Pedro Ladeira/FolhapresJair Bolsonaro e Fernando Bezerra: apoio à custa de muito dinheiro público

O mensalão de Bolsonaro

Descobrimos onde foi parar uma parte do orçamento paralelo bilionário usado pelo governo para comprar apoio no Congresso: milhões repassados a parentes do líder do governo no Senado, consultorias contratadas por um operador do Centrão, contratos com prefeito amigo do presidente e repasses para um município que nunca viu a cor do dinheiro
14.05.21

Embora já tivesse uma longa carreira como deputado, Jair Bolsonaro elegeu-se presidente prometendo combater os velhos hábitos da política. O discurso não durou muito. Tão logo assumiu o Palácio do Planalto, ele começou a se render ao que há de pior em Brasília. Aos primeiros sinais de que era preciso compor com uma parcela do Congresso Nacional, Bolsonaro piscou e logo fechou uma aliança com o fisiológico Centrão. Desde então, começou a pagar o preço para ter uma base parlamentar capaz de lhe dar sustentação mínima na Câmara e no Senado. No ano passado, quando estava em vias de sacramentar a aliança, veio a abertura dos cofres. E não apenas pelas vias tradicionais. Para dissimular a distribuição de dinheiro público para os aliados mais fiéis, o governo criou um duto diferente: uma espécie de orçamento paralelo em que bilhões de reais são destinados a alguns ministérios e gastos, por debaixo dos panos, de acordo com o interesse de parlamentares escolhidos a dedo pelo Planalto.

A lógica é a mesma dos escândalos que emergiram nos governos anteriores: usar dinheiro público para garantir o apoio de congressistas. Era assim no mensalão, o esquema descoberto no primeiro mandato de Lula, e era assim no petrolão, em que contratos gigantescos da Petrobras se convertiam em propinas para políticos aliados do governo. A diferença é que, agora, sob Bolsonaro, a coisa se dá com recursos do orçamento, usando de subterfúgios para maquiar a distribuição. A partir do instante em que o Planalto se viu na necessidade de construir uma base no Congresso – e foi então apresentado à fatura que seria preciso pagar –, coube à Secretaria de Governo, então comandada pelo general Luiz Eduardo Ramos, hoje chefe da Casa Civil, a tarefa de organizar a partilha. A ideia foi gestada a partir de uma parceria do palácio com o Congresso. Para o modelo dar certo, foi preciso criar a figura das “emendas de relator”, em que um pedaço dos gastos anuais do governo tem necessariamente que ser aplicado de acordo com a indicação do parlamentar escolhido para ser o relator do orçamento federal, normalmente um aliado do governo. Só no passado, esse naco foi de 20 bilhões de reais.

Suamy Beydoun/Agif/FolhapressSuamy Beydoun/Agif/FolhapressO ministro Ramos: “arquiteto” da distribuição de verbas
Estava pavimentado, assim, o caminho para que as verbas fossem distribuídas de acordo com a conveniência do próprio governo e seus aliados preferenciais no parlamento. Como mostrou o jornal O Estado de S. Paulo, só o Ministério do Desenvolvimento Regional, comandado por Rogério Marinho, recebeu 3 bilhões de reais. A dinheirama passou a ser gasta pela pasta de acordo com uma planilha elaborada pelo Planalto na qual deputados e senadores foram agraciados, na medida de sua importância e de sua lealdade ao governo, com valores que eles próprios podiam dizer onde deveriam ser alocados. Uma vez listados como “beneficiários”, bastava que eles enviassem ao ministério uma comunicação apontando onde queriam que o dinheiro fosse parar. A partilha teve seu auge no processo que elegeu Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, ambos candidatos apoiados pelo Planalto, para as presidências das duas casas do Congresso. “É um mensalão disfarçado de emendas parlamentares. Compra explícita de apoio político”, diz Gil Castello Branco, da ONG Contas Abertas, que monitora os gastos públicos.

Trecho da planilha com os registros dos parlamentares “agraciados”
Sabia-se, até agora, que uma parte das indicações dos parlamentares foi destinada, por exemplo, à compra de tratores com preços superfaturados em mais de 200%. Faltava ainda apontar quem se beneficiou do dinheiro, lá na ponta. A partir das planilhas e dos ofícios enviados ao ministério, Crusoé seguiu o caminho de uma parte da verba para saber exatamente onde ela foi parar. O resultado confirma a lógica: depois de ser transferida para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), uma  companhia estatal dominada pelo Centrão que foi anabolizada justamente na onda do orçamento paralelo, parte dos recursos teve como destino empresas que pertencem ou estão intimamente ligadas a políticos, além de ter irrigado o caixa de prefeituras comandadas por cabos eleitorais dos deputados e senadores. Como o leitor verá a seguir, recursos enviados para a base eleitoral do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, por exemplo, foram parar em empresas de um irmão dele e de um amigo íntimo da família. Outra parte da fortuna federal distribuída a aliados teve como destino a concessionária de um prefeito amigo do presidente Jair Bolsonaro – os recursos que chegaram à empresa haviam sido destinados por correligionários do prefeito. No interior de Goiás, uma cidade minúscula agraciada por um senador do Acre (sim, do Acre!) com 20 milhões de reais – dos quais 14 milhões já constam como pagos – desconhece a chegada do dinheiro. Em outra frente, milhões de reais foram repassados pela Codevasf, sob a assinatura de um conhecido operador do Progressistas, a uma consultoria cujo dono aparece metido nos desvios de dinheiro do governo de Sérgio Cabral, no Rio de Janeiro. Eis os detalhes:

O quintal dos Bezerra

Dos 3 bilhões do orçamento paralelo que foram para o Ministério do Desenvolvimento Regional, 459 milhões tiveram a Codevasf como destino. E, desse valor, nada menos que 125 milhões seguiram para o caixa da companhia por indicação do senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB, aliado de primeiríssima hora do presidente Jair Bolsonaro, a ponto de ter sido escolhido por ele como líder do governo no Senado apesar de responder a várias investigações federais por suspeita de desvio de verba. Fernando Bezerra, que também já foi ministro de Dilma Rousseff, tem a Codevasf como um de seus principais feudos. A superintendência da companhia em Petrolina, cidade pernambucana dominada politicamente há décadas pela família do senador, tem no comando um ex-assessor dele, Aurivalter Cordeiro. Foi justamente para lá que Fernando Bezerra destinou uma parcela da verba com a qual foi “contemplado” pelo Palácio do Planalto.

ReproduçãoReproduçãoA HGV Veículos, em Petrolina: dono é amigo do peito do filho de Bezerra
Como o mundo é pequeno, o dinheiro foi parar no círculo íntimo do senador. Do ano passado para cá, pelo menos 10 milhões de reais foram usados para comprar máquinas e caminhões em uma concessionária local chamada HGV Veículos. O dono da empresa, Hugo Bezerra Gurgel Neto, é amigo do peito de um dos filhos do senador, o deputado estadual Antônio Coelho. Desde novembro, 19 contratos já foram fechados pela Codevasf com a HGV. Procurado, o empresário admitiu a existência dos negócios com a companhia, mas ao ser indagado sobre como conseguiu os contratos desligou o telefone e não atendeu mais. Há relações comerciais com mais gente próxima da família do líder do governo. Sem licitação, a companhia comprou por 205 mil reais uma van da empresa Mavel Máquinas e Veículos, que tem como sócio Caio Bezerra de Souza Coelho, irmão do senador. Os dados registrados nos sistemas da Codevasf, aos quais Crusoé teve acesso, mostram que o veículo foi pago com recursos destinados pelo próprio Fernando Bezerra Coelho.

Outra pessoa próxima da família que tem conseguido fechar contratos com a Codevasf é Marco Antonio Coelho Carvalho, procurador da prefeitura de Juazeiro, cidade vizinha a Petrolina que também é historicamente dominada pelo clã. A Tratormaster Tratores, Máquinas, Peças e Serviços, da qual Marco Antonio é sócio, recebeu 1,5 milhão vendendo retroescavadeiras para a Codevasf, também sem licitação. Há, ainda, outra empresa ligada à família do líder do governo que recebeu uma pequena fortuna a partir dos recursos do orçamento paralelo – nesse caso, não pela venda de máquinas, mas por serviços de pavimentação. A Liga Engenharia, cujo dono é cunhado de um sobrinho do senador, recebeu pelo menos 28 milhões nos últimos seis meses da Codevasf e do DNOCS, o Departamento Nacional de Obras contra a Seca, que igualmente levou um pedaço importante da bolada.

O ‘amigo’ do presidente

O multimilionário Vittorio Medioli, prefeito da cidade mineira de Betim pelo PSD, fez questão de ir a Brasília cumprimentar o “amigo” Jair Bolsonaro logo depois de sua eleição, em 2018. “Encontros como esse são importantes para contribuir para o crescimento do Brasil e de Betim”, escreveu Medioli nas redes sociais, debaixo de uma foto descontraída ao lado de Bolsonaro. Desde a liberação dos recursos do orçamento paralelo, a Deva Veículos, uma das várias empresas de propriedade do prefeito, tem fechado seguidos contratos com a Codevasf que já somam 64 milhões de reais. O mecanismo funciona de maneira semelhante aos casos de Fernando Bezerra: parlamentares aliados do governo mandam o dinheiro para a companhia e definem o bem ou serviço que deve ser pago com ele. Somente o senador Carlos Viana, do PSD, mesmo partido de Vittorio Medioli, destinou 32 milhões de reais ao braço mineiro da Codevasf a partir do orçamento paralelo. Uma parte desse valor já se transformou em compras na empresa do prefeito. Em 12 de março deste ano, a Codevasf adquiriu 32 caminhões coletores de lixo junto à Deva. Cada unidade saiu por 294,5 mil reais (ao todo, foram gastos 9,4 milhões). Há indícios de que o valor pago está acima do preço normal — em dezembro do ano passado, a mesma Deva vendeu um caminhão semelhante, e com potência até maior, por 30 mil reais a menos.

ReproduçãoReproduçãoMedioli com Bolsonaro: amigos de longa data
Há mais negócios envolvendo a família Medioli. Dois sobrinhos do prefeito de Betim aparecem como donos da LLM Locação de Veículos, que recebeu 633,5 mil da Codevasf. A firma faz parte do conglomerado do qual o prefeito é proprietário. O dinheiro repassado à LLM saiu de dois repasses feitos à companhia a pedido do senador goiano Vanderlan Cardoso, que também é do PSD. Procurada, a prefeitura de Betim afirmou, curiosamente, que não pode responder por assuntos privados de Medioli. Já a Deva Veículos e a LLM Locação de Veículos disseram que todas as transações com a Codevasf se deram “dentro das normas da legislação vigente”. Em resposta conjunta, as empresas disseram que não tinham conhecimento da origem dos recursos e que tiveram “margem de lucro inferior a 5%”. Crusoé indagou se Medioli tratou pessoalmente dos contratos com a Codevasf e se em algum momento ele conversou sobre o assunto com o “amigo” Bolsonaro, mas não houve resposta para essas perguntas. Ao todo, a Deva venceu cinco concorrências para a venda de 245 caminhões e tratores para Codevasf. Até agora, segundo a própria empresa, 15 foram entregues.

O operador de Ciro e as ‘consultorias’

Davidson Tolentino é um conhecido operador do Progressistas, novo nome do antigo PP, o partido que é esteio do Centrão. Sempre que a legenda consegue do presidente de turno aval para aboletar seus homens em ministérios ou estatais, Tolentino está de prontidão, não importa a área. Já ocupou posições importantes em órgãos tão díspares quanto a CBTU, a estatal federal de trens urbanos, e o Ministério da Saúde, quando a pasta era comandada por Ricardo Barros, no governo de Michel Temer. Quase sempre, é colocado bem próximo dos departamentos que envolvem contratos e verbas. Tolentino é homem de Ciro Nogueira, o presidente do partido, e seu nome já esteve muitas vezes atrelado a suspeitas de cobrança de propina. No Ministério da Saúde, como publicou Crusoé ainda em 2018, ele foi apontado como o responsável por procurar, em nome do PP, empresários que tinham faturas a receber na pasta. Segundo Tolentino, se quisessem receber, os empresários teriam de fazer um “alinhamento financeiro” com o partido. Uma clara figura de linguagem para não ter que pronunciar a palavra “propina”.

ReproduçãoReproduçãoDavidson Tolentino com Ciro Nogueira: quase inseparáveis
Pouco antes, o mesmo Davidson Tolentino havia aparecido como personagem central de um depoimento prestado à Operação Lava Jato por um ex-assessor de Ciro Nogueira. À Polícia Federal, o ex-assessor contou que ele e Tolentino eram responsáveis por recolher e armazenar em um apartamento no Itaim Bibi, em São Paulo, volumes de dinheiro em espécie cujo destinatário era o senador. Ele afirmou que, a certa altura, chegou a haver no bunker uma quantia estimada em 5 milhões de reais. Após tamanha exposição, Tolentino submergiu. Voltou à cena em julho do ano passado, quando foi nomeado para o pomposo cargo de diretor de revitalização da Codevasf, que virou um tamborete para distribuir verbas federais a aliados do governo. Na mesma toada da “revitalização” da companhia, o operador de Ciro e do Centrão passou a assinar polpudos contratos com dinheiro proveniente do orçamento paralelo, muitos deles de consultoria – só para esse tipo de serviço, a Codevasf tem hoje contratos ativos da ordem de 40 milhões de reais. Um desses contratos foi assinado por Tolentino em 28 de janeiro deste ano com a Agrar Consultoria e Estudos Técnicos. O valor: 11 milhões de reais.

A Agrar tem como sócio Pedro Luiz Aleixo Lustosa de Andrade, denunciado pelo Ministério Público Federal por participar do esquema de desvio de dinheiro público no governo de Sérgio Cabral, no Rio de Janeiro. Segundo os procuradores, Pedro Lustosa integrava uma organização criminosa que fraudou licitações e formou cartel na reforma do Maracanã e no PAC das favelas – à época, ele era executivo da Metrópolis Projetos Urbanos. A Crusoé, o consultor negou haver qualquer irregularidade no contrato fechado com a Codevasf e disse ter “zero relação política” com Ciro Nogueira e com Davidson Tolentino. “Quem está cuidando desse contrato é meu sócio. Eu não sou a pessoa mais adequada para responder”, afirmou. O contrato é destinado à prestação de consultoria ambiental para empreendimentos da Codevasf.

Cadê o dinheiro?

Gameleira de Goiás é uma típica cidadezinha de interior. Com 3,8 mil habitantes, está localizada a pouco mais de 200 quilômetros de Brasília, mas parece perdida no tempo e no espaço. A pequena sede do município se esparrama ao longo de uma única avenida, ao redor da qual se concentram pequenas casas térreas e o modesto comércio local. A cidade tem apenas duas escolas. Em 8 de dezembro do ano passado, Gameleira foi indicada como destino de nada menos que 20 milhões de reais. Dinheiro do orçamento paralelo do Ministério do Desenvolvimento Regional. Curiosamente, quem fez a indicação foi Márcio Bittar, um senador do MDB do Acre que, à primeira vista, não tem relação nenhuma com o município. Bittar é da cozinha do Planalto e goza de ótima relação com o presidente da República. No Congresso, ele tem ocupado postos-chave. Foi relator da chamada PEC emergencial e, mais recentemente, da proposta orçamentária para este ano – o que significa que, em 2021, será ele o responsável por coordenar o destino das gordas “emendas de relator”, estimadas em 18 bilhões de reais.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéA pequena Gameleira de Goiás: ninguém sabe do dinheiro
Dos recursos remetidos a Gameleira de Goiás que aparecem na planilha secreta do Planalto, equivalentes a 13 vezes a arrecadação anual de impostos do município, mais da metade já consta no sistema oficial do governo federal como paga. Só que, na prática, não há qualquer sinal de benfeitoria na cidade com a verba. Nesta semana, Crusoé foi até Gameleira à procura de uma resposta para o mistério. No papel, embora seja suficiente para reformar a cidade inteira, o dinheiro deveria ser gasto com asfaltamento e recapeamento de ruas. Mas até hoje não há qualquer obra. No departamento de licitações da prefeitura, um dos dois funcionários que davam expediente na tarde de quarta-feira, 13, disse nunca nem ter ouvido falar do repasse. “São 20 milhões? É dinheiro que não acaba mais. Daria para revolucionar (a cidade), surpreendeu-se.

Os moradores dizem nem lembrar da última vez que foi feita uma obra em Gameleira. O prefeito, Wilson Tavares, do Democratas, disse não conhecer o senador Márcio Bittar, mas demonstrou estar ciente da transferência de recursos. “A gente não fica sabendo. Como é uma emenda extraorçamentária, eu não sei quem colocou pra mim”, disse. À diferença do que mostram os sistemas oficiais, o prefeito afirma que não recebeu até hoje nenhum repasse. Indagado se 20 milhões de reais não seria um valor alto demais para gastar com asfaltamento e recapeamento de ruas da minúscula cidade, o prefeito se apressou em dizer que tem mais planos para a cifra. “Eu preciso fazer calçada, reformar praças, preciso fazer um estádio, ponte”, afirmou. Crusoé tentou falar com o senador Márcio Bittar. Ele até respondeu a uma primeira mensagem, mas depois de perguntar e ser informado sobre qual era o assunto , sumiu.

Colaborou André Spigariol
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O governo do Bolsonaro está igual ou pior do governo Lula. Muita emendas para centrão é mais deputados.Vacina que seria essencial.NADA

  2. E o negócio desses canalhas agora é ameaçar, não saio, sou imorrível...... acho que tô ficando louco, tanta mentira, tantas mortes, um cara sem capacidade alguma de governar e tanta gente que aplaude e grita... Hoje o Pazzuelo, ontem o Ernesto, sou mentiras e todos sabem que é tudo farsa, menos o Flávio lá em cima

  3. Descobriram que o discurso de moralidade e honestidade que enfim seria empregado no Brasil, com sua eleição em 2018, no governo dele, o Bolsonaro, na verdade se tratava de uma obra ainda mais devastadora na corrupção e ladroagem. Uma verdadeira VERGONHA QUE ASSOLA O PAÍS,

  4. E as quadrilhas continuam operando com a cobertura expedita das instituições, tipo TCU, PGR, PF, STJ e STF, que não cumprem as obrigações para as quais existem.

  5. TCU, vamos seguir essa dinheirama toda desviada, olha os milhões de brasileiros passando fome e essa corja roubando, já passou da hora de agir!!! Porque se depender da camara e senado, já sabemos que nada vai acontecer!!!

  6. O Brasil se tornou vítima de uma sistemática exploração dos recursos públicos por uma sucia que se sucede ad eternum, e vão distribuindo entre seus asseclas as benesses do butim festivo, regado a verbas bilionárias oriundas do sangue e suor dos otários. Entra ano e sai ano só piora, e mudam apenas (?) os que louvam aqueles que exploram essa bandalha, alguns bem pagos, outros babacamente de grátis...

  7. Nada novo sob o sol do Brasil. Tudo igual ao que fez o PT. Vontade de vomitar nesses políticos.

  8. A campanha em 2022 é: NEM bolsonaro NEM lula! Não dá pra votar no que já sabemos que dá errado! Vamos abrir espaço para uma 3a Via! Só depende de nós!

  9. Fisiologismo num governo capturado. E o combate à corrupção agora enfrenta a furia do proprio Stf. Vai demorar muito pra consertar esse país

  10. Democracia e pra quem tem cultura. A sub-raça não tem e nem sabe como cobrar. Infelizmente jamais nos livraremos dessa corja de vermes chamados políticos. Chegamos a um ponto que só com sangue, muito sangue pra limpar o pais desses vermes e sermos respeitados. Democracia aqui e piada.

  11. A práxis do Centrão é apoiar o presidente de turno até quando não tenha mais nada a oferecer (foi assim com Dilma Roussef), ou seja, até metade do ano de 2022 e pular do barco furado de Bolsonaro para apoiar Lula, o preferido de coração deles, que infelizmente já está eleito por culpa e obra do próprio Bolsonaro. Triste Brasil.

  12. O senador Fernando Bezerra Coelho continua com sucesso a tradição familiar iniciada por Duarte Coelho, primeiro mandatário da capitania hereditária de Pernambuco. Costumam dizer que quem sai aos seus não degenera.

  13. Leitores acordem, esta matéria é mentirosa porque não existe nenhum mensalão do Bolsonaro, isso é uma narrativa de pseudo jornalistas esquerdista adeptos do quanto pior melhor. O Ministro Marinho do MDR já explicou que esse valor trata-se de emendas parlamentares incluídas no Orçamento da União pelos próprios deputados e senadores de todos os partidos e aprovadas pelos mesmos de acordo com a LOA. (lei específica do orçamento da União) Infelizmente esta revista e sua irmã O Antagonista já eram,

    1. Tenho pena desse senhor.. enquanto ele defende esses corruptos, ele vai ficando na miséria ou na merda e ainda agradece, ou ele tem se beneficiado, ganha vantagens de políticos para defendê-lo, deve está com salário bom, ou tem comprometimento mental. Não dá para acreditar que existe pessoas como essas que defendem corruptos, pessoas que destroem nossa sociedade.

    2. Eita....o gado fiel a seita do genocida deve estar afetada por efeitos colaterais da cloroquina.

    3. O Antagonista e Crusoé não fazem parte do cercadinho .

    4. Sebastião, NÃO subestime nossa inteligência. Amanhã é segunda, dia do cercadinho

    5. Leo bovino bozista, não adianta pedir, eu nao tenho alfafa para lhe dar. Volta pro cercadinho do Bozo que lá deve ter alfafa turbinada com mortadela vermelha.

    6. Esse "Palhaço Bozo" passa o dia ofendendo. Não sei se é um funça estatal que finge que trabalha, um assessor pago pra isso, ou algum sobrevivem da velha guerrilha virtual dos corruPTos...

    7. Esse Sebastião só pode estar sendo pago para fazer esse comentário mediocre. Acho q o gabinete do ódio acabou contratando um mortadela petista para comentar em favor do presidente monstro. A retórica pelo menos é a mesma da turminha do lula livre. Lamentável...

    8. Sebastião é um robô zumbi da familícia corrupta. O sonho dele é ver o Bolso conseguindo roubar mais q a quadrilha vermelha.

    9. Tião, o gado lambe saco do Bolsolixo. Isso que dá ficar se bitolando nos videos do gengivão.

    10. Os passa panos do Bolsonaro se fazem de cegos! A corrupção continua!Além de corrupto,governo incompetente!Acorda Brasil!!

  14. Só mudam as moscas. A m... é a mesma. Desta vez não está havendo repercussão como houve no mensalão. Acho que os brasileiros se acostumaram com as desgraças.

  15. A edição dessa semana está muito boa. Mas os fatos estarrecedores estão restritos aos assinantes que acredito ser uma pequena parcela da popuação. Crusoé poderia liberar o conteúdo por algumas horas, por exemplo, para tentar espalhar todo esse descalabro e também divulgar o bom jornalismo.

    1. A maioria dos brasileiros não tem acesso a um jornalismo como temos aqui.

    2. Concordo plenamente-também pensei nisso 👏 CRUSOE libere a “patente” dessa reportagem !!

  16. Não estou decepcionado com Bolsonaro. Votei nele, ciente de sua mediocridade, na crença de que estaria evitando um mal maior. Como a gente se engana! ...

  17. Ótima matéria que mostra que muda o titular da cadeira presidencial, mas a farra com o nosso dinheiro continua a mesma. E o atual detentor da pasta faz o discurso que no governo dele não tem corrupção, e a parte da direita e da extrema abre os ouvidos para ouvir esse discurso absurdo, e replica com sorriso nos dentes e satisfação.

  18. O que me deixa admirada que esses escândalos não saem em rede nacional, e aí o povo fica só preocupado em fofocas de artistas enquanto isso esses políticos corruptos ficam assaltando o país tenho asco do Bolsonaro traídor 🤮

    1. Incrível como os vermes bozistas são fanáticos no barbudo corrupto. Não perdem nenhuma oportunidade de falar o nome do mestre do ídolo deles. Bozistas são mortadelas petistas que se encantaram com o bolsonarismo genocida e delinquente.

    2. E o ASCO do Luladrão você não tem? petralha do cão!

  19. "No meu governo não tem corrupção." No dicionário (se é que ele tem algum) do Dr. Bolso, a palavra corrupção deve ter outro significado. Impeachment nele, já!

  20. quando no poder o PT atacava sistematicamente o que o pais tinha de melhor A AGRICULTURA----o jair TRAIDOR no poder ataca nosso melhor parceiro comercial A CHINA.-----ALGUEM ACREDITA QUE ESTE PAIS TEM CHANE DE DAR CERTO ?????

  21. Parabéns Crusoé!! Ser um assinante de reportagens desse nível nos deixam mais informados sobre a sujeira instalada num governo que se dizia ficar longe da velha política!!

    1. Lamento que seja para poucos privilegiados informação de alto nível

  22. Show de reportagem! Fizemos barulho, apoiamos a Lava Jato que mostrou as mazelas da corrupção e esse governo que só sabe querer poder, deu uma rasteira em todos que o elegeram para quê? Para escancarar a verdadeira face, a inveja do poder do PT. Não para fazer melhor, para fazer pior. São burros demais para fazer melhor.

    1. MARCOS, nem lula nem bozolixo. Brasil não merece esses dois estrumes.

    2. Está mais do que claro porquê detonaram a Lava Jato. Fica claro também que sem ela não tem solução para o Brasil. Como transformar o Brasil, se a corrupção corre solta

  23. Deixa pra lá. Senão, vão investigar, denunciar, julgar, condenar e mandar prender. Aí, o STF decide que os “devidos processos legais”, com toneladas de provas, dezenas de milhares de horas trabalhadas e julgados em 3 instâncias teriam sido iniciados em varas indevidas. Portanto, tudo anulado. Deixa prá lá.

  24. jornal o tempo publica nota sobre a deva. https://www.otempo.com.br/informes/esclarecimento-publico-em-relacao-a-materia-da-revista-crusoe-1.2485259 Checa ai Crusoé. como diz Bolsonaro, "no meu governo não investiga corrupção "

  25. E eu não consigo ler nenhuma reportagem pq minha assinatura está ‘atrasada’ (?) e nenhuma possibilidade de ‘atualiza-la’ (?) se abre. Cansa...

  26. O constrangimento do ministro Paulo Guedes está explícito, porém seu interêsse em continuar é muito grande.. será por quê?

  27. Tudo se repete, muda apenas os métodos de aliciamento, mas sempre temos algumas semelhanças, será mera coincidência: dinheiro público, Centrão, apoio político e uma empresa estatal.

  28. O que assusta é que tanto Bolsonaro como o próximo inquilino do Palácio do Planalto já descobriram que o caminho para roubar sem ser importunado é mobiliar a Justiça e os órgãos de controle com gente picareta. A diferença entre os mensalões anteriores e este é que provavelmente os processos de punição nem chegarão a amadurecer.

    1. É exatamente isso. Somos nós a tocar essa joça para essa corja se locupletar. E só nós podemos mudar isso. E não será dentro de casa.

  29. Fácil entender por que era necessário acabar com a Lava Jato e desmoralizar Moro, Deltan e as Forças tarefas. Nem tenho mais vontade de ler sobre nossa política. Passo mal de tanto nojo.

  30. A dúvida é, o Flávio comprou a mansão com o que ganhou nas raspadinhas, com este orçamento paralelo, vendendo chocolate ou com trabalho honesto? Estes caras vão sair milionários, não serão punidos, o judiciário não pune este tipo de gente.

    1. Gado não faz leitura curta quanto mais longa, apenas obedece.

    2. Leu tudo? Não se indignou? Ficou com raivinha porque o texto é longo? Viva o brasileiro folgado!

    3. Se essa matéria te indignou, talvez seja porque você faz parte dos que apoiam cegamente um político sem tentar ao menos ter um senso crítico. Eu já li matérias muito mais longas nessa revista e leio quantas mais conseguir. Informação de qualidade não está fácil ultimamente.

    4. Iberê - É que o Ivanilson, assim como toda a curriola petista e bozista, tem preguiça de ler. Essa turminha lobotomizada só se informa nos WhatsApp do tiozão, facebook disseminadores de fake news e vídeo blog bozistas que só disseminam a lavagem de porco bolsonarista. Assinam e comentam na Crusoé pq são mandados pelo gabinete do ódio para vir emporcalhar a sessão de comentários daqui. Fazem tudo pela porção de ração de alfafa, cloroquina e mortadela.

    5. por que a indignação, o texto é longo ou os fatos contrariam a bandeira que vc carrega?

  31. Este é um país dominado pelos interesses escusos públicos e privados. É uma grande Confraria que contamina toda a República. Com todo respeito, este presidente atual não é o mesmo em quem votei. O governo acabou e resta ao povo esperar 2022 para substituí-lo pagando o país um preço alto até lá. Só uma grande união pode deixá-lo fora do 2º Turno para Lula não voltar porque se for ele a derrota é certa pela sua própria incompetência.

  32. Eu falei que tudo iria aparecer mais cedo ou mais tarde. Onde estão os Bolsonaristas que dizem que não tem corrupção no governo Bolsonaro? Tinham que implodir a Lava Jato primeiro. Povo vamos acordar. Chega de BOLSOPETISMO. POR FAVOR. parabéns CRUSOE. Tenho orgulho de vocês.

  33. Passo em Gameleira sempre e imaginar 20 milhões naquele bairro, porque não é uma cidade, é a cara dos desmandos desse país sem vergonha. Sem noção...

    1. Não, o mensalão do PT tinha como fonte de arrecadação a corrupção. neste caso (veja o diretor dos Correios q deu início ao.mensalão ). Neste caso o que deve ser explicado é onde está o dinheiro previsto no orçamento. os valores estão discriminados no orçamento oficialmente. Porém existe indícios fortes de desvio de finalidade.

  34. Nos primeiros meses do governo, quando eu ainda imaginava que esse presidente era honesto, a despeito de todos os defeitos já conhecidos, eu me perguntava porque ele escolhia figuras implicadas com a Justiça pra compor seu governo e pensava que era por pura incompetência... Essa matéria da Crusoé explica e esclarece de forma cristalina qual era a utilidade dessas escolhas nefastas e intencionais! Felizmente, eu deixei de apoiar esse cretino desde que estourou o escândalo da rachadinha!

  35. O Brasil não tem jeito mais ! Está tudo dominado por essa canalhada de políticos !Difícl sair desse esgoto. Cada dia piora mais ! Só tomando o caminho do aeroporto mesmo !

  36. Parabéns aos repórteres. Fica muito claro que o pangaré sociopata alega que não há corrupção no seu desgoverno mas as porteiras estão arreganhadas para toda a corja de bandidos que o cercam e fica impossível de alegar virgindade estando envolvido com essas quadrilhas. Que os órgãos competentes façam o trabalho de investigar e punir.

    1. Pois é André. Os bovinos esquizofrênicos ficam revoltados quando uma reportagem mostra os podres corruptos do dono do rebanho de idiotas úteis do qual eles fazem parte. Na mente deles, q foi lobotomizada com lavagem de porco bozista, é inadmissível que a verdade sobre os seus donos venham a tona. São uma verdadeira manada de seres bestiais a serviço do servo da morte.

  37. Bolsolão, orçamento paralelo, são excrescências...... nada diferente da Contabilidade Criativa da Dilma....... a sociedade não pode suportar tais coisas....... Administração Pública é coisa série, de altíssima responsabilidade! Os caras desviam recursos vultosos, e diz faltar dinheiro para Educação? Saude? Ora, faça-me o favor! Os brasileiros não podem tolerar tais descalabros!

    1. Enganou os Otários que nunca sem a bula.

  38. Cruzoé está fazendo seu papel. Aguardemos quando as falcatruas começarem a ser descobertas, para ver como serão tratadas. Aí sim poderíamos igualar Lula/Bolsonaro. Particularmente acredito em nosso Presidente. Sou otimista por natureza.

    1. Clarice, só é único quando o filho do presidente está enrolado até o pescoço em corrupção. Obviamente que foi o pai q mostrou o caminho das pedras né!? Esse governo tinha tudo para fazer a coisa certa e acabar com o mecanismo corrupto. Infelizmente descobriu-se vários esquemas corrompidos da familícia bozo de antes do mandato atual, aí o estelionatario não teve opção se não abraçar o mecanismo e a quadrilha vermelha para se manter no poder. Quem ainda defende isso é muito sem noção. 🐄🐄🐄🐮🤡

    2. Ivo como vimos isto ocorre pois o que temos é a total impunidade ! Se os criminosos de ontem estivessem na cadeia e não eleitos e exigindo as benesses no congresso para permitir o executivo governar e seguir adiante não haveria este quadro! Quando os corruptos forem condenados e cumprirem suas penas na cadeia e o judiciário for tb incriminado por vender-se não veremos mais isto! A impunidade dos grandes leva a este estilo de governo ! Único possível

  39. Sou assinante das primeiras horas e nunca li uma matéria que lança o nome de um empresário que acredito, não tem fundamento. Trata-se do MULTIMILIONÁRIO, definição da revista, prefeito de Betim o Sr. Medioli. É muito pouco para o tamanho da DEVA e seus empreendimentos.

    1. Muito ou pouco, não deixa de ser uma linha de investigação para saber se o referido repasse, sendo muito ou pouco, foi para superfaturar algo e fazer desvio de verba para o bolso de algum político. Resta saber se o bozo vai deixar a PF investigar, pois ela agora esta aparelhada pela familícia.

  40. Parabéns pela reportagem e pelo empenho em desvendar minuciosamente o caminho do dinheiro roubado de todo o povo brasileiro. infelizmente continuamos na mesma. Há de surgir uma terceira via, não é possível estarmos condenados a sempre ser roubados. Que país é esse.

  41. Tem caroço nesse angu. Mas chamar de mensalão é ignorância ou canalhice tremenda. Não sei se o objetivo é condenar previamente o atual governo ou minimizar o que de fato foi o escando do mensalão. No mensalão, membros do governo federal ou do partido corruPTo desviava dinheiro para pagavam propina a parlamentares em troca de votos.

    1. Bozete Leonardo, vc lembra pra que serviu o Mensalão do Lula em seu primeiro mandato? Faz um esforço ai meu, pesquisa no google. Para de ficar vendo video dos blogueiros bozistas com sua lavagem de porco. Acorda pra vida cara, seu ídolo é corupto até o osso.

    2. Amigo, é a mesma coisa. Não percebe? O Bolsopetista canalha, corrupto e estelionatario eleitoral, COMPRA apoio (VOTOS) para manter-se no poder e proteger, ele e sua prole de ser presa, tudo com desvio de dinheiro (ROUBO) direto do orçamento federal, maquiado de emendas parlamentares.

  42. A reportagem é média. O Mensalão não foi bem isso. O Mensalão foi dinheiro nas malas também, foi pagamento em cash para parlamentares. Esqueceram-se da CPMI e da ex esposa do Valdemar Costa Neto? Agora é verba para os currais eleitorais o que não tem nada a ver com os crimes do Mensalão. Acho q mereceria ler o que aconteceu na época. Lula pediu desculpas na TV pelo mensalão. O PT e o Presidente assumiram crimes. Agora é bem diferente, é um orçamento distorcido, aprovado.

  43. Ver p crer.....já vi muitos filmes parecidos......"leite condensado" , etc. Aguardemos ; se verdade, justiça aja, caso contrário , mais uma decepção jornalística

    1. Acorda Antonio, o seu ídolo corrupto aparelhou todosnos órgãos de investigação e vc ainda acha q esses mesmos órgãos vão investigar ele? - Eliza, enfia a cabeça num buraco igual a avestruz, só assim para se esconder da verdade. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐮🤡

    2. Eu já estou muuuito decepcionada com esse jornalismo de "quinta".

  44. Interessante observar o nome de José Nelto na planilha de beneficiados pela verba extra do orçamento oculto. O parlamentar, cassado há 10 anos por oferecer mudança gratuita em época de eleição, destacava-se atualmente como crítico dos erros de Bolsonaro e um defensor da Lava Jato. Um exemplo de esquizofrenia política. Não merece crédito.

    1. Pois é! Corruptos criticando e atirando pedras ! Gozado né?

    1. Paulo Guedes está pouco se lixando pra incompetência e corrupção desse governo. Se ele se incomodasse com alguma dessas coisas, já teria deixado o governo junto com Moro, este, sim, de biografia limpa e consciência tranquila!

  45. Belo trabalho de pesquisa e investigação do time afinadíssimo de CRUSOÉ, desvendando falcatruas e desmandos dessa turma que desgoverna o Brasil 🇧🇷, desnudando as grotescas e toscas figuras que os brasileiros elegeram...

    1. Helder, então vá comercestrume na Ilha da fantasia do seu mito corrupto e criminal! Cai fora daqui Gado!!

    2. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐮🤡

  46. Qualquer semelhança do general com o meliante Zé Dirceu, é mera coincidência 😏 ...um tapa na cara do cidadão de bem , um militar com essa patente se prestar a lesar a Patria

  47. Não adianta trocar luladrão por bostanaro, se bezerras, calheiros, sarneys, barbalhos e muitos outros coronéis continuarem a chupar o erário!

    1. Clarice, o Bozo faz parte do mecanismo. Naose esqueça que ele foi onprincipal articulador para acabar com a Lava Jato, dando uma bela de uma rasteira traiçoeira no Dr. Moro. Quem ainda defende o Bozo é defensor de bandido corrupto igual os mortadelas petistas.

    2. É o mecanismo em ação! Por isto terminaram com a lava jato

  48. Triste Nação onde os corruptos DESCARADAMENTE surrupiam recursos públicos com mta competência. ENQTO milhares de brasileiros morreram sem a chance de se vacinaram.Canalhas!

  49. Infelizmente, apesar da pandemia, a única solução é o Art.142. O Bolsonaro, em quem votei, se ajoelhou aos pés da caterva que quer continuar sugando os recursos do país. A desonestidade é a expressão genética imutável dos pol[iticos do Brasil.

  50. Isto não vai sair nas televisões? Só fica com os assinantes da Crusoe para que passemos mais raiva nesta pandemia maluca?

  51. O Harari já fez a profecia: o Homo Sapiens está em extinção. Não há moral, ética e qualquer decência em todos que alcançam algum cargo público.

  52. Veja isso... https://www.opopular.com.br/noticias/politica/or%C3%A7amento-secreto-prefeito-de-gameleira-diz-que-sabia-da-emenda-do-senador-do-acre-e-o-defende-1.2250326

  53. Só posso classificar como deficientes de cognição os cidadãos que, ainda, confiam num cidadão totalmente desprovido de competência e confiabilidade para continuar desgovernando o nosso querido Brasil.

  54. Infelizmente caímos nesse embuste, tanta revolta e desespero com o esquema corrupto do PT nos levou a eleger esse cavalo de troia.

    1. Havia a opção de eleger João Amoêdo, do Partido Novo, mas a mídia e os movimentos de direita resolveram apostar em Bolsonaro, não foi? Bolsonaro era pior em tudo, mas as pessoas deixaram-se levar pela campanha dos memes esdrúxulos, da fanfarronice, da "arminha", da palhaçada... Deu no que deu... Pra 2022, podemos ter Mandetta, Amoêdo, Moro como candidatos, mas já tem gente querendo apostar no Danilo Gentili! Ele é uma excelente pessoa, mas é o pior dessa lista. Será que vamos repetir o erro?

  55. Para fazer a Vontade do Deus que o ungiu é preciso dar continuidade ao processo de governar cometendo crimes de responsabilidade e improbidade administrativa.

    1. kkkkkkkkkk ironicamente a manada religiosa deve pensar dessa maneira.

  56. Cadê os robôs bovinos para defender o MINTO? Por onde andam o "Afranio Manso", o "Jose Bozista", o "Lourival"? Gostaria de saber o que eles acham desse mensalão do Bozo, afinal eles sempre foram tão enérgicos com a corrupção petista. O que a gadolândia entende que seja essa nova roupagem de mensalão arquitetada pelo planalto? Será que vamos ter de ofertar por aqui Alfafa com Mortadela e Cloroquina para os bovinos saírem do silencio???

  57. Pior que roubar é roubar e fazer pose de honesto. Genocida, negacionista e corrupto. É demais. Mais um crime que não será apurado.

  58. É impressionante a capacidade de engenharia que esses vagabundos têm para roubar o Erário. Como são criativos. Malditos nojentos !!!

  59. Só tenho que parabenizar a Crusoé e seus intrépidos repórteres. Que bela matéria! Estamos desnudando esse fajuto governo Bolsonaro que consegue o que parecia impossível ser pior do que o governo Dilma. Estamos num beco sem saída. Este país não tem jeito.

  60. Bolsonaro consegue ser pior que Lula, que ao voltar das profundezas do oceano pra onde Moro corretamente o enviou, fez nos seus pronunciamentos defesa da vacina, do distanciamento pessoal e da máscara de proteção.

    1. Clarice, quem rouba no pouco imagina o que não fará no muito? Esse é o típico pensamento de um mortadela petista q acredita até hoje q o Lula é inocente. Bozistas passadores de pano do genocídio são gemeos siames dos mortadelas petistas defensores do Lula Livre. Se misturar essas duas turmas ninguem separa mais. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐷🐮🤡

    2. Difícil 😣 ser pior que Lula ! O esquema era grande e a fraude foi gigantesca ! Se houver a soma veríamos isto!

    3. Não esqueçamos que o Lula agradeceu a natureza pela criação do vírus.

    4. Pior que Lula?? São IGUAIS!!! Não há diferenças entre eles todos, membros da mesma corja. Não escapa um, mermão...

    1. Então, você imagina que nosso governo está superavitário, kkkk! Que maravilha! Se fosse verdade, esses 3 bilhões que "sobraram" deveriam servir pra ajudar a pagar a dívida pública, fazer caixa no Tesouro nacional e/ou se reverter para a população, e não ir pras mãos dos corruptos de plantão, não acha?

    2. Will, volta pro cocho! Aqui não é lugar de defensor de bandido corrupto.

    3. Você pode enfiar a cabeça no buraco igual faz a avestruz. Só assim para continuar se negando a enxergar o óbvio.

  61. A desgraça ta posta. Mas ai reclamar pra quem?? Pro Moro?? Coitado. Foi esmagado pelo sistema podre brasileiro. Não sobrou mais ninguem. Ai de quem quiser seguir os passos de Moro. O juiz que ta no lugar dele em curitiba, é mais manso que meu cachorro de 12 anos. Brasil é um passado. E sempre será. Não sabe escolher nada entre lula e bolso.

  62. E acabaram com a Lava Jato...Tudo água da mesma barrica... Quero parabenizar a Crusoé pelas grandes reportagens investigativas e aos Jornalistas que escreveram a matéria, Patrik Camporez e Luiz Vassalo. Vocês hoje são a única fonte confiável de informação. Isso sim é jornalismo de verdade!

    1. Clarice, ninguém precisa votar na esquerda! Basta escolher outro candidato em 2022.

    2. Bozete desmiolada Clarice, Bozonaro é quem está nos aproximando da Venezuela. Basta estudar um pouco de história para ver que o que ele faz hoje foi o que o Chavez fez no passado. Por sorte temos a cupula das forcas armadas que não aceitou defender esse pulha quando ele tentou dar um golpe chavista no Brasil. Mas o risco de venezuelizacao brasileira ainda existe por causa de mentes obtusas e vassalas iguais a sua. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐖🐖🐖🐷🐷🐷🐷🐮🐮🐮🐮🐮🐮🤡

    3. Não é igual! Não voto na esquerda pois não quero viver na Venezuela de amanhã ! Cruz credo! Mil vezes Bolsonaro tendo de comprar o centrão para sobreviver politicamente que a volta do foro de São Paulo e o envio do nosso $ para fora para financiar Cuba ! Bolívia ! Etc e ainda quebrar o Brasil!

  63. Que reportagem!! Parabéns Crusoé! Seria um passo importante publicar de forma aberta, para o gado, mesmo que questionem, ler essa matéria!! Teria imenso prazer em poder enviar uma cópia para uns amigos fanáticos!!! A matéria deixa claro o pq de acabarem com a Lava - Jato & Coaf!!

  64. Bem, a reportagem está aí, completa, minuciosa, reveladora de um escândalo monumental envolvendo dinheiro público! A bola agora está com os órgãos de fiscalização e de persecução penal! Parabéns, Crusoé!

  65. Só assim ficamos sabendo "um pouco" do que continua rolando de corrupção, desvio de recursos públicos para o bolso da turminha que está no poder agora. Obrigada, Crusoé e Antagonista!

  66. Eu achava que sabia tudo, mas só agora vim conhecer o significado do verbo "tratorar" mas falando sério, nenhum espanto, conheci a família Bezerra em Petrolina, nos anos 70, dominando o comércio de cebola e a política do vale do São Francisco e é, sobejamente sabido que a corrupção e apropriação dos recursos públicos é o cimento que alicerça as oligarquias regionais que fornecem os políticos que sustentam o modelo criminoso e explorador atual. Pobre Brasil!

  67. Parabéns, Crusoé, peka reportagem e investigação. Se em uma semana e com os recursos que vcs têm deu pra descobrir isso tudo, o que o TCU e MPF vão descobrir?

    1. Ana, a reportagem está ótima, mostrando os fatos sem opiniões pessoais e merece parabéns, porém quanto ao mpf, tcu e congeneres só descobrem o que dá manchetes na tv colocando-os em evidência. Continuaremos a ser o país do futuro até quando?

  68. Parabéns a Crusoé por não se acovardar nunca. Toda a nossa mídia está se curvando, agora poupando o corrupto Lula. Ontem foi a matéria de um dos advogados do PT no STF. Hoje o upgrade e mudança de estratégia na corrupção endêmica e sistêmica, que assola o nosso Brasil. Bolsonaro acabou. É um merda esperando a hora da descarga, para ir junto com a sua corja para o esgoto da história do nosso Brasil. NOSSO BRASIL.

  69. Tudo continua como sempre foi... montares de dinheiro para um bando de políticos corruptora,que farra, nunca urso tirar o foro privilegiado...estamos fardados a isso para sempre.

  70. E esse presidente diz que na gestão dele ninguém rouba. Só cego e surdo acreditam!! Enquanto isso acontece, fecharemos já meio milhão de mortos na pandemia!!

  71. Não adianta nada ficarmos indignados, lamentarmos ou dizer q política é assim mesmo...é preciso re voltar-se com ação enérgica ...protesto ...revolução...tipo junho de 2013....

  72. Esse tipo de reportagem dita investigativa é mera especulaçao espalhafatosa desse pessoal da esquerda do qual crusoé faz parte. Por outro lado esquecem propositadamente que as maquinas adquiridas pela Codesvaf sao repassadas pra varias prefeituras daquelas regioes. crusoé sempre atacando o governo federal

    1. Esse é o autentico bovino corno manso que chega em casa e pega o Bozo na cama com sua mulher mas acha isso uma coisa muito normal. Afinal, é o ídolo, mito, messias e Deus na terra que está papando sua mulher. O Bozo pode tudo para o bovino corno manso.

    2. Maquinas superfaturadas, pagamentos sem licitações, ou com licitações direcionadas, dinheiro saindo sem controle, indo para municípios que nem sabe o que vão fazer. E está tudo provado. Ou vc não leu ou não quis entender a matéria.

  73. O que precisamos mesmo é uma reforma Politica, Administrativa, Judiciária, Tributária, mas como vamos acreditar em reformas com essa gente e seus próximos? novo presidente, novo congresso com os mesmos vampiros? somente uma ruptura total no país e os que sobrarem mudem essa chaga de não termos esperança no futuro.

  74. E o gado ainda acredita não haver corrupção no governo Bolsonaro. É inacreditável! Até quando aceitaremos tudo isso acovardados e inertes? Parabéns aos repórteres pelo brilhante trabalho de reportagem. MS

  75. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. Fernando vc esqueceu de um pequeno detalhe. Vou te ajudar: Qual foi o motivo que fez o Bozo arreganhar as pernas do governo para os piores corruptos do congresso? Essa é muito fácil e bota por terra a retórica dos bozistas. O motivo do Bozo dar uma guinada para a esquerda e centrão corruptos se chama Flavio, Queiroz e Micheques. Para salvar o proprio rabo o Bozo imola a vida de milhares de brasileiros no altar a impunidade corrupta.

    2. Clarice, vc defende o corrupto bozo que ajudou a desmantelar a Lava Jato e ao mesmo tempo quer a volta dela. O gado bozista sofre de esquizofrenia cloroquinante, só pode.

    3. Mas para isto tem de colocar os corruptos do judiciário na cadeia e voltar a Lava jata ! Está difícil !

    4. Claiton, acredita mesmo nisso com esse congresso, imprensa e esse stf e outros tribunais que aí estão? Enquanto não mudar isso, Moro ou qualquer outro presidente honesto será moído como o atual, que acabará fazendo essas alianças tenebrosas prá sobreviver. Só 1964 de volta com um Geisel ou Castelo Branco novos no comando.

  76. Não consigo me acostumar... E essa reportagem me deixou estarrecida! Mas vocês estão de parabéns: uma equipe excelente, um trabalho excelente!

    1. Concordo Fernando ! Tudo que é podre 🤮 permanece e voltou ! Sufocando a lava jato é-nos íntegros no judiciário e polícia federal ! Evitemos de botar por urna auditável pois até com o atual sistema eleitoral há mutreta

    1. Natercia, a " grande mídia " já deve ter sido azeitada pra ficar quieta, só falando da pandemia ( do coronavirus e não da corrupção que é pior ) ou do Henry, ou do comediante, até surgir outro caso (a Mariele já enterraram, felizmente).

    1. Ricardo é o bovino corno manso que aceita de bom grado que tomem para si o que lhe pertence.

  77. Contradizendo o velho adágio que diz que a história as vezes se repete como farsa a nossa criativa classe politica consegue subverte-la. Bolsonaristas e petistas são iguais porem com sinais trocados. Arisco a dizer que os petistas são mais inteligentes pois conseguiram enganar por mais tempo roubando no atacado. Ja temos a sequência cronológica . Mensalão = Roubo via agencias de publicidade, Petrolão = Roubo via empresas estatais e Codevasf = Roubo via armações no Orçamento da União.

    1. Parabéns pela síntese. É bem isso o que eu penso. Triste constatação. A "velha política" nunca esteve tão ativa e forte.

  78. Excelente exemplo de jornalismo investigativo, com dados e procurando respostas das partes envolvidas. Este material prova que o mito da honestidade e combate à corrupção deste governo está ruindo.

  79. Excelente matéria. O que mais me impressiona é que uma matéria desta não é contestada pelos citados, e a vida segue normal. O povo inerte, vendo a vida passar. Acredito que merecemos essa roubalheira. E o cara se elegeu com discurso de combate a corrupção. Acabou com a lava jato, última esperança de justiça. Só reverteremos essa situação, no dia que o povo participar destas questões. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. Verdade! E, pra esses canalhas, a pandemia veio bem a calhar. Afundaram o país, enquanto enchem suas burras de dinheiro.

    1. Não sabe, evidentemente. Não é assim que essa cambada nojenta, asquerosa de políticos se defende? Se bem que esse agora deu uma inovada: manda chamar pra ladrar nas redes a sua matilha descerebrada e tapada pra intimidar a imprensa. Pobre Brasil. Não à toa aniquilaram com a Lava Jato. Estão aí fazendo exatamente o que ela tentou com afinco combater.

    2. Não. Nem o orçamento é irregular. É tudo safadeza da oposição. Ele é o Lula da Direita. Corrupto, deixa roubar e não sabe de nada.

  80. Muito boa a reportagem, mas acho que faltou mais destaque nos valores das compras superfaturadas de máquinas!

  81. O poço não tem fundo. Esquemas arcaicos de corrupção voltando na cara dura, à luz do dia. Sistema político brasileiro é podre. Não vai mudar nunca!

  82. Por isso tem que deixar tudo preparado para que não haja investigação. Se algo escapar tem lá na defesa esse stf imundo para garantir a vitória (gilmar mendes, lenadowiski, carmem lucia, tofoli, facchin, kassio, etc.).

  83. Tenho sugerido aqui, nas próximas eleições o melhor candidato é o DR ZERO ZERO CONFIRMA Mudam-se as moscas mas a merda continua a mesma

    1. Lúcio, a lenda de Papai Noel sobrevive para alguns até hoje.

  84. No meio da reportagem, parei de ler. Nojo disso tudo. E agora, a partir dos próximos meses, pagarei uma fortuna de imposto de renda. Como se livrar disso?

  85. Se era disso que os bolsonaristas se orgulhavam,que não existia corrupção nesse governo,agora só mesmo sendo gado é que podem continuar com essa justificativa para manter o apoio.Se não bastasse o orçamento paralelo do governo federal, boa parte foi destinada a "empresas" ligadas aos políticos "apoiadores",algumas "consultorias" que, como é fácil concluir, se mostra mais fácil, também, de transferir recursos públicos por um "bem" não palpável e de difícil verificação pelos órgãos fiscalizadores.

  86. Infelizmente só aumenta minha decepção. Conheço bem este filme desde Janio Quadros, Anões do Orçamento, etc......... Falta nacionalismo, amor à patria e aos brasileiros, desde o berço de cada um. Sempre acreditei que teria uma redução na corrupção mas, ao contrario, a fome pelo dinheiro fácil só aumenta de forma absurda.

  87. As emendas do relator são de responsabilidade do Congresso. A CODEVASF e as Prefeituras não têm nenhum controle dos respectivos Tribunais de Contas?

  88. Nos últimos 60 anos nenhum presidente esteve tão encurralado negativamente como este (milhares de mortes devido ao negacionismo). Parece que leva junto para o esgoto toda a credibilidade das FFAA construída nos últimos 36 anos. Nossa democracia não é flor que se cheire mas está em sério perigo. Algo legal e legítimo precisa ser feito para afastá-lo, pois o cara não enxerga as besteiras que fez e faz . Em nome dos lúcidos e de vidas, socorro!!!!!! Nunca me arrependi tanto de um voto.

    1. Juntos, o STF, Senado e FFAA tem "nesse final de semana" uma última hipótese de solução para o embrólio do possível afastamento JÁ. Se passar esse momento todos irão se desgastar* * Pazuelo na CPI, FFAA * Suposta venda de sentenças, STF * Bolsolão, Congresso

  89. Na teoria temos, PGR, TCU, STJ, STF, SÓ QUE NÃO. Temos é uma grande família mafiosa insaciável, se revesam no poder, numa disputa olímpica de “quem rouba mais”, SEM SER PRESO. Nossas instituições pseudo democráticas são altamente INCESTUOSAS, onde todos participantes, sejam magistrados ou congressistas, se auto acobertam em atos libidinosos, criminosos e mesquinhos. PIOR, TUDO COM “ARES DE LEGALIDADE”. Como quem OS ELEGEM são influenciados apenas por tik-tok e fakes. Há esperanças pra isso ?

  90. Cruzoé está passando dos limites, como ousa acusar o governo do Bolsonero de corrupto? Além de já ter sido censurada, cuidado, tem "decreto pronto".

  91. Isso tudo cheira a mutreta. Coroa uma das besteiras do Paulo Guedes, que os políticos adoraram, de deixar eles indicarem onde o orçamento deveria ser gasto. Tai a bagaceira. Cadê a PF e o MPF ?

  92. Análise perfeita de Carlos F. S. Lima (Crusoé de 14.05.2021). STF possibilitou a reeleição do Lula. O PR ajudou-o, eliminando Moro e Lava-Jato. O povo, por ignorância e/ou comodidade não se revolta. Conclusão: ou as FFAA resgatem CF e democracia, ou o Brasil vira uma Venezuela.

  93. Perde-se o fôlego e qualquer esperança de um Brasil justo, que ao menos havia iniciado com a LJ a combater a corrupção endêmica, MAS, esse “senhor” bate no peito proclamando “- Eu acabei com a LJ, porque em MEU GOVERNO NÃO TEM CORRUPÇÃO”, NÃO TEM TAMBÉM; vergonha, ética, moral, lucidez (que não seja pra roubar-nos), falta-lhe mínima inteligência cognitiva para perceber que é facilmente manipulado pelos corruptos que sempre dominaram a corrupção em nosso País. Mas sabe manipular mentiras.

  94. Clap clap clap!!!! Parabéns a Crusoé pela excelente e corajosa reportagem....não é atoa que renovei logo por 2 anos essa maravilhosa revista!!!

  95. Crusoé mais uma vez arrasando! Super reportagem, recheada de FATOS e informações meticulosamente checadas. Está aí escancarada a corrupção do desgoverno Bolsonaro, o homem do rachid, q aprendeu a ser corrupto no varejo e partiu p/ o atacado. Cada vez mais parecido c/ Lula.

  96. Ótima equipe parabéns pela iniciativa, pena que aquela grande parcela da população que vota e não tem informação não sabem quem é a maioria desses nomes. 👏👏

  97. Dr. Sérgio Moro, Presidente Senador Álvaro Dias, vice-presidente Dr. Deltan Dallagnol, PGR General Santos Cruz, Defesa Dra. Maria Sílvia Bastos Marques, Planejamento Dr. Gustavo Loyola, Economia Dr. Gustavo Franco, BC Dr. Armínio Fraga, Privatizações Dr. André Lara Rezende, BNDES Dr. Edmar Bacha, IBGE Dr. Pérsio Arida, Petrobras Dr. Paulo Artung, Casa Civil Dr. Mozart Neves, Educação Dr. Dimas Covas, Saúde Dr. Carlos Fernando dos Santos Lima, MJSP Dr. Maurício Valeixo, PF Dr. Suemi

    1. Marco, vc está certo, porém essa lista que pedes é impossível no cenário atual.

    2. Esqueça isso, Raimundo....com o congresso que temos a cada eleição, essa equipe jamais conseguiria governar! Faça uma lista de possíveis nomes descentes para Federais e Senadores...Vc consegue?

    3. Parabéns!!! Essa é a equipe dos Sonhos, vou fazer minha parte pra que realize. Dr Sérgio Moro começou um grande projeto mas foi pausado, temos paciência, vamos conseguir!!!

    4. Muito bom e como dizia o Garrincha "só falta combinar", só que neste caso os eleitores que tb teriam que mudar substancialmente a Câmara e o Senado senão o belo time aí só funcionaria no papel.

    5. Me dá até calafrio... com uma lista dessas à disposição a gebte olha pra Brasília e vê aquela caterva desgraçada nos roendo para além do osso.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO