. Já declarou que Bolsonaro seria pior ao país que o PT.

  40. Mesmo antes de Jair ganhar já tem um monte de corruptos e afins declarando que vão sair do pais (como sempre para Europa e usa). Brasil, ameo o deixe-o!!!!!

  41. O Brasil não explodirá! A Democracia prevalecerá. O mandante do atentado surgirá... o enterro do PT e afins será consolidado. A lei precisa ser cumprida, a Constituição precisa ser respeitada ! Dirceu precisa ser preso imediatamente. O BOLSONARO ganhará no 1° turno, não duvide disso. O novo Brasil surgirá agora. Mesada do Tóffolli? Inúmeras falcatruas monstruosas 🙄. Gilmar Mendes e seu instituto? Costuras infinitas no STF soltando bandidos... o Brasil não quer mais essa nojera! Acabou!

    1. Isso mesmo Mainardi, assume logo o voto útil !!!! .....vamos faturar logo no primeiro turno.....

  42. Que tudo se encaminhe para o bem do Brasil sem troca de favores para não voltarmos à aquilo queremos banir da politica.

  43. Mainard você sabe tanto que Bolsonaro é a pessoa certa, no lugar e no momento certo para escorraçar a esquerda do poder que chegou a declarar numa das últimas pautas do Antagonista com Mário Sabino. Mário Sabino que não nega suas origens esquerdista tirou de tempo essa sua afirmação, alegando não saber se Bolsonaro era o não necessário. Seja mais honesto com seus leitores. Admita que você votará no homem, mesmo que seja com voto útil.

    1. primeiro defendendo o voto INUTIL pro Amoedo , agora falando em negociar “depois” do primeiro turno ... imagina que bela negociação os inuteis amoedo dias e meirelles vão consegui se apresentando na mesa de negociação como perdedores kkkk ja’ pensou ???

    2. primeiro o Mainardi e’ um intelectual e pra manter esse status tem de ser ANTI, anti lula, anti dilma , ant temer e agora anti bolsonaro , tem de manter a postura e o faturamento .... segundo , o cisne negro do atentado e a consequente explosão de votos a favor do 17 , que ate’ tres semanas atras tinha razoaveis chanes de gnahar no segundo e agora tem boas chance de ganhar no primeiro , atropelaram tudo , inclusive o Mainardi que agora ta que nem uma barata tonta tentando explicar o inexplicavel

  44. É incrível que, jornalistas experientes como vocês , ainda não tenham descortinado o que vai acontecer depois da eleição de Bolsonaro ! Empossado, Bolsonaro será obrigado, em algum momento próximo, a fechar o congresso e impor a nova constituição, única maneira de seguir adiante no processo de despetização do país. A não ser que o PSL consiga levar os votos de legenda de pelo menos 80% dos eleitores do mito, para se transformar no maior partido do Brasil.

    1. Eu tenho uma visão mais catastrófica. Talvez até mesmo antes da posse dele o presidiário emita ordens para que seus paus mandados incendeiem o país, principalmente nas capitais, onde as técnicas de guerrilha urbana, tipo queimar pneus, são altamente eficientes e permitem que os criminosos fujam rápido. Aí vai ter muita gente querendo que o caldo entorne de vez.

    2. mas tbm tem outro efeito a ser considerado, e’ o seguinte: bebado gosta de andar c bebado, bandido gista de andar com bandido, na hora que começar o limpa , as baratas vão sair de perto , rato de esgoto n gosta de cheiro de lavanda

  45. O Mainard que diz ser antipetista, antilulista deveria ser mais pragmático, mais objetivo declarando o seu voto útil ao Jair Bolsonaro já no primeiro turno e incentivar o eleitorado da estrela apagada João Amoêdo a votar no Bolsonaro, a fim de colocar uma pá de cal no túmulo do Lulaladrão. Mainard seja patriota. Desça do seu pedestal da sabedoria tupiniquim para ajudar o único candidato que está fora do Establishment que tem condições reais de combater de frente e expurgar os esquerdopatas.

    1. Esses caras são globalistas. Eles têm medo que Bolsonaro tire o Brasil da ONU, entre outras cositas mas. Eita cambada do "Move on" trabalhando para implementar a Agenda 21 e a 2030. Já me arrependi de ter assinado esse náufrago na ilha.

    2. você acha que o Diogo é capaz de tamanha humildade? Ele seria um ser comum se seguisse sua sugestão! E isso ele detesta mais do que o Lula!!

  46. Se o Mainard pensa em negociação entre as estrelas apagadas com Jair Bolsonaro por ser bom para a governança do Brasil, deveria incentivar começando a dá apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro com o seu voto útil e não ficar com risadinhas e reticências, piadinhas debochadas como vem fazendo com o fito de desfavorecer o , de desmerecer o Bolsonaro, inclusive o seu eleitorado. Como João Amoêdo que quer se passar como o fidalgo da política vai oferecer o braço a Bolsonaro??

  47. Você está completamente enganado, primeiro, Bolsonaro já ganha no primeiro turno e segundo, não se negocia com bandidos do congresso! Bolsonaro, vai fazer um governo expendoroso e sem a participação de políticos corruptos e imprensa tendenciosa. Quanto a você, vote no Amoedo!

  48. Diogo, vc sempre brilhante quando escreve. A mim só resta REZAR para que sia primeira hipótese dê certo, senão... O que será de nósbrasiileiros ?

  49. Espero que o bom senso prevaleça na cabeça de todos. Precisamos entender que perdemos muito ao nos dividir, precisamos unir o Brasil e tentar um novo rumo, um rumo novo que espero seja para frente, nem para esquerda e nem para a direita. Na natureza os animais tem 2 olhos ( esquerdo e direito ) para entender melhor a realidade e sobreviver, vamos ter maiores chances de sobreviver como espécie , quando aprendermos a entender que todos tem o seu valor e algo de bom a contribuir .

  50. Perfeito, Diego! Se Bolsonaro não fizer isto pode até ganhar no segundo turno, mas como você disse, não dura seis meses. E se o Andrade ganha, não dura um ano, e olhe lá...

  51. O mais viavel seria esses mencionados fazerem parte do governo do Bolsonaro ! Pq nao ?? Vamos embora mudar esse país!! TMJ Bora Meireles / Amoedo / Arminio / Arida !! Sonho ? Ultima chance !!!

    1. sabe que eu também pensei nisso? já pensou unir as boas idéias, e os melhores projetos e fazer parceria sem "estrelas"?

  52. Concordo plenamente! Porem mais otimista ... A turma “ de bem “ teria de fazer oposiçao sadia e construtiva ao Jair !! Só assim temos chances ! Qto a Alckimin / PT e etc .... Fim

  53. Essa ideia é boa. Conversem, como se já estivessem no segundo turno. Comprometam-se e consigam o comprometimento do Bolsonaro e liquidem essa fatura no primeiro turno mesmo. O Lula continua em cana, o PT e puchadinhos encolhem mais e o Brasil pode ter uma chance de sepultar de vez essa esquerda incompetente, mentirosa e corrupta. O Brasil é sui generis, a esquerda rouba em causa própria.

  54. Ele não vai conversar com ninguém, é oportunista e joga sujo com a história do voto útil no primeiro turno. Amôedo tem razão, se é fora de cogitação votar no PT, votar em quem jogou sujo é intragável. Nem Plasil resolve.

  55. Graças a Deus chegou sózinho, só com quem de fato importa o povo,por que os outros todos sabemos o que querem,não deve favor a ninguém,não precisou vender a alma pra chegar até aqui,qto a governar,se houver transparência e com o apoio da população vai conseguir governar, coisa que os outros tiveram apóio de sobra do congresso e veja o buraco em que nos encontramos,a novidade e justamente essa pela primeira vez alguém chegar só,e nadar contra a corrente de todo um sistema corrupto inclusive a míd

  56. Agora é a hora de cada um "tapar o nariz, engolir o remédio amargo, pois, será a última dose na tentativa de curar desse "câncer" chamado corrupção.

  57. Domesticar ... Esses três tinham de ABRIR MÃO já, renunciarem a suas candidaturas hoje. Não não esses ser domesticados, preferem apostar contra a NOSSA sorte.

  58. Votarei no Bolsonaro, mas espero que ele se cerque de pessoas competentes, inclusive convidar o Amoedo, Álvaro Dias e Meireles para compor seu governo ou fazer parte de uma equipe de conselheiros. A gestão do Bolsonaro tem que dar certo. Se o congresso for hostil com ele, ele deve dar exemplos de austeridade e tomar medidas eficazes onde não de pende do congresso. Por exemplo: as primeiras medidas devem ser concentradas na desburocratização para fazer a economia andar. Assim vai ganhar confiança

    1. Então é isso o que o Paulo Guedes vai fazer?Tomar nosso dinheiro! ?Ou o Banco Pactual é uma padaria e a BR Investimentos um posto de gasolina?

    2. Querida Telma, que bom que você também vai votar no mito ! Mas compreenda, que estes outros personagens, são lobo em pele de cordeiro ! Meirelles e Amoedo, são BANQUEIROS, e banqueiros são bons para tomar o dinheiro dos outros. O maior problema do Brasil atual, que ninguém fala, é a negociação da dívida interna, onde os banqueiros escravizam o país !! Álvaro Dias é absolutamente irrelevante !!

    3. Acredito que a gestão de Bolsonaro será boa. Não tão rápida quanto se precisa mas terá firmeza nos propósitos e diálogos para por em prática. Até porque eu também acredito que Amoedo e Álvaro Dias se aproximarão dele. Penso também que partidos com poucos representantes hoje elegerão mais da metade do congresso e das câmaras estaduais.

  59. Ele não cairá, mesmo que governe sozinho, por três motivos. 1- Ele terá o apoio do povo, a maioria teria votado nele. 2- Ele não cometerá os crimes da Dilma para ser impeachado. 3- As forças armadas o apoiará e protegerá da esquerda raivosa.

  60. A atração em torno da personalidade do candidato se deve, em grande parte, às vísceras de sua Id psíquica, aparentemente despida de superego. O que o Diogo propõe por ‘domesticação’ é, a meu ver, a ‘reunião’ desses outros candidatos conferindo-lhe o ‘devido’ superego político, sem a asfixia da suposta fonte de ‘autenticidade’. Isso não seria difícil se o ‘self’ transbordasse em meio a tanto ‘ego.’

    1. Mônica, apenas complementando com 2 pontos a sua correlação entre a ascensão do politicamente correto e a perda do bom senso: 1- Há uma dogmatização da ideia. Bom senso é discernimento, capacidade de abertura ao outro. ‘Politicamente correto’ é algo dogmatizado, previamente nutrido de conceitos tidos como ‘bons’. 2 - A partir da dogmatização, qualquer desenvolvimento ulterior do saber torna-se impossível, devido à perda da compreensão, apenas alcançável pelo bom senso.

    2. Ele (PT) é incorrigível e, com o Dirceu solto, a ajuda de governo estrangeiro à campanha se dá por meio mais direto do que se deu com o Trump - dinheiro vivo e relógios, via ‘mala diplomática’. Por isso a nossa guilhotina é o Teodorin, enquanto a do Trump seria o Putin. Nesse ponto o PT é mais safo. O Putin exerce muito mais poder sobre os EUA tendo o Trump como refém de um segredo criminoso, do que o Teodorin exerceria sobre o Brasil. A soberania brasileira está preservada, rs!!!!!

    3. É curioso como o PT consegue manter uma imagem de progressista, democrático, etc, quando sempre esteve envolvido com ditaduras cruéis, que desrespeitam os direitos humanos e liberdade de expressão, como Cuba, Venezuela e vários países africanos.

    4. Nesse ponto há o risco de a campanha do PT, mais uma vez, estar contaminada com dinheiro de corrupção e, o mais grave, vindo de um outro estado. A Guiné Equatorial seria para nós, o que a Rússia tem sido para a democracia americana do Trump. Putin e Teodorin, cada povo tem a guilhotina que merece.

    5. Concordo sobre a pólvora e acredito que essa é uma das principais razões para a disputa se dar entre Bolsonaro e Haddad/ Lula. Votarei no primeiro - a segunda opção nem chego a considerar. Veja, por exemplo, a amizade de Lula com o ditador/ playboy da Guiné Equatorial.

    6. A Id do Bolsonaro é bem medida, assim como a do Lula era para o seu público. A espirituosidade é similar, o mau gosto também. A confusão argumentativa é artifício de persuasão. Uma falsa e inefetiva ideia de mudança. Estamos em tempo de que menos é mais. Com todo o respeito, Bolsonaro, pra mim, é mais um a redescobrir a pólvora.

    7. Acho que é por aí sim. Como dito lá atrás, excesso de racionalização e sublimação esvaziam a própria dinâmica do bom senso. O superego (centrado no politicamente correto) não é regenerativo. O self, em catarse do bom senso, da lucidez, é. Para o resgate do self a Id é importantíssima. O ego da pessoa é sempre o obstáculo a ser transposto e é extremamente ladino. Bolsonaro e seu autoritarismo é um exemplo. Lula e sua corrupção é outro.

    8. O que vc achou dessa associação entre o declínio do bom senso e a ascensão do PC? Não tinha pensado a respeito, surgiu durante a conversa, mas acho que faz sentido, qdo se tem em vista exemplos práticos.

    9. No conteúdo, há semelhanças sim, como vc observa, mas essas semelhanças não fazem de Bolsonaro um puritano de forma alguma. É no controle exacerbado, no radicismo da empreitada, que encontramos o puritanismo, ou o PC.

    10. Acredito que o declínio do bom senso esteja associado à ascensão do PC. O bom senso acaba perdendo força especialmente para aqueles que se agarram ao PC, mas tb para aqueles que se opõem completamente a esse novo puritanismo.

    11. O título do artigo que olhei há pouco, mas não li ainda é: The Roots of Political Correctness. Puritanism Revisited. O que vc toma como politicamente correto me parece positivo e fundamental, mas acho que o PC é outra coisa.

    12. O PC é a condensação ao inferno pela piada de mal gosto( Waack), é regrar ao extremo a relação entre os sexos, etc. Concordo sobre a extinção do bom senso.

    13. Não tenho muita intimidade com a terminologia freudiana, mas não imaginei que Bolsonaro fosse de fato desprovido de super ego. Eu me expressei mal. Tinha em vista um.indivíduo sem tanta auto-censura, mais espontâneo e menos dominado pelo PC, que entendo como um policiamento da linguagem, do pensamento e da conduta no sentido de não atingir negativamente as chamadas minorias. Criam-se narrativas que procuram eliminar quaisquer fatos que não funcionem no sentido de enaltecer grupos minoritários

    14. Mas o que ele defende não é puritanismo em seu conteúdo? Volto a lhe perguntar, em que consiste a sua ideia de politicamente correto? Zé regrinha (comedido) nas aparências e o antípoda disso em seu íntimo e prática, sem a vigilância de ninguém? Um grande hipócrita, portanto?

    15. Tudo bem, se pensarmos que Bolsonaro, como o antigo puritano, vê com.bons olhos o lucro, mas o perfil do puritano vai muito além disso. Está associado àquele controle incessante que encontramos no politicamente correto, que se correspondesse a sua definição, nada teria de problemático.

    16. Não dá para pensar em Bolsonaro como o indivíduo regrado, que busca incessantemente o controle de pensamentos, palavras( Rs). Bolsonaro definitivamente não tem o perfil do puritano. É preciso ter em vista vista que a acumulação do capital e o desenvolvimento do capitalismo, foi uma consequência dessa conduta regrada(se tivermos em vista a hipótese weberiana) e não a busca primordial do puritano.

    17. Freud e Jung, depois de ler sua resposta, fiz uma rápida pesquisa em inglês e, como havia previsto, verifiquei que a hipótese que levantei já foi amplamente debatida. O politicamente correto é sim uma uma espécie de puritanismo calvinista revisitado. Há um artigo de 1993 de Keller sobre o tema e diversas reflexões mais recentes. Trata-se de uma semelhança que realmente salta aos olhos, quando vc tem contato com textos puritanos. Pense em controle da conduta do pensamento e das palavras.

    18. *Ponto de exclamação, em vez de interrogação.

    19. Além do que, o que significaria isto de politicamente correto? • Conferir o direito de escolha ao indivíduo em temas indevidamente tutelados pelo estado? Isso é máxima do liberalismo. • O Bom Senso é que me parece estar em crise. Porque radicalmente racionalizado e sublimado?

    20. •Não há nada mais próximo do puritanismo nos costumes e na economia do que ele nessas eleições. •Mônica, se o Bolsonaro não tivesse supergo ele deveria ser declarado incapaz civilmente, o que não me parece ser o caso. O seu supergo é estrategicamente refreado pelo ego. Não me parece, em nenhuma ocasião, uma catarse de seu ‘self’. • Devo votar em quem tiver mais chances de derrotar o PT. E nesse ponto acho que o Bolsonaro é o que tem menos capacidade. Provavelmente, Alckmin, portanto.

    21. Freud e Jung, n ão vejo Bolsonaro como um puritano. O puritano não era apenas honesto. O puritanismo (ver Weber, por exemplo) envolvia um rígido controle do pensamento e da conduta. O pensamento politicamente correto, que tem origem nos EUA, parece ter herdado algo do puritanismo tão caro àquele país. Nunca pesquisei sobre essa associação, mas acho que já devem ter escrito a respeito porque é algo bem evidente. O puritano jamais seria alguém desprovido de superego, muito pelo contrário.

    22. Mas não é próprio Bolsonaro quem, a despeito da forma visceral de se manifestar, incorpora o manjado papel do velho puritano?

    23. Não sou afeita à psicanálise, mas gostei muito de sua análise. A falta de auto-censura de Bolsonaro, no que tange ao politicamente correto, é, sem dúvida, um respiro em tempos tão repressivos, em que domina um "novo puritanismo", diferente em conteúdo, mas fiel à antiga forma - a controlar pensamentos e palavras.

  61. Mainardi e sua índole de profeta do apocalipse desastrado, que nunca acerta nos vaticínios, rsrsrs.. Porém, desta vez vc está até sendo otimista, rsrsrs. Meu radar está captando outra coisa.

    1. ‘Nativo da Ilha’, ??? O que tem a ver ‘esquerda’ nessa conversa???

  62. Lembrei de Jânio Quadros. As parcerias de Bolsonaro caminham sobre ovos. Uma hora podem quebrar. Pode haver uma ruptura nessa sociedade capenga. Aí vamos ver quem fica. Tenho um pressentimento.....

    1. Não creio, Élide. Jânio era louco, Bolsonaro não é. Tem traquejo e pragmatismo, embora não se envolva promiscuamente com a escória do congresso. Vencendo as eleições, terá o respaldo das urnas, junto ao respaldo moral que já tem por não ter se deixado corromper. E uma pessoa que soube controlar tão bem a hostilidade dos jornalistas da Globo, parece ser bem talhada para controlar o congresso.

  63. Nesse momento faço campanha pro voto util em Bolsonaro... tem muitos indecisos e nulos que precisam decidir pelo voto útil , no primeiro turno...

  64. O candidato tem como fonte de adoração à sua personalidade a suposta ‘onipotência’ de sua ide psíquica, aparentemente despida de superego. O que o Diogo pede é a reunião em superego, sem asfixia da fonte de autenticidade. Isso seria a ‘domesticação.’ Nada difícil se o ‘self’

  65. Negociar é o caraleo! " Bolsonaro não vai durar seis meses" , vamos ver ! negociar com esses bandidos jamais. Vai governar com o povo

  66. Do seu texto inteiro a única palavra mal colocada para Bolsonaro mas reveladora sobre o desespero e aí apela pra ironia, foi "domesticar". sem chance!

    1. Sem chance ! Voto neste porque não é "domesticável" : apoia a Lava Jato sem nuances, completamente. Professa porque tem Valores. E mais, vai exigir dos outros que também os tenham. ... Já a imprensa, esta vai custar a compreender do que se trata. Sabino é mau conselheiro, Diogo.

  67. vejam , neste momento a LOGICA pede o voto util pro 17 ponto e acabou. mesmo olhando com o ponto de vista do varios dias e amoedo , eles tem de apoiar agora e n depois pois depois do prmeiro turno eles vao negociar como perdedores e sera’ pior pra eles , eles n precisam apoiar o Bolsonaro , eles so’ precisam apoiar o VOTO UTIL contra o PT !!!! e’ simples , e’ a conta do padeiro ! não precisa doutorado mas os intelectuais se recusam em concordar com a logica simples dos padeiros por pura vaidade

  68. Bolsonaro tem um "ativo " muito forte: o irrestrito apoio do POVO e das FFAA. Ele só precisa fazer um acordo com o NOVO, com o Amoedo e equipe. Fundir os programas e as equipes. O Gal. Mourão será escalado pra dar o "recado" ao pé do ouvido(sem celular) dos líderes da bandidagem que domina o Congresso: "se tentar criar problema para o Executivo, você será levado coersitivamente para Venezuela. sem volta". Não tem de negociar, de repetir o "troca/troca" com os bandidos do Congresso.

    1. O General Mourão será vice, na ativa do Comando das FFAA estão "outros generais", que inclusive afastaram e aposentaram Mourão. Só farão o que o Executivo pedir se acharem que está dentro da Constituição na visão deles, se não teriam decretado o estado de sítio solicitado por Dilma na época do impeachment ou já teriam feito a intervenção diante de tantas aberrações que aconteceram na Constituição! Volta pra Terra!

  69. Faz realmente sentido. Com uma negociação nessas bases, os três poderiam retirar suas candidaturas. O difícil é haver humildade suficiente para tal e saber com quem se negociaria, já que o milico está hospitalizado e a campanha dele é um bando de baratas tontas.

    1. Telma, Amoedo também e contrário à roubalheria do PT, só que ele não usa s isso como sua única plataforma eleitoral porque ele tem projetos para o País!

    2. Seria muito bom se o Bolsonaro negociasse com o Amoedo, penso que há muitas propostas em comum. Aliás, o Amoedo seria o meu candidato. Voto no Bolsonraro por ser anti- PT.

    3. quem tem de ter humildade e’ o novo , pois se eles querem negociar algo decente tem de apoiar o bolsonaro agora , depois vão pra pqp

    1. obvio, ate’ as pedras entendem isso , so’ o Mainardi n entendeu ... ou pior ele entende mas se acha tão brilhante no seu delirio de onipotencia que pensa de poder defender teorias absolutamente ilogicas e absurdas e convencer todos que isso faz sentido !!! kkk ele quer que a gente vote Amoedo ( que n tem chance nenhjma e ele sabe ) no primeiro pra depois “negociar” com bolsonaro no segundo ... ja pensou que ideia de girico negociar como perdedor ... kkkk , que decepção

  70. Negociar? Você quer dizer, agora né, para um voto útil? Depois dr eleito não ha hipótese. Não há negociação com bandidos. Quem negocia com bandidos perde sempre!

  71. Oi Diogo, isso quer dizer que você está pensando em votar no Bolsonaro já no primeiro turno? Ja incentivando o Amoedo ? Um abraço é admiro seu trabalho.

    1. Concordo com vc Diogo e mais, quanto maior expessividade tiver a votação nele, maior será seu comprometimento com a nação, dando a ele força pra fazer as reformas tão necessárias.

    2. bom, melhor tarde que nunca .. logico que como eles são “oraculos infaliveis “ nunca vão admitir o erro que fizeram tentando levar monte de grnte pro barco furado do amoedo,masja e’ alguma coisa que agor estejam tentando de td forma virar a “frittata” e defender o voto util pro bolsonaro. Faço um apelo aqui: crusoe’,nunca e’ tarde demais, admitam o erro, podem facilmente se esconder atras do atentado dizendo que foi um evento extrsordinario que mudou o cenario, e vamos defender o voto util pro17

    3. Lembra do bordão “É bom já ir se acostumando”? Pois então, Diogo e Mário já se acostumaram.

  72. Esses anti são muito canalhas. Temos que tirar o PT da maioria dos cargos. O boneco de ventríloquo do condenado sabe que já perdeu. Quando JB subir a rampa todos se renderão. São asqueros.

  73. Tem mais uma coisa: o congresso chancela as contas do governo. Se houver conluio entre os deputados e senadores, estes podem criar tumulto institucional, agravando a crise econômica. Porque com crise é fácil convencer o povo de que o presidente está errado.

    1. o congresso do jeito como conhecemos hj vai ser varrido do mapa, um Presidente forte com o apoio di povo e das FFAA vai se impor e os congressistas vao obedecer caladinhos

  74. Presidencialismo de coalisão versus Presidencialismo republicano. Congresso versus Presidente da República. Já vi esse filme. É por isso que um presidente bunda mole não pode assumir. Para ganhar o jogo das reformas há de ocorrer algumas caneladas e, nos seis primeiros meses.

  75. Síntese: presidencialismo de coalisão versus presidencialismo republicano. Você aponta que Bolsonaro somado à um Congresso muito parecido com este que temos hoje será ingovernável. Parece uma conclusão razoável. No entanto, o presidente tem poderes imperiais nos 6 primeiros meses. Penso que o sistema, embora pareça que vá implodir, pode sofrer uma verdadeira reforma democrática da qual ainda não vimos. Conjecturemos ao infinito e além! O futuro é imprevisível!

    1. Há um lado bom no Brasil. Este é um dos poucos lugares onde o futuro é previsível: caos, bardáríe, frustração e sofrimento.

    1. Outra coisa, o voto nesta eleição não e so para presidente. Vamos votar 17 e outros partidos liberais para senadores e federais também.

  76. Sou assinante a partir de hoje por isso vou comentar depois de me intei, rar de tudo mais estou,muito imprecionado com as noticias,exelentes

  77. "Ou ele governa sozinho..." e outros blá blá blás... QUEM É ESSE ELE...??? Sendo BOLSONARO, você está insinuando que ele deve FAZER O MESMO DE SEMPRE: Lotear os Ministérios & estatais...???

  78. O voto mais importante é para o Congresso. . Aprendam com o MDB, o importante é mandar no Congresso, se queremos começar a mudar o Brasil. . Votem no NOVO 30, partido liberal na economia e de candidatos ficha limpa. . Votem em caras novas para o Congresso, inclusive alguns sérios do PSL. . Foquem no Congresso.

    1. Exatamente, disseminem essa idéia, quem vota 17 para presidente deve votar 17 ou trinta no congresso para renovar e tirar esse toma-lá da-cá.

  79. Negociar só para ganhar o 2° turno (se houver). Para governar, só recebendo boas ideias, para completar o que o país precisa pra sair do atoleiro em que nos colocaram. Toma lá dá cá NÃO. Seria mais do mesmo que tivemos nos últimos 25 anos e deu no que deu.

    1. ta falando serio , tu quer negociar o que no segundo turno como perdedor com 3%, vai na onda do Mainardi vai .... se o Amoedo realmente quer alguma coisa da vida nessa eleição tem de negociar agora, isso diz a logica e a logica não e’ opinião , mas se , como penso eu , o Amoedo so’ esta’ brincando, sabendo que n tem chance nenhuma dessa vez ( n esta’ gastando nada do dele na campanha) e somente esta’ preparando o terreno pro futuro ai td bem , que belo patriota !!! ele quer que o pais se foda

  80. Se Amoêdo deixar sua bundamolice, seu "nojinho" estético e sua queda para bancar Pôncio Pilatos, lavando as mãos para a possibilidade da Orcrim ferrar o país de novo, será bem-vindo. http://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/bolsonaro-busca-acordo-com-amoedo-no-segundo-turno-e-oferecera-ministerio/

  81. Para que negociar. Alvaro diz que é bandido, Amoedo muito chique para se relacionar com ele, Alckimim diz coisas horríveis, e a CIA LTDA ide. Para milhões de brasileiros não deve negociar. Se todos estes maravilhosos que você citou são tão bons ajudarão sem negociatas. Deve ser tudo ou nada . O povo está com ele por pregar :"sem toma lá dá cá". Se não for do jeito dele que se exploda, já está explodindo mesmo. Vocês se acham as últimas bolachas do pacote.

  82. De pleno acordo quanto a necessidade de se aproximar de Bolsonaro para ajudá-lo na tarefa de governar um Brasil destroçado pelo tucano-petismo. Discordo quanto a não passar mais de seis meses governando. Ao contrário, ele se fortalecerá a medida que as ações duras, mas corretas, forem sendo tomadas. Mas essa tarefa necessita do apoio dos políticos sérios desse país, de forma a reduzir a duração desse período difícil, mas inevitável. Não se trata de salvar Bolsonaro, mas de salvar o Brasil !

  83. Excelente a sua abordagem. Quem dera isso acontecesse. A vaidade dos candidatos é o impedimento para essa conversa - franca, racional e patriota.

  84. Esse me parece um caminho bastante sensato. É ridícula a proposta do grupo de centro que pinta um cenário de caos e tenta fazer esse tipo de articulação para eleger Alckmin, candidato cujo apoio popular é insignificante, além de pertencer a um partido que tem muito a explicar à Lava Jato.

    1. sensato o que ? pegar o 4% no primeiro e tentar negociar depois como perdedor? ta de sacanagem ?

  85. PQP Mainardi. Falou tudo. E me deu uma baita de uma boa sensação de que a coisa andaria com espirito de UNIAO e TRABALHO. Meu final de semana será muito mais animado. Adoro a Crusoé e na minha opinião é só o começo de um movimento. As grandes mídias tendem a entrar nessa nova era de comunicação 4.0. Se esfacelarão; e pequenos grupos de afinidade criarão suas próprias ilhas. Esta que vocês criaram é muito bacana. Parabéns.

  86. Negociar com Bolsonaro? O cara é sério pessoal. Com pessoas sérias não tem negociações, tem projetos. E o projeto do Bolsonaro é Brasil acima de Tudo, Deus acima de Todos. Será que Amoedo, Henrique Meireles e os demais pensam assim? Ou é Brasil prá Eles acima de Tudo?

  87. Parece que sua análise é mais pertinente do que a do Caio Junqueira na forma que os percentuais de votos dos outros candidatos se apresentam. Penso que o chamado "plebiscito" não acontecerá se conversas elucidativas sobre economia (Meirelles), saúde (Alkimin), segurança e Lava Jato (A. Dias), Marina (plantação de alface), Ciro Gomes ( eu, eu, eu, eu...), Amoedo (como ganhar dinheiro comprando papeis) e Bolsonaro acontecer antes do primeiro turno. Se isto não ocorrer, será um salve-se quem puder

  88. A análise nos termos colocados, sem dúvida, é sensata. Vale notar “que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora”. Lá, nos rincões distantes e dispersos, “nas escolas, nas ruas, campos, construções somos todos soldados” e, muito mais, “somos todos iguais braços dados ou não”. Afagamos: ”os amores na mente”. Cultivamos “as flores no chão”. Focamos “a certeza na frente”. Caminhamos ”com a história na mão e seguindo a canção” Agora, é buscar o desenvolvimento "aprendendo e ensinando uma nova lição"

  89. Já que se pode ter visão de conjutura, e acho válido, porque além de pensar no tempo que este ser indomesticado pode permanecer no poder, não pensemos também o que está faltando para essa republiqueta tornar-se uma Venezuela, por exemplo. Eu não acho que o Bolsonaro está fechado para negociações. Bolsonaro tornou-se maior que ele mesmo porque estamos de saco cheio de conversa fiada, de historinhas, de vagabundos que só conversam com o próprio umbigo, assim bem à maneira dos senhores de engenho.

  90. Concordo parcialmente com Diogo e gostaria que a capacidade de agregar dos envolvidos na disputa se sobrepusesse aos interesses individuais e político-partidários; para o bem do país.

  91. Num país onde temos Gilmar Mendes, Dias Tofoli, Levandovski, Lula, Gleise Hoffman, José Dirceu etc. precisamos mais do que nunca dos militares.

  92. Bolsonaro parece um extremista! Mas se é, é em que sentido? Mário que é um colunista da Crusoé disse que o Bolsonaro não é um risco para democracia. Concordo com ele. A questão me parece, agora, é saber quem preservará os valores democráticos, e muitos são estes valores. Cabe a qualquer um, desculpe o truismo, escolher de que lado vai ficar: se em defesa da conquista civilizacional, ou não. Não adianta agora trabalhar com hipóteses. A facada é bom um exemplo de que ele não durará um dia.

  93. A esquerda brasileira nunca foi marxista. Tanto a esquerda quanto os militares são positivistas, isto é, nacionalistas e autoritários. Nessa história toda só tem um bobo inocente : Paulo Guedes.

  94. Discordo, não é hora de negociar e entregar os pontos. João Amoêdo tem chance de ir ao segundo turno e vencer, negociar somente se não ir, mas tem de lutar até o dia da eleição. Se não passar p 2º turno, ai sim será a hora de negociar. E João Amoêdo tem todas as condições de está no segundo turno, é só conseguir espaço...

    1. São esses detalhes que podem fazer a diferença no caso de uma disputa apertada no segundo turno, mas como continuo duvidando muito das pesquisas que apontam Haddad como segundo e bem à frente dos demais, não vejo motivos para rifar meu voto no primeiro turno. Então até o "day after" do primeiro turno!

    2. tds esses são pequenos detalhes de nenhuma importancia no quadro geral e que ja’ estão considerados nas pesquisas , pesquisas que podem estar sim equivocadas mas não tão equivocadas !!! vc continua se perdendo em detalhes perdendo o foco do problema , vc ta parada ouvindo os musicos do titanic que afunda ...

    3. Aliás, esse alto índice de rejeição do Bolsonaro não se deve só a ele ou as idéias dele, mas deve-sem em grande parte à militância agressiva, grosseira e mal educada que polui as redes sociais e que supera até à militância petista em termos de baixaria, tanto que até Mourão se referiu e eles como "boçais".Colocam todos no mesmo saco e saem distribuindo impropérios em todas as direções.Isso pode custar caro no segundo turno e gerar muitos votos brancos e nulos no embate com a esquerda!

    4. vc acha que se fosse o contrario , amoedo com 30% e bolsonaro com 3% eu teria alguma duvida em pedir que bolsonaro apoie o amoedo ??? logico que nao !!! o mesmo se fosse o Dias ... pow tem de analizar a realidade .... podem as pesquisas estar erradas ??? claro que pode ! mas não de 15/20 pontos caraca !!! vamos ao concreto !!

    5. e’ sim improvavel soniah , vc diz que a logica e’ sua praia mas se vc usa termos errados para definir conceitos de base a logica nunca vai fechar ... prar o seu raciocinio ter pelo menos 1 chance 100 de ser correto vc deveria ter usado o termo “ não e’ impossivel “ e não “ não e’ improvavel” pois improvavel com certeza e’ sim , impossivel ate’ que não ... mas se vc esta’ disposta a correr o risco de eleger o PT apostando nesta “não impossibilidade “ , vc esta’ indo contra a logica

    6. Aguardemos o "day after", ok? Se ele não chegar, estaremos juntos votando em Bolsonaro no segundo turno para anular a esquerda, mas se ele porventura conseguir chegar, ele certamente leva pelo baixo indice de rejeição!

    7. vc ficou na praia e perdeu o fio da meada, ate’ a crusoe’ acordou , ate’ o Mainardi entendeu que amoedo n tem chance nenhuma .... acordaaaaa soniacomh acordahhhh

    8. Não é questão só questão de otimismo, embora isso ajude muito, é questão de não embarcar no que informam as pesquisas tomando por base ocorrências anteriores,por exemplo, no que aconteceu com Aécio e com Doria na reta final. Os candidatos praticamente estão empatados no terceiro lugar , e na hora "h" não é improvável que um do terceiro passe à frente do segundo,porque dificilmente essas pesquisas passaram da casa da dezena de milhar e somos 147 milhões de eleitores!

    9. Isso mesmo, nada de entregar o jôgo no primeiro tempo!

  95. Depois de uma "análise" dessa, só tenho uma coisa a dizer... "Ah, se não fosse o Cláudio Dantas...", esse sim é JORNALISTA!

  96. A unica coisa que me anima nesta materia eh que Diogo tem fama de zebra em prognosticos politicos. Deixa isso pro Claudio Dantas...ele eh melhor que voce.

  97. Sensato, contudo no cenário de HOJE (salvo "cisne negro") é temerário deixar que um segundo turno ocorra, não? Votar em Amoedo (como você) ou qualquer outro não seria um voto pró- PT?

    1. como um borracheiro que coloca pregos na estrada perto da borracharia ...

    2. não so’ temerario,e’ uma burrice !mas como e’ um raciocinio simples q ate’ um semianalfabeto consegue entender, a crusoe tende a desconsiderar, um pouco por vaidade e um pouco prajustificar a sua existencia e vender materias ( afinal tds nos assinamos a crusoe para buscar ajuda p/entender o que esta acontecendo e o que pode acontecer , de quem e’ mais preparado e por dentro da situação ) ou seja as vezes intelectuais e jornalistas complicam as coisas simples

  98. Vão afinar na marra, e não tem esse papo de Gov. seis meses, ninguém vai ter culhões para encarar o que pode vim por ai se tentarem tirar na marra. É simples assim!

  99. Enfim, uma análise lúcida a partir do princípio: ninguém governa sem conversar com as várias realidades do poder. Simples assim. O problema é que Bolsonaro é de linha militar, impaciente com o diálogo e próximo de gestão por mandos, ameaças etc. Vejam o que ele fez com o "posto ipiranga" essa semana. Mandou um cala a boca. E MOURÃO também. Não seja romântico Diogo em esperar que os outros tenham intenção de falar com ele. É melhor começar a escrever sobre o filho da Anta!

    1. Ricardo. Pode até ter, aprender, mas a tendência do militar é impor. Imagine as "principais reformas" de Bolsonaro não forem aprovadas? Não tem mais conversa. Penso que se fosse militar agiria assim, "sem muita paciência pra o blá, blá, blá sem fim da democracia (Carl Schimtt, filósofo e teórico a alemão da época de Hitler). Abraço.

    2. O Bolsonaro passou tanto tempo como deputado do que como militar. É ingenuidade dizer que ele não tem capacidade de negociação.

  100. O Diorgo Mainard erra quando faz prognósticos sobre o próximo Governo Bolsonaro,alegando falta de quadros para tocar a máquina.Esquece,o ilustre cronista,o pider de atração do poder,com perdão da redundância.

    1. Reclamando de militares??? Hum tá... Bom está agora, né????

    2. Diogo acerta. Bolsonaro vai encher a máquina de militares.

    3. Exato, e já atraiu muitos. Sem contar a entrada de candidatos do PSL nas Camaras. Já que é pra apoiar a sadia alternância no poder vou votar em deputados e senadores do PSL. FICA A SUGESTÃO!!!

  101. Estamos na iminência de vermos acontecer o que menos se espera. Toda essa lógica baseada em pesquisas, não raro, mostra-se desconectada de detalhes que fogem ao ponto de vista do analista.

    1. Haja vista o que aconteceu com Aecio e com Doria na reta fina,147 milhões não estão nem dentro da amostra das pesquisas e nem nas redes sociais declarando seu voto!

    2. Correto SONIAH!! Sabemos q qqr instituto de pesquisa pode fazer o resultado da pesquisa tender para um ou outro lado! Se quero tender para esquerda, pesquiso mais pessoas no norte ou nordeste, se quero o inverso, sul ou sudeste!! Nunca acreditei em pesquisas... A Bahia q o diga!!

    3. Mesmo porque se você por exemplo pegar 20 pessoas e falar que 10 vão votar em fulano, você estará falando em 50% dos votos pesquisados , só que a coisa muda quando você pega 147,3 milhões que é o numero de eleitores do país! E duvido que a amostragem de alguma pesquisa tenha atingido a casa dos milhões!

  102. Tá péssima a avaliação do Diogo Mainard.O cronista esquece,estranhamente, o irresistível puder de atração do poder,com perdão da redundância.

  103. Perfeitíssimo! Pensei a mesma coisa. Eu era eleitor de Amoêdo, mas detestei ele dizer ter dificuldades de apoiar Bolsonaro ou Haddad num possível segundo turno que para mim é apavorante pela possibilidade de eleição do poste.

    1. Pais devem ser punidos? De onde voce tirou isso? O Amoedo sempre defendeu que a educação dos filhos e' direito e responsabilidade dos pais não do estado. Alias o Novo defende a preponderância dos direitos individuais do cidadão sobre a interferência do estado. E de novo esta historia da Agenda 2030? Voce ao menos leu a Agenda? Se leu me explique, qual dos 17 objetivos voce se opõe? Ainda não consegui entender qual o motivo da celeuma com esta Agenda.

    2. Oscar, ele apoia a agenda da ONU, ele disse que pais que não obedecem o ECA devem ser punidos. Os filhos são de quem? Se os pais não disciplinam a vida ensinará, e às vezes de maneira cruel. Criamos filhos para serem homens e mulheres de bem , o estado não tem direito de intervir. Esta é a minha maior bronca. Soniah, o maior projeto:"voto impresso", a democracia agradeceria, pois aceitaríamos o resultado, pois o povo escolheu. Por que vetaram? Para a sujeira permanecer.

    3. Marilia , mas é fato, não fez mesmo! E foram quase 30 anos!E nunca abriu mão de nenhum privilégio e que eu saiba também nunca apresentou nenhum projeto nesse sentido.Os problemas do Brasil não se resumem na liberação do aborto e no kit gay!

    4. Desculpe Marilia mas não entendi seu ponto. De que valores o Amoedo vai na contramão?

    5. Augusto diz perfeitíssimo. Você acha mesmo ou foi porque o Diogo disse. Soniah, a mesma fala de sempre "ele não fez nada pela nação", está tentando agora, vamos dar a chance? Oscar, nossa vida não é só economia, temos valores, e Amoedo vai na contra-mão.Maria , concordo, mas os grandes intelectuais não suportam Bolsonaro, culto,franco,transparente, carismático, não é polido como os outros, militar com honra. Já sei, quer acabar com a roubalheira , negociatas, e o mau maior "o comunismo".

    6. Não só estou sendo sincera, mas se ele trabalhou em prol da nação cite algum projeto relevante dele em prol da Nação, que eu quero conhecer.

    7. Soniah, so pode afirmar uma coisa destas sobre Bolsonaro quem nao conviveu com ele na Camara dos Deputados. Eu, sou uma testemunha viva de como este homem trabalhou em prol da nacao. Voce esta sendo LEVIANA!

    8. Mas ele disse a verdade, eu também só conhecia Bolsonaro antes de se tornar candidato pelas polêmicas e brigas pessoais com a Maria do Rosário e com Jean Wlllys , sinceramente nunca o vi na tribuna defendendo alguma causa importante de interesse geral, queria muito confiar e acreditar que ele fará um bom governo, mas não consigo. Segundo turno se for para tirar a esquerdalha votarei nele,claro, mas sem nenhuma convicção, tipo se jogar buraco para não cair no precipício!

    9. Augusto, voce não entendeu o escopo do comentário do Amoedo. Ele estava respondendo sobre uma notícia absurda de que estaria negociando apoio ao Bolsonaro em troca de um Ministério. Deixou claro que o Novo não faz este tipo de barganha, isto e' velha política. Também deixou claro que não há hipótese de apoiar PT. Quanto ao apoio após a eleição, depende se ele realmente seguir o caminho liberal que prega hoje. Qualquer proposta que esteja alinhada com a ideologia do Novo certamente será apoiada.

    1. Massimo, não sei se voce reparou, mas , debati com você ,interferi em outras postagens e em nenhum momento o desqualifiquei, nem a você nem a ninguém, apenas foquei no candidato,sempre argumentando com educação.`Pena que o fanatismo cause tanto estrago nas pessoas a ponto delas perderem a noção de certos princípios básicos! Eu sei muito bem quem sou, e do que entendo, a sua opinião não mudará isso! Faça jus ao seu nome, não se Minimize para fazer valer sua opinião!

    2. praia dos que acham”logico” aguardar e negociar depois como perdedores kkk ja’ pensou .... essa e’ a logica imbecil de que n quer ganhar, de quem prefere o pais ir pro saco pra depois ficar latindo e reclamando na oposição pra ter alguma coisa pra fazer e pra vender materias de jornal

    3. Para mim tem toda logica, ( e olha que de lógica entendo, é a minha praia) porque o passado já mostrou que as pesquisas não são confiáveis, além do que existem muitos brancos ,indecisos e muiiita gente que sequer foi pesquisada,então não vou me antecipar e arriscar abrir mão do meu candidato só por causa das pesquisas,por isso para mim voto útil é que é uma grande burrice. Segundo turno, constatado que não deu pro meu candidato, aí sim, aí é escolher o "menos pior", fazer o quê!?

    4. de voltar pro planeta terra e admitir o erro que nesse caso foi bastante clamoroso

    5. agora que finalmente todo mundo admite que ele realmente tem chance de ganhar no primeiro a teoria dos dois sapatos (amoedo no primeiro e bolso no segundo) nao tem mais nenhuma logica de ser, mas o Mainardi n quer dar o braço a torcer e admitir que falou besteira e n soube prever que o Bolso teria sim chance de ganhar no primeiro ( isso estava claro ja’ antes do atentado) , infelizmente o Diogo esta’ com um pouco de delirio de onipotencia, depois de muitas previsoes acertadas ele tem dificuldade

    6. sim mas se uma burrice e’ falada ou pensada por uma cabeça inteligente ela permanece uma burrice, nem mais nem menos. Neste caso desperdiçar o voto no primeiro turno e’ uma burrice pois o risco de um segundo turno e de ver o PT no governo e’ bem maior do que pagar pra ver o que o Bolsonaro sera’ ou não sera’ capaz de fazer e quanto durará no governo. A teoria dos dois sapatos so’ tinha motivo de existir imaginando que o Bolsonaro não tivesse nenhuma chance real de ganhar no primeiro turno

    7. No primeiro turno tem que calçar o par de sapatos que lhe cabe melhor , no segundo turno é diferente, se os dois disponíveis vão apertar os calos e causar bolhas, aí deve-se escolher o que vai machucar menos!

    8. mas o problema e’ o Diogo que quer ficar com o pe’ em tres sapatos diferentes e tenta convencer todo mundo que tem jma logica nessa sua atitude quando e’ claro que não tem

    9. Mas na edição passada quando ele declarou seu voto ao Amoedo ele era o demônio. É incrível como a pessoa vai de demônio a anjo dependendo dos interesses de quem avalia!

  104. O acordo proposto por FHC só faria um mínimo de sentido para os eleitores que não querem os extremos se todos os ditos candidatos de "centro" concordassem em não se atacar mutuamente para que, ao final da campanha, esses mesmos eleitores pudessem então constatar se o mais bem colocado deles tinha alguma chance de passar ao segundo turno. Caso não, ganharia a tese do apoio de governabilidade ao Bolsonaro entre esses mesmos eleitores.

  105. O Bolsonaro terá apoio do povo e isto empurrará o congresso, que por sua vez terá mais deputados e senadores liberais que o apoiarão em reformas importantes para o Brasil ! Não se iluda! Haverá mudanças importantes !

    1. Isso. Concordo com a Kátia e o Massimo. Perfeitos os comentários!

  106. Esse seria o caminho da sensatez política, com grande potencial de amenizar arroubos radicais de Bolsonaro e de alguns dos seu, criar governabilidade e agregar capacidade política e administrativa. Quem dera que essa turma tivesse esse mínimo de bom senso! Mas Amoedo já dá mostras de querer ficar neutro e Alckmin se bandeia para o lado de Haddad, ao que tudo indica (PSDB fazendo tesoura com o PT). E o ridículo do Álvaro já mostrou quem é de verdade estes dias!

  107. Diogo, eu vejo assim também. Cenário 1: Bolsonaro eleito não tem o apoio do congresso para suas reformas e em 6 meses tá liquidado e instalada a crise, as forças armadas tomam conta. Cenário 2 : Haddad é eleito, em 6 meses dão um jeito de soltar o Lula que é nomeado chefe da casa Civil e vai tentar governar. Revolta popular , o caos se instala e as forças armadas tomam conta. Ou seja: se ficar o bicho come, se correr o bicho pega. Tem lugar pra emigrante aí em Veneza?

    1. Desde que V. não vá com malas “de rodízios” dá-se um jeito. O povo de lá, detesta mala de rodízios.

    1. E se livrarem da Lava Jato? Bolsonaro já disse ontem que não se vende!

  108. Tem que dar o apoio suficiente para executar um governo minimamente razoável (segurança e empregos) e lembrar o compromisso dele de acabar com a reeleição (o que ajuda a atrair apoios "interessados"), porque é fato que a esquerda toda vai se unir contra ele para fazer o que sabe melhor, ser contra tudo que for proposto e apostar no pior, para que ele fracasse e na próxima ganhe algum vermelho.

  109. Excelente artigo, Diogo, inteligente e lúcido. Mas vejo muitos bolsonaristas gritando e ofendendo quem diz que Bolsonaro precisa conversar e compor com outros partidos. Espero que depois deste seu ótimo artigo, parem a histeria e pensem. Infelizmente pensar parece qualidade cada vez mais rara neste nosso triste país. Fruto do eterno descaso com a educação. Parabéns e obrigado.

  110. Bolsonaro deve negociar. Porem isto deve ser feito nas bases dele. Devemos votar em nomes que estejam alinhados com Bolsonaro, de ponta a ponta. Bolsonaro não é tudo isto de ruim que o pintam. Ele é mais razoavel do que aparenta. Eu sinto muito Diogo, mas se o Bolsonaro tiver que se curvar por apoio, não adianta toda esta mobilização para tirar a esquerda do poder.

  111. "Parafraseando" Carville: "É a honestidade (e a independência), idiota! Para o momento, é o menos imperfeito - mesmo sendo o não-ideal), e único capaz de conduzir a transição, num governo redentor, sabendo cooptar os éticos para prover as mudanças clamadas pelos bons brasileiros. Fazer política é a arte de compor - e não di$por da coisa pública. Que unam-se os idealistas probos! E que vença a razão!

    1. Haverá vida honesta no Legislativo e Judiciário à colaborar nessa Cruzada!

  112. Perfeito, Diogo! Nessa nossa época de radicalismos, ódios, paixões políticas e ressentimentos exacerbados é alentador ler alguém que ainda conserva um mínimo de racionalidade e senso de proporções. Mas, infelizmente, essa união entre os "centristas" parece ser tudo o que não acontecerá. Ou seja, futuro sombrio à frente: Bolsonaro eleito, não fica 6 meses; Haddad presidente, o "Brasil explode". Simples assim...

  113. A equipe econômica dele já é melhor que a do amoedo e ele já é garantia de continuação da lava-jato. Esses daí só não apóiam por terem projeto pessoal de país ou por quererem cargos,. vez de governar direito, por dever

  114. Se o quarteto formado por Gilmar, João, Álvaro e Meireles tiver um pouco de discernimento e espírito nacionalista, ou seja, preocupa-se com o futuro do Brasil, e, ficar fora do segundo turno, terá que apoiar Bolsonaro. Mainardi está dando de bandeja o rumo certo.

  115. Diogo, se me permite ... esta matéria ficou boa. O problema está no paragrafo final, parece que houve uma emergencia e na correria o rascunho do que seria foi publicado. Tirando ela te dou nota 10, abs

  116. Concordo Diogo. Gosto especialmente de uma aliança do Bolsonaro com o Amoêdo que tem idéias e ideais excelentes mas ainda não conseguiu uma divulgação maciça. Também acho que temos um eleitorado muito ruim que não se informa e, especialmente no nordeste , se torna voto de cabresto de políticos da pior espécie. Creio que uma coisa que os candidatos deveriam deixar claro em seus discursos é a urgência de acabar com privilégios da área pública que trabalha pouco, mal e não sofre nada com demissõe

  117. E agora me explique, por que você, eu digo Antagonista, apoiou contundentemente a candidatura do Bolsonaro? Para se chegar nessa situação mais do que esperada. Nunca vou entender isso. E agora os outros tem que resolver o governo do incompetente Jair Bolsonaro. Melhor jair se acostumando com a tragédia Brasil.

    1. Como disse o Amoedo, Bolsonaro antes de se candidatar se tornou mais conhecido pelos bate-bocas com Maria do Rosário e Jean Willys nos 29 anos que esteve na vida pública.

    2. Já que não publicaram minha resposta, respondo de novo. Já acompanho o site há bastante tempo para ter essa opinião. E Danir, peguei o espírito da coisa e não concordo com essa visão.

    3. Você naõ pegou o espírito da coisa, Roberta. O voto em Bolsonaro tem a ver com romper o dominio das esquerdas, mesmo que ele não seja um principe encantado. Ele é honesto e não é nada do que pintam a seu respeito. Ou seja, é a melhor opção.

    4. Só porque não mentiram pra defender seus políticos de estimação corruptos ou irrelevante não quer dizer que fizeram campanha, aliás fizeram o contrário

  118. Jair Bolsonaro ontem: Tentaram nos tirar da disputa na covardia, mas o esforço de cada um, mesmo no momento mais crítico, só nos ergue ainda mais. Estamos mostrando que é possível vencer sem vender a alma, sem mentiras, e isso ninguém vai apagar! Vamos em frente! Chega de facções comandando o Brasil! APOIADÍSSIMO!

  119. Bolsonaro ganha no 1o. turno, os ratos do Centrão já perceberam o naufrágio iminente de Alckmin. Bolsonaro não precisa negociar nada, ainda mais depois dos ataques que todos, sem excessão, vem fazendo a sua pessoa. Você que escolheu Amoêdo é que deve explicações após o mesmo declarar que, basicamente, ñ se importa de o PT for eleito

    1. Isso, Carlos! O Amoedo parece os tucanos, já que ficou em cima do muro. Covarde feito o Chuchu, FHC e outros.

  120. Olá Diogo : Dá para você explicar este prognóstico de que se ele gpvernar sozinho não dura seis meses ? Se os políticos boicotarem o povo vai para as ruas. Ou vai ou racha ! Vamos escorraçar os políticos e fechar o congresso e Senado, se necessário. Já foi feito uma vez, lembra ? Temos 800 políticos corruptos em Brasília, mais aqueles das quase 6.000 prefeituras. 30 assembléias e 30 governadores. Todos tem que se curvar ou vão em cana, salvo raras exceções. Não dá mais para brincar de democracia

  121. Diogo...o voto de legenda tá nas ruas... #17...para todos os cargos!!! E dá- lhe assessores e cargos das FFAA!!! O Povo pede ISTO!

  122. Falou e disse. O difícil é acreditar que isso venha acontecer. Infelizmente o ego de cada um deverá prevalecer em detrimento do que será melhor para a nação.

  123. Tenho que dar aquela risadinha silenciosa com isso, Diogo. Mas você tem razão. O problema é quais serão os termos que essa gentalha vai querer “negociar”. E se eu fosse o Bolsonaro só negociaria com quem não está enrolado com a lei, com a Lava Jato ou com quaisquer outras negociatas menores. O que vai reduzir bastante os membros da roda de negociação.

  124. Os eleitores de Bolsonaro mais contundentes pretendem votar em deputados e senadores do seu partido Psl 17. Dando assim, ao candidato maioria para governar. Maioria não conseguiremos mas aumentaremos o apoio ao mesmo.

  125. votar em Haddad então parece ser a melhor opção. assim Lula injustiçado receberá o indulto e o povo vai voltar a ter esperança com Lula ajudando os pobres.

    1. Os dinossauros foram extintos, mas sempre tem gente querendo abrir um parque temático.

  126. Comentário inteligente e propício neste momento.Bolsonaro representa a esperança de rompimento do atual modelo político,e precisa dar certo.

    1. que otimo, ve se consegue arrastar mais alguem junto kkkk

  127. Análise muito boa,Diogo. O momento é de agregar. Como foi apontado realmente parece o mais coerente, apesar das incoerências e imposturas que a campanha gera.

  128. Diogo é contundente. Como quase sempre. Contudo, concordo com ele: é preciso conversar e compor com Bolsonaro. A hora é de se ser pragmático: ele Bolsonaro é o único capaz de derrotar a ORCRIM petista.

  129. Gosto de suas análises, Diogo. Esta, no entanto, está um pouco enviesada pela bolsofobia, que você não tem, de forma consciente, mas, que, de forma inconsciente habita as cabeças brasileiras. Afinal a 50 anos, nós, brasileiros recebemos mensagens subliminares. Bolsonaro certamente virou um movimento contra a esquerda e terá o meu voto no primeiro turno. Espero que vença no primeiro turno. Ele conseguirá governar sem “toma lá dá cá”, como Itamar governou o Brasil e MG.

    1. Mimizento uma ova. A Neuza está certa. Conheço muita gente que embora honesta e bem intencionada tem o pensamento contaminado de "esquerdismos" mais ou menos evidentes. Existe muita gente com medo da direita e devemos isso a 50 anos de propaganda esquerdista de todo tipo

    2. Bolsofobia? Nada mais mimizento ao estilo das "esquerdas" que você diz odiar, mas das quais você copia o método sem pudores.

  130. A coisa é mais simples. O Brasil não vai aguentar mais um governo do PT. Bolsonaro não é Bolsonaro, ele é o antídoto do veneno injetado nas veias do Brasil pelo PT (e pelo PSDB, MDB e puxadinhos). E, como todo antídoto, o gosto é ruim mas se não tomar, vai morrer. A escolha é simples...

    1. Discordo. A semelhança de Lula e Bolsonaro como antídotos da corrupção não leva em conta o aspecto ideológico marxista (da qual a corrupção é método), presente em Lula, mas não em Bolsonaro. Fica a dica: talvez o eleitor que precise amadurecer seja você.

    2. Lula era o antídoto contra as elites corruptas formadas por PMDB, PSDB e puxadinhos que transformavam o país em um grande latifúndio gerido por "coronés" e impediam o avanço do país. O Bolsonaro está para o Cogumelo do Sol assim como o Lula estava pra Cartilagem de Tubarão. Enquanto o eleitor não amadurece, o veneno e o antídoto só trocam de nome, mas permanecem os mesmos em essência.

  131. Se governar com honestidade, transparência e com gente competente, é o que esperamos; sempre pensei uma coisa: ninguém é perfeito, sempre penso quais os defeitos toleráveis.

    1. acho que o Fernando estava sendo ironico ... so’ pode !!! kkk

  132. no começo eu pensei em votar no Amoedo, depois achei que o Amoedo será bom num futuro, se o país endireitar, precisamos de um TRATOR para arrancar o pt e sua corja e jogar todos em cuba. Por isso o Bolsonaro, grosso, mas honesto e sincero.

    1. Comparando um malandrão que aprendeu o que sabe no meio sindical, onde só existe lobo, com um ex militar que conhece disciplina, hierarquia, patriotismo e coloca a família em primeiro lugar.

    2. que seja Fernando !! aqui td mundo e’ adulto, sabemos que paraiso em terra n existe e que o Brasil que e’ um pais de merda n vai virar primeiro mundo em breve ... o que precisa e’ de alguem que reestabeleça a ordem e chame os bandidos pelo nome

    3. Isso não vai acontecer, assim como o PT não "passou o trator nas elites" e não "implantou um paraíso comunista", apenas fez acordos para roubarem o país e adotaram uma política populista que, a longo prazo, causou a crise. Isso deixou os marxistas e leninistas frustrados. Bolsonaro é a mesma coisa. Os fascistas vão votar nele achando que ele vai "erradicar a esquerda", mas vamos ter apenas um governo populista.

  133. Fato é que a única possibilidade de evitarmos a consolidação de uma ditadura criminal petista bolivariana, uma nova e grande Venezuela, está concretizada na candidatura do Bolsonaro. Pode ser assustador, mas é a realidade, bancar o avestruz não vai ajudar em nada. Tendo a coragem de admitir este quadro em que nos encontramos, é óbvio que quanto mais o Bolsonaro estiver fortalecido e bem acompanhado, melhor para o Brasil. A advertência do Mainardi é válida.

  134. Eu não sei, não tenho certeza, se encaixa no raciocínio do Diogo, em seu texto: -- Os Americanos venceram os Japoneses na WWII mas não "derrotaram" o Imperador Hiroito. -- Precisavam dele para levantar o Japão. -- Não entendo de nada.

  135. Uma vez (bem) eleito o novo presidente vai ter muita força politica para estabelecer uma nova plataforma e o realismo prático deverá prevalecer. Antecipar como faz Diogo é mera especulação porque ninguém sabe como as peças vão encaixar. Muitas incertezas? Muito riscos? Claro que sim, mas me parece um calculo bastante razoável para quem não quer perder esta oportunidade para sair do buraco que o establishment atual levou o país.

    1. Exato. Político é oportunista. Vão se bandear todos para o lado vencedor. O "Soy Boy" Diogo que não se conforma.

  136. Tanto se crítica o "toma lá dá cá" e ao mesmo tempo cobram do Bolsonaro "acordos" com os Partidos, amigos é imprescindível que alguém, nesse caso, Bolsonaro, descubra uma forma viável e republicana de atrair aliados para uma causa maior preferencialmente se aliando aos deputados e não aos partidos, já temos vários exemplos... A direita está se consolidando, a hegemonia da esquerda perdeu sua força, o Brasil terá uma nova chance, e caso o Bolsonaro não corresponder, colocaremos outro da direita.

  137. O estrago já foi feito. Constatar que 40% dos brasileiros declaram voto no poste de um presidiário que destruiu o Brasil já me enche de desesperança. Meu voto é JAIR AMOEDO (sic hehehe)

  138. O momento é muito delicado. Os politicos precisam pensar no Brasil e deixar a vaidade de lado. Vamos unir as nossas forças para derrotar o petismo do poder.

    1. Vocês estão precisando de óculos ou melhorar a capacidade de compreensão.

  139. Excelente texto!!! Seria muito bom para o país se os políticos citados seguissem sua sugestão . A trajetória de Bolsonaro é toda apoiada em uma antítese do que propaga o PT. Mas esse sentimento foi criado mais pelas pessoas do que pelo próprio candidato. Bolsonaro tem tudo pra ficar muito desconfortável com o cargo de presidente . É limitado , falta equilíbrio , traquejo político ... isto sem falar na ausência de visão global. Mais é o que temos. Ou isso ou o retorno ao PT.

  140. Pois é Diogo, o cenário a frente é assustador caso estes acordos não se concretizem. À contragosto, Bolsonaro será meu voto, torcendo para Amoedo, Meirelles, Álvaro e até Marina entrarem nesse narco.

    1. n tenho absolutamente nada contra os ricos , ja’ vc ....

    2. Incrivel a semelhança dos bolsonetes com os luletes: ambos criticam a riqueza e acreditam que seus lideres são pobrezinhos!

    3. Claro que ele continuará rico, trabalhou pra isso, não ficou 30 anos mamando nas tetas públicas!

    4. A família Bolsonaro também continuará rica e com vários filhos mamando nas tetas do governo, mesmo que quem ganhe seja o PT. Já você...

  141. Voto em Jair contra o PT e concordo com o texto,o mais correto até agora.É o famoso aceita que dói menos,vamos ajudar Bolsonaro a tentar mudar os rumos do Brasil.O Diogo lá da Itália tem uma visão cristalina da realidade brasileira.

  142. É, Sr Mainardi. Pode ser.... Mas,também, pode não ser.. De qualquer forma, um artigo oportuno, preciso e muito bem redigido. Como sempre. Espera-se que haja bom senso do futuro Presidente Bolsonaro e dos demais,hoje adversários, citados. Todos, aliás, bons candidatos. Sérios, experientes e competentes. O BRASIL espera que se entendam.

  143. temos de ser flexiveis e entender que essa e’ a forma do Diogo admitir que nessa situação n tem escolha, pode revirar o problema de cabeça pra baixo duzentas vezes que a unica solução possivel e’ Bolsonaro ou Bolsonaro e acabou, o que vai ser depois nem tudo vai depender do proprio Bolsonaro ... pode decepcionar ? pode ! pode durar pouco ? pode ! e ai ??? no momento ele e’ a escolha a ser feita , se va ser a solução o tempo o dira’

    1. bom dia a todos, concordo com Diogo, Bolsonaro necessita de aliados, Álvaro, Meireles, Amoêdo. não se governa sozinho, primeiro temos que ganhar a guerra, depois manter o derrotados sob controle.

    2. Com todo o respeito, Sr Luiz, uma avaliação bastante radical a sua. Lamento discordar. Ele não é uma "porcaria". Au contrarie.....

Mais notícias
Assine agora
TOPO