SergioMoro

Silêncio ou mentira?

04.06.21

O grande interesse sobre a CPI da Covid instaurada no Senado Federal e a ampla atenção dada aos depoimentos reavivaram, entre nós, os debates sobre o direito ao silêncio. É um direito muito conhecido, mas um pouco controverso: por qual motivo, afinal, deve existir um direito ao silêncio? Ele também contempla um direito à mentira? O investigado pode, além de calar-se, mentir?

Esse espaço na Crusoé não é destinado a grandes teses jurídicas, mas, abusando da paciência do leitor, resolvi, sem apelar para o juridiquês, tratar do assunto de modo a torná-lo interessante e compreensível.

A origem do direito ao silêncio tem um pé na religião. Um comentário de São João Crisóstomo, do século IV, sobre uma carta de São Paulo aos hebreus é usualmente apontado como fonte originária do direito ao silêncio. No comentário, os cristãos são instados a revelar seus pecados, via confissão, perante Deus. O mandamento gerou o argumento de que, se a pessoa deve revelar suas faltas a Deus, não deveria ser obrigada a confessá-las em público ou às autoridades.

A alegação evoluiu para repudiar que as pessoas fossem colocadas em um cruel dilema moral diante das autoridades: confessar seus crimes e assim condenar o seu corpo – lembrando que, historicamente, as penas no processo penal eram usualmente morte ou açoites – ou mentir sobre os seus crimes e assim condenar a sua alma, não devendo aqui ser esquecido que se jurava perante Deus ou a Bíblia e as convicções religiosas à época eram muito mais fortes do que no presente. Então, passou-se a entender que o investigado não deveria ser obrigado a depor no processo sob juramento. Não era bem um direito ao silêncio, pois ele precisava falar para se defender, já que a presença dos advogados nos julgamentos penais não era comum antes do século XIX.

Em um desdobramento histórico no sentido contrário, o direito ao silêncio foi anulado na Europa Continental entre os séculos XIII e XVIII, quando foi admitida a utilização da tortura ou dos tormentos para obter confissões involuntárias. Já no Direito anglo-saxão, a prerrogativa seguiu preservada, pois não se admitia tortura nas Cortes da Common Law. Surgiram casos célebres de investigados que invocaram e exerceram o direito ao silêncio, como Thomas Morus e John Lilburne. Com o tempo, essa garantia passou a ser associada à liberdade religiosa e de consciência, inclusive de criticar o governo e as autoridades, já que o processo penal era utilizado não raramente para buscar conformidade religiosa e punir o dissenso político. Provavelmente, essa é a principal razão da força ainda atual do direito ao silêncio em nossas consciências, ou seja, a sua vinculação a essas liberdades fundamentais.

Com o progressivo repúdio à tortura e a sua abolição, o direito de manter-se silente ressurgiu com força na Europa continental, até como uma reação aos excessos anteriores. Mas foi ainda o direito anglo-saxão o seu local de maior força, tendo ele sido incorporado na Constituição norte-americana como um dos direitos fundamentais ainda em 1791. A título comparativo, nos textos constitucionais brasileiros ele só surgiu em 1988.

Mais recentemente, à prerrogativa de ficar calado passaram a ser até mesmo agregadas advertências ao investigado de que ele pode exercê-la sem sofrer consequências em razão disso. São as famosas advertências de Miranda criadas pela Suprema Corte norte-americana no precedente Miranda vs. Arizona, de 1966, e que se espalharam pelo mundo e se popularizaram pelos filmes policiais norte-americanos.

Mas é também no Direito anglo-saxão que o direito ao silêncio é tratado de uma forma diferente do que foi utilizado em alguns outros países, como no Brasil. Entende-se que esse benefício permite que o investigado se cale no processo penal. Ele não é obrigado a falar e do silêncio não se pode inferir a sua culpa. Mas se ele resolver depor, sob juramento, ele responde pelo crime de perjúrio quando mentir. Afinal, é uma escolha dele falar e, se ele optou por depor, renunciou ao direito ao silêncio e aos privilégios que o acompanham.

Alguns estudiosos alegam que a possibilidade de o investigado depor sob juramento surgiu de uma reivindicação dos próprios advogados de defesa que entendiam que os jurados faziam uma inevitável comparação negativa entre o depoimento do investigado, já na condição de acusado, que não prestava o juramento de dizer a verdade, e o depoimento das testemunhas, muitas vezes a vítima, sempre sob juramento. Atendida a reivindicação, com o bônus veio o ônus.

No Brasil, a Constituição de 1988 e a lei processual penal preveem o direito ao silêncio para o investigado. No Código Penal, há previsão do crime de perjúrio, mas ele só abrange o depoimento falso da testemunha ou do perito. Não contempla o investigado. Isso não significa que há um direito de mentir, mas apenas que a mentira do investigado não é punida como crime. Alguns podem achar a diferença muito sutil, mas não se trata da mesma coisa.

Exerci por 22 anos a magistratura e tomei muitos depoimentos. Minha impressão sempre foi a de que faz bem ao investigado dizer a verdade se for inocente e a de que ele age melhor se fica em silêncio quando é culpado. A mentira nunca é uma conduta digna, ainda que o investigado possa ter motivações fortes para faltar com a verdade. É também uma sabedoria prática dos advogados de defesa de que o investigado deve calar-se caso, sendo culpado, não tenha um bom álibi. Afinal, se ele for surpreendido na mentira, perde a credibilidade.

Embora eventuais mentiras contadas em uma audiência pública por pessoas investigadas possam trazer revolta aos espectadores, não há o que fazer a esse respeito, pois a lei brasileira não pune a mentira de quem é investigado. Para a testemunha é diferente. Mas, se a testemunha estiver na condição real de investigada, ela terá o mesmo direito. Não deixo, porém, de observar que muitos talvez fizessem melhor se simplesmente ficassem em silêncio, exercendo dignamente o direito de tão longa tradição. Lembramos de Thomas Morus e de John Lilburne de uma forma muito positiva, mas não há recordação favorável de pessoas que mentiram sob juramento. Não é sem motivo o ditado conhecido de que o silêncio vale ouro.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Dr Moro! Vamos diretos ao assunto! Ou o dr nos ajuda a encontrar a via do círculo virtuoso ou o maniqueísmo BoLu vai nos manter neste círculo vicioso que faz décadas afunda o Brazil! Se sua educação ,ética e respeito às instituições não permite ser mais assertivo pelo menos deixe-nos entender qual poderá ser a saída deste pacto do diabo entre Hitler e Stalin que tudo fazem para no turno final dependendo do julgamento votar no menos pior!Chega de Mico e Larápio e tudo o que fingem representar!

  2. Heeeeiiiitaaaa...tamos ferrados...só a justiça divina. Lembrei do meu pai, uma pessoa de bom coração; Se não tiver inferno, vou tomar um prejuízo danado.

  3. Dr.Moro! Parabéns pelo excelente texto!Da origem das razões do silêncio até aos dias de hoje podemos entender como nossa constituição neste tema veste muito melhor na maioria das vezes ,o "malandro arteiro" do que o "Ético honesto"! E para ter a certeza que o círculo vicioso não se encerra o Tripé "Vampiros Togados /GiLewFoli"interpreta e defende de maneira mais bizarra este status quo já no passado foi mencionado por D'Gaulle(Le Brésil c'est pas un Pays sérieux) !De Moro muito obrigado

  4. Faz parte dos instrumentos necessários para garantir a liberdade de pensamento. Infelizmente não podemos confiar nas razões que muitas vezes levam uma pessoa ao banco de réus. Onde houver a ação do ser humano, este humano ser pode ser corrompido, é o que a História mostra, não importa o cargo ou as vestes. Louvável os que se mantém isentos as tentações que corrompem as condutas. Não são muitos.

  5. Quem se cala diante de um interrogatório, está automaticamente revelando o sua culpa, delito ou crime, e quem mente, está cometendo um crime...

  6. Obrigado pelo excelente texto. Como cidadão, me parece absurda esta situação de "aceitar-se" a mentira sem punição do investigado que falta com a verdade. Esta "cultura" da mentira perante investigação está desmoralizando nossa sociedade. Está na hora de legisladores conscientes criarem leis para reparar esta anomalia. Me parece que o Dr. Moro bem poderia pensar em, quem sabe, candidatar-se à Câmara ou ao Senado e assim, melhorar a qualidade do legislativo.

  7. Excelente artigo. Culto, bem informado e acompanhado de análise impecável. O Juiz Sérgio Moro prestou inestimável serviço ao País. Por isso foi punido pela própria Justiça. Mas, a Operação Lava-Jato ressuscitará. O direito à corrupção não se instalará no Brasil.

  8. Eu diria que a mentira é o princípio de todo o mal, infelizmente é algo muito comum na humanidade, na política então... Mentir significa falsear a verdade transmitindo uma informação enganosa como se fosse verdadeira. A jurisprudência não é o meu forte, mas vendo por outra ótica, o silêncio é um mandamento bíblico, está em Provérbios 10:19 Na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente. Mesmo assim, há quem silencia a verdade.

  9. Como sempre, aprendi com seu texto, Dr. Moro. Faltou um parágrafo sobre o direito ao silêncio solicitado por depoentes na CPI da covid no Senado. Primeiro, a CPI foi imposta ilegalmente por um STF politicamente contaminado. Os membros são senadores que não merecem o mínimo de respeito de cidadão de bem desse país. Pessoas, como a Dra. Nise, são destratadas, desrespeitadas, agredidas se não disserem o que os inquisidores querem ouvir. E há muito mais. Silêncio.

  10. Muito bom. Moro você me esclareceu muitas coisas. Realmente ouvir pessoas mentindo descaradamente é algo muito irritante, mas os nossos políticos de hoje no Brasil sem generalizar é uma mentira só.

  11. Muito clara e importante sua aula sobre o silêncio voluntário, em momentos de inquéritos judiciais, observado por testemunhas e investigados após juramento… tomara chegue ao conhecimento de certas personalidades que frequentam a CPI da COVID!

  12. Sempre pela verdade. Ela deixa a vida mais leve, solta, fácil e caminha numa estrada de paz e tranquilidade... Adorei esse texto. Gosto de história...

  13. Sempre me introugou muito o fato de que, segundo varios prossionais de direito, o advogado não teria compromisso com a verdade e sim apenas com a defesa de seu cliente. Isso é verdade? Se positivo, minha inquietação consistente na agressão a consciência desse profissional. Imaginemos o advogado, por exemplo, de formação cristã e que acredita no ensinamento de que só a verdade liberta.Ele é levado a sustentar uma metira por questões meramente profissional, servindo a dois senhores.Dumar com isso!

  14. Muito boa a explicação, embora difícil de aceitar por um leigo como eu. Afinal, um acusado calar-se não é obstruir a aplicação da lei? Isso e outros tantos direitos de condenados são difíceis de entender.

  15. O silêncio na CPI ao contrário dos tribunais não protege de forma alguma os depoentes, seja na condição de testemunha ou de indiciado. Muito antes pelo contrário, se mente com cara limpa, logo aparece um vídeo ou um áudio para jogar por terra a mentira do Pinóquio e o julgamento fica por conta do povo. Não será preso mas também não é absolvido, cai no descrédito. Essa será a única, mas preciosa contribuição da CPI. A pizza não só está sendo servida, como degustada e é o que interessa no momento!

  16. Uma aula caríssimo e sempre referenciado Sergio Moro ! Se dependesse de opinião , o que não é o caso , reputo preferível permanecer em silêncio . Fazer declarações que agridem a inteligência , é afrontoso pois o depoente passa recibo de que somos idiotizados a ponto de acreditar nas inverdades .

  17. Não sou a favor da possibilidade do investigado mentir e não ser punido e a testemunha sim.Sobre a lei do silêncio,tb tenho minhas dúvidas,pois quem cala,consente! Como sempre,Dr,excelente artigo!

  18. Esse artigo nos faz lembrar como é duro ter que aguentar Kassio comK, Toffoli, Lewandowski e outros rábulas menos vistosos exercendo a magistratura como ministros no stf...

  19. Continuo admirando meu eterno juiz do bem, ainda mais depois desse belo é esclarecedor artigo. Aguardando o dia em que o senhor será nosso presidente ou ministro do STF.

  20. Obrigado pela aula, ministro. Espero que sua decisão seja iluminada por Deus, seja a de concorrer ou apoiar alguém da 3a. via. O certo é que não podemos apoiar nenhum dos dois candidatos que se apresentam atualmente.

  21. Muito bom artigo! O fato daqui a nossa lei permitir os acusados mentirem em seus depoimentos e sob juramento sem isto constituir crime denota toda permissividade de nossa sociedade com a mentira! Minha professora de francês na infância dizia que vc chamar alguem de mentiroso na Europa era muito grave ! Chamar de bobo ou burro não tanto! Aqui parece ser ao contrário e é isto! Olha quem ama Lula 🦑! Acham ele esperto apesar de mentiroso 🤥

  22. Obrigada Sérgio Moro sou imensamente grata por ter feito um grande e honrado trabalho pelo nosso país. Agradeço por tudo que fez pelo Brasil, as pessoas consciente terá sempre orgulho...👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  23. Ótima explanação e explicação, como sempre Moro, o Mouro Brasileiro, depois de tanto trabalho e sacrifício, ainda segue fornecendo um pouco de luz, nessa escuridão atroz que estamos vivendo. Obrigado e desculpe pelos vários males que lhe fazem, quando tudo que quer é trazer claridade.

  24. Um texto muito esclarecedor sobre o direito ao silêncio, como esclarece o autor sem o enfadonho juridiquês tão ao gosto de nossos magistrados.

  25. Tens meu apreço, Moro. Nós o queremos como presidente ou senador em 2022. Vamos por essa corja para correr para fora de Brasólia.

  26. Texto inteligível, didático, esclarecedor e hialino. Parabéns Dr. Sergio Moro, perfeito como sempre. Conhecimento e extrema sapiência o fazem o meu ídolo e minha opção de voto para 2022, como a terceira via.

  27. Dr. Sérgio Moro, Presidente Senador Álvaro Dias, vice-presidente Dr. Deltan Dallagnol, PGR General Santos Cruz, Defesa Dra. Maria Sílvia Bastos Marques,Planejamento

    1. Esquecestes o principal Mundico.. anota aí: Luiz inácio l. Da Silva, vulgo "nove dedos", como Diretor- presidente da Casa da Moeda. Pra facilitar pra ele. Falou?

  28. Vc deveria comentar sobre a CPI" Exemplo sabemos que o relator da CPI e o Presidente estão envolvidos em processo criminoso" Então eles tem moral para julgar? eles acusam os convidados de mentirosos, não preciso ser Advogado, juiz etc... para saber que eles mentem e o que deveria acontecer com eles? O mesmo ocorre que os senadores da esquerda! Entretanto eles ameaçam os convidados até de prisão, sem saber se de fato estão mentindo ou não! sugiro vc fazer uma matéria sobre essa cpi da covid!

  29. Maravilhoso como sempre. Você nunca deveria ter deixado seu cargo de magistrado. Fico revoltada se alguém ousar te acusar ou falar mal de você. Você é muito bom para ser um político. Você deveria estar no STF, arrumando a balbúrdia. Só vejo o ministro Barroso lutando contra a corrupção. É triste o que fizeram com a Lava Jato. Mas sou lavajatista de corpo e alma.

  30. Sua brilhante atuação na Lava Jato nos encheu de confiança e esperanca , Moro.Somos imensamente gratos a você!!! Mas esse é o país da mentira , do engôdo, falcidafes e falcatruas.Triste como tudo avança para o retrocesso , e pior ainda , para o autoritarismo e extremismo. Aterrador é constatar que as F.Armadas corroboram essa constatação com atitudes como as de um general Pazuello e seus superiores.Pior , o Comandante em Chefe é o pior deles ,corrompendo as Forças com autoridade e desrespeito !

  31. Ótimo artigo que bem realiza a missão de instruir os cidadãos. Há ditado árabe que diz: “aquele que sabe e não ensina é como murta do deserto que nasce, medra, mas não dá frutos”. Sérgio Moro foi exemplo de Juiz com coragem de julgar poderosos e ricos com a mesma régua da Justiça aplicável a todos, realizando plenamente o mandamento constitucional da isonomia: todos são iguais perante a lei. Deixa notável legado ao país e às gerações futuras com sua biografia inscrita no coração dos brasileiros.

  32. A presunção da inocência foi consagrada na Constituição Federal de 1988. Depois de tantos excessos cometidos pelo Estado o texto constitucional não podia ser diferente. Mas deveríamos ter avan avançado na legislação penal e processual penal, que está ultrapassada da década de 1940. Temos tantos avanços a serem realizados, reforma política, tributário e principalmente social, que envolve educação, entre diversos fatores inclusive na área penal e dos mal fadados sistemas carcerários brasileiros.

  33. Obrigado, Moro, pela rica explicação sobre o sentido de algo importante cuja origem desconhecia. Entre silenciar ou mentir, nossos corruptos de todos os dias decidiram, há muito, decidiram por uma terceira opção: gargalhar. Esses corruptos estão nos três lados do balcão: no banco dos réus, na cadeira do juiz e nas cadeiras dos advogados. Por isso, eles riem. Os julgamentos de nossos corruptos são, mesmo, um "Vaudeville", um teatro barato.

  34. Muito orgulho do sr, como intelectual, como pessoa honrada! Q vontade de votar no sr. para presidente.. a gente merece!

    1. e sobre o próprio Sérgio Moro como ele tem se colocado Ele tem se calado???

  35. Dr. Moro, com todo respeito, inúmeras vezes penso que a justiça brasileira, no afã de garantir o "devido processo legal" e a "ampla defesa", foi toda ela arquitetada, desde sempre, com o propósito de livrar os poderosos dela mesma. Há décadas, o Brasil afunda-se num atoleiro tenebroso, para o qual são arrastados os inocentes, os humildes, aqueles que permanecem ignorantes dos seus direitos como cidadãos, porque invisíveis. É desalentador viver entre as sombras do que hoje restou do Brasil.

    1. Inúmeros são os exemplos, condenados estão aí esperando a sonhada justiça e meramente conveniente entre ele não estão os grandes criminosos, ostentação dos crimes de colarinho branco, que de tão sujo já estar meio amarelado assim com a cara da justiça brasileira.

  36. Dr. Sérgio Moro que aula! lógico que entendo que tudo está relacionado aos últimos acontecimentos aqui no Brasil.O problema dos governantes e políticos pensam que a população é ignorante que não entendem o que está havendo. Vão ao Supremo pedindo permissão para ficarem calados e depois vão lá e fala, mentem. É doloroso ter que ver, ouvir e nos mantermos na inércia. Obrigado por dividir seu conhecimento com nós leigos. Tenho admiração por seu trabalho e competência.

  37. Dr.Sergio Moro, há tempos que digo: só vou sair para votar em 2022, se tiver o Sérgio Moro com o candidato a presidência, porém, ao dizer e muito querer e gostar demais dele, não quero está furada para ele. É muito egoísmo, querer que uma pessoa do naipe do Sérgio Moro se misture com esta gentelha.

  38. Seguramente, caro Moro, é o que os seus admiradores - onde me incluo- esperam de vc. Uma réstia de esperança de sua lucidez, pela saída do país deste horrendo presságio de futuro.

  39. Creio que o principal escopo desse artigo de Sergio Moro seja seu pilar de sustentação para não emitir opiniões sobre o descalabro que se tornou este Governo, o qual, por algum momento contou com o seu apoio. Justifica-se, portanto, por ser o seu estilo e personalidade. Tomo a liberdade de alertá-lo para que em algum momento traga à tona o que pensa desse governo que faz de tudo para elimina-lo da vida pública brasileira. apscosta/df

  40. Dr. Sérgio Moro é um homem limpo e nunca foi amigo de milicianos, rachadistas, Pixulequeiros, CUEQUEIROS, MICHEQUE, Flávio Bolsonaro Foro Privilegiado Retroativo Centrão

  41. Note-se que a grande parte dos cidadãos nunca são acusados de nenhuma infração. Mesmo os jornalistas da CRUSOÉ, quando compareceram ao delegado da Polícia Federal por conta daquela "*concessão especial da justiça*", nunca souberam qual havia sido a acusação (!)...

  42. Pessoa inteligente e de bom caráter a comunicação é fácil, sou Paranaense e só saio de casa pra votar em Moro2022, caso contrário vou à praia, depois pago aquela mixaria no correio

  43. Pessoal vamos fazer uma campanha para Moro no senado , assim ele terá um tempo para aprender a lidar com essa bandidagem e voltar forte em 2026.

    1. Waldemir acredito que o Dr.Sergio Moro sabe muito bem lidar com os bandidos, principalmente os do colarinho branco, nós devemos é limpar o congresso e o Senado não reelegendo Corruptos. Mas lógico Vamos aguardar a decisão do D. Moro.

    2. Eu já pensei sobre essa possibilidade. Em 2022 abre 1 vaga no Paraná que é a de Álvaro Dias, um defensor de Sérgio Moro. Será que Álvaro Dias abriria mão de concorrer a reeleição?

  44. Grande Moro, sempre inteligente e didático num país de ignorantes da lei, da civilidade e da honra. Patrimônio moral do Brasil que a própria INJUSTIÇA não conseguirá destruir.

  45. O DIREITO DE MIRANDA "têm o direito de permanecer calado e tudo falar poderá ser usado contra você no tribunal" JÁ VIMOS EM MUITOS FILMES AMERICANOS. NO CASO DO PANÇUELO E DA CAPITÃ CLOROQUINA JAMAIS DEVERIAM SER CONTEMPLADOS COM ESSA LAMBANÇA DO LEVANDO WHISKY, UMA VEZ QUE O DIREITO A VIDA É O MAIOR BEM TUTELADO PELA CF/88, PORTANTO A LIBERDADE DESSAS PESSOAS NÃO SOBREPÕE NEM DE LONGE À VIDA DE MEIO MILHÃO DE BRASILEIROS. OCORRE QUE O STF É UMA CORTE QUE TRABALHA NOS INTERESSES DA ORCRIM.🚔🔪☠

    1. ARY NÃO PERCO TEMPO COM IDIOTAS DA TUA LAIA MAS VOU TE FALAR ALGO QUE POSSA ENTENDER..AQUI É UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO EM QUE TODOS PODEM DEFENDER UM PONTO DE VISTA, AGORA IDIOTAS COMO VOCÊ TENTAM TIRAR ALGUMA GRAÇA COM QUEM NÃO TE DÁ ESSA MORAL. ENTÃO MEU CARO PENSO QUE VOCÊ ESTÁ TENTANDO TIRAR UMA COM A PESSOA ERRADA. ALIÁS SE TIVESSE A OPORTUNIDADE DE UM DIA ENCONTRAR COM VOCÊ CERTAMENTE IRIA SE ARREPENDER AMARGAMENTE PELA GRAÇA. ACONSELHO A FICAR LIGADO, PQ ESSE MUNDO NÃO É TÃO VIRTUAL ASSIM. ☠

  46. Moro jamais voltará por aqui. Para ser execrado e preso? Já deixou seu legado, sua conduta íntegra. O STF enterrou o homem gente! País de bandidos.

  47. Ótimo, torna simples o entendimento de algo que pode parecer complexo. É algo como "quem não deve não teme". O problema é que no Brasil, as autoridades na sua ampla maioria, devem e muito.

  48. Não desista de sua candidatura tenho certeza que vc mudaria a história do nosso país as pessoas de bem e honestas acreditam em vc

  49. É saudável ler textos instrutivos em questões bastante complexas que não podem ser reduzidas binariamente. Que contraste com o climão intelectual do Jair onde cada dia levanta uma inépcia tipo “2+2=5” - É urgente acabar esta experimentação com a loucura, porque é um jogo perigosíssimo e toxico.

  50. Excelente texto para o cidadão comum entender um pouco mais fo ritual jurídico. Moro está muito acima desta ralé que tomou conta dos tres poderes. Seria meu candidato, mas ele não merece participar deste chafurdeiro que construímos a cada eleição.

    1. Eu discordo. Moro deveria sim aceitar ser candidato. Aposto que leva no primeiro turno se contar tudo o quê sabe sobre Bozo e a família maldita

  51. Como sempre, nos dando uma verdadeira aula! Como gosto de ler seus artigos! Só através do conhecimento, nos tornamos mais capacitados para discernir o certo do errado. Uma pena não ter como compartilhar tão brilhante artigo. Mas estou sem esperanças.... O Exército protagonizou um preocupante papel ao não punir Pazzuelo. Espero que minhas apreensões sejam infundadas.....

  52. Brilhante artigo como é seu autor, todavia, quanto ao "silêncio valer ouro", na frase que o finaliza, espero que não esteja sendo invocado para justificar a ausência de suas críticas à decisão do STF, que anulou os julgamentos da Vara Federal da qual foi titular, bem como suspeito na condenação de Lula, tanto quanto na defesa de Deltan Dallagnol, principalmente, considerando que se nunca confirmou, até agora jamais negou querer ser Presidente da República. Namastê!

  53. É com alegria que a cada dia comprovo a inteligência e cultura invejáveis de SÉRGIO MORO. Escreví sobre isso no MILK NEWS - ( João Leite Neto ) Curitiba. MORO bem que podia dar uma " palinha " ao velho jornalista. Comunicador fantástico e experiente ( em política ) Um dos responsáveis pelo grande sucesso da Globo no passado. As pessoas precisam conhecer outras qualidades do MORO que na Presidência traria benefícios à Nação.

  54. A partir da reflexão do Doutor Moro, o que se pode concluir? Se quem é inocente se dispõe a falar, por não ter culpa, ficar em silêncio é indicador de culpa. (Exemplo prático: um certo filho de alguém). Porém, se ficar em silêncio é indicador de culpa, melhor é não ficar em silêncio e, sendo culpado, mentir, mesmo contra todas as evidências (exemplo prático, um certo general não punido). O fundamental, neste caso, é que não haja provas de que a mentira é mentira.

  55. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. Tudo certo! Mas como combater tanta coisa errada em silêncio? Precisamos de mudar esse país é através da democracia elegendo novos nomes comprometidos com o país!!! Fale e fale muito, seja candidato ou apoie alguém que siga as bandeiras da lava jato.Precisamos ter um pouco de esperança e tentar renovar essa política tão podre.

  56. Quais são os destinos de um criminoso? Desde pequeno ouvimos falar, q um criminoso ou vai para a cadeia, ou acaba morto. Alguém ainda tem dúvida, quanto aos crimes cometidos pelo general Pazuello e pelo Bolsonaro? O general Pazuello é a síntese do q um ser humano tem de pior. Mentir é um pecado pequeno, p/ quem voluntariamente, serve como uma arma de destruição numa pandemia. Bolsonaro e o Pazuello apostaram com às suas cartas contra o Brasil. Outros jogadores tem às suas cartas. O jogo continua

  57. Felizmente Sérgio Moro não pertence a essa casta de políticos e também empresários corruptos que envergonham o destino de nosso país. Após a reportagem do The Economist de hoje devemos ter em mente que tudo já está sem rumo e que um Sérgio Moro na presidência ou mesmo no senado federal seria apenas um gota no oceano. Melhor para ele é continuar com seus brilhantes textos e se afastar de vez dessa banda podre geral que se apossou da terra chamada brasilis.

  58. Excelente esclarecimento! Dr Moro, eu torço que o senhor tenha muito êxito nos EUA, na Comissão Internacional de Combate à Corrupção! A corrupção, tão amplamente difundida nas ditaduras, no mundo a fora, é o principal inimigo da democracia e do povo de bem. Quem sabe, os políticos brasileiros haverão de se render a uma pressão internacional, se tornando mais decentes e íntegros!?

  59. Não consigo concluir se evoluímos ou involuímos! Só sei q no Brasil as leis protegem criminosos, o que é muito conveniente à classe política corrupta!

    1. Podem ter certeza que D. Rose é robô do “gabinete paralelo “, para um comentário sem pé nem cabeça.

    2. Sotaque, D. Rose? A Sra. mora em um país continental com várias regionalidades e sotaques. Preconceito demonstra falta de conhecimento e inteligência.

    3. Plagiando Ulisses Guimarães quando o chamaram de velho para concorrer à Presidência da República "Fico feliz em saber que só têm isso contra mim" Contem pra mim de onde sai esse povo?! A pessoa lê um artigo de quem não gosta só pra criticar? Leia os Miseráveis, Vai ocupar bem seu tempo e vc vai ficar mais culta(o)

    4. O quê Um ser com um comentário tão ridiculamente medíocre, faz numa revista tão conceituada é anti corruptos como essa? Assinei a Crusoé por causa do honrado MORO!

    5. Rose, quando estiver prestes a proferir algum comentário medíocre, lembre-se : “ o silêncio vale ouro”.

    6. Guarde seus preconceitos para si mesma. Fique calada, fica feio confessar suas agressões

    7. Preconceito contra cariocas. Bonito é falar “eu recomeeennnndo”, não é?

  60. Além do amplo conhecimento jurídico, temos a satisfação de conhecer um pouco de história nos seus artigos. Obrigada e parabéns!

  61. Essa esplanacao feita hoje pelo grande Dr Sergio Moro e uma aula de conhecimento biblico e historico pra orientar a quem se interessa pela comunicacao,,cultura Viva,,obrigada ao ilustre Dr MORO e a EDITORA

  62. A leitura de sua coluna, são um alento a nós brasileiros, que estamos cansados, indignados e sem entender tanta impunidade. Sergio Moro, nossa referência de " fazer a coisa certa SEMPRE".

  63. Para a testemunha, a obrigação de dizer a verdade. Para o réu, o silêncio ou a mentira sem consequências.

  64. Excelente texto. Infelizmente o judiciário no Brasil está longe de ser justo. Corruptos condenados em várias instâncias, são até, potenciais candidatos à presidência.

  65. Cada vez melhor. Leio suas colunas com prazer e as vezes necessito consultar a literatura kkkk Sempre me enriquece. Tem meu respeito.

  66. Minha impressão, Dr Moro, é d q viveríamos melhor sob a lei de talião. Todo esse arcabouço jurídico criou uma máquina de fazer $ e uma casta de profissionais q se acha acima do bem e do mal. E todo esse conjunto de leis não garante a justiça - o q assistimos pasmados muitas x é a perpetuação do status quo dominante e da desigualdade social.

  67. Em um País em que às instituições se curvam, ou se ajustam, às conveniências do momento, sem limite moral. Em que investigadores e julgadores podem ser “transformados” em quase réus conforme os interesses e interessados envolvidos. Perjúrio é muito etéreo. Mas o direito de não gerar prova contra si mesmo assentado na CF, foi convertido em direito a mentir. Mais uma das nossas deturpações.

  68. Texto excelente! Mas durante esse DESgoverno que estamos vivendo o justo seria, para o mandatário-mor, trocar o "você tem o direito de ficar calado" por um "você tem o DEVER de ficar calado"

    1. Muito interessante e objetiva a explicação do presidente dos meus sonhos.Mas acho Que ele não vai querer se misturar a esses corruptos que dominam a política . Mas seria bom tê-lo como senador . No mínimo 10.000.000 de votos . Seria um início para virarmos essa página negra do Brasil

    2. Bom texto. Mas, aqui na brazuela temos um judiciário moralmente falido. Teses de conveniência, pobres apodrecendo nessas cadeias imundas e direitos dos endinheirados protegidos por habeas corpus. Onde o Brasil se perdeu? Quando os "kakays" passaram a reinar? Que sobrou da CF de 1988?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO