SergioMoro

Mensagens e sinais

18.06.21

Foi surpreendente, nos últimos dias, a repercussão dos gestos dos jogadores de futebol Cristiano Ronaldo e Paul Pogba, durante entrevistas coletivas no âmbito da Eurocopa. O primeiro tirou duas garrafas de Coca-Cola de sua frente, apanhou uma garrafa de água e disse simplesmente “água”. O segundo tirou de sua frente uma garrafa de Heineken, sem nada dizer. Ambas as atitudes tiveram grande impacto, gerando constrangimento para os patrocinadores.

O fato é apenas mais uma prova de que mensagens e sinais de celebridades têm um impacto surpreendente e podem gerar consequências concretas. Isso também é verdadeiro em relação a mensagens ou sinais de pessoas ou mesmo de instituições públicas. Os efeitos de qualquer ato podem transcender em muito o alcance planejado. Palavras e gestos têm poder. Quando a palavra corresponde ao gesto se tem, além de coerência, um impacto maior. Se, porém, há dissonância entre eles, a palavra até pode ter algum impacto inicial, mas este irá se dissipar.

Um conjunto coerente de palavras e gestos pode gerar mudanças significativas. Um exemplo: durante a Lava Jato, a maior e mais exitosa investigação sobre corrupção no Brasil, houve uma convergência de atos provenientes de várias fontes que indicavam uma alteração no conhecido quadro de impunidade no país. Crimes graves foram revelados e tornados públicos pelas investigações; culpados foram condenados e presos; pessoas saíram às ruas para protestar contra a corrupção e empresas passaram a cooperar com a Justiça e a investir em programas de compliance. Também foram aprovadas mudanças na legislação, como a lei das estatais, que promoveram integridade. O próprio Supremo Tribunal Federal tomou decisões importantes, como a que autorizou a execução da condenação em segunda instância ou a que proibiu doações eleitorais provenientes de empresas. Tudo isso gerou um ciclo virtuoso em prol do combate à corrupção.

Mais recentemente, a prevenção e o combate à corrupção têm sofrido reveses entre nós. O exemplo mais notório consiste na revisão pelo Supremo Tribunal Federal da jurisprudência que autorizava a execução da condenação criminal em segunda instância. Mas os retrocessos não vieram só do Judiciário. O Congresso aprovou, por exemplo, uma nova lei de abuso de autoridade que tem efeitos intimidatórios contra a ação de policiais, promotores e juízes. Na linha do espírito do tempo, a Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 16, alterações na Lei nº 8.429/1992, dita Lei de Improbidade Administrativa. A lei foi aprovada na esteira dos escândalos de corrupção do governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello, como um remédio aos vícios da época. Mesmo sendo muito criticada deste então por parcela do mundo político, sobreviveu por mais de dezenove anos sem sofrer alterações.

Sob o argumento de que haveria abusos principalmente em processos contra prefeitos ou gestores do interior, a lei foi enfraquecida e, com ela, a prevenção e o combate à corrupção. Pode-se até argumentar que algumas mudanças eram pertinentes para evitar excessos – restringir a responsabilidade aos casos dos agentes que agiram com intenção não parece ser desarrazoado, mas outras medidas não aparentam encontrar justificativa razoável. Entre as quais, a fixação de prazos exíguos para investigações, sob pena de encerramento; a criação de um prazo inconstitucional de prescrição para o ressarcimento ao erário; o pagamento pelo Ministério Público de honorários de sucumbência em caso de improcedência; e a criação de uma prescrição retroativa para a ação de improbidade.

A rapidez da aprovação do projeto, sem que houvesse maior transparência sobre a redação final proposta, dificultou igualmente o debate da medida perante a sociedade e a opinião pública. Não encontrei disponível ao público, mesmo um dia depois da votação, a redação final do projeto de lei aprovado pela Câmara. Algumas pessoas bem-intencionadas, mas sem conhecimento dos detalhes, chegaram a louvar o novo texto como um avanço, por supostamente reduzir excessos. Não estão corretas, pois o conjunto geral não é positivo.

Há uma tendência internacional em prol da integridade e de políticas anticorrupção. Leis anticorrupção e antilavagem de dinheiro proliferam no mundo. A cooperação jurídica internacional contra a corrupção é crescente. Há aumento da submissão de casos de subornos em transações comerciais internacionais à jurisdição extraterritorial. O setor privado tem, coerentemente, adotado, cada vez mais, sistemas efetivos de compliance e políticas de integridade, parte deles inserido em medidas ESG. A tendência mundial é por mais integridade, maior prevenção e repressão à corrupção e não o contrário. Na última quarta-feira, a Câmara deu um passo em sentido contrário, o que não é bom.

Há tempo para o Senado corrigir os erros na alteração do texto. Além das consequências práticas ruins em se afrouxar os controles decorrentes da Lei de Improbidade, devem ser consideradas as mensagens e os sinais que o Congresso quer passar à população e ao mundo. Que tipo de país queremos ser? Mais ou menos tolerantes com o desvio e com a corrupção? Qual tipo de país mais atrai admiração externa ou investidores externos, os mais íntegros ou os menos? Enfim, são questões cujas respostas são óbvias. Se a obviedade será ou não compartilhada pelo Senado, saberemos adiante. Por ora, não são bons os sinais e as mensagens trazidas por mais esse afrouxamento dos mecanismos de controle e de prevenção à corrupção.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. só não confio nos ditos investidores. Pra mim, cada vez mais fica claro que não dão a mínima pra vida humana, democracia, liberdade ou quaisquer valores. Só viram oposição quando chega no bolso deles. Precisamos de uma elite intelectual, não financeira, comprometida com a ética pra guiar o país

  2. " O homem que destruiu o Brasil ". Mino Carta não publicou quem realmente é essa " jornalista " ( vive de " favores " em gabinetes. Patrícia Léllis " " Adélio de Saias ". Quem financia a estadia dessa sirigaita nos " States " ?

  3. A admiração externa com certeza será pelos países mais integros. Agora, tem um bocado de investidores externos, que infelizmente, se amarram num país corrupto.

  4. Sérgio Moro sou sua admiradora, gostaria muito de vê-lo como nosso Presidente, mas por admirá-lo tanto e querer o seu bem, não quero vê-lo envolvido com esta corja de políticos brasileiros. Vá brilhar fora do país.

  5. No meio de todo esse caos que estamos vivendo, uma das poucas coisas que ainda nos trazem um certo conforto é ler esses artigos provenientes do senhor e saber que existe alguem que comunga dos mesmos princípios e valores da gente.

    1. Reforço sua opinião, sinto-me um ET atualmente, até mesmo no ambiente familiar. Parece que somos os únicos a pensar e analisar os fatos atuais com os princípios e valores reais que sabemos e acreditamos serem justos.

  6. Redundante tecer elogios ao artigo do Dr. Moro. Como retirar dos poderes da República os maus.Como evitar que também atuem em prol da maldade contra o Povo,o próprio povo que vota nos maus,travestidos de cidadãos simples e bem intencionados por saberem o que sofre o Povo.Uma vez no poder, ali se ancoram por décadas.Mudar a lei resolve?Mas os maus são os gestores da lei, logo, nada mudará.Retirar os maus no voto?É um começo,junto com a Educação do Povo.Porém, está dominada tb pelos maus.

  7. Que nos próximos pleitos tiremos esses corruptos, que só exercem os cargos para os quais foram eleitos, por nós, para se locupletarem. Precisamos eleger pessoas como Sérgio Moro, para ocupar esses cargos, sob pena de acabarmos no precipício.

  8. E desesperador ver tudo isso acontecer e não poder fazer nada. Que pena não tenhamos várias Sérgio Moro, que Deus o abençoe sempre.

  9. O nosso país,infelizmente,vai sempre na contramão!Eqt a maioria defende leis mais rígidas no combate à corrupção,nossos congressistas só querem abranda-las,para favorecer seus pares corruptos e bandidos!

  10. Excelente comparativo entre condutas de pessoas públicas, que influenciam diretamente ou indiretamente as pessoas, inclusive quanto a postura da mobilidade política. Espero também que o Senado Federal tenha essa postura concernente a Lei(s) de combate a corrupção que é um "cancro" em qualquer sociedade.

  11. Estamos vivendo uma barbárie sob todos os aspectos. Andamos contra a maré do mundo civilizado. A CPI da COVID-19 é um exemplo degradante. Temos de tolerar políticos sem condição moral para apurar responsabilidades de qualquer pessoa, porque os poucos idôneos no Senado se omitem de enfrentar as investigações. Fica: o sujo falando do mal-lavado.

  12. Enquanto o povo brasileiro não se conscientizar de que precisamos limpar e oxigenar o legislativo estaremos retrocedendo em relação aos demais países. Exemplos bem atuais: - movimento pelo voto impresso e a lei de improbidade. Nossos parlamentares infelizmente trabalham em causa própria sempre. Enquanto pessoas de bem como o brilhante Moro estão a trabalhar pelo coletivo, os nossos políticos continuam trabalhando pelo "Eu e meu umbigo". Precisamos urgentemente da limpeza do Congresso, é isso!

  13. Caro Juiz Sérgio Moro, obrigado por haver tentado mudar este país e por lutar contra um sistema podre e corrupto, onde as pessoas que deveriam cuidar do povo, escarnecem e debocham de todos nós. Gostaria muito que o Sr. fosse presidente, mas te peço, NÃO CONCORRA. As pessoas irão votar no Sr. e elegerão para deputados e senadores, as mesmas pessoas que estão hoje aí roubando e rindo de todos. Infelizmente no final são essas pessoas que mandam, junto com seus amigos no STF. Obrigado novamente.

    1. Se não para presidente , então no mínimo o senado, precisamos sim de ti Moro! Tens muito a agregar pelo país. Precisamos despertar outros Moros pelo Brasil!

    2. Penso a mesma coisa. O Brasil não merece o Dr. Sérgio Moro.

  14. Quando a maioria elege candidatos " solitários " ( Collor , Bolsonaro Jânio ) é para tirar o comando de seu destino das mãos de gente como essa que repudiou a participação de Moro num evento. Um homem só jamais erradicará as " ervas daninhas " que sugam o suor do Povo , as riquezas da Pátria e mantém o subdesenvolvimento do País. A maioria elege mas um grupêlho domina a Nação. Por quê ? - Pela corrupção.

  15. Perfeita, sua análise dos últimos movimentos dos poderes q devem combater a corrupção no país. Até vejo bastante pessoas concordarem, mas infelizmente os exemplos não são encorajadores. A corrupção é a maior desgraça para o povo. Sou Moro!

  16. E ainda colocaram um dispositivo vedando os partidos políticos de serem punidos pela malversação dos recursos provenientes do fundo partidário. Um absurdo completo, se com a fiscalização q é feita pelo TSE, já há um monte de irregularidades, imagina sem ninguém para olhar e punir.

  17. Tudo isso é reflexo de um Congresso com políticos, na sua maioria corruptos, um Presidente da República conivente com a corrupção, um psicopata que aparelhou o Estado para se proteger. O Brasil vive um retrocesso.

  18. A semente das mudanças devem ser semeadas por brasileiros honestos e contrário desta corrupção moral nos entes das esferas da democracia. Dr Moro significa esta semente, todos acreditam em seus ideais, mas se o senhor se candidatar pelo.menos como senador, já demonstrará essa mudança , pois você e um homem da lei , e o Brasil terá oportunidades da nação conhecerem seus ideais, vamos mudar o SENADO, com grupos na luta a corrupção. Sou MORO em 2022, qual for sua escolha!!!

  19. Se queremos um pais melhor para nossos filhos, netos e gerações futuras, não podemos deixar de sonhar e lutar por esse objetivo. Infelizmente o bandidismo encravado no governo do nosso pais é descarado e conta com a complacência de quem prometeu, quando em campanha, combater e não aderir. O que vemos é uma família inteira trabalhando para destruir lentamente a justiça do pais, com a conivência das FA. Infelizmente se venderam muito facilmente como na Venezuela.

  20. "Moro admite a apoiadores que pode disputar a Presidência em 2022. O ex-juiz, no entanto, diz que a decisão só será anunciada em outubro. Revista Veja 20 jun 2021" BOAS NOTÍCIAS QUANDO CHEGAMOS A TRISTE MARCA DE MEIO MILHÃO DE BRASILEIROS MORTOS PELA COVID19 COMBINADO COM A INTENÇÃO CRIMINOSA DO SOCIOPATA QUE INFELIZMENTE AINDA OCUPA A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. MAS EM 2022 ESTAREMOS NOS LIVRANDO DE TODO ESSE MAL E DIAS MELHORES VIRÃO. JANOT, FERNANDO LIMA E COMPANHIA AO CONGRESSO🚔🔪☠

    1. Acredito que Moro seria a única terceira via possível, claro que os seguidores daquelas duas escórias não votariam nele no primeiro turno, mas, com certeza os brasileiros que não votariam neles, colocariam Moro no segundo turno, aí a vitória de Moro seria tranquila.

  21. Caro Moro, continue nos Estados Unidos (onde também resido.) Você já fez muito pelo Brasil, agora está na hora de você cuidar da sua vida e de sua família.

  22. Infelizmente Dr. Sergio Moro os políticos e os “supremos” Supremos não merecem nosso reconhecimento. São todos farinha do mesmo saco!!! Bem fez o senhor que decidiu que não vale a pena lutar por um país em que a população está dividida entre um ladrão e um genocida!! #NemLulaNemBolsonaro

  23. Vamos ter muito trabalho para por o Brasil em Ordem novamente. Aprovando novas Leis e consertando as que foram arruinadas. O Povo tem que entender e votar direito ...

  24. Esperança em reverter o estrago desse governo com o voto !!! Boas opções e um povo mais consciente. Só união das forças que pensam Brasil de verdade para mudar de rumo. Mitos fajutos, condenados e corruptos não deveriam mais ter espaço no debate público!!!

  25. Creio ainda,em uma posição do Dr.Sérgio Moro para,2022 Seja no senado ou candidato a presidência. a esperança e a última q morre

    1. Isso é fato Francisco, mas se não for ele para Presidente, quem seria? Ademais, ele eleito seria apenas 1 num universo de 81 senadores, o que ele poderia fazer? Com certeza muito pouco.

    2. Voto nele para qualquer cargo, acho que seria mais útil se ele fosse senador. Para presidente a luta é insana, vai levar muita bordoada injustamente.

  26. Acho que Moro vai analisar a conjuntura e se o povo apoiar com entusiasmo ele se candidata. Eu apoio ele candidato ou não. Ele já fez muito pelo país. Agora é nossa.vez.

  27. Se esperança! Desesperançado com poder da mídia do mercado e de gente competente nos ministérios da Economia, Saúde, Segurança , Educação e Trabalho com os nomes e a chapa : Moro presidente vice Simone Tebet ou outro nome feminino de peso. Se não tivermos nessa terceira via a melhor e a da praia .

  28. Acho que ainda é cedo para lançar a 3a via. A hora certa está chegando. Vamos ter calma. É hora de discutir e preparar o plano de governo da 3a via. Seja quem for só terá nosso apoio se apoiar lava jato, prisão em segunda instância, desburocratização etc. Devemos criar um fórum com as sugestões. Devemos também pensar em nomes ilustres para o congresso.

  29. Acho que Moro está com muita responsabilidade sobre os seus ombros. A verdade que nós brasileiros abandonamos a lava jato. Entregamos o país de bandeja para os bandidos. Hoje assistimos a mídia fazendo heróis como Renan, Lula, Gilmar e outros bandidos. O povo não reage e alguns querem jogar Moro na fogueira. Só uma manifestação gigante do povo brasileiro fará ele pensar em concorrer. Ele está certo.

    1. Sim. Análise perfeita, só depende de nós. Li um dos comentários falando de erros do Moro. Eu não vejo estes erros, mas nós realmente deixamos destruir o sonho da lava jato. Temos que fazer auto crítica. Se tivéssemos lotado a paulista duvido que estes parlamentares e o próprio Bozo tivessem coragem de afrontar o povo. Agora estamos nas mãos de bandidos.

  30. Caríssimo, durante o trabalho e sucessos da Lava Jato eu até criei uma expectativa de um país mais justo. Foi muito bom ver o país sendo passado a limpo. Uma quimera, mais uma vez se prova que o Brasil não tem solução.

  31. Prezado Moro, essa turma de corruptos quer te prender. Se o senhor realmente nao vier como candidato a presidente (uma pena, mas respeito seus motivos), pense em ser senador, para ajudar o Brasil e tb se proteger dessa classe política que, repito, quer lhe destruir. O senhor ficaria mais preservado assim.

    1. Infelizmente, o Brasil NÃO MERECE que o Dr. Sérgio Moro novamente sacrifique-se por nós. A MAIORIA DO POVO, QUE É IGNORANTE E CORRUPTA, VENDE SEU VOTO POR QUALQUER MIL-RÉIS, por conseguinte elegendo um Congresso igual ou pior que este LIXO que colocamos lá. Eleger-se Senador pra ser UM contra 80? O Dr. Moro não precisa de proteção, pois já tem a melhor possível. Morando e trabalhando nos Estados Unidos, está LIVRE das garras dos corruptos que querem prendê-lo e pode lhes dar uma banana.

  32. Dr. Moro, concordo 50% com suas críticas, mas é fato comprovado na melhor doutrina e jurisprudência que não se pode punir como ato ímprobo com ausência de dolo e dano ao erário. Ora, muitas vezes o MP propõe ação de improbidade por que o agente público feriu princípios da Administração Publica, por mera culpa, sem prejuízo ao erário. Deve ser punido o ato ilegal, imoral, que cause dano ao erário e não o erro grosseiro, o vicio formal sem obtenção de vantagem ilícita e dano ao patrimônio público.

  33. Senhor Sérgio Moro, o povo de bem e politicamente ativo, quer mudanças, quer o fim da CORRUPÇÃO no Brasil... Pedimos, candidate-se, faremos o melhor nas redes sociais pra elegê-lo, converse com o Senador Álvaro Dias e o João Amoêdo... VAMOS NESSA!!!

    1. Infelizmente depois que a máscara do Bolsonaro caiu STF e parte da Câmara e do Senado se reuniram e se organizaram para acabar com o combate a corrupção e os poucos que ficaram com os seus ideias não conseguem lutar contra essa força do mal.

  34. Você é um grande homem, uma pena que está cavando seu próprio ostracismo. Quem criticava seu trabalho vai continuar a fazê-lo por todo o sempre; seu distanciamento afasta a estima dos que te apoiaram desde o começo. Assuma seus erros. Às vezes devemos reconhecer em vez de dar justificativas. Isso preserva nossa humildade e integridade. É possível ser combativo e manter a diplomacia - embora a caterva tenha essa dificuldade. Então, permita-se falhar, mas não se permita abandonar o barco sem lutar

    1. O único erro dele foi confiar no cafajeste e ajudá-lo.

    2. ... Eu ainda não li no planeta Terra Plana qualquer desvio de Conduta do Dr. Sergio Moro. ... E você, com seu "Assuma seus erros", senhora Vitória. ... Mostra, aponte os erros, mas com documentos.

    3. Da. Vitória! De acordo com sua frase " permita-se falhar mas não abandone a luta" Bfds

  35. Brasil, país de cabeça pra baixo ou ponta cabeça como dizem os paulistas, onde o juiz é perseguido e o ladrão é solto subornando à justiça com o dinheiro roubado do povo. O juiz Sérgio Moro é uma esperança de vitória da diminuição da corrupção que nos envergonha, atrasa o desenvolvimento e aumenta a injusta é enorme desigualdade social em que vivemos.

    1. Dr. moro, todo o Brasil sabe que o senhor, homem honrado, foi enganado pelo atual Presidente. ele lhe prometeu até o cargo de ministro do STF. era pura enganação. quem ficou sem aposentadoria foi o senhor, que agora teve que ir para a iniciativa privada para sustentar a sua família. conte com o povo.

  36. Dr Moro ...a título de curiosidade esta twiteira(com as devidas desculpas ao bons ,profissionais e éticos/as) travestida de jornalista busca holofotes ....já que depois de Feliciano /Ed. Bolso/ e laudo técnico de mitomaniaca e outros até .....no estado do país que a acolheu já tem passagem pela polícia! Está a serviço de quem agora?Já que não se promover a custa da mesma laia procura agora outras praias menos poluídas.Pobres País! Desculpem este comentário que nada tem a ver com o artigo

  37. Dr.Moro!Parabéns por seu artigo!Concordo quando afirma que o círculo virtuoso recebeu a derradeira pá de cal com a alteração à lei dita de "Improbidade Administrativa"Agora começa pra valer o círculo vicioso que nos trará de volta o pior dos cenários do maniqueísmo eleitoral....ou Mico ou Larápio,blindados pelo tripé atuante GilLewFoli,e outros tais nas instâncias do poder!Precisamos de alternativas ...pode ajudar de Moro e sugerir?

  38. Dr. Moro, o senhor continua fazendo a sua parte pelo Brasil, porém a força da bandidagem tem prevalecido. O Brasil precisa do senhor, mas o senhor não merece esse abacaxi. Pense em vc e em sua família. Nós, os brasileiros que não aceitamos a corrupção, vamos apoiá-lo seja qual for a sua decisão quanto à disputa da faixa presidencial. GRATIDÃO POR TUDO. APOIO SEMPRE A MORO, A DELTAN E À LAVAJATO.

  39. E cada vez mais o Brasil se isola do que é importante para os países democráticos e civilizados. Sempre aproveitando a pandemia para passar a boiada. Devia ter uma lei que nesse período fosse proibido mudar as leis pois o povo não consegue participar ou por isolamento ou por estar cuidando de suas mazelas pessoais

  40. Ao mestre com carinho. Onde está aquela indignação do juiz ao conduzir os interrogatórios? Aquela antimaladragem sagaz, aquela rudeza necessária? "Hay que endurecerce."

  41. Infelizmente, com a saída do DR.SERGIO MORO, o Brasil voltou a ser dominado pela corrupção impune. Agora, temos de um lado a quadrilha do Bolsonaro, do outro, a quadrilha do Lula. Deus livre o povo brasileiro dessa caterva de salteadores! Pedro Geraldo

  42. É muito difícil pedir mais ao Sérgio Moro. Ele já fez muito pelo Brasil. Mudou o paradigma da corrupção. Meu voto seria dele.

  43. Quem dera este poder corrupto não te impedisse de ser presidente 2022. Aos corruptos espalhados pelo mundo.O Brasil tem vaga nas três esferas do Poder. Venham todos,fiquem ricos, nem precisam ser traficantes.

  44. Como sempre os bandidos aproveitam a omissão dos brasileiros de bem para fazer a festa. Até quando nosso povo vai suportar isso? Acho que devemos colocar melhores parlamentares. Estamos na contramão do mundo.

  45. O “mecanismo” continua, só mudou a mosca, mas o bolo continua sendo o mesmo. Eles fazem leis para se beneficiar e se manter no poder, agora ainda mais com essa nova lei, ou seja, mais corrupção e desvio de dinheiro público, afinal não precisam prestar contas de nada. Moro, meu conselho não se candidate, este país não tem mais jeito. 3 via sim.

    1. Ouso discordar. Jovens que são, os dois deveriam compor uma chapa majoritária independente. Talvez não fossem eleitos. Mas a semente estaria plantada. Façam mais esse sacrifício pelo nosso país.

  46. Eu li esse artigo e lágrimas escorreram pelo meu rosto. Fui fiel e ardorosa combatente dos movimentos a favor da LAVA JATO e do senhor. Continuo sendo. Talvez seja uma voz já solitária entre milhões que abandonaram o bom combate, para se aliar a politicos desonestos e corruptos. Mas, como sempre, seu artigo é uma verdadeira aula. Parabéns! Vi que o senhor foi seguido e filmado por aquela mocinha que é meio suspeita de acusar politicos indevidamente. O senhor ainda incomoda. E muito! #SOUMORO

  47. Dr. Moro... nem tudo está perdido...a batalha é árdua e os inimigos são perigosos e covardes mas temos coragem e determinação ....aceite comandar este exército do bem para retomar o país e fazê-lo justo para todos..

  48. O Sergio Moro com o pessoal da Lava Jato desenvolveram um trabalho insano para colocar o país no caminho da moralidade. O congresso espúrio faz um trabalho insano para voltarmos no caminho da imoralidade, com o beneplácito do stf que nos envergonha.

  49. terceira via so pode ser moro, nao temos outra opção, a população te seguira pois o senhor é a nossa esperança de um Brasil melhor , mais digno e honesto

    1. Jose, espero que ao se esgarçar a terceira via, a candidatura do Moro se torne inevitável. Acho que é a única com chance contro o bolsolulismo

  50. É muito triste pensar que é só isso que o Brasil e os brasileiros merecem? Corrupção na saúde, na educação..... na alma e na esperança dos brasileiros ? 😢.

    1. Infelizmente esse comentário de Sérgio Moro salvo raríssimas exceções no congresso será ouvido.

  51. Texto perfeito e no rumo que o mundo do bem almeja. Infelizmente no Brasil políticos sem escrúpulos e corruptos insistem em ultrajar a sociedade. Nesse quadro, forçoso concluir que o Brasil não deveria eleger nem Lula e nem Bolsonaro, pois ambos conspiram contra o ótimo trabalho exercido pela Lava Jato. Lamentável!

  52. Elegemos, por engodo e falsidade, um candidato que se encostou na multidão que apoiava a aprovação das 10 Medidas, assinando listas de sonhadores esperançosos… O Brasil 🇧🇷 cometeu um erro de difícil reparação e implora por MORO PRESIDENTE 2022… Precisamos de uma grande faxina no Congresso Nacional ou o próximo presidente, por mais bem preparado e probo que seja, estará de mãos amarradas para trazer o país de volta à normalidade. Infelizmente, missão quase impossível no quadro atual!

    1. Roberta Moro era o instrumento para essa limpeza, e continua sendo, se não é hora dele, e eu te entendo, mas sem ele e a lava jato que ele representa, o que temos é o que ele comentou nesse artigo. Não podemos esquecer Sergio Moro.

    2. infelizmente eu não acredito nesse país, também acho que Dr. Sérgio Moro não é hora para ele , precisamos primeiro limpa a câmara e o senado por que os ratos estão todos soltos. Eu não tenho esperança! Lena

  53. Diante dos fatos, fico me perguntando até onde isso tudo vai nos levar! O que será da nação brasileira? Como poderemos reverter essa total condição de impunidade? Será possível em algum momento?

    1. Aumentando a impunidade, esta corja vai continuar por muitos anos no poder.

  54. Sempre concordei com suas ideias e propostas, mas como conseguir colocá-las em prática se a maioria dos brasileiros não tem informações e instruções necessárias para votar em candidatos que podem fazer a diferença no parlamento? Sabe-se bem que um Presidente não consegue avançar nas reformas devido , em grande parte, ao parlamento. E a cultura do toma -lá- dá- cá se perpetuou.

  55. CR7 mesmo fora do jogo final da Eurocopa tanto incentivou que levou Portugal ao título. Foi o líder, sem jogar. O sr é um líder nato . O Brasil precisa de vossa liderança. Seja o candidato da terceira via. É a nossa última esperança.

  56. Caro e ilustríssimo Dr Sérgio Moro o senhor foi para nós brasileiros uma ESPERANÇA que nós nunca tínhamos visto aqui no Brasil ,me orgulho muito do senhor ter sido brasileiro ,mas o nosso imenso Brasil está desabando nas mãos desses políticos,a ganância e o poder esta cegando a todos,e somos nos que eles jamais poderiam deixar de esquecer. A Deus eu peço que nos ilumine porque esperança há aquela esperança ! já não temos mais .Que o senhor brilhe aonde for,hoje e sempre.🙏🏻❤️

  57. Admiro o seu otimismo. Nossos representantes políticos em grande maioria buscam mudanças para que eles mesmos não sejam punidos por seus crimes. Nós os elegemos e nós pagamos seus salários e todas as suas regalias. O senado deve piorar ainda mais o texto. A minha única esperança é que não demore para que seja feita a justiça divina. De resto não espero mais nada.

  58. Tudo de bom que acontece lá fora segue sendo repelido por aqui. O Bananal tem medo do externo, de competir e de aceitar que existem modelos bem melhores de gestão. Podem dizer que é complexo de vira latas, mas não é, é a simples constatação que que precisamos melhorar antes que a distância de civilizações mais avançadas aumente ainda mais. Não existe opção, temos que seguir em frente e não voltar ao passado

  59. Excelente reflexão. O exemplo é tudo. Porém vivemos em um país onde políticos e governantes não consumam ser bons exemplo. O recado tem sido dado diariamente, não acredito que em um curto espaço de tempo tenhamos pessoas com a coragem que vocês tiveram de enfrentar " o mecanismo".

  60. Você tem muita força ainda e milhões de seguidores que te apoiam . Dr Sérgio Moro vc é o único que pode nos ajudar a melhorar este país . Fora Bolsolula e Moro pra presidente em 2022

  61. partidos políticos independentes de ideologias, e Também sem nenhuma ideologia, estão tomando nossas riquezas sem nenhum pudor.

  62. “Que tipo de país queremos ser” ? Aqueles que iam para as ruas por mudanças... Dr. Sérgio Moro, sempre minha gratidão e respeito! Texto profundo....

  63. A câmera dos deputados foi na contramão do mundo: não só em relação a ligeireza da aprovação, sem muita discussão e com a ajuda da direita e esquerda: há corruptos dos dois lados. Lamentável!

  64. Tenho muita admiração pelo sr, Dr Moro. Impressionante a sua resistência em continuar tentando melhorar esse país. Eu já desisti. Não tem jeito.

  65. Brilhante texto. Infelizmente a descrença e a desesperança no nosso congresso e politicos no geral só cresce. A mediocrização do país se mostra a cada dia com essas atitudes do governo. Nosso futuro está sendo roubado. Não é raro muitos pais direcionarem seus filhos para fora do país. Isso é a maior prova de que uma geração de bons cerebros servira outras nações e não o Brasil. Uma constatação desanimadora.

  66. A minha decepção com os rumos do Brasil é cada vez maior. O avanço que tivemos na Lava Jato, parece ter sido em vão, com retrocesso igual ou maior, desde que sofremos o estelionato eleitoral do Jair. Pelo menos, fico contente de que o senhor, uma das pessoas mais atingidas neste processo, tenha encontrado um caminho de sucesso e reconhecimento mundial, a salvo, longe daqui. A nós, resta a luta de sempre, mais desesperançada que nunca.

    1. Quanto aos "sinais", os nossos dirigentes são campeões em passá-los à população. Sempre nefastos. Do não uso de máscaras até à velha máxima de que, no Brasil, "o crime compensa". O Bolsonarismo piorou muito o país. Arrependo-me amargamente deste voto.

  67. Os sinais do atraso foram subestimados. A convicção no combate à corrupção não foi tão veemente como parecia, mesmo porque a ignorância da busca constante pelos facilitismos continua forte como nunca. Políticos de sempre nunca duvidaram, por nem um instante, que as coisas voltariam a ser como antes. O país ainda pedirá desculpas à Lula e devolverá o $ dos criminosos, ñ sei se conseguiremos ser + decadentes do q isso... já ñ duvido q sempre vamos avançar, cd vez +, em direção à barbárie.

  68. Bom aspecto colocado, os sinais emitidos pelo governo são péssimos, os exemplos são os piores e as atitudes, além de retrógradas são imorais e até ilegais

    1. Não desejo esse mal a vc. Fica longe desse antro de corrupção que é o estado brasileiro

  69. Querido dr. Moro. Quantas adversidades estamos passando. Tantas máscaras caindo. Matenha-se longe dessa promiscuidade que é o Brasil. Estamos é muito cansados. Boa sorte.

    1. E pra quem haveremos de pedir socorro? Sou avó e quero um país íntegro, ético para meus netos.

  70. O brasileiro é tão desalentador que aqui está um excelente exemplo: a debandada quase geral da única publicação verdadeiramente independente da "banana republic". Como sempre, ficam os derradeiros leitores que torcem por uma reviravolta purificadora que nunca acontece.

    1. não desista do nosso Brasil Dr Sérgio moro

  71. Só há uma solução à vista para este "paizeco" de b.o.s.t.a: devolvê-lo paraPortugal, sem esquecer de pedir mil desculpas pelos "estragos". Ponto final!

  72. Pois é, caro Sergio. Do que te livrastes hem? Poucos, mto poucos, perceberam sua estratégica retirada da cena deste país de maus costumes e de soluções impossíveis. Fizestes o que deveria ser feito. Não se dá pérola aos porcos, diz o velho ditado português. Que esse país cumpra com seu destino: a implosão flamejante.

  73. O texto é elucidativo, mas é como correr atrás do vento, como diz o Pregador no "Eclesiastes". Não há, ainda, desapego às facilidades que só corrompem as nossas almas!

  74. Como nos libertar dos nossos algozes políticos? Sai PT, entra Bolsonaro, sai deputado da esquerda, entra deputado dito da direita, e fato é, que nada muda. O cidadão continua sustentando nas costas, tal qual o Atlas, o castigo de eleger políticos tão medíocres, que se curvam à corrupção e a um Estado ineficiente e perdulário. Uma 3a via, cujo melhor nome é Sergio Moro, seria uma esperança, para avançarmos no combate à corrupção, com mecanismos que não permitisse retrocessos.

  75. Prezado Sergio Moro, muito bem elaborados seus textos e com análises que somam muito ao debate público. No entanto, chegou a hora de largar a caneta e lançar a sua candidatura!!! O caminho não é fácil, sabemos, mas é a única maneira do brasileiro voltar a ter uma vida de esperanças. Acreditamos em você!!!

    1. Caraco.. não aguento mais ler tanta ingenuidade, quase estupidez dessa massa desinformada. Simplesmente, desisto!

  76. Como sempre, preciso e atual o artigo do Moro. Brasil se movendo de marcha à ré na estrada da luta global contra a corrupção. Sinto-me envergonhado como brasileiro. Sinto extrema vergonha dos políticos que, teoricamente, me representam. Essa classe política, na verdade, me assusta. Sua absoluta falta de escrúpulo e de pudor está nos atirando em um grande precipício. Gravíssimo o momento.

    1. Verdade Paulo, sinto vergonha de uma CPI onde os que nos representam se degradem sem escrúpulos, cada um puxando pro seu lado. Não vejo ali preocupação nenhuma com os 500 mil mortos muito menos com o Brasil. Precisamos urgente voltar a ter políticos idealistas como Sérgio Moro que combate os problemas na raiz.

  77. Enquato elegermos políticos cleptocratas é o que teremos. É necessário atacar a raiz do problema: o sistema político partidário.

  78. Os poderes legislativo, judiciario e executivo sao os professores do nosso povo. Com os ensinamentos mostrados, lerdeza na execução, afrouxamento de leis, foros privilegiados, impunidades, legados de outros governos, que se pode esperar desse país? O que se fez de bom na Lava Jato, está sendo destruido. E como ja foi dito ISSO AQU É BRASIL

  79. o que temíamos aconteceu, a reação das castas que parasitam esse país foi violenta. o sentimento atual de frustração é bem grande. lamento profundamente que o trabalho que vocês fizeram brilhantemente foi degenerado. continuaremos cínicos e subservientes a essa casta. filhos e netos dos que ainda têm a oportunidade vão seguir suas vidas em outras nações mais civilizadas. cenário desolador que ficou! mas siga por aí, os brasilieiros ainda não te merecem! precisamos de mais 10 anos para começar...

  80. Estranho. O moderador da crusoé virou censor. Não publica nenhuma msg minha. E msgs de linguajar chulo ou claramente de "bots" (não há nenhuma ligação entre o comentário e a matéria) saem direto. 🤔🤔🤔🤔🤔

  81. Dr. Moro falar da qualidade e verdade do seu texto é pleonasmo. Mas tudo o que disseste na sua saída do governo se concretizou. Sofremos um estelionato eleitoral. Tinhamos um congresso renovado, o povo apoiando, mas no meio do caminho havia filho, havia filho no meio do caminho. A pandemia se por um lado colocou o mundo de joelhos, por outro foi providencial para o mundo político, pois não fomos às ruas pq as pessoas de bem respeitam as normas sanitárias. Simples assim. Deus o proteja

  82. As instituições públicas cada vez mais retrocedem, isso é muito ruim para o país, a fama já não é boa no tema corrupção, agora então com essas aprovações encobertas de leis. Políticas sem transparência não condizem com ações de integridade. Apostar no setor privado e escolhermos bons governantes é o certo a fazer. Obrigada sr. Sergio Moro 🤗 Com tanta sabedoria deveria ser nosso Presidente.

  83. Dr. Sérgio Moro, a verdadeira população brasileira de bem (não aquela fanática pela fraude que está na cadeira da presidência) suplica que o Dr. reconsidere a sua decisão de não se candidatar e nos dê a opção e a esperança de um Brasil melhor. Seria mais um, e até o mais honrado papel que o senhor prestaria ao país. É muito triste ver como está o Brasil hoje e amanhã ter que ficar entre JB e Lula.

    1. Assim como massacraram Moro e a Lava Jato, todos os poderes devidamente articulados, acho que fariam pior ainda na campanha eleitoral. Não sei se temos direito de exigir de Moro mais este sacrifício. Mas...e se ele se candidatasse ao Senado? Certamente ganharia, seria menos combatido e poderia ir se apropriando do jogo político de Brasília, interferindo na elaboração de leis e quem sabe no momento seguinte...realizar nosso sonho!

  84. Seu texto é muito claro. Há clareza também, acredito, para a maioria da população a respeito do que se passa no Congresso. Mas não podemos com eles, esta é a verdade. Fazem tudo isso na nossa cara, desde sempre. Não tenho esperanças

  85. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  86. Infelizmente a pandemia está dificultando a mobilização da sociedade contra esses retrocessos. As manifestações em mídias digitais não são suficientes pra barrar o ímpeto pro corrupção desses legisladores e do proprio Stf

  87. Bom ler suas publicações quinzenais neste canal, Dr. Sérgio Moro. Aguardamos, muitos de nós, que nos dê a oportunidade concreta de evitar a trágica possibilidade de ter como opção apenas as duas correntes em evidência no tempo atual.

  88. Excelente opinião do Dr Sérgio Moro, as eleições se aproximam e cabe a nós brasileiros de bem demonstrar através das redes sociais quem não merece nosso voto, pois só assim o povo terá conhecimento de quais políticos são defensores do sistema corrupto.

  89. Sabemos que trocar o presidente pura e simplesmente não mudará nada se não houver renovação substancial no congresso, e as perspectivas não são nada boas, mesmo assim gostaria de tê-lo como candidato, por favor se posicione...

  90. Que saudade da Lava Jato! Que saudade do Moro! Que saudade daquela esperança de um País forte, que podia combater a corrupção! Acabaram com nosso sonho.

  91. O ambiente dos congressistas é de corporativismo.Com raríssimas exceções , são contra a lava jato, embora, com os holofotes, afirmam ser a favor do combate à corrupção. A prática do caixa dois sempre foi empregada pelos políticos para custear campanhas eleitorais. Oportunidade também, para usufruir para o próprio benefício. As prestações de contas são um faz de contas. Não espelha a realidade. Estas são tipos de corrupção amenas. Não tem limite. Há esquemas sofisticados.

  92. Caro Sr. Sérgio Moro. Há uma única esperança nesse país de se amalgamar uma frente do bem na próxima eleição presidencial, e ela se chama Sérgio Moro. Se não há interesse de encabeçar uma chapa, que pelo menos apoie explicitamente uma coalisão que possa sinalizar uma opção à barbárie que se desenha nesse míseravel país. Não se omita, continue a sua luta pelo se "fazer o que é certo" e decente.

    1. Confio que, a tempo e a hora, Sergio Moro apresentará seu nome como candidato à presidência em 2022, e terá todo o meu apoio.

  93. Caro juiz (creio que esse título nunca o abandonará) Sérgio Moro, talvez a única esperança de uma terceira via viável em 2022 seja realmente o seu nome, apesar de todas as fake news espalhadas desde o auge da Operação Lava Jato contra o senhor. No entanto, me pergunto se é possível governar esse país de forma séria com um Congresso corrompido como o nosso. E o pior é ver as falhas da nossa Constituição, que permitem o aparelhamento das instituições de Estado por políticos corruptos

  94. Doutor Moro, que tempo bom quando a Lava-Jato estava a todo vapor e confiávamos totalmente no senhor e na equipe de Dallagnol. Agora é só tristeza e desesperança. Todo o trabalho destruído pelo Congresso imoral e pelo governo do genocida. Os senhores, homens de bem, moram em nossos corações e em nossas melhores lembranças. MS

  95. Como sempre, um excelente texto. Sei que perdemos a chance de ter um homem da grandeza de Sergio Moro na política mas serei eternamente grata pela sua luta contra a corrupção. No momento estamos perdendo de lavada mas a semente está fertilizada, vamos aguardar. Ass.: uma petroleira aposentada.

  96. Infelizmente combater a corrupção é um tema que assusta o Congresso e o STF, ao ponto do lewandowski dizer que Lava-jato foi ruim para o Brasil e ser prontamente questionado pelo Min. Barroso: "quer dizer então, que a corrupção é que vale a pena?" Parabéns pelo texto Dr Moro! Ficaria muito feliz em poder votar no Sr.

  97. Dr, Sérgio Moro, todos eles mentem, mentiram ontem, mentem hoje e continuarão mentindo novamente, pois mentem impunemente.

  98. Uma alegria extra na sexta feira é saber que a essa revista traz sua coluna, Moro. A elegância contida nos seus textos que abordam os assuntos mais escabrosos me encanta e ao mesmo tempo desperta minha imaginação: RA, totalmente comprometido com o que há de pior na política e nos meios jurídicos esperneando ao ler sua coluna. Pois é, sou terrivelmente humana.

  99. Caro Dr. Moro, sei que será um sacrifício enorme de sua parte e de sua família, mas, quem poderia lutar pelo Brasil contra essa maldita corrupção? Gostaríamos de ver o sr no debate e disputa de 2022. Que Deus lhe conceda forças.

  100. O gesto do jogador Cristiano Ronaldo tem coerência com o que ele defende, que é a adoção de um modo de vida saudável. O gesto vindo do Congresso Nacional também é coerente com o que pensa a maioria que o compõe, que é a autoproteção em detrimento da defesa do bem comum. Governos que adotam práticas anticorrupção só o fazem porque seus cidadãos não consentem que o dinheiro público seja usado de outra forma que não seja a de prover educação, saúde e segurança de qualidade. Que inveja tenho deles

  101. Parabéns Sérgio Moro, como sempre brilhante, infelizmente "estão passando a boiada" e cada dia é uma afronta maior para a população.

  102. na lava jato vivemos no país um momento virtuoso, onde pessoas virtuosas de todas as instituições, se somavam a esse combate da corrupção e buscavam a melhoria do nosso país, hoje vivemos o oposto, oportunistas se unem para desfazer todo esse trabalho! que em 2022 os virtuosos se unam novamente !!!

  103. Obrigado por tudo, Sérgio Moro. A Lava Jato foi um sopro de esperança, devidamente apagado por Gilmar e todo establishment. Não há esperança. A melhor saída é Guarulhos. O Brasil é inviável.

  104. Grande cidadão brasileiro, Sérgio Moro! Infelizmente, a caterva que assola a nação e grande parcela da população preferem os criminosos. Com essa gente, o Brasil não corre o menor risco de dar certo

  105. O legado da lava a jato somente poderá ser salvo caso os seus principais atores candidatem-se a mandatos no Congresso Nacional.

  106. Parabéns dr. Sérgio Moro! Um dos poucos homens íntegros desse país. o Sr. não merece conviver no meio de tantos canalhas. Fez bem em ir embora respirar ares mais democráticos e mais justos!!

  107. infelizmente, para o político brasileiro, o dinheiro fala mais alto, sempre! Caráter, honra, princípios, amor a pátria, são frases para eleição.

  108. Brasília esta dominada por uma elite corrupta e sociopata, nenhuma instituição se salva! É o COVID da elite! Está tudo contaminado! País sem esperança!

    1. Sou e serei sempre MORO! O dia que desisti mesmo de Bolsonaro foi quando você teve a hombridade de sair deste governo acéfalo e que sem caráter! MAS não acredito que você aguentará o baixo nível de debates e interesse dos políticos de HOJE! infelismente!!!!!

  109. ... Obrigado Dr. Sergio Fernando Moro por mais uma aula de civilidade. ... O país avança na contramão. ... Desesperança é o que sempre me vem à mente. ...

    1. Parabens! Excelente analise ! Necessitamos manter a esperança !👏👏👏🙌🙌

    2. Dr Moro , nosso sempre muito obrigado . Os macacos da motociata , deveriam sim , sair às ruas para exigir sua cadeira no STF . Ainda temos esperança que se o senhor não se candidatar a presidente, pelo menos a Senador ,para na próxima à presidência . 👏👏👏👏

    3. ... Ah, após ler a coluna do Mario (nada mais surpreende!!), passamos de "País do futuro" a "país à espera do fim da picada. que nunca será a última.". ..

    4. Mais um texto magnífico e esclarecedor. Parabéns, Dr. Moro, mais claro impossível!!!!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO