SergioMoro

A agenda de reformas e a captura da política

27.08.21

A previsibilidade permite planejamento. Em escala nacional, a estabilidade das instituições, o império da lei e a racionalidade das políticas públicas favorecem os agentes econômicos na geração e distribuição da renda, promovendo bem-estar. O Brasil é um país com inúmeras riquezas e talentos, mas há muito vem se perdendo entre crises, clientelismo, corrupção e ineficiências generalizadas.

Na minha vida pública, os temas relacionados ao Direito e às políticas contra a corrupção sempre tiveram um lugar especial. A rigorosa aplicação das leis fortalece o Estado de Direito, preserva o bem público e evita condições desiguais entre agentes econômicos. Aqueles que operam à margem da lei fraudam a concorrência e corroem as estruturas institucionais e sociais, disseminando maus exemplos e colocando em questão a capacidade de reação estatal. Atuei para tentar gerar maior eficiência para o Estado brasileiro e reduzir a incerteza no relacionamento público-privado.

Para além das mazelas da corrupção, o Brasil vem padecendo de incertezas institucionais, políticas, sociais, ambientais e econômicas. Não é fácil, mas há certa clareza do que se fazer para acertarmos o rumo.

Em relação às instituições, os poderes seguem atuantes apesar de diversos solavancos como impeachment, escândalos pela má gestão de recursos públicos, prisões de criminosos – política ou economicamente poderosos, enquanto durou a Operação Lava Jato –, depressão econômica, pandemia, tentativas de desmantelamento de órgãos de controle, além da polarização excessiva. O povo brasileiro demanda a manutenção do Estado de Direito regido por nossa Constituição Federal. As pessoas passam, as instituições devem permanecer e ser aperfeiçoadas. Fortalecer a democracia e as instituições tem que ser o foco. Transparência nos gastos, eficiência na gestão do dinheiro público, impessoalidade no trato com a coisa pública devem ser o norte para qualquer gestor público.

Na esfera política, acredito, como cidadão, que projetos sem radicalismos reduziriam significativamente a incerteza projetada para os próximos anos. Uns podem ser mais conservadores nos costumes e outros menos; alguns podem ser mais liberais na economia, outros nem tanto. São discussões legítimas e devem ser promovidas com transparência e tolerância às divergências. O que não se pode admitir são projetos radicais e personalistas, focados na satisfação própria e na acumulação de poder, para a pessoa, os familiares ou o partido. O projeto verdadeiramente republicano está delineado em nossa Constituição Federal, que logo no início estabelece que o objetivo da República é construir uma sociedade livre, justa e solidária.

Para atingir esse objetivo, as políticas sociais precisam mirar na inclusão. Aperfeiçoar nosso aparato público para honrar os direitos constitucionais de todos: educação, saúde, segurança, justiça, seguridade social, emprego ou renda mínima para existência digna e, claro, liberdade e ausência de discriminação. São desafios que o Estado precisa enfrentar e resolver. A complexidade e a interação desses temas precisam ser equacionadas de acordo com as melhores técnicas econômicas e orçamentárias, precedidas do salutar debate público. O povo brasileiro não necessita de miragens, um futuro que nunca chega, mas de políticas públicas que funcionem, de forma descentralizada e eficiente, como convém a um federalismo cooperativo. O Brasil ainda tem muito para correr nessas frentes, mas evoluiu nas últimas décadas, entre avanços e retrocessos.

No lado ambiental, o Estado tem o dever de proteger o meio ambiente. Os custos financeiros e climáticos da destruição da natureza estão cada vez mais evidentes ao redor do mundo. Os recentes embargos de empresas estrangeiras a itens agroflorestais brasileiros ilustram o fracasso da política atual. Regras claras para os empreendedores agroindustriais, apoio institucional para adaptação às incertezas climáticas, incentivos ao ganho de produtividade agrícola e ao reflorestamento, além de estímulos às pesquisas científicas são caminhos a seguirmos para podermos explorar responsavelmente a abundância de recursos naturais e o clima privilegiado que tivemos a sorte de ter em nosso país.

Também, de extrema relevância, precisamos dirimir as incertezas econômicas e a algazarra institucional que está instalada. Adam Smith já dizia: “O que vai gerar a riqueza das nações é o fato de cada indivíduo procurar o seu desenvolvimento e crescimento econômico pessoal”. O empreendedor precisa de previsibilidade econômica e estrutural para alocar seu capital de forma a gerar emprego e distribuir renda. Para poder planejar, investir, contratar, produzir e vender, o empreendedor precisa de uma estrutura governamental que lhe propicie paz e estabilidade econômica. Empreender é, por si só, um risco e traz preocupações. Não deveriam ser as crises políticas, muitas vezes fabricadas para desviar a atenção dos problemas reais, mais um elemento de preocupação.

Parte dos empreendedores evitará investir em novos projetos enquanto o ambiente econômico permanecer permeado por dúvidas cruciais, como, por exemplo, sobre o valor do dinheiro no tempo, sobre a capacidade de o governo honrar suas dívidas e financiar a infraestrutura necessária para aliviar os diversos gargalos de crescimento e o peso de uma carga tributária disfuncional e altamente complexa. Um governo precisa usar as ferramentas econômicas de que dispõe para controlar a inflação, manter uma dinâmica sustentável da dívida pública, aumentar a eficiência dos gastos do governo, além de ter uma força-tarefa permanente para reduzir a burocracia, permitindo a transição ainda mais rápida de um estado burocrático e cartorial para um estado tecnológico e informatizado, em todas as áreas, especialmente a administrativa, a tributária e a social.

Apesar da clareza quanto aos passos a serem tomados em uma agenda de reformas para o Brasil, a política brasileira mostra-se incapaz há tempos de implementá-la. O principal motivo consiste na captura da agenda política por interesses especiais e não-republicanos. Patrimonialismo, clientelismo, corporativismo, às vezes suborno mesmo, têm dominado as relações na esfera política, a ilustrar a reação contra a Operação Lava Jato e o combate à corrupção. Enquanto não for iniciado um ciclo virtuoso para resgatar a política do sequestro pelos interesses especiais, a agenda de reformas não será implementada no ritmo e na amplitude necessárias. Ficaremos sempre um passo atrás da comunidade das nações, à semelhança do que ocorreu no passado quando fomos um dos últimos países do mundo a abolir a escravidão. Sem as reformas modernizantes, são os mais pobres que mais sofrem, e temos o dever de abrir oportunidades a todos. Precisamos avançar no sentido correto, com integridade, respeito e transparência, sem malícia e com caridade, para que o Brasil não fique preso entre um passado corrompido e um presente caótico.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Passado corrompido , presente caótico. Visão profunda e cristalina. Temos um agro-negócio poderoso. Falta-nos " empregos modernos " para as massas nas grandes cidades. Toda mãe de família ( é Moro ) almeja o melhor para seus filhos. Quem apresentar um projeto inteligível nesse sentido terá apoio. Inovações tecnológicas , atualizações , onde meu filho irá trabalhar para sustentar meus netos ? Que opções teremos ? #M22.

  2. Correta a afirmação de que não houve excesso nas operações da LAVA JATO o que havia era uma completa impunidade na qual a justiça corrupta nunca atingia os poderosos , ao contrário, excessos houveram na liberação de uma quadrilha de corruptos soltos através de pagamentos de propina aos membros de uma justiça mais corrupta ainda.

  3. Em tempos hodiernos a ÚNICA reforma nos moldes necessários ao Brasil foi efetuado no Irã pelos apoiadores do aytolá Komeíne. Não obstante só precisar-mos de reformar os costumes políticos , bem mais fácil , mas quem ajudará a fazê-la ? Perda da credibilidade política em virtude da corrupção e desvios de dinheiro público trouxeram o Talibã de volta ao poder no Afeganistão. Vejam que mudam tudo , não só Presidentes...

  4. Dr.Moro ! Parabéns por seu artigo,porém não sou dos que acreditam em"Papai Noel"!Não o vejo Presidente ,mas entendo que a construção de um Brasil que saia de seu longo ciclo vicioso precisa de seu trabalho e liderança para ajudar a construir outra saída que não seja esta polarização espúria de loucos fascistas ou postes de stalinistas!No pacto do diabo (Hitler e Stalin) apesar de inimigos começaram por eliminar "inimigos comuns" para depois se degladiarem! 1 turno está aí!!!!!

  5. Para quem teimava em hesitar no apoio a uma possível candidatura de Moro por desconhecer seus ideais políticos além do seu serviço como juiz, aqui temos um pequeno mas importante pedaço de cartaz eleitoral. Dito isto, tenho ainda mais claro, Moro 2022. A única esperança possível.

  6. Por que parece tão difícil adotar esses princípios no Brasil? Parabéns pela luta e comprometimento na construção de um país melhor. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  7. PARABÉNS PELO SEU PLANO DE GOVERNO. PENA QUE É UMA UTOPIA POIS OS CANALHAS NUNCA O DEIXARÃO SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA POIS OS CANALHAS CARRAPATENTOS, MAMADORES DO DINHEIRO DO POVO NÃO DEIXARÃO, INFELIZMENTE.

  8. sempre que alguém tenta começar este círculo virtuoso, é derrubado pelos corruptos ignorantes que parasitam na política.. está difícil mudar

    1. Texto traz um leve aceno de candidato. Vamos apoiar esta candidatura ,para que os serviços públicos trabalhem para nós e não como está hoje onde trabalhamos para sustentar os três poderes . Outro argumento a estudar , somos empreendedores por necessidade e mais da metade da população depende de alguma forma do Estado. Vai demorar e vamos avançar com Moro na política .

  9. Sempre admirei o seu trabalho, acredito que o Brasil precisa de homens sérios e honestos para colocar o pais nos trilhos. Parabéns Sérgio Moro que Deus o ilumine para que você possa tomar a decisão certa em meios a especulações para 2022.

  10. Palavras serenas que nos mostra o caminho a ser seguido para sairmos do caos em que nos encontramos. Mas precisamos de sua participação diretamente no governo, já a partir de 2022. Contamos com sua ajuda Dr. Sérgio Moro.

  11. Belo texto. Tudo isso somente será possível de ser alcançado com voto distrital puro, recall, leis de iniciativa popular e referendos. É preciso transferir o poder que está na mão da classe política e agentes públicos para a sociedade. Hoje o que vivemos é uma falsa Democracia, onde forçosamente, poucas pessoas impõe seus interesses sobre todos os brasileiros. O atual sistema eleitoral brasileiro criou uma escravidão legalizada, porém imoral. Liberdade, Justiça e Progresso!

  12. Parabéns Dr. Moro pela maravilhosa matéria que me encheu de esperança, pela capacidade, inteligência e patriotismo, pensando sempre no bem maior, que é a vida e direitos dos brasileiros, principalmente dos mais pobres e sem esperanças por um país melhor. Obrigada! Venha ser nosso Presidente do Brasil.

  13. O passado corrompido está mais do que nunca presente neste nosso momento caótico, o Mecanismo está vencendo…”Lute pelo seu direito cidadão de ser candidato Sr MORO” mesmo que não lhe interesse ser, o que será uma pena…

  14. Excelente texto caro Moro!! Mais do que um artigo, é um Manifesto!! Parabéns!! Contudo, para começar a caminhar na direção que você propõe, precisamos ganhar maioria no Senado. Rezo para que tudo dê certo!! 🙏🙏🙏

  15. Ótima leitura de nossa situação, parabéns pelo artigo. Uma pena para o Brasil os torcedores bolsonaristas e lulistas serem a modinha agora, e incrível que quando se trata de Moro, eles estão juntos e misturados, se juntam e se ajudam.É tão lamentável ser tachado de bolsonarista ou lulista, quando nem anarquista se é!

  16. O Sr. falou muito bem. tbm nao queremos o sistema de representatividadade que vigora. Gostariamos de ver na camara e no senado nao representantes, mas os candidatos que recebem mais votos, como na Inglaterra: "First past the post"

  17. É disso que precisamos, ponderação e decência. No entanto, sou muito cética, com Aquela “ corja” brasiliense, temo ser este um projeto impossível....

  18. Concordo plenamente! O nosso Brasil precisa urgentemente de um projeto factível e sério. Aguardamos ansiosamente uma terceira via capaz de nos livrar dessas armadilhas extremistas que nos envolvem neste momento rumo a um abismo sem tamanho. Não aos extremos! Não à politicalha barata! Em 2022 estaremos construindo um projeto decente para o nosso povo, com previsão de respeito, dignidade e desenvolvimento para todos. Não ao bolsonarismo! Não ao petismo! Viva a decência, o respeito e a seriedade!

  19. muito bom artigo mas sabemos que com aquela galera ali do DF não se pode esperar nada em prol da nossa sociedade.. Ali está muito muito podre

  20. Disse tudo.Precisamos avançar nas política públicas e nas médicas econômicas. Tudo isso sem causar instabilidade tanto jurídica quanto política. Parabéns pelo artigo. Sou admiradora do seu trabalho.

  21. Vivemos dias difíceis de insegurança e incertezas.A radicalização está mt forte!Precisamos de projetos que visem o bem estar social e encerrarmos de vez,essa politicagem insana! Terceira via,já!

  22. Penso que se houver pressao sobre este congresso bandido que temos, certamente caira esta proposta de alterar pra 5 anos a candidatura de ex judiciarios, militatres e etc. talvez tenhamos uma terceira via digna, e, em sendo eleito, quero ver se este cidadao propora acabar com os penduricalhos desta casta do judiciario, politicos e etc. Se for capaz, votarei nele sim.

  23. Não acredito! Nunca vi tanta baboseira! O morota! texto de 30 atrás. Se tá atrasado! Kkkkk. Tamo ferrado! E um grupo de de imbecis aqui em baixo aplaudindo!kkkkkkk.

    1. A única dúvida: é militante pago, (ou pior, convicto) do ex presidiário ou do desequilibrado mental?

    2. Sr Ardo!Infelizmente o Sr prefere que tudo se resuma a escolher entre o "Tráfego ou a Milícia"!!Seus comentários desconexos sugerem que a vacina passou longe e o uso prolongado da Cloroquina e Ivermectina deixou sequelas mentais! Poupe os Brasileiros de Bem de terem que ler as suas aleivosias! Torça para seu bem que o Brasil não sei vítima deste maniqueísmo eleitoral que nos persegue.boa semana

  24. Moro, é meu desejo que você tenha muito sucesso material nessa nova fase da vida e, assim, possa oferecer aos nossos jovens uma "NARRATIVA REAL" DE QUE O BEM COMPENSA.

  25. Belo texto! Mas diante de tudo ocorre na agenda doméstica. Diante de tantos retrocessos. O assassinato da LJ, os diversos arquivamentos de processos, a legibilidade do ladrão, a inegibilidade do juíz. Diante de tantos fatos. Me é lícito afirmar que qualquer norte distinto dessa narrativa, é utópico.

  26. Visão clara das necessidades do País. A única decepção qto a visão de Sérgio Moro, foi qdo entrevistado no programa Roda Viva, sobre auxílio moradia recebido por magistrados. As vantagens dos magistrados no País, são muito diferenciadas da quase totalidade do povo. Qdo pegos em Corrupção, a "pena" é aposentadoria com todo salário. Isso é ou não prêmio? Uma maioria que tem rendimento de R$1.100,00, não tem direito a moradia digna. Logo, juízes ter auxílio moradia, é uma afronta a tantos miseravei

    1. sérvio moro deixa uma clara visão de como o nosso Brasil está carente, massacrado por essa política atual,falida, doentia,podres e que atuam para o interesse próprio, ao ex juiz Sérgio moro minha gratidão por tudo que fez pelo Brasil enquanto juiz da nossa querida e respeitada leva jato, agora que estas nas iniciativas. privada, não se esqueça o Brasil do bem ainda conta com você,em 2022 você é a esperança de nós brasileiros.

  27. Até que enfim pude sentir o pulsar de um novo tempo para o desastre político que o Brasil se meteu com Lula e Bolsonaro. Dr. Sérgio Moro, o Sr. como grande brasileiro não ficará alheio em dar sua parte de sacrifício a se doar como candidato a presidente, o Brasil lhe será muito grato. Parabéns pelo texto!

    1. Prezado Antônio, partilho de sua esperança de ver o Dr. Moro candidato a presidente, no mínimo ao Senado, mas devemos estar atentos à proposta de reforma eleitoral que, se aprovada, impedirá tanto a candidatura dele como a de muitas outras personalidades sérias e comprometidas com nosso país.

  28. Elogiar policiais militares amotinados, chamando-os de heróis é um ato de captura política. Propor excludente de ilicitude também.

    1. Sr Marcelo ...acredito que o Sr se refere e credita ao "Mico" (esse esqueleto político putrefato em que se transformou o ex mito) essas " afirmações desconexas! Nada a ver com o bem elaborado e auto explicativo texto do dr Moro

  29. A LUTA CONTRA ESTA POTESTADE QUE É A POLÍTICA BRASILEIRA NOS CONDUZIRÁ PELO CAMINHO DA ESPERANÇA E DA GLÓRIA COMO DESTINO DE NOSSA NAÇÃO. NOSSO MAIOR BEM NÃO PODEREMOS ENTREGAR A UMA QUADRILHA QUE ATUA EM TODOS OS PODERES E ESFERAS. BUSCAREMOS NOSSA LIBERDADE DE MANEIRA REVOLUCIONÁRIA. TEMOS A RESILIÊNCIA NECESSÁRIA PARA MUDAR A DIREÇÃO DESTA TRAGÉDIA QUE ABATE O NOSSO PAÍS E SABEMOS DA TENTATIVA DO SISTEMA EM IMPEDIR QUE ISSO ACONTEÇA. VENCEREMOS A GUERRA! #MORO PRESIDENTE EM 2022#🚔⚔☠✌

    1. https://www.oantagonista.com/brasil/codigo-de-lira-contra-eleicao-de-moro-e-inconstitucional/

    1. Esse é o HOMEM que vai tirar o Brasil da merda que se encontra.SERGIO MORO 2022.

  30. O diagnóstico é preciso e atual, mas precisamos avançar na fase executiva do fim colimado, ou seja, como fazer, quando fazer e custo de fazer...

  31. Não há problema de equilíbrio entre poderes nem falta de controle do POVO sobre o legislativo; o judiciário não erra e está sob controle do legislativo q sabatina corretamente cada sinistro... nossas leis não são ambíguas nem temos princípios constitucionais contraditórios o suficiente e em quantidade colossal p/ q o judiciário possa decidir o q der na telha... o supreminho não inverte SUA jurisprudência a cada estação.. acho q o articulista deve aplaudir o enquadro q um tal de Moro levou deles.

  32. Texto paupérrimo. Um desfile de slogans, platitudes, obviedades e generalidades que um bom estudante teria alguma autocrítica antes de escrever. Enquanto textos com essa profundidade for o melhor q nossas elites puderam fazer, continuaremos na chafurdando no atraso! Não passa pela cabeça positivista q nossa CF, nossas leis e códigos são tenebrosos, horríveis, contraditórios, ilegítimos (não escritos por representantes do povo; os q estão aí não representam DE FATO), inaplicáveis e ineficazes!

  33. Pena que pra fazer tudo isso funcionar bem, precisa de um BOM capitão, e pelo que vejo, MEU capitão não quer assumir a responsabilidade..... Ficaremos à deriva de novo!!!

  34. Brilhante Dr. Moro! Aplaudo este texto. Parece-me prenúncio de uma candidatura. Que seja isto a acontecer. Há um raio de esperança na mudança do nosso País. Grato pelo que o sr. já fez! Adiante!

  35. Para imitar o Mainard, digo: que vontade de votar em Sergio Moro. Digo também\; seus escritos são um alento e uma esperança para um novo Brasil. Obrigada por escrever para Cruzoé.

  36. Dr. Moro, rogo-lhe, transforme sua clara, prudente e inteligente análise em ação, CANDIDATE-SE. Faça uma dobradinha com a senadora Simone Tebet.

    1. Ao propor o excludente de ilicitude o ex juiz se colocou à direita do bozo.

    2. Excelente comentário Raphael Rocha, estou contigo!

  37. Me pareceu mais um manifesto, parabenizo Sérgio Moro por tudo que escreveu acima e me comprometo a votar nele caso decida concorrer à presidência.

  38. Que baita texto! Quase um manifesto de criação da República do Brasil! Precisamos muito desta voz no debate público brasileiro.

  39. Juiz Moro BOZO + parte do STF. + parte do Legislativo aproveitaram a pandemia e passaram a boiada do pacote de Corrupção. Revezes temporários . Importante não reeleger Senadores e Deputados que causaram esses revezes . Acredito apenas no Sistema Helvético Suíço , que decide quase tudo por Plebiscito . Acaba com essa politicagem do EXECUTIVO + LEGISLATIVO + Judiciário ( STF ) que protegem os corruptos

  40. Mais uma demonstração da lucidez e bom senso de Sérgio MORO na leitura de nosso Brasil tão castigado pela corrupção, corporativismo, clientelismo, corporativismo, parentelismo etc.

  41. Excelente resumo de um novo Brasil! Juntar pessoas inteligentes e eficiente s em suas áreas com ideias possíveis e participar do jogo democrático. Está lançando a possível mudança! O resto são continências

  42. Esta ai explicado com minuncias o que precisamos adotar para um Brasil justo e digno,e so adotarmos tal qual o ilustre cientista Dr Sergio Moro ACABA DE NOS ORIENTAR,

    1. Infelizmente a hora não é agora...Os três poderes infestados de cupim, não vão permitir que isso ocorra. O dia certo chegará, aí sim elegeremos Mouro para presidente do Brasil.

  43. Artigo muito bom sofre os reais problemas a serem enfrentados no Brasil. Apenas duas ressalvas: gostaria de ter visto com maior clareza e firmeza a defesa do liberalismo econômico e da necessidade de enxugamento e diminuição do estado, vida reforma administrativa séria e profunda.

  44. Como sempre com visão clara e sensata do que necessitamos para o país! Se todo brasileiro pensasse e agisse com este norte, hoje seríamos um país com esperança! Não à toa tentam destruí-lo…

  45. Torço para o Dr Moro na presidência, ou no senado. O problema é a qualidade do futuro congresso. Sabemos que quaisquer presidentes que assumam, com essa constituição, não podem governar adequadamente. É mister uma reforma constitucional e/ou uma reforma política. Boa sorte, Dr Moro, fique com Deus, sempre!

  46. Dr. Sergio Moro, os brasileiros que possuem consciência política e que tem discernimento das atitudes permissivas e corruptas dos poderes executivo, legislativo e judiciário veêm no sr. a esperança de um bom recomeço. Espero que o sr. seja candidato a presidente e vença a eleição no primeiro turno.

    1. perfeito seu comentário. faço de suas palavras às minhas.

  47. Irretocável querido Sérgio Moro. Não tenho dúvidas de que, se alçar a cadeira de nossa Presidência, será um estadista brilhante! Conte com o meu apoio, sempre.

  48. Excelente, dr. Moro. Tenho orado a Deus para que nada que possam fazer contra sua candidatura tenha êxito. Deus é um Deus de paz , equilíbrio e sabedoria. Por isso, eu creio que o senhor é o que mais se encaixa neste perfil, para ser nosso presidente, no momento político que vivemos. Não desista e aceite esse desafio. Estamos com o senhor.

  49. Eu compartilhei esse texto lindo com todos meus contatos no “WhatsApp”. Tirei vários prints do texto e os encaminhei para todos meus contatos com “recomendações” e pedindo para repassar o texto. Peço vocês caros leitores do “CRUSOE” para fazer o mesmo - para o bem da nossa pátria! CRUSOE me perdoe favor para assim violar os direitos! 🙏🏻

  50. Parabéns, Dr. Sérgio Moro! Seu projeto político, social e econômico para o nosso combalido país já está pronto. Como ficaria feliz de vê-lo tomar posse na presidência da república! Eu tenho esperança.

  51. Isso nao foi escrito so' pelo Moro. E' um manifesto politico de um programa de governo caso ele possa se candidatar a presidente da republica

    1. Está perfeito. Atende a todos os anseios da sociedade.

  52. Depois da afronta do "congressinho" ao povo brasileiro mostrando sua cara, tratando de inviabilizar sua candidatura sonhada pelo Brasil decente, pouca esperança resta de que um dia sejamos um País justo e confiante. Joguei a toalha Dr. Moro.

  53. O que se vê aqui nos comentários é um "bando" de puxa-sacos, mais preocupados em tirar algum proveito disso do que alertar Moro de que para vencer, precisa participar da guerra com seus "soldados". E o maior inimigo do povo hoje é aquele que mais lhe vitimou. O STF. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    1. QUEM ACEITA O MAL SEM PROTESTAR COOPERA COM ELE. (Martin Luther King).

    2. Aiaiai.. imaginas quantos soldados Moro terá nessa batalha? anota aí.. uns 60 a 70 milhões na pior das hipóteses.. ou seja, matemáticamente 1/3 da população brasileira..seu pessimismo é uma lástima..sem japonesismo valeu?

  54. Discurso de um plano de governo. Com o novo Código Eleitoral, você está impedido. Mas acredito que seria possível encontrar um nome que levasse estas mesmas propostas à pessoas que odeiam a POLARIZAÇÃO proposta

    1. Meu chapa.. vc está equivocado. Não existe, ainda, um novo código eleitoral em vigor. Existe, sim, uma tentativa de eliminar Moro no tapetão, com um arranjo de última hora num projeto de lei de uma deputada piauiense, de sobrenome Coelho, criando uma quarentena de 5 anos visando extirpar candidaturas de ex-juízes, procuradores etc nas eleições de 22. Terá de ser votada na Câmara e Senado, se der tempo. Entendeu agora?

  55. Bravo. Análise perfeita. Pena que não vislumbro algo promissor a médio prazo. Joguei a toalha nessa árdua luta. Muito ladrão nesta terra de Santa Cruz.

  56. O fortalecimento da democracia e das instituições com políticas públicas de transparência e de integridade, se faz necessário diante das incertezas que estamos vivendo.

  57. Dr Sergio Moro ,Sempre nos dando luzes,grande intelectual esta atento a realidade, com nocoes esclarecedoras da atualidade,sou assidua aos seus escritos de grande conhecimentos,

  58. Dr. Sérgio Moro É DECENTE. Dr. Deltan Dallagnol É DECENTE. Dr. Carlos Fernando dos Santos Lima É DECENTE. Dr. Maurício Valeixo É DECENTE. DR. SÉRGIO MORO, PRESIDENTE!

    1. Dr.Sergio Moro, meu apoio e de minha família V.Excelencia tem, só falta candidatar-se a presidência.

  59. É lamentável que velhos políticos engajados no clientelismo e na corrupção, estejam articulando proposta de reforma eleitoral com o objetivo de impedir a candidatura do Sr. Sergio Moro. Sob a batuta de Arthur Lira, o centrão e seus corruptos estão prontos para aprovar o projeto provavelmente em regime de urgência. Só nos resta tentar barrar a proposta no Senado.

  60. Sou Suíço e moro há 25 anos aqui no Brasil. Vou vestir a camisa verde amarela pela primeira vez na minha vida no dia o Senhor for eleito Presidente do Brasil.

  61. Acrescento: nós, leitores da Crusoé, estamos tendo o privilégio ímpar, e quase exclusivo, de saber que Sergio Moro, vai assumir esta complexíssima missão de, tomara, se expor a uma candidatura política em 2022. As forças do mal, capitaneadas pelos que já conhecemos, moverão montanhas pra eliminar essa grande ameaça aos seus nefastos projetos de continuar a roubar os sonhos de honestidade que os brasileiros ainda têm. Mas, MORO, Vencerá!

  62. Dr. Moro, parece que não somos somente nós, assinantes da Crusoé que acreditamos piamente na viabilidade de sua candidatura e eleição à Presidência do Brasil. A introdução, na calada da noite, de dispositivo que impõe quarentena de 5 anos a juízes e promoteres (PLC 112/21), a meu ver, deixa isso evidente. Que maravilha!

  63. Síntese perfeita dos grandes problemas brasileiros, mas, iniciar as reformas é tarefa para político experiente e capaz de enfrentar sem medo os cânceres que existem nas instituições para extirpa-los, para colocar o país nos eixos do desenvolvimento.

  64. Pela primeira vez, vejo Sergio Moro saindo do mundo jurídico e comentando uma sociedade como um todo, mesmo que superficialmente, ja que para aprofundar um pouco, exigiria uma extenção que não caberia numa coluna. E concordo com o que li. Sem querer ser pessimista, ideais como estes que compartilho com ele são da minoria da sociedade brasileira. Gostaria muito de vê- lo eleito, mas numa sociedade como a brasileira, a possibilidade disso acontecer é muito remota.

  65. Sr Sergio Mouro, sua presença na vida politica do país é necessária. Não em cargo majoritário, talvez como Senador já seria muito bom.

  66. Sendo esta a sua tendência, a qual está sendo amadurecida, pelo visto, fica aqui uma sugestão: seja sempre bem assertivo e empregue termos e palavras bem coloquiais e de fácil interpretação para a grande massa de brasileiros que torcem pela sua decisão. Mostre o tanto de bagagem que vc dispõe para, enfim, ser o candidato da 3ª via, que está faltando no cenário político do país. Em frente, meu chapa!

  67. Caro Sergio, só os menos interessados em assuntos de política não identificariam que, neste bem escrito artigo, estão apresentados seus primeiros traços de uma plataforma para uma travessia rumo à condução dos destinos nacionais. Identifico este grande salto que você dá nessa direção. Todavia, pense, repense se for preciso. Vc seria um grande presidente de nossa Nação. Se eu estiver certo da minha impressão desejo-lhe: Força e Fé. O brasileiro torcerá por vc.

  68. Excelente avaliação sobre uma agenda para o Brasil. Opinião lucida de alguém que te uma história de serviços pelo combate à corrupção no Brasil. Deveria aceitar o desafio de se candidatar à presidencia e entrar para história.e entrar para história

  69. Neste texto translúcido, o Dr. Sérgio Moro mostrou o caminho certo para se fazer a coisa certa e tirar o Brasil do caos e da desesperança. Força, Dr. Sérgio Moro, a Terceira Via precisa de mentes brilhantes como a do Senhor, Simone Tebet, Alessandro Vieira, Randolfe Rodrigues, Eliziane Gama, Álvaro Dias, Santos Cruz e Outros, além da Imprensa.

  70. Moro o Brasil precisa de vc. Que felicidade estariamos se vc fosse o nosso presidente. Vc foi, é e será o herói que o Brasil precisa.

  71. Sem reparos, para que o Brasil se torne uma nação digna de seu povo é preciso que o seu povo se torne digno desta nação. Para isto nossa educação teria que estar noutro patamar. Isto é dito há anos, quando maior o abismo educacional maior o fosso social. Por isso somos alvo fácil para populistas e oportunistas de plantão. Não vejo como implantar reformas essenciais a nossa "democracia relativa" a não ser passando por traumas pois de tramas já estamos de saco cheio.

  72. Sergio Moro, o seu texto de hoje, que para mim, é do candidato Moro, sintetiza todas às nossas mazelas. É um texto de uma clareza surpreendente. Todos conseguem entender e absorver os desafios apontados. Não precisamos de políticos personalistas, empenhados unicamente nos projetos q não vão além do seu umbigo e ego. Precisamos do senhor como nosso Presidente, q será uma peça a MAIS, se movimentando p/ o PROGRESSO do Brasil. A ORDEM no Brasil só virá com a grandeza MORAL. Pela moralidade é Moro.

  73. Precisamos de pessoas como você administrando nosso país! Precisamos de pessoas como você no congresso nacional pensando e formulando leis. Pessoas pensando sempre no coletivo!

  74. Dr. Moro, eu já ando acreditando que a "captura da agenda política por interesses especiais e nada republicanos" é articulada e praticada pela cúpula dos três Poderes. E o pior, o processo de captura se dá com o apoio e o conluio do quarto poder: a imprensa, a imensa maioria dela sempre pronta a apostar no "quanto pior, melhor".

  75. Perfeito!! É a visão do paraíso brasileiro. Só falta mesmo começar a implementar. Contamos com sua ajuda, por favor. #MoroNossaEsperanca

  76. Excelente matéria do Sergio Moro. Contamos com ele para poder implementar estas reformas no nosso país, com projeto de governo eficaz e transparente. Sendo assim, que o Moro possa se candidatar para Presidente em 2022. Espero que deixem!!

  77. Agora falou com presidente. E como candidato, só há 1 partido que tem os mesmos ideais e capacidade moral de acolher-lo. Novo

  78. Dr. Moro, com todo respeito, o Sr. precisa expor essas ideias além da Crusoe. Atualmente é a melhor revista investigativa do momento, mas é de um público que já vota no Sr.

  79. Já tem muito tempo que eu me recuso a votar, no menos pior, e vou continuar assim, nos não precisamos de heróis, só precisamos mesmo é de um presente sério e comprometido, com um plano de governo voltando a tudo isso, que o senhor acaba de escrever. Se o senhor vier como candidato, e com propostas claras assim terá o meu voto é o meu apoio com.

    1. Para se tornar Presidente Moro precisa antes se posicionar em face do STF, que lhe vitimou e à toda nação e não deixar "o seu povo", falando contra este sozinho em sua defesa. Os maiores generais e líderes participaram das grandes batalhas das quais se saíram vitoriosos. Que Deus ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  80. A cosanostra venceu essa batalha, não há dúvida, veremos a guerra quem sairá vencedor. Tá difícil, o lado podre é bem esquematizado, o lado bom ficou um tanto chamuscado

  81. Espero que você, Moro, possa ser candidato a presidente em 2022 como terceira via , o Brasil precisa de “choque”, alguém que combata a baderna que o Brasil virou. É inconcebível que um país como o Brasil, com as riquezas que tem, está entre as 9 maiores economia do mundo e ocupar um lugar no terceiro mundo. Falta o básico, pessoas passando fome e etc…. O Brasil não merece ter na presidência meliantes como Lula e Bolsonaro. Ainda tenho esperança de dias melhores. Ótimo texto !!!!❤️🙏

  82. Parabéns Moro. Sua visão de país, de mundo e da civilização assusta os oportunistas que se apoderaram do Brasil. Por isso, tratam de impedir sua candidatura. O futuro lhe aguarda.

    1. Ao término da leitura pensei exatamente assim . Ótimo plano de governo! Vamos juntos batalhar por Sérgio Moro Presidente! Juntos Podemos mais!

  83. Grande Sérgio Moro..quem dera se tivéssemos 100 políticos e juizes como o senhor.Gratidão eterna pelo que o Sr. Fez.outros tempos o trarão de volta.tenho esperança. Enquanto isto, por aqui, vamos nos afundando na lama

  84. Em termos de força de imagem, achei ótima a comparação entre escravidão e corrupção. Facilita a compreensão de tamanha miséria moral.

  85. Necessitamos de bons políticos pra tocar essa agenda de estado. Politicos caprurados pelo sisrema vão manter o padrão apresentado pelo Lula e o Bolsonaro e afundar ainda mais o país. Temos que nos livrar desses personagens na próxima eleição

  86. Toda verdade pode ser escrita em poucas linhas. Retidão é o que interessa. O resto não tem pressa, nas palavras do prof. Raimundo.

  87. Moro, o inocente, sabe de tudo isso, mas não sabia, há três anos, que o Bolsonaro era uma fraude, um corrupto. É muita inocência!!!

    1. Sr.Marcus do alto de sua sapiência "LEU" o actual e os ex presidentes,e portanto sempre anulou seu voto!!!Se assim foi prezado Sr.quantas vezes ganhou na Mega-Sena? O ex.Ministro da Justiça entendeu que era a oportunidade de "emplacar o pacote anti crime"o primeiro projecto do actual desgoverno a ser apresentado ao Congresso.Ele fez a coisa certa....abriu as informações do COAF,da mesma forma que abriu a ligação telefônica da "Di" para o "Lu"!Esse seu"Fel" é próprio ou é poste do Larápio?

    2. Aí ai.. é o que imagino.. um 5ª coluna, surgindo no alvorecer da redenção nacional. Um amálgama de tudo o que não precisamos. Vade retro, chapa..

  88. Realmente somente um personagem do quilate de Sérgio Moro pode explanar - com maestria - os dissabores de uma nação à procura de porto seguro. Por outro o Brasil real e das trevas existem elementos como Ciro Nogueira, Artur Lira, Margarete Coelho, Tofinho, Lewan, João Plenário, etc. Como poderia um senhor respeitado no mundo todo como Sérgio Moro, conviver de forma republicana com esses elementos que fazem parte da pior fase da política instuticional brasileira ?

  89. Abordagem brilhante sobre o momento atual. Argumentos contundentes contra aqueles que duvidam de sua capacidade para, caso decida concorrer em 2022, presidir o pais.

  90. Por favor, tornem este texto público.É um bom "spot" de um plano de governo decente, que o Brasil merece.

  91. Sempre preciso em seus comentários. É uma pena que homens probos não possam ter oportunidade de mudar este país que tanto necessita e afastar os maus brasileiros da vida pública.

  92. Caro Moro, definitivamente, ainda não me conformo com o q lhe fizeram e ao povo brasileiro. Temos uma classe política sem compromisso com o Brasil, sem vocação pública e sem escrúpulos. Mas tb até hoje não consegui entender sua aceitação de todas as arbitrariedades contra vc, a sistemática desconstrução de seu trabalho exemplar e a vitória - sim, conseguiram - desses crápulas todos, sem ideologia, sem vergonha e sem respeito pelas instituições. Vários dos quais no STF. Como pode não protestar?!

    1. Senhora Laura, parabéns pelo comentário. Essa é a maior virtude do nosso candidato Sérgio Moro Presidente, não responder àqueles que tentaram denegrir sua imagem. Verdadeira atitude de Estadista!

  93. Este artigo é de candidato mas deve Sua Excelência saber, que, a cada minuto de silêncio acerca da crise atual que beneficia o STF, do qual foi vítima, e que repercute sobre toda a nação, lhe faz perder um milhões de votos. Namastê!

    1. VIDAL, respira meu amigo. Todos os brasileiros de bem sentem nojo do STF. Mas para termos uma Suprema Corte decente, precisamos primeiro, ter um Presidente decente. Vencendo a eleição, Moro poderá indicar ministro probos para a corte. Quem sabe EU, você e outros colegas, não incentivamos alguns a saírem antes do prazo. Pense nisso!!!!!!!

  94. As pessoas racionais e de bem desse país, para além de quaisquer convicções políticas, jamais se esquecerão dos relevantíssimos serviços prestados à nação por esse grande cidadão, o excelentíssimo senhor doutor (merece muito a deferência) SÉRGIO MORO. Mais um texto brilhante!

  95. Vi aqui um comentário de candidato! Espero que esse texto seja a base da política que implantará no seu mandato! Esperança!

  96. sua visão sobre o que é necessário para o Brasil avançar como Nação, vem ao encontro do que muitos Brasileiros esperam de um próximo Presidente, apesar das medidas que, de forma casuística o congresso tenta barrar essa possibilidade, espero vê-lo como nosso próximo Presidente !!!!

  97. Honrado Dr Moro, infelizmente 70% da população desse país não merecem e consequentemente não querem tanta integridade e honradez. Por isso seja muito feliz longe desse caos aqui. Sucesso! Gratidão eterna por não ter se vendido!

  98. Irretocáveis as suas colocações. Um sopro de esperança por dias melhores. Há de surgir um grupo de líderes que compartilham de sua lucidez, Moro.

  99. Além do artigo excelente, parece-me que também li uma certa disposição para as eleições presidenciais em 2022. Apoio e votos oferecemos com fartura!

  100. JUIZ SERGIO MORO. SUA ATUACAO E INSPIRADORA E APESAR DA REACAO A LUTA ANTICORRUPCAO, O SENHOR PODE CONTAR COM UMA GRANDE PARCELA DA POPULACAO. ESTAREMOS JUNTOS COM O SENHOR NESTA LUTA.

  101. Parabéns pelo artigo Dr. Moro! Suas ideias, propostas são as que eu acredito para uma nação progredir. Muito obrigada pelo seu trabalho!

  102. Estou chegando na metade do livro "Operação Mãos Limpas", no qual o juiz Sérgio Moro escreveu o prefácio. Este livro mostra o quando a política na Itália era corrupta nos anos 90, da mesma forma que a "Operação Lava Jato" mostrou o nível estonteante da corrupção em nível Federal no Brasil, sem contar a corrupção que ocorre nos estados e municípios do Brasil. Mas entendo que o primeiro passo é termos o líder maior da nação comprometido com o combate à corrupção. Parabéns pelo excelente texto.

  103. Brasil precisa do Dr. Sérgio Moro, como o ser humano precisa do ar puro para respirar bons fluidos, limpar os pulmões.... ser feliz! Dr. Moro é a antítese da treva... é pura luz, energia boa. Que Deus te proteja!

  104. Dr. Moro, invista em sua carreira internacional. Será brilhante! Continue cuidando de seu bem estar e de seus familiares. O Brasil como sonhávamos jamais existirá e não merece pessoas como o Sr. Abraço.

    1. Infelizmente, concordo. Ele já deu sua contribuição. Tá mais que na hora de pensar em sua vida pessoal.

  105. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Truque de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  106. Nesse espaço " Amém " , "Sim senhor... " Abaixo falei de Sarney , Collor e FHC porque eles são de correntes de pensamentos diferentes e conhecem todos os grupos de pressão e de interesses que movimentam a política nacional. como governar sem saber lidar com essa gente ? Eles infernizam a vida de qualquer um que pise , mesmo sem querer , em seus " calos ". É preciso saber onde pisa para chegar ao destino sem sobressaltos ( impeachment ).

    1. Verdade. Pena que é um programa de governo bom demais pro Brasil. Aqui ainda nos dividimos entre Bolsonaro e Lula. Inacreditável este país.

  107. Mais um excelente artigo! Possível de ser aplicado se tivéssemos pelo menos 30% do Congresso com esse espírito. Contamos com sua difícil e espinhosa decisão de ser nosso Presidente em 2023. Tenho certeza de que ganhará, se for um dos candidatos. A ÚNICA via para 2022!

  108. Tenho certeza que muitos concordam com tudo o que foi escrito, porém diante dessa bagunça promovida por interesses políticos a esperança de que consigamos sair disso se esvai. A corrupção não acaba, faz armadilhas, será que dá pra parar essa engrenagem? O senhor seria candidato a isso? Se sim tem o meu voto!

  109. Que DEUS permita sua candidatura, porque a Camera Federal, esta tentando derrubar essa possibilidade. Em se confirmando sua candidatura que o POVO BRASILEIRO seja iluminado e permite sua ida a PRESIDENCIA DA REPUBLICA. Força MORO.

  110. nossos políticos são tão parasitas que estão nesse momento avacalhando ainda mais esse processo eleitoral onde os maus e corruptos podem comprar apoio livremente. essa concorrência desleal faz com que os bons e novatos não tenham a menor chance de participar desse jogo. a selvageria impera e a seleção natural perversa continua pois nossos filhos produzirão riqueza em outros países mais civilizados. sem esperança por aqui. esses parasitas autofágicos desaparecerão junto com o país. obrigado!

  111. Pouquíssimas pessoas conseguem ser inspiradoras no Brasil nos últimos 20/30 anos. Moro é uma delas. Barroso, Gabeira e outros pouquíssimos. Queria que o Brasil tivesse luz e inspiração para atrair os bem intencionados. Não são minoria, mas a bestialidade ocupou todos os espaços públicos e de poder.

  112. Perfeito! Concordo! Gostaria de acrescentar que um dos motivos para que a agenda não ande é que os pardidos políticos viraram sindicatos do crime e mesmo um deputado sério não tem como ir contra as determinações de seu partido. Ou seja, uma mudança necessária seria a redução do poder dos partidos, mas eles não irão abrir mão desse poder!

  113. Bravo 👏👏👏, discurso de um Estadistas! Sonho com a sua candidatura! Acredito ser uma decisão difícil para o Senhor, seria maravilhoso voce como Presidente da República do Brasil em 2022!

  114. E assim, de quinze em quinze dias eu recebo gotas de esperança e otimismo. Um pouco de luz nos labirintos escuros da política deste país desgraçado

  115. Perfeito, Dr. Moro. A corrupção tomou conta dos poderes. Anos de governos de coalizão aparelharam o estado com estruturas nocivas ao interesse público a ponto de hoje ser quase impossível desmonta-la. A resistência é enorme. Criam leis pra se proteger, anulam as contrárias, anulam condenações, soltam corruptos, suspeitam juízes. O butim é muito grande, não vão deixar acabar com ele, não vão correr o risco de um Sérgio Moro na presidência. Se uniram e o impediram de chegar lá. Se chegar, tiram-no

  116. Perfeito! Concordo integralmente! Ou este país acorda ou nossas crianças terão um triste futuro! A solução é relativamente simples, muitos países conseguiram mudar a trajetória, nós podemos também criar um futuro mais digno para nós brasileiros!

  117. Em um país onde o desenvolvimento pessoal é esperado que o Estado o regale... vamos ficar eternamente no dualismo da propina vs. a chacina... um sociopata corrupto contra um sociopata louco... o problema é que o corrupto é astuto... e o louco um ignorante!!!

  118. Bem, parece que se decidiu - pelo menos o artigo deixa claro. Tudo está muito correto, mas para fazer reformas estruturantes e profundas como devem ser feitas, o PR terá que apresentar isso de forma clara para os eleitores e, acima de tudo, abrir mão da reeleição. Fique 4 anos e escreva seu nome na história Dr Moro !!! Pense nisso (e dps retorne com o pedido do povo) Será q fui longe demais ???

  119. Verdade, doutor Moro. As pessoas passam. Porém, lá na Praça dos 3 Poderes as pessoas estão, egoisticamente, ocupadas com coisas triviais, coisas que passam. E o Projeto de Nação? Ficando pra depois.

  120. cada dia mais eu tenho vontade de ter o Moro como presidente do Brasil. É desgastante , revoltante , desesperançoso ,triste , deprimente ,etc, ficar lendo e ouvindo Bolsonaro. Bolsonaro é vazio de conteúdo , inteligência ,moral ética , honestidade ,etc.Precisamos ter mais responsabilidade na hora de votar , porque somos também responsáveis pelo que está acontecendo no país .

  121. Muito bom o artigo, vale a pena esperar a cada quinze dias o texto de uma pessoa como o Dr Sergio Moro sem demagogias e mostrando as nossas fraquezas e mazelas.

  122. Admiro muito Sérgio Moro e fiquei fascinada com as palavras, mostrando o que realmente precisamos, mas quando lembro que tem Deputados e Senadores, que vendem até a mãe em troca de dinheiro, vem o desânimo, mesmo escolhendo a dedo o meu candidato a deputado e senador. Parabéns pelo texto e pela visão. É de pessoas como Sérgio Moro, que o Brasil precisa.

  123. Fazer a coisa certa sempre! (Continuação) Votar certo, não basta, temos que monitorar o que os Representantes eleitos fazem com o confiança que depositamos em cada um. O primeiro passo é saber o que a pessoa fez, seu passado, o que falou, seus discursos ou publicações, se responde a processos administrativos ou judiciais, … Saber o passado pode nos ajudar a compreender o que a pessoa pode vir a fazer no futuro! Quem fez coisas erradas, dificilmente terá as condições para fazer o certo!

  124. Fazer a coisa certa sempre! (Continuação) Lembrando que os Líderes e Representantes mencionados no comentário anterior indicam e aprovam, dependendo da esfera, a cúpula do Poder Judiciário, os Líderes dos Ministérios Públicos, as cúpulas dos Tribunais de Contas e de Agências Reguladoras e Órgãos e Entidades com mandatos. O futuro está na mão da colegialidade dos eleitores, não basta votar certo, cada um tem que orientar os demais que para melhorar as vidas de todos, precisamos votar certo!

  125. Fazer a coisa certa sempre! Como fazer a transformação do Brasil de um país de poucos e para poucos? Em um Estado Democrático de Direito, pelo Voto, aprendendo a votar! Escolhendo líderes do Poder Executivo, e Representantes no Parlamento, dignos, corretos, competentes e bem intencionados! Mas não basta se preocupar apenas com a esfera federal, temos que dar atenção e ter cuidado com os líderes e parlamentos estaduais, distrital e municipais!

  126. Um texto em primeira pessoa e com características de um programa preliminar de governo. Pelo jeito, Moro será candidato. Bom sinal.

    1. Tomara 🙏. Mas a edição de hoje já traz uma reportagem pra mostrar que nosso Congresso está atento e vai tentar impedir que isso aconteça a qualquer custo.

  127. Sei que é pedir demais pelo que o senhor já passou - eu também não faria - mas candidate-se e aplique tudo o que escreveu. Com certeza nós o ajudaremos no que for possível, mas a cruz terá que carregar sozinho, o Poder é solitário. É a regra do jogo.

  128. Que bom podermos, ainda, contar com brasileiros inteligentes, cultos, determinados e patriotas nesse País. Depois do massacre psicológico que sofreu ao fazer a “coisa certa”, permanecer na luta é característica dos heróis.

  129. A clareza do que se fazer deve ser a principal qualidade do Timoneiro!! Permite até pequenos desvios de rota (com prudência) pois conseguirá retomar a direção. Tragicamente - por culpa nossa, os passageiros - somos navegados por uma visão turva, curta e influenciável, que insiste em nos defender de "krakens", sereias, etc. Felizmente temos exemplo de que associar seriedade, trabalho e competência traz resultados inacreditáveis. O conceito "Lava-Jato" é inspirador e inabalável. Parabéns

  130. apesar do linchamento moral da força tarefa da lava jato e especialmente ao Sr, sua coluna nessa revista nós enche de esperanças, corroboram com sua grandeza e correção enquanto cidadão e brasileiro. O SR FEZ A COISA CERTA SEMPRE.

    1. Moro e a nossa única solução . Brasil sem corrupção . Moro 💯 %

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO