SergioMoro

Fatos teimosos

31.07.20

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tema interessantíssimo, uma vez que vidas e reputações muitas vezes são destruídas por fake news, e os culpados permanecem impunes, como se "robôs" fossem capazes de criar notícias. Amei a fidelidade ao verdadeiro autor da frase, ao final, como bom acadêmico que é. ;)

  2. Quando os maiores signatários do país mentem é difícil esperar algo melhor das esferas “inferiores”. Nosso povo tem um déficit de caráter, infelizmente.

  3. Acho que o problema é o negócio altamente lucrativo das redes sociais, quantos mais assunto, seja ele verdadeiro ou falso, mais produto humano para exibir ilimitados anúncios de produtos e serviços.

  4. Raciocínio lógico e claro na transferência de conhecimentos, dentro de uma ética ímpar, que só os homens realmente honrados são dotados. Parabéns Dr Sergio Moro. Obrigada por tudo sempre!

  5. Muitos aplausos, pelo texto acima, coerente, centrado, humanitário, ético, dentro do pensamento da maioria dos brasileiros do bem.

  6. Fake news são nefastas, mentiras arquitetadas para distorcerem a realidade e destruir reputações. Espalhadas por robôs e pior, por indivíduos robotizados embriagados pela eloquência repetitiva das estórias que lhe incutem a mente sem trégua. Trata-se de crime bárbaro de longo alcance e consequências desastrosas. Caro Dr. Moro, permita-me indagar se é fato que a imprensa busca a verdade. Infelizmente poucos são os veículos que não tentam impor a “sua verdade” em detrimento de fatos reais.

  7. Tentando não perder a esperança no nosso Brasil. Tanta, mas tanta falta de dignidade e honra generalizada. Ainda acredito em Sérgio Moro e em alguns poucos. Espero que seja viável pra próxima eleição presidencial, que vai ser jogo sujo contra Moro, com certeza; e começou faz tempo! Viabilize-se por favor Moro! Sei que saberá jogar, não é inocente e com certeza o mais honrado, mais inteligente e capaz. Esses são os fatos e precisamos de honra!

  8. Dr. Moro, uma excelente contribuição a discussão sobre o combate às fake news, problema difícil de resolver. Em último caso mais ética na política em contraponto ao vale tudo seria a solução definitiva como bem assinalado em seu artigo.

  9. Prezado Sr Moro! Ainda que com algum atraso li seu artigo! Acertou novamente em cheio. Não desista ,mas também não se arrependa se não for compreendido. A descontração da ética e da lisura vem com uma força e teimosia que lê-lo ainda me retornam alguma esperança! Continue perseverando contra o atual estágio e cegueira provocadas pela desfaçatez...e caras de pau! Valeu

  10. É urgente unificarmos os grupos que apoiam Sérgio Moro e vou pedir o favor de alguém dos grupos repasse às administrações as informações que trago ; não terei condições de fazer pq tenho que atender pacientes . A questão é a seguinte : estamos correndo um perigo imenso... 1) A banalização do mal exercida por Bolsonaro é ameaçadora ( o rebanho que antes se indignava com as revelações de Sérgio Moro ; agora não reage à nomeação de 2 notórios bandidos .

    1. Temos que imediatamente , desmontar esta narrativa fascista pq logo , logo , não teremos liberdade de expressão O PGR nomeou o chefe da ABIN nos governos de Lula . Logo teremos um novo DOPS

  11. Excelente reflexão, que demonstra claramente como estão se comportando aqueles que negam os fatos distorcendo a realidade a seu mero prazer. Aproveito o espaço destinado aos comentários dos assinantes para pedir apoio na divulgação do abaixo assinado de apoio e aperfeiçoamento do modelo de forças tarefa como a Lava Jato: https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/procurador_geral_da_republica_augusto_aras_continuidade_e_aprofundamento_da_operacao_lava_jato/?tUZyheb

  12. Mentira muitas vezes tem seu valor. Exp. para salvar vidas: alguém correndo para atirar em desafeto lhe pergunta se viu alguém e, para evitar tragédia diz que não. Ainda em entretenimento é natural. Contudo, no caso referido envolve interesses diabólicos que carece de impedimentos normativos. Parabéns só Dr. MORO!

  13. Texto maravilhoso, a Crusoé deveria nos permitir replicar este texto nas mídias sociais. Uma excelente propaganda para a revista mostrando o nível e qualidade dos textos publicados nas revistas e convidando a todos a refletir sobre seu papel na disseminação de fake news. Gostaria que Moro também escrevesse sobre isso. A responsabilidade do indivíduo neste processo de destruição da verdade e da democracia que o protege.

  14. Brasileiro do bem, aí está e talvez seja única chance de começar a mudar esse País do faz de conta como está hoje, Sérgio Moro, inteligência, decência e capacidade de fazer acontecer, pensemos bem 2022 está logo ali

  15. A fake News existe porque tem demanda e muitas vezes propósito para ela. Concordo que a intervenção deve ser minimalista. Não estamos ainda no tempo de Minority Report. Uma msg não pode ser tratada como o advento de um crime. Muitas vezes as pessoas usam a internet para desabafar a sua indignação com certas autoridades. E a depender do seu estado de espírito no momento, pode ocorrer excesso. O lado positivo disso é que desabafam e depois vai cuidar da vida. Melhor que ter um infarto.

    1. Concordo, da maneira como as redes sociais se desenvolveram, não é aceitável o anonimato

  16. Infelizmente muitos gostam de ser enganados. Falta a muitos de nós o discernimento p ver o mundo real e a paisagem q nos é mostrada. É muito fácil ser irresponsável qdo ñ se é cobrado por nossas ações. Vide exemplo de políticos irresponsáveis q não mais podem ser julgados ou punidos p idade. Mas podem continuar no poder fazendo as mesmas coisas erradas contra o povo. Pra finalizar, se ñ tenho coragem de falar frente à pessoa tb ñ devo falar nas suas costas. Só uma medida de parâmetros.

  17. Fico imaginando se fosse dado ao Bolsonaro esse tema para fazer uma redação. Diria um personagem do Fernando Gomes do programa Bambalalão (TV Cultura anos 80): "expressionante"!

  18. Belíssimo texto. Tê-lo como membro do Supremo é algo que o brilho dos meus olhos têm esperança de enxergar um dia. Por hora, a Presidência da República, seria um bom começo. Forte abraço!!!!

  19. Deixar de votar num SÉRGIO MORO, cheio caráter, sabedoria e ponderações para votar num miliciano, golpista, expulso com desonra do Exército, é quase um crime de lesa pátria.

    1. Apoiado!!! Mas, esperemos. Muita água ainda vai rolar debaixo da ponte até à eleição de 2.022...

  20. Gostaria de ler um artigo seu falando sobre o que aconteceu com a operação Mãos Limpas na Itália e sobre o risco disso acontecer aqui, face os últimos eventos envolvendo o STF e PGR

  21. O Brasil é engraçado, estamos sempre querendo um salvador da pátria. Dr. Moro foi um excelente Juiz, e nunca deveria ter saído de lá. Como Ministro foi uma negação, e se eleito PR vai ser outra negação. Quando ele falou que teríamos 3 bons candidatos a Presidente em 2022, morreu ali o meu entusiasmo, Mandetta, Doria ou Luciano Huck. Fim de linha.

    1. Caro Sr Marco! Como Ministro o dr Moro foi o primeiro a enviar um projecto para o congresso.."o pacote anti crime"!!!Mas alguém imediatamente quando apareceram o nome dos filhotes começou a sabotar....trocou de imediato o COAF de mãos!!! Sinalização para outros altos escalões entenderem a mensagem e transfigurarem o projecto...lembra-se o Sr Marcos da segunda instância ...aonde parou! Por favor!

    2. Engraçado é que enquanto ele estava ministro, Bolsonaristas propagandiavam como um super ministro, foi só sair do cargo que virou incompetente. Vai entender o que se passa na cabeça do povo.

    3. Estranha essa afirmativa de Moro ter sido Ministro ruim. Foi justamente o oposto, o que aparenta desinformação ou má fé. Ele reduziu drasticamente os crimes, atuou com habilidade e competência na crise da segurança pública do Ceará e penitenciárias de Manaus e Altamira, isolou os grandes chefes de facções...Isso entre inumeráveis feitos, embora o Presidente e outros malfeitores tenham tentado, de todas as formas, impedi-lo de finalizar os seus projetos. Penso que o Brasil não merece o Moro!

    4. Sr. Wellington, não quero discutir, estou mais para realidade do que para sonhos irrealizáveis, Sr. Moro acabou, nas pesquisas não ganha nem do Lula, a política não tolera traidores, pense nisto e saia da lata, acorde.

    5. >>>: 'Nunca deveria ter saído de lá' - perguntinha: você, Marco é dono do Nariz ou do cérebro do Dr. Sérgio Moro ??? Uma perguntinha inocente a um imbecil.

  22. Denegrir imagem, destruir reputação, caluniar, estimular violência, fazer acusações, etc, tudo isso sem provas e a base de invenções e mentiras, reputo que nada tem a ver com a liberdade de expressão. Considero liberdade de expressão as críticas sobre comportamento e ato de gestão. Comparativamente, só para exemplificar, com base em outra situação onde estaria o seu direito e ir e vir livremente?

  23. Parabéns Dr Moro, obrigado pelo texto, pela clareza e ética na abordagem de assunto tão complexo e atual, virtudes ausentes, principalmente a ética, à maioria dos ocupantes atuais dos orgãos desse desgoverno atual.

  24. O que circula atualmente nas redes sociais sobre Sérgio Moro é tão surreal que até poderia ser considerado piada (é um traidor do Brasil, agente da CIA e da KGB, treinado pelo governo comunista chinês pra entregar o Brasil - a quem, kkk?) se não houvesse tantos bolsopetistas convictos, repetindo esses e outros absurdos ad infinitum na internet...

  25. Sempre um grande prazer ler ou ouvir suas opiniões e reflexões. Um banho de cultura, sabedoria, justiça e integridade. Parabéns!

  26. Seja candidato a senador, precisamos de elementos que votem corretamente, o presidencialismo talvez não seja a nossa saída.

    1. Parlamentarismo é o que o Brasil precisa, mas antes temos de limpar o parlamento. Infelizmente temos 3 poderes carcomidos pela corrupção e total falta de empatia com o eleitorado. Uma reforma política e administrativa é urgente. Querer (como Guedes deseja) fazer uma reforma tributaria com os 3 poderes tão inchados, é fazer firula e trocar 6 por meia duzia.

  27. "Buscai a verdade e ela vós libertará", a máxima é bíblica e deve ser um norte para os que são do bem! No mais, enganar, ludibriar e mentir são práticas tão antigas e reprováveis que não há que se questionar seus objetivos, mas sempre suas consequências nefastas, quanto mais quando destroem reputações e credibilidade de pessoas, com o único fim de obter "lucro" político. Sejam pois seus autores identificados e punidos, ao bem da verdade, que deve sempre prevalecer!

  28. Escrevendo ora como magistrado, ora como colunista, sua reflexão é um mar de coerência na realidade cruel que temos vivido no país. Se me permite, se solte mais! Menos moderação! Imprima sua marca!!! Agora é a voz do Sergio Moro, nem juiz, nem ministro... do cidadão a quem grande parte dos brasileiros admira, e quer saber SEU posicionamento sobre fatos relevantes. Compartilhe conhecimento, opinião, cultura! É disso que o Brasil precisa! Coluna nota 10!

    1. Isso mesmo ! Precisamos de um líder, dentro deste mar de mau-caratismo que inunda o Brasil.

    2. Verdade Gisela. O Moro está muito moderado. Talvez seja uma estratégia. Não adianta comprar a briga antes do tempo. De qualquer forma, eu gostaria de vê-lo liderando um movimento político para cassar e encarcerar o genocida. Será um escândalo para o Brasil se após 90000 mortes mantivermos ainda este beócio como presidente. Se isso acontecer, o brasileiro será considerado o povo mais fajuto e covarde da face da terra!

  29. Escreve pertinentemente com clareza e muita erudição. Clareza especialmente, o dr Moro compartilha essas e outras qualidades com aqueles no TRF4 e STJ que já julgaram os mesmo processos da Lava Jato.

  30. Parabéns Dr.Sergio Moro! Sua forma clara e convincente de análise dos temas nos traz o entendimento dos fatos sem subterfúgios e sem pílulas douradas.

  31. Ajudaria muito se as lideranças ajudassem a criar uma cultura que valorize um comportamento ético. Nesse sentido parece que nos últimos anos vamos ladeira a baixo. As pessoas corretas parece que sempre optam por ficar longe da política.

  32. Seu artigo é um fio de navalha! Não pende para um lado, nem esclarece o outro. Do alto de sua vaidade, muito bem conhecida, não me atrevo a sugerir-lhe nada, mas reforço o que muitos brasileiros falam nas redes, e não são robôs: "CENSURA não! Calúnias e mentiras que sofram com a força da Lei."

    1. Carluxo não resistiu a um pitaco no estilo bolsonarista de ser, destruidor de reputações alheias. Principalmente usando a ferramente de atacar o adversário com aquilo que você mesmo faz.

  33. “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons” dizia Martin Luther King. E por consequência, "quando os bons se calam, os maus triunfam". Dr. Moro, defenda-nos de canalhas como Bolsonaro, Dias Toffolli, Alcolumbre e Augusto Aras, que se aliam para liquidar com a Lava Jato, sua obra prima!!! Somente uma pessoa com o seu caráter, coragem, inteligência e bravura é capaz de enfrentar esses bandidos e derrotá-los. Candidate-se !! O Sr. tem o meu e mais milhões de votos !

    1. E têm meu voto também Alberto. Nós temos que ir para as mídias , dar voz à nossa indignação a essa sujeira que está sendo feita , apoiar Dr. Moro nos unindo em manifestações tipo lives como a esquerda está fazendo , se articulando. Não podemos ir às ruas , mas temos que nos organizar objetivamente , porque o ataque do lado de lá é cruel.

  34. Certeiro, como sempre! Ando horrorizada com a quantidade de fake news por aí. As pessoas nem se escondem mais: colocam cara e nome nos vídeos que são replicados à exaustão. Se tantas pessoas com mais do que o ensino superior caem nestas falácias, o que será do povo simples, menos instruído? Enquanto o novo "Stabilisment" tenta acabar com a Lava Jato, as pessoas se preocupam e repassam fake news sobre Felipe Neto. A situação do país está realmente muito preocupante.

  35. Parabéns Sérgio Moro.Nao desanime.O bem passa mas o mal também acabara. A roda tem que girar. Os bons brasileiros torcem com você.

  36. Caro Dr Moro, Parabéns mais ima vez por um texto digno de um homem que visa p bem do nosso país. Infelizmente deixei de acreditar que um dia nosso Brasil cegaria a ser o täo famoso país do futuro e tive ie deixá-lo para garantir um futuro digno para meus filho. Mas é de homens como o senhor é que precisamos Obrigado pelo esforço sobre humano que tem feito por nosso Brasi

  37. O grande problema é que somos bombardeados por fake news oficiais e oficiosas. Duvido que algo será feito contra a primeira.

  38. Parabéns pelo aniversário. Analise escrever um texto sobre os danos morais, legais e financeiros causados por foro privilegiado, incluindo privilégios de legislativo, judiciário e executivo.

  39. Alguns pecam por faltar à verdade, outros pecam por impedir as pessoas de dizerem verdades que elas não concordam. Perceba que, em muitos casos, a verdade é relativa. “Liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir” - George Orwell Não sou a favor da desinformação, o problema é saber quem vai definir o que é e o que não é informação ou opinião.

  40. Parabéns Sérgio Moro ! O país macissamente confia em você! Somos muito agradecidos a tudo que você fez . Não nos abandone nas trevas em que nos encontramos ! Contamos com você!

  41. O Moro, mudou o judiciário, os fatos são mais importantes que as técnicas processuais, agora que a verdade é o cerne da ética.

  42. Obrigada, Dr. Sérgio Moro, texto muito objetivo e esclarecedor. Esse assunto de fake news pre isa ser resolvido. Nao é justo que as pessoas continuem a destruir reputações com a desculpa de liberdade de expressão.

  43. Parabéns Dr Sérgio Moro. Realmente é um tema muito espinhoso nos dias atuais. É mister,que haja debates para que se possa chegar a um entendimento jurídico.

  44. Uma matéria de excelente conteúdo, na abordagem de um tema que precisa ser discutido com urgência, em razão do prejuízos causados à honra de várias pessoas. De todos os prejudicados, o próprio autor da matéria é exemplo de alvo principal -talvez pela maior importância de que desfruta - das investidas da desonestidade de das " fake news" , as quais tem lhe desferido todo tipo de mentiras e insultos. É preciso dar um basta e responsabilizar culpados, sob pena do sucesso do bem contra o mal.

  45. nós sabemos que o senhor gostaria de expôr mais detalhadamente todo esse autoritarismo que tomou conta de todos os poderes , e é claro que as distorções de interpretação viria , hoje parece que o que menos importa é a verdade , parece que nos importamos mais é com a melhor versão da mentira, e com isso temos um país cada vez mais dividido e nas mãos das piores escolhas, parabéns pela sua coluna e pela sua retidão , mesmo as vezes sendo mal interpretado pelos interesses espúrios.

  46. A solução é simples: marcamos os nomes do congresso que estão contra o Brasil, e na proxima rodada botamos todos os JUDAS para fora congresso TODOS OS JUDAS. RENOVAREMOS A BAGAÇA TODA.

  47. Feliz Aniversário Dr Moro, rezo mto pelo Sr e família! Que Deus em sua infinita bondade continue a iluminar e abençoar o Sr! A Justiça e a verdade sempre prevalecerá ! Gratidão pelo seu idealismo em prol de um Brasil decente!

    1. Parabéns Moro! Gratidão por tudo de bom que já fez por nós!

  48. Questões importantes caro juiz mas o problema não é robô, não são as redes sociais , tampouco a narrativa de governos. Quem realiza Fake News são os órgãos de imprensa tradicionais do estamento burocrático. Quem atenta sobre a verdade são os que não admitem o ambiente livre da internet. A sociedade Fabiana é incapaz de conviver com a liberdade, sobretudo quando verdades são expostas. Crime imperdoável dos falsos defensores do estado democrático de direito, loucos por uma suave regulação.

  49. Contra o crime organizado e os corruptos e corruptores que saquearam e continuam saqueando a República, elegeremos SERGIO MORO Presidente em 2022.

  50. PARABÉNS pelo seu aniversário, como pelo excelente artigo, Dr. Sérgio Moro. O Brasil precisa de vc nesse MOMENTO tão difícil para todos nós.

    1. Já vi comentário aqui nesta coluna de pessoas referindo-se, chamando-o de MORO, como se fossem amigos de roda de cerveja ou botequim ... Merece no mínimo um Sr. Sergio Moro ou Dr. Sergio Moro. Dr. Moro. >>> Quando foi ao Roda Viva como convidado, assisti e ouvi nos bastidores o autor da coluna tratando o Augusto Nunes sempre por um solene Senhor - isso também a todos. >> Mas civilidade e educação não é ambição de muitos. ----

  51. MORO 2022 para que possamos botar os rato na PAPUDA. principalmente os liguinhas presas. ahann, ahann that's the way I like it.

  52. Sergio suas reflexões são muito longas amigo! Parabéns e estou com vc e sei está triste ter sido enganado como eu também! Mas 2022 vamos tentar consertar essa bagunça

  53. continuação. ou seja o.poder da mídia já era está com o povo. E para lembrar você, a queda do nosso imperador ocorreu com fake News, o visconde de ouro.preto um dos poucos talvez só ele no congresso que era republicano gerou duas fake News para convencer os militares a derrubaram o império, uma que divulgou que iam prender o Deodoro e depois divulgou que ele era corno da amante. com rede sociais n as época não aconteceria. sds vascaína.

  54. Sergio, xara, vc já se perguntou porque fake News está incomodando tanto.Antes era monopólio de jornalista pela imprensa de jornal, depois passou para a mídia da TV. tempos que jornalistas faziam a cabeça do povo. Agora que o povo faz cabeça do povo, porque incomoda. simplesmente por que a mídia jornal ( só velho com assinatura lê isso é seus velhos jornalistas ainda se acham) e a televisão n aso tem mais força de mídia. um whats app é online e varre o Brasil todo em 1 hora ou seja quase instant

  55. Eu amo as suas colunas! Quero começar falando sobre o desfecho, que final ótimo; a forma como vc escreve, paragrafos curtos, com uma linguagem simples porém culta ao mesmo tempo, com fácil entendimento e tudo muito bem explicado e argumentado. Já está na minha lista de jornalistas/comentaristas favoritos.

    1. ... Dr. Sergio Moro está surpreendendo como colunista da Crusoé ... Eu admiro esse cidadão. É a maior personalidade do país.

  56. Parabéns pelo seu aniversario ontem (dia 1o. de agosto ) , Dr.Sergio Moro!! Desejo ao Sr. muita saúde , alegrias , realizações , fé e esperança . Que Deus o abençoe e proteja de tantos ataques injustos e invejosos , lhe reservando um caminho de paz e harmonia , para que possa seguir em frente , em qual atividade escolher , o seu exercício constante de ética , integridade , honestidade e seriedade !🌹🎂🙏👏❤

    1. Moro já conheceu Brasília e não entrará novamente nesse ninho de cobras.

  57. Perfeito, e quando vamos enquadrar e enjaular o presidente genocida? Espalho fake news, promoveu a contaminação em massa e ainda agiu contra as medidas que tentavam reduzir o número de mortes no país. O que estamos esperando?

  58. Artigo oportuno e esclarecedor. Pois não é que querem transformá-lo em fake? Esses anões Morrem de inveja da sua estatura. Parabéns pelo aniversário

  59. Excelente texto sobre um tema fundamental hoje em dia, e muito bem pontuado. A clareza do seu texto sempre me impressiona, Dr.

  60. Sempre parabenizo seus artigos, Dr. Sérgio. Que ótima reflexão sobre fake news. Este é o meu Presidente 2022. Continue focado, firme, sem cair em provocações e com postura admirável. Aguardo o Sr. em 2022.

  61. Muito consistente e bem articulada, no sentido de informar e esclarecer as pessoas leigas, como eu, nesta questão das fake news. Tenho acompanhado e gostado muito de seus artigos. Pela consistência e clareza. Grata.

  62. Li agora seu artigo. As mentiras tem pernas curtas, dizia minha mãe, naqueles tempos de menor tecnologia. Hoje, todo o cuidado com elas é pouco. Parabéns e muitos anos de vida pra você, Dr Sérgio Moro!

  63. Parabéns Dr. Sergio Moro pelo aniversário e pelo artigo. Obrigada por tudo que fez pelo nosso país!!! Os brasileiros honestos confiam no senhor!!!

  64. Interessante que desde que o Senado aprovou o PL das fake news, eu venho exaltando exatamente o que Moro destacou - a necessidade de se evitar o anonimato nas redes sociais. Quer se manifestar, ótimo, mas não se esconda covardemente através de mecanismos que não possam processá-lo caso cometa crimes de injúria, difamação ou calúnia. De nada adianta esses tipos penais se o autor não puder ser alcançado por ter se escondido atrás de uma conta falsa. Parabéns Moro por mais essa brilhante coluna.

  65. Sérgio Moro, a sua competência e coragem em tudo o que faz, é um bálsamo para quem não suporta mais a baixeza dos nossos homens públicos. Parabéns pelo seu texto e por seu dia!

  66. Parabéns duplamente Dr. Sergio Moro. Pelo texto impecável e pela passagem de seu aniversário (01.08). Probidade, retidão de caráter no seu trabalho, reputação ilibada, honradez em seus atos públicos e privados, seriedade na tomada, condução e permanência de suas decisões o tornam um ser maravilhoso. Sou sua fã incondicional. Não há Fale News que o atinja.

    1. Ele não pode mais ser Juiz. Confiante em contribuir num novo governo, iludido por renovar uma nação detonada por regimes sequentes de corrupção, o ex Juiz Moro pediu exoneração do cargo de Magistrado. Não pôde pedir aposentadoria do cargo. infelizmente o Sérgio Moro foi muito prejudicado profissionalmente. Não pode voltar a ser Juiz Federal. estou explicando para você lá encima, que pediu para ele voltar a ser Juiz. Ele pode ser Presidente da República. Moro meu voto é SEU!

    2. Até consigo entender a decepção de alguns no episódio da saída do governo. Só não consigo entender como alguém com um "senso de justiça" tão rígido, a ponto de ficar decepcionado só porque o ministro explicou as razões da sua saída ao invés de ficar calado, pode ser tão leniente com alguém que empenha sua palavra em público, e depois a quebra miseravelmente, que acusa de querer barganhar uma vaga no STF, mas depois se revela um grande mentiroso. Quem quebra sua palavra não é homem, é moleque.

    3. >>>> Você está sugerindo que o mesmo 'decepciona' aqui, ou 'decepcionou' no governo do sociopata ??? Esse seu "Volta a ser juiz, Moro" é patético e mostra que você não sabe que isso é impossível. >>> Ele pode lecionar em qualquer Universidade do Mundo. >>> Pode advogar em causas idôneas que escolher, etc. e tal ... Dá um cansaço de ler besteiras mais do que as que digito.

  67. Discordo. Fakes nas redes sociais são tão ruins quanto as da imprensa tradicional. Não existe imprensa imparcial, todo jornalista coloca na “ponta da caneta” suas crenças, valores, paixões; o problema é saber QUANTO o fato (= a verdade) foi modificado pelas paixões do autor do texto. Pensando bem, as meias verdades, ou mentiras inteiras, da imprensa tradicional são muito piores, 1º pelo seu poder influenciador desta, 2º porque esta se reveste de uma credibilidade que muitas vezes não merece.

    1. Discordo que fake-news da imprensa tradicional são piores. Estas quando identificadas abalam a credibilidade do veículo, e podem ser responsabilizados pelos danos. lsso tende a fazer o jornal que se financia só com seu jornalismo a prezar pela própria credibilidade. Agora, concordo que haja fake-news intencional de alguns órgãos e jornalistas individuais, o que é muito grave. Vimos jornalistas serem financiados com dinheiro público na época do PT. Provavelmente o mesmo está acontecendo agora.

    2. O ideal é combater as fakes nas redes sociais e combater as matérias “distorcidas” na imprensa, especialmente na tv. É importante uma imprensa crítica, que fiscalize, que denuncie com responsabilidade, mas imprensa querendo influenciar as pessoas, disso não precisamos. Precisamos de boas escolas e menos histeria, pois só o estudo torna um homem livre.

  68. Num país onde ouvimos diariamente as autoridades falando asneiras com um palavriado chulo, como é bom ler um texto do Dr Moro, exemplo de um bom brasileiro! Parabéns

  69. O STF querendo legislar sobre fofoca é algo inacreditável. O importante é esclarecer para o povão o que é fakenews. O Moraes ou outro ministro não mostra nenhum exemplo para a gente saber do que ele está falando. Neste ponto até a imprensa está sendo enrolada, além dos juízes e procuradores.

    1. Já o cumprimentei pelo Instagram, Deus o proteja de tudo e todos os males. Sofro qdo lhe machucam. Qto às fake News, há pouco assisti a uma entrevista longa, na Globonews, com o youtuber Felipe Neto. Ele vai se encontrar com Rodrigo Maia. Falo isso pq é assustadora a dinâmica desses gabinetes de ódio, são vários, foram disseminados. Ele tem que ser contratado como técnico para assessorar no combate a esses mentirosos/criminosos. Torço muito pelo senhor, como se fosse um ente de minha família.

    2. Artigo oportuno e esclarecedor. Por mais absurdo que seja querem transformar o fato lavajato em fake. Morrem de inveja!!! Parabéns pelo seu aniversário.

  70. Bom que esteja aqui e posso desfrutar de seus textos. Aproveito para desejar Muitas felicidades pelo seu aniversário. Mais "Moro" é o que necessitamos.

  71. As redes sociais deveriam estabelecer aos comentaristas os mesmos rigores que os bancos exigem aos seus correntistas para realizarem operações financeiras. Pessoas adultas, maiores, identificadas, que se responsabilizam pelo que expressam. Simples assim. Deve ser responsabilidade da rede a identificação do usuário. Se isso não acontecer, ela assume a responsabilidade legal. Simples assim, novamente. COMENTARISTA = CORRENTISTA.

  72. Parabéns, Dr. Sérgio Moro, não só pelo texto como pelo aniversário!!! Mais uma vez nos brindando com seu belo conhecimento!!

  73. Concordo com o texto, ressalvando apenas o uso de “adredemente”, pois o advérbio correto é adrede, sem o complemento mente.

  74. Boa reflexão, Moro. Robert Castel em a Sociedades em Rede, assim como Bourdieu nos assinalam os tempos complexos do progresso nas comunicações.

  75. Prezado dr Moro, fico indignada ao ler em certas redes sociais comentários e fake news a seu respeito, muitas vezes publicadas por pessoas que conheço há muito tempo!! Tenho certeza que o vento mudará a direção da bandeira e a “carneirada” cairá na real! Parabéns pelo artigo. Tb sou fã de John Adams!! Tiny Machado de Campos

  76. “Comentar”, como?... O cara não só escreve muito bem como persegue incansavelmente a verdade, herói que sempre é homem sem medo. Tamu junto Moro! 🤝🤝🤝🤝🤝🤝 Mais uma vez, só me resta aplaudí-!o pô!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    1. Ok, mas são aplausos em pé!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🙏🙏🙏👍👍👍👍👍👍👏👏👏👏👏👏👍👍👍👍👏👏

  77. Como sempre , texto que é uma verdadeira aula. Excelentes reflexões sobre o dilema atual das fakenews. Debate de alto nível. Diferença imensa qdo vemos o Aras tentando se explicar de forma ridícula sobre os ataques contra a Lava Jato. Moro Presidente!

  78. Esse Moro é muito bom. Por que não abolir os crimes de injúria e difamação? Xingar é crime? Fofocar é crime? Então prendam toda a população do país.

  79. Alfredo Jorge Existe erros fatais, uma delas é a mentira, ainda mais quando elas são repetitivas é o caso das Fake New ou noticias falsas. Dr Sérgio Moro suas edições só traz reflexões para o povo Brasileiro acreditar em um futuro promissor.

  80. Sérgio Moro, parabéns pelo texto explicativo, didático e absorvente como de costume. As esperanças de um povo brasileiro descrente e desesperado repousam em você e 2022 vem aí!

  81. Doutor uma mensagem na rede não é muito diferente de um panfleto de cartomante distribuído de forma massinha nas ruas. Pega, lê, acredita e repassa quem quer. A questão é de educação e valores, não de tutela. Quando pensamos que o povo é imbecil a profecia se auto-realiza, e continuamos buscando um novo salvador da pátria.

  82. Muito adequado o artigo para o momento. Sérgio Moro lúcido, escrita clara, objetiva, certeira, culta. Parabéns p aniversário e obrigada por lutar p nosso país. Gratidão neste 01/08.

  83. Eu compreendo perfeitamente os danos que as notícias falsas ou manipuladas vem causando, mas sou um pouco mais restrito em intervenção estatal no tema. Acho mais adequado permitir a livre circulação (exclui robôs ou contas não relacionadas a pessoas/instituições) e responsabiliza pelos excessos que venham a ocorrer, sem aplicar medidas como exclusão definitiva das redes.

  84. Artigo muito apropriado para as circunstâncias atuais. Lúcido, inteligente, correto. Sérgio Moro , em qq função, contribui para a democracia, as liberdades, p a República. Parabéns p aniversário e a nossa gratidão p cidadão q o Sr é.

  85. Sempre coerente e oportuno!! Avaliação sensata da nossa realidade. Apesar das investidas do Ptista Toffoli e do “Botafogo” (na planilha da Odebrecht) Maia esta semana o BEM prevalecerá. No momento certo vamos colocar Moro para corrigir os rumos desta nação.

  86. Parabéns por abordar questão tão complexa com clareza, leveza e sem viés, ainda mais sendo um dos afetados pela disseminação frequente de notícias falsas desde os tempos de Juiz. Excelente texto!

  87. Esse discurso de fake news não me comove, desde que o mundo é mundo mentiras e verdades sempre existiram, as pessoas não são burras, ou pelo menos não se devem colocar a maioria nessa conta. A internet e as redes sociais vêm cumprindo papel importante, contrapondo-se a essa indústira de mída parcial e comprada, essa também infestada de fake news, e não me venha dizer que há ética aqui e que há pudor, pura balela pra boi dormir. Que as pessoas decidam, respeite a democracia, respeite o povo.

  88. O jornalismo acredito, ganharia muito no resgate da ética se o juiz Sérgio Moro se tornasse um de seus colaboradores.Ganhariam também, o país e o povo brasileiro. Penso modestamente, que a política não é o melhor destino desse brasileiro ilustre. O Congresso é um ninho de cobras.Seria um risco sério a sua dignidade, a sua reputação. Cidadãos de bem tem um grande apreço e admiração pelo juiz Sérgio Moro.

  89. Grande Dilema , Juiz Moro. Odeio essas Fake News , uma desconstrução da verdade . Montagens de videos , imagens e audios . Infelizmente pra isso teremos que ser identificados nas Redes Sociais pro Autor responder criminalmente . Os dados pessoais devem ser protegidos e somente acessados por decisão judicial apenas por montagens Falsas, racismo .. O direito da Liberdade de expressão deve ser GARANTIDO , PROTEGIDO

  90. Um grande Dilema . Fico indignado em ver algo que é FAKE . Montagens, de audio ,imagens . Infelizmente única possível soluçãoé : Teremos que nos identificarmos por CPF ,ou Celular . As redes Sociais banirão perfis não dentificados

  91. enquanto isso..... o LEILÃO da vaga do STF continua com três candidatos (aras-noronha-andré) desesperados atropelando qualquer decencia para impressionar o jair TRAIDOR.

    1. Cada qual protagonista de um desvario maior que o outro. Melancias nos respectivos cangotes dariam melhor resultado... hehehe

    2. O pior é que nenhum dos três nada acrescentarão a este "tribunal" que mais parece um poleiro de pato.

  92. Excelente!! Para ncontrar o limite onde o remédio vira veneno requer pessoas completamente isentas de interesses próprios, probas e sensatas... material muito raro no Congresso.

  93. A César o que é de César . Se houver crime que se puna . Já existe lei pra isso . O Brasil nao suporta mais ter sua fraca Constituição ainda mais retalhada e emendada !

  94. .... conrinuando ... muitas vezes me parece que oa veículos querem que a usemos apenas para coisas triviais e colocam no mesmo. saco flagrantes fake news com versões e pontos de vistas legítimos mas alternativos a narrativa do main stream . É o caso da cobertura Covid 19 por exemplo . Quantos links para pesquisas originais e sérias obtive na net ? Alem do que existem pessoas de extrema qualificação nas redes . Tanto mais desconhecidos como Fernando Conrado como ilustres que migraram pra lá .

  95. Um texto muito coerente e justo . Mas como o próprio autor cita o diabo mora nos detalhes . Sou leitor vorqz desde os nove anos de idade . Formado em Jornalismo e com uma cultura razoável . A minha rede portanto é um reflexo de mim . Considero ter amigos de qualidade lá , pessoas que poderiam e muitas vezes escrevem , em veículos grandes . Pois bem , nunca estive melhor e mais diversente informado quanto agora . A internet tem sim muita informação de qualidade ......

  96. Excelente reflexão. Superar a desinformação, sem violar o direito de expressão, é um dos maiores desafios que a democracia tem na atualidade. Nesse contexto, melhor regular as consequências dessas condutas torna-se imprescindível, em respeito a dignidade humana.

  97. MORO e JANAINA 2022, essa é a chapa que precisamos e merecemos. Chega de incompetentes e analfabetos no poder. Precisamos de vocês, para dar alguma credibilidade ao governo do Brasil lá fora e aqui.

    1. A Janaína tem falado muita besteira. Vice para o Sérgio Moro, pelo visto, é o que não vai faltar...

  98. sera que o JAIR TRAIDOR conseguiria escrever um texto(qualquer texto) tenho certeza que não, nem com a ajuda dos filhos ZEROS.

  99. Excelente reflexão ! Construir pessoas éticas seria um caminho para diminuir as mentiras, porém, muito a longo prazo. No momento é urgente barrar as Fake News . Na urgência as coisas não saem da melhor forma.

  100. Penso como os mais desprovidos de necessidades básicas poderiam se beneficiar qdo gte honesta, inteligente e íntegra, como Sérgio Moro, estiverem no comando do país , pois a corrupção afeta em especial esta grande maioria dos brasileiros

  101. Excelente matéria! Este é um tema complexo que precisa urgentemente ser melhor endereçado pela sociedade e pelos três poderes da república. Mas o que podemos esperar desses três poderes nos dias de hoje? Quando vamos ter um presidente da república que possa ajudar a moralizar o país? Hoje mais do que nunca precisamos do Dr. Sérgio Moro e de sua rede de pessoas de ilibado caráter!

  102. 1- É precisamente este o ideal, DR. SÉRGIO FERNANDO MORO, liberdade de expressão ampla, geral mas, irrestritamente balizada e delimitada pela VERDADE, pela legalidade, pela racionalidade pela ética, pela honestidade, pelo bom senso e por objetivos construtivos. Com a possibilidade de resgate dos prejuízos advindos, ainda que isso jamais se possa compensar na integralidade em caso de atentado à verdade.

    1. 6- Os BRASILEIROS *precisam* deste GRANDE e EXEMPLAR BRASILEIRO e o seu time dos sonhos, na Presidência da República! Inapelável e urgentemente!

    2. 5- Lucidez, honradez, ética, sensatez, equilíbrio, firmeza, inteligência, cultura, propósitos honestos e edificantes, são apenas alguns dos substantivos que definem o DR.SÉRGIO FERNANDO MORO e o adjetivam superlativamente. O *PRESIDENTE SÉRGIO MORO*, assim como já vem sendo considerado planeta afora, é o SONHO BRASILEIRO de liderança, como há muito é real sua conduta impoluta e honrada, exemplo do ideal para as atuais e as próximas gerações.

    3. 5- Lucidez, honradez, ética, sensatez, equilíbrio, firmeza, inteligência, cultura, propósitos honestos e edificantes, são apenas alguns dos substantivos que definem o DR.SÉRGIO FERNANDO MORO e o adjetivam superlativamente. O *PRESIDENTE SÉRGIO MORO*, assim como já vem sendo considerado planeta afora, é o SONHO BRASILEIRO de liderança, como há muito é real sua conduta impoluta e honrada, exemplo do ideal para as atuais e as próximas gerações.

    4. 4- Estamos, indesejavel e ameaçadoramente, em vias de perder o controle da nossa tolerância, como aconteceu e acontece atualmente em incontáveis passagens da história universal.

    5. 3- Entretanto, paralelamente, já temos um problema a mais, gerado por sucessivos governos vergonhosos e suas extensões fakes, imorais, estúpidas e corrosivas: a nossa '°'desumanização'°' em todos os sentidos. É a decorrência dos limites da nossa paciência depassados pela mentira, pelo cinismo, pela corrupção generalizada das elites administrativas, é a consequência da profunda raiva advinda da frustração e da revolta contra tanta conduta doentia, perniciosa e irresponsável!

    6. 2- E é isso, fatos são inapelavelmente fatos e, independentemente de como os fantasiam, de um modo ou de outro - sempre - emergirão verdadeiros. E, como povo, majoritariamente, já temos a sorte, a maturidade e a competência para distingui-los das alegorias criminosas criadas sobre eles, em função dos interesses espúrios.

  103. Excelente texto, dr. Moro!!!! Quanta sensatez e equilíbrio, suas palavras são lâmpada para meus pés e luz para meus caminhos. Estou indignada com o que estão armando para impedir sua candidatura, muitas vezes fico demasiada triste com esta malta que governa o país, presidentes de câmara, senado, STF, PGR e Executivo, todos contra o Sr, mas siga em frente e que o bom Deus o proteja.

  104. Dr. Moro o país está perdendo a esperança, precisamos do senhor. Vamos fazer algo para garantir sua participação em 2022. Estamos preocupados.

  105. Fazer a coisa certa com ética e sempre com a verdade é a maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news.Liberdade com responsabilidade! Iludir, mentir e disseminar notícias falsas fere o princípio da democracia como também de toda a ordem jurídica constitucional. Excelente texto.

  106. Relevante artigo mas acho importante a revista fazer um levantamento dos números da lava jato de Curitiba e Rio e da PGR de Aras. Quantos condenados pela lava jato e PGR? Quanto retornou aos cofres públicos da PGR? Talvez estes fatos mostrem quem está contra a corrupção e quem quer passar o pano.

  107. Texto sereno e equilibrado. Apesar de eu divergir em alguns pequenos pontos, elogio a forma da escrita que inclusive deixar-me-ia à vontade para abrir um contraditório, fosse o caso. A continuar seus artigos nessa linha, trará proveitosos benefícios à nossa sociedade.

  108. Opinião técnica, serena dissertada em mais um texto brilhante, longe das bravatas que estão contaminando o debate político/jurídico. Parabéns

  109. Notícias falsas, como qualquer outro crime, se corrige aplicando a lei. Aplaudi o Projeto de Lei Anticrime que o senhor apresentou justamente por ir no caminho do combate à impunidade. Não à toa, enfrentou a resistência dos culpados de sempre e acabou desfigurado no Congresso. No meu entender o país não precisa de mais leis, mas sim de que as existentes sejam aplicadas com o devido rigor. Tenho fé que o senhor irá, como ex-juiz e com voz, combater os jabutis do projeto de lei 2.630/2020.

  110. Texto muito consistente e gostoso de ler. A Ideia de dar os créditos corretos da frase ao final foi muito perspicaz. Já tem meu voto... faz tempo que não temos um presidente inteligente....

  111. Excelentemente colocado. Há de se suprimir atitudes que prejudiquem o debate público. Isso não é liberdade de expressão. Nossa missão é definir de forma justa e criteriosa esses artifícios inibidores. Um bom começo de fato é em relação à crimes já definidos fora da esfera digital como ameaças e calúnias. Temo porém que o PL que tramita na câmara está muito aquém do esperado. Muitas falhas e instrumentos que de fato cerceiam as liberdades. Parabéns pelo artigo.

  112. Como muito bem explanado pelo Sr. Sergio Moro o assunto é complexo e merece um bom debate arrazoado sem paixões extremadas. Concordo plenamente que algo deve ser feito a respeito desta enxurrada de desinformação. Me parece que o mesmo principio de combate ao crime organizado e de colarinho branco se aplica a grande parte deste casos de orquestradas ações de dissiminação de verdadeiros ataques com as Fake News; siga o dinheiro e estrangule as receitas dos crimimosos.

  113. Simplicidade para tratar de objeto tão desconcertante - fake News. Adorei. Sou leiga, e admiro a postura prudente e equilibrada de Moro.

  114. Ótimo artigo. O que muitas vezes me intriga é essa perseguição do STF e congressistas, com a CPI das fakenews, a apenas um lado, o de Bolsonaro. Nao estou aqui defendendo o presidente, porém todos sabemos que a disseminação de notícias falsas tbm ocorre na esquerda e demais espectros políticos. Tentam a todo custo criminalizar apenas um lado. É uma vergonha.

  115. Saiu incompleto o comentário . Pior que essa pessoa que colocamos na presidência surfando na sua onda e da Lava- Jato , é esse desqualificado desse aras. Acho o Sr Álvaro ponderado . Não seria melhor no início o senado ? Não despertaria tanto ciúmes no momento. E o Joaquim Silvério dos Reis ( bolsonaro) , tem a máquina e o poder de compra na mão até 2022. Claro que o sonho de todo brasileiro é o senhor Presidente. Que DEUS abençoe o senhor, Dr Moro e sua familia . Conte sempre conosco .

  116. mentira é mentira não importa se grande ou pequena,a verdade tem de prevalecer só ela pode garantir futuro decente para um País.

  117. O problema maior é quando um governante utiliza da sua posição para disseminar notícias falsas e assim gerar contaminação em massa da população. Isto não é um crime? Por que até agora nenhum nobre advogado entrou na justiça pedindo a prisão dos genocidas que mataram até agora 92000 pessoas com os seus atos egoistas?

  118. Parabéns, Dr. Sérgio Moro. Sua indelebilidade de honradez e caráter é o principal motivo que deixam os políticos mal caráter, carcomidos de inveja. Por isso te agridem tanto. Peço muito a Deus que lhe dê força pra lutar contra esses crápulas que se apoderaram do nosso Brasil.

  119. Ótimo e pertinente artigo. A credibilidade (ou a ilusão dela) da fonte pode nos fazer aceitar a informação sem esforço, e deveria ser nossa obrigação verificar o conteúdo. Contudo, "as obrigações são limitadas pelas nossas forças e pelos meios de que dispomos". Montaigne assim escreveu no ensaio "as ações julgam-se pelas intenções". Nesses tempos de perseguição à lava-jato...

  120. Ótimo e pertinente texto. Nós tendemos a pautar a veracidade das informações pela credibilidade do emissor. Pena que pode ser só a impressão (ou ilusão) de credibilidade. Deveria ser nossa obrigação confirmar as fontes, mas "nossas obrigações são limitadas pelas nossas forças e os meios de que dispomos". Montaigne escreveu isso no ensaio "as ações julgam-se pelas intenções". Pertinente nesses tempos de perseguição à lava-jato.

  121. Quem se lembra da famosa frase do então ministro da Fazenda, Ricupero, em 1994: "Eu não tenho escrúpulos. O que é bom a gente fatura; o que é ruim a gente esconde". Ou da recente declaração da (quase sempre) discreta ministra do STF, Carmem Lúcia. Ambos, cada um em seu tempo, nos fazem concordar que, no lugar privilegiado a que foram alçadas, as pessoas mentem, manipulam a verdade descaradamente. E sempre, em defesa de interesses quase nunca republicanos. Tem solução?

  122. Texto ponderado e sugestivo de reflexão. Sua natureza é clara e justa como seu mentor. Emociona-me. Melhor dizendo; emocionam-me: texto e autor.

  123. Os brasileiros corretos e sem enviesamento ideológico lhe aplaudem, dr!! Os robôs Bozolulopetistas nunca conseguirão macular sua honra e serão destruídos em breve. Faço parte da Justiça Federal de Sergipe e trabalho também com as operações da PF. Sei muito bem como é difícil punir poderosos. Já recebemos, inclusive, uma Carta Precatória assinada por V. Exa., em 2016, salvo engano. Guardo uma cópia dela até hoje. Que Deus proteja a ti e família.🙏🙏

  124. Nenhuma dúvida paira sobre a integridade do Moro. Capacidade, lucidez e honestidade. No momento certo assumirá a nação. São meus votos.

  125. Parabéns pelo artigo e pela luta pela verdade e moralidade pública. Fica aqui o meu apelo e, estou certo, de milhões de brasileiros para que o senhor se candidate à presidência da república no pleito de 2022 para dar prosseguimento ao combate à corrupção.

  126. BRILHANTES os artigos de Sérgio Moro, indicando que tem uma grande facilidade no manejo da palavra escrita, o que também explica o fato dele ter sido um juiz altamente produtivo na Lava Jato.

  127. De fato a ética é elemento escasso em nossa sociedade. O Sr que o diga. A sociedade tem uma dívida consigo mas forças nada ocultas tentam manchar seu nome. Com minha admiração e gratidão.

    1. Parabéns Dr. Sérgio Moro! Futuro Presidente do Brasil!

  128. A Ética e a Moral são atributos encontrados, somente, nas pessoas de bom caráter. Todavia, para as desprovidas dele, tais atributos são motivo de escárnio.

  129. Não sei como você aguenta tanto ataque.Você não merece o que estão fazendo. Os brasileiros não merecem. Estamos condenados a ser o eterno país do futuro. Estou cansada de ver que este país é deles e sempre será. A Lava Jato nos deu a ilusão de que poderíamos vencê-los. E hoje todos vocês foram colocados na fogueira.O velho destino dos destemidos, daqueles que ousam mostrar que o Brasil poderia ser melhor O que vemos é o massacre de homens que ousaram nos dar essa esperança

    1. Só se for de um futuro apocalíptico. Tem jeito não.

  130. Quem reclama do valor que se paga por uma escola de qualidade , ou por uma educação de qualidade não sabe o preço da ignorância. Parabéns Moro.

  131. SÉRGIO MORO em 2022 será nosso “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE”! O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI”! Triunfaremos!

  132. Os meus parabéns pelo artigo, bem conexo com a nossa realidade. Somos defensores da liberdade de expressão fundamentada em princípios éticos e morais, mas condenamos a difusão de mentiras e calúnias que só desagregam a nossa sociedade.

  133. É urgente sim algum tipo de controle sobre as fake news mas precisamos mesmo é de uma mudança definitiva de postura da imprensa brasileira! A mesma tem que romper o ciclo vicioso onde as fake news ou as fanfarronices de políticos medíocres são tratadas como enredo de novela e ganham uma exposição imerecida!

  134. Mais um ótimo texto! O problema é conseguir punir os mentirosos no Brasil, os propagadores de "fake news" e os "destruidores de reputações". No Brasil, onde o povo não consegue sair do eterno "transe", poucos consideram isso crime.

  135. Moro, não vou comentar a respeito do artigo, que inclusive discordo em muitos pontos, mas concordo que precisa ser discutido. Moro, gosto muito de você, mas acho que você não deveria se candidatar a presidente da república em 2022, assim como foi um erro aceitar ser ministro da justiça. Além do mais, a lava jato cometeu excessos e a meu ver agiu politicamente, isso fez com que parisse um monstro chamado bolsolavismo. Faltou uma análise profunda da sociedade brasileira por parte de você e do MP.

    1. Não é função do Ministério Público ou da Justiça Federal fazer análise da sociedade brasileira. Sua função é apurar, denunciar e punir crimes. O que foi muito bem feito e é corroborado, inclusive, pelos desdobramentos internacionais da LavaJato. A LavaJato nada tem a ver com Bolsonaro. Dizer que o oportunista que se apoderou, falsamente, do discurso anti-corrupção foi "parido" pela operação é um equívoco grotesco, revelador de total falta de conhecimento, para não dizer, má fé.

  136. Parabéns pelo texto, caro Moro. Descobrimos que você não é apenas um excelente magistrado, como também é versado nas artes literárias, colocando surpresas ao leitor, como a correção da informação ao final para instigar o leitor ao resumo do que foi dito entre possibilidade de falha na informação e correção. Sensacional! Comungo das vossas ideias. Viva a solução minimalista, devemos punir à posteriori e não censurar. Uma campanha educacional para os analfabetos digitais também seria de bom grado.

  137. Em vez de colocarem uma voz de robo para ler o texto, por que o próprio autor não poderia fazer uma leitura em voz alta? Tenho certeza que o faria com melhor respeito à pontuação, daria ênfase adequada aos trechos mais importantes e daria ao texto um sabor mais autêntico e pessoal. A final, popularidade ele já tem.

  138. Dr. Moro quem ou o que nos proteje da mentira eleitoral? Propostas usadas para se eleger que se tornam mentiras depois de eleito.

  139. Brilhante e ultra educado, como sempre. Nota-se a honestidade de Sérgio Moro em cada texto que produz. Minha admiração e respeito são tao grandes .....só aumenta!

  140. Texto inteligente e propício ao momento,bom para reflexão e instiga a busca de novas idéias ao tema e possíveis soluções. Parabéns!

  141. Tenho profundo respeito e admiração pelo senhor.sobre os ataques que os bolsominions lhe fazem me deixam aborrecida, mas um dia eles se cansarão.

  142. Verdade. É um tema complexo e há muito a ser debatido. Entendo, porém, que ética e bom senso são atributos essências que nem todos possuem. Aí reside uma grande dificuldade do debatem

  143. Maravilhoso...Texto Profundo...Concordo Plenamente. Admirável sua Inteligência, Conhecimento, Sensatez, Coerência, Imparcialidade, Ética, Discernimento e Justiça. Parabéns pela sua Integridade, que assim continue, Hoje e Sempre. Muita LUZ e Proteção em Seus Caminhos.

  144. Parabéns. Como sempre falou tudo. Ética é algo que aqui no Brasil muitos desconhecem. Te usaram para se promover e tentaram te descartar. Assim como o que você e a Lava Jato fez por muitos Brasileiros. Espero que o povo acorde para a falta de ética e moralidade dessa política deturpada. De um presidente oportunista que tentou usar seu brilho mas ele é único de Sergio Moro. Parabéns por tudo e por aguentar tantos ataques. Mas só atiram pedras em árvores que dão frutos. Você é uma delas. Excelente

  145. Como sempre íntegro, honesto , sério e coerente com o que sempre pregou. Vejo com muita tristeza o Sr.ser alvo desse massacre fake e das artimanhas para o afastarem definitivamente da política.Esses párias nos mostram cada dia mais , que homens idealistas e corretos não pertencem a esse lugar .Não sei se vai concorrer a algum cargo .Pelo Brasil gostaria imensamente.Mas pelo seu bem e de sua família,não. Refaça sua vida , com a capacidade brilhante de seriedade e determinação que o Sr. tem!!!

    1. Complementando , qualquer escolha que fizer , eu o apoiarei . Tenho um profundo respeito e e zelo pela sua integridade. Eles têm medo , inveja e revolta.Mas nosso amor , respeito e admiração pelo Sr. transformarão esses onda de sentimentos pessimistas em otimismo.Estando na política ou não , o Sr será sempre nosso mestre e guia na política. DEUS o ABENÇOE muito!!!!🙏🙏🙏🙏🙏

  146. Excelente texto Dr Sergio Moro! O Brasil, mais do que nunca, precisa de cabeças iluminadas como a sua para que não percamos as esperanças no futuro. Os ataques vindos diariamente, agora à luz do dia, do Executivo, Legislativo, PGR e do STF são de destruir qualquer democracia. Lamentável tanta falta de ética e tanta corrupçao.

  147. Sergio, seguinte: mais uma vez aproveito o ensejo para alertar-lhe. Destarte observar que apesar de sua acuidade intelectual já deve ter pensado nisso, eu insisto que não se deixe influenciar pela turba de admiradores que adquiriu com sua competência. Seu perfil é muito mais indicado para o parlamento do que para a presidência. Candidate-se ao Senado, em 2022. Deixe o Executivo pra depois. Sua vitória é inapelável para o legislativo. Pense nisso. Alvaro Costa (@brasilia_urgente)

  148. Excelente texto Dr. Moro!!! Obrigada pelos seus Serviços ao Brasil. O momento, infelizmente, é sombrio, mas por favor persista...

  149. Um texto mais solto das amarras da decepção e do desconforto de ter acreditado em palavras ocas. Acredito que nos três poderes ainda temos uma expressiva quantidade de pessoas lutando para manter a corrupção ativa e ao alcance dos seus nefastos interesses. Por isso, creio que o Dr. Moro será cada vez mais combativo e livre se mantiver um distanciamento da política brasileira. O Direito e a Justiça ainda precisam da integridade do Dr. Moro para que a democracia não seja solapada.

  150. Brilhante como sempre! Sim a liberdade de expressão e não às Fakenews. É urgente achar um ponto de equilíbrio às redes sociais. Infelizmente estamos vivendo um circo de horrores, vivemos um constante dia da MARMOTA.

    1. Rapaz, não seja um energúmeno frívolo e sem argumentos para contrapôr ao autor do texto.

    2. Tenho pena de pessoas como você. Informe-se e veja o que está acontecendo no país e deixe de ser extrema (direita ou esquerda), Ética, como Moro disse, está passando longe desse governo ou dos anteriores.

  151. Obrigado Sérgio Moro, por tudo que fez pelo nosso País, simplesmente rasgou, juntamente com os procuradores da Lava Jato e toda equipe da PF, o véu da política rasteira, da plutocracia e com isso, hoje somos um país um pouco mais maduro. Estamos meio tontos diante de tantas traições do governo Bolsonaro, mas sua voz, firme e serena continua bradando nos corações dos brasileiros, para conquistarmos um País melhor. MUITO OBRIGADO! #Moro2022

  152. Dr Moro, Sua lucidez. Seu caráter, Sua integridade, Sua honra, seu brio, Sua dignidade, me emociona. Ouso dizer que és um dos seres humanos mais necessários do nosso país. Deus te dê muita força sempre!

  153. Belo artigo. Mas cabe aqui uma observação estilística: a política oficial de mentiras dos totalitarismos não beira à perversidade, é a perversidade consumada. No conteúdo, o estimado Dr. Moro aponta com muita justeza os vícios graves das redes sociais, mas é demasiado condescendente com a imprensa tradicional: com efeito, ela erra menos por checagem de fatos, mas tem compromissos ideológicos, e muitas vezes partidários, que interferem na seleção dos fatos com vistas a modificar a realidade.

  154. Esta semana, fui tomada por muita tristeza, ao me deparar novamente com os bandidos de sempre: Dias Toffoli, Rodrigo Maia , e um tal de Fábio Trad. Sabemos o que tramam. Mas, ao deparar-me com O Antagonista, os Jornalistas de Crusoé e o sr. Dr Sergio Moro, minhas esperanças em um pais melhor reacenderam.

  155. Nunca achei que seu lugar fosse no governo. Quanto a captura da Lava Jato pelo PGR pensemos como Rui Barbosa:"Quanto maior o bem, maior o mal que da sua inversão procede".

  156. Torço muito para que, na hora H, todos nós, que não fomos às ruas mais recentemente manifestar nosso apoio à Força Tarefa da Lava Jato por causa da pandemia, tenhamos a força e a mobilização necessárias para não permitir que essa casta criminosa, que comanda o País, "mire" definitivamente no pequeno grupo de brasileiros honrados, que fizeram o melhor trabalho pró Brasil de todos os tempos. Tenho que acreditar que os idólatras do bolsonarismo/petismo não são a maioria.

  157. Parabéns pela lucidez da análise! Infelizmente a ética foi esgarçada no nosso país. Os responsáveis pelas notícias falsas têm de ser responsabilizados, não por censura mas sim para valorizarmos a verdade acima de tudo.

  158. A ética deveria ser suficiente para corrigir muitas coisas, mas esta virtude parece que nunca será prioridade do ser humano, tanto que diz o ditado "ética é algo que se exige que os outros tenham"

  159. Estamos diante de uma pandemia de notícias falsas que está assolando a democracia e o direito de poder escolher aquele que nos dá certeza de que o direito tem que prevalecer sobre a arrogância dos delatores. Precisamos de uma Lava-Jato para investigar e punir estes delatores que utilizam das redes sociais através das FAKE News para desmontar e desmoralizar ações que colocavam estes bandidos na cadeia. A corrupção precisa ser propósito de todos aqueles que sentem necessidade de um governo íntegro

  160. "No terreno das incertezas a melhor abordagem é a minimalista"... aí vem e quer que todo mundo seja identificado, defendeu o "banimento" das redes, raspou no controle de conteúdo.... parabéns aos envolvidos. Nesse papo furado, só cai quem quer.

  161. O caráter e a ética não são só volúveis, são solúveis também. O tempo que um fio do bigode, era uma símbolo indestrutível, equivalente a uma assinatura, foi disseminado pela tolerância de nossa convivência com os meios de informações e comunicação massificada. Moro deixa em seu artigo, um fio de esperança de que à verdade nunca será subjugado pela mentira.

  162. Excelente, Sérgio Moro. Fatos, e não quimeras, deveriam guiar o pensamento crítico, especialmente a respeito dos políticos. Admiro-o pela sua conduta pautada na Lei e na Ética. Cuide-se, pois os perversos estão acompanhando seus passos em busca da destruição de sua imagem. Os tolos de sempre, manipuláveis pelos agitadores, também.

  163. Existem muitas paixões e temperamentos mentais que naturalmente se dispõem a deprimir e difamar o mérito de cidadãos que se elevam na estima da sociedade cívica. Mas os seus méritos, professor Sérgio Moro, foram vistos e consagrados no mundo dos cidadãos que pensam e refletem com o cuidado de aplaudi-lo com entusiasmo. Com força, siga em frente, professor Sérgio Moro, com o seu projeto político para ajudar o Brasil a sair do caminho do caos e do inferno das desesperanças.

  164. A verdade e a ética estarão de férias até 2022.O Brasil necessita de sua candidatura à presidência e o apoio do povo,só assim poderemos restabelecer a verdade,a ética e a integridade no 🇧🇷

  165. Falta ética em toda esfera de Poder: Legislativo, Executivo, e principalmente no Judiciário. Considero-me razoavelmente bem informado, e votei, e acredito que V.Srª também, convictamente nessa fraude denominada Bolsonaro.

  166. Parabéns, Moro, é sempre um prazer ler suas excelentes reflexões. Extremistas e fanáticos de direita e de esquerda têm agido como verdadeiros terroristas e precisam ser contidos nos rigores da lei. São pessoas desonestas e inescrupulosas, muitas vezes pagas para disseminar fakes, ao melhor estilo do "gabinete do ódio". Isso tem que acabar, mentiras e difamação não combinam com democracia.

  167. O artigo é ótimo mas não é minha atenção hoje depois de uma semana nefasta a LAVA JATO e ao Senhor. Então com as ruas fechadas pela pandemia ouso dizer que: TEM MEU VOTO!!!

  168. Dr. Moro, excelente texto. A realidade de hoje é que existem exércitos virtuais que visam acabar com as reputações de quem ousa criticar o Governo Bolsonaro. Aliás, os Bolsonaristas, neste sentido, estão piores que os Petistas que também adotavam os mesmos procedimentos na época que estavam no poder. Torço para que o Senhor decida sair candidato em 2022, pois gostaria muito de vê-lo questionando seus adversários nos debates. Milhões de Brasileiros apoiam o Senhor. Estamos juntos. Força !!!!

  169. Parabéns por um mais um excelente artigo. O senhor é nossa linha de Ariadne!!! Continue firme que firme continuaremos ao seu lado. Gratidão 💕

    1. Foi enganado e traído como muitos que votarem nele por puro anti-petismo. Teve a mais pura das boas intenções. O bom é que esperou a hora certa, a hora da oportunidade com firmeza na causa, de pedir demissão. Não podia ser antes, nem depois.

  170. Muito pertinente o tema e corretíssima aia explanação. A carência cultural brasileira faz com que acreditem em mulas sem cabeça e notícias falsas caem como luva nas mentes desinformadas.

  171. Patético ver uma defesa tão pífia da liberdade de expressão, base de qualquer regime minimamente democrático. Para o Sergio Moro, o Supremo é mesmo supremo, pode definir as regras do debate e censurar robôs. Oi? Quem é robô? Quem não tem perfil verificado e do meio podre dos velhacos da imprensa, Crusoé inclusa? Falando em FakeNews, a Crusoé andou espalhando algumas aí contra apoiadores do atual governo. Não admria o Sr, que faz oposição ao governo mesmo quando era do governo, ser colunista.

  172. Como sempre, brilhante Dr. Moro! A ética deveria ser o norte de todas as condutas e relações humanas, infelizmente parece estar esquecida em muitas partes do mundo!

  173. O trabalho realizado, para amortecer os crimes de colarinhk branco, pela equipe de Curitiba precisa ser valorizado, nunca esquecido ou desvirtuado pela politicagem. A corrida eleitoreira pelo cargo maior, já iniciou. Precisamos de coragem para lutar por um BRASIL MELHOR.

  174. Dr. Moro. O sr.sabe que está apenas começando a perseguição de diversos setores deste governo. Eles não vão descansar enquanto o Sr. for possível candidato ao Planalto. Sem moral nenhuma usarão de todas as armas possíveis contra o Sr., pense na possibilidade de fazê. -los acreditar que o Sr . nao tem interesse político. Se cuide.

  175. Texto brilhante mas que Infelizmente não emociona aqueles que através das notícias falsas, querem instalar o caos. Eles não querem o debate sério e democrático e sim querem impôr. Lamentável o que estamos vivendo!

  176. Liberdade de expressão sempre e ética norteando a caminhada digital . Concordo ,plenamente , com todo exposto no excelente texto

  177. A clareza e acessibilidade dos argumentos, demonstram o caráter cristalino do articulista. Parabéns "Crusoé" por tê-lo como colaborador.

  178. Parabéns Dr Sérgio Moro ! Achei o artigo muito bom , falou de forma mais simples e direta . Aproveite sua inteligência e conhecimento para difundir a verdade sempre . Confio em você! Com elegância, bata de frente e denuncie sempre os abusos e mentiras que lemos no nosso dia a dia . Você se tornou nossa voz diante de tantos desmandos e cinismos . Torço que vá para o Senado , com certeza seria um grande eco para a sociedade.

    1. Concordo quase totalmente com seu comentário. Tenho dúvidas quanto a falar de forma simples e direta usando termos como "paradoxalmente", "deletéria", "minimalista", "adredemente". E quanto a possibilidade dele concorrer a uma vaga ao Senado, acho muito a ideia muito modesta. Seria apenas mais uma voz no coral de oitenta e tantas, a maioria desafinada.

  179. Vejam só quem está dourando a pílula da censura!!! Esperava mais de vossa excelência, vi essa mesma forma de “combater fake news” numa live deplorável ontem do Felipe Feto e do neoiluminista Barroso. Quer acabar com as fake news? Aumentem a liberdade de expressão e responsabilize pesadamente quem mentir, caluniar e difamar. Nos já temos leis suficientes para isso. O resto é dourar a pílula da censura. Chocadores de conteúdo é uma farsa e as plataformas não podem ser editores de conteúdo.

    1. A sugestão para aumentar a liberdade de expressão, seria algo do tipo, colocar um carro de som a todo volume, circulando na Esplanada em Brasília, xingando todo mundo?

    2. A sugestão para aumentar a liberdade de expressão, seria algo do tipo, colocar um carro de som a todo volume, circulando na Esplanada em Brasília, xingando todo mundo?

    3. A sugestão, para "aumentar" a liberdade de expressão seria algo do tipo, colocar um carro de som, dando volta na Esplanada de Brasília,

  180. Muito bom o texto. Sergio Moro, a luta é árdua. Cada dia um "leão" a enfrentar. O sistema liderado por este infeliz presidente está tentando a todo custo "rifar" você do jogo. Melhor filiar-se a um partido e dar início a esta jornada. Sinceramente, não temos pessoas honradas e honestas na política do Brasil. Moro 22

  181. Moro Estadista. Espero vê-lo Candidato. Meu voto é seu e dos Integrantes da Lavajato, que se candidatarem; está difícil agora, mas é preciso continuar.

  182. Excelente texto,vale a pena a leitura. Assunto sério a ser debatido por pessoas sérias. Desanimador o gado logo entrar pra falar sandices,besteiras de quem não tem argumentos. Deveriam ler e tentar aprender,se é que conseguem.

  183. Grande texto, Dr. Moro. Devemos ficar atentos aos movimentos das alcatéias. Esses que apoiam as sandices, que são irresponsáveis, são os mesmos que querem perpetuar esse estado de coisas. MORO22 e ponto.

  184. Moro , sua lucidez, retidão, generosidade , honra, me faz pensar que há solução pra esse país confuso, egoísta, sem ética. Siga firme.

  185. Sergio Moro sempre perfeito em suas colocações. Fundamentacões impecáveis que nos trazem esclarecimentos isentos de qualquer tipo de benefício próprio, como é sua marca.

  186. Dr Sergio Moro,se quiser continuar com o combate à corrupção se filie logo algum partido para se proteger da nova lei que vem aí contra o senhor,cuidado com a pegadinha dessa lei,caso o senhor demore na hora filiação o senhor poderá ser pego por essa lei .

  187. Dr. Sérgio Moro, meu único Filho perdi para as drogas. A política do PSDB, CENTRÃO e PT foram muito favoráveis as facções. Meu único Filho tornou-se usuário. Era muito inteligente, leitor de Machado de Assis... o Cidadão e Pai, Sérgio Moro o que pensa dos 17 mil quilômetros de fronteira seca?

  188. Parabéns Moro! Bom texto! Boa reflexão! Meias verdades (ou meias mentiras) e inverdades não podem prevalecer! Apenas a transparência e os fatos verdadeiros nos ajudarão a sermos uma sociedade melhor, um país melhor!

    1. Dr Moro A esperança para um Brasil melhor Parabéns pelo aniversário e por ser a pessoa que é!👏👏👏👏👏

  189. Bom dia, Dr Sergio Moro! Mais um excelente e oportuno artigo. Parabéns pela clareza do texto: o assunto merece amplo debate público e decerto o Senhor aqui o inicia com a sensatez, a honestidade, a lucidez e a tranquilidade necessárias a sua racional produtiva abordagem. Muito obrigada.

  190. Se "as respostas para essas questões não são simples", o texto dessa coluna (felizmente) é claro e enriquecedor além de apontar um caminho que, aparentemente, é muito melhor que o atual. Uma baita leitura

  191. Dr. Sérgio Fernando Moro, grande homem! Eu e minha Família votaremos em Você, até para substituir Papa Francisco. Parabéns pelo equilíbrio, calma e solidariedade com os que sofrem os efeitos do COVID-19.

    1. Mário, brilhante sua resposta para essa figura ridícula.

    1. Concordo com o texto, salvo o uso indevido do advérbio adredemente, pois o correto é adrede, sem o complemento mente. Raul

    1. Parabéns Dr Moro . Estou muito preocupado com o semblante do presidente traidor. Irradia alegria.

    2. Maravilhoso! Sempre uma obra de arte os artigos do grandioso Sérgio Moro!

    1. Moro amiguinho do PSDB, CHINA e STF além de ser um mentiroso e traidor. Quem queria controlar a policia federal era você não Bolsonaro. Sua hora vai chegar e nunca será presidente!

    2. Pra que ler? Pelo seu perfil não vai entender nada mesmo...

    3. Saber estar no lugar certo ou caminhar para este, é previlégio de poucos. Dr Moro, ao afastar-se deste governo, provou ser , um privilegiado. PARABÉNS pelo texto

    4. Deve ser eleitor de Lula .... alergia a livros . Se gabava de ter mãe analfabeta e não fazia questão de uma boa literatura como esse e todos os artigos do Dr Sérgio Moro . Quanto mais analfabeto melhor , né ! O torna mais idiota e vulnerável .

    5. Gostei de ler o que Sérgio Moro escreveu, embora com uma certa tendência de juiz que necessita um embargo de esclarecimento, ou seja, um tando dificil de entender as entrelinhas, mas o que ocorre no mundo da comunicação estao de fato no que aqui escreveu.

    6. O Dr Sergio Moro é, por enquanto, a nossa única saída da cleptocracia. Se você é contra isso possivelmente é um beneficiário do “esquema” ou um alienado, se for o segundo caso Léia, vai te ajudar.

Mais notícias
Assine
TOPO