DiogoMainardina ilha do desespero

Aos brasileiros, só as piores vacinas

15.01.21

A Coronavac é ruim. Ao comentar os resultados dos testes com a vacina, a imprensa se concentrou no espetáculo obsceno de João Doria. Ele adiou por quatro vezes o anúncio da taxa de eficácia da vacina, e quando finalmente a anunciou, na semana passada, deu uma pedalada vergonhosa nos números. Ele só fez isso, porém, porque a vacina é ruim — muito pior do que se previa.

A Covishield, a vacina indiana que Jair Bolsonaro mandou importar às pressas, mendigando um punhado de doses ao primeiro-ministro Narendra Modi, com o único propósito de atropelar a vacina chinesa de João Doria, é ainda pior do que a Coronavac. Ela nunca foi examinada no Brasil. Sua fórmula é a da vacina de Oxford, cujos testes teriam sido jogados no lixo se não estivéssemos no meio de uma epidemia que já matou dois milhões de pessoas. Em tempos normais, os erros cometidos pela AstraZeneca durante a fase 3 dos testes invalidariam qualquer vacina. Como estes não são tempos normais, a melhor saída talvez seja limitar seu uso. Na Europa, por exemplo, cogita-se aprovar a vacina de Oxford apenas para quem tiver menos de 55 anos.

Uma vacina ruim é melhor do que nenhuma vacina. É o que dizem todos os especialistas no assunto. Mas isso não elimina o fato de que o brasileiro, como sempre, está sendo tratado como a escória, que tem de se contentar com vacinas de terceira categoria, em detrimento de vacinas comprovadamente mais eficientes, como as da Pfizer e da Moderna. A gangue que comanda este buraco decidiu assim. A epidemiologista Natália Pasternak, durante o anúncio dos resultados da Coronavac, resumiu bem: “Não é a melhor vacina do mundo, não é a vacina ideal, é uma boa vacina, que tem a sua eficácia dentro do limite do aceitável (…). É uma vacina possível para o Brasil, adequada para o Brasil”.

Exatamente: as melhores vacinas do mundo estão fora de nosso alcance, e temos de aceitar aquilo que nos impingem, esperando que, em fevereiro, a Johnson & Johnson nos acuda, com uma vacina barata e simples de se aplicar, mais adequada à nossa barbárie. Uma vacina possível para o Brasil.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A Coronavac teve "apenas" voluntários da área da saúde, em contato direto com o novo Covid19. Portanto, seus resultados foram excelentes.

  2. Menos Diogo. Se nem essa que aguardamos com tanta esperança estamos tendo!! O que queremos é nós vacinar e viver, amigo! O resto é irrelevante!

  3. Dieguito, como vc sabe quais as "melhores" e quais as "piores"... Nenhuma foi tecnicamente desenvolvida ainda. "Porque não te calas ? " ...

  4. Caro, Jornalista. o Sr. está se tornando aquele tipo que critica para ser lido e como consequência vender seu texto afinal isso é um negócio. Portanto o Sr. acaba na mesma baciada daqueles que critica em seus textos. Sobre as vacinas, seguindo sua linha, todas aquelas em aplicação hoje mundo afora não passariam num crivo mais rigoroso. Sugiro ao Sr. Traz as informações sobre a vacina da Pfizer (dos testes às mortes de vacinados) disponíveis em diversas tanto jornalísticas quanto científicas.

  5. A nota da sociedade brasileira de imunização indica que as farmacêuticas tem critérios diferentes para etiquetar casos como positivos ou negativos, o que pode justificar a "diferença". Tanto a Coronavac como a de Oxford tem 100% chance de transformar a COVID em uma gripezinha, o que é o que importa.

  6. Que bom reencontrar a turma do MC na TV Cultura ontem à noite! Bem vindos de volta para continuar aquilo que vocês fazem muito bem ao longo das atividades jornalísticas de cada um dos talentos da bancada! Sopros de inteligência tão necessários para interação crítica com os fatos sociais, econômicos e políticos de nosso complexo mundo atual. Voltarei a acompanhá-los, juntamente com meu marido, em todas as 4as feiras!!!

  7. E aí na Itália? Diogo já tomou a vacina da Pfizer? Não nos conta nada? Daqui nós sabemos. Qual o percentual de italianos já vacinados ? Acabou o lockdown ou continua? Desse jeito terei de asssitir a Globnews e ver se eles informam.

  8. Mis uma vez o Mainardi, como quase sempre acontece, não dourou a pílula. Muito bom. Aos comentaristas sem-noção e sem civilidade, meus pêsames.

    1. 🌈🌈🌈🌈🌈🌈🌈🌈🌈 ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️ Mais compaixão e temperança. O amor dos pais para seus filhos não tem limites e é incondicional. Muito triste os comentários dos extremistas. 🌸🍃 🌸🍃 🌸🍃 Caminhar pode ajudar a dissipar o rancor. 🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞

    2. Realmente, um comentário de psicopata, tal qual o deus dele, inquilino do Alvorada.

    3. Valmir, o seu comentário é simplesmente lamentável, mostra uma pessoa sem sentimentos, talvez até você seja um psicopata.

    4. Acabei de assinar a revista e encontro esse comentário de ódio inadmissível em qq parte. Para que isso? Onde quer chegar? Falta total de respeito, lamento por vc e todos que o cercam

    5. vc é um imbecil. e fala em deus? vais direto p o inferno.

    1. Exatamente Silas. Você viu a nota da Sociedade brasileira de imunologia. https://sbi.org.br/2021/01/13/nota-da-sociedade-brasileira-de-imunologia-sbi-sobre-a-eficacia-das-vacinas-para-a-covid-19/?fbclid=IwAR3U4HN50eh-iB4l-QqepWbmI2UV43Gk-nFPHTI2fgIa7TIMgMoNIVm2IG8

    2. Mainardi, ateu fdp. Deus ja te deu o castigo. Carregar um filho deficiente. Vai mito 2022

  9. O slogan da Coronavac deveria ser : ....’’ se ajeite comigo e dê graças a Deus.... ‘’ Eu sou do primeiro grupo e vou tomar !

  10. Tenho por princípio, se eu souber, não comprar NADA made in China, muitas vezes não temos opção. Eu, quando passo AO LARGO.

  11. Vc até pode ser um bom jornalista. Mas perde aqui uma ótima oportunidade de ficar calado. Não temos opção, o povo está a cada dia mais inseguro e vc corrobora ao desserviço prestado por esse governo, igualando-se aos negacionistas. Tenho pensado em desistir dessa assinatura. Não acho isso um jornalismo isento. Não era isso que eu esperava quando assinei o número 1 dessa revista.

    1. Nessa matéria eu concordo plenamente, Diogo está decepcionando.

  12. Tenho acompanhado todo o declínio de nossa República. Temos um chefe do executivo totalmente bossal. O chefe do executivo de São Paulo não fica atrás, só pensam em 2022 e não na pandemia e nos brasileiros, mas quando você ajuda eles a crescerem nos discursos idiotas eu me preocupo. Não sei se temos a melhor ou pior vacina, mas sei que ela precisa chegar e começar a imunizar a todos. Precisamos voltar à vida “normal “. Precisamos sair das uti’s. Precisamos sair desse abismo. Precisamos de vacina.

  13. Os erros cometidos no Brasil com relação a Pandemia são graves e devem ser punidos. Entretanto, as vacinas, na opinião de infectologistas poderão trazer bons resultados. Com relação uso político espero que a punição venha nas urnas.

  14. Perfeita análise do articulista sobre o que o brasileiro tem de suportar. As piores vacinas, e os especialistas com ajuda da mídia reacionária desdenham e tentam calar as opiniões de quem ousa deles discordar.

  15. Desculpe seu Mainardi, gosto de seus comentários mas não posso concordar com algumas coisa ditas nessa coluna, qualquer vacina numa hora dessa é bem vinda no Brasil(mesmo sendo a pior ,dita pelo senhor) , e os especialistas brasileiros em grande maioria diz serve(eu prefiro acreditar nos especialista),por ultimo fui voluntário para Oxford, acredito na ciência , mesmo com os erros de avaliações nas doses é viável para países pobres, sobre eficácia H1N1 está entre 50 -70% está ajudando bastante.

    1. Acho que os comentários só corroboram com o que o Diogo escreveu! Como diz a Karenina vcs precisam reler o artigo.

    2. Karenina: Quem diz isso não é o Mainardi, ele falo os especialistas, ele pede pela johnson barata e simples, saibamos o que realmente interessa é sua eficácia e segurança e o que tem no momento é Coronavac e oxford. e quanto ao melhor , não temos os melhores governantes, e quando isso ocorrer bem provável teremos investimentos em pesquisa e melhor educação.

    3. Acho que vcs precisam reler o artigo. Ele fiz que qualquer vacina é melhor que nenhuma, apenas se entristece ao ver que, como sempre, não teremos acesso ao melhor, mas ao medíocre.

    4. Correto. É um despropósito afirmar que uma vacina é ruim. No mais das vezes ela é desenvolvida ao longo do tempo, aumentando a sua eficácia gradativamente. Ruim é não ter nada para aplicar...

  16. Fiquei surpreso com a nova faceta do Mainard, PHD em vacina contra o Covid 19, diploma concedido pelo zap zap, Face book e Instagran.

    1. Paulo, Infelizmente você só fala besteira e nem essa formação você tem.

    2. Ou talvez em entrevistas com cientistas, leitura de artigos de relevância e credibilidade, pode ser?

  17. Um país que tem um STF, que temos, políticos que temos e o povo que temos. E o que merece. Agora fala dos porcos comunistas chineses. Porque não são responsabilizado pelo holocausto que estão provocando no mundo?

  18. Complementando a postagem anterior. Embora a pneumonia seja uma das maiores causas de óbitos, são poucos os idosos que se valem da medida de precaução. Uma das consequências da Covid é justamente provocar um quadro pneumológico, que consiste no início do fim. Nem por isso o pessoal procura aplicar a vacina pneumocócica, o que poderia atenuar as sequelas da Covid.

    1. Eu faço uso da vacina pneumocócica, desta forma estou me protegendo contra infecções bacterianas nos pulmões. No caso do Covid, não protege pois se trata de um vírus.

  19. Vamos ver se ajudo o Nobre Jornalista nesta questão que se mostra um tanto cerrada. Algumas vacinas cobrem parte das cepas existentes. Como a da Influenza e a Pneumocócica. Esta, a segunda, cobre 23 cepas das existentes. A primeira corre atrás das cepas mutantes. Nem por isso são ruins. São ótimas quando conseguem aquilo a que se propõem. Ou seja, não existe nestes dois casos imunidade de 100%. Porém, consabido que a pneumonia é uma das maiores causas de óbitos na terceira idade.

  20. A Natália Pasternak, microbiologista, falou mesmo oque você citou, mas disse ainda..."Eu quero essa vacina para mim, eu quero essa vacina para os meus pais."

    1. Concordo, melhor do que sem vacina. O brasileiro paga pelos dirigentes que escolhe.

  21. Mainardi nem sempre certo e nem sempre errado. Devo reconhecer que pelo menos mantem a integridade da sua opinião. Talvez seja até benéfico a esta coluna ele estar em Veneza, pois pode captar ares diferentes e absorver um pouco de como os italianos veem o Brasil. Nesta pandemia difícil dizer o que é absolutamente certo , o aprendizado evolui dia a dia.

    1. Entendi que o que pagamos para ter a Crusoé não dá direito a ler o Antagonista, tem que pagar separado.

  22. É uma vergonha que Israel já tenha vacinado 1/4 de sua população é nos ainda estamos assistindo esses patetas brigando para ver quem chega primeiro.

    1. John, vergonha é termos vacinado hj a primeira pessoa, e usarmos como desculpa....’ “Israel tem a metade da população....” Vergonha do teu comentário, isso sim.

    2. Israel tem a metade da população de São Paulo capital... pouco mais qua a população da Grande Rio

  23. E’ incrível a quantidade de pessoas q tem o cérebro impermeável à mudanças. O cenário é de 210mil mortos e quase 10 milhões contaminados. O médico q defendia a cloroquina etc...já declarou q errou, e morreu, mas essa informação não entra na cabeça deles. Acordem, o mito é louco, traidor e quadrilheiro. Não ta nem aí pro Brasil e seus mortos.

  24. Sr. Diogo da Veneza italiana desconhece a realidade brasileira, fruto dos governos esquerdopatas não é novidade, O Brasil é a colônia fornecedora de bens de primeira qualidade aos países desenvolvidos, agora o Sr desdenha da posição do povo brasileiro que vive das sobras, falar é fácil, venha morar aqui, sim, somos sobreviventes com muito orgulho, pois a ratazana Mor Lula e sua quadrilha nunca mais voltará ao poder.

  25. Limitar-se à análise da eficácia global é um erro. Queira ou não esta vacina salvará milhares de vidas no Brasil e no mundo, que é o que interessa!

  26. Cadê meu outro comentário, Diogo? Por que quando respondo ao comentário de alguém vocês bloqueiam? O meu não saiu, mas o de outra pessoa que respondeu ao mesmo comentário saiu! Não havia nada inadequado, apenas um discordância . Não pode?

  27. O Brasil é um país de muita fé! Fé no Bozo! Coloca Deus, arma e palavrão na mesma frase e consegue apoio de igrejas. Fé no Dória! Promoveu o maior carnaval da história de SP, após 3 meses do vírus ter sido notificado. Fé no Mandeta! Estava no Ministério, recebeu a notificação, mas resolveu agir só depois, ajudando o Dória, outros políticos e a própria imprensa no toque desse berrante da nova "ciência" militante e autoritária, nada reflexiva, pautada no medo e na cegueira da população.

  28. SEMPRE TOMEI VACINAS NO BRASIL E NUNCA SOUBE DE PROBLEMAS QUANTO ÀS MESMAS. O INVESTIMENTO NESTA SITUAÇÃO EMERGENCIAL TINHA QUE TER SIDO MUITO MAIOR.SEMPRE TOMEI TODAS AS VACINAS.

    1. O Instituto Butantan e a Fiocruz sempre foram referência em vacinas e são respeitados no mundo todo!

    2. Porque são seguras e eficazes. Porque continuam sendo monitoradas e pesquisadas, por muitos anos.Você nunca tomou vacina para AIDS. Para dengue? Para Zica? Em um ano apenas de pesquisa sobre COVID diferentes tecnologias de vacinas seguras e eficazes? E no meio da conversa sobre Covid, mutação genética do vírus e as vacinas continuam seguras e eficazes?

    3. TODAS AS VACINAS ATÉ AGORA NO BRASIL SÃO SEGURAS. ESTA, QUE ESTAMOS ESPERANDO, NÃO TEVE O INVESTIMENTO NECESSÁRIO. .

  29. Os estudos científicos da poliomielite trilhavam 3 caminhos diferentes até de repente mudar totalmente de rumo e, após cerca de 10 anos de estudo resultar em uma vacina, que ainda é rigorosamente monitorada e, gostem ou não, ainda produz 0,01% de efeito adverso (não é problema, quando não é o seu filho que tem paralisia quando toma a vacina) e, portanto, com1 Século de estudo, segura e eficaz. Vacina de Covid? Segura? Eficaz? Só a fé explica o fenômeno!!!

  30. Um país não necessariamente é de 3° mundo em todos os quesitos. Na hora de lutar por uma vacina, deveria o GOVERNO investir para que profissionais saíssem do3° para o 1° mundo, pelo menos nesta situação de "SALVAR SERES HUMANOS".

  31. A humanidade produz conhecimento desde sempre, mas a ciência existe tem apenas 500 anos e o método Científico 300. É pouco, mas o suficiente para entender que a verdadeira ciência anda a passos muito curtos, porque ela deve ser cuidadosa e responsável. Ela diz muito pouco sobre quase tudo e nada sobre a maior parte do universo. Imagine o que ela diz sobre o desconhecido? O que ela realmente diz sobre o COVID e o que dizem que ela diz? Eficácia e Segurança de vacina com 1 ano de pesquisa?

    1. Excelente comentário. E tem um monte de “artistas” que está ouvindo sobre ciência biomédica com o covid19 e criticam sem nenhuma base, esses heróis que produziram uma vacina contra esse vírus mortal (e ainda intratável ) em menos de um ano.

  32. Podemos optar por outras vacinas? No atual momento em que os países onde foram desenvolvidas as “melhores” ainda estão começando a imunizar suas próprias populações? Antes da aprovação do primeiro imunizante, era possível saber qual seria o melhor? Ou somente após a divulgação dos resultados da fase 3 de cada estudo? Como poderíamos esperar que nosso país de terceiro mundo desenvolvesse tão rapidamente uma vacina mais eficaz que aquelas dos países do primeiro mundo? Somente em sonho.

    1. O Brasil desenvolveu vacina contra o coronavírus? Eu pensei que o país tinha entrado de sócio com chineses, ingleses, Menezes nos seguintes termos: o Brasil entra com a b*nda, os outros com o... deixa pra lá.

    2. Discordo. Este país de terceiro mundo pode não ser referência de muitas coisas que valha à pena , mas de vacina é sim! O Butantan e a Fiocruz sempre foram referências no assunto. Informe-se melhor!

  33. OS MEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM NÃO INVALIDAM A SITUAÇÃO DAS PIORES VACINAS NO Brasil. É péssimo o consumo de uma vacina no limite MÍNIMO quanto ao combate à GUERRA em que estamos inseridos.

    1. Não existe ciência sem homens, portanto, a ciência é política!!!! Estamos no meio de uma guerra mundial de poder, cegados pelo medo e pela insegurança. Em muitas patologias, como os resfriados, a cura está em sono e hidratação, mas tomamos medicamentos para conseguir trabalhar e contagiamos quem está por perto. Escolhas políticas, desde sempre. Institucionalizamos crianças, desde o pós guerra, sem o menor pudor. Na fase mais crítica do sistema imunológico . Creches: bandeiras políticas potentes.

  34. O desespero por uma vacina NÃO INVALIDA o argumento de Mainardi: ficaremos com as vacinas menos eficientes, ou seja, COM AS PIORES. Quem se incomoda com a verdade, reclame com o padre ou entre na privada e dê descarga. O Brasil será o que sempre foi - UM NADA - porque faz o que sempre fez.

  35. " CAPITAL HUMANO": ESTE, TEMOS DE SOBRA. EXCEDENTE. A QUANTIDADE PODE DIMINUIR. POR ISSO , A VACINAÇÃO PODE ESPERAR. NÃO SE TEM PRESSA.

  36. Prezado, Diogo! Na verdade, sabemos muito pouco sobre os dados de eficácia e segurança das recentes vacinas liberadas para uso emergencial, no mundo. Penso ser ainda muito cedo, para formularmos juízo de valor sobre se elas são boas ou ruins. No momento, torço para que você esteja errado.

  37. O CORAÇÃO A QUE ME REFERI ABAIXO TEM O SIGNIFICADO DE HUMANIDADE E NÃO DE PAIXÃO. O QUE FALTA É HUMANIDADE E VONTADE DE SOLUCIONAR O MAIS RAPIDAMENTE ESTA GUERRA. OS AINDA SOBREVIVENTES PODEM ESPERAR.

  38. AS EXPERIÊNCIAS A QUE SOBREVIVEMOS VIVEM E SOBREVIVEM DENTRO DE NÓS. PORÉM, ESTA EXPERIÊNCIA PELA QUAL ESTAMOS TENTANDO SOBREVIVER AQUI E AGORA DEPENDE DE OUTROS CORPOS. SE ALGUÉM NÃO TEM CORAÇÃO, NÃO ADIANTA SAIRMOS POR AÍ OFERECENDO O NOSSO. QUE OS QUE ESTÃO RESPONSÁVEIS POR OFERECER À POPULAÇÃO BRASILEIRA O TÉRMINO DESTA SITUAÇÃO DOENTIA NA QUAL ESTAMOS INSERIDOS DESDE 2020, TENHAM CONSCIÊNCIA , CORAÇÃO, AÇÃO E RESPONSABILIDADE FRENTE À ESTA GUERRA. QUE CONSIGAM NOS SALVAR!

    1. Falta cérebro nesse país, não paixões. Isso temos de sobra.

  39. Imaginem se estivéssemos em uma guerra bélica com um general especialista em logística e um comandante-em- chefe como esta dupla Bolsonaro-Pazuelo ? É isto que o Exército Brasileiro tem de melhor ? Decepção nacional , a imagem de nossas Forças Armadas fica comprometida, é uma pena !

    1. Falta cérebro nesse país, não paixões. Isso temos de sobra.

  40. Diogo, você melhor do que ninguém sabe que o Brasil é uma Ferrari com motor de fusca e dirigido por um bêbado. O que falta fazer é prender o motorista por barbeiragem e mudar o motor. Até isso acontecer, nunca corremos uma fórmula um. No máximo, um campeonato de carros velhos em Timon!

  41. É muito triste... e nesta guerra política sem fim em que entram políticos e pretendentes em eterna campanha e uma mídia que esquece notícias e só pública opiniões, nós brasileiros não tomamos uma boa vacina e talvez nenhuma vacina, pois nem informações sobre a vacinação recebemos, apenas mais do mesmo: opiniões, ideologia, tretas políticas e circo pegando fogo. Notícia?? Só encontramos em pouquíssimos canais (as únicas fontes confiáveis tem sido a Crusoé e a CNN). É lamentável. É Brasil.

  42. Mainardi, se você fosse o governador de São Paulo, tivesse o Butantan com toda a sua expertise em vacinas, faria o quê? Eu buscaria um parceiro internacional para fazer um acordo de compra que envolvesse fabricar as vacinas no Butantan. Como o poder de fogo de um governador não é o mesmo que de um presidente, ele apostou no acordo com a Sinovac. Não foi o melhor dos resultados, mas está longe de ter sido uma decepção. Você Mainardi cometeu um erro crasso, atribuo isso a vc ser neófito em negócio

    1. Devemos reconhecer: se não fosse o Dória apresentar um plano de vacinação com data certa, nós nunca seríamos vacinados! E vai ser a coronavac que vai nos salvar!

  43. Raríssimas vezes eu discordei do conteúdo dos comentários do Diogo Mainardi. Faço isso desta vez. Tenho a impressão que ele não se informou a fundo sobre os testes com a coronavac. É uma boa vacina, que vai evitar muitas mortes e internações, e vale muito a pena só por esse motivo.

    1. A vacina da gripe comum tem eficácia inferior, e nunca mais fiquei com aquelas gripes q me derrubaram a cada inverno. Só tenho uma coriza.. . resfriadinho leve. A coronavac vai fazer a covid virar uma gripe xinga. Já está ótimo!!!

  44. Uma vacina que te proteje de formas graves da doença, não deve ser classificada como “ruim”. Ela cumpre o papel de salvar vidas.

    1. só que esse resultado dos casos graves não teve comprovação estatística (ainda)

  45. Diogo, que venha alguma vacina. Devemos estar contentes com o que conseguimos agora. Seja qual for, será melhor uma vacina meia boca do que nenhuma. Infelizmente, não estamos em uma parte rica do mundo, que pode dar-se ao luxo de escolher um tratamento melhor. Com um presidente incompetente e que é contra qualquer vacina, como o que temos, temos que aceitar de bom grado o que o Dória conseguiu para nós, apesar de todas as campanhas contrárias. MORO22 será nossa nova esperança.

    1. Moro é nossa esperança? Não há um salvador da pátria. Sergio Moro ao aceitar o cargo de ministro do governo Pinóquio-Genocida-Fascista-mandrião imputou uma áurea de dignidade e respeitabilidade ao Pinóquio que é falsa. O Pinóquio que ocupa o cargo de presidente da república é um fascista, que despreza a vida dos brasileiros e viola a Constituição Brasileira. Mouro ao se associar ao Pinóquio manchou seu currículo. E além disso, Moro demonstra desconhecer os reais problemas da população.

    2. Você está à procura de outro salvador da pátria? Moro poderia ter continuado a trabalhar como juiz federal e decidiu deixar a magistratura para aceitar o cargo de ministro do governo Pinóquio. Moro DEU CREDIBILIDADE ao governo do Pinóquio. Moro AJUDOU o Pinóquio a nos fazer acreditar que seu governo seria melhor e que respeitaria a Constituição Brasileira. TUDO MENTIRA. Sergio Moro também é responsável pelo caos em que o país se encontra.

  46. Diogo, parece que na verdade nenhuma é de fato perfeita, o que deve ocorrer com o tempo, como ocorreu com o aperfeiçoamento da vacina da gripe. Mas é inquestionavelmente muitíssimo respeitável o esforço de todos os pesquisadores para conseguirem em tão pouco tempo o início da nossa defesa contra essa praga inominável!!!

    1. Farei um papel de ""pitonisa"": o Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO será eleito com 53% do POVO BRASILEIRO e governará memorável e brilhantemente para os 100% até os 90% do segundo mandato.

    2. Mas a mudança, sabemos, se iniciará em breve, com a inauguração de uma nova era em 2022, com o PRESIDENTE DE VERDADE SÉRGIO FERNANDO MORO E O SEU TIME DOS SONHOS juntos com a majoritariamente DECENTE NAÇÃO BRASILEIRA. Podemos apostar!!!!

    3. Penso isso sem desconsiderar um segundo sequer que, a vacina perfeita contra todas as pragas, será a que nos vacinar contra todos os políticos horrendos, como as duas marginalhas que infestaram e infeccionaram o NOSSO PAÍS!!! Ou seja, a vacina da consciência eleitoral plena de cada um de todos nós. Enquanto isso não acontece, teremos mesmo que fazer malabarismos insólitos até chegarmos lá.

    4. Quanto ao Governador JOÃO DÓRIA, penso que, claro, embora o famigerado e incontestavel componente político, foi o 'único' que se moveu para fazer algo no sentido de defender a população de modo objetivo. Não estamos, todos nós, planeta afora, em condições de esnobar iniciativas práticas positivas.

    1. Aspecto importante. Os voluntários naturalmente receberam carga viral maior que a população geral e isso pode influenciar no contágio

  47. Diogo, ouca A CLASSE MEDICA, pneumologistas, e vais constatar que eé injusro o que diz! A vacina da gripe é assim..podrra te dar uma gripe mais frsquinha..QUE NAO VAI TE ENTUBAR E MATAR! Esse é o escopo de uma vacina COM.VIRUS INATIVADO ! Dra Leticia Nakano, Nathalia Pasternak entte outros!

  48. Está certíssimo. Queremos o melhor. Pagamos tudo muito caro e acostumamos a ver transporte de dinheiro em cueca sem nos indignar. Não preciso ser experto na área de saúde pra ver o número de mortos, a manada solta e, que não temos nenhuma vacina. Ciao.

  49. Vacina é só um placebo caro, os nosso pulmões terão de ser fortes porque com ou sem vacina o ar brasileiro e do mundo civilizado ficará impraticável. Boa sorte para os antagonistas porque os protagonistas são só farsantes e o povo são só os figurantes da barbárie com a qual eles alimentam seus seguidores cegos. 2021 é 2020.1 mesmo, o ano não acabará... Sejam bem vindos ao mundo de 2020. Aqui só os Zumbis sobrevivem.

  50. É de aterrorizar! A necropolítica está em andamento no Brasil e em boa parte do mundo, praticada por governantes populistas, nacionalistas, negacionistas, autoritários, corruptos e sem compromisso algum com as massas populares desassistidas. É o que temos!

  51. Diogo, de longa data acompanho sua atuação profissional. Trabalhei e tenho formação em Saúde Pública. Mas este seu comentário, vai contra, tudo de bom que você já escreveu. Uma tragédia este seu comentário. Perdeu-se em seu viés. Mostra que você não se informou adequadamente sobre a Vacina. Nota 0. A Coronavac é tão boa quanto às demais. Procure esclarecer sobre os critérios da Pfizer e como chegou aos 95. Não são as bases do Butantã, que é uma instituição pública e séria.

    1. O que vejo são governantes, nas mais diversas esferas da administração pública, fazendo o que lhes é possivel, com os recursos e limitações que dispõem, para enfrentar uma doença sobre a qual ainda se sabe muito pouco, e por outro lado uma imprensa sensacionalista e ávida por jogar pedras naqueles que, na sua própria concepção, só fazem, e intencionalmente, coisas erradas, merecendo pois o qualificativo de "inimigos da raça humana". Alguns comentaristas, lamentavelmente, só conseguem criticar.

    2. Dionino tem razão. Diogo apenas querendo polemizar acaba exagerando e classificando a coronavac como ruim, o quer ela não é. o governov federal fez rigorosamente tudo que conseguia para atrapalhar. o governo estadual ser comportou mal na gestão da informação. Politicou e fez bobagem. Mas ainda assim está andando na direção certa. o que não ser podemos dizer do governo federal. E o Diogo botando lenha na fogueira com desinformação, ao invés de esclarecer

  52. No caso específico das vacinas, ha que se considerar que a ciência- OMS- estabelece como linha de corte, a taxa de 50%. Isso posto, a Vacina Coronavac é boa e, acredito eu, já estaria sendo aplicada nos brasileiros não fosse a sandice de Bolsonaro e de seu incompetente Ministro General :- " Ele manda eu obedeço!" Deu no que deu.

  53. A Coronavac não é ruim. 78% não tiveram a doenca ou tiveram sintomas leves. Os demais tiveram sintomas moderados e ninguém precisou ser internado ou morreu. A vacina é muito boa

  54. Diogo, ninguém tem a vacina perfeita. É impossível ter com o pouco tempo e a correria com que foram feitas. Estamos 0% protegidos . 30, 40, 50% será excelente. Quanto ao Dória e Bolsonaro podem ser descartados.

    1. É o que temos por ora. Melhor considerar o pouco que lamentar o nada. Depois poderemos clamar pelo melhor. Não podemos nos dar ao luxo agora de desprezar esse pouco ou encher ainda mais de dúvidas as cabeças dos mal informados. Precisamos é de muita adesão da população a essa vacina, mesmo e até porque é mais " fraquinha ". Um pouco de pragmatismo seria bem-vindo no momento.

  55. Precisamos de alguém pondo lenha na fogueira dos anti vacinas? O ruim pode ficar pior assim. Essa vacina "fraquinha" nos livrando de internação, uti e sermos entubados, cumprirá o que fazem as vacinas contra gripe que tomamos ( sem questionar) todos os anos pois, apesar delas, temos uma gripe ou outra, mas sem gravidade. Se a comida é simples e única, mas alimenta, qual a virtude em alardear que existem acepipes melhores e mais sofisticados? Comentário fora de hora e conveniência. Calma aí!

    1. Concordo inteiramente com sua posição e vou com você! Desta vez, Diogo Mainardi escorregou na maionese...

    2. Parabéns, Elide! O mais brilhante, lúcido e elegante comentário sobre esse artigo do jornalista Mainardi. Infelizmente ele marcou um gol contra.

  56. fico com a colocação da Dra.Natalia Pasternack, melhor uma com 50% de eficácia Global e 100% de eficácia contra a morte , nos livra do oxigênio...Mesmo ñ gostando do Doria, devemos a ele e ao Respeitavel Butantã esta vacina ,principalmente o seu enfrentaremos mesmo q politico , contra o genocida ...São Paulo ,tem vacina agulhas e seringas reconheço e agradeço ...Mas #Moro2022 é minha bandeira ...#Morão2021

  57. Vc foi ousado e um pouco irresponsável. Como formador de opinião, mais cuidado com seus rompantes. O que menos precisamos é colocar mais lenha na fogueira dos anti vacinas. Pior que ter uma vacina com a mesma eficiência das que tomamos todos os anos contra a gripe (e nunca questionamos) seria não ter nenhuma. Se essa vacina " fraquinha" me livrar de uma internação e ser entubada estarei na mesma situação anterior quando mesmo vacinada eu pegava uma g

  58. Não concordo! A Coronavac está dentro dos padrões Anvisa e OMS, portanto é vacina eficiente! A palhaçada foi, mais uma vez, a politização da vacina feita pelo governo de SP, anunciando de forma espetaculosa um percentual de eficiência que, apesar de ser real, retratava somente parte do estudo. A eficiência global de 50,4% inclui também a parte da amostragem analisada que não tomou a vacina. Lógico que o percentual tende a cair. É a vacina que temos, acessível e barata. Portanto, a melhor!

  59. BOLSONARO e seus MILITARES VASSALOS CRIMINOSAMENTE BOICOTAM AS VACINAS para EVITAR MANIFESTAÇÕES de RUA CONTRA o GOVERNO! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos!

  60. Além de mendigar vacinas, agora Bolsonaro mendiga oxigênio pra outros países. Tudo é urgente. Além das vidas que não tem preço, cada paciente transferido de avião da FAB de Manaus, custa R$ 160.000,00. Bolsonaro não comprou seringas pras vacinas porque estava mais caro. Se houvesse planejamento e trabalho, nada disso aconteceria e custaria pouco. Haveria muito menos mortes.

  61. Que horror, o estelionatário dos nossos votos-bolsonaro e seus comparsas e capachos -- pazzuelo e rivais - doria, estão jogando o Brasil no lixo. Repugnantes, criminosos, sociopatas.

  62. É angustiante!!! Me sinto impotente diante de tanta palhaçada. O "rei" louco, covarde e corrupto. Governadores e congresso, pilantras e sem caráter, justiça idem...enfim, o povo, sem saída. A impressão que tenho é de guerra perdida, de derrota, estou desanimado com o Brasil.

  63. Claro, os TRILHÕES DE REAIS "enterrados" a cada poucos anos nas universidades federais não produzem nada de útil para a sociedade. A maioria dos formados é inútil para qualquer coisa, a não ser para ser militante esquerdista descerebrado e lambe-botas!

    1. Verdade. Basta ver o resultado das últimas eleições. Somente um povo obtuso e mal preparado votaria em um presidente genocida. O país vive de sua roça, pois assim é que sobrevivem países retrógrados com gente retrógrada.

    2. Você viu aquele concurso da Faculdade de Saúde Pública da USP, que falava muito de política e esquerdismo, mas nada dizia sobre saúde publica?

  64. A realidade é que nenhuma vacina pode ser desenvolvida em alguns meses, e demonstrar segurança e eficácia com índices elevados. O lamentável cenário político brasileiro põe em evidência seres humanos que são verdadeiros vírus, talvez com efeitos piores do que os da COVID-19. Estamos sem qualquer opção para o futuro próximo. Triste !

  65. A da pfizer também não é esta maravilha anunciada. Sua eficácia foi maquiada. Eles descartaram mais de 3400 voluntários que tiveram sintomas leves no estudo e que não foram efetivamente testados. A FDA percebeu isto, mas a urgência fez eles deixarem por isto mesmo. Se a Coronavac descartar os casos muito leves, sua eficácia seria de 78%. no Brasil, semelhante aos resultados obtidos na Turquia e na Indonésia. O resultado fraco aqui está mais ligado a competência de quem coordenou os testes aqui.

    1. Rinaldo é gênio. Devia comandar a pasta da agricultura do governo de São Paulo. Veterinários são ótimos na agricultura.

    1. Com certeza. Desmoralizou completamente o Exército (sargento Tainha batendo continência para o RECRUTA ZERO e cumprindo cegamente todas as suas ordens)😮. O "astronauta" desmoralizou a Aeronáutica com o seu vermífugo. Quem fará a lambança na Marinha para mostrar que lugar de militar é trancado nos quartéis sonhando com combates ?

  66. Desculpe mas é muito irresponsável você dizer que é ruim. Você é da área? Entende disso? Acho lamentável toda pataquice que fez o Doria. Mas limite-se por favor a julgar a parte política, da qual entende bem. A vacina não é a que esperávamos. Daí a ser ruim tem grande distância. Informe-se melhor para não prestar um desserviço do ponto de vista de aderência a esta que será uma das duas únicas. Respeito-o demais. Respeite a nós todos também.

  67. Concordo plenamente com suas colocações. O problema é como solucionar este nó? Nós que temos no mínimo 60 anos não temos mais tempo de mudar nossas instituições.

  68. Não gostei disso. Detestei, Diogo!. É um deserviço. Você está com a cabeça inchada de política. Não é tão boa quanto outras pra casos leves, mas é boa vacina, sim. É a que temos. Doria continua sendo heroi nrssa questa e eu não sou tucana, nem quero ele pra presidente.

  69. Melhor texto seu desde o início da pandemia. Sem falácias ad hominem. Claro e simple e sou "obrigado" a concordar integralmente

  70. Terra boa produz frutos bons e terra ruins não produzem nada de bom. Temos que eliminar as ervas daninhas que assolam o nosso país. Os políticos não são fieis e vivem atrás de mamatas e é cultural. Continuar deste jeito é normal no mundo político e o caminho para dar um breque seria o AI-5 para limpar as ervas daninhas e recomeçar um novo plantio. Vai demorar um pouco, posso estar errado, mas penso no futuro das próximas gerações

    1. Ditadura NUNCA MAIS. Fora Pinóquio-Genocida-Fascista-mandrião. IMPEACHMENT JÁ.

  71. Não posso concordar plenamente com seu artigo. É prematuro você dizer que a Pfizer a a Moderna são as melhores vacinas do mundo, baseado apenas em resultados de testes. São conhecidos os efeitos colaterais que elas podem dar, que quaisquer uma delas podem dar? Não, não são, pelas contingências é o que temos, o que dá para fazer. A incompetência do Doria e do Bolsonaro mostra o que somos. Nossa realidade impede que tenhamos vacinas que devem ser conservadas à ~75C. Temos aquilo que podemos.

  72. Qual a novidade Diogo. O Brasil sempre teve os priores produtos, os piores políticos, as piores instituições e os piores eleitores. Basta ver o que fizemos nas últimas eleições para identificar a razão pela qual nós estamos neste caos. Nada é ao acaso. Tudo tem a a sua causa. Nos mesmos construímos as nossas próprias covas. Espero que as próximas gerações sejam mais inteligentes, pois estas que estão passando já nasceram derrotadas.

  73. Parabéns Diogo, pelo excelente texto.Falou a verdade e a verdade dói muito, principalmente, aos fanáticos do Genocida Bolsonero, e seus subservientes do Min.Saude e da ANVISA. O que vemos desse grupo do Planalto são Mentiras sobre as tais cláusulas da Pfizer, a Mais eficaz junto com a Moderna. Mas, o BolsoNero não quer Nenhuma vacina, só receita a cloroquina. Essa ANVISA de fanáticos do Mito só está enrolando. Ao Brasil so sobraram Vacinas da China e da Índia, que nenhum país quer!!Genocídio!!

  74. A postura da CNN, por exemplo, no dia dos 78% foi ridícula. Seus jornalistinhas da nova geração nem conseguiam acreditar naquilo que estavam lendo pro telespectador. E, até hoje, o contorcionismo pra justificar que 50% é 78 % é INACREDITÁVEL.

  75. Em que fundamentou para afirmar, que a vacina Coronavac ser uma das duas piores que existem. Nos 50,38% de eficácia para casos superleves e100% para casos graves e moderados. Seu comentário dá a entender que 49,62% dos que foram vacinados foram infectados, o que não é verdade, cabendo, por isso, esclarecimentos completos. Comentários como o noticiado, entendo mais como desinformação. O assunto é sério e por isso precisa ser muito claro nas afirmações. Estamos tratando de saúde.

    1. Jorge, faz tempo que o Mainard perdeu o rumo, estando muito longe do comentarista que escrevia na Veja, quando está revista era confiável. Pena.

  76. Barbárie, também, foi a maneira com que a imprensa ajudou a divulgar essa criminosa politização da vacina, de olho na fatia do bolo representado pelas eleições quase gerais de 2022. O presidente Bolsonaro, maior responsável por esse desastre das vacinas, quer queira quer não reinou na mídia com seu discurso do mal. O Guedes foi outro. Mais uma vez não sobrou mocinhos. Muito pouco para os heróis da Saúde Pública . Nada para os da vacina que salvara, se deixarem, a Vida.

  77. Por culpa do Planalto,o povo brasileiro não tem vacinas eficazes como a Pfizer e a Moderna. E o pior não as teremos esse ano. Ele e alguns médicos fanáticos pelo fake Mito continuam a receitar a tal cloroquina que se encontra armazenada em toneladas nos quartéis em Brasília.Enquanto, temos um ministro da saúde general leigo e uma ANVISA subservientes ao Planalto, ao Brasil subdesenvolvido so restaram vacinas de baixíssima eficaz da China e da Índia.E mais de 205 mil mortos!Genocídio no Brasil!!

  78. Diogo você sabia antecipadamente qual era a melhor vacina? Ninguém sabia sr. engenheiro de obra pronta. Agora é fácil acusar e desdenhar, mas fazer o que o Dória fez lá no início da pandemia requer coragem, e uma vacina que previne 100% dos casos graves, com facilidade de armazenamento para o Brasil é o paraíso. O seu propósito é igualar Dória ao genocida do Bolsonaro para tentar viabilizar a candidatura de Sérgio Moro que é o sonho de consumo da Crusoé. E qual é o seu interesse? É POLÍTICO!

    1. Parabéns Elizabeth pelo seu comentário. Realmente os jornalistas se transformaram em "engenheiros de obra Pronta". Desdenhando, inclusive desta obra, construída com muito esforço, agilidade e doação humana na busca de evitar complicações e mortes, que é o que interessa para a vida, neste momento. Bolsonaro está desconstruindo a mídia levando-a, também para o discurso do mal senso, do negativismo, do gosto ruim. Correm atrás do tal "mito para ouvir e reverberar os "sermões da monstruosidade".

    2. O que o genocida não fez, você tem que cobrar dele não de mim. Agora comparar Dória ao jumento louco do planalto é pura má fé.

  79. Bom dia Sr. Diogo, respeito a sua opinião em quase 99% mas essa agora não. Apesar das atrocidades dos dois manés JB e JD, ter uma vacina que se for aprovada pela Anvisa neste momento, é a nossa saída, até pq, ao que tudo indica as outras ainda irão demorar. Pense neste assunto com altivez e fora da caixa.

  80. Sr Diogo Mainardi, pelo muito que lhe respeitava e admirava, me dou o direito de chama-lo de hipócrita, pelo simples fato sempre colocares os valores morais e intelectuais acima de tudo. Fui pego de surpresa ao convidares TEMER e FHC para inauguração do programa MANHATTAN CONECTTION, considerando que de maneira vil, corromperam todo sistema político brasileiro, sendo considerados corruptos e CALHORDAS por todos brasileiros.. Enfim, não foges a regra de jornalistas parciais.

    1. Perto do jumento bozo todos são estadistas. ACORDA BOZOMERDA!

    1. Com todo respeito Diogo, basta pesquisar para ver que este raciocínio não é correto. A CORONAVAC é sim uma excelente vacina. Diminui de forma importante a possibilidade de internação. Você pode ficar em casa e dificilmente vai morrer da COVID-19. A diferença é que os voluntários foram MUITO mais expostos, 4 a 5 vezes mais que Pfizer e Moderna. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55655588 https://canaltech.com.br/saude/vacina-moderna-pfizer-qual-e-mais-eficaz-176436

  81. Porque vc continua a ganhar dinheiro com 'Este' Buraco (Brasil)? Vai escrever na Bósnia ora! Responda na volta do Manhatann,estarei assistindo, te acompanho desde a Veja, Strangelove. Dr João do RS-Brasil que trabalha.

    1. Porque têm otários como você, ou alguém por você, que dão grana pra ele. ACORDA BOZOMERDA!

  82. Sr Diogo Mainardi, pelo muito que lhe respeitava e admirava, me dou o direito de chama-lo de embusteiro, pelo simples fato sempre pregadas honestidade e caráter como pilares governantes sérios. Agora fico sabendo que o senhor convidou o TEMER e FHC, para inauguração do programa MANHATAN CONECTTION. Hipocrisia tem limites e subestimar a inteligência de outros também. Enfim, apenas mais um desilusão .

    1. Diogo não dá a mínima para comentaristas, para o que comentam. ... Sempre foi assim. ... Diogo não lerá seu comentário, sr. Gerd. ...

  83. Sabe Diogo nem vou compartilhar este seu artigo...na situação que estamos...precisando urgentemente de uma vacina...vendo tantos dizendo que não a tomarão ...o que faria com que qualquer uma não tivesse bom resultado...é um crime criticar. Mas para os bolsonaristas critico sim...e digo que as vacinas que teremos é culpa do governo...que não procurou outras opções.

  84. Não creio que invalidariam, apenas levaria mais tempo para aprovação. Teriam que refazer alguns estudos. Isso é normal num desenvolvimento de medicamentos.

  85. Agora é que o povo está sabendo sobre vacina, dai a minha dúvida em relação as que já são app no Brasil, como as da gripe, febre-amarela, hepatites, etc.... Nunca se questionou tanto, então o que realmente se aplica em nós brasileiros, em nossas crianças?

    1. Essas são vacinas de tecnologia e eficácia comprovadas ao longo dos anos e extremamente seguras. Foi assim que o Brasil chegou a eliminar paralisia infantil e sarampo por exemplo, e agora tudo começa a voltar mas não é devido as vacinas e sim à falta de políticas públicas comandadas por gente competente.

  86. Olá Diogo Mainardi, Gostaria de saber quando o Momento Antagonista com o jornalista Claudio Dantas voltará ao canal no YouTube. A programação de vídeos do canal O Antagonista está muito chata tendo como âncora o jornalista Felipe Moura Brasil. Claudio Dantas dá um show cada vez que faz algum comentário. É chatíssimo ouvir a ladainha do Felipe sobre “esquerda e direita”. Quando a imprensa irá acordar? O Pinóquio que ocupa a presidência da república e seus asseclas são nazifascistas.

    1. Momento Antagonista no lugar do Papo. Claudio Dantas manda bem ao vivo. De fato, o Felipe é um pouco chato.

    2. Concordo com a Silvana. O Olimpo mainardiano só empurra suas verdades morro abaixo.

    3. Delinquentes de "esquerda e direita" seria mais apropriado. ... GRITANDO!! ... mas não temos Esquerda ou Direita no buraco Brasil. ... Como também não há nos USA. ... Dizer que Joe Biden é de esquerda é um erro grotesco. ... É somente um representante da Democracia americana que tem duas legendas (para Defender a Democracia Americana!!) e que expulsou o Impostor da vida pública americana. ... O Claudio está cansado e enojado de tanta sujeira. ... Sou fã do mesmo, de seu talento.

    4. Concordo com você, Silvana. Claudio Dantas tem que voltar.

    5. Como não há um canal de comunicação direta com os jornalistas da Crusoé, eu espero que alguém da redação leia minhas mensagens e “spread the word.”. Por que os jornalistas sérios não fizeram uma investigação sobre a vida parlamentar pregressa do então candidato (Pinóquio) à eleição presidencial de 2018? Em 2019, após a posse do Pinóquio, o jornalista Luiz Maklouf Carvalho lançou o livro “O cadete e o capitão” sobre a vida de quartel do Pinóquio. É uma pena que o lançamento foi pós eleição.

    6. É chatíssimo ouvir a ladainha do Felipe sobre “esquerda e direita”. Quando a imprensa irá acordar? O Pinóquio que ocupa a presidência da república e seus asseclas são nazifascistas, portanto estão fora do campo democrático. Outra ladainha é dizer que o partido democrata dos EUA é de esquerda aos moldes do PT ou PCdoB. Seria importante estudar a história dos EUA. Além disso, até ontem Felipe Moura Brasil apoiava com fervor o Pinóquio que ocupa a presidência da república e o Sr. Donald Trump.

    1. Pois é, Mainard... sorte sua que pode desfrutar das benesses do primeiro mundo! vida de pobre é assim mesmo... Vem pra casa, Mainard!!!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO