FelipeMoura Brasil

Dom Bolsonaro del Centrão

25.09.20

“Se há bastantes pessoas que acreditam em alguma parvoíce, ela se tornará uma realidade socialmente dominante, e quem quer que a critique coloca-se na posição do bufão que deve, então, ser punido.”

Foi o que escreveu o filósofo Eric Voegelin, em seu livro Hitler e os Alemães, ao analisar a reação de D. Quixote às “blasfêmias” do cônego que tentava persuadir o cavaleiro andante de desistir de sua segunda realidade – a das fantasias patológicas, criadas a partir dos livros de cavalaria – para ser um homem racional de novo.

Como D. Quixote não admite que os livros “impressos com licença dos reis” possam “ser mentirosos”, alegando ainda que eles descrevem “dia a dia minuciosamente as façanhas” praticadas pelos cavaleiros, Voegelin aponta que a descrição minuciosa vira “a prova da verdade, especialmente se é acompanhada por uma ação autorizadora”.

Ele então lista critérios que caracterizam a segunda realidade: “Primeiro, se a parvoíce se torna geral, tornar-se-á então socialmente dominante, e é particularmente vista como socialmente dominante e correta se for adornada pela autoridade. Assim temos a condição de um regime totalitário – onde determinadas ideologias são prescritas e propagadas àqueles submetidos ao estado e devem, portanto, ser corretas.”

Em outras palavras do autor:

“Se a segunda realidade se torna dominante numa sociedade, (…) quem quer que não esteja alienado da primeira realidade pode apenas cometer alta traição.”

O Brasil atual não é a Alemanha nazista, como supõe a histeria de esquerda, mas o bolsonarismo pune virtualmente como traidor (ou esquerdista) quem aponte: funcionários fantasmas em gabinetes da família Bolsonaro e uso de dinheiro vivo em transações imobiliárias, a fuga de Jair do depoimento presencial sobre a interferência na PF e de Flávio da acareação com Paulo Marinho, as nomeações de detratores da Lava Jato para PGR e lideranças do governo na Câmara e no Senado, o aplauso de Lula ao desmonte da força-tarefa e a dobradinha com o petista nos ataques a Sergio Moro, o abandono das pautas anticorrupção e liberal, a servidão voluntária de Paulo Guedes ao projeto de reeleição, as tentativas de turbinar programas de transferência de renda com impostos (sem cortar privilégios de policiais, militares, magistrados e políticos), as queimadas na Amazônia e no Pantanal (onde até o avião presidencial teve de arremeter em razão da fumaça), a debandada de investidores do país, a compra de apoio em rádio e TV com verbas de publicidade, o negacionismo da pandemia e a mentira do presidente na ONU sobre alertar desde o começo para o vírus, que ele tratara como “muito mais fantasia”.

A julgar pela aprovação sobre a maneira de governar de Jair Bolsonaro, que passou de 41% para 50% no Ibope, a parvoíce bolsonarista vai se tornando socialmente dominante na sociedade brasileira, adornada pela autoridade do Centrão de farda e da comunicação, que garante suas boquinhas e microfones acusando conspirações midiáticas e internacionais para derrubar o governo e restabelecer a corrupção petista.

Por mais que haja bastantes pessoas dispostas a viver nessa segunda realidade, alienadas da primeira, eu prefiro ser, claro, o Felipe “Iscariotes” que “traiu” o bolsolulismo a um capacho lambe-botas de D. Bolsonaro del Centrão.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É o que acontece quando a população tem trocar voto por comida ou dentadura... A única saída é educação pública de qualidade para todos.

    1. Concordo plenamente. Educação BÁSICA de qualidade é a única saída.

  2. Ótimo! Prefere pensar do que se esconder na ilusão alheia... essa é a base da liberdade... deve ser cansativo ter que explicar isso. Mas vc desenha, que a força esteja com vc, FMB.

  3. Essa visão à qual me refiro, míope, é quando, por exemplo, na falta de uma justa imparcialidade, ou de sólidas alegações, logo se recorre ao bordão “ e a OAB manifestou-se contrária à medida do governo federal”.... Ora, meu caro, se for para citar a vertente da OAB, que mantém oposição notória, sistemática e explícita a esse governo que aí está, há de se escutar, também, o Maduro, o Kim Jong-un, o molusco....

    1. Meu querido Inominado! Não é dessa forma, lacradora, que vais arrebanhar os bovinos. Há de se convencê-los. Exercite a sua memória. Não adote um comportamento histriônico. Para isso, deves fazer uma retrospectiva do primeiro ano de mandato. Certamente, irás encontrar algo de bom: a reforma da previdência, o Tarcísio Gomes, a recuperação do PIB, o estancamento das políticas socialistas; não sei ao certo. Não haja como os lulopetistas, que até hoje não reconheceram os seus desmandos.

    2. LUIZ, está escancarado a união nefasta dos párias vermelhos com o atual projeto de governo do MINTO. Tudo o que você disse cai por terra quando vemos Bolsonaro se jogando no colo do Centrão e se amigando com Toffoli e Gilmar Mendes.

  4. A superficialidade da argumentação não reflete a realidade. É lamentável uma visão jornalística tão rasa e míope em um veículo tão vanguardista quanto a Crusoe.

    1. A superficialidade está na sua argumentação rasa e tacanha para refutar a realidade nua e crua posta pelo jornalista.

  5. Queimadas na Amazônia: politização oportunista de uma questão existente desde sempre, até porquê, órgãos vitais como o IBAMA estão sucateados há muito tempo (cerca de 12 fiscais para atender somente o Estado do Pará, que possui, aproximadamente, área equivalente a 03 Alemanhas).

    1. O governo vermelho sempre foi omisso no combate das mazelas da amazônia e pantanal. Mas o que estamos vendo atualmente não é omissão e sim o uso do poder governamental para favorecer os destruidores da vida nessas regiões. Enquanto o gado muge desconexo aqui, Salles aproveita para ir passando a boiada desumana lá.

  6. O ex-ministro da justiça, a quem reconheço o mérito pelo exercício irretocável quando na magistratura, agiu com insensatez quando em cargo de confiança. O “abandono” das pautas anticorrupção e liberal: esqueces que são três os poderes? Como conduzir uma célere e significativa mudança com um Congresso e Judiciário comprometidos com tamanhas ilicitudes?

    1. Mais uma vez eu refutando o sofisma do bovino. No que se refere as pautas anticorrupção, o equilíbrio necessário para a boa peleja se perdeu e a balança da rinha pendeu favoravelmente para o grupo do "Toffoli, Gilmar, Centrão, PT, PSDB, MDB, PP e etc" na medida que o clã bolsonaro foi pego desgraçadamente com as calças arriadas, no erro de se aproveitar de ilicitudes no trato da coisa pública. "Rachids, Chocolates, Fantasmas e Cheques" foram o motivo da pulverização das pautas anticorrupção!

  7. Texto quase que rebuscado. O bolsonarista sensato não quer que você, meu pequeno gafanhoto, deixe as críticas-que podem ser ácidas- de lado. Deve expor os erros, a podridão, mas há de se reconhecer os méritos, os acertos. Não é porque é petista que se é desonesto. Acertou na forma, mas errou no conteúdo.

    1. Quais os acertos? O que você deseja é ver o Felipe perdendo enorme tempo em procurar por uma boa agulha num palheiro de podridão.

  8. Artigo primoroso Sr. Felipe Moura Brasil, parabéns, percebo isso também em amigos e parentes meus! O que me entristece muito!

  9. Deixei de assistir Os Pingos nos Is duas ou três edições depois da saída definitiva do Felipe. O programa aderiu incondicionalmente à parvoíce geral, o que me deixa triste: eu até gostava do Trindade e do Augusto Nunes, mas vejo que era o Felipe que mantinha a linha de apoio crítico, o que não se vê mais hoje.

  10. Excelente análise, como sempre. É triste ver o que está ocorrendo com esse País, com pessoas fanatizadas, que não conseguem ou não querem enxergar. Ainda bem que existem pessoas como vc. Muito melhor ser considerado um "Iscariotes" (eu também já "virei" traidora, petista, comunista, etc) do que um capacho. Parabéns pelo seu trabalho imparcial, coerente e vigilante. Salve, salve

  11. Infelizmente não temos candidatos sérios e competentes, dignos de receber nossos votos. Os partidos, todos, sem exceção, são aglomerados de indivíduos de pouco intelecto e nenhum ideal, cujo único desejo é se eleger a um cargo público do Poder Legislativo, para poder desfrutar das inúmeras benesses e dos fantásticos salários que esse lhes pode oferecer. Qualquer posição do Poder Legislativo, hoje, se confirma como o melhor emprego que um cidadão poderia desejar, tanto para si quanto seusfilhos.

    1. Leonardo, a questão não é somente o voto obrigatório. As regras atuais tmbm não ajudam a que o eleitor tenha uma verdadeira representatividade principalmente no legislativo. Por exemplo, se você é do estado SP, pode votar num candidato a deputado estadual que tenha sua atuação em São José do Rio Preto, mesmo você morando na Baixada Santista. Ou seja, a representatividade não existe. O correto é a implementação do voto distrital e parlamentarismo.

  12. O texto do Felipe como sempre é absolutamente real,com citações fácilmente comprováveis...o que é irreal e inacreditável é o resultado dessa pesquisa...o grau de alienação em que essas pessoas se encontram...

    1. Sabe que até acho que está pesquisa é legítima (pasmem!). Sim legítima porque o povo brasileiro (principalmente o de baixa renda) não é de olhar o Santo... Somente olham o milagre 🙄 #MOROpresidente2022

  13. FELIPE, O filho 04 do Presidente esteve no Espirito Santo conversando com empresários. Fica a pergunta: Será um novo Lulinha despontando???

  14. Muito bom Felipe. Interessante que este artigo é bem mais crítico ao Bolsonaro do que o do Serapião, mas as críticas se fixaram lá. Bem distorcido isso.

  15. Não é à toa que governos sucessivos relegam a Educação, muito mais fácil controlar um povo medíocre, que acredita em qualquer baboseira, um povo que não sabe pensar, e o Bolsonaro não é diferente, é só ver os Ministros da Educação que tivemos e temos e seus "grandes" projetos para a Educação.

    1. Mas, está correto nesse emprego e é bom pra incentivar as pessoas a voltarem à Gramática vez por outra.

  16. Excelente texto Felipe. O Bozofascismo e a Junta Militar disfarçada, são os coveiros da Pátria Magra e Queimada. Mas, todos sabemos, para os brasileiros de bem, Moro

  17. Vender por vender, Moura Brasil conhece o assunto como ninguém. Canalha cai-lhe como uma luva, e ainda saberemos o que fez para ser defenestrado da Jovem Pan e cair na armadilha. Se segura malandro, fazendo o jogo que mais lhe convém $$$. Dinheiro é só parte do jogo, não é compadre Augusto Nunes, afinal seguiremos separados, por minha desonra.

    1. Sim, você está certo quando diz que o dinheiro é só parte do jogo. O que conta mais é a ética, a dignidade, a honra e a consciência limpa. Por isso é que o Felipe abriu mão de seu cargo de chefia na importante rádio Jovem Pan, de seu status e de seu belíssimo salário pra continuar sendo esse jornalista sério, honesto e íntegro de sempre. Se você não sabia, agora já sabe. Infelizmente, seus "compadres" não tiveram o mesmo caráter e viraram capacho desse governo vergonhoso...

  18. Estou contigo, mas somos minoria. A grande massa da população se vende, com diria o Mainardi, em troca de alguns caraminguás. Longe de mim fazer juízo de valor, mas desse modo não teremos como sair do circulo vicioso de eleger governantes populistas. Temos que contar com a sorte (ou com deslizes do próprios governo, o que não é tão difícil) para que a população tenha outra expectativa sobre os governantes. Temos que eleger gente íntegra que tenha visão de Estado, como nos países "desenvolvidos".

    1. Quem sabe, colocamos como presidente, aquele em que a minoria votar ?

  19. Quem queira consertar o Brasil terá de eleger-se presidente com maioria de 2/3 no Parlamento e segurança de vitórias em disputas doloridas no Judiciário. Isso, certamente, é um sonho. Todos sabemos que acontecerá. Então arrume um jeito de governar minimamente lidando com gente corrupta. Não sai do chão. Esta é a análise que vocês precisam fazer. Não adianta defender a Lava Jato como única tábua de salvação. Ela vai morrer sem chegar ao fim de sua tarefa. Quem tem poder e tem rabo, matá-la-á.

    1. Homero e Francisco, todo o projeto de governo do Bolsonaro, que pretendia bater de frente com a velha política e etc, caiu por terra quando o clã bozista foi pego com as calças arriadas no trato da coisa pública. O motivo de não se conseguir fazer um bom governo foram os "Rachids, Chocolates, Fantasmas e Cheques" que surgiram no meio do caminho e fizeram o BolsoLula tropeçar e cair no colo do Centrão e do Gilmar/Toffoli.

    2. Homero vc disse tudo que eu pensava escrever é exatamente isso , não vê quem é idiota

  20. O GRANDE MAL se combate com profissionalismo, sem titubeios, com clareza de propósitos. Assim Churchill combateu Hitler, abertamente, que era apoiado pelo povo alemão e muitos outros mundo afora. O bom combatente não reclama alvíssaras. Apoios ao MAL brotam da ignorância, da miopia intelectual de um ou de milhões, regadas por pretendas ardilosas. Avante Moura Brasil! O diabo sabe comprar almas.

  21. Boa Phil! Afinal de contas, você tem Brasil no sobrenome. Quando eu vejo a linha que a Jovem Pan passou a adotar me dá tristeza, e passo a entender os motivos da sua saída.

  22. PERFEITO. NAO PODERIA SER MELHOR. Você não traiu. Você abriu os nossos olhos. Quem quer continuar na cegueira que sofra com ela. Pior é aquele que vê e vai sofrer do mesmo jeito.

  23. Felipe artigo bem escrito com citações acadêmicas, etc... gostaria de ouvi-lo sobre o ambiente degradado da justiça brasileira-STF, Parlamento e suas mordomias, etc. que tanto sabotam e destroem nossa sociedade e que hoje justamente estão mais expostas por conta da chegada do Bolsonaro ao poder e o que isso representou. Pensar como avançar nesta estrada e deixar o Bolsonaro de lado , ele também está sendo tragado por essa engrenagem, sim, mas precisamos discutir futuro Don Quixote não contribui

  24. E esse ataque sistemático à educação, certamente tem como objetivo, aumentar o número de pessoas que acredita na parvoíce do governo.

  25. Ninguém gosta de críticas. Ninguém gosta que apontem erros. Muito pior são críticas destrutivas do que críticas construtivas. Muito pior apontar erros sem mostrar o que está errado do que apontando o que realmente está errado e como fazer o correto. A generalização que o governo está ótimo é muito falha assim como a generalização de tudo que o presidente faz é errado. No final, todos estão certos e errados.

    1. Impossível algo estar certo com o Bolsonaro. O cara se mostrou um hipócrita mentiroso contumaz.

  26. A 1ª realidade era aquela bobagem de bolivarianismo que TODA a imprensa adotou. A 2ª. é a atual, engulam e não engasguem. rs

  27. Ah vá!!? Quando o Doria se juntou ao Maia e Alcolumbre no começo da pandemia para com o apoio do STF derrubar o Bolsonaro você vivia onde, estava fazendo o que? Estava distraido atacando moinhos de vento? Conseguiu vencer algum? Aterrissa por favor.

    1. Como pode?um ser que se pensa humano,politizar um vírus mortal? A natureza em fúria? realmente,a humanidade não tem mais futuro.

  28. Como dizia Ednardo: ..."Anavantu, Anavantu, anarriê. Nê pá de qua, Nê pá de quá, padê burrê. Igualitê, fraternitê e libertê. Merci bocu, merci bocu, não há de que." E ele tem razão, de fato, "a ignorância é indigesta pro o freguês". E a parvoice não é coletiva, ainda, graças a Deus!

  29. Impecável, Felipe! Já adicionei Voegelin à lista de próximas leituras. Não está nem um pouco fácil viver no atual mundo, pois recebo ataques de todos os lados, mas, apenas sei que também não me dobrarei a essa falsa realidade!

  30. Felipe, tua atitude de abandonar uma turma, "amiga da verdade", que gosta de respingar uma vogal, já diz tudo. Parabéns e continue assim. Grande abraço.

  31. Muito bem lembrado Voegelin. E a lista de exemplos do tempo atual brasileiro é arguta em sua elaboração e surpreendedor na extensão e gravidade. Parabéns ao articulista.

  32. Excelente Felipe! A lista de motivos para criticar o presidente e seu governo duramente é extensa e bem explícita para qualquer um ver. Basta tirar as vendas da idolatria e fanatismo para poder enxergar. Parabéns pelo artigo!

  33. Maravilha Felipe... Vc sabe o valor das palavras e como utilizá-las...Parabéns, o que escreveu é muito real. Eu tb quero ser o traidor do bolsolulismo. Tenho descendentes a cuidar, preciso ter uma casa em ordem, não permitir que a desmontem.

  34. Por isso que sempre te acompanho desde veja.com , voce 'e comprometido com a verdade, honestidade e principalmente com a coerência no seus comentários politicos. Como costumo a dizer ao meus amigos que me questiona quando falo que não dou suporte ao Bolsonaro anymore. " Nao tenho bandido de estimação," dei meu voto, me arrependo. Espero que o proximo não me decepcione como esse e os outros me decepcionaram

  35. infelizmente a parvoice dominou socialmente. nao creio que essa pesquisa de percentuais pro Bolsonaro reflita a realidade. o percentual maior somos nós - os que temos nojo e vergonha desse governo autoritario e analfabeto. queremos mudança. 2022 vamos virar esse balde de merd...

  36. Boa, gostei! Pelo menos podemos mudar a realidade social dominante a cada 4 anos e com sorte, antes disso. segue o bom compasso, sem desanimar, abraço!

  37. Eitaaaaaa Felipe Moura! Como pode unir inteligência e beleza em uma única pessoa? E o mandrião, o contrário, feiura e burrice! Ele terá uns dias de "glória" ainda regados a lambe bolas, botas e saco, mas estão felizmente contados.

    1. Idiota bozista que é idiota bozista mesmo paga assinatura de revista para fazer comentarios idiotas sobre o derrière alheio em publico...

    2. A turma bozista é tao idiota, mas tao idiota, que paga assinatura da revista para passar por idiota comentando. E essa fixaçao bozista pelo derrière alheio é tocante...

    3. Padrão bozo é isso que essa inútil izelia coloca bem claro. Falta de educação, desrespeito e nada a contribuir. O negócio é destruir reputação para ficar boiando no lodo.

    4. Parabéns pelo alto nível da sua argumentação. Mais um pouco você já pode tirar um título de Doutorado em Ciências Políticas.

  38. Vc são pagos para fornecer aos seus " pagadores " informações e não opiniões pessoais, que seus leitores concluirao por si próprio.

    1. Colunistas existem para escrever sua opinião pessoal sim, caso você não saiba. Ainda não descobriu a diferença entre matéria jornalística e coluna de opinião? E ainda digo mais: concordo 100% com a OPINIÃO do autor deste artigo. Sim, ESTE É um artigo de OPINIÃO, caso você não tenha percebido. Haja paciência com cada tapado que aparece aqui....

  39. Nada de novo no front, portanto, meu voto ė certo e contrário ao bolsolulopetismo. Continuo minha faxina. Não preciso ser maioria, mas continuo tentando viver em um lugar mais ajeitadinho e limpinho. Cansada de olhar para esse picadeiro dentro do chiqueiro.

  40. Perfeita análise! A questão é: 50% de aprovação significam o quê em 2022? Vitória na certa? Ou o povo vai acordar da parvoíce coletiva a tempo? Tempos sombrios esses...

    1. Será que se este cara chegar à eleição de 2022 os otários que acharam que bastava apenas ser contra lula/pt vão repetir a mesma burrice ? Errar é humano mas persistir no erro ....

  41. O que assusta é a rapidez com que os lambe-botas do Dom Bolsonaro se multiplicam. Parecem uma criação de coelhos. Pobre Brasil.

  42. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE” é nossa resposta ao ACORDÃO de BOLSONARO com o ESTABLISHMENT! Não seremos LUDIBRIADOS com o “velho plano de MELHORAS NA ECONOMIA!” Triunfaremos!

  43. Espetacular Felipe...rsrsrs..."capacho lambe-botas"...Bolsonaro é um também...de Trump...imagino como o presidente americano deve zombar do servilismo dele...

  44. Sinceramente não posso perder a esperança, que momentos tristes da nossa história. Uma cruzada para impunidade. Temos que reagir.

  45. Sábias palavras Felipe é assim mesmo que os bolsonaristas tem agido, votei nele e por algumas vezes fui opositor nas redes sociais e mim chamaram de petista infiltrado.

    1. É o que os bolsominions fazem, pois não conseguem enxergar a um palmo diante do nariz... É mais fácil culpar a esquerda do que reconhecer que é a própria direita lúcida que, rejeitando bandidos e corruptos de todas as ideologias, é coerente o suficiente pra se indignar com o próprio presidente que elegeu e traiu a todos!

  46. Extremamente verdadeiro. Triste mas essa é a nossa realidade. Repetem se: o.milagre brasileiro de Médice, o Brasil de Lula e Dilma e, agora, a terra de Bolsonaro/Marlboro. Deus tenha misericórdia de nós 🙏🙏🙏🙏

  47. bolsonaro the cash family-- Valentões quando com guarda costas e privilegios. fora isso detestam acareaçoes e qualquer cara a cara.

  48. parabéns Felipe ... ainda bem que temos vocês para dar voz às nossas aflições ... não deixem de fazê-lo nunca ... muito obrigada 😘

    1. Bem traçado o texto, mas triste perceber que a realidade atual de um mundo dominado por ideologias a esquerda e à direita, acima e abaixo, afasta e distorce de modo implacável à percepção da realidade. A realidade está desfocada no mundo, virtual, intangível. O que nos resta são fragmentos de verdades frívolas, vazias ,distantes da realidade.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO