DiogoMainardina ilha do desespero

O terceiro nome

12.03.21

Se o voto fosse hoje, Lula estaria eleito. É o que mostra a pesquisa Atlas, realizada imediatamente depois do putsch do STF, que anulou os processos do ex-presidiário. A pesquisa foi publicada na quinta-feira em O Antagonista, mas ainda tenho um ou dois comentários a fazer a seu respeito.

O primeiro comentário é que dei um azar danado. Na semana passada, prometi dedicar todas as minhas colunas — de agora até a posse do novo presidente — à disputa eleitoral. Quando fiz a promessa, jamais imaginei que isso fosse me condenar a escrever sobre Lula por 94 semanas seguidas. Alguns anos atrás, por mérito da Lava Jato, tranquei o chefe da Orcrim numa cela mental, e uma espécie arteriosclerose cívica estava se encarregando de apagar para sempre da minha memória aquela sua figura grotesca. O STF, porém, tratou de enfiar uma lima dentro do bolo e, com ela, Lula serrou as grades do meu cérebro, escapando do confinamento.

Vai ser duro para mim. Mas vai ser duro também para ele. Apesar de estar quase empatado com Jair Bolsonaro no primeiro turno, e de ganhar dele no segundo (45% x 39%), Lula é rejeitado por 2 a cada 3 eleitores. Mais ainda: de acordo com a pesquisa, a maioria absoluta dos brasileiros continua a apoiar sua prisão. Esse dado é revelador do humor do eleitorado, que está disposto a votar em qualquer um — até mesmo num condenado — para se livrar de Jair Bolsonaro.

A pesquisa do Atlas incluiu outros nomes na lista de candidatos: Sergio Moro, Ciro Gomes, Luiz Henrique Mandetta, João Doria, Luciano Huck, João Amoêdo, Marina Silva, Flávio Dino e Alexandre Kalil. No primeiro turno, eles perdem de lavada contra Jair Bolsonaro e Lula. Somados, porém, chegam à frente de ambos. E, no mano a mano, alguns deles esmagam Jair Bolsonaro no segundo turno. Se surgir um terceiro nome capaz de unir o eleitorado, portanto, ele tem tudo para vencer, porque a maioria dos brasileiros repudia tanto Jair Bolsonaro quanto Lula. A maior prova disso é que, segundo a pesquisa, Lula derrotaria Jair Bolsonaro, mas um candidato genérico apoiado por Lula teria mais votos do que o próprio Lula.

Neste momento, se a escolha fosse entre “um bandido e outro bandido”, como disse Júnior Bozzella, Lula estaria eleito. A coisa, porém, ainda está muito longe. Calma, Diogo, calma.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Diogo... você é a minha segunda maior decepção de vida, perdendo apenas para a minha com o Moro... NUNCA imaginei que você fosse partidário e tendencioso... que pena... constatar que você tem o perfil de: SE HAY GOVERNO SOY CONTRA... foi a maior decepção de minha vida política e jornalística com você. Sinto muito... muitíssimo por mim e por você.

  2. Estou na torcida que este "terceiro nome" seja de um negão ou uma crioulona bem avaliada nesse país de misceginados e, de preferência macumbeiro.

  3. É necessário calma, porém agir logo o quanto antes. Antes das redes sociais e antes dos Marketeiros espertos. Construir a ideia de um Terceiro e Quarto nome.

    1. nesse caso , eu voto em Amoedo, em Dória tenho minhas dúvidas # bolsonaro e Lula nunca mais! Lena

    1. concordo, reportagem tendenciosa. as ruas mostram que Bolsonaro ganha fácil. manda o Lula passear pelas ruas!

  4. já avisei e deixo aqui registrado , se ficarem os dois vou anular meu voto Veja bem anular não votar em branco..a diferença é que ao anular um voto ele será computado em uma fileira específica de anulado e dependendo da quantidade a eleição e cancelada e outros candidatos serão escolhidos. já se votar em branco seu voto vai para quem obtiver a maioria. então vamos lá pessoal vamos anular nosso voto e expurgar estes dois trambiqueiros

    1. Gente ainda tem tapado propagando essa bobagem. Vergonha alheia.

    2. Voto nulo, em qualquer quantidade, NÃO ANULA ELEIÇÃO! Isso é lenda urbana...

  5. Pessoal,quem puder faça um câmbio com todas as reservas e mude p Portugal/ Italia/ ou até Argentina// ! Por q isso aqui acabou de verdade..não adianta ter esperança..aqui só os banqueiros e políticos sobreviverão... alem das baratas;;;

  6. Diogo, nenhum comentário ao recente e mega movimento popular pró Bolsonaro, em 14/03?!?!?!?! A tua Anta não mais vai te motivar a escrever extensos artigos sobre ela!!! A tua Anta se auto-destruiu, morreu!!! O melhor é você ficar em stand-by...

  7. E aí, mãe Dinah Mainardi, vai fazer como o resto da mídia podre, ao não dedicar nenhum comentário acerca das manifestações de 14/03? E se o fizer, por óbvio vai apenas tecer críticas quanto ao distanciamento (corretíssimo) etc. e tal. Pelo andar da carruagem, será como em 2018, onde os senhores da razão zombavam do Bozo e não lhe conferiam chance alguma de eleição. Continue fazendo o papel que lhe resta, servindo de guia para os patinhos cegos, pois eles precisam, já que o pato manco não fala.

  8. Diogo, por favor, comece a fazer campanha pro povo votar certo para o Congresso. Tudo o que está acontecendo não estaria se nossos parlamentares fossem como os 8 deputados do NOVO30. 🇧🇷

  9. Calma Mainardi, Lula não chegará mais a nenhum lugar . Não consegue nem mais falar. Quanto ao Bolsonaro, não conseguirá enganar mais muita gente, por muito tempo. 2022 vai demorar.

  10. Diogo, estou igual a vc, nem acredito que terei que escutar a voz do Lula até a eleição do ano que vem!! Já não basta as asneiras do Bolsonaro, ainda teremos o Santo Canonizado chefe da Orcrim!! Que Deus nos ajude! 🙌🏽🙌🏽

  11. Que situação estamos. "Se correr o bicho pega se ficar o bicho come". Tá difícil. O STF quer condenar o Moro par tirar o que presta do paréo.

  12. E a caixa-preta brasileira continua. Agora, nova ministra da saúde. Agora , Brasil irá começar a discutir tudo de errado que foi feito, tudo de errado que está sendo feito e tudo de certo que será feito no futuro. Quem sabe em 2022 teremos vacinas. Depois das eleições. E depois de se chegar a alguma conclusão do que será o certo na pandemia. Só rezando.

  13. Sérgio Moro ou João Amoedo seriam bons nomes. O problema é que os outros querem seus próprios nomes e aí dividem o eleitorado e no final ninguém ganha. Há que haver união em torno de um nome forte contra Lula e Bolsonaro.

  14. Oi Diogo, pra que se preocupar agora? muita água ainda vai correr debaixo da ponte. Em um ano muita coisa pode acontecer. Não perca sua fé. Deus é mais.

    1. Mais que um nome, o importante é acompanhar o que o NOVO30 tem feito em todas os postos que ocupa. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  15. Eh essencial trabalhar para consolidar a terceira via...quais seriam as propostas dessa terceira via ? Combate a corrupção, segurança publica, redução do estado com foco maior na educação e saude com aperfeiçoamento das agências reguladoras, reforma tributaria com menos privilégios para grupos específicos, reforma politica...

  16. Valeu Diogo, eu acompanho você nesta empreitada, porém se por azar de nos brasileiros no segundo turno chegar bandido contra bandido, e com muito pasar mas eu não votarei !!

  17. Diogo ! Acho que vc poderia não cumprir essa sua promessa! Pois, quando vc fala muito de merda vc acaba fedendo!!! Entendeu Sinto cheiro ruim no ar de ver vc falando tanto em PT e lula. Tem algum acordo aí ? Estratégia ou $$$$$$$

  18. A imagem que me vem, eh de um Gnu no Serengeti africano lutando pra sobreviver dos predadores. Escapa das hienas fugindo para um lago de crocodilos. Agora tentará sair do lago para .... !?

  19. É inacreditável que além de escutar os desvanecido de duas pessoas repugnantes a impressa tenha que ainda perder tempo mostrando o que já deveria estar entendido peja população deste país . O lula já deveria ser página virada e Bolsonaro se não houver impeachment até 2022 ele mesmo se destrói. A pesquisa mostra que ele está no caminho certo ! Precisamos de opção é certo ... qualquer opção no que nos livre destas figuras que embrulham o estômago.

    1. De pleno acordo. Quanto menos a gente falar destes dois, melhor. Vamos discutir e trabalhar opções!!!!

  20. Muito triste só de imaginar que mais uma vez, os brasileiros podem escolher o pior. Neste caso, dois piores. Quanto a Sergio Moro, que teria chance de quebrar essa polaridade idiota, dificilmente escapa da inelegibilidade no caso de "suspeição" pois parece claro que ministro Kassio Concá deverá mais uma vez votar contra Moro e a Lava Jato e mesmo que não seja assim, a ministra Carmen Lúcia já deixou claro que deve mudar seu voto, que era favorável ao Moro.

  21. Calma Diogo! Vamos trabalhar na seguinte chapa: Zema para presidente, Moro para vice(para poder ser indicado ao Supremo (onde poderá fazer a diferença para o Brasil por muito mais tempo). Para o Amoêdo um super ministério para renovar tudo! Que tal?

    1. Pois é, estranho. Outras pesquisas mostram Bolsonaro com mais de 30% e Lula com 18%. E num segundo turno, Bolsonaro ganharia. Se vocês seguissem outros comentaristas e canais tomariam conhecimento de tudo que anda acontecendo de bom neste país. A mídia não mostra.

    1. pra mim ,João Amoedo é um bom nome, eu moro não entrava nesse ninho de cobras, principalmente esses ministros do STF que morre de inveja dele , gente não tem outra explicação porque tanto ódio , eu mudo de canal pra não vê a falar de alguns ministros do STF e do presidente eu não aguento mais. lena

  22. A impressão que tenho quando vejo Mainardi é que está prestes a explodir de raiva ou o que o valha. Quem o conheceu a três décadas "defendendo" o Ratto de Curitiba sabe do que estou falando. Mainardi, com toda a razão, expunha os crimes do Ratto diretamente na Veja. Hoje é até condescendente com o monstro em seu ocaso. Conheço o Ratto desde a década de 70, o via no escritório com os pés sobre a mesa, diria que era a preguiça personificada, trabalhava na formação das greves e acertos $$$ gerais.

  23. Diogo , alguém com seu nível intelectual não deveria encher o vazio do cérebro com essas besteiras eleitorais. Collor e Bolsonaro . Sozinhos ganharam contra todos. Dois temas interessam neste campo: As bases das pesquisas do Marcos Coimbra na eleição do Collor ; e os fundamentos da Cambridge Analytics que elegeu Bolsonaro. Brexit e Trump os usaram para " iludir ". Você é jornalista e não repórter. Aprofunde nas matérias...

  24. Se um nome razoável, o terceiro nome, estiver no páreo, estará eleito. Para isso desse-se ter humildade e, se necessário, tirar o nome no palitinho. Pode-se adotar a forma de consórcio. Se eleito, os demais terão cargos relevantes do governo.

  25. Diogo estou decepcionada e realmente enojada com tido o que aconteceu nesta semana. Bolsonaro queria tanto competir com Lula que não poupou esforços contra Sérgio Moro é a Lava Jato. Sou brasileira não quero nenhum dos dois. Mas se Lula se eleger vai ser um belo tiro nos fundilhos de Bolsonaro que começou com a palhaçada. É o mínimo que posso dizer.

  26. temos que torcer, isso no meu caso que não sou formadora de opinião, para que não haja uma enxurrada de candidatos: para mim o razoável seriam 4 candidatos: esses 2 extremos populistas e outros 2 um de centroesquerda e outros de centrodireita. Será que os outros candidatos seriam nobres a esse ponto?

    1. Ai, Maria, meu Deus! Vai começar tudo de novo! Não vou aguentar...

  27. Poderíamos evitar todo este tormento com uma chapa com Sérgio Moro e Hamilton Mourão. Provavelmente seria vitoriosa já no primeiro turno, o que nos pouparia de ouvir a dupla extrema por 3 semanas.

  28. Triste realidade a nossa. Pensar que votei em Bolsonaro. O arrependimento doído! Mas, agora para compensar, vou trabalhar com afinco na chapa MORO.

  29. votou-se no Bolsonaro para evitar o lulapetismo será que vamos ter que votar no lulapetismo para evitar o Bolsonaro ??? prefiro pagar multa para a Justiça Eleitoral

  30. Para mim, vamos continuar errando: o Brasil, a União é uma empresa, então como vamos apoiar um candidato a um CEO para essa empresa sem experiência no assunto. Erramos com Lula, que nunca tinha exercido nenhum cargo como chefe de Executivo de nenhuma esfera, o mesmo para Dilma e agora Bolsonaro. Moro foi ministro, assim como FHC foi ministro da fazenda. Ok. Mas ele até o momento não se mostrou em nada interessado em concorrer. Olhemos os candidatos naturais com expertise, os governadores.

  31. Sérgio moro mesmo sem ser candidato já está com dez por cento em terceiro lugar.os primeiros já estão tremendo. moro 2022. o único honesto.

  32. Diogo, o Bolsonaro está derretendo, então o único que bate LULA no segundo turno, é o MORO. #MORO2022

  33. Espero quê até outubro deste ano apareça um candidato competitivo, o chamado terceira via, para derrotar esta Praga de Bolsopetismo !

  34. Calma Diogao, tem muita água pra passar debaixo da ponte. Não é possível q não vai ter uma terceira via. É muito azar. Cruz credo.

    1. Claro que vai aparecer. Ninguém aguenta mais estas duas opções disponíveis. Basta alguém lúcido e sério. É pedir muito?

  35. Me lembrei do Brizola, ao responder quem apoiaria no segundo turno, lula ou collor: "entre o diabo e o coisa ruim, fico com o lula..." Sou otimista. Teremos uma terceira via, menos diabo e menos coisa ruim...

    1. Caro Antônio. Nossa garganta calejada de Covid, lulas e bolsonaros, não dará conta de engolir mais sapos. Vamos arregaçar as mangas.

    2. Lembro quê Brizola falou, quondo lula foi ao segundo turno; agora vou ser obrigado a engolir um sapo barbudo, kkkkkkkkkk

  36. Vindos de uma década perdida, que nos espera no segundo ano desta década que já se insinua igualmente perdida? A escolha entre lula e bolsonaro, vale dizer: desgraça anunciada. Que pesará mais? A desonestidade e a incompetência do populista de direita, ou as mesmas coisas no populista de esquerda? PS. Os nomes em minúsculas é uma homenagem às suas estaturas morais.

  37. Onde errou a pesquisa da CNN dando 10% de vantagem ao PB. Infelizmente tão honesto quanto proclamava, mas pelo menos ainda não somos a Venezuela. Já foi vacinado aí na Itália? Não neh..... lamentável.

  38. Pensei muito na sua promessa qdo foi noticiado a decisão do Fachin. E ri até não me aguentar mais pensando nos textos q serão escritos sobre a disputa presidencial entre o boçal e o ladrão. Muito chão até 2022! Kkkk

  39. não é fácil para o Moro entrar nessa dividida. o povo fala mas não demostra essa vontade. precisamos organizar carreatas para apoiar nosso condidato Sérgio Moro livrai-nos do mal ....

  40. Dr. Sérgio Moro, Presidente. Senador Álvaro Dias, vice-presidente. Dr. Deltan Dallagnol, PGR. General Santos Cruz, Defesa. Dra. Maria Sílvia Bastos Marques, Planejamento. Dr. Gustavo Loyola, Economia DR. CARLOS FERNANDO dos SANTOS LIMA, Justiça.

    1. Excelente chapa mas precisamos lembrá-los disso, e rápido.

    2. Isso seria uma dádiva de Deus!! Vamos começar a rezar!!

  41. É isso ai Mainardi, vc tira "de letra" essa do condenado, tenho fé na sua capacidade. Aborde com maestria e jogue no lixo o que é do lixo.

  42. Já estou até assistindo entrevista com o Ciro Gomes, embora eu prefira votar no João Amoedo. O Sérgio Moro deve ser embarreirado pela gentalha...

  43. 1/3 e Bolsonaro, 1/3 é lula o outro terço nenhum dos dois. Basta este terceiro nome pegar um pouco de cada um dos dois extremados, teremos a maioria, simples assim.

  44. Moro é o grande herói nacional! Conseguiu uma enorme façanha para os nossos paupérrimos records como nação! Botou na cadeia o “pai dos pobres” e “ o filho da alta casta” - Lula e Marcelo Odebrecht. Com dedicação e lisura, fez o que todo cidadão de bem gostaria de fazer! Como mentor da maior força tarefa contra a corrupção que esse país já assistiu, nosso apoio total a Moro e repúdio à um STF tosco, burro e sem ética! Moro 2022!

  45. Moro é um dos maiores canalhas deste Brasil varonil. Ter tirado o sapo barbudo do jogo, para depois ser Ministro de quem foi beneficiado (Bolsonaro), ja deveria ter tido tudo sobre ele. Mas como por estas bandas os fins justificam os meios, tem grandes chances de ser Presidente. Eu continuarei a buscar realmente algum nome que nos livre de qualquer um desses tres. Mas voto em qualquer um contra a aberração Bolsonaro.

    1. Quero a bola de cristal, ou o pai de santo top do Moro, porque em julho de 2017, qdo Moro condenou Lula pela 1ª vez, ele já sabia tanto da candidatura de Bolsonaro, quanto da vitória deste e do convite para o ministério. Esse argumento de premeditação mágica de Moro é pobre, mas tá boa; tem gente que acredita.

    2. Quanta bobagem, Moro fez o seu trabalho como nunca ninguém fez antes. Bolsonaro não era nem candidato quando Moro limpou este País da corrupção. E ele não tirou o sapo barbudo do jogo, apenas fez seu trabalho, fez justiça. MORO PRESIDENTE.

  46. Opções para composição de chapa: Moro, Marcel Van Hattem, Amoêdo, Mandetta, Bernardinho, Zema. 6 nomes limpos, honrados, competentes, experientes e capazes de começar a reconstruir o Brasil das ruínas, após 13 anos de PT e 2 anos de Bolsossauro... Precisa definir essa chapa pra ontem!

    1. Bons nomes, além de Alvaro Dias. Temos que pensar numa mulher também. Fico na dúvida se tbem seria bom o Joaquim Barbosa, apesar de discordar de algumas posições políticas dele, mas é um homem íntegro e seria chapa puro sangue, no sentido do poder judiciário......da Justiça

  47. Diogo, vamos torcer para ser revertida esta decisão no STF e que Lula volte para a cela mental dos brasileiros. Talvez ocorra isso porque o genocida do Bolsonaro viu que pode perder para o molusco corrupto, aí pode o indicado por ele no STF votar para reverter, claro dependendo do voto dos demais também. Se isso ocorrer, vc poderá comentar até a próxima eleição, enquanto isto vamos torcer pela candidatura de Sergio Moro, se a ORCRIM não atrapalhar, pois morrem de medo de Moro.

  48. Um dos instituto que mais acerta nas eleições, já diz que Bolsonaro ganha com folga. Na CNN Bolsonaro está 10 pontos na frente do ladrão e no segundo turno está com em torno de 5% na frente de ladrão.

  49. Que cenário terrível temos para o futuro do nosso país!!! As esperança de mudança que senti em 2018, se transformou numa grande frustração e agora num terrível medo de um futuro onde podemos ter o ruim e o péssimo como opçoes

  50. Votamos no Bolsonaro para evitar o Lula. Agora vamos votar no Moro para evitar o Lula e o Bolsonaro. Em 2026 em quem vamos votar, para evitar o Lula, o Bolsonaro e o Moro? Não seria mais fácil e barato, escolher alguém que não precisaria ser evitado no futuro.

    1. Não vamos tampar o sol com a peneira: este Moro é outro monte de lixo.

  51. Pois me atrevo a fazer um exercício de probabilidades viáveis aqui para desvendar esse nó gordio da situação brasileira. Até então ninguém cogitou da hipótese duma chapa tendo o Gal. Mourão, a frente. Deixo aqui esse ensaio. De repente, um Dr Carvalhosa, numa vice, por que não? apscosta/df

  52. Não me conformo . Todas centenas de palavras que são gastas partindo da premissa (falsa) que os dois fatalmente serão os candidatos por excelência e naturais das eleições de 2022. Cruzes !! Como dizia minha vó !!!! Nem pensar . Será que a baixa estima do brasileiro é tamanha que não consegue sair deste fosso ?! E imaginar que os brasileiros não conseguem gestar algo melhor que estas trágicas figuras ? #FORA BOLSOLULISMO ... Chôôô!!! Chôôô!!!Chôôô!!!

  53. O complicado é um terceiro nome aglutinador. Lula é como um virus, passa o tempo e o mesmo quer retornar em nova cepa. O poder judiciario vem ajudando, mesmo atirando nos dois pés. usar mensagens roubadas, isso é crime, só mesmo aqui neste pais. mas existe esperança.

  54. Apesar de todo susto que levei e minha indignação ainda foi maior, não acredito que Lula ou Bolsonaro cheguem no segundo turno tão facilmente. Bolsonaro será esmagado por qualquer candidato no periodo dos debates. Não tem competência, moral ou equilibrio emocional. Lula não será candidato. E se for, carregará com ele o GOLPE DO GILMAR. O povo cansou de ambos. O que acontece, é que bolsolulistas são barulhentos, agressivos e comparecem nas redes sociais. Só isso, nada mais. Nem 30% Têm mais.

  55. Pô camarada. Mais do que nunca é necessário que tua caneta esteja com carga full de tinta para execrar esta incompreensível e bizarra decisão dos incríveis togados da Corte Suprema. A estratégia de queimar em definitivo o confrade Sergio Moro, e elimina-lo da vida política brasileira, será "favas contadas" se ninguém espernear. Não arria esta bandeira, meu chapa. O BR nunca precisou tanto. Alvaro Costa (@brasilia_urgente)

    1. Sou mais crítico, vejo da seguinte forma: Devemos ir a luta para acabar com o Lulanaro! ou seria o Bolsolula?

  56. Desesperador. Votei em Bolsonaro por repúdio ao PT. O maior estelionatário eleitoral da história fez o quê? Trouxe o PT de volta. E ele é tão burro, tão burro... Pq Lula, com um único discurso, mostrou que, na propaganda, é muito melhor do que o estrupício. Sério... Que semana desesperadora!

  57. Estamos inseridos em uma CAIXA-PRETA brasileira. Como estamos impossibilitados de viajar para fora do país por vários motivos, a grande viagem é nacional. Em 94 semanas teremos 94 caixas-pretas? OU teremos 1 caixa-preta em 94 semanas? Pelo andar da carruagem ou melhor o avião, quem sobreviver irá assistir às DESCOBERTAS das surpresas de muitas caixas-pretas ou uma única recheada de muitas surpresas. Espero que a viagem seja segura e que a caixa- preta contenha surpresas adequadas ao Brasil.

    1. Caraco.. estou dando tratos à bola awui pra entender esse "coments".. juro que minha parca inteligência rendeu-se ao hermetismo do texto. To mais por fora do que umbigo de vedette, como se dizia no século passado.apscosta/df

  58. O STF envergonha o Brasil com este show de mágicas juridicas . Ao mesmo tempo e vergonhoso ter Bolsonaro , este débil mental como presidente e lula livre e inocentado depois de tantas provas de corrupção . Tenho vergonha de ser brasileiro neste momento triste da nossa história .

  59. Tem muito ego em jogo nesta tal 3a Via. Tende a se fragmentar favorecendo a polaridade entre o Bozo e Lula. Depois da decisão da puta bem paga do PSDB no STF, explicitou que os figurões tucanos são inatingíveis. Doria, pelo que tudo indica, faz contrapondo aos corruptos do ninho, principalmente ao maior deles, o mafioso das Gerais. Mas fica difícil viabilizar sua candidatura, pois está na linha de frente da guerra, e isso causa traumas. Talvez um neófito nesse momento, seja a melhor opção.

  60. O meu voto seria para Sérgio Moro certamente o único com capacidade para levar o Brasil adiante e nos salvar da corrupção e do crime . Tornando um Brasil mais igual é melhor para todos . Moro e patrimônio nacional é o golpe e a traição que estão fazendo com ele e com todos nós e uma vergonha . Estes políticos corruptos estão dando um tiro no propio pé canalhas .

    1. Eu também ficaria com Moro, o único capa de acabar com a mesmice de sempre, digo corrupção. Odeio o Lula e mais ainda o bozonaro, mas se não tiver opção votarei no Lula pra detonar esse bozo traidor da nação.

  61. Compartilho do seu sofrimento caro Diogo eu pensei só em arrancar do poder este incompententes , corrupto , mal educado do Bolsonaro e agora tenho que tentar tirar do páreo o ex-presidiário que me recuso a escrever o nome.

  62. Sim, calma Diogo, eu acredito no terceiro nome. Esses dois me dão tanta náusea que dá medo de ligar tv e dar de cara com eles. Voltar a ver Lula discursando é tormento demais.

  63. Nenhum desses dois facínoras será presidente do Brasil, depois de 22. Se tivéssemos consciência elegeriamos Mereires, Jereissati, Simone Tebet, Caiado, .....

  64. Uma coisa vc disse corretamente, muitas na verdade, mas a essencial: "A MAIORIA DO POVO BRASILEIRO REPUDIA LULA E BOLSONARO!"

  65. Nós demos um azar danado! Será um período duro daqui até as eleições, e a se confirmar o nome do vencedor, mais quatro anos de tortura e ânsia de vômito. Da minha parte, nem um nem outro.

  66. Acho melhor ir de Luciano Huck, mesmo. Tem visibilidade nacional e cara lavada de anjinho de altar. É aventura? Sem dúvida. Mas o que já temos é de lascar.

  67. Se esse terceiro nome não surgir, pela primeira vez na minha longa vida de eleitor irei votar branco ou nulo. Nem Bozo, nem Luladrão!

  68. Seria muito bom para o país se houvesse uma terceira opção, uma pessoa centrada, de boa índole, decidida, com empatia, competente, sem ideologia ferrenha..., enfim, alguém que tirasse os dois de cena. Seria realmente um sonho!!!! Acreditemos!!!!

  69. Realmente difícil, mas entre o Lularapio e o Bozzo ainda votaria no Bozzo, mas é bem triste as opções, se para você está difícil comentar imagina para eu votar?

    1. Dilma deixou o pais na merda, Bozo está deixando o país numa merda ao quadrado. Votar no Bozo ou no Lula é apostar em mais acefalia e genocídio, além de flertar com uma ruptura institucional. devemos sim, lutar com todas as forças para afastar de vez esses dois párias da vida pública. Se no final der uma dobradinha irracional de Lula x Bozo no segundo turno, prefiro lavar as mãos e anular o voto como forma de protesto. Uma terceira via seria ótimo, com Moro melhor ainda!

  70. aconteceu o mesmo comigo ñ gosto sequer de ver a foto dele estampada na capa da revista, portanto vamos ter calma e paciência vai que o povo Brasileiro acorda.

  71. Me lembrei do filme de faroeste “ os oito odiados” no caso aqui os “dois odiados” ! Quem sabe o final inspira os brasileiros com uma terceira via que saia vivo e vê todos bandidos morrerem sem piedade

  72. Um só não supera o duelo Bolsonaro x Lula! Por que não dividir o governo em setores: Justiça para um, Saúde para outro, etc... e escolher como candidato a presidente o que estiver melhor nas pesquisas no final do prazo? NÃO PULVERIZEM OS VOTOS SÉRIOS no 1o turno!!!

  73. Quem é Rothbard?!👴🏽✅ o Fato de a maioria apoiar ou tolerar um ato de roubo não diminui a essência criminosa do ato ou sua grave injustiça.

  74. O inacreditável é que ainda assim, 1 entre 3 votaria nele. Francamente, se o povo eleger Lula ou reeleger Bolsonaro, há de se diplomar o brasileiro como a nação mais burra do planeta.

  75. Sou o primeiro a não querer esta política do “café-com-leite” requentada e azeda. Porém, raciocinemos: mesmo que seja eleito um candidato da 3. Via, o que fazer com o Centrão e Supremo? O novo presidente vai compor com ambos? Governar em atrito com eles? A agenda deve incluir um nível de renovação na Câmara e Senado de forma a neutralizar estes agentes

    1. Isso mesmo, amigo. Temos que renovar a Câmara e o Senado. Defendo que os procuradores da Lava Jato que se aposentaram, como o Carlos Fernando e outros da ativa que possam se licenciar do cargo, se candidatem em todos Estados, pq se elegermos alguns ficará mais próximo o dia de vermos algum ministro do STF responder a um processo de impeachment. Moro 2022.

  76. O importante é que Bolsonaro não se reeleja. Isso já é uma boa notícia. A outra é que Lula pois o mandrião pra trabalhar.

    1. bolsonaro o melhor presidente que o brasil ja teve! querem que enumere aqui os feitos dele. mas não adianta ne, voces tão bitolados! influencidados pela midia canalha! pelos comentarios aqui de maioria de alguma modo tem relação com orgaos publicos, mamam nas teta do governo. so pode ne.

  77. O Brasil ainda tem a sorte da eleição não estar próxima. Quem sabe esses loucos que querem o retorno do ex-presidiário pensem em outro nome. Quem sabe os políticos brasileiros tenham responsabilidade e trabalhem um nome alternativo ao desastroso Lula x Bolsonaro.

  78. Diogo, enquanto o terceiro não se viabiliza, atualiza os teus dados na equipe da Crusoé, pois lá o manhattan ainda está na globonews.

  79. É indispensável um terceiro nome, viável. Poderia ser Zenha, bom governador. Considera-se que é tímido, mas poderia ser construído.

  80. Ótima análise do Diogo Mainardi! Evidentemente que a caterva lulopetista e bolsopetista não concorda e se desespera. Se Sergio Moro for candidato, vence essa imundície toda

  81. Diogo, seus textos são sempre ótimos, e com humor melhor ainda! Tem que rir pra não chorar...que apareça uma outra alternativa pra tirar esses dois do páreo. A única certeza é que estaremos junto com vc essas 94 semanas!

  82. Difícil é que os possíveis candidatos para o terceiro nome, aceitem que não adianta pulverizar os votos. Isso é igual a decretar a vitória de um desses dois aí.

  83. É o que sinto. Ente um larápio e um genocida, como não voto em branco, - Que os céus me perdoem- votarei no larápio.

  84. Precisamos urgentemente formar uma grande frente em torno de um único candidato de centro-direita, com perfil adequado e boa aceitação, para derrotar o duo criminoso Bolsonaro-Lula. O momento é como aquele de 1984, quando Tancredo foi um nome de consenso para liderar a volta ao governo democrático. Dessa vez, seria a volta a uma democracia normal, equilibrada e minimamente decente, com governo profissional e técnico, sem os lixos autoritários petista e bolsonarista.

  85. Mainardi, não tenha calma não. Estamos, todos, indignados com o cenário atual, passado e sem muita esperança no do futuro. Três poderes (com letra minúscula mesmo). Com o povo sem saúde e educação, vamos continuar chafurdando na lama dessa república imperial 🐷

  86. Está tudo tão esculhambado que chego a desacreditar de uma 3a via...tem os que pedem socorro à MORO...mas o Brasil não merece um SÉRGIO MORO...temos que nos ferrar...

    1. O Moro não vai topar essa empreitada. Tem que ser uma pessoa do meio político, o que torna a escolha mais difícil. Quem?

  87. Ruim por ruim, Bolsonaro é BEM menos pior. Afinal, no seu governo não existe corrupção. Nem invasão de terras, nem ONGs, nem doutrinamento em escolas.

  88. Calma, Diogo, calma..... Adorei sua coluna. Rachei de rir. Não posemos perder a esperança e nem o humor. Que sabe o povo consegue enxergar que a " terceira via " é a única saída que existe.

  89. Esta pesquisa nao vale nada. As eleicoes estao muito longe ainda. Perto esta a calamiidade publica total com uma corrupcao desenfreada, desemprego e inflacao. Ah, e um povo acovardado que nao reage a nada.

  90. É provável que o seu sofrimento psico seja maior do que a minha esquizofrenia. Iria a Sibéria de pé se alguém conseguir provar que esse cara é ladrão, que esse cara é um santo do pau-oco, que o Osama Bin Ladan é um santo... vixe... esse aí é terrorista... deixa quero....

  91. Nunca pensei que um dia iria votar em branco, mas em 2022 se no 2º turno estiverem Lula e Bolsonaro disputando votarei em branco, infelizmente. Sempre fui contra a esse tipo de comportamento, mas entre esses dois não dá.

  92. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. Esquece “revolução” no Congresso com o sistema proporcional. Atualmente, quase 500 deputados não atingiram o coeficiente eleitoral (ou seja, não conseguiram votos para se elegerem), mas estão lá.

    2. O Moro não resolveria o problema, meu caro Claiton...ficaria e continuaria refém do Congresso Nacional. Nós temos que tomar consciência que principal eleição que teremos em 2022 é para Senadores e Dep Federais. Este pais só mudará, democraticamente, quando houver uma renovação e "revolução" dentro do Congresso Nacional.

  93. Um nome que poderia ser uma alternativa é nosso governador de Minas Romeu Zema. Ele é do partido Novo tá fazendo um grande governo é honesto e ético. Seria a terceira via com apoio de Moro.

    1. há controvérsias, ele é cego e mudo com relação ao governo Bolsonaro, só faz "sim com a cabeça e lemberia as botas presidente..

  94. Eu acho que ouvi um bozista zurrar. Eu pensei que esta espécie já estava extinta. Entretanto, cientistas descobriram algumas populações residuais vivendo nos esgotos. Volta para o esgoto bozista, volta para o esgoto!

  95. Se eu ao menos acreditasse em pesquisa eleitoral, talvez, somente talvez, eu levasse a sério esse seu post. Você continua abusando da boa vontade dos patinhos amestrados, sua agora claque pessoal, que além de grasnar ferozmente contra o Bozo, aplaudem toda e qualquer bobagem que você escreve. Só isso já vale o valor da assinatura, pois como programas humorísticos de qualidade estão escassos, resta rir da pataiada. Que venham os grasnados de sempre.

  96. Acreditar que não haverá uma outra opção seria acreditar que o Brasil acabou. Vai surgir uma alternativa viável, com certeza. Muda, Brasil! Está ficando difícil demais respirar nesta atmosfera política infectada pelo vírus do mal .

    1. eu diria que ambos roubam e matam... Ahhhhh, se eu tivesse nascido em outro país, que delícia seria...

  97. Cadê Moro, Diogo, vamos azucrina-lo até ele se filiar a um partido, depois a gente continua até se tornar o terceiro candidato. Acho que foi você mesmo que comentou que seria a única maneira de se defender. Já imaginou ele num debate com Bolzo e o molusco? Ele, com seu jeito sonso, pisando no pescoço dos dois, hein? Opa! Dei um cochilo...

    1. se na hora de votar, tiver que escolher entre Lula e Bolsonaro, corto meu dedo

  98. O mal está nas nossas raizes, o toma lá dá cá estava formado e,no escambo de cocar e espelhos, chegamos ao Centrão, ao Genocida e sua descendência, ao Leite Moça, cocadas, churrascos e outras formas atualizadas de escambo, mansão, loja de chocolates finos, Rachadinhas.

  99. O problema não é o Diogo que escolheu falar só de eleições ter de falar do Lula. O problema é que o noticiário geral vai ser tomado pelas bravatas eleitoreiras de Lula e Bolsonaro até o dia das eleições. O Brasil só volta a ser um país em 2023.

  100. em 2022 MORO . e , prestem atenção politicos que esqueceram o povo. EM 2022 É MORO, E/OU QUEM ELE INDICAR PARA QUALQUER CARGO DE VEREADOR A PICA DAS GALAXIAS. QUEM ELE INDICAR mais uma vez QUEM ELE INDICAR.

  101. Querem fazer Voltar a roda da historia! O STF pode ser corrigido pelo congresso. O Supremo Tribunal está como biruta em dia de tempestade!!

    1. Discordo. A biruta está alinhada aos ventos fortes de esquerda e permanece nessa posição o tempo todo.

  102. Respira fundo Diogo! Para nós, da turma que torce por um país sem corrupção, é desalentador ter que escutar essa pessoa levantando bandeira de inocente....Precisamos respirar profundamente. Abraços!

  103. eu duvido e aposto, Lula é cachorro morto, a época em que brilhou passou, hoje com a mídia social no ápice certas mentiras não mais prevalecerão como psicopata mitomaniaco foi morto pelo próprio veneno, imaginem "o cara" acabou de ser premiado e no discurso de gratidão ao padrinho petista já saiu mentindo!!!!! é demais não.

  104. Viva a bandidagem brasileira! Um condenado presidente? Esse é o maior retrato da decadência de uma nação. Os países ricos deveriam proibir a entrada de brasileiros em seus territórios. Porque somos o retrato de nossos dirigentes. Por esta razão digo que o Brasil é o país mais previsível do mundo, isto aqui jamais dará certo!

  105. Muita água ainda vai rolar. Mas a cabeça d'água não é pra já. Essa " conjunção astral" nefasta e belicosa nos vai ainda castigar. Minha intuição vem forte: o que o humano desarranja, a natureza põe no lugar.! Ninguém perde por esperar!

  106. Entre um psicopata corrupto responsável pela morte de milhares de pessoas e um ladrão, só há duas opções: anular o voto ou votar no ladrão.

  107. As próximas semanas até a eleição serão árduas! Espero que consigamos sobreviver à COVID-19, aos poderosos, e à apatia do povo brasileiro!

  108. O decano atual do STF (Marco Aurélio), para minha surpresa, veio a público puxar a fila da contestação à decisão monocrática e estapafúrdia de Fachin. Ainda podemos nos livrar de um dos bandidos antes de 2022. Há esperança!

    1. Eu não acreditei em no decano do STF. ... Jogo de cena.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO