RuyGoiaba

Somos todos a Tia do Zap

14.05.21

A gente gosta de se achar mais esperto do que a média, não é? É um autoengano bastante comum entre meus colegas de profissão — e não me excluo, longe disso. Geralmente não chega a ser um caso do efeito Dunning-Kruger, em que alguém é tão espetacularmente ignorante da própria ignorância que se crê capaz de dar lições a especialistas: é mais aquela sensação de alívio quando você vê pessoas acreditando em boatos do tipo “o papa cancelou a Bíblia” (sim, uma agência de checagem dedicou tempo e recursos a desmentir isso) e diz para si mesmo “tem que ser muito Tio ou Tia do Zap para acreditar nesse tipo de coisa” — o subtexto óbvio é “ufa, ainda bem que eu não sou”.

Spoiler: você é, sim. Ninguém está imune ao impulso de acreditar que uma coisa é verdadeira porque a) é plausível b) coincide com aquilo que a gente pensa. Dois anos atrás, eu mesmo escrevi aqui sobre a história da tapeçaria de Di Cavalcanti com “mulheres se masturbando”, que está numa das paredes do Palácio da Alvorada: é mais divertido achar que Jair Bolsonaro posou para fotos sem saber o que a tapeçaria retratava do que acreditar na expert em Di Cavalcanti que diz que essa interpretação da obra não tem fundamento. Sim, a realidade é chatinha e sem graça, “imprima-se a lenda” etc., mas não é para imprimir a lenda que jornalistas são pagos — e, na época, alguns compartilharam a história fantasiosa.

Aconteceu de novo nesta semana: um perfil do Twitter notório por aplicar esse tipo de trote (em português moderno, “bait”) se fantasiou de G1 — o que talvez renda processinho — e publicou a seguinte notícia falsa, com os dizeres URGENTE: “Itamaraty concede passaporte diplomático e [Eduardo] Pazuello viaja para os EUA. Assessoria do ministro informa que não há data definida para retorno”. Muita gente que should know better caiu nessa: ex-editores, colunistas experientes e pelo menos um correspondente de veículo estrangeiro replicaram as fake news. Nem repararam na arroba do troll de Twitter, que não era a do G1.

Claro que a história é plausível: o ex-ministro da Saúde, esse homem de fibra, está fazendo de tudo para não ir à CPI da Covid ou para não precisar abrir a boca se tiver de depor, e o governo Bolsonaro já tem em Abraham Weintraub um caso muito bem-sucedido de ex-ministro fujão. Só que, bem, não aconteceu. Ou, pelo menos, AINDA não aconteceu: é o tipo de fake news que tem possibilidade de se tornar real enquanto batuco este texto ou depois que a Crusoé for ao ar (o que, se acontecer, terá sido SÓ para me irritar). Pelo menos por enquanto, é fake.

O que concluir desse experimento em trollagem? Simples: há uma Tia do Zap em cada um de nós — mesmo em supostos céticos profissionais, como eu e meus coleguinhas — e ela precisa ser contida, apesar de todos os estímulos das redes sociais agirem em sentido contrário (clique aqui! Compartilhe! Fique indignado junto comigo!). Pense, portanto, na tiazona que habita em você antes de apontar o dedo para os tiozões do mundo real. Depois aponte, porque os tiozões são uns imbecis mesmo — mas dê antes uma paulada na moleira da sua Tia do Zap interior. Não foi para compartilhar bobagem que Deus fez esse seu dedinho aí.

***

A GOIABICE DA SEMANA

Não consegui decidir entre duas boas candidatas. A primeira é Jair Bolsonaro convocando os amiguinhos motoqueiros para brincar de Easy Rider, numa tentativa de mostrar que, além de macho, está 100% despreocupado com a CPI da Covid e tem o apoio do povo (parece que o Datafolha mais recente discorda). A segunda é a troca de gentilezas entre Renan Calheiros e Flávio Bolsonaro na comissão, com os distintos senadores se chamando de “vagabundos”. Pela primeira vez, tenho de admitir: nunca esses dois estiveram tanto com a razão.

Marcos Corrêa/PRMarcos Corrêa/PRBolsonaro e seu fã-clube brincam de Hell’s Angels: sim, crise de meia-idade é triste

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O incrível é tanto Renan quanto Flavio estarem lá por direito! Foram eleitos! Estão lá representando Alagoas e Rio de Janeiro! Assistimos envergonhados a troca de insultos porque foram eleitos!!! Tem goiabice pior do que essa? Dá vontade de chorar!

  2. Por mais que eu não suporte o Renan Escandalheiros, amei quando ele devolveu a ofensa, com algo parecido como, vagabundo é vc que rouba salário de funcionários. BINGO👏👏👏👏👏

  3. Por isso que no que se relaciona a robôs e que tais cibernéticos, incluIndo os mileniais, eu sou e sempre serei o negão do Zap.

  4. Senhor goiaba: Depois da sua crônica da semana passada autorizo-me a dizer sobre esta: Não lí mas não gostei .

  5. Essa história me faz lembrar quando o Ciro Gomes, então candidato derrotado em 2018, replicou em entrevista uma notícia do perfil FALHA de São Paulo dizendo que o Guedes, ao ser perguntado sobre privatizações, teria dito: Vou privatizar C* de curioso. Pobre Ciro, derrotado.

    1. O Ruy tá chato e o Marcio ta expressando quem é, um tremendo mal educado (ou seja, gado do lado de lá)!

  6. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Bolsonaro e os motoqueiro é boa, mas a baixaria entre os vagabundos da CPI foi fantástica.

  7. Feliz por ser ABSOLUTAMENTE IMUNE a whatsapp e twitter. Pelo menos isto a velhice me deu de bom: descrença total em tudo.

    1. Negativo, meu chapa. Meu irmão tb não tem, e abomina a maquininha..perdeu play boy.. kkkk..

    2. E eu sou o ÚNICO brasileiro que NÃO TEM CELULAR e sobrevivo até hoje...

  8. Entre as duas goiabices da semana fico com a segunda: os dois vagabundos se chamando pelo que são, afinal, eles se conhecem.

  9. Precisamos olhar para o que é NOVO. Algo que tenha nascido sem nenhum político vive sem fundos públicos e não propõe salvador da pátria fará suas prévias para escolher candidato. Algo NOVO existe basta ver com olhos da razão

    1. Essa não colou meu chapa.. ê tudo farinha do mesmo saco.. só muda a sigla..

  10. O primeiro de abril passou a vigorar pelo ano inteiro...é preciso ter calma, é preciso ter cabeça para usar pensando e não apenas para pentear cabelos e maquiar a cara...

  11. Ruy, mais um texto sensacional. Só uma coisa: sou do tempo em que "spoiler" era, e ainda é, uma peça aerodinâmica usada em carros de corrida para aumentar sua estabilidade.

    1. Tem razão. O Rui é ótimo ,mas , o tal spoiler é muito chato. Que nem o "cover".

    2. É isso aí Tony.. falou e disse

    1. Mugir? É só transformar seus inimigos em coisas e aí fica fácil de odiá-lo já dizia H, Adolf.

    2. E vc é outra por acreditar que não seja verdade. Quando a pesquisa é favorável ao minto, e o Datafolha já mostrou várias vezes que isso aconteceu, o gadinho nada diz contra. Mas é só contrariar que logo vem pra mugir impropérios. Abra a sua mente. A imprensa não é lá grandes coisas, concordo. A Folha condenou a Lava Jato pra soltar o Lula. Mas político brasileiro é menos ainda. Pare de endeusar essa corja e ame seu país. Abra seus olhos. Político só olha pra si e pros seus. E vc não é um deles.

  12. É isso, nunca os dois senadores estiveram tanto com a razão. A coisa no Zap é tão bem feita que à vezes a gente quase acaba acreditando que perna de barata é serrote.

  13. Análise perfeita de Carlos F. S. Lima (Crusoé de 14.05.2021). STF possibilitou a reeleição do Lula. O PR ajudou-o, eliminando Moro e Lava-Jato. O povo, por ignorância e/ou comodidade não se revolta. Conclusão: ou as FFAA resgatem CF e democracia, ou o Brasil vira uma Venezuela.

    1. Minion estúpido (pleonasmo) não acerta nem comentar no espaço do artigo certo. É a tiazona do zap. E, o que é o pior, acredita no que há fe mais fake no Brasil, Coronaro salva o Brasil do desastre.

  14. Por que TIA do Zap, Goiaba ? Tá cheio de tiozão desocupado no Zap caindo e espalhando Fake News! Aliás , tem muito garotão também Depois dessa derrapada machista e preconceituosa , só mesmo elegendo como seu tema, o "hit" de Dudu Araujo na década de 70 :" Ficou lelé, Bicho do pé ,moringa quente, espanta gente, bizu da cuca, coisa maluca , só dá mancada, não é de nada! Goiabão, goiabão, goiabão!

  15. KKKKK Renan e Flávio Bolsonaro tendo razão juntos e ao mesmo tempo..... esse mundo gira mesmo (sou terraredondista, confesso)

  16. Quem nunca? A gente cuida e desconfia de tudo ( ainda mais das óbvias) , porém...numa distração cai numa armação bem feita , mas sobretudo se for do nosso agrado. Faz parte! Só não pode ser a norma. Mas uma exceção é compreensível e até perdoável. E segue o baile...

    1. Um pouco mais de atenção pode ser definitivo para acabar com uma fake news . Longe vai o tempo do escancarado “ repasse sem dó “ mas o milhão de pessoas na Paulista e a primeira página do “New York Times “ tudo pró Bolsonaro ... francamente !! Nunca vi reprodução tão grosseira . De resto , nada melhor do que Boatos. Org . Mas claro , preguiça para checar as vezes atrapalha . Concordo .

    2. Embora a maioria seja ainda bem tosca, estão se aprimorando cada vez mais e logo vai ficar realmente difícil de distinguir.

    3. A maioria das fake news ainda é tosca, mas vêm se aprimorando e melhorando. Mais um pouco e não vai mais dar pra distinguir.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO