Conexão Luxemburgo

10.07.20

Extratos bancários de uma conta controlada pela filha do senador José Serra na Suíça mostram volumosas transações suspeitas no mesmo período em que ela recebeu supostas propinas destinadas ao tucano em 2006, quando ele foi candidato a governador de São Paulo. Além de compras de ações das empresas de alimentos Heinz e de bebidas Inbev, destacadas pelos procuradores da Lava Jato paulista, a conta de Verônica transferiu, em euros e dólares, o equivalente a 7,5 milhões de reais em valores atuais para dois bancos com sede em Luxemburgo, famoso paraíso fiscal na Europa. Batizada como Firenze, a conta de Verônica foi aberta em 2005 no banco Arner, na cidade suíça de Lugano, em nome da Dormunt International Inc, uma offshore aberta pela filha de Serra em 2003 no Panamá. A acusação ajuizada pelo Ministério Público Federal contra o senador na semana passada sustenta que foi nessa conta que ele recebeu 936 mil euros repassados pela Odebrecht. Nesta semana, Crusoé revelou que os extratos bancários mostram que ao menos três transferências atribuídas pelos investigadores à empreiteira aparecem em documentos do banco relacionadas à Alstom, multinacional francesa que comandou o cartel de trens em governos tucanos de São Paulo a partir da década de 1990, acusada de subornar agentes públicos e políticos.

Bruno Poletti/FolhapressBruno Poletti/FolhapressVerônica Serra transferiu dinheiro para o conhecido paraíso fiscal europeu

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. PODE-SE COMPROVAR COM INÚMEROS DOCUMENTOS A ATIVIDADE CORRUPTA DE UM SENADOR DO PORTE DE JOSÉ SERRA E SEUS FAMILIARES, NO ENTANTO, SURGEM DUAS PEDRAS NO CAMINHO DO COMBATE Á CORRUPÇÃO: A FAMOSA PRESCRIÇÃO E A SUPREMA TRAMÓIA FEDERAL (OU SEJA, A CONTUMAZ E SEMPRE IMPUNIDADE ).

  2. Corrupto que se passava por honesto, a certeza da impunidade é tão grande que eles colocam os filhos no mundo do crime. Espero que ele viva para ver sua filha na cadeia.

  3. No excesso de partidos facilita a corrupção. Desvios de conduta, poderiam ter maior visibilidade, se houvesse apenas dois. Precisamos de mentalidade de evolução ao invés dessa eterna mentalidade de lesa, inicializada por Portugal, lá atrás. Com o tempo, a falta oportuna na qualidade da educação tornou as pessoas lesas. Enquanto isso não mudar, nada mais funcionará como deveria. Mudanças radicais nas leis, saúde, SegPub. Tudo parte do princípio do questionamento em massa. Isso não temos...

  4. Sr. Serra enganou muita gente, inclusive eu. Que vergonha colocar a filha no esquema. Imagina o que essa família conversava no café da manhã, almoço ou jantar. Vergonha todos uns lixo.

    1. Fui enganado também, meu amigo!! Cadeia aos corruptos, sem eles do, PSDB, PT ou Pqp!!!

    2. Vergonha não tem nem o pai, nem a filha, o tal Paulo Preto deve saber bem da história, liberado da prisão pelo Gilmar Mendes.

  5. Que vergonha, pai e filha na roubalheira. O Sr. Serra já está alegando depressão, idade avançada e toda sorte de desculpas para se safar da justiça. Devia ter pensado em suas condições de saúde antes de meter a mão em dinheiro dos outros. Cadeia no pai e na filha!

    1. E o PSDB continua se omitindo. Como fez com o Aécio. Pena que esse partido fundado por Franco Montoro e Mário Covas esteja se chafurdando na lama.

  6. Fico imaginando qdo a vacinação for liberada todos estes crápulas malditos terão prioridade enquanto os nossos filhos e nossos pais ficarão no fim da fila. Que queimem no inferno todos Traidores da Pátria.

    1. Foi aberta em 2003. Se houve erro quando foi publicado, já foi corrigido.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO