FelipeMoura Brasil

A competência premiada

12.02.21

Os populistas já estavam se saindo mal antes da pandemia, e governos tecnocratas, como o de Angela Merkel, na Alemanha, lidaram melhor com a crise. O eleitor agora vai premiar a competência. E populistas não são muito competentes. As habilidades necessárias para inflamar uma multidão são diferentes das necessárias para lidar com o coronavírus. Populistas perderam o debate da saúde pública. Ficaram com cara de bobos falando de hidroxicloroquina.”

A declaração do historiador escocês Niall Ferguson em entrevista ao Globo foi publicada em 7 de fevereiro de 2021.

No dia 4, Jair Bolsonaro, que passou meses com cara de bobo falando de hidroxicloroquina, enquanto ignorava propostas da Pfizer e do Instituto Butantan para vacinação e desdenhava de máscaras e distanciamento social, tentou se descolar dela e das consequências mortais da influência presidencial sobre os brasileiros que se acreditaram protegidos pelo medicamento e se expuseram à Covid-19: “Pode ser que lá na frente falem: ‘A chance é zero, era um placebo’. Tudo bem, paciência. Me desculpa. Tchau. Pelo menos não matei ninguém.”

No dia 8, em queda nas pesquisas de popularidade, Bolsonaro prosseguiu no desembarque gradual e mentiroso do próprio negacionismo: “Nunca fui contra a vacina, sempre disse ‘passou pela Anvisa, compra’”, mentiu ele, que havia prometido em lives, redes sociais e entrevistas jamais comprar a “vacina chinesa de João Doria”, inclusive quando questionado em rádio chapa-branca se o faria após a aprovação da Anvisa.

No dia 11, um relatório publicado na revista científica Lancet imputou a Donald Trump 40% das mortes por Covid-19 nos Estados Unidos, citando as vezes em que o então presidente americano afirmou que a Covid-19 era uma farsa e promoveu terapias sem comprovação médica, como o uso de hidroxicloroquina. “Em vez de galvanizar a população dos EUA para lutar contra a pandemia, o presidente Trump rejeitou publicamente sua ameaça (apesar de reconhecê-la em particular), desencorajou a ação à medida que a infecção se espalhou e evitou a cooperação internacional.”

Em vez de galvanizar a população brasileira para lutar contra a pandemia, Bolsonaro emulou o pior lado de Trump, como já apontei nesta coluna, e o número de mortos no país passa hoje de 235 mil.

Enquanto isso, o réu por corrupção e improbidade Arthur Lira, do Centrão, foi eleito presidente da Câmara dos Deputados no dia 1º com apoio do presidente do Brasil, que distribuiu bilhões de reais aos parlamentares em emendas extras, sem critérios claros nem transparência; Augusto Aras, nomeado à PGR por Bolsonaro, dissolveu em 3 de fevereiro a Lava Jato no Gaeco do MPF, desmantelando a estrutura de combate à corrupção; e Kassio Marques, indicado ao STF pelo presidente, votou no dia 9 a favor do acesso de Lula às mensagens roubadas da Lava Jato e de Sergio Moro, o ex-juiz que prendeu quadrilheiros e atualmente é apontado pelas pesquisas como o único que venceria Bolsonaro no segundo turno. O presidente, mais interessado em rivalizar com o PT na próxima eleição, para limpar a imundície dos gabinetes da família na sujeira petista de quatro mandatos, calou-se. Mas a qualquer momento voltará a praticar seu esporte diversionista de atacar a imprensa.

Bolsonaro é um populista incompetente para lidar com o coronavírus, mas competente em aglutinar o velho establishment e seus apadrinhados em prol da impunidade geral dos criminosos passados, presentes e futuros.

Em 2022, o eleitor brasileiro vai escolher qual competência ele quer premiar.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. No momento em que leio essa coluna os óbitos por Covid 19 já ultrapassam 330000 mil pessoas. Uma coisa não mudou: Capitão Cloroquina continua a incentivar o genocídio, com o aval dos congressistas.

  2. Com um eleitor desconectado, estruturalmente desinformado e reelegendo condenados, ou denunciados, não se pode esperar situação diferente, infelizmente.

  3. Para poder votar “bem”, é preciso ter boas opções. Onde estão? Como votar bem se as opções eram Lula e Bozo? E não esquecer que a cultura da malandragem, do jeitinho e da Lei de Gerson ainda é muito presente na sociedade brasileira. A corrupção lá em cima reflete muito a corrupção cá em baixo. O que tem de mudar é a mentalidade.

  4. O brasileiro é ávido por populistas, nada mais somos do que uma república de bananas e tudo indica que continuaremos sendo.

  5. Felipe, há como enviar um texto que fiz para tua apreciação? Aqui não cabe. MEU PENSAMENTO SOLITÁRIO! RECADO AOS EXTREMISTAS DE ESQUERDA E DE DIREITA

  6. MEU PENSAMENTO SOLITÁRIO! RECADO AOS EXTREMISTAS DE ESQUERDA E DE DIREITA A pandemia que vivemos em pleno século XXI, foi uma ação da natureza ou dos céus, para conter os extremados nazistas, genocidas, totalitários, fanáticos e insensatos da vida, que só há um caminho para a humanidade e civilização percorrer: É O DA SOLIEDARIDADE, ENTRE OS POVOS DE TODAS AS ETNIAS, ENTRE AS PESSOAS, O MAIS ABSOLUTO RESPEITO E HARMONIA ENTRE HUMANOS, (posso envira em arquivo word?)

    1. Concordo e acrescento : A NATUREZA NÃO DÁ SALTO E ELA NÃO SE DEFENDE. ELA SE VINGA !

    1. Sim... Votei no Bozo para impedir o Molusco de voltar e, sabendo o caminho das pedras, implantar uma roubalheira ainda mais sofisticada, à prova de qualquer Lava Jato. Mas não esperava esse poder destruidor q Bozo demonstra. Talvez seja a hora de parar com o voto útil e anulá-lo, mostrando nossa insatisfação. Sério q não existiam melhores candidatos q Bozo, Molusco, Lira, Pacheco, Baleia, Flor de Lis, Trump, etc?

  7. Que o brasileiro saiba votar. Que não vote nas quadrilhas do PT ou bolsonaristas. Que não vote nos velhos políticos. Que aprenda a escolher deputados e senadores limpando o congresso dessa corja. Bem como não escolham a polarização mas sim a responsabilidade de manter um país livre de larápios. Dr. Sérgio Moro, mesmo com todos os ataques muitos pensam no senhor. Mas não se sinta obrigado. O brasileiro de carne e osso não é o brasileiro digital. Serás o novo presidente em 2022 ou 2026.

  8. Obrigado Felipe pela incansável luta para manter a chama acesa, muito obrigado ! Sergio Moro, com coragem, lucidez e competência, ja provou que eh possivel encarar os interesses contrários ao desenvolvimento do pais. Ao finalizar o primeiro livro da trilogia do Senhor dos Anéis, se tem a sensação de que o inimigo e invencível, de que e uma luta perdida. Mas aos poucos, perseverando e fazendo as alianças corretas, juntando e reagrupando as forças, a mare foi mudando. Que seja assim em 2022!

  9. A competência do pangaré de aglutinar os corruptos dá-se menos por habilidades do próprio do que o fato de não ter havido tempo para desmantelar as quadrilhas que atuam há décadas na "política" e assaltam o país.

  10. Felipe, sugiro que vc mude a vinheta do Papo Antagonista. Com INDEPENDÊNCIA ok mas E ALEGRIA não dá, né?.. é forçar amizade encarar este cenário com alegria. Sinto muito

  11. Mantenho minha fé e Moro será candidato para derrotar esses representantes do mau. A luta que se trava no Brasil não é de esquerda contra direita, populismo versus tecnocracia; é ladroagem contra honestidade e todos sabem, porque está provado, que os desonestos - material e moralmente - são Lula e Bolsonaro.

  12. Felipe , você faz uma abordagem muito objetiva do momento desalentador da política atual.Tenho ficado bastante desesperançada de um desfecho bom para o país .Essas últimas eleições no Congresso fortaleceram ainda mais o ideal comum a todos eles: protecionismo , corporativismo , fisiologismo e oportunismo. A pandemia nos mostra um país derrotado , com o governo e judiciário fazendo terríveis transações, e a sociedade assistindo ao retrocesso... Sem Lava Jato , sem ruas ...sobreviveremos??

  13. Eleitor brasileiro não é confiável. Do jeito que há cada vez mais imbecis hoje em dia, teremos dois lixos no segundo turno. Brasil não merece Sérgio Moro, merece Bolsolula.

  14. Empolgar multidões... Premiar competências... Eu diria: " Premiar as multidões que reconhecessem aquele(a) que transformaria o Brasil, um país subdesenvolvido, em um país, pelo menos, em desenvolvimento.

  15. Revista CIENTÍFICA imputa 40% das mortes por covid nos EUA a Trump?!?! De boa, de científico essa estimativa não tem nada!! Chute completo! Isso não é sério! Por óbvio esse “cálculo” é incalculável! Degrada a revista e quem divulga fake news como essa...

    1. é incrível como FMB só fala mal do uso do coquetel de hidroxicloroquina, mas não traz para entrevista nos seus videos médicos , cientistas e pessoas que se safaram de enfrentar uma fila nos hospitais para explicarem como a HC dá resultado , usada dentro de um prazo. Continua defendendo o método Mandeta: "fique en casa e morra" pq hospital não tem.

  16. A baixa qualidade da EDUCAÇÃO DOS BRASILEIROS, que a cada governo se torna ainda mais degradada e piorada, não confere senso crítico nem habilidade aos eleitores na hora de escolher em quem votar... TRISTE CÍRCULO VICIADO!

  17. 0 Felipe nos mostra de forma clara e objetiva,os fatos e personagens que "desfiguraram"o país, em plena pandemia ( ignorada pelos mesmos) com a participação EFETIVA do presidente da Republica. Alguém,minimamente consciente e comprometido com o país,consegue negar ou ter alguma dúvida com o que aqui foi dito? Parabéns, Felipe!!!

  18. Meu chapa, o brasileiro é um sentimental, apaixonado pela bola da vez, na iminência e na beirinha da caçapa. Com Moro fora da disputa, e sem um novo "pai dos pobres" na disputa que galvanize a preferência popular, mais uma vez ficará entre os 33% do Jair ou os 33% do Lula (vai ser santificado). Duas arapucas estabelecidas. Resta um Ciro, um Doria, um Huck, que não empolgarão a multidão. Esse é o porvir. Péssimo,por sinal. Alvaro Costa(brasilia_urgente)

  19. vamos tentar sobreviver a 2022 mas em todo caso JB foi um remédio amargo; um fim de picada quem nao morreu com o veneno dele certamente saiu mais forte nos apocalipses da vida so sobram os fortes então entre mortos e feridos sobraram os que aprenderam o lugar das próprias trevas. bom fim de semana Felipe e um carnaval de descanso para tu e todos os que gostam de um bom samba

  20. Cristalino esse ponto de vista do Felipe Moura Brasil. O nosso povo precisa acordar e parar de acreditar em populistas "salvadores da pátria". As próximas eleições gerais vêm aí. Está na hora de repensar as reais soluções para os problemas que nos afligem, cujas soluções passam necessariamente pelo Congresso Nacional. Nada de novo acontecerá se continuarmos reelegendo velhos deputados e senadores que aí estão no poder. VOTO FAXINA, minha gente! Sem renovação não há solução!

    1. Como faxinar, se os donos da casa só querem as janelas limpas? Nada vai mudar no reino dos bananas. #wakeupdeadman

  21. Nessas horas entendemos porque sucessivos governos desmantelaram a Educação. Que governo quer um povo que pensa, um povo que não acredita nas baboseiras, nas desculpas esfarrapadas que inventam. Quero crer que a maioria da população veja os efeitos daninhos e as mortes que o governo bolsonaro vem impondo ao povo brasileiro, e veja que esse governo que ganhou as eleições com a bandeira da Lava Jato e do combate a corrupção é o mesmo que acabou com o combate a corrupção e com a impunidade.

  22. O maior inimigo do povo brasileiro é a Brasília corrupta. Sergio Moro se tornou o maior inimigo da Brasília corrupta. O povo decente necessita urgentemente defensores honestos e competentes como Sergio Moro, Deltan Dallagnol e afins!

  23. Adivinhe qual a competência o brasileiro prefere? A dos ilusionistas que prometem resolver todos os grandes problemas do país a curto prazo. Brasileiro não consegue pensar a longo prazo e nem compreende a complexidade dos problemas que eles mesmos criaram ao votar em um bando de corruptora sucessivamente. Estamos pagando o preço da nossa mediocridade e preguiça de pensar!

  24. Só mesmo o voto higiênico, melhor virtual eletrônico em vez de impresso, para limpar e não ficar com o cheiro insuportável da defecação dos membros da Orcrim política e judiciária deste país, mantentores dessa latrina eterna de impunidade

  25. O ministro da saúde até iniciou a encomenda de alguns milhoes de doses com o Butantan, mas o imbeciu do presidente, anulou a iniciativa e disse que foi um engano e que iria corrigir com sua caneta bic e disse " eu não abro mão de minha autoridade"

  26. Bolsonaro ganhou aquela eleição em 2018, por varios fatos coincidentes. Eu estava para votar no Alckmin, no entanto vi o candidato de lula ganhando votos e resolvi votar no Bolsonaro. Não terá mais meu voto em 2022.

  27. Presenciei isso na administração de uma eleição municipal de uma cidade importante. A candidata eleita do PT, com sua fisionomia e discurso tecnocrático, venceu de lavada, mesmo com todo o ranço anti-petista. Mas é preciso observar com atenção. Já nos venderam uma tecnocrata para a Presidência que, na verdade, era um embustocrata.

  28. Esse BOSTONARO PAZ E AMOR, tem data de validade. Não dou 15 dias pra esse imbecil começar a criar caso com a corja do CENTRÃO. Quem viver verá

  29. Parabéns, Felipe, pelo artigo e também pelo programa diário, só tenho a agradecer pelas informações fidedignas que nos são transmitidas.

  30. Bolsonaro é mesmo um cara extraordinário. Depois de macaquear o Trump, que já era, agora esta alinhado com o Lula. A Daiane dos Santos criou o duplo twist esticado. Bolsonaro, que ñ é atleta, foi mais modesto, se torceu da direita, chegou no Centrão e agora se estica até o Lula. E nada disso incomoda os bolsonaristas. Eles eram à favor da Lava Jato. Hoje, bolsonaristas e petistas são contra a Lava Jato desde criancinha. Bolsonaro e Lula se unem contra o Moro. Quanto + eles batem, mas Moro cresce

  31. Excelente matéria de Felipe Moura Brasil, o qual com seu brilhantismo premia os brasileiros de bem com o papo antagonista. Quem procura a verdade deve acompanhar Felipe Moura Brasil.

  32. Este festival de horrores tem data certa para acabar. É processo irreversível . E não se surpreendam se tudo estará resolvido já no primeiro turno . Tal qual tsunami que tudo leva de roldão , estes ignóbeis que hoje nos assombram , serão derrotados pelo povo, que quererá revanche . Até o mais inculto e simples brasileiro sabe que corrupção mata , despedaça a esperança . #2022 está logo ali . MORO PRESIDENTE !!!

  33. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Triunfaremos! Sir Claiton

  34. Filipe, não vamos nos enganar, nossa população, estudada ou não, não consegue compreender realmente o que é política e em suas consequências em suas vidas e para o país. Assim continuamos vivendo, há 521 anos, escravizados dos senhores de engenho que fazem o que querem e bem entendem conosco!

  35. Parabéns por mais um brilhante artigo Felipe! Infelizmente, o eleitor brasileiro é a alegria dos políticos corruptos. Observe a composição do congresso atual. Quantas porcarias foram reeleitas! Infelizmente, serão necessárias mais algumas gerações para que este país seja uma verdadeira República. Obrigado pelo espaço!

  36. Ciência é apenas parte do conhecimento produzido no mundo e diz muito pouco sobre quase tudo. Entretanto, ciencia respeitável é criteriosa e demanda método e tempo. Ela pode mudar por pequenos detalhes que surgem ao longo das pesquisas. O problema é que não existe ciência sem homem: cientista, editor de revista científica, verba para pesquisa, universidade. Enfim, a ciência é política, não é sagrada, mas já tem a força divina. A mídia atrapalha quando coloca Ciência e vacina no altar.

  37. OMS naturalizou o "não temos estudos suficientes, mas ACREDITA-SE" e o gado segue a ponto de chegar no site do Ministério da Saúde: a vacina foi testada apenas em ratos, mas se alguma grávida for vacinada inadvertidamente, vamos monitorar. Segurança na vacina? Piada.O mundo não tem teste de gravidez ( cientificamente estudado) para criar um esquema de vacinação seguro para mulheres férteis? Um EXPERIMENTO Científico está em andamento. É etico não informar?

  38. A mídia mundial está fazendo uma escolha: a de dar voz à "ciencia da urgência". Aquele "estudos CIENTÍFICOS padrão ouro são necessários" desapareceu no meio de centenas de SAGRADAS vacinas, todas muito seguras e eficazes, pipocando entre variáveis ainda nem pesquisadas. Se a informação parte de países que prendem cientistas e jornalistas, não importa. Debates na CIÊNCIA são extremamente bem recebidos. Na ciencia da urgência, vacina é questão de fé. Problema? Antivacinista!!diz o gado da ciência

  39. Prezado Felipe. Dá até medo acompanhar as notícias brasileiras. Principalmente as políticas e criminais. Quando será que vamos viver uma outra realidade ? Espero que o povo acorde e reaja ao que estamos vivendo.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO