O registro de Lira

22.01.21

Arthur Lira, o candidato do Planalto à presidência da Câmara, conta com a memória curta dos brasileiros. A imagem abaixo é da tela do computador da portaria do prédio a partir do qual o notório doleiro Alberto Youssef despachava em São Paulo, no auge do petrolão. Espertamente, ao se registrar na recepção do edifício, ele omitiu seu sobrenome mais famoso. No sistema, ficou apenas como “Arthur Cesar Pereira”. Lira esteve no escritório de Youssef quatro vezes. Em pelo menos três delas, viajou à capital paulista com passagens pagas com dinheiro do Congresso. Uma das visitas se deu dois depois depois de ele ser empossado pela primeira vez como deputado federal: Lira chegou ao prédio precisamente às 13h20 de 3 de fevereiro de 2011. Parlamentares e operadores de partidos que integravam a base do governo à época visitavam o local com frequência – quase sempre, para tratar dos pagamentos de propina operados pelo doleiro. Hoje chefe do Centrão, o então deputado de primeiro mandato tem o apoio de um presidente da República que se elegeu prometendo acabar com a corrupção.

Sem o Lira: ao se registrar, o deputado deu o nome incompleto

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Exato, isso é o que temos pra hoje. Mas a coisa pode não dar certo pro Bolsonaro, pra quem ele promete apoio. Quem vai ser mais esperto primeiro pra não levar um toco do outro? Façam suas apostas.

  2. Vergonha nacional! Imaginem um sujeito desses chefiando a Câmara Federal! É o fim pra nosso Brasil! Deputados reajam se não quiserem ser mais execrados ainda. Gravaremos os nomes de todos que para essa tragédia contribuírem!

  3. O Lula tinha razão: a Câmara tinha 300 picaretas. Só errou no número que aumentou de lá pra cá. Recém eleito o deputado já se integrou no mensalão do PT e passou a frequentar a boca do caixa da propina no escritório do doleiro. Entrou direto no baixo clero do centrão, tornou-se companheiro de Eduardo Cunha e Bolsonaro, dois expoentes do baixo clero. Temos presidente da república do baixo clero, tudo indica que a Câmara voltará a ser presidida por representante do baixo clero. Chama o doleiro.

  4. O Brasil não t jeito, ou tem? nem a lava jato ou Sérgio Moro conseguiram estancar a corrupção! pelo contrário ela volta com poder, ódio e sede de vingança!

    1. O pior é que eu acreditei na palavra desse Bozo. E ajudei a elege-lo. Estamos no mato sem cachorro....

  5. O velho ditado”cada povo tem o governo que merece”., o congresso é o resultado do nosso povo, infelizmente não existe no nosso país um homem que possa assumir um governo sério, enquanto isto Bolsonaro continua.

  6. Exato, temos memória CURTA. São poucos os que lembram o que CRUSOÉ e ANTAGONISTA dizia a poucos anos, e o que dizem HOJE. A matéria sobre o Amigo do amigo do meu pai, qual foi o final ? Por que as revistas não cobram dos ministros Moraes e Toffoli como andam as bancas de suas mulheres ? Sejam corretos, nos passem o que ocorreu. Foi um acordo, ou vamos mudar de assunto para proteger nossas revistas ? Ou só medo mesmo ?

  7. Tem mais malaco no poder do Brasil do que nos morros do Rio de Janeiro e conseguem fazer um estrago muito maior do que eles! Tá loco, o país tá pra lá de bichado viu!

  8. Lembrar que o Bozo elegeu-se presidente infiltrando-se nas manifestações de rua em apoio a Sérgio Moro e Lava Jato... ao vê-lo agora envolvido com corruptos de tão alto calibre, é muita ironia que tenha recebido 80% de seus votos, dos ludibriados lavajatistas

    1. Entre dois corruptos ele decidiu apoiar o mais corrupto.

    2. Bem o Baleia não fica atrás não é? Por que não publicam dele também? Os dois são farinha do mesmo saco!

  9. BOLSONARO ALIADO DO PP, APOIADOR DE LIRA E AGORA, VELHO AMIGO DO TEMER. E ELE FOI ELEITO PARA ACABAR COM A CORRUPÇÃO E AS BOQUINHAS. MAS, PP, LIRA E TEMER, NÃO VIVEM SEM UMA BOA BOQUINHA. PORTANTO...

  10. Se essa corja está lá é porque milhares de brasileiros os colocaram lá, empoleirados e se esbaldando no dinheiro das pessoas físicas e jurídicas que sustentam esse circo chamado parlamento.

  11. O que esperar dos aliados de um político que passou 27 anos se enriquecendo no parlamento às custas dos salários de servidores, fantasmas ou não, e que ainda fez dos filhos seu Laranjal pra tentar ocultar o patrimônio adquirido ilicitamente? Os iguais se entendem.

  12. Talvez por engano, alguns colegas do congresso, indicaram o Youssef para o lira, admirador de instrumentos de corda, aprender violão com o doleiro,. As más línguas distorcem tudo. Mais uma vítima. Quanto ao Baleia, luta contra a maré que não está para peixes.

  13. BOLSONARO “PERSONALIDADE em CORRUPÇÃO e CRIME ORGANIZADO do Ano!” FAMÍLIA BOLSONARO promoveu retrocessos na luta contra a CORRUPÇÃO que nem mesmo Dilma e Temer ousaram! Em 2022 teremos “UM PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE” = SÉRGIO MORO! Triunfaremos!

  14. "Todos juntos vamos,arrasar o Brasil.salve o bananão!" podres são todos podres..do milico genocida aos candidatos a senado e Câmara..todos os abaixo deste capacho de lama podre,esgoto...CHEGA! ASSASSINOS! CORRUPTOS!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO