O mentor do ‘novo’ Salles

30.10.20

Quem está por trás da postura, digamos, mais abusada do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é José Vicente Santini. Ex-número dois da Casa Civil na gestão Onyx Lorenzoni, ele foi demitido na esteira do escândalo do voo da FAB para a Suíça e a Índia. Contratado no último mês para assessorar Salles, Santini é ligado aos filhos de Bolsonaro e tem aconselhado o ministro a se aproximar da ala ideológica do governo e partir para o enfrentamento nas redes sociais, como ficou claro no episódio da querela com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, a quem Salles tachou de “Maria Fofoca”, e na ainda mal explicada tuitada da noite de quarta-feira, 28, em que chamou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de “Nhonho”, apelido do personagem Febronio Barriga Gordorritúa, dono de silhueta arredondada, interpretado por Édgar Vivar na série de TV mexicana Chaves. Nas duas situações, Salles utilizou um léxico típico da falange bolsonarista.

Reprodução/TwitterReprodução/TwitterEx-número dois de Onyx Lorenzoni e hoje assessor especial de Ricardo Salles, Vicente Santini arquitetou o perfil mais radical do ministro do Meio Ambiente
 

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. ja que é para falar de Chaves; entao podemos dizer que este novo mentor tem o cérebro compatível com o KiKo que vivia a procurar a bola quadrade; esta ala "Ideólogica"do bolsonarismo bem poderia ser chamada ala Idiotológica porque de idiotoce eles entendem; no mais eles precisam de aulas com o professor Girafales para aprender que o formato da terra é compatível com a cara do seu madruga. Engraçado como pagamos caro por estes palhaços sem graça; melhor voltar a assistir Chaves que era de graça

  2. Esse governo é uma improvisação contínua, nada tem base e conceito sólidos. Que venha logo 2022 e acabe com essa agonia diária.

  3. Tal qual o ""chico-rodrigues-do-dinheiro-na- _unda"", esse aí jamais se livrará da pecha de ""passa-boiadas-escusas"", nem com 500 marqueteiros!!! Isso sem falar nas inesquecíveis irresponsabilidades e incompetência nos incêndios que carbonizaram os maiores biomas do BRASIL!!!!

  4. o gabinete do ódio é invasivo. bem o caráter dos milicianos. A família bolsonaro na presta mesmo. todos, mais seus adeptos, são perfeitos bestas humanas.

  5. Ideologicamente, sou direita conservadora. Votei no Bolsonaro, esperando um governo conservador de direita, mas me envergonho em ver uma direita caricata governando o Brasil.

    1. Não é direita. São só caricaturas mesmo. Nenhuma ideia paira nessas mentes estúpidas.

    1. Assim como havia no governo do PT. Infelizmente, farinha do mesmo saco !

  6. Demitido por peculato de uso, esse é o tipo penal no qual se enquadra esse elemento, o Santini. Em outro pais estaria preso e teria que ressarcir o prejuizo que causou ao erário. Como estamos numa República rôta, ganhou outro cargo.

  7. Se é próximo dos Bolsonaro, podemos esperar asnice. E terá que ter peito para enfrentar USA e Europa que boicotarão todos os acordos comerciais com o Brasil, enquanto esta anta chamada Ricardo Salles estiver no Ministério do Meio Ambiente, destruindo tudo que é verde por onde passa.

  8. Como toda milícia mafiosa a FAMILÍCIA não poderia ser melhor no que mais sabe fazer, utilizar o classe militar para dar um ar de legalidade e depois descartar, de modo mais torpe e vil os que já não lhe interessa mais. Foi assim logo no início, só fica com a FAMILÍCIA quem é da mesma origem dos mentirosos-corruptos compulsivos.

  9. Kkkkkkkkk. Descobriram a razão. Mais uma prova de que o Salles é corrupto, nocivo e bestial. Cadeia nele! Quanto mais cedo melhor!

  10. Aquele cara, que foi de jatinho para a India, com varias e varias escalas, custando nada menos que 850.000 reais, dinheiro publico jogado fora, foi re-contratado, é isso ? Mas não tem corruptos este governo, é o que dizem ??

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO