MarioSabino

Lembre a data: 4 de junho de 1997

14.08.20

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não é só isso que devemos a FHC. Devemos a ele também os desmandos de Gilmar no STF. Graças a FHC tem mais onze anos pela frente para nos livrarmos dessa triste figura. Deus nos dê força.

  2. Excelente análise. FHC deveria pedir desculpas também pelo incentivo à corrupção com as indicações de Gilmar Mendes e João Otávio Noronha para STF e STJ.

  3. Mario, respeito sua opiniao. Mas voce forçou um pouco nos argumentos. Condenar a criação de empregos para quem tem pouca qualificação... aí voce sugere o que então? não ha condições de tornar quem hoje é analfabeto funcional com mais de 40 anos em bacharel, ao menos não milhoes de pessoas. E privatizar Correios não seria um mérito? O que na sua avaliação é uma reforma administratica para ingles ver? O governo que aprovou a Reforma da Previdencia foi esse...e pode repetir na Administrativa.

  4. Um poste sempre pode surgir, mesmo sem reeleição. E sem reeleição, aí é que investem, mesmo, no poste. Essas soluções são simplórias, nem arraiam o âmago da questão brasileira, embora muitos têm a ilusão de que o problema do Brasil é o Jair Bolsonaro, ledo engano.

    1. Ele faz parte e sempre fez parte do problema. Não é a toa que está aí há 30 anos e fazendo herdeiros. Ainda tem 2 herdeiros que ainda não iniciaram a carreira, mas vão. E assim continua e continuará a "nova política" do país.

  5. Orçamento do Estado carimbado em mais de 90%; Rodrigo Maia fala que “nesse sistema de governo” ele não teria chances de ser presidente (mas noutro...); Alexandre de Moraes fala “temos que impedir a tirania da maioria”; o STF legisla sobre vários temas e decide outros de competência do executivo. É paranoia minha ou estão tramando para mudar o sistema de presidencialista para parlamentarista no Brasil? Não houve um plebiscito sobre isso no passado recente?

  6. Meu casamento fracassou em 1984, sobreviveu até 1995, na raça, e faliu judicialmente em 1998, numa fase de altos e baixos "deztepaiz".

  7. Não há como contestar...FHC foi o responsável pelo relaxamento e esculhambação da constituição de 1988...Durou pouco o que teria sido, talvez, bom.. Dificil alguma coisa ser boa aqui "neztepaiz" quando os personagens são politicos e vivem rodeados de $$ e interesses.

  8. Suas colocações são perfeitas. Lembro-me de comentar, com meus pais e amigos, na época em que a promulgação foi aprovado que seria o grande erro de FHC! Por acreditar que eu estava certo, passei a votar em candidato da não reeleição! O problema é que somos apenas alguns poucos que pensam assim! Como reverter este processo?

  9. De novo, quem está com as decisões sobre a pandemia graças ao nosso amado, e querido salve, salve STF, são os governadores e prefeitos, e muitos deles vão entrar 2020 na cadeia.

    1. Exatamente! Mas por incrível que pareça os jornalistas dessa revista evitam dizer essa verdade.

  10. Quem tem cultura, e memória, tem que que agradecer FHC. Não só por isso, mas sobretudo por construir a maior represa de corrupção do mundo que desaguou na Lava Jato. Os tucanos, aqui em Minas nem se compara, foram pródigos em fazer caixa 2, 3, 4,...

  11. Excelente, concordo em 100%. Nossos atuais governantes não querem governar, se preocupam apenas em se manter no poder indefinidamente. Primeiro, com a reeleição, e depois, elegendo um "poste", para quem sabe, no futuro, poderem eles mesmos voltarem ao cargo (bem ao estilo Putin na Rússia). FHC foi o grande FDP que comprou o Congresso para passar essa porcaria de emenda da reeleição. Ele jamais poderá ser perdoado por isso.

    1. Isso dá conformidade ao novo tipo de governo no Brasil: OLIGARQUIA - governo dos poderosos, que usam o poder dado pelo povo para perpetuarem-se no poder. A tal de "democracia" pós 1985 só serviu para os políticos. O povo, ó top, top ,top...

  12. Fernando Henrique Cardoso representa o que este país tem de pior: um LULA com diploma! Sua ex-esposa, Dona Ruth Cardoso, morreu de vergonha deste traste!

  13. Parabéns Sabino!!! A cada coluna uma análise inteligente do nosso atraso institucional e social, o nosso conformismo com o atraso. Lamentável!

  14. Muito triste e desanimador! Qual será a promessa de campanha de JB desta vez? E pensar que votei nele...Será preciso um orador com voz de trovão e coragem para apontar o dedo na cara do JB que é muito fraco de discurso, além do péssimo português.

  15. Vou ter que estudar muito porque tenho errado no voto e ajudado a eleger verdadeiras fraudes políticas... Lula era uma mudança, uma esperança; Bolsonaro, no segundo turno, também... E essa de reeleição, sim, é o mal do século para o Brasil...

    1. Como votar bem,com este sistema político que é uma verdadeira arapuca para o cidadão comum?

  16. Parabéns... há anos eu falo isso... nossa desgraça pós redemocratização foi o instituto da reeleição... e com o congresso que temos isto dificilmente será mudado.

    1. Eu, sinceramente, tenho isso também na mente, desde aquela época...Se assim não fosse FHC teria sido um bom presidente pelo feito que o Brasil conseguiu com o Real.

  17. FHC sempre foi uma fraude, com sua privataria realizada "no limite da irresponsabilidade". Lembram disso? Da compra de votos no Congresso para aprovar a reeleição; da compra de bancos falidos com subsídios do BNDES; do toma-lá-dá-cá com políticos inescrupulosos; do tratamento público de funcionário público como lixo, usado como cortina de fumaça para encobrir e desviar a atenção dos malfeitos em seu governo, da desastrosa âncora cambial, qdo nivelou o real ao dólar...E hoje posa de vestal moral!

    1. Marcelo, sem falar no seu apoio que fizeram com que os fosse impingido o presidiario e toda a quadrilha de corruptos (segundo a imprensa internacional a 2a. maior do mundo) que é o PT. No mais, excelente matéria, como sempre.

  18. Mário,vc disse que o Brasil não tem chance de dá certo.... sua análise agora foi perfeita,assim como a frase. Aqui só com intervenção Divina,ao menos minha fé eles não podem tirar, enfraquecer talvez,mas depende exclusivamente de mim,o resto....

  19. Excelente análise, ao longo de meus 61 anos acompanhando, ora mais distante, ora mais de perto, sempre tive essa opinião, reeleição é um grande mal ao Brasil, estados e municipios, parabens pela abordagem.

  20. Excelente análise. Quanto ao Paul GOGÓ, ele ainda está por lá cuidando dos seus próprios interesses e tentando fazer gol de mão contra os atletas honestos. Fica no time se não contrariar minimamente o cartola trambiqueiro de agora. Estou referindo-me a seleção de futebol do Kurdistão.

  21. Até não sou contra a reeleição. Mas tinha que ser como nos EUA. O sujeito pode ser reeleito, mas depois não pode nunca mais voltar. Nós ficamos muito presos aos líderes do passado.

  22. concordo 100%. fui contra, continuo contra reeleição. E a grande praga, acho que ate no legislativo deveria haver um limite de tempo, e nao concursados em cargos em comissão deveriam ser mínimos

  23. Perfeito. Nunca pensei sob esse ponto de vista, maldita hora que aprovaram essa PEC. E não vejo iniciativas para acabar com isso (deve ter, mas deve estar dormindo em algum projeto de emenda no congresso nacional).

    1. outra promessa de campanha desse presidente safado e não cumprida. Mas, tenho fé que ele vai ser escorraçado de lá

  24. Perfeito. A única reeleição que nos salvaria seria a de JK. de ocorresse, lá nos anos 60, estaríamos livres dessa cambada de ladrões; Jânio, Collor, Lula, Dilma... Nossa, quanto lixo! FHC entraria para a história. Não é um estadista por ser fominha

    1. Jânio foi eleito prometendo "varrer" a corrupção de Brasília. De quem ele estava falando? Do governo JK. Brasília, aliás, foi o pior erro da história do Brasil, um castelo no meio do nada erigido para proteger os malfeitores das reações dos grandes centros. Obra maior de JK, que Deus se apiede dele.

  25. A reeleição deveria acabar em todas as esferas do poder. Para o STF um período de oito anos apenas. E nada de aposentadoria especial remunerada pra qualquer cargo! Que todos se aposentem pelo INSS, contribuindo como qualquer cidadão. Quem quer aposentadoria de rei que faça uma previdência privada!

  26. Claro que você tem razão, devemos ao canalha ambicioso do Fernando Henrique essa tudo de ruim que veio com a perspectiva da reeleição.

  27. Sabino, sua análise é tão correta que é capaz do Bolsonaro transformá-lo em seu conselheiro-mor. O Centrão que se cuide... Acaba perdendo o cargo...

  28. A maldita constituição dita cidadã permitiu essa grande colcha de retalhos de emendas criadas a Bel prazer de políticos, a grande maioria são sanguessugas preocupadas nas benesses do cargo são representantes de si, e não dos eleitores, como mudar esse quadro será através do voto distrital, a qual teremos meios de maior fiscalização dos parlamentares eleitos ou então rasgar a CF 88, com outra constituinte.

  29. Nunca votei no FHC e não posso me orgulhar pois votei no PT . Aprovação da reeleição era um dos meus argumentos , cpis que nunca avançam , enfim depois de todos esses anos mostrou que votar no psdb ou Pt era a mesma coisa e pior continuei errando votando no bolsonaro ... lição aprendida se não tiver opção não vote ... queria Sérgio Moro no supremo , porém que coisa maravilhosa ter opções de voto assim onde o passado da pessoa é de luta por um ideal .

    1. Votou, talvez, mais de 6 vezes no petê !!! Tem muito que pagar ainda pelo total saque às Estatais, entrega do país às construtoras e empresas tipo JBS, analfabetismo tomando conta, corrupção crescente com Bendine, Geddel, Odebrecht... melhor não votar e pagar a multa que votar no petê, se não concorda com os opositores a eles.

  30. Nos eleitores que queremos um Brasil melhor deveremos dizer não à reeleição nas urnas e uma campanha nas mídias sociais a não reeleição de políticos .

  31. Essa análise é tão esclarecedora que deveria ser publicada para acesso de todos, seria uma ótima forma de contribuição social. Obrigada por não desistirem do jornalismo independente e por não abandonarem essa Ilha da Desesperança chamada Brasil.

  32. Luto deveria ser na data de 22/09 quando essa Constituição foi aprovada. Enorme, prolixa, cheia de brechas para politicos e STF aproveitar, já cheia de PECs e nesta altura totalmente defasada.

  33. No primeiro dia de Governo FHC, uma tropa travava o governo já em campanha presidencial. É em um país sério um instituto natural. Lá atrás duas coisas meu preocuparam - o uso da máquina para reeleição e a composição do STF.

  34. Sabino, a história era bem outra há 23 anos atrás... lembre-se que a turma da esquerda queria acabar com o Plano Real... imagina se tivesse logrado êxito... Mas concordo com a ideia de acabar com a reeleição... seria o caso de se aprovar uma nova emenda... que tal começarmos o diálogo sobre esse assunto! Vc já deu o pontapé inicial...

  35. Vimos que não demos sequer um passo para frente neste últimos trinta anos. Pelo contrário, estamos voltando pra trás! Este país NÃO tem conserto!

  36. MS, eu visto luto todos os dias. É o preço de ser brasileira; de ver quão abjeta é nossa classe política. Ainda bem que temos a Crusoé e os Antagonistas, que tem as espinhas duras e retinhas e nos dão uma sensação de proteção. Obrigada.

  37. A epidemia já entrou para a história contemporânea do mundo e o Bolsonaro entrou junto na história do Brasil. Ele será lembrado por ter sido um presidente que não só subestimou o virus mortal, como ensinou a população a fazer o mesmo.

    1. A tentativa de reeleição do Bolsanaro vai se mostrar um erro político. Ele não consegue nem colher assinatura para criar o seu partido. Cadê os apoiadores do Bolsonaro? Diferente dos petistas, a seita Bolsonarista é extremamente pequena. Ele não ganha nem pra síndico do prédio. Mas com ele não tem muito a perder, o negócio é sair como candidato.

  38. Sei ué a máquina é poderosa, mas não esqueçamos que o Bolsonaro nunca foi a um debate. Será que ele sobrevive com aquele jeito belicoso agora sobre estratégico controle?

  39. Perfeito , Sabino !!👏👏 Dá uma deprê isso tudo... Entre o Poste e o Bozo , eu deveria ter ficado com o Dacciolo... Um país de terra arrasada...como ter esperança???

  40. Como sempre, foi fundo e certeiro no diagnóstico e na terapêutica! Infelizmente, na debacle anunciada deste Brasil maravilhoso, sempre governado por gentinha tão insignificante e nefasta. Texto irretocável, Mário Sabino!

    1. Vc escreveu pouco e disse TUDO. Parabéns por seu extraordinário poder de síntese, que (saudavelmente) invejo. Eu precisaria escrever milhares de palavras para exprimir o que vc disse em tão poucas.

  41. O maior problema não é o segundo mandato mas sim o segundo turno nas eleiçoes. É a eleiçao em dois turnos que permite a proliferacao de partidos. Houvesse um turno só já teriam se unido em dois partidos para aumentar as suas chances. É o que ocorre nos Estados Unidos. Não surge um terceiro partido forte não porque é proibido e sim porque nao tem chance de ganhar as eleiçoes..

    1. lula e a Mulher que saúda a Mandioca usaram bem a possibilidade da reeleição e o pior é que o povo ADOROU e eles foram reeleitos. Aí os petistas nunca mais reclamaram dessa modificação constitucional.

    2. Há um precedente "semelhante"! Sarney em 1988 tb "negociou" com o Congresso o 5o. ano do seu mandato (originalmente de 4).

  42. Mário , concordo integralmente com a sua análise sobre o (des)governo Bolsonaro. Porém, não é a reeleição o pecado capital de nosso sistema político e sim a estrutura partidária, feita sob medida para presidentes medíocres cooptarem um congresso à venda.

  43. Estou bem de acordo com sua analise, e infelizmente não vejo luz no fim do túnel. O que não entendo é porque ninguém, nem você, se permite de discursar também sobre o vergonhoso sistema das Emendas Parlamentares. Verdadeira institucionalização do perverso sistema do "Toma lá, Dá cá". Nunca teve isso no meu pais, Itália, nem ouvi falar disso nos outros países europeus. Vamos colocar também na lista das perversidades (ou mais diretamente .... Porcarias) da política nacional?

  44. Existe reeleição em vários países. Não é problema, nunca foi. O problema são os eleitores e a falta de carater destes, pois escolhem pessoais igualmente sem caráter para nos representar. Nao se engane. Os politicos de Brasilia sao iguaizinhos a nossa populacao na falta de honestidade e escrupulos.

    1. Concordo cem porcento. Adenauer, Kohl e Merkel foram reeleitos n vezes pelo Bundestag, e deu certo.

  45. Reeleição é ruim, eu concordo, mas também concordo que mandato de quatro anos sem possibilidade de reeleição seria muito pouco. Outra coisa, parece que o Mario mudou de opinião, pois em artigos anteriores, ele parecia totalmente engajado no "Fora Bolsonaro" e agora até vislumbra que o governo irá até o fim de qualquer jeito.

  46. Exatamente o q comentei há alguns dias em uma nota do Antagonista, o instituto da reeleição é um grande mal. Não só no plano federal. É impressionante o q acontece na quase totalidade dos municípios brasileiros, com prefeitos tentando permanecer no poder. Na môsca, Sabino!

  47. Crusoé e suas histórias. Algumas tristes ao nos lembrar um dos piores gestores da coisa pública, com métodos baixíssimos, como FHC. Mas a questão no Brasil Ñ é a REELEIÇÃO comprada por 1 dos artífices da Ursal comunista.Após acabarmos, indo às ruas, c o CONLUIO entre os 3 poderes inaugurado pelo FHC, em 5 anos afastamos o EXECUTIVO.É iminente a prestação de conta c CONGRESSO fisiológico, casa de centrão, a org central das orcrims partidárias, p PRISÃO EM 2ª INSTÂNCIA e o FIM DO FORO PRIVILEGIADO

  48. Concordo plenamente: a reeleição (não só para presidente da república, mas para muitos outros cargos) é uma praga. O sujeito passa o primeiro mandato pensando o tempo todo no segundo. Como disse a Dilma, faz o diabo para se reeleger. Como se não bastasse, agora já se está pensando em permitir sucessivos mandatos, sem o limite de 2 seguidos.

  49. Fico pensado:- se não fosse permitida a reeleição de um individuo, ainda assim ele poderia fazer seu sucessor , caso de Lula e Dilma. E, da mesma forma, governar o tempo todo em campanha. Bolsonaro, se não pudesse ser reeleito, faria o mesmo talvez, e ainda pior, para alçar um de seus medíocres filhos à presidência. Será que o maior problema não é o sistema de governo? Não será o presidencialismo que patrocina nosso atraso, contando com o apoio dos ignorantes imediatistas e fanáticos?

  50. Mesmo que a intenção não fosse abjeta, a fim de garantir um tempo a mais para as reformas em curso, pode sim ter se enganado FHC. Por não atentar que, no Brasil, até ideia bem intencionada deságua na lama. Mas se errou nesse patrocínio mal ajambrado, acertou quando disse que " o coração do eleitor é no bolso". Pra mim essa é a melhor definição para este povo que, ao fim e ao cabo, tem o que merece.

  51. A coluna de hoje deverá ser consultada por historiadores que desejem entender o Brasil de nossa época. Consegue navegar com elegancia no rio turvo e viscoso do acúmulo de fatos e tramas do noticiário que obscurece a visão global

  52. Concordo que a reeleição no Brasil é danosa. Mas a raiz do problema é a corrupção que faz parte da cultura do povo brasileiro. Veja o caso dos USA, ou de países parlamentaristas como Reino Unido e outros. Todos com reeleição e funcionam bem.

  53. O escólio FHC, mestre na arte de sugar o patrimônio público, aposentado desde os 37 anos com proventos superiores à média nacional, com dedicação exclusiva, desde então, a ocupar cargos políticos, socialista Fabiano, precursor do presidencialismo de coalizão, professor de Serra, Alckmin, Aécio bem como Lula, autor de pseudo reformas estruturais essenciais ao Brasil, a exemplo da administrativa cuja insuficiência é nítida atualmente, quando verificamos as contas pública. Parabéns pelo legado.

  54. País de merda é assim mesmo, tudo serve de desculpa para políticos se aproveitarem. Se não fosse a reeleição, seria outra desculpa.

    1. Com certeza, o maior problema mesmo é que a participação política do brasileiro se dá apenas de 2 em 2 anos digitando números na urna.

  55. Excelente artigo. O dia da aprovacão da reeleição assim como o dia que o stf acabou com a prisão em segunda instância tem que ser lembrados como dias fatidicos. Se for analisar de um mandato de 4 anos, só se trabalha no primeiro e olhe lá. Cabe ao eleitor acabar com a reeleição no voto. Simplesmente não reeleja o atual governante. É pouco, mas isso podemos fazer. Assim como não eleger os corruptos, suas proles e seus simpatizantes.

  56. Sábio Sabino! O cara da transparência! Pergunta que não cala: quais serão as opções aos eleitores em 2022? Até aqui, as únicas certezas são em quem não votar: candidatos do PSDB, partido campeão da falsidade, e do PT, partido campeão da corrupção! Até lá, rezemos para que surja uma boa alternativa ao Bolso!

  57. Há dias penso exaustivamente, eu que não tenho voz pública, quando alguém de expressão ergueria a voz para culpabilizar a reeleição pela desgraça que vivenciamos neste país! Parabéns Mário Sabino por falar por mim! Que vc seja apenas o primeiro! Abaixo a reeleição em todos os níveis!

  58. Já na época achei e entendi q era em benefício próprio e caso ñ o fosse ñ valeria p o mesmo. Só a partir do próximo mandato ,o q ñ se deu. Visto e confirmado.

  59. Esse artigo demonstra com muita claridade a estratégia. Parabéns. Também concordo e até acho lucro se isso se confirmar nos próximos 2 a 3 anos. O fracasso do "fora bolsonaro" já é uma realidade e tudo vai se adaptando. Reformular o bolsa família com outro nome, como fez lula, é importantíssimo para aumentar a popularidade. Privatizar Correios e parte da CEF também já é lucro. Reforma Tributária suave focando em taxação de operações eletrônicas e não em saque no caixa pode até ter apoio.

  60. FHC, Além de não fazer seu sucessor, para cumprir seu acordo com o #PTNuncaMais , nos deixou essa herança, à reeleição, que turbinou o #CentrãoMaldito e agora, temos o risco de ficar com o Bostanaro mais 4 anos, ninguém merece! #EuApoioALavaJato; #Moro2022

  61. Verdade Mário, verdade. Reeleição em um país medíocre politicamente como o Brasil apenas perpétua mediocridade. O Bozo já está em campanha, distribuindo merreca para o pessoal e criando a narrativa de que os culpados pela pandemia são os prefeitos e governadores. A nossa função é relembrar a sociedade do genocídio que ele cometeu. Infelizmente, brasileiro tem memória curta, pois precisa vender o almoço para comprar a janta e nunca pensa no futuro, pois não sabe se futuro haverá!

  62. Teu artigo mais inspirado, Mario. Mata a cobra e mostra o pau e tasca um carimbo na cabeça da cobra e na na testa das cobrinhas vassalas. E marca a data de nascimento na lápide da cobra boca mole muito viva. Além da data guardem o nome cobra. Tá carimbado e assinado. Coragem não te falta, Mario. Abraço

  63. Vc tem razão, a reeleição não trouxe nada de bom, aliás as infindáveis reeleições dos caros deputados também é péssima para o país.

  64. Reeleição no presidencialismo é um grande erro, pois o objetivo do recém eleito se torna se reeleger, custe o que custar, pois há muito em jogo. Cada vez mais temos de conviver com estelionatos eleitorais, pois os presidentes, governadores, etc, sabem que ao final da apuração, ganham 4 anos incontestes, e podem usar a máquina pública à vontade para conseguir mais quatro anos.

  65. Pois é: digo sempre a meus amigos, que FHC fez muita cagada em seus oito anos (o beiçola é apenas uma delas). Nenhuma, todavia, supera a emenda da reeleição.... por causa dela estamos pagando a pena dos mensalões, petrolões e, agora, do estelionato do Bolsonaro, com sua rachadinha federal com o Centrão velho de guerra....

    1. Reeleição foi uma grande mancada de FHC, o melhor, grande mancada do Congresso Nacional que aderiu, permitiu uma emenda constitucional, uma manobra perfeita de FHC. Como fazer para acabar este sistema, que em minha opinião,não foi bom para o país . "O sujeito se elege já pensando em se reeleger, daí não toma medidas corretas que desagrada o povo e perde votos. Penso que 5 anos mandato é o correto. Se este fez um bom governo, se candidata depois q/passar 5 anos, e zefini.

Mais notícias
Assine
TOPO