Reprodução/MPFMarcelo Odebrecht fala aos procuradores: depoimento sigiloso sobre e-mails

O ministro e as empreiteiras

Crusoé teve acesso à íntegra da apuração da Procuradoria-Geral da República sobre a relação de Toffoli com a Odebrecht e a OAS. Em vídeo exclusivo, Marcelo Odebrecht explica o esforço da companhia para contar com os préstimos do “amigo do amigo de meu pai”. Planilha da OAS registra pagamento de reforma na casa do ministro
10.09.20

Em abril do ano passado, uma reportagem de Crusoé revelou o teor de um documento de nove páginas enviado por Marcelo Odebrecht à Operação Lava Jato. Respondendo a dúvidas dos investigadores surgidas durante a análise de uma leva de e-mails até então inéditos trocados por ele com outros executivos da companhia, o empreiteiro-delator revelava a identidade de um personagem ao qual se referia como “o amigo do amigo de meu pai”. Era José Antonio Dias Toffoli, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal, que à altura da troca de mensagens ocupava o posto de advogado-geral da União. “Afinal vocês fecharam com o amigo do amigo de meu pai?”, perguntou Marcelo a dois altos executivos da empreiteira. “Em curso”, respondeu Adriano Sá de Seixas Maia, um dos chefes da área jurídica do grupo. Os investigadores queriam saber quem era o misterioso personagem e qual era a tratativa em curso. Além de revelar que se referia a Toffoli, Marcelo Odebrecht contou que a conversa envolvia “tratativas que Adriano Maia tinha com a AGU sobre temas envolvendo as hidrelétricas do rio Madeira”.

A reportagem acabou censurada por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Atendendo a um pedido feito por Dias Toffoli por meio de uma mensagem de texto, ele ordenou que a matéria fosse retirada do ar. A decisão foi expedida nos autos do rumoroso inquérito do fim do mundo, que investiga fake news, ameaças e ofensas à corte. Em seu despacho, Moraes chegou a sustentar que se tratava de uma notícia falsa. Era um falso argumento, obviamente. A insólita ordem de censura expedida sob o timbre de um tribunal cuja missão principal é zelar pelo bom cumprimento da Constituição, que protege a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão, ganhou contornos de escândalo. Dias depois, ao se dar conta de que, sim, o documento publicado por Crusoé existia, e de que não havia qualquer excesso na reportagem, Moraes revogou a decisão.

Aquele e-mail, porém, era apenas um de um acervo monumental com o qual delegados e procuradores da Lava Jato ainda deparariam. Uma parte o próprio Marcelo Odebrecht entregou espontaneamente como parte de seu acordo. Outra, mais extensa, foi encontrada quando os investigadores finalmente conseguiram, depois de muitas tentativas, quebrar as várias camadas de criptografia do notebook do empreiteiro, apreendido ainda na 14ª fase da Lava Jato, em junho de 2015. Como continha menção a autoridades com foro privilegiado, o material reunido pela força-tarefa da operação em Curitiba foi transferido para um HD de 1 terabite e enviado para o relator da operação no Supremo Tribunal Federal, o ministro Edson Fachin. A quantidade de informações era oceânica: 1.888.621 arquivos, entre eles mais de 700 mil e-mails, muitas planilhas e textos diversos.

O disco rígido continha uma espécie de espelho do computador pessoal de Marcelo. No STF, o procedimento foi autuado em segredo de justiça. Em agosto do ano passado, Fachin enviou os autos para análise da Procuradoria-Geral da República. Àquela altura, os dados já haviam sido processados e era possível realizar pesquisas por palavras-chave. Foi a partir dali que, mergulhando no universo dos arquivos ainda secretos do empreiteiro, os procuradores destacados para atuar nos processos da Lava Jato que correm na PGR descobriram que aquela mensagem revelada por Crusoé em abril de 2019 era só uma de dezenas que faziam menção a Toffoli e aos vários assuntos que a Odebrecht tentou resolver, sempre buscando a ajuda do hoje ministro, no período em que ele era chefe da AGU no governo Lula.

Os procuradores viram nesse conjunto de e-mails indícios suficientes para apurar, nas palavras deles, “o possível cometimento de fato penalmente relevante por José Antonio Dias Toffoli, praticado à época em que ocupava o cargo de advogado-geral da União”. As trocas de mensagens, com a devida contextualização, chegaram a ser reunidas em uma peça bem-acabada que deveria ser enviada na sequência a Edson Fachin pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, pedindo a abertura de um procedimento específico para apurar as suspeitas relacionadas a Toffoli. Não se tem notícia, até hoje, de que Aras tenha dado o devido encaminhamento ao material. Em vez de serem reconhecidos pela coragem da iniciativa, os procuradores que realizaram o trabalho só tiveram problemas – em junho passado, eles pediram demissão coletiva e deixaram o grupo de trabalho da Lava Jato na PGR por discordarem do animus de Augusto Aras em relação à operação.

O mesmo grupo, como o leitor verá mais adiante, havia preparado um segundo pedido de investigação que poderia alcançar Toffoli, desta vez em razão de sua relação com outra empreiteira, a OAS. Na primeira quinzena de julho, uma reportagem do jornalista Diego Escosteguy narrou os bastidores do esforço vão dos procuradores e revelou alguns dos principais achados relacionados ao ministro. Crusoé avançou na apuração e teve acesso, com exclusividade, não só à íntegra do material reunido pelos investigadores como também à gravação de um depoimento sigiloso no qual, por quase quatro horas, dois dos integrantes da então equipe da Lava Jato na PGR, com autorização do ministro Edson Fachin, ouviram Marcelo Odebrecht sobre os arquivos relacionados a Toffoli.

O conjunto do material é eloquente. Conjugados os e-mails e as respostas prestadas em viva voz por Marcelo Odebrecht, é possível saber, por exemplo, que a empreiteira pagou caro a um escritório de advocacia indicado pelo próprio Toffoli para “intermediar” a relação com ele. Marcelo Odebrecht não chega a cravar, com todas as letras, que essa era uma forma de repassar dinheiro ao ministro, mas afirma que os e-mails, que sugerem a existência de um esquema para remunerar os favores por meio do tal intermediário, são claros (assista aos principais trechos do vídeo ao longo desta reportagem). O empreiteiro também relata que era comum o envio de presentes a Toffoli e conta que, em pelo menos duas ocasiões, se reuniu pessoalmente com ele, fora de agenda oficial, para estreitar a relação e para tratar de assuntos de interesse da companhia – um dos encontros foi na casa do ministro, em Brasília, e outro no apartamento de um advogado indicado como “intermediário” da relação. A apuração preliminar dos procuradores mostra ainda que, com a anuência de Toffoli, a Odebrecht usou sua velha máquina de lobby no Congresso Nacional, aquela mesma que abastecia parlamentares com polpudas propinas, para ajudar na aprovação do nome do ministro para assumir a cadeira no Supremo, em 2009.

Embora os e-mails deixem claro o interesse de Marcelo Odebrecht em manter a relação estreita com Toffoli depois que ele virou ministro da mais alta corte do país, a grande maioria das tratativas se refere ao período em que ele comandou a AGU, no governo Lula. Eram dois, basicamente, os temas de maior interesse da empreiteira. O primeiro envolvia a construção das usinas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira, em Rondônia. Desde o início dos anos 2000 a Odebrecht estava de olho nessa empreitada. Tanto que fez um acordo com a estatal Furnas para realizar estudos para avaliar a viabilidade técnica dos projetos.

A empreiteira esperava que, dada a sua precedência no tema, teria caminho livre para tocar os empreendimentos sem ser incomodada por concorrentes. Mas não foi exatamente o que aconteceu. Houve alguns embates no caminho, inclusive dentro do próprio governo e nos tribunais. A Odebrecht tinha, por exemplo, um contrato de exclusividade com possíveis fornecedores de turbinas para as usinas que passou a ser questionado. Quando os projetos avançaram, a companhia foi acusada de agir para limitar a concorrência. Também havia conflitos relacionados aos leilões das duas usinas. A empresa de Marcelo Odebrecht acabou ficando com o projeto de Santo Antônio, em 2007, e um consórcio integrado pela Camargo Corrêa, outra gigante da empreita pilhada nas investigações do petrolão, levou Jirau, no ano seguinte. A AGU comandada por Toffoli, que chegou a montar uma força-tarefa para tratar do assunto depois de ser destacado por Lula para dirimir o impasse entre as construtoras aliadas, era peça chave no processo e catalisou uma parte expressiva do interesse da Odebrecht, interessada em resolver as querelas a seu favor – por fim, as duas gigantes acabaram agraciadas.

O outro tema que levou a Odebrecht a montar guarda na Advocacia-Geral da União envolvia a discussão bilionária sobre a extinção do chamado crédito-prêmio do IPI. O assunto era de interesse dos grandes exportadores brasileiros, que poderiam sofrer sérios prejuízos caso o governo resolvesse voltar a cobrar deles o pagamento do imposto, do qual estavam isentos havia anos em função de um antigo decreto-lei, do final dos anos 1960. Era uma guerra que, pelos valores envolvidos, mereceria todos os esforços para ser vencida – a disputa girava em torno de 200 bilhões de reais. A Odebrecht tinha especial interesse por causa da petroquímica Braskem, da qual era controladora. Segundo o próprio Marcelo Odebrecht, a depender do desfecho da discussão, a empresa poderia sofrer um rombo de 4 bilhões em suas contas. As partes interessadas envidaram esforços diversos em busca de uma solução. No Congresso, tentaram resolver a parada por meio de medidas provisórias negociadas à base de propinas que mais tarde viriam a ser reveladas em acordos de delação na Lava Jato. O assunto, porém, estava amarrado a decisões da Justiça, e nos tribunais a atuação da AGU poderia fazer toda a diferença. Por isso, Marcelo Odebrecht e os demais executivos do grupo que lidavam freneticamente com a questão (nos arquivos do empreiteiro há 501 e-mails tratando do assunto) passaram a mirar Toffoli como alguém que poderia ajudá-los.

No depoimento prestado no início de maio aos procuradores Victor Riccely e Luana Vargas, em uma sala da Procuradoria da República em São Paulo, Marcelo Odebrecht é um tanto comedido ao responder às indagações sobre as mensagens relacionadas ao ministro do Supremo. Também pudera. Como delator em pleno usufruto dos benefícios do acordo firmado com a Procuradoria (hoje ele está em prisão domiciliar), para ele não chega a ser propriamente um bom negócio comprar briga com um integrante da Suprema Corte. Além disso, se fosse peremptório nas respostas, estaria diante de outro problema que, da mesma forma, tem potencial para colocar em risco sua condição de réu colaborador: por que, afinal, ele teria omitido informações tão graves ao fazer a delação? Diante desses dois dilemas, o Marcelo Odebrecht que aparece no vídeo se divide entre um personagem que não pode negar o que está registrado nos e-mails e outro que não deseja aprofundar ainda mais o fosso em que se meteu. É justamente nesse contexto que ele já começa transferindo para Adriano Maia, um de seus subordinados, a responsabilidade pelo relacionamento com Toffoli – além de “amigo do amigo de meu pai”, o ministro é tratado nas mensagens como “amigo de Adriano” e “amigo de AM”. Marcelo afirma que é Adriano quem pode esclarecer em quais bases se dava a relação com o próprio Toffoli e seus intermediários, com quais ele tinha se incumbido de negociar. A postura, aliás, é semelhante àquela que ele adotara ainda no ano passado, ao explicar por escrito quem era “o amigo do amigo de meu pai” e a história por trás do e-mail.

Adriano de Seixas Maia, de 46 anos, construiu uma longa e sólida carreira na Odebrecht. Entrou na companhia ainda jovem e chegou ao posto de diretor jurídico. Nessa condição, foi um dos responsáveis pela costura do acordo de delação premiada firmado pelos executivos da empreiteira com a Lava Jato. Ele deixou a Odebrecht em 2018, na esteira do furdúncio interno decorrente das investigações. Adriano é apontado por Marcelo como aliado do pai dele, Emílio Odebrecht, e do cunhado, Maurício Ferro – hoje, ele trata os dois como inimigos figadais dentro do grupo.

Os e-mails reunidos pelos procuradores mostram que Marcelo Odebrecht cobrava com frequência que Adriano Maia se mantivesse próximo a Toffoli, seja diretamente, seja por meio dos tais intermediários, os advogados Sérgio Renault e Luiz Tarcísio Teixeira Ferreira. Renault chegou a ocupar postos de confiança no governo durante a era petista. Foi assessor de assuntos jurídicos da Casa Civil e também secretário de reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, a convite do então ministro Márcio Thomaz Bastos. Luiz Tarcísio, também próximo ao PT, trabalhou na gestão de Marta Suplicy na prefeitura de São Paulo. Foi no apartamento de Luiz Tarcísio, na capital paulista, que Marcelo Odebrecht teve um dos encontros pessoais com Toffoli – o outro foi na casa do ministro. Em ambos, segundo o empreiteiro, Adriano Maia estava presente. Marcelo Odebrecht queria que Adriano cuidasse de manter viva a relação, até para não sobrecarregá-lo. Ele fazia questão de cobrar isso rotineiramente. “Me encontrei em um jantar esta 5ª com Toffoli e ficamos de marcar um encontro. Você conseguiu manter contato?”, escreveu Marcelo a Adriano Maia em abril de 2013 – o ministro havia sido empossado no Supremo quatro anos antes. Adriano responde assim, com a observação de que os antigos intermediários seguiam disponíveis: “Marcelo, desde que ele se tornou ministro do Supremo, não. Meu contato se dava através de Renault e Tarcísio, com quem sempre podemos contar para reavivá-lo (eles sempre mencionam isso)”.

Em outubro do ano seguinte, ao ser alertado sobre um assunto de interesse da empreiteira que guardava relação com o Supremo, Marcelo voltou a cobrar: “Temos mantido a relação?”. “Desde que assumiu nova posição adotou postura muito cautelosa no contato conosco, direcionando eventuais demandas a intermediários”, devolveu Adriano Maia.

Em setembro de 2009, dias após Toffoli ser escolhido por Lula para ocupar uma vaga no Supremo, Marcelo Odebrecht e Adriano Maia se articulam para ajudar no processo de aprovação do ministro pelo Senado. Onze dias antes da sabatina, Marcelo escreve: “Temos que ver como promover uns encontros reservados de T com alguns amigos da casa de cima de CMF. Eles e nós podemos ter com isto um aliado no futuro”. CMF é Cláudio Melo Filho, um dos lobistas mais atuantes da Odebrecht em Brasília, especialmente no Congresso Nacional. Cláudio Melo está copiado no e-mail. Adriano, que tinha a incumbência de fazer a ponte, diz: “Checarei interesse do t e falo com claudio”. O próprio Marcelo se coloca à disposição para ajudar. “Me avisem se conveniente eu estar em algum”, escreve ele. A uma semana da sabatina, Adriano atualiza o assunto. “Me alinhei com claudio sobre um contato que ele pediu para fazermos. Sem a presença dele.” No depoimento aos procuradores, Marcelo dirime eventuais dúvidas sobre o episódio: ele confirma que Toffoli aceitou a oferta de ajuda da Odebrecht e pediu que a empreiteira fizesse contato com pelo menos um senador.

“Nesse caso aqui você vê que foi minha iniciativa. Por que eu digo isso? Porque aí depois, o Adriano bota: checarei o interesse dele e falo com Cláudio. Aí, eu digo: me avise se conveniente eu estar. Aí, o Adriano fala: me alinhei com Claudio sobre um contato que ele, o Toffoli, pediu para fazer. Quer dizer, provavelmente Adriano foi lá: Toffoli, precisa de alguma ajuda? Toffoli deve ter dito: não, mas tem um senador em especial que eu tô vendo alguma dificuldade , será que vocês podem me ajudar? Pelo que tá aí… O que na verdade era mais do que comum. É o que o pessoal chamava de beija-mão, todos os ministros depois que eram escolhidos e antes de serem aprovados, eles faziam isso, e para fazer isso, muitas vezes eles buscavam empresários que tinham… E nesse caso eu mesmo perguntei a Adriano: ó, você não quer checar com o Toffoli se ele quer isso? E pelo retorno, ele pediu para falar com um.”

Um dos procuradores indaga: “Em que sentido um juiz, um ministro poderia ser um aliado da empresa?”. Marcelo, de novo recorrendo ao cuidado de sustentar que não via ilegalidade no ato, diz: “Você ter um ministro que você ajudou ele”. “Na verdade é o seguinte. O que que você cria a expectativa? Se você ajudou o cara de alguma maneira, lá na frente ele recebe você, ele vai te escutar, cria uma boa vontade”, prossegue. Na sequência, o empreiteiro sintetiza o relacionamento com Toffoli e diz o que esperava desse relacionamento. “Existia, sim, essa relação, a gente tentou aproximação, uma das razões que eu sempre dizia para o Adriano manter esse contato é porque eu achava que era uma pessoa que tinha o potencial, que seria importante a gente ter ele como um aliado futuro.”

As cobranças de Marcelo se sucedem. “Relacionamentos de longo prazo se cultivam melhor em fases onde justamente não temos demandas imediatas. Comente com ele qd (quando) quer comer uma boa comida baiana em SP”, escreve. “Veja se manda algo para ele desejando feliz 2011 em nosso nome”, diz em outro e-mail, enviado a Adriano mais adiante. “Ele estará lá por muitos anos e precisamos cultivá-lo para manter uma parceria próxima”, afirma o empreiteiro em mais uma mensagem. A certa altura, Marcelo Odebrecht faz um pedido: “Lembrem da paca que prometi”. Em razão desse registro, especificamente, há um momento curioso no depoimento prestado aos procuradores. O empresário, se antecipando a uma possível interpretação de que “paca” poderia ser mais um dos tantos códigos que usava para tratar de vantagens indevidas a autoridades, apressou-se em dizer: “Numa das conversas que eu tive com ele no passado, eu tinha prometido a ele (Toffoli) a história de comer uma paca. Porque meu pai criava paca. Então, ele tinha ouvido falar dessa história da paca, porque Lula tinha falado para ele da história da paca. Então, eu prometi para ele que eu faria essa paca para ele… A paca é o animal mesmo…”. “Paca é paca mesmo.”

A orientação do chefe foi seguida à risca por Adriano Maia, a julgar pelo teor dos e-mails reunidos pela equipe da PGR e pelo que o próprio Marcelo Odebrecht narrou em depoimento. Adriano atuou, por exemplo, em uma costura para que a Odebrecht entrasse nas discussões sobre a construção e a possível privatização do sistema de saneamento do município paulista de Marília, terra dos Toffoli. Um dos irmãos do ministro, José Ticiano Dias Toffoli, era o vice-prefeito da cidade à época. Ao reunir informações sobre o caso, os procuradores concluíram haver indícios de que, em troca do possível negócio, a Odebrecht se comprometeu a apoiar campanhas de políticos locais. A empreitada acabaria não dando certo – como mostraremos mais adiante, depois de um jantar em Brasília em que Toffoli aproximou o irmão de outro empreiteiro, Léo Pinheiro, a OAS acabou ficando com o projeto.

Apesar de se esforçar para não ser peremptório ao falar das mensagens que lançam suspeitas sobre a relação com Toffoli, em várias ocasiões Marcelo Odebrecht diz que os e-mails são claros. Em um deles, ao tratar do esforço contra o cancelamento do crédito-prêmio de IPI, ele exorta Adriano Maia a “buscar nossos ‘amigos’” na advocacia da casa e alerta dois diretores do grupo: “Estejam atentos ao DGI decorrente da linha AM (Adriano Maia). Não costuma ser baixo, até porque o intermediário que me foi qualificado por eles para negociar estes temas cobra bem a parte dele”. DGI, no dicionário da Odebrecht, é um acrônimo para despesas gerais indiretas – ou seja, propina. Para os procuradores, que esmiuçaram a mensagem na peça enviada ao gabinete de Aras, é uma indicação de que Marcelo entendia que o melhor caminho para solucionar a questão era por meio da AGU e da Casa Civil, recorrendo aos serviços dos “amigos de Adriano Maia”. O intermediário em questão, concluem os procuradores, é Sérgio Renault.

É nesse contexto que, depois de saber que Toffoli havia visitado o Supremo para tratar da inclusão na pauta da corte de um processo que poderia colocar um fim na questão, o que ia no sentido contrário ao interesse da empresa, Marcelo escreve a outros executivos, com cópia para Adriano Maia: “AM precisa falar com o amigo. Ele não quer o dele?”. Os investigadores leram a mensagem como uma indicação de que Marcelo queria que Adriano acionasse Toffoli. Sobre a pergunta “ele não quer o dele?”, chegaram a escrever em um dos expedientes da apuração: “Não se mostra necessário fazer maiores ilações para inferir o significado dessa corriqueira expressão: ele deixa a entender que essa conduta do então AGU, contrária aos interesses da Odebrecht, impediria que ele recebessse algum benefício (DGI) da empresa”. Nessa troca de mensagens, há um detalhe curioso: Adriano Maia, ao responder a Marcelo, simplesmente apaga da mensagem do chefe a pergunta. Os procuradores escreveram: “A expressão ‘ele não quer o dele?’ mostrou-se tão explícita que o próprio Adriano Maia – ao responder a mensagem de Marcelo Odebrecht confirmando que teria uma reunião no dia seguinte para ‘tratar do tema’, isto é, tratar do seu amigo Toffoli, faz uma pequena (mas sintomática) alteração no conteúdo dos e-mails copiados, justamente excluindo aquela frase”.

Àquela altura, a Odebrecht queria que o Palácio do Planalto mantivesse, sem vetos, o texto de uma medida aprovada a fórceps pelo Congresso que contemplava o pleito da companhia. Ao mesmo tempo, queria empurrar o julgamento do tema no Supremo, o que poderia jogar o plano por terra. A essa altura, Marcelo Odebrecht escreve: “Se for para resolver (o problema que ele criou no S e os vetos) acho que T e R valem até mesmo o número da chantagem deles”. A antiga equipe da Lava Jato na PGR relaciona “T” a Toffoli e “R” a Renault, um dos dois intermediários. O próprio Marcelo Odebrecht diz que Toffoli credenciou o advogado como seu interlocutor. O “número da chantagem” seria, na leitura dos procuradores, o valor alto que, segundo Marcelo, foi pedido para resolver o imbróglio. No depoimento, o empreiteiro confirma a suspeita e reafirma o que já havia explicitado nos e-mails: ele propôs pagar de 20% a 25% do valor exigido de imediato pelos intermediários e deixar o restante para depois.

A Odebrecht, diz Marcelo, faria uma espécie de vaquinha com outras empresas interessadas no tema para pagar a diferença. O expediente é similar ao que ele usou ao atender, em outra situação, a um pedido de propina feito por Antonio Palocci, o “Italiano” das planilhas da empreiteira. No dia seguinte à mensagem do “número da chantagem”, Marcelo Odebrecht reforça, em um novo e-mail: “E a meta ficou claro (sic): Vencer ou postergar julgamento S e os vetos do jeito que queremos?”. É Adriano Maia, o suposto “amigo” de Toffoli, quem responde: “Ficou”. As metas, na leitura dos procuradores, eram postergar o julgamento no STF, supostamente com a ajuda da AGU, ou evitar os vetos do Planalto. Nenhuma delas foi alcançada, o que, registra a peça da Lava Jato, “não afasta a existência da negociação em si, bem como da promessa de atuação”.

O outro dos dois temas principais dos e-mails de Marcelo Odebrecht, a questão das hidrelétricas do rio Madeira, se desenrola em 2007. Nesse caso, os interesses da empreiteira eram vários. Muitos se sobrepunham. E quase todos passavam, de alguma forma, pela AGU. Pode-se dizer que a já conhecida mensagem em que Marcelo se refere ao “amigo do amigo de meu pai” é uma espécie de ponto de partida para as discussões. Uma hora depois de disparar a cobrança, aliás, Marcelo diz: “Não podemos relaxar. Esta frente e a do amigo do amigo de meu pai decidem o jogo a nosso favor”. Meses depois, ele pergunta como está agindo o “amigo de Adriano” – ou seja, Toffoli – e de novo fala em “preço”: “Temos como motivá-lo a nos defender mais? Diria que pelo desgaste que possamos estar tendo pelo envenenamento da moça o apoio dele vale uma parceria/preço bem alto”. A moça seria a então ministra Dilma Rousseff, que se opunha aos interesses da empreiteira no projeto das usinas. “Ao que parece, o apoio de Toffoli é dado em troca de um alto preço a ser pago pela Odebrecht”, anotam os procuradores em uma das peças obtidas por Crusoé. Eles destacam os seguintes pontos acerca das tratativas sobre os projetos do rio Madeira:

– havia um acerto em curso dos executivos da Odebrecht com Toffoli;

– a Odebrecht enxergava o então advogado-geral da União como um personagem capital para resolver os problemas relacionados ao tema;

– o apoio de Toffoli valeria uma “parceria/preço bem alto”;

– os executivos da Odebrecht esperavam uma atitude mais proativa de Toffoli na defesa dos interesses da empresa.

Na sequência, Adriano Maia diz que a posição de Toffoli em relação aos temas de interesse da Odebrecht refletirá a vontade de Lula, que vinha acompanhando o tema e sofrendo pressão de empreiteiros concorrentes. A certa altura, ele afirma que os pareceres deveriam ser favoráveis à Odebrecht, mas que Toffoli tinha um limite: além de não poder contrariar as decisões do então presidente, seu chefe imediato, o então advogado-geral já estava demasiadamente exposto no tema. Ao fazer esse relato a Marcelo Odebrecht, Adriano menciona o que ouvira de Sérgio Renault, o suposto intermediário da relação: “Renault diz que meu amigo não confrontará diretamente a decisão do governo. Que não se espere isso dele, por conta da forte exposição que ele diz já ter tido no tema”. Um mês depois, Marcelo pede notícias sobre o acerto com o “amigo”. Adriano responde da seguinte forma: “Acertei o conceito. Não detalhamos ainda a proposta. O Renault estah sabendo que faremos uma proposta de solução ainda este ano”.

Pouco antes de pedir demissão coletiva por discordar da postura de Augusto Aras em relação à Lava Jato, os procuradores deixaram escrito no expediente em que defendiam a abertura de uma apuração no Supremo sobre a relação entre Toffoli e a Odebrecht que, embora não seja possível, de antemão, atestar a existência de ilícitos, as mensagens contextualizadas por eles formam um mosaico que aponta para a necessidade de investigação. Os procuradores observam que, devido ao gigantismo do acervo obtido a partir da quebra da criptografia do notebook de Marcelo Odebrecht, novos documentos ainda podem surgir em relação ao assunto.

Léo Pinheiro, da OAS, ao ser preso pela Lava Jato: encontros reservados com Toffoli
Em outra frente, analisando novos arquivos entregues pelos delatores de outra empreiteira, a OAS, os procuradores encontraram mais elementos que, no entender deles, apontam para a necessidade de se abrir uma segunda investigação sobre Toffoli. Há tempos, desde os primeiros movimentos do ex-presidente da companhia, Léo Pinheiro, para negociar um acordo de delação premiada com o Ministério Público, circulavam informações sobre o relacionamento do grupo com o próprio Toffoli e com familiares do ministro. Quando vazou pela primeira vez a notícia de que Léo Pinheiro ameaçava contar que pagou uma reforma na casa de Toffoli, a negociação do acordo foi suspensa pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O assunto voltaria tempos depois, mas sem a história da casa.

Entre os capítulos de sua delação, Léo Pinheiro limitou-se a falar de uma doação a José Ticiano, o irmão de Toffoli que foi vice-prefeito de Marília. Ainda assim, essa parte do relato foi arquivada pela sucessora de Janot na PGR, Raquel Dodge. Acontece que, mais recentemente, o mesmo grupo de procuradores que se debruçava sobre os e-mails da Odebrecht teve acesso a uma parte ainda desconhecida dos registros da central de pagamentos de propina da OAS. Lá estavam registrados, com todas as letras, o pagamento de uma pequena obra na casa de Toffoli e os repasses para o irmão do ministro – uma parte, inclusive, via caixa dois. Diante das novas evidências, os procuradores pediram que Aras solicitasse ao Supremo o desarquivamento do procedimento que Dodge mandara para a gaveta e, além disso, incluísse o próprio Toffoli na investigação, por supostamente ter recebido vantagem indevida do presidente da OAS.

Toffoli é parte integrante da suposta trama relacionada à doação ao irmão dele. Em sua delação, Léo Pinheiro contou que, durante um jantar no restaurante Piantela, em Brasília, ouviu de José Ticiano Dias Toffoli e de um aliado político dele em Marília um pedido: eles queriam 1 milhão de reais para “comprar” a renúncia do então prefeito da cidade, Mário Bulgarelli. José Ticiano era o vice e queria assumir o posto. O ministro Dias Toffoli esteve no jantar, mas segundo Léo Pinheiro deixou o restaurante antes de o pedido de dinheiro ser feito. O empreiteiro relatou ainda o repasse de 1,5 milhão de reais à campanha de José Ticiano. Em contrapartida, o irmão do ministro garantiria à OAS um contrato milionário – o que de fato acabou acontecendo – para a construção do sistema de saneamento do município, uma obra realizada com recursos federais que o próprio José Antonio Dias Toffoli havia ajudado a liberar, durante o governo do PT.

Na contabilidade paralela da empreiteira, os procuradores encontraram o registro do repasse do dinheiro, confirmando o relato de Léo Pinheiro. Só que havia mais. Em meio às planilhas, havia a anotação de uma despesa de 15 mil reais em valor líquido (e 18.750 brutos). Logo abaixo dos códigos que mostram quem autorizou o pagamento – em última instância, foi o próprio Léo Pinheiro –, há uma anotação: “reforma casa Dias Toffoli” (imagem acima). Ao propor a reabertura da apuração, os investigadores observam haver “robustos indícios” de que a OAS custeou a obra na residência do ministro. Embora no depoimento prestado na delação Léo Pinheiro tivesse dito que não mantinha relação de amizade com Toffoli, outros arquivos reunidos pela equipe da Lava Jato apontam para o sentido oposto. Há evidências, inclusive, de que os dois se encontraram com alguma regularidade entre os anos de 2010 e 2013. Foram pelo menos dez encontros. Alguns deles, na casa de Toffoli.

Há nos registros encontrados na agenda do empreiteiro um dado curioso: três encontros ocorreram em um apartamento da Asa Sul de Brasília que, segundo os procuradores, está registrado em nome de uma assessora de Toffoli desde os tempos da AGU. Ela trabalha hoje no gabinete do ministro no STF. Os investigadores demonstram estranhamento com a descoberta: por que, afinal, as reuniões aconteciam na casa de uma auxiliar do ministro? No pedido para reabrir a apuração, eles listam mensagens já conhecidas capturadas em aplicativos do telefone de Léo Pinheiro com menção a Toffoli. “Todo esse conjunto de mensagens reforça a existência de uma relação perene entre Toffoli e Léo Pinheiro”, pontuaram.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéNewman, o assessor de Toffoli: ponte com Léo Pinheiro, segundo os procuradores
Além de interagir com o próprio ministro, o empreiteiro também mantinha contatos frequentes com Ricardo Newman de Oliveira, outro funcionário da estrita confiança de Toffoli no Supremo. De 2012 a 2014, registra um dos documentos, eles trocaram 106 ligações. Newman é um personagem conhecido dos leitores de Crusoé. Ele apareceu em uma reportagem publicada ainda em 2018 sobre transferências mensais de dinheiro que o escritório da mulher de Toffoli, a advogada Roberta Rangel, fazia para o ministro – o assessor tinha procuração para movimentar as contas. Os procuradores afirmam que coube a Newman tratar com Léo Pinheiro da obra na casa de Toffoli.

Em maio de 2013, o empreiteiro escreve a um de seus auxiliares: “O Ricardo me ligou dizendo que lhe pediu um assunto da residência do amigo dele. Pode providenciar”. “Ok, o pessoal da empresa já marcou de ir lá novamente para verificar esta nova demanda. Lhe explico pessoalmente”, respondeu minutos depois o funcionário da OAS. A despesa com a reforma foi registrada nos arquivos secretos da empreiteira em agosto de 2013. Não se tem notícia, também nesse caso, de que o atual procurador-geral da República, Augusto Aras, tenha enviado para o Supremo a petição preparada por seus ex-auxiliares. Crusoé está aberta a manifestações de Toffoli — que nesta quinta-feira, 10, transferiu a presidência do Supremo para o ministro Luiz Fux — e dos demais personagens mencionados nesta reportagem.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Mais podre não ficará. A esfera publica invadida pela privada , aqui nos dois sentidos. Estranho o corona pesar tanto ao ponto do povo estar anestesiado. Não reage mais. Como um morto!!. Brasil, para onde vais?

  2. UMA REPORTAGEM PRIMOROSA! Merecedora de ganhar TIDOS os prêmios de jornalismo. Graças a Deus e graças a Mário Sabino e Diogo Mainardi nasceu a Crusoé

  3. O AMIGODOAMIGODOMEUPAI vulgo COMEDORDEPACAS! Esse caso deve explicar aquela outra matéria sobre a mesada e o escritório da mulher desse cara!Tudo se conecta!Por isso eles querem destruir a LJato! Puxaram o fio da meada!

  4. Ainda não vimos a repercussão dessa sujeira monstruosa envolvendo o ex-presidente do STF em tanta sujeira. Cadê a Folha de São Paulo, a Rede Globo, o UOL, a Piauí, e a Carta Capital? Afinal, o cara foi até ontem o presidente da mais alta Corte (fazer o quê?) do país. Tá faltando análise dos fatos pelos jornalistas da Globo News, aqueles ligados do PT e do PSDB. Nem uma notinha, gente? Imprensa sórdida.

  5. Acho pouco provável que o então citado ministro Toffolli venha a ser investigado a fundo por essas tramoias todas. Se depender do atual PGR, nada será feito. O Brasil definitivamente não é para amadores.

    1. Não é para BANDIDOS AMADORES, vc quis dizer, né? Querido, o Brasil é o paraíso dos bandidos profissionais!

  6. Esses levantamentos de informações nós faz acreditar que o Brasil precisa de uma grande reforma, e deve começar pelo povo brasileiro, por meio das urnas e de esse cancer chamado corrupção continuar temos que nos inspirar nós Inconfidentes. Pois os poderes hoje constituídos neste Brasil para poder representar o povo deve passar por um processo de exterminios de todos que estão com seus DNA políticos deformados pela corrupção.

  7. Assistir e ouvir esses esclarecimentos de MO, como se estivesse numa conversa trivial e corriqueira de fim de semana com amigos, é inqualificável e estarrecedora. Saber, ainda, que se estende a centenas ou milhares de centenas de outros criminosos de colarinho branco, é indigno de serem chamados de brasileiros. São os dejetos da sociedade de nosso país. Não podemos permitir que destruam nossa única esperança- LAVA JATO!!!

  8. “ O MECANISMO” real é mais nojento do que o mostrado no filme! O Brasil continua sangrando! Ministros do stf, chefes da PGR, magistrados, todos formam uma grande quadrilha. Talvez pouquíssimos escapam. Como uma nação pode prosperar assim no meio de tanta lama?Coitado do nosso povo.

    1. Amigo, o filme "O Mecanismo" eu não sei (nem sabia que existia), mas o seriado de mesmo nome não mostrou a verdadeira realidade. O autor do roteiro do seriado jogou todo o peso e responsabilidade dos atos de corrupção no colo dos empresários e passou a imagem de que o os políticos foram corrompidos (grande falácia, pois sabemos que é o grupo político que tem o controle e decide por praticar o ato de corrupção, buscando assim empresários intere$$ados em tal empreitada).

  9. Excelente matéria. Transformar o Brasil em uma Potência nem passa pela cabeça destas pessoas. É só desviar $. Só olham para o próprio umbigo. Triste. E aí.... onde isso vai dar? Terá algum desfecho?

  10. Parabéns pela reportagem, facultando o conhecimento das entranhas corruptas do poder político, incluindo o judiciário. Todavia, para que o conhecimento viesse a público, necessariamente, alguém cometeu crime de violação de sigilo ou não? O desinteresse ou conhecimento da maior parte da mídia, foi porque envolvia sigilo no processo? Ou o Ministério Público na ânsia de mostrar seus bons resultados ou ter holofotes, comete diuturnamente crimes de quebra de sigilos processuais.

  11. Parabéns a CrusoÉ. A grande mídia não divulga escândalos de ministros do STF e nem os critica porque tem medo de retaliação... especialmente do Gilmar que se tornou uma espécie de dono da "Justiça" brasileira. Na época dos militares no Poder, a grande mídia também tinha medo da ditadura. A Globo, inclusive, puxava o [email protected] dos militares. Hoje não é diferente, todos os veículos têm medo do Gilmar... exceto os Antagonistas. O "telhado de vidro" da grande mídia é muito fino.

  12. Demorou, mas saiu algo bom e real. E agora??????? É material para prisão imediata. Mas tem o funil filtrador e encalhador do Senado. Manda a Constituição comuna....

  13. Impressionante!! Mais ainda, não ter ocorrido, até agora, qualquer manifestação de outros veículos da imprensa. Parabéns aos repórteres que nos brindaram com esta reportagem. E coragem sempre

  14. Depois de tomar conhecimento dessa matéria, não posso deixar de perguntar: e são esses caras que vão julgar a suspeição do juiz Moro? Que vergonha se a sociedade em geral e o judiciário em particular aceitarem tudo isso. Que nojo!

    1. Preocupante, principalmente pelo fato de terem deixado muitas raposas a cuidar do galinheiro!

  15. A máfia italiana fica até desacreditada diante das tramoias entre empreiteiras, seus lobistas e o Toffoli e irmão. Se tivéssemos justiça o processo contra o amigo T teria que ser aberto. Além de incompetente, corrupto.

    1. O Brasil todo precisa estar ciente de tudo isso. É mandatório!

  16. Por incrivel que pareça, ainda não vi uma nota sequer de outros orgãos de imprensa, a respeito do assunto. Nem de politicos, essa é a nossa realidade, uma mão lava a outra!! Nem que fosse para contestar!!

  17. Excelente matéria. Talvez das melhores e mais impactantes da revista Crusoé. Se possível, abram-na para quem não é assinante. A exposição ainda maior desse conteúdo é necessária. E não é exposição por capricho; ao contrário, os vídeos e as figuras demonstram claramente haver, no mínimo, muita coisa debaixo do tapete e que merece investigação, assegurada a ampla defesa, naturalmente. Que o STF, presidido agora por um juiz de carreira, também não se cale e avance na investigação!

  18. Esta reportagem deveria ser aberta! Comentei com inúmeras pessoas, que não são assinantes, mas que gostariam de ler. Seria um serviço de utilidade pública abrir para todo Brasil! Pensem nisso, por favor! Vocês mesmos estão publicando no site que não reverberou! Abram! Deixem o povo conhecer essa malandragem toda!

  19. Brasil é o país da "maracutaia"corrupta em todas as estâncias do governo ,por outro lado somos um povo frouxo que engolimos tudo calados e acovardados! Parabéns a esta revista que talvez seja a última imprensa investigativa do Brasil

  20. Excelente reportagem, mostrando Édson Fachin disse: a justiça é diferente para pobres e ricos. Se o corrupto Toffoli tivesse vergonha na cara, pedia pra sair.

  21. Parabéns a Crusoé, por essa atitude e coragem de revelar fatos sombrios acerca de "intocáveis". Que seja o início de uma nova "lava jato" agora de ministros que corroboram para um sistema político corrupto.

  22. Essa é a Crusoé que eu assinei! Reportagem corajosa! Chega de se borrar pro STF! Lava toga já! Senadores, agora é com vocês! Vamos trabalhar Sr. Alcolumbre e outros que não assinaram a CPI da Lava Toga ainda.

  23. Reportagem muito boa. Parabéns!! Em nosso conhecido Brasil, só o fato de termos uma matéria desse nivel e com esse escopo já representa um significativo avanço.

  24. Crusoé, muito honrada em ser assinante. Parabéns é pouco para esses jornalistas corajosos da revista e do Antagonista. Que havia sujeira grande por trás dessa tentativa infame de criminzlizar a Lava-Jato, todo mundo sabia. Mas, os detalhes sórdidos estão aí, escancarados. Quero ver esse verme negar. É para fazer vomitar de tanto nojo esse verme . E temos que estar atentos para a nova indicação de ministro do STF, para que seja um com currículo, de notável saber jurídico, reputação ilibada.

  25. Agora entendo a obsessão de Toffoli em destruir a lava jato. Pedia para ficar sozinho nos plantões do STF e aproveitava. Deu liminar para suspender as investigações do COAF etc. Criou aquela treta com as alegações finais. E tudo fez para soltar o amigo e cúmplice lula

  26. Nada maus mim surpreende, esse Toffoli nunca deveria ter chegado ao STF, mas como trata-se de cargo indicado pelo poderoso de plantão no planalto, é isso aí que acontece, quando Sérgio Moro disse que não estava à venda, estava muito certo que esses caras vendem a alma para chegar ao STF, uma vez lá, se desvirtuam do cumprimento da Constituição, pois precisam continuar agraciando os seus padrinhos. E o povo , como fica? Milhares de pessoas passam fome e morrem todos os dias em leitos de hospitais

  27. Se o presidente da mais alta corte do País e um bandido e seus colegas não fazem nada, o agu não faz nada, o pgr não faz nada, ninguém faz nada...o que poderá acontecer? Insurgência, guerra civil, separar estados ? Republiqueta das bananas

  28. Uma laranja podre num cesto contamina as demais. Será que os demais ministros do STF vão aguentar o odor exalado pela putrefação dessa laranja?

  29. Se tivéssemos em um país sério, com instituições sérias, livre de uma corrupção endêmica, já estaríamos livre desse sujeito? Sai presidente e entra presidente e a teia corrupta continua sua saga de prender a esperança dos brasileiros de um país melhor. Vinhos caros, milhões, bilhões, paca, etc, e brasileiros morrendo em hospitais precários, crianças que se tornarão analfabetos funcionais para continuar azeitando a máquina podre chamada Brasil.

    1. E continuam almoçando lagosta! pode? Pode! No Brasil tudo pode.

  30. Crusoe mata a cobra e mostra o pau! E agora? Vão censurar a revista novamente e ignorar essas evidências escandalosas? Que vergonha! Ministros reajam e honrem suas togas!

  31. O Brasil, desde 1.889 até os dias atuais, são 131 anos, sempre foi saqueado pelos seus superiores mandatários do poder e também por grande fração dos poderes da justiça. Este DNA foi formado ao longo destes 131 anos e que foi piorando à medida que o país crescia em suas riquezas. Vai ser muito difícil combater isto. O povo ainda é muito mal informado e formado. É UMA DESGRAÇA. É UMA PENA. E a pobreza só aumenta.

  32. BRASIL Pátria Amada, Brasil Pátria Educadora e agora PÁTRIA AMADA,BRASIL: das 131.408 mortes, 4.319.184casos confirmados de “uma gripezinha”; dos $89mil depositados na conta Michelle Bolsonaro; do Queiroz-o operador da holding família Bolsonaro;das rachadinhas; da fantástica loja de chocolate

  33. E quando esse verme, parido de um útero maldito vai pagar por isso? Ele e seus pares, vermes do STF. Povo de merda , país de merda.

  34. Confesso que estou pasmo. Nem de longe imaginava tal coisa. Agora tudo deve ser investigado à exaustão. Não é em vão que querem dar um fim Lava Jato. Está demorando muito? Vê-se que quanto mais desembrulha mais tem para desembrulhar.

  35. Bandidos assaltaram o Supremo e os bandidos do legislativo,que poderiam fazer algo,não fazem nada!So mesmo uma tomada firme de decisão do povo esclarecido pra resolver.Mas estamos esperando este povo faz seculos...

  36. Personagens conhecidos , lugares estranhos, negócios excusos ja atingindo a alta corte e esse mal intencionado Dias Toffoli.

  37. O Sr.Marcelo Odebrecht prestou desserviços e serviços ao país. É ainda mito cedo para avaliar o saldo. Ele ainda pode realizar ações muito positivas pelo Brasil. Trata-se de maior, experiente, inteligente, rico, vacinado. Pode e deve se precaver. Não está lidando com cidadãos normais.

  38. Longa a reportagem, mas sintetizando mostra o quanto esse ministro está envolvido em falcatruas para interesse próprio ou do governo a quem servia na época.Cadeia a todos...

  39. Só + uma. Quando hackers obtiveram de forma criminosa, ao invadir o telegram de juízes e procuradores da LJ, divulgando de forma expuria e seletiva, textos apócrifos ou não, escutava-se em Marte a “imprensa” sensacionalista e “honrados” juízes vociferando sem base legal a punição sumária dos que buscam julgar punir corruptos. Agora, com provas obtidas legalmente por procuradores, “nadinha de nada“, publicam ou respondem nosso MP ? Shame-II

  40. Continuo pasmo (asno tb) porque a mídia em geral não divulga essa impecável matéria investigativa. Se alguém souber, pls compartilhe. Pesquisando, encontrei que em julho a publicação Vortex Media fez materia parecida, porém sem essa farta documentação com provas. Não há respostas de juízes ou procuradores, indícios de investigação ou abertura de processos. Vai continuar por isso mesmo ? Onde estão os “grandes” jornais do País ? É só a política do “deixa como está pra se ver como fica” ? Shame

  41. O que esperar em um país onde homens que fazem leis, e, homens que julgam são os principais surrupiadores do povo? Justiça?

  42. enquanto o povo e a grande mídia permanecer calados , sendo coniventes com essa podridão toda , nada vai mudar e está reportagem que demonstra coragem , como teve os integrantes da lava jato , acabará caindo no esquecimento e os ditadores de toga , ainda conseguiram ao invés de punir os investigados acabaram punindo os investigadores , como tem sido até agora na cúpula do judiciário , e sendo o próprio senado um protagonista nessa história , vai ser muito difícil fazerem a justiça , só renovando

    1. Castas estão instaladas no Brasil, temos uma oportunidade este ano pra dar um recado, eleições municipais. Aqui em casa estamos estudando nossos candidatos, na menor dúvida de mal caráter é riscado da lista. Vai demorar e vamos reduzindo estas castas.

  43. A satisfação de conhecer a verdade por meio da explêndida reportagem contrasta com a revolta de não ver isto apurado. Não há só indícios, mas provas. Impeachment já!

  44. O Brasil nunca terá homens honrados no poder,pois se isto viesse a tona em um País sério, o amigo do meu amigo do meu pai, já teria pedido perdão ao povo e teria se suicidado.

    1. Que seja! Melhor um esquerdista bom caráter do que um direitista corrupto.

    2. A tua afirmação pode ser aplicada a qualquer segmento da sociedade, que é válida. No caso específico do STF, as duas que lá estão, atendem os interesses da esquerda e não dos brasileiros.

  45. Parabéns a Crusoé por esse grande furo de reportagem que mostra de forma escancarada a podridão do sistema. Não fiquei surpreso com as revelações incontestáveis sobre o Toffoli, mas acho impressionante que essa matéria da Crusoé não tenha eco em NENHUMA mídia de “renome” no Brasil. E não vi ainda, como esperava, uma enorme reação de repúdio da sociedade brasileira.

    1. Toffoli Gilmar Lewandowski MAMello cmelo Morais Carmen Weber Barroso Fachim Fux , são exemplos do que há de pior no ser humano.Mau Caratismo!

  46. Mainardi e Sabino, primeiro quero parabenizá-los pela coragem de expor tanta podridão mesmo sofrendo censura dessa gente sórdida que deveria nos representar. Estou revoltada por ver um Deltan Dallagnol que foi um verdadeiro herói ser punido pelo Judiciário enquanto os grandes culpados pela corrupção parecem sempre inatingíveis. Essa matéria prova que a impunidade é de fato a raiz da maioria dos problemas que enfrentamos. Temos que exigir a punição de Tofolli e de todos os envolvidos.

  47. Esse negócio : "AMIGO DO AMIGO DO MEU PAI". Vai ficar por isso mesmo? Ou será que medalhão da República no Brasil é blindado pelos seus pares?

  48. Caríssimos Mainardi e Sabino; sou assinante com muito prazer de CRUSOÉ e O ANTAGONISTA + e dado o SILÊNCIO CÚMPLICE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, não me importo e acredito que a maioria dos assinantes também não,se CRUSOÉ abrisse essa matéria para o público em geral. Estão tentando nos censurar por omissão. O povo brasileiro precisa tomar conhecimento disso para tomar as rédeas da nação! É o que podemos fazer no momento contra essa quadrilha. Liberem!

    1. Eu sempre falo para que abram determinado conteúdo para conhecimento público.Este é um.TODOS TÊM O DIREITO DE SABER SOBRE ESTE FALSO GUARDIÃO DA LEI E DA ORDEM.

    2. Apoiadíssimo! Pedimos a abertura desta reportagem ao público em geral!

    3. Apoiado. Como leitores abrimos nosso privilégio em favor de todos os brasileiros.

  49. A historia se repete dessa vez quem tenta agradar tofoli pra se proteger é os bolsonaros família de bandidos que ajudei a por no poder!

    1. isso meu camarada, a peça é a mesma muda apenas os atores...!!!

  50. O Judiciário brasileiro faz ouvidos moucos quando não lhe é conveniente investigar. Vejam-se, por exemplo, as delações desse Marcelo Odebrecht, do próprio Palocci, e de tantos outros. Aliás, uma Justiça que tem a cara de pau de punir um Deltan Dallagnol com base em denúncia de um sujeitinho como Renan Calheiros ou que ameaça um Sérgio Moro por simplesmente ter conduzido a maior operação contra corrupção no Brasil não merece nenhum respeito. Só desprezo. Há muito tempo.

  51. De longe é o pior e mais despreparado componente da pior corte que já tenha se formado em todos os tempos. Além de não ter saber jurídico, mal tem competência de advogado pois só atuou em sindicato e pendurado nos sacos do lula e do zé dirceu. Aquelas caras de bobo que fazia nas presidência das sessões perguntavam "que porra esses caras estão falando"?

  52. muito difícil compreensão pois envolve muitas pessoas em épocas diferentes. só se sabe que tem sujeira aonde quer que se procure .

  53. Vamos ver onde vai dar esse negócio. E o Gilmar Mendes e seus negócios privados universitários e sua mulher advogada de grandes clientes no Rio de Janeiro, o Estado mais encalacrado com a máfia?

    1. Realmente temos uma máfia como governantes incluindo o judiciário. Larápios desgraçados.

  54. Viva a liberdade de imprensa e a competência profissional de Rodrigo Rangel e Luiz Vassalo. Agradecimentos aos publishers pela coragem. Afinal, o infame inquérito do fim do mundo vai ser encerrado na presidência do ministro Luiz Fux ???

  55. É ESCANDALOSO o Brasil ter um ministro do STF como o TOFFOLI, tendo praticado tantos atos imorais e delitivos, conforme se vê nesta belíssima reportagem. Que país é o Brasil, já avançados mais de 20 anos no século XXI?

  56. Tudo é gravíssimo. Mas o relato da mesada de mais de R$ 100.000,00 recebida por “T” do escritório de advocacia de sua esposa que atua em causas sob julgamento do STF é, simplesmente, estarrecedor. Precisa ser investigado.

    1. Concordo. É mais grave ainda e a imprensa que vive de publicidade estatal continua fazendo de conta que os fatos revelados nem existiram.

  57. Quando Lula ainda era sindicalista perguntaram a ele quem pagava os estudos de um filha na Suíça, ele respondeu um amigo, depois de todos esses anos descobrimos quem era esse amigo Emílio Odebrecht, custeava tudo do Lularapio pois ele frequentava restaurantes caríssimos em SP, bebia tudo do bom e do melhor, tudo o que veio depois não é mera coincidência e fica a pergunta quem era advogado de Lula, PT, Toffoli... incrível né gente, o povo brasileiro deve proteger a Lava Jato a todo custo.

    1. As tentativas de desmonte da LJ sabemos todos que é para proteger Ministro do Judiciário. Não podemos ficar calados. Temos que lutar contra o desmonte. Vamos para as ruas.

  58. Gostei da matéria. Documentada e com acesso aos depoimentos gravados. Fantástica!! Parabéns, Crusoé!! Nós sabemos quem do STF está envolvido em esquema. A postura de cada um ali evidencia quem tenta abafar todo tipo de investigação e quem não.

  59. Temos de repassar este documento histórico para além das nossas fronteiras. O mundo precisa saber a causa da dor, do desalento e da miséria que acomete o povo brasileiro.

  60. A ficha corrida do "T" é escandalosa. Aras tem que desengavetar os crimes toffolianos urgente pra não cometer prevaricação. Ou pedir para sair da PGR. Ou nós, o povo, fazermos isso por ele. Do jeito que está, não pode ficar.

  61. Já havia perdido um pouco a esperança, haja vista tanta notícia ruim, pensei até em cancelar a assinatura, não pela excelência da revista, mas pela falta de perspectiva de notícias que pudessem dar ensejo ao combate à corrupção. Parabéns à Crusoé!

  62. Quero VER a CRUSOE falando também sobre o AEROPORTO PIRATA, que a revista investigou ano passado, afinal essa turma dos “3 poderes” ainda andam utilizando o referido CLANDESTINO!!! PQ a revista não continuou a investigar?!

  63. normalmente eu envio e-mails ao espaço "fale conosco" dos órgãos públicos (câmara, senado, STF, etc) mostrando minha indignação cidadã aos fatos absurdos que vivenciamos, principalmente os relacionados à impunidade. O que mostra esta reportagem será o próximo tema de mail para a PRG e STF. Vou dizer que fica muito claro o interesse em acabar com a lava jato!

  64. Onde está a Globo que não divulga isto?? Está com medo?? Não é fake news! Está tudo documentado. Mas Já que a grande mídia não divulga, vamos mostrar tudo nas redes sociais. O Brasil precisa saber destas falcatruas ou será que vamos ser presos por divulgá-las. Pobre Brasil!!! 🤬🤬🤬🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  65. Interessante quando se descobre o que todos sabiam ou imaginavam. Afinal, qual seria o cacife do rábula de Marília para ascender ao STF. Foi sempre um zé mané, que viveu à custa de expedientes escusos, começando como advogado da quadrilha...

  66. Como disse Diogo em seu curto vídeo, nenhum meio de comunicação relevante republicou tal matéria. Uma mistura de vassalagem com MEDO. Até a Globo esquivou. Impressionante o PODER ABSOLUTO do STF.

    1. Por isso assinei. Jornalismo independente. Mais temos que ficar atentos também ao que se pública aqui.

  67. Bolsonaro .. como foi o almoço com o José no último sábado??esse cara tem. o dedo podre mesmo.. nunca votei tão mal.na minha vida..

  68. Demorei, mas li tudinho (e vi todos os vídeos). Um dos pontos principais da fala de Marcelo Odebrecht é na dificuldade de se distinguir entre o que é serviço advocatício e o que é lobby. Com toda certeza, esse é tipo de fala que aborrece a AOB. No mais, pelo exposto, o Brasil não terá jeito nem daqui a 100 anos. A menos que, neste exato momento da história, a Lava-Toga venha pra arrebentar a Pandora do Judiciário Brasileiro!

  69. Lendo a reportagem, lembrei-me daquele video dele no sindicato do PT e falando rindo que um dos processos tinha sido roubado por um dos membros e por isso foi encerrado.

  70. Imaginem se algum dia isso chegará ao "trânsito em julgado" e que o Toffoli seja "declarado culpado". Imaginaram? Pronto, agora esquece...

  71. Orgulho de assinar a Crusoe. Uma das poucas coisas que me dão satisfação. A imprensa livre e fazemos parte disso colaborando não só financeiramente mas estimulando os excelentes profissionais com esse espaço apoia ao nos dar voz aqui não nos sentimos tão apático,inertes como a maioria do povo brasileiro. O que me deixa intrigada é essa falta de reação da população da imprensa falada e escrita(oficial). Até quando povo? Estamos como zumbis nesse mar de lama.

    1. Exatamente. Há um silêncio obsequioso de quem deveria ter mais "disposição" pra fazer barulho.

  72. Não temos mais salvação. A "democracia" que foi montada a partir de 1985, com os esquerdistas tomando de vez o controle total do País - dos governos aos poderes legislativos e judiciários, das universidades a imprensa, das ditas "entidades civis" "a la" OAB, Igreja Católica via CNBB, é falida, não tem conserto. A corrupção dessa canalhada não tem paralelo no mundo.

    1. Acorda bozomerda. Teu jumito é o maior produto disso. Ele é aquela família desgraçada

  73. É preciso lutar contra a desesperança de mudar isto. De alguma maneira, tem de ser impedida a blindagem que os três poderes constroem. É vergonhoso e revoltante.

  74. Chega a dar náuseas, até quando os desmandos continuarão e os ímpios zombando e vivendo nabesmamente com o dinheiro pagos pelos cidadãos de bem através de altas cargas de impostos.

  75. A PGR (procuradoria geral dos ratos) ficará quietinha, deixando o tempo passar para ver se o mal cheiro passa. Mas não vai passar enquanto a podridão ainda estiver lá. Quanto ao "jornalismo", ficou mais do que claro que a grande mídia age por conveniência. As verdades quando são inconvenientes não podem ser ditas. Temos que ir pras ruas e fazer muito barulho. Talvez assim o constrangimento dos veículos de comunicação serão tão grandes que serão obrigados a noticiar.

  76. Inacreditável ! Não digo sobre a corrupção no STF, mas sim, como que está revelação corajosa que denúncia investigação dessa envergadura ao ex Presidente do STF, EMUDECEU TODA MÍDIA Nacional ? Nenhuma vai repercutir ?! INACREDITÁVEL ! Apenas a Jovem Pan fez uma pequena menção ontem. Se essa investigação for adiante, irá revelar muito mais. Parabéns equipe Crusoé !

  77. Um enredo muito bem arquitetado como sempre - indicações para manter o esquema. Contudo, se a mídia não colaborar as denúncias virarão pó.

  78. Matéria boa, mas longa e cansativa. Vou resumir com a música do Bezerra da Silva ..... Se gritar pega ladrão, na fica um meu irmão........

    1. Quem canta isso é um general palhaço que apoia o centrão e o jumento boçal e corrupto

  79. A vergonha não é apenas ver escancarado a podridão das nossas autoridades, que já sabemos e que não nos surpreende. A vergonha secundária é não ver, depois de um dia de reportagem colocada não ver nenhum veículo da imprensa repercutir!!! Medo?? Comprados??... Se a imprensa não defender os brasileiros o que restará?? Venezuela?!..... MORO 2022!!!

    1. Quem confia nas cortes supremas do Brasil, a maioria bandidos sempre querendo leva vantagem é uma vergonha! Lena

  80. Até agora eu não vi repercussão da mídia, será que vão se acovardar e deixar passar um assunto tão grave, e o PGR vai fazer igual avestruz? Parece que neste país só tem borrão.

  81. Lula ter indicado Tóffoli para o Supremo foi o cúmulo da arrogância, já que não havia notório saber jurídico em alguém reprovado duas vezes no concurso para juiz. O Senado ter aprovado tal indicação foi o cúmulo da sabujice. O resultado disso vamos amargar por décadas.

    1. Exatamente Maria, acredito que seja o Aras o próximo no STF, tudo pra minar e destruir a Lava-Jato.......

    2. Depois de tantos escândalos, o mínimo, Maria, seria o atual Presidente indicar alguém com grande experiência como Juiz, concursado obviamente. Já a opinião e as crenças desse novo Ministro, ninguém saberia prever.

    3. Espere pra ver a indicação de Bolsonaro, "pelo andar da carruagem", as expectativas não são nada boas.

  82. O PGR nesta história toda é o Prevaricador Geral da Republica, enquanto os politicos, advogados e empreiteiros brincam de Sodoma e Gomorra.

  83. Não podemos esperar nada de cumprimento da Constituição do Dias Toffoli é jeitinho aqui e ali para poder atender suas demandas

  84. Essa Revista que é um marco na imprensa nacional já exibiu as trevas o suficiente, resta ajudar a instalar a luz,engajando-se na defesa da EC que altera a composição os critérios de acesso do STF para 27 membros,um por cada UF eleitos para mandato de 10 anos. Namastê!

    1. Que altera a composição e os critérios de acesso do STF, um por Unidade Federativa eleitos por Colégio Eleitoral para mandato de 10 anos. Namastê

  85. Tofolli vai parar na cadeia, certeza que vai Só no Brasil é que homenageiam incompetentes. O lugar desse cara é na cadeia Ele e toda a gangue do STF que age em prol de bandidos Tem muita gente querendo isso . Justiça para os juízes injustos

  86. Pois então..a essa altura o filhote Odebrecht, , hoje considerado o maior inimigo de seu próprio pai, por quem está sendo processado, foi despedido por justa causa da empresa que presidiu, e que permanece preso, ainda que em prisão domiciliar, com todos os seus bens bloqueados, decerto vivendo de empréstimos, enqto todos os demais citados, incluso o ministro, estão soltinhos da silva. Este é o nosso Brasilzão velho de guerra. Alvaro Costa/@brasília_urgente

  87. A L.Jato puxou uma pena e veio um aviário inteiro. Cd vez mais fica claro pq os três poderes tem interesse em calar a LJato. Triste é lembrar q Bolsonaro q se elegeu com a bandeira da LJato na mão, mudou de lado. Traidor mor. Moro22

    1. Bolsonaro é farinha do mesmo saco com relação ao enfrentamento da corrupção, finge ser um lavajatista mas os interesses pessoais falam mais alto, se aliou aos canalhas da politica, usou da boa fé de Sergio Moro.

  88. Até agora eu só vi o Neumane divulgar a reportagem, aliás de modo elogioso. O resto da imprensa vai ignorar? O que é, inveja?

  89. Só a Crusoe e o Antagonista vão repercutir o assunto? Cadê o jornalismo livre desse país? É assustador. Parece que vivemos mesmo numa "matrix".

    1. Palocci de todo poderoso após delação, ninguém repercutiu absolutamente nada. no congresso, nas mídias tradicionais, na justiça, na PGR. incrível o silêncio e a indiferença. a delação de um supra sumo do petismo, tem menos importância que uma fofoca do BBB.

  90. As revelações trazidas pela Crusoé são devastadoras mas não surpreendem. Lança luz nas razões pelas quais tantos "acordões" foram feitos. Justifica porque o Toffoli sempre tomou decisões "estranhas" que favoreciam poderosos e enfraqueciam a busca da verdade. Quando as principais figuras do poder tem rabo preso, com o presente e com o passado, se mobilizam para que um acoberte o erro dos outros. Espero que esse escândalo sirva para que ações efetivas sejam tomadas para punir essa gente.

  91. Além de amigo de ex presidiário e condenado, o Lula e das Empreiteiras, atualmente ele apadrinha o atual Ministro da Justiça, o tal do André Mendonça, virou unha e carne com o Jair, o tal Bolsonaro, que ora aparelha muitos, órgãos brasileiros e está abençoando o ministrinho da Justiça, afilhado de Toffoli, para o futuro cargo no STF.

  92. Então pelo que li é bandido julgando bandido e como fica, Depois de tudo isso continua? Não existe nenhum mecanismo para defenestrar esse cidadão da mais alta corte,responsável e guardiã da constituição. Boris Casoy dizia isso e uma vergonha.

    1. esse PGR é um engavetado, para proteger seus bandidos de estimação. lena

  93. Que bela reportagem. Agora aguardemos e sejamos esperançosos com os desdobramentos.. E um tal de Mainardi poderia aprender algo,né?!!!!

  94. A matéria e os vídeos acima são estarrecedores. Nenhum servidor público envolvido nas suspeitas trazidas, com documentos e depoimentos, pelo empresário mais corruptor condenado pela maior operação anti corrupção do BR tem condições de continuar integrando a Corte Suprema do país até completar 75 anos, sem responder às acusações e provar sua inocência. Nenhum brasileiro honesto e descente que contribui para o tesouro nacional e a democracia funcionando pode admitir esse privilégio contra a CN.

  95. Essa reportagem TEM de ser aberta ao público via Antagonista! É um serviço de interesse público de absoluta utilidade nesse momento pelo que passamos!

  96. O Gado hoje teve a língua e a narrativa obliteradas... Falam mal da Crusoé por criticar seu mitinho, mas eaaa reportagem veio a mostrar o que é jornalismo de QUALIDADE E INDEPENDENTE.

  97. Tais fatos, estarrecedores, em qualquer país do 1º mundo, não ficariam escondidos do povo, da mídia, da imprensa e das instituições! O maior bandido da Terra, o larápio mór Lula da Silva, após julgamento pela Lava Jato, deveria continuar atrás das grades onde, acertadamente estava. Os bandidos Toffoli, ex-presidente do STF e seus comparsas Gilmar Mendes e Lewandowski, o soltaram. Este artigo e seus vídeos são a prova q faltava p/ prender Toffoli. Quando isso irá acontecer? Moro p/ presidente já!

    1. Esse é o típico gado de rebanho!!! Só segue o grupo. Capacidade de raciocínio "ZERO". A solução é simples: MORO 2022!!

    2. Esse amor e ódio do gado bozista ao Moro chega as raias surreal.

    3. Vc é o amigo do amigo?? Como tem brasileiro otario!!

    4. Se omitir de algo que ele só veio a ter acesso HOJE, como todos nós?

    5. Tem gente que ou se faz de bobo ou é de fato, seu caso vai além, é mau intencionado mesmo.

  98. A GENTE SABE MUITO BEM QUE CORRUPTOS DEFENDEM CORRUPTOS: POR ISSO É QUE A LAVA JATO RECEBEU O ATAQUE GERAL EM BRASÍLIA QUE A FULMINOU. TOFFOLI, GILMAR MENDES, LEWANDOVISCK, BOLSONARO, LULA, ALCOLUMBRE, MAIA, ETC... VAGABUNDOS!!!

    1. Exatamente. Aras comandado por Bolsonaro estão desmontando a lava jato

  99. É vergonhoso ler essas denúncias sobre um Ministro da Suprema Corte do país. Mais vergonhoso como um advogado, que nunca foi juiz, chegou ao STF. E diante de toda a investigação realizada, os senhores procuradores gerais da República, engavetarem os documentos. #LavaTogaJá!

  100. Tem alguém do Dep. Reclamações? Não tem local ora reclanar que a Crusoé pede pra assinar todos os dias. Agora, assinei as duas publicações e aparece assim....sua assinatura está atrazada !!!!

    1. Se escreve "atrasada", garanto que eles não escreveriam com "z", hehehe

  101. A escolha do Aras não se deu por acaso. A cada dia suas atitudes confirmam o que seu perfil divulgado inicialmente já antecipava.

    1. Os submissos "Carranca" e "Calvinho", foram escolhidos a dedo pelo "Mico" traíra e futriqueiro, para acabar com a Lava Jato que tanto apavora a ele e demais corruptos de plantão.

  102. Tenho minhas dúvidas sobre uma lava toga. Estou achando o termo muito brando diante do exposto na matéria. Dessa vez todos têm que cobrar o senado. Desde o porteiro até a maior autoridade de direito!!! Será que tem mais santo de barro de onde surgiu esse?... ...e assim se completa mais um capítulo do "vamos enterrar a lava jato a todo custo"... #morosempre

  103. Olha a capivara desse sujeito, ex-presidente do stf, mostra bem sua origem:PT. O rosto desse senhor é suas atitudes só confirmam as declarações de Marcelo Odebrecht. Nojento ao extremo.

    1. Concordo... abram essa matéria no facebook. Por favor, Meninos!

  104. Senhores: Quem julga o STF? Quem vais julgar a reeleição no senado? entenderam, mesmo a EC n° 16 dizer que não pode , o STF vais dar um jeito

  105. As quadrilhas que assaltam o país são muitas e com diversos interesses e envolvem o legislativo, o judiciário, o executivo e o empresariado. Quanto ao ptoffoli os senadores têm que tomar providências que lhes cabem e o MPF apurar tudo isso não esperando pela boa vontade do pgr.

  106. E depois as “excelências “ não querem ser achincalhadas pela população nas redes sociais. Que vergonha esse Supremo que temos !!!!

  107. Este é o nosso Brasil e a nossa SUPREMA CORTE !!!!! VOCES TINHAM DUVIDAS DISTO ? COMO PODE UM REPROVADO EM CONCURSOS E ASSUMIR UM LOCAL QUE CONHECIMENTO VASTO E INQUESTIONÁVEL

  108. Excelente reportagem, ótimo texto. O cidadão comum gosta muito de saber que há imprensa independente escarafunchando os fétidos porões do poder público e da Justiça. Talvez dessa reportagem possa emergir informações sobre a mesada de 50 mil mensais que Tofoli (ou a mulher dele?) recebia por meio de um banco camuflado num velho prédio de BH. O caso foi abafado?

  109. Os esquemas são repetidos à exaustão. É reforma da casa, e’mesada de 100 mil da esposa advogada. Todos envolvidos são críticos ferrenhos da lava jato. Querem "correção de rumos". Está ficando claro o motivo.

  110. Excelente matéria. Infelizmente sabemos que nada irá acontecer. Nem investigado esse bandido será. É só ligar o forno que a pizza já está lá dentro. O poder neste País é podre. 🤮🤮

  111. Lixo. Só temos lixo nos mais altos postos da República. Aí vem um candidato e nos dá esperança de que iria combater esses estrumes. E o que aconteceu com a mudança? Só o candidato mudou. Bolsonóquio, mais um estelionato eleitoral. Mais um Lularápio em nossas vidas. Moro2022.

  112. Esse Aras tem o Toffoli onde quer. A subserviência mencionada no discurso do Fux só está começando. Esse Bolsonaro é mesmo um homenzinho de sorte. Já prendeu, via seu faz tudo, o rabinho do togado. Não à toa a PGR quer os documentos da Lava Jato de Curitiba. Tem muito material bom por lá, não pra fazer justiça para o país, mas pra prender mais rabinhos graúdos dos 3 poderes. Tô com uma obrinha aqui em casa. Será que a OAS pode vir aqui e fazer pra mim? Mas o amigo do meu amigo não é amigo deles.

  113. Não vi nenhuma repercussão na grande mídia. Em breve, teremos punição para os Procuradores que vazaram o processo. Quem viver verá.

  114. Caramba! Eu sou um cara comum assalariado, aposentado e não tenho nada apos 45 anos de trabalho nesse Brasil, leio uma reportagem dessas com esses envolvidos, vivo apavorado e entendo o porque nada vai dar certo nesse pais. E ver o Toffoli ser homenageado no Senado e Legislativo, alem das palavras do Presidente sobre ele é APAVORANTE.

  115. Nenhuma supresa apesar das muitissimas novidades. Surpresa sera se eu ainda estiver vivo quando todo este lixo for avaliado e julgado em um tribunal

  116. SUGESTAO: Os "Docs" como imagem de e-mails e etc, poderiam ser abertos realmente como imagem, de forma que nos permita ampliar sem distorçao, para uma melhor leitura.

  117. Lendo tudo isso, só fico pensando no ACORDÃO que deve estar sendo muito bem firmado entre os poderosos...tudo no mesmo bolo.

  118. Muitos descrentes. Eu continuo achando que vai demorar, sofreremos muitos revezes ainda, mas a coisa vai começar a melhorar com a imprensa pressionando e pressionada, com o MPF pressionando e pressionado, com a PF pressionando e pressionada. Nós, o povo, estamos pressionados, por enquanto. Mas voltaremos a pressionar.

  119. A Cruzoé é uma das poucas que ainda se mantém independente, parabéns pela coragem, não é atôa que todos querem acabar com a Lava Jato.

  120. Se com a divulgação dessa matéria o Tofolli não sofrer o impeachment, o discurso de poderes independentes vai pro saco. Fica claro e evidente que o Senado e o STF acordaram de um poder não molestar o outro. Isso significa o fim da democracia.

  121. Tarde chuvosa aqui...Me deu um baita sono... No DF, juntos numa sala do STF, Toffoli, Levianowsky e Gilmar, riem alto das trapalhadas do errático Bolsonaro, quando entra um jovem portando uma longa caixa embrulhada para presente. Ele é muito cordial, excessivamente humilde, com um singelo uniforme cinza claro e um típico boné de Carteiro. Os três homens o olham; ele abre a caixa; retira uma pequena metralhadora portátil e... E MATA OS 3!!!... (Han?!... Quá... Acordei: Eita sonho besta né?).

  122. O que esperar de um advogado do PT, sem nenhuma qualificação jurídica e moral, nomeado para o STF como Calígula nomeou seu cavalo Incitatus para o Senado, senão aproveitar as benesses do poder, a traficar influências e vender sentenças?

  123. É estarrecedor que o Ministro Dias Toffoli esteja ainda no #STF. O #SenadoFederal através do seu Presidente @davialcolumbre deveria desengavetar os pedidos de impeachment!! #ImpeachmentDiasToffoli já!! para que o #STFVergonhaNacional comece a deixar de ser uma vergonha!

    1. Davi Alcolumbre e o Rodrigo "Botafogo" Maia, ainda deram uma medalha para o Zé Toffoli anteontem, pelos bons serviços prestados à causa da politicagem brasiliense...

  124. Eu não canso de fazer coro ao óbvio: enquanto nesse país bandido não for condenado e enviado para a cadeia muito rapidamente e por muito tempo, sem progressão de pena, nada vai mudar. Roubar é a única coisa que esses pilantras sabem fazer bem. E não param, de jeito nenhum, enquanto não forem impedidos.

  125. Ótima reportagem! É estarrecedor que haja gente passando fome no Brasil e essa corrupção escancarada, desumana. Gente podre,

  126. uma matéria dessa merece um prêmio. muito obrigado Crusoé por mostra as verdadeira cara de quem diz defender a constituição.

  127. Parabéns à Crusoé pela excelente reportagem. Sabemos que não teremos condições de tirar estes psicopatas do poder, porém são matérias como estas que representam a luta dos cidadãos de bem contra os desmandos destes bandidos.

  128. Excelente matéria. Enquanto alguns criticam, eu uma simples leitora parabenizo a Revista Crusoé. Pela matéria e pela coragem. Aos brasileiros resta somente um caminho o caminho do combate à corrupção. Lutarmos para que esse trabalho não seja esvaziado pelo PGR. E sim devemos nos unir em prol do combate a Corrupção. Mesmo que tenhamos que pedir impeachment e Lava Toga Urgente. Esse é o nosso papel. Art. 1. CF. TODO PODER EMANA DO POVO. Acabou. Chega de sermos manipulados o ordenados como idiotas.

  129. Um dia, um motorista de taxi falando sobre isso que é quase uma marca nossa disse: "o Brasil só tem um jeito! chover uma semana gasolina e depois cair um raio..."

  130. Apesar de sabermos que acusações e investigações sobre certas autoridades terminam em pizza, a perda da credibilidade é entendida como perda de autoridade, mesmo que pequena.

  131. Foi por causa desse tipo de jornalismo que orgulhosamente assinei esta revista. Parabéns. Foi também pelo "jornazismo" pós intervenção do sinistro Mefistófilis que bastante decepcionado solicitei o cancelamento desta assinatura, que vai expirar em Dezembro. Começo a repensar o assunto. Prá cima deles....

  132. Será quase impossível que o PGR reabra o caso e o mande para o STF. Assim, o combate à corrupção fica estancado no judiciário. O Senado também não colocará nada que possa investigar ou dar andamento a um eventual impeachment do magistrado. Especialmente se o atual presidente do Senado for reconduzido. Pobre Brasil!

  133. Reportagem muito boa, mas infelizmente, todos nós sabemos, não vai dar em nada, nós já nos acostumamos a ser roubados e o dinheiro roubado vai calar o responsável em continuar com o processo. Infelizmente...

  134. E a imprensa comprada se cala, sequer uma virgula, uma silaba, nada!!!! Vcs Antagonistas são mesmo uma ilha nesse jornalismo brasileiro putrefato.

  135. Excelente trabalho, mas, volto a pedir, vcs poderiam permitir que compartilhássemos esse tipo de informação. Com certeza atrairiam outros assinantes

  136. Parabéns Crusoe ! Sigam firmes no trabalho de vocês . Fazem um grande serviço ao país . Ass.: Um Assinante orgulhoso pelo belo trabalho !

  137. Parabéns - Excelente reportagem - Vai testar o sistema, vamos ver como Fux vai controlar esta nova chacoalhada - O T com todos os acidentes domésticos que sofreu demonstra não estar tão tranquilo assim - O grupo Crusoé e oAntagonista tem todo meu apoio neste momento onde predomina manipulação da imprensa e de jornalistas comprados - Just keep going

  138. Excelente matéria! Vamos acompanhar o movimento dos senadores para o impeachment destes “amigos do amigo” do STF.... De olho no Senado....

    1. Não vai dar em nada! O senado tem mais da metade dos "excelências" com o pé na jaca da corrupção. Tudo o que eles querem é matar a Lava Jato e os juízes associados. Lembra algum "ministro" do STF que já foi defenestrado pelo senado???? Doce ilusão...

  139. Brasil, país podre. Enquanto isso milhões de pessoas sem trabalho, sem educação, sem saúde, sem perspectiva alguma. E ainda a gente vota num maluco que falava em combate a tudo isso durante campanha. Que investidor sério vai investir numa porcaria dessa?

  140. Meus parabéns Cruzoé, isso se chama jornalismo verdadeiro, baseado em fatos e amplamente documentado. O Brasil precisa ser passado a limpo e toda podridão escancarada. Eu penso que essa matéria deveria ser publicada antes do Toffoli ter deixado a presidência do STF pois a cerimônia de transferência do cargo não teria sido tão deprimente e tão cheia de falsos elogios. Continuem assim que eu renovo minha assinatura.

  141. Gigantes do jornalismo brasileiro! Essa denúncia deveria estar estampada em todos os veículos de comunicação, são fatos gravíssimos! Mas só a Crusoé/Antagonista tem coragem de bater de frente com essa corja!

    1. Ou talvez porque além de receberem dinheiro público através da venda de espaço para propaganda tenham um certo "ciúme" de divulgar mesmo que indiretamente o jornalismo veradeiramente combativo que a Crusoé faz.

    2. Não se esqueça que a galinha dos ovos de ouro da mídia tradicional, tão opulenta nos tempos do petismo, morreu de inanição no atual governo. Ela não vai morder a mão de quem a alimentou durante longos anos

    3. Se não está em outros meios de comunicação é porque são coniventes ou covardes

  142. A título de comparação, por muito menos caiu o Nixon do Poder da nação mais poderosa do planeta e, se investigar, muitos togados estão nesse ramo da pilantragem

  143. Belíssima matéria ! Agora fica difícil , negar , tergiversar e tentar esconder ( ..... não é mesmo Xande de Moraes .... ! ) . Faço um apelo a Crusoé , liberem esta reportagem no Twitter, Instagram ou onde mais for possível . É importante um maior número de pessoas tomarem conhecimento , para continuarem defendendo a Lavajato .

  144. Mais uma vez PARABÉNS a Crusoé pela coragem honestidade de tratar sem melindres de tema tão sensível quanto este, que fala da corrupção nos altos escalões do judiciário. A pergunta que me intriga é: ALGUÉM ESTA SURPRESO??? ALGUEM DESCONHECE ESSE TOFFOLI?? O que me surpreende é seus pares não combater esse e mais alguns bandidos incrustados no STF. Devagar chegamos lá!!!! MORO 2022!!!!

  145. E agora vão fazer o que? Censurar outra vez a Crusoe? O Tofolli é ex presidente do STF mas continua ministro. Absurdo tudo isso...

    1. Nossa o que tem haver Bolsonaro com isso?? Tofolli tem de ser julgado pelo Senado federal!

  146. Parabéns Crusoé por publicar este artigo mostrando como o jornalismo pode contribuir para que toda esta sujeira venha a tona e o povo brasileiro consiga acordar e passar este país a limpo.

  147. Crusoe e Antagonista + estão de parabéns pelas reportagens e por nós deixar inteirados da corrupção em nossa justiça e política.

  148. Parabéns à Crusoé pela apuração! Como é importante ter um veículo de imprensa que faça seu trabalho com coragem e competência. Para desespero dos corruptos e poderosos.

  149. Parabéns Luiz Vassallo & Rodrigo Rangel Espero que o próximo passo seja a divulgação da síntese das denúncias para TODO PAÍS através dos O Antagonista,Blogs, Twitter,YouTube etc. Vamos ver quanto dura o anti-Lava Jatista, Augusto Aras ,na sua luta desprezível para chegar ao STF.

  150. O que vimos ontem, na passagem da presidência do STF ao Ministro Fux, foi um circo com um espetáculo deprimente, pleno de falsidades. Encheram a bola do Amigo do Amigo na maior falta de vergonha e nenhum constrangimento. E placa com as maiores honrarias concedida pelo Congresso. Como se fosse merecida. Um ministro do STF (vergonha) que nunca conseguiu passar nem em um concurso para 'juizeco'. Cambada! Tudo farinha do mesmo saco.

  151. xiiiiiiii !!! Depois do exposto Aras agora não tem saída. Interessante. No aguardo do próximo capítulo. com muita ANSIEDADE !!😉

  152. Se a PGR não trabalhar direito nesse caso, não levar esse pedido a diante, será mais um a ser investigado futuramente. Ou pensa que pra ele há "bem que sempre dure?"

  153. Por isso ta fazendo de tudo para ir pra 2 turma com seus amiguinhos formar maioria!!! Ai não tem parcialidade né? Cadé os outros ministros?

  154. Agora ficou difícil. A PGR está numa saia justa. Se correr, o bicho pega e, se ficar, o bicho come. E está explicada, também, a pressa em estabelecer a censura.E agora, quem será o amigo do amigo da Crusoé e da imprensa livre?

  155. Excelente reportagem!! Só Crusué tem coragem de mostrar uma reportagem dessa. Nenhum outro meio de comunicação tem coragem de mostrar essa Excelente reportagem. Merece o maior prêmio que existe na categoria!!

    1. Isso sim. É uma revista de credibilidade e de muita coragem!!

  156. Ainda estamos no país de lula. Está notícia, mais a referente a wassef, muito próximo de bolsonaro, nos mostra com quem estamos lidando. Lula usou bolsonaro para tirar moro do ministério e minar sua ida para o STF por meio do advogado. É uma suposição bastante realista, a meu ver.

    1. Toffoli gastou o tiro na outra reportagem, agora se ferrou.

  157. São fatos já um pouco conhecidos publicamente. Essas e muitas outras ações escusas, muitas ainda encobertas, são rotineiras. Milhões são roubados diariamente. O STF está muito contaminado e negociatas são recorrentes por lá. As alões mais sujas e questionáveis possíveis são regras para alguns membros. No entanto, com o Senado que temos, nada vai ocorrer. A sociedade tem sua parcela de culpa, por ser inerte e por votar muito mal e não cobrar parlamentares. Tudo continuará tenebroso na justiça.

    1. Ederson, você também é eleitor. Tem cobrado dos seus parlamentares?

  158. Crusoé, liberem o arquivo desta matéria para circular nas redes antes que seja censurada. Vai que o amigo do amigo do meu pai ainda não aprendeu sobre tiro no pé.

  159. Reportagem que merece prêmio. Uma bomba que mostra o quão podre está nossa República. Com todos esses fatos nas costas, um ministro do Supremo faz o que qualquer autoridade do governo lhe pedir, em troca de proteção. Toffoli, ao que parece, é um petista raiz. Imagino suas tratativas com Bolsonaro, de quem se tornou "íntimo".

  160. Profunda e esclarecedora essa reportagem. Sugiro a Crusoé que comecem a investigar os possíveis candidatos de Bolsonaro a ministro. Havendo comportamento imorais e ilegais que sejam denunciados!

  161. neurolinguistica brasileira , vemos marcelo explicando o que É uma relação saudavel. e explicar que Paca é Paca mesmo. é ou não é o ÓDOBÓRÓGÓDÓ ??

  162. Parabéns Rangel e Vassallo! Parabéns, Crusoé! Matéria excepcional, excelente colocar os áudios do Marcelo Odebrecht, é o fato através da voz de quem esteve lá. Apesar da limitada esperança de que ocorra, nunca precisamos tanto de uma Lava Toga como agora, a podridão instalada nas altas cortes é flagrante. Para piorar, o PGR bolsonarista é mais um obstáculo e está trabalhando com afinco para sufocar qualquer tentativa de combate da corrupção. Estejamos atentos, a voz dos bons não pode se calar.

    1. Crusué é a unica revista no Brasil que coloca os podres dos malfeitores, sem olhar quem, para seus leitores tomarem conhecimentos das vardadeiras verdades. Por isto que sou assinante da Cruzué

  163. Pergunta que não quer calar, porque a grande Mídia não publicou uma nota dessa podridão ocorrida nos bastidores do poder, chegamos a conclusão da existência de um conluio espureo entre os personagens citados na reportagem. A lava toga terá de sair do papel, o senado terá de responder as alturas para revelar o envolvimento do amigo do meu pai até onde vai nesse lamaçal de corrupção.

  164. As provas e indícios apresentados são suficientes para colocar em suspeição a atuação do Ministro nos processos derivados da Lava-Jato. Um homem com o mínimo de honradez e honestidade se declararia, no mínimo, suspeito. Mas o que se pode esperar de alguém que (aparentemente) vende sua integridade a troco de dinheiro? Enfim, mais uma mancha negra no currículo do pior Ministro que a Suprema Corte brasileira já viu em sua história.

    1. Toffoli e Aras não tem nem um mínimo de honradez ou ética. Não se pode esperar algo bom de gente ruim.

    2. Odeio ser Advogado do Diabo, mas perto do que outros operadores estavam fazendo, esta questão aqui só se destaca porque depois ele se tornou Ministro Supremo ! Se ele tivesse permanecido como ex-AGU, estava na vala comum, sem tanto destaque... Parabéns Crusoé!

  165. A Crusoé está sendo muito corajosa ao expor as vísceras de Toffoli, cuidado com a censura. Beiçola deve estar irritadíssimo com essa matéria sobre seu pupilo. Parabéns, Crusoé.

  166. Arrasadora essa reportagem. Vai ficar no pódio das melhores do ano. Se não for superada pela sua sequência será a primeira no pódio. Parabéns.

  167. Parabéns pela matéria só falta agora ser censurada. Aí está o motivo de detonar a Lava JATO em sua gestão desastrosa. Faz parte da corja do PT q assaltou os cofres públicos. Cadê o Senado q tem a obrigação de exigir apuração e impeachment desse ministro IMORAL, q até hj só privilegiou os corruptos e prejudicou o país . SENADO CADÊ?

  168. Simplesmente escandaloso, sujo é nos mostra o quão é nocivo ao país, esses elementos travestidos de poder que tem um único objetivo, agirem fora da lei porque é a única forma de saciar a ganância lucrativa que o poder proporciona. E agem sem o menor escrúpulo. É preciso dar um basta nessas organizações formada por personagens que estão a frente dos principais poderes. É uma vergonha. O corporativismo entre poderes em busca de um mesmo objetivo. A corrupção.

  169. Lula.drão transformou o Brasil em um esgoto a céu aberto. Tive que tapar o nariz ao ler a matéria, me deu ânsia de vômito!

  170. Esmiuça o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais antes de prescrever, aplicando atos da Emenda 45. Politicagem partidária com dias contados. Logo AGU e PGR no balaio, puxem a linha que a corda estica PF !

    1. Ccnceituar os requisitos para escolha e investidura no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), especificamente duas destas condições indispensáveis: notável saber jurídico e reputação ilibada. José Dias T , foi sabatinado no Senado, claro que foi, mas o PT tinha que aparelhar o STF, e os Senadores nao viram isto? Barbaridade Thiê

  171. A música "QUE PAÍS É ESTE", composta por Renato Russo, ainda na banda de punk rock Aborto Elétrico, já foi eleita para a lista das 100 maiores músicas brasileiras segundo a prestigiada revista Rolling Stones.

  172. A que ponto chegamos, um ca.lhorda da pior espécie chegar a presidente do STF. Os poderes da República estão completamente contaminados pela cor.rupção. Pobre Brasil!

  173. É asquerosa as informações, os meandros da corrupção. Clara e precisa a investigação e o pior nada acontecerá! Parece que o Brasil não tem jeito. Muitas forças ocultas a proteger os deuses supremos . Qdo vai acabar a corrupção no país?

    1. Dois repórteres corajosos, ou comentaristas foram ao fundo destes casos escabrosos. Taí para todos lerem e relerem. E agora que fazer, quem vai ter a dignidade de mexer nesta ferida, pelo o que se vê não são casos políticos, são crimes lesa-pátria que devem ser apurados com muita seriedade e dedicação. Se tais fatos forem comprovados, tem q/haver punções exemplares sem aquela que ficam uns dias presos depois vão para casa usufruírem do produtos dos crimes

  174. Parabéns pela coragem de sempre de tocar na ferida aberta... A reportagem lança luz no claro "acordão" de blindagem mútua espúria...

  175. Bravo, Crusoé! Tenho orgulho de ser assinante de uma publicação jornalística de tão alta qualidade. Quanto ao Toffoli, sem dúvida um incopetente e corrupto, não tenho esperança que prospere nenhuma investigação, a não ser que voltemos, massivamente, às ruas.

  176. Uma coisa eu não entendo: O Marcelo que foi o "corruptor", está preso. E os corruptos continuam soltos! Inclusive o corrupto maior, o chefe da corrupção. o ex presidente Luiz Inácio da Silva. São coisas da justiça brasileira. ção

  177. Corrupção desenfreada no país. Judiciário corrompido. Executivo e Legislativo totalmente dominados. "E todos acreditam no futuro da nação..."

  178. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE” é nossa resposta ao ACORDÃO de BOLSONARO com o ESTABLISHMENT! Não seremos LUDIBRIADOS com o “velho plano de MELHORAS NA ECONOMIA!” Triunfaremos!

  179. Depois dizem que estes ministros aí não trabalham. Trabalham e muito como revelam as tratativas descobertas pela Crusoé. Parabypela reportagem

    1. Isabel, o senado também está envolvido nisso. Sabe o que irá acontecer, nada!! Estão todos no mesmo barco. Os "senadores" irão dar tiro no seu proprio pé?

  180. Parabéns Crusoé e Antagonista,jornalismo investigativo.Só com esse nível de jornalismo que ficamos sabendo da hipocrisia e dos ladrões da República.Esperamos uma repercussão dos políticos que não tem rabo preso.Ontem na posse do Fux deu NOJO os elogios a Toffoli.

  181. A matéria está hiper aprofundada! Parabéns! É um acinte ao povo brasileiro ter um ministro como Toffoli na mais alta corte do país! É de um absurdo total!

  182. Tanta sujeira q faltarão tapetes pra escondê-la. Por isso querem calar a imprensa de vdd q investiga e desnuda a caterva q se locupleta no poder. Perca o sono, Toffoli.

  183. Matéria irretocável. Parabéns Crusoé e parabéns ao jornalista Diego Escosteghi que também tem desvendado os podres dessa gente.

  184. Agora que o esgoto foi escancarado com esta reportagem corajosa, a fotografia do STF mostra como vários canalhas usam a TOGA PRETA para esconder seus podres ilícitos, outros se fazem de surdos-mudos e cegos . Nossa esperança está no Ministro Luiz Fux . Tomara que pelo menos uns três possam criar coragem e seguir o exemplo do Presidente do STF. Será a nossa última esperança na preservação da LAVA JATO porque se depender do Ministério da Justiça e da PGR a LAVA JATO será morta e esquartejada .

  185. Desculpem-me, mas um ministro da AGU receber empreiteiras e ouvir os interesses dela faz parte do jogo. Isso não implica estar na folha de pagamento da empresa. Ouvindo o Marcelo Odebrecht, apesar do esforço dele em fornecer algo consistente, o que se vê um ato de relações públicas. Para mim, a questão grave foi a censura à revista e não a atuação como AGU

    1. Faz parte do jogo? Só se for o jogo sujo, pois Toffoli não fez de graça só pra agradar Lula.

  186. Parabéns a Cruzoé pela matéria! Que se faça a exposição da matéria e trechos para outros órgãos da impressa, antes que se faça censura da matéria pelo STF. É UMA VERGONHA O NÍVEL DE ENTREGA DO STF. A sociedade paga pela ineficiência do STF.

  187. Toffoli tem irrisório saber jurídico mas administra o encaminhamento de propinas com maestria, conforme se depreende nesses depoimentos do Marcelo Odebrecht.

  188. Minha vontade é de imprimir 11 conjuntos dessa reportagem e entregar para os togados apreciarem. Certamente 1 dos exemplares não será lido.

  189. Antagonista mais uma vez desvendando os intestinos da república e a inviabilidade atávica, persistentes e eterna deste país. Quem puder vaze daqui. Não tem mais jeito.

  190. Parabéns!! Isso é que é uma reportagem de verdade! Como posso copiar e salvar essa reportagem, antes da mesma ser censurada pelo careca, pelo beiçola e pelo amigo do amigo do meu pai?

    1. A credibilidade de Crusoé é inquestionável. Sugiro que contratem seguranças.

  191. - O PGR, obedientemente, segura o material sobre a relação Odebrecht com o ministro ADT. - O PR mantém o PGR e o ministro seguros pelo rabo. Dá pra perceber agora por que o STF tem sido tão dedicado a acabar com a lavajato.

  192. Vocês realmente decidiram testar o novo presidente do STF, foi? Porque ele claramente falou em respeito à liberdade de imprensa. Mas como tenho lido reportagens e comentários de respeitáveis jornalistas, cada ministro é um Supremo... vai que censuram a Crusoé de novo... vou pedir ao Cláudio pra nos ensinar a fazer Supreme de Frango... Pelo sim pelo não, gravei e printei a reportagem toda. As gravações e os prints são eternos. Por ser HISTÓRICA, guardareiessa reportagem comigo.

  193. você não ajudam 33minutos de áudio heheheheh não vai dar tempo ler, pois vocês vão ser censurados daqui 3, 2, 1... hahahahah

  194. Parabéns à Cruzoe pela reportagem. Mas, como sempre, neste país comandado por quadrilha$, nada acontecerá: o patife vai continuar na $uprema Corte, o $enado nada fará também e a vida continuará doce como sempre para as quadrilha$ que infestam os gabinete$ e corte$ deste lamaçal chamado brasil....

  195. Vamos ver, agora que o amigão saiu de presidéncia, se isso vai dar em apuração séria, em nova censura ou, a pior opção, em nada. #vivaalavajato

  196. Como brasileiro, muito mais patriota que o Bolsonaro e no limiar do ocaso da minha existência, digo alto e em bom som, que não confio na Justiça lavradas pelas cortes superiores do meu pais. Todavia o Juiz Fux alem de ser um Juiz tem a seu favor a filosofia dos praticantes do Judo que é ser Ético e Honrado. Espero ser o suficiente para redimir esse ANTRO que é o STF.

  197. Matéria nauseante ! A casa caiu amigo do Adriano, AD , amigo do amigo de meu pai . E viva a força tarefa da Lava Jato !! Fora Aras!!!

  198. Tantos indícios e maracutaias próprias de empreiteiros. Claro está que T era o cara. Tem que abrir investigação, provar e Cadeia neste e outros vagabundos

  199. Então "uma suprema corte acovarda" è asqueroso tudo isso . Não perdem nada para bandido de comunidade são piores! VERGONHA !!! ALTA CORTE ALTA SOCIEDADE! ´PODRES!

  200. Agradeçamos ao larápio-mor nunca antes visto. Essa corja é blindada a "cruzadas". O país seguirá criminosamente sereno. E o 19 é que é o vilão.

  201. Renovei recentemente a assinatura da Crusoé e agora estou preocupado. Explico. Se com a outra reportagem a revista foi censurada, com esta eles vão fechar a Crusoé. Pergunto: se isso acontecer vocês me reembolsam? É uma preocupação justa, vocês não acham? Excluída essa preocupação, penso que é uma excelente reportagem, bem feita, corajosa. Parabéns!

  202. Obrigado a todos os envolvidos na elaboração desta reportagem: Rodrigo Rangel e Luiz Vassalo, bem como os procuradores da Lava Jato e a Revista Crusoé. É preciso muita coragem para realizar esse tipo de denúncia. Provavelmente os fatos não serão apurados, os jornalistas e os procuradores terão alguns problemas e a Crusoé, possivelmente, será outra vez censurada. Mas já valeu a pena ver a máscara do farisaísmo cair de alguns rostos conhecidos.

    1. Fico imaginando o Toffoli. Depois de toda aquela baboseira de anteontem, somada à baboseira de ontem (nas cerimônias do STF), alguém o desperta hoje para avisar desta reportagem. Não preciso imaginar muito, Shakespeare já escreveu coisa semelhante.

  203. A cada dia que passa mais me convenço que a maior praga desse país é a corrupção e do importantíssimo esforço que fez a Lava-Jato. Criticar a operação é crime de lesa-pátria.

  204. Parabéns por mais uma matéria extraordinária que somente Crusoé e O Antagonista têm a coragem de publicar acerca dos meandros da podridão que assola os Poderes constituídos desse combalido Brasil. Considerando que o Senado ainda não tem representantes idôneos e íntegros em número suficiente para cumprir o seu papel e afastar os espúrios membros do STF que não honram suas togas, e também não podemos contar com esse Presidente da República oportunista, nos resta torcer e apoiar a Crusoé. Força!!

  205. É!!!! Precisamos urgentemente de uma Lava Toga comandada pelo Fux que nos deu um fiozinho de esperança com seu discurso de posse!!

  206. Eh, esse nosso amigo do amigo do amigo eh realmente aquilo tudo que todos nós sabemos que ele é..., um adevogado medíocre que nunca passou em um concurso público mas, em contrapartida, sempre foi capacho de poderosos; com certeza, mais uma peça no MECANISMO espúrio que é este nosso país de PARTIDOS DE COALISÃO, onde as empreiteiras dão as cartas e os CAPACHOS se submetem. VERGONHA DESTE PAíS..., até quando ?! MORO 2022 !!! DELTAN PGR !!! Eh este o país que eu quero !!!

    1. Não vergonha do país, e sim de nossos governantes, isso explica o empenho desesperado dos poderes em acabar com a LAVa JATO.

  207. Ainda não li toda a reportagem, mas estou achando deliciosa essa comprovação de que o Toffoli faz parte do Crime Organizado que assaltou e assalta a nação brasileira. Comprova que o Judiciário está sendo comandado, por gente que participou de ilícitos. O nosso General Dureza, quer dizer General Heleno do GSI, bate continência pra bandido.

    1. Hum!! mas!! talvez seria melhor nada comentar, pois tudo que poderia falar ja foi falado Todos viram como funciona a coisa, é um bem bolado tá pra lá; tá pra cá, chaveca daqui chaveca de lá. Pronto ficou pronta a corrupção e só mandar entregar no sentido figurado é claro. Enquanto rola lá os inocentes úteis ficam se matando. Lula lá 🎹🎼🎼🎼

    2. Saber como funciona a estrutura corrupta do poder dentro do STF, não Tem preço!!!!!!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO