MarioSabino

Eu não aguento mais

19.03.21

Eu não aguento mais o vírus de hoje nem os de amanhã, ainda adormecidos nos armários, eu não aguento mais ficar em casa, eu não aguento mais usar máscara, eu não aguento mais ver enterro na televisão, eu não aguento mais ver apresentador de televisão com cara de enterro, eu não aguento mais ver UTI lotada, eu não aguento mais festa clandestina, eu não aguento mais praia lotada, eu não aguento mais frequentador de bar, eu não aguento mais jovem menosprezando vida de velho, eu não aguento mais negacionista, eu não aguento mais virologista, eu não aguento mais ver o meu filho caçula fechado no quarto, eu não aguento mais o Brasil, eu não aguento mais ter de ficar no Brasil, eu não aguento mais lugar nenhum, eu não aguento mais ouvir que ainda tem o aquecimento global, eu não aguento mais ouvir o Doria falar em ciência, eu não aguento mais ouvir o Bolsonaro falar sobre qualquer assunto, eu não aguento mais ter de aguentar novamente o Lula, eu não aguento mais engolir as lorotas do Guedes, eu não aguento mais deputado, eu não aguento mais senador, eu não aguento mais ministro do STF, eu não aguento mais ministro da Saúde, eu não aguento mais militar, eu não aguento mais bolsonarista, eu não aguento mais petista, eu não aguento mais ladrão.

(“Na experiência do absurdo, o sofrimento é individual. A partir do movimento de revolta, ele ganha a consciência do ser coletivo, é a aventura de todos. O primeiro movimento da mente que se estranha é, portanto, reconhecer que ela compartilha esse sentimento com todos os homens, e que a realidade humana, em sua totalidade, sofre com esse distanciamento em relação a si mesma e ao mundo. O mal que apenas um homem sentia torna-se peste coletiva. Na nossa provação diária, a revolta desempenha o mesmo papel que o cogito na ordem do pensamento: ela é a primeira evidência. Mas essa evidência tira o indivíduo de sua solidão. Ele é um território comum que fundamenta o primeiro valor dos homens. Eu me revolto, logo existo.” Albert Camus, em O Homem Revoltado.)

Eu não aguento mais rede social, eu não aguento mais meme, eu não aguento mais burrice, eu não aguento mais algumas inteligências de 140 caracteres ou textão, eu não aguento mais mediocridade, eu não aguento mais o politicamente correto, eu não aguento mais o incorreto politicamente, eu não aguento mais o Zoom, eu não aguento mais youtuber, eu não aguento mais ver gente com conexão ruim, eu não aguento mais ver comentarista com estante desarrumada, eu não aguento mais ver comentarista com orquídea branca ao fundo, eu não aguento mais ouvir criança gritando ao fundo de reunião, eu não aguento mais o meu cachorro latindo ao fundo, eu não aguento mais trabalhar por WhatsApp, eu não aguento mais ser jornalista, eu não aguento mais jornalistas, eu não aguento mais o jornalismo, essa profissão que destrói a sensibilidade intelectual da posteridade (Karl Kraus), eu não aguento mais os ditames do Google, eu não aguento mais português errado, eu não aguento mais assistir a reprise de filme, eu não aguento mais ver série, eu não aguento mais esperar por série, eu não aguento mais cerimônia virtual, eu não aguento mais âncora americano de cabelo armado, eu não aguento mais italiano velho estrelando show de rock, eu não aguento mais integrante de coletivo francês dando palpite, eu não aguento mais humorista brasileiro em esquete sobre pandemia.

(O meio é a mensagem, Marshall McLuhan.)

Eu não aguento mais entregador de comida, eu não aguento mais ter de fazer conta de padeiro, eu não aguento mais exibição de rico, eu não aguento mais lamentação de pobre, eu não aguento mais o silêncio resignado dos pobres, principalmente, eu não aguento mais hábitos, costumes e cacoetes de classe nenhuma, mas a Amazon eu aguento.

(“Quem compra e mente, em sua bolsa sente.” Miguel de Cervantes, em Dom Quixote.)

Eu não aguento mais ouvir falar em gripe espanhola, eu não aguento mais ouvir falar em morcego, eu não aguento mais ouvir em pangolim, eu não aguento mais ouvir falar no laboratório de Wuhan, eu não aguento mais ouvir falar em cepa, eu não aguento mais ouvir falar em medo de vacina, eu não aguento mais ouvir falar em obrigatoriedade da vacina, eu não aguento mais ouvir falar que não tem vacina, eu não aguento mais ouvir falar em guerra das vacinas, eu não aguento mais ouvir nome de farmacêutica, eu não aguento mais espirrar sem medo de ter Covid, eu não aguento mais fingir que está tudo bem.

(“Designar uma doença é apressar os seus progressos”. Stendhal, em algum lugar do passado, como a Síndrome de Stendhal.)

Eu não aguento mais você, hypocrite lecteur, mon semblable, mon frère na revolta coletiva (o francês é de Baudelaire), eu não aguento mais eu (nem você a mim), eu não aguento mais as flores do mal, eu não aguento mais as flores do bem, eu não aguento mais dizer que não aguento mais, eu não aguento mais o que já não aguentava mais antes de tudo começar, me deixa em paz que eu já não aguento mais (Ivan Lins).

E, no entanto, temos de aguentar, temos de nos aguentar reciprocamente, porque existir é simplesmente preciso, a existência como navegação permanente sem destino crível, até que um asteroide de dois quilômetros de diâmetro nos atinja a 124 mil quilômetros por hora — como o 2011 FO32, por exemplo, que neste momento está bem perto de nós, a uma distância de apenas cinco vezes o trajeto entre a Terra e a Lua.

Vai passar, se é que você me entende.

(“Um jogo de dados jamais abolirá o acaso.” Mallarmé, em Um jogo de dados.)

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Eu também não aguento mais 😡 A vida virou uma série chata , com episódios repetitivos e sem previsão de quando será a última temporada. 🙄😷

  2. Mário, eu não sei como você ainda aguenta... E todos da Crusoé e de O Antagonista, vocês, únicos na imprensa brasileira, com uma visão completa e profunda do que nos cerca e asfixia. Como sobreviver a isso, Mário?

  3. Prezado Mario, Lendo seu artigo, relendo, lendo de novo!! Me parece injusto não compartilhar com todos os meus amigos! Eles precisam ler isso! Tentei copiar, confesso! Compartilhei pelo Whatsapp, mas aí a Crusoé usa das artimanhas mercadológicas para se promover. Que chato! Mas ninguém é perfeito! Só queria poder compartilhar sem ter que parecer um corretor vendendo uma assinatura (E nem recebendo rsrsrs). Quer saber, acho que até venderia mais!! FANTÁSTICO O TEXTO!!!!!

  4. Eu não aguento mais os palavrões do Bozo, saudados como argumentos dignos dos horripilantes gritos de MITOOOO ! Meu caro , l’enfer c’est les autres, já foi dito à lá Sartre.

  5. Aguentar é a resistência do que já não tem escolha, por isso, aguentar a vitoria da mesmice que reclama pelo mero hábito da fala coletiva. Não aguente, reaja, reaja com a única coisa que a humanidade tem de bom: CRIATIVIDADE. O jornalismo brasileiro só tá ruim porque aboliu a CRIATIVIDADE em prol do esquema mais formal. Sempre te considerei o mais pessimista dos antas, e enquanto o Diogo é o mais dramática, o Cláudio é o mais pragmático, então juntem-se de novo e reajam a a tanta idiotice.

  6. Um minúsculo vírus para nos lembrar da nossa condição de espécie animal e da nossa impotência diante do acaso! Belo texto ,Mário

  7. Você é um craque!!!! Falou tudo!!!! Essa inteligência me deixa orgulhosa de só ler todos vocês!!!! EU NÃO AGUENTO MAIS, só aguento ler vocês. Obrigada por existirem....

  8. Só tenho medo de tantos " eu não aguento mais", ouvir e ou dizer "Eu desisto" e ficarmos nesta bestialidade em que vivemos, vendo e vivendo tudo isso ao nosso redor e não nos movimentarmos para exigir e adquirir mudanças reais. Temos um quadro pandemico, não só de covid 19, temos uma estagnação no ar desde 2018 revoltante. "Esperando pra ver o que vai acontecer." Que medo! E o Tic tac ta rolando, tudo de ruim acontecendo e nada. Desde 2018, não é pouco tempo não...

  9. Mario,quem aguenta? Eu com 72 estou aguentando esperando vacinar,usando máscara direto em casa ,só tiro para dormir ,pois minha filha é da área de saúde mas obedeço só tiro para assistir minha aula de piano live e dormir ,obedeço,curto minhas plantinhas,tomo meus remédios pois sou hipertensa,porém não assisto mais jornais vendo aqueles papagaios dizendo babaquice,só o Antagonista,Crusoé,Neumanne e Villas e rezar minhas orações não sou beata é porque gosto de falar com Deus.

    1. Maria, estou mais ou menos como você. Também gosto de conversar com Deus! Só Ele para nos livrar dos vírus e dos homens! Fique firme que a vacina vai chegar a tempo!

  10. Nossa, sua profissão é insalubre. Ter a função de observar e esmiuçar o universo sócio-político é muito barra pesada mesmo.

  11. Está acompanhado de uns 5% de brasileiros (estimo) que sentem aproximadamente o mesmo. Insistir em ser reto num país que nasceu e permaneceu torto, é muito duro. Quando as coisas parecem ir bem nesse país, prepare-se: - é apenas um acidente de percurso! A sua desvantagem, Mário, é que vc tem que ficar escrevendo sobre esse carrossel de crime e besteirol, em que as torpezas vão apenas se repetindo ao longo do tempo. Pelo menos faz algo de útil e nos informa bem, sem distorções. Obrigado e abraços

    1. 5% de retos estratégicamente colocados parece suficiente. É questão de rearranjar o contingente disponível. Sinto renovar minha disposição acertiva! o/

    1. O entregador de comida tambėm nāo tinha nada com isso que ele só está aí para ajudar...

  12. Não aguento mais ser brasileiro. É cansativo. Num futuro, quem sabe, a ONU ou alguma nova empresa enxergue este abundante mercado de infelizes e crie de alguma forma- e não se pode duvidar disso- uma maneira de adoção de cidadania. Uma nação X poder adotar um cidadão de uma nação Y, sendo Y o Brasil, claro. Caso isso aconteça quero deixar registrado que sou o primeiro da fila.

    1. Esqueça a onu. No mais, deixe de lado a passividade a nós atribuida e busque mudar isso.

    2. Seria muito mais fácil se nós nos doassemos para os Estados Unidos para nos tornarmos o se 51° Estado! Já imaginou as doletas rolando por aqui como uma grana doméstica? Auxilio emergencial de US 1,400.00 ? Eu também quero! Nos livrarmos de um monte de politicos federais idiotas e dos bruxos ou batmans (não sei o que é aquilo) dos Supremos Tribunais? Bom demais né! Então toca o hino dos gringos lá que nossos problemas estão resolvidos! Tchan, tchan, ran, tchan, tchan tchaaaaannnn!!! Yyyyessss! 🇺🇸

  13. Aguente... sou bem mais velha que você e estou me esforçando. Ainda quero ler muitos textos, a maioria muito bons, que você escreve...parabéns sempre...esperançar (Paulo Freire) é preciso!

  14. Tô abusada! não aguento o cinismo do pt lula, a cretinice sociopata do Bozo ,a patifaria político judiciária e seus bleafings. Enfim, sou uma aborrecida.

  15. Eu "num guento" mais ver gente que acredita em divindades, deuses que sabem tudo, santos que fazem milagres, papai noel, alma do outro mundo, almas e espíritos, e vergonha na cara dos políticos brazucas. apscosta/df

  16. O inimigo lhe parece imbatível? Tanto mais corajosa e digna a sua luta. - Karcondé(filósofo popular trigêmeo). Se não aguenta o MAIS troque-o pelo MENOS. Para isso existem os anões- Ana Maria Braga

  17. Eu não aguento mais receber boletins diários do medico da uti que em trinta segundos dá o quadro geral da intubação. Quero saber mais, ele responde, senhor estamos tentando, fazendo tudo que esta ao nosso alcance, boa noite!. Aí é só esperar mais 24 horas para o novo boletim. Eu não aguento mais dizer que não aguento mais, e esperar que tudo vai passar e ficar bem, mas enquanto há vida, há esperança, e espero de volta a única mulher da vida e mãe dos meus filhos. (excelente texto Sabino,)

  18. Hahahahahahahaha acabei de morrer... de rir‼️ Bem vindo ao meu mundo, Mário Sabino. E também não aguento mais ver o Moro, o Mouro, o Mauro, o Melro em cima do muro. Bem vindo ao meu mundo, Sabino, e vem rasgando, asteróide...

  19. Todos estamos assim, mas porém , ainda trmos condições de. Uma alimentação , teto, o pior de td e aguentar o negacionismo do vírus

  20. Você Mário,sempre cirúrgico em suas crônicas! É desse não aguentar mais coletivo ,os gritos abafados de indignação,as estocadas na alma diariamente vindas de todos os lados ,que formamos nossa resiliência. A reação a essa overdose de negatividade de uma realidade incontrolável, precisa de uma condução nossa de uma blindagem emocional.E a resiliência e empatia é essa segunda pele que nos protege.Não aguentar mais e expurgarmos o mal com gritos de horror, nos faz cada dia mais aguentar esse caos!

  21. Mario, como já dizia o humilde e saudoso Chico Xavier: “tudo passa, isto também vai passar”!!! Um dia a humanidade vai aprender o que realmente importa!!! Enquanto isso ....... 😞😢😢🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. Engana-se, a tal humanidade vai ser extinta, o planeta vai sobreviver, e ninguém vai explicar ou entender p.o.r.r.a nenhuma, nunca. Esse é o inexorável destino que nos aguarda, sorrateiramente. apscosta/df

  22. Caro Sabino, o que os cidadãos de bem deste país chamado Brasil, não aguentam mais, é ver seu presidente falar besteirol sempre e ir contra as evidências da ciência; é esperar que o vice-presidente Mourão preste lealdade ao Brasil e organize o impeachment do PR junto às forças vivas da nação; é esperar pelo passar dos dias até a eleição de 2022; enfim, é esperar pelo triunfo da verdade e da Justiça.

  23. Muito próprio a ocasião, mas vou colaborar: também não aguento mais ver o STF contratar seguranças por 52 mil..... (e já tem gente morrendo de fome... ai eu não aguento!!!)

  24. Não aguento mais o Beiçola e sua gang a perversamente destruir todas as operações de combate à corrupção, só por ódio ao Moro e Dallagnol. Maldito o dia em que o pai do calhor.da (talvez o vizinho) comeu a mãe desse satã, padrinho de corruptos endinheirados.

  25. Nada do que foi será de novo Do jeito que já foi um dia Tudo passa Tudo sempre passará… Lulu Santos Aguentaremos “vai passar “ !!

  26. De tudo isso o que eu não aguento mais mesmo - mesmo! - é o Gilmar Mendes derrubar juiz! Moro, Bretas... quem será o próximo?!

  27. Brilhante, como sempre! Mario externou tudo aquilo que sentimos diante dessa tragédia, exaustivamente anunciada. Ninguém aguenta mais. Mas vamos aguentar. Outra vez, vamos aguentar!

  28. Eu não aguento mais ter medo de perder meu marido, idoso, minhas três doguinhas, meus filhos, etc. E não aguento mais viver assim!

  29. Imagino Mário, se eu às vezes deixo de ler as noticias pq me fazem mal, imagino vcs jornalistas q/ ficam o dia todo debruçados sobre as notícias, Bolsonaro, 01,2,3 e 4, Lula, mortos, Lira, Pacheco, Gilmar, Lewand, Toffoli Kassio e toda a malta. Te juro, penso em vcs pq não tenho estômago pra essa gentalha. Tudo que queria era ter dinheiro pra sumir do Brasil mas nem isso é possível, mesmo que tivesse dinheiro, somos párias, fomos chamados de leprosos, nenhum país nos aceita. Que tristeza!

  30. Absolutamente perfeito! Podemos não concordar em muitas coisas mas o seu texto é perfeito e expressa o que a maioria de nós pessoas de bem sentimos! Parabéns!

  31. Adorei seu artigo! eu tb não aquento mais.... no limite das forças.... e ainda tendo que aguentar STF e JB defendendo a corrupção e atacando tão agressivamente a lava jato! que nojo!

  32. MARIO, ME ARREPIEI COM SEU TEXTO!!! VOCÊ SE SUPEROU E ME SUPEROU!!! ESTOU IGUALZINHA A VOCÊ NOS MEUS QUASE 72...NO PRÓXIMO SÁBADO ME VACINO. NÃO AGUENTO MAIS ESPERAR POR ELA...

  33. Eu não aguento mais André Mendonça, eu não aguento mais Paulo Guedes, eu não aguento mais Pazuello/Queiroga, eu não aguento mais Jair Bolsonaro.

  34. Eu não aguento, eu não aguento. É de noite, é de dia, ouvindo este Bolsonaro jumento. Eu não aguento, 300 mil mortos, sem vacina, ainda ouvindo tratamento PRECOCE, uma maldita sina.

  35. Bom, se MINSTF pode ser plagiador...eu não aguento o GIL, eu não aguento o AMIGODOAMIGODOMEUPAI eu não aguento o LEWAN, eu não aguento o NOSSO KASSIO, eu não aguento o SABOTADOR ARAS, eu não aguento mais o PRESIDENTE TRAIDOR, eu não aguento o CMTE MAX....

  36. Eu é que quase não aguento ler tantos eu não aguento mais. Fui até ao final pela admiração que tenho por você, mas pelo amor de Deus! EU NÃO AGUENTO MAIS !

  37. Neste país e agentes públicos tão surreais, somente você Mario e os demais Antagonistas e Crusué, para me nortear nesta exaustão de argumentos insanos contra os fatos.

  38. Mário, Seu texto me fez lembrar de Clarice Lispector que disse: "E eu não aguento a resignação. Ah, como devoro com fome e prazer a revolta." Como você, também não aguento e não aceito tudo que ocorre no país. A revolta nesse caso é libertadora. Bom final de semana e cuide de sua saúde.

  39. Mario, sem me conhecer, você me descreveu agora, no momento que estou lendo este texto. Eu não ME aguento mais. Você e a Crusoe, eu aguento.

  40. Mario, moro na França em uma pequena vila na fronteira com a Suíça há 17 anos. Sou o que se chama de frontalier, pois trabalho em Basel. Falo 4 línguas mas até hoje meu Francês é macarrônico. Me viro com o alemão sempre que possível. Como meu francês é ruim, vejo poco os canais franceses na televisão. Como news vejo CNN, BBC, FRance24 (em inglês) e Al Jazira, além de ler jornais suíços. Em outras palavras, sou quase um completo ignorante sobre o que se passa na França. Se amanha esse pais desapa

  41. Ah!! Mário !!! Conjugue comigo o verbo aguentar ... Porque aos 72 anos aprendi que até podemos não gostar . Mas os “guentos” da vida sempre estarão com a gente nos desafiando a paciência . E esta em troca devolve em sabedoria . Eu aguento , tu aguentas , ele aguenta , nós aguentamos , vós aguenteis , eles aguentam . Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  42. Graças a Deus que vocês todos da revista existem para que pelo menos já a gente possa pensar em alguma coisa diferente no dia a dia. Com isso a gente tenta pensar que Gilmar, Lula, Bozo, Kássio com K, Tofinho, Lewan, Lira, Centrão, Ciro Nogueira, Aécio, Ciro Gomes, Renan, Sérgio Machado, Petrolão, não fazem parte desse nosso mundo. Acordei, e, infelizmente estão aí para não deixar ninguem esquecê-los, mesmo durante a pandemia. Triste sina do brasileiro recluso.

  43. Senhor, esse é um dos textos mais bem feitos que li na minha vida! Sério! É destes textos que ficarão para a história. Não veja nenhum deboche ou ironia no que eu escrevo. É a mais pura verdade, para mim. Me lembrou de certa forma, o choque que eu, quando jovem, tive ao ler e ouvir a letra de CONSTRUÇÃO do Chico Buarque pela primeira vez. E digo isso porque Marcos, EU TAMBEM JÁ NÃO AGUENTO MAIS!

  44. Sabino, você é uma das poucas pessoas que eu ainda aguento ouvir. Você, Claudio Dantas, Diogo Mainardi e toda a sua equipe. Jornalismo de primeira. A gente tem certeza que dali sai jornalismo de verdade. Olha... O importante é ser mais forte que tudo isso. Vai passar, falta pouco...

    1. Rsrsrsrsrs! Eu fiquei com receio de ler o final... Sabnino, Diogo, Claudio Dantas, dos poucos que tenho aguentado ultimamente!

  45. É até difícil comentar esse Mário. Ele diz tudo que todos sentem, e conclui que é preciso continuar assim, até que tudo mude. rsrs

  46. E eu não aguento mais escolas doutrinárias. Não aguento mais milénios ignorantes e arrogantes. Não aguento mais as invenções de milénios, como controle que não brilham no escuro e assentos que são bolas. Não aguento mais chef explicando o que eu estou comendo e até o sabor do vinho que estou bebendo. Não aguento mais gente rude fingindo de jornalista. Não aguento mais to do lists. Não aguento mais os cem lugares para conhecer antes de morrer ou livros que tenho que ler antes que o Covid me leve.

  47. Mario, você já disse que não é bom no falar. Mas não precisa, pois como escritor você é espetacular. Vale a pena assinar a revista pelas suas colunas. Parabéns

  48. Mário, não sei se você lerá meu comentário, gostei muito do texto embora não concorde pois ainda acho que temos o dever de aguentar e reagir contra tanta ignorância. Sou leitor assíduo da Crusoé e do Antagonista e posso te afirmar que minha motivação em "aguentar" está em saber que temos pessoas inteligentes com vontade de corrigir tudo isto. Sinto pena do nosso povo que não tem educação suficiente para acompanhar a maior parte das denúncias que vocês fazem. Mário, por favor aguente...

  49. Brilhante, Mario. Porém para esse caso so tem uma solução ir embora de vez. Então, temos que aguentar. Bom fim de semana

  50. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  51. F A N T Á S T I C O!!! Nesse seu artigo você conseguiu retratar o sentimento meu e acredito de toda população mundial, principalmente dos brasileiros

  52. Já eu não aguento mais abrir a Crusoé ou o Antagonista e ler os artigos do Mário cheios de mimimi pessoal e citações aleatórias de clássicos para aparecer inteligente. Principalmente, eu não aguento mais esse posicionamento boçal pra lacrar criticando qualquer opositor e que no fundo serve como defesa do facínora. O maior bolsonarista enrustido do Brasil se chama Mário Sabino, e você mereceria viver o resto da sua vida sob o comando dele.

    1. Sou solidária a você Fernando, não é fácil entender o Mário...kkk

    2. Não xingue não, Rubem. Fernando é aquela exceção que confirma a regra. "acuse os outros daquilo que voce é..."

  53. Não aguento mais nem quem.mora comigo! Estou preferindo a solidão ( melhor companheira). Não aguento mais sair de casa, acostumei a não ver gente. (Como é bom ficar longe do ser humano fisicamente! ) Olha, acho que não vai ser o asteroide não! Embora eu tenha achado lindo tudo indo pro espaço com o Melancholia, ao som de Wagner. Vai ser lentamente, nos ceifando aos poucos, com sofrimento, que é o que humanos merecem . Coisas da Mãe Natureza! O lindo planeta resistirá. Nós e que passaremos!

  54. Aguentar é preciso, gritar é preciso, combater o bom combate é a única missão. Força aí querido escriba... a luta continua!

  55. Também não aguento mais, assim como tantos outros. Seu desabafo poético reflete o sentimento de grande parte dos brasileiros que estão ilhados, como a Crusoé diz "na ilha do desespero" chamada Brasil. Náufragos tentando sobreviver ao redor da ilha menor chamada Brasília. Acho que você deveria liberar este texto. Ele merece ser lido por todos aqueles que se sentem da mesma forma perceberem que não estão sozinhos.

  56. posso acrescentar que não aguento mais a crusoé. Mas acho que se não a totalidade, mas a maioria da população se identifica com o texto.

  57. Poesia no caos! Um desabafo psicológico que traz esperança! Eu também não aguento mais. Mas... Temos que aguentar! Vai Passar!

  58. Somos dois... Todo dia, uma, duas, várias notícias ruins: morre um senador honesto e destemido, a Câmara aprova a proibição de gravação ambiental de corruptos, aparece mais um doido dizendo que descobriu a cura pra COVID-19 com um comprimido que custa 1,70 (mas ele não diz qual é o princípio ativo, nem qual é o estudo, nem coisa nenhuma...)...

  59. adorei essa catarse ! inspirado por você acabei de responder para o meu filho que acabou de dizer que não me aguenta mais. filho, eu também não te aguento mais, mas temos de nos aguentar, vai passar... demos um abraço e a vida seguiu em mais uma sexta-feira pandêmica... vai passar mario, vai passar.. me aguenta daí que eu te aguento daqui. aquele abraço distante!

    1. Agora me senti abraçada por vocês. É assim que temos que levar.

    1. Eu também não aguento mais a partida dos bons! lena

  60. ultimamente a única coisa que eu não aguento mais são os sociopatas políticos querendo passar a 'boiada' se aproveitando da pandemia

  61. Nossa, estou igualzinha! Só que eu também estou cheia de apresentadora de tv com cabelão penteado de um lado só . E de sujeito duplo: os hospitais, eles estão lotados. A deputada, ela disse... Minha implicância elevou-se a um altíssimo grau.

  62. Ler vc enumerar todos esses “não aguento mais” foi uma delícia! Quase um xingamento! Mais sabe aquele xingamento que alivia? Foi bom! Obrigada! Eu não aguento mais ter que entender que tudo é pra nossa evolução, até que acredito nisso, mais Deus pegou pesado desta vez! Bom fds!

  63. Muito bom. Perfeito sentimento que nos domina. Não aguentar mais tudo isso descrito, e ao mesmo tempo, sab r que tem que aguardar, aguentar e que vai passar. Porque tudo passa. Inclusive nós. Parabéns Mário Sabino.

  64. Eu não aguento mais a voz do Bolsonaro, também não aguento mais, saber que não vou suportar aguentar a voz desse insuportável Lula.

  65. Bem, não sei se você acredita em Deus. Mas se realmente acreditasse não diria que não aguenta mais e se acreditar peça a Deus forças para aguentar tudo isso.

    1. 👏👏👏👏👏👏👏😍 parabéns. Na mosca.

  66. Você disse tudo...sinto o mesmo...estou esgotada...ver o Congresso piorando...morrendo os melhores...me deixou péssima.

  67. Está realmente muito difícil de aguentar. vamos em frente, um dia após o outro, e um de cada vez. não nos preocuparmos com o amanhã, somente hoje, até porque não sabemos se estaremos aqui amanhã. vamos em frente.

  68. ...mas continuo indignada e tentando enxergar a luz no fim do túnel ,mas que não seja do trem vindo como tem sido.O Antagonista e a Crusoé são a minha fé.

    1. Mau é o contrário de Bom. Mal é o contrario de Bem.apscosta/df

  69. Prezado Sabino, como ex-filósofo (abandonei a universidade), me arrisco a dizer que O Homem Revoltado é o grande livro dos séculos XX e XXI.... pelo menos até a nossa geração ter os CPFs cancelados pela COVID-19, 20, 21 ou 22.... Daí para a frente espero que as futuras gerações apreciem O Mito de Sisifo, belamente citado pelo genial Goiaba na sexta-feira passada. Avanti, Crusoe/Antagonista, cada vez mais essencial nesse país de beiçolas e kassios conkás...

    1. Pois é, temos a revolta em A Peste de Camus, mas temos também o Ttabalho de Sisifo, do mesmo autor, justificando a saída pelo suicidio, mas, ao mesmo tempo, fazendo a contraposição ao mesmo. Quem se suicida de fato não aguenta mais, sobretudo a si mesmo. Mas não o declara, nem em seu íntimo. Aguentar faz parte do caminho da maturidade. Aceitar o devir morte, sem ser protagonista da ação. Aguentar ou não, desesperar ou resignar, nesse ir e vir persistimos mesmo que frente o Aburdo. Viva Camus!

    2. Nao aguento escutar baboseiras e daqui a pouco não aguentarei ler mais .

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO