Luz na caixa-preta
De empréstimo bilionário sem pedido a garantias financeiras em PowerPoint: Crusoé teve acesso a uma investigação que ilumina ainda mais a farra secreta do BNDES na era petista
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Empréstimos bilionários sem que tenha havido sequer um pedido do cliente. Financiamentos liberados a partir de apresentações de slides e conversas informais. Cifras vultosas despejadas em negócios que operavam no vermelho, a despeito de alertas. Repactuação de dívidas por prazos longos anos, até o dinheiro evaporar. Uma investigação realizada ao longo de dez anos escancarou mais um naco da chamada “caixa-preta” do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, na era petista. A devassa expõe presentes bilionários entregues de mão beijada durante o governo Lula às chamadas “campeãs nacionais”, empresas escolhidas a dedo pelo Palácio do Planalto a pretexto de se tornarem gigantes e competirem no mercado global. Algumas delas, tempos depois, apareceram enroladas com investigações que envolveram polpudas propinas ao próprio PT.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Jenisvaldo
2020-06-18 21:50:37Esquerda nunca mais. Que esses horrores façam os brasileiros aprenderem a lição e nunca mais votarem em PT, PSDB, seus puxadinhos, os comunas e os conlunhados. Continuo aguardando que apresentem corrupção praticada por Bolsonaro. Não estou dizendo q não tenha, ou q näo deixaria de apoiá-lo. Digo apenas q estou esperando. Será, mesmo, q ele está manipulando a mídia ou alguma instituição do Estado? O que se vê é um Congresso atrapalhando e um STF interferindo.
Mara
2020-06-17 21:37:43A sociedade tem q agradecer a operação Lava Jato por ter tornado público a roubalheira da era petista e agradecerao STF pelo maior retrocesso por ter revogado a prisão em 2a. Instância, 2 anos após ter aprovado, simplesmente p soltar os corruptos amigos. A sociedade tem todos os motivos p criticar e desprezar essa corte mínima !!!
Ruyy
2020-06-16 11:13:50Assim não dá ! Reformar a Constituição já ! Mandato de 5 anos, sem re-eleição, voto distrital, fim de foros e todos privilégios, fim de vitaliciedade de mandatos de juízes, reforma tributária, administrativa, regime previdenciário único, etc., etc., etc., Apresentar á Nação e fazer plebiscito para que o seja povo o verdadeiro senhor da Constituição. para ficar clara sua prevalência sobre os poderes constituídos. Pronto, passou o sonho ! Acordei ! Estou no Brasil novamente !
Ruyy
2020-06-16 10:53:13Tá claro pq a Lava Jato foi "zerada" e pq querem acabar com o governo honesto do JB ? Saudades do PT, saudades do Lula, saudades do roubo do dinheiro de nossos suados impostos...
Ronaldo
2020-06-16 10:51:31A maioria dos atuais ministros do STF foi cúmplice desse roubo descomunal. Excelente reportagem, sobre um assunto que a imprensa quer esquecer ou enterrar.
Gil
2020-06-15 16:21:41Os responsáveis por essas falcatruas, deveriam ser responsabilizados civil e criminalmente.
Barral
2020-06-15 07:29:31Jose, com certeza você é funcionário da Crusoé porque o campo "comente aqui" está bloqueado. Os seus comentários, assim como os da Revista são, sempre tentando jogar a culpa no Bolsonaro. Se informe melhor, porque a campanha de Jair Messias Bolsonaro foi feita com valores irrisórios com vídeos caseiros pelo celular. Este Governo é exemplo na gestão de recursos públicos com zero casos de corrupção e com transparência nas contas do BNDES.
Jose
2020-06-15 02:59:52Volto a repetir. O dinheiro do BNDES foi para o agronegócio que, por sua fez, pagou a campanha do Bozo para continuar mamando nas tetas do dinheiro público. O mecanismo continua igual. As fontes dos subsídios é que ficaram mais diversas. Olhem os números. Olhem as ações!
Gilberto Abreu Sodré
2020-06-14 22:27:26Bela reportagem. Parabéns, Crusoé.
Flávio
2020-06-14 19:09:14Mas issso No Equeziste(Padre Guevedo) voz da ESQUERDA