RuyGoiaba

Do globalismo à SBTização

22.05.20

Cada vez mais acredito que, para o suposto governo de Bolsonaro, “globalismo” não é aquela ideia que picaretas olavetes copiaram e colaram de outros picaretas que falam inglês, geralmente com a ajuda do Google Translator. É a “dominação pela Globo” — aquela emissora que o esquerdista de meia-idade ainda chama de Vênus Platinada e à qual também atribui todos os males do mundo. Sim, a mesma que não conseguiu derrubar nem um Michel Temer, mas é o diabão favorito dos minions à direita e à esquerda.

A resposta do governo federal ao “globalismo” só poderia ser a SBTização de tudo. Sei que neste ponto alguém pode citar a Record, ou a Record gourmet que é a CNN Brasil. Mas para mim o paradigma é mesmo o SBT, naquele sentido “Silvio Brincando de Televisão”, que combina 100% com Bolsonaro brincando de governar. Repare: do Bozo na Presidência — saudado por luminares do pensamento brasileiro, como Paulo Cintura e aqueles paraquedistas que parecem ter saído de um quadro de “Dedé e o Comando Maluco” — ao Nhonho na chefia da Câmara, passando por um ministério basicamente composto de gente que podia ser figurante n’A Praça É Nossa, estamos nos debatendo dentro de um programa do SBT dirigido pelo Marquês de Sade, sem conseguir sair.

(Minha sensação é que nós entramos na prova do foguete do “Domingo no Parque”, Silvio Santos perguntou “você troca o seu país por um suprimento de latas da ‘Merda d’Artista’, do Piero Manzoni, como cesta básica para o resto da sua vida?” e a gente respondeu SIIIM – ouvindo a pergunta, o que é pior.)

Ora, direis, mas e a “globalista” Regina Duarte? Também foi submetida à SBTização: Regina no governo serviu só para passar (e nos encher de) vergonha, da “caipirinhaaa! De maracujááá!” ao chilique na CNN, queimar seu filme, ganhar apelidos como Rainha da Suástica e Namoradinha do Fuzil e ser rebaixada pelo chefinho para um cargo que, a rigor, não existe – em tese, a estrutura da Cinemateca terá de ser mudada para poder acomodar a Viúva Porcina. Levar torta na cara no “Passa ou Repassa” teria sido bem menos indigno.

Para o lugar dela na Secretaria da Cultura deverá ir Mário Frias, que tem como highlights do currículo ser “ex-galã da Malhação” e amigo dos bróder. Suponho que os igualmente qualificados Mocotó e Cabeção tenham sido sondados antes e recusado o convite. Mas não entendo porque, nessa área, Bolsonaro prefere “globalistas” e não mete logo um Batoré, bolsominion a ponto de já ter defendido o fechamento do Congresso e do STF. Deve ser porque não é bonito ser feio.

Não vejo a hora de o Ministério da Saúde incluir no seu próximo protocolo para a Covid-19, além da cloroquina, o suco do Chaves — aquele de limão que parece tamarindo, com sabor de groselha. Ficaremos todos (percebam com que destreza mudo o registro do trash para o cult) como os personagens de “O Anjo Exterminador” do Buñuel, impedidos de sair desta casa que é o Brasil de 2020, cada vez menos civilizados e mais selvagens — e com o coronavírus bombando.

Era melhor ter ido ver o filme do Pelé. E não voltar nunca mais.

***

A GOIABICE DA SEMANA

De um lado, Jair Bolsonaro, o Sr. E Daí?, fazendo piadinha (“quem é de direita toma cloroquina, quem é de esquerda toma tubaína”) num dia em que o Ministério da Saúde registrou mais de mil mortos por Covid-19 no Brasil. Do outro, Lula dizendo “ainda bem que a natureza criou esse monstro chamado coronavírus para que as pessoas percebam que apenas o Estado é capaz de dar a solução” – ou seja, “ainda bem que o monstro prova meu ponto político”.

Ambos merecem figurar naquele meme “os dois a 80 km/h”, só que não um do lado do outro. Um na direção do outro – de preferência, acelerando bastante.

Instituto LulaInstituto LulaLula pediu desculpas por ‘frase infeliz’; é uma piscadela de quem finge se importar

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. ASBTização avançando e agora tb. ganhando o MinProp. A breve vamos ver o criminal maluco no quadro: "Quem quer dinheiro" .... e se reelegendo com tanto povo besta e miserável! Falou Mano!

  2. Deveria haver um cerco às publicações parciais, que trazem opiniões pessoais e ideológica de ex-alunos das universidades aparelhadas por comunistas e parasitas do erário. Esse Brasil que vocês estão tentando enganar provavelmente vai cuidar de seus filhos. Que revistinha essa Crusoe ! Enganou muitos assinantes.

    1. mimimi de "copia e cola" do gadinho chorão do gabinete do ódio.

  3. Lamentável. Só estão escrevendo matérias esquisitas. Seria possível alguém me informar se algum jornalista já chegou a Presidência da República? A pergunta se faz necessária pois posso constatar que os jornalistas sabem tudo que é possível para condução do PAÍS com pleno e imbatível desenvolvimento e com uma economia forte. Para 2022 por exemplo Luis Nassif. Tá bom?

    1. Se isso fosse requisito um idiota como BolSSonaro jamais teria chegado a PR do BRAZIL

    2. Alberto, se não priorizar os interesses pessoais, familiares e de amigos próximos, já estará trilhando um bom caminho. Engraçado, tudo o que eu disse acima o Bolsonaro vem fazendo descaradamente e, olha que engraçado, o Lula também fez igual.

  4. Excelente texto...um pouco de realidade nua e crua do Brasil...só achei pouca a velocidade dos dois, poderia ser 180 km/h pra diminuir a margem de erro. Estamos perdidos!

  5. Goiaba não vou cancelar a minha assinatura de Crusoé, até porque me faz bem ler opiniões diversas das minhas. Ainda bem que o autoritário não é de outro poder da república, já pensou Bolsonaro dando a sentença: fechem e calem a Crusoé

  6. Ainda bem que não teve comentários tipo: a violência , trânsito, a corrupção mata muito todos os dias, vá reclamar na casa da titia. Será que o candidato à ditador sabe que essas mortes não são aterrorizante e midiáticas?? Alguém sugira a ele

    1. Jenisvaldo, o grande mal que sempre assolou o nosso Brasil é a corrupção e ela mata. Mas importa informar que a negação sistemática do vírus covid-19 também mata. Bolsonaro e Lula podem se abraçar e se beijar agora, pois conseguiram se complementar. Isso não é uma piadinha.

  7. Até tú Goiabas? Todos com a mesma fé e a insana proposta de minar o governo eleito democraticamente e gozando de total apoio da maioria da população. Folha,Veja, Estadão, Globo, etc. Pelo menos vocês estão em companhia dos maiores (por pouco tempo mais). A voz do povo é a voz de Deus. Ainda é tempo de fazer meia-volta, pois a unanimidade de pensamento na Crusoe é no mínimo suspeita. Arrependei e sereis perdoados.... Foram avisados.

    1. Esse desgoverno se auto-sabota diariamente. A voz do povo clama por um presidente sendo apeado do poder. A voz do povo não é aquela voz xiita e raivosa dos 300 mortadelas bolsonaristas acampados em frente ao planalto, gritando freneticamente "Bolsonaro Livre!" entre uma agressão e outra a jornalistas.

    1. Em uma coluna semanal de Humor você deseja um jornalismo sério e imparcial? Gadinho tá pirando na cloroquina mesmo...

  8. Ótimo artigo Ruy. Com humor esplana bem a relação de nossos mandatários com a mídia e suas narrativas para ludibriar a população brasileira.

  9. Eu, acreditava que voces, ótimos jornalistas, fossem independentes. Para minha surpresa, dão a impressão que trocam de pele de acordo com a música.

    1. Bolsonaro é um verdadeiro camaleão que se elegeu usando o ver e amarelo, passou 2019 usando constantemente a cor vermelha para se camuflar entre os petistas e fazer o jogo deles, agora usa as cores negras do centrão para tentar se manter grudado na cadeira presidencial. Mas a culpa é dos jornalistas...

  10. A roda em torno de Bolsonaro, é dominada por um bando de demônios, nesse momento a Nação corre os mais sérios perigos. Há plena necessidade da atuação de outros Poderes. A existência de Lula e Bolsonaro como líderes, desmoralizam e envergonham o saber; o conhecimento e a moralidade no Brasil, precisamos sepultar tudo isso numa cova rasa urgentemente

  11. Goyaba, vc anda muito radical e muito mal (oposto de bem) humorado. Levanta esse astral aí!!! Tenho uma filha que mora em Londres e fala que lá está uma merda!!! Pois é, nivelou por baixo!!! Anime-se!!! Complexo de vira-lata não leva ninguém a lugar algum, como já dizia a Imelda Marcos!!!

  12. A fala do atual Pr e a do ex ilustra bem o tamanho do buraco que nos encontramos, e tem gente que acha ruim a coluna do Goiaba, e acha bonitas criativas e inteligentes as frases do Ex e do atual mandatário.

    1. uri Isto è para você ver como o povo é masoquista.

    1. Também estou cancelando. Goiabice da semana: essa merda já prestou!

  13. Vamos separar bem as coisas para depois juntar tudo de novo: O Lula foi um ladrao descarado e chefe da quadrilha que sempre pendurada no Poder, quase quebrou o Brasil (e seus lambe-saco são uns quadrilheiros sem escupulos, apátridas e sem vergonha). O Bolsonaro é um rufião despreparado e tem uma prole que como ele vive da política e poderão quebrar o país (e seus lambe-saco são uns militantes sem escrúpulos, apátridas e sem vergonha). No fundo são 2 espertalhões incultos e farinha do mesmo SACO!

  14. Eu só quero que vocês da revista CRUSOÉ me responda, porque ultimamente vocês só estão publicando MERDA, reportagem digna de uma lada de LIXO, um novo modo de roubar os assinantes!

    1. José, vc está ofendendo o pessoal do Pasquim, que nasceu para ser uma publicação humorística, crítica, satírica que fazia apenas sátiras de tudo e de todos, sem se demorar em análises como ultimamente se arvora, infelizmente a Crusoé, que no meu entender teria que ser deixada a critério do leitor.

    1. Também ainda leio somente porque paguei por 01 ano. Mas já pedi cancelamento da revista.

    2. É verdade, melhor a cada dia! Em bozonaristas a verdade deve doer mesmo...

  15. Eduardo Araújo compôs nos anos 1960 o rock "O Goiabão". Quem escreve tolices como essas sobre SBTização é da mesma turma?

  16. Ao jornalista, os cumprimentos pelo excelente texto e pela capacidade de ainda conseguir extrair um certo humor da desgraça que insiste em se abater sobre o nosso país. E nós, sempre tendo que conviver com os desvarios dos "istas" de plantão: sectários, radicais, aloprados e agressivos, sempre que contrariados.

    1. E os radicais são os outros, Depois de tanta agressividade. Acho que pegou na veia ...

    1. tenho pena dos jornalistas. mesmo quando não têm o que publicar, são obrigados a fazê-lo. daí a baixa qualidade de muitas matérias. faz falta a submissão dos artigos a um conselho editorial.

  17. A goiabice da semana conseguiu ser mais desrespeitosa do que Lula com o comentário infame que fez . Tudo tem limite . Lamentável !

  18. Crusoe, ”uma ilha no jornalismo”. A ilha poderia ser Alcatraz ou Ilha do Diabo, afinal estou preso nessa revista por mais um ano, por um esquecimento de cinco dias (renovou automático). Já o jornalismo é um show de parcialidade, perseguição e outras mazelas que a esquerda instalou no Brasil. Mas, tudo tem fim.

    1. Em nosso País, não prevalece o “Pão e Circo”, podem incluir “ revistas”. Estamos alugando nossos ouvidos e olhos para tomar conhecimento de fatos q não estão nos ajudando em Nada. Ou lemos ou ouvimos somente presidente pra lá e pra cá, corrupção vai e vem, roubos gde ou peq, não temos qq boa reportagem q nos faça sair desse círculo da politicagem canalha. Isso nos cheira a incompetência com pinceladas de ironias totalmente sem graça.

  19. Texto confuso, chato e não diz nada com nada. Péssima retórica! Além do mais, textos assim só servem para inflamar a turma da extrema política (os gados do Bolsonaro e os jumentos do PT)

  20. Alberto Soares. Com a devida vênia, o encerramento do texto do articulista ficou confuso, senão vejamos : "Um na direção do outro" pode ser os dois indo da esquerda para a direita, de baixo para cima, da direita para a esquerda, de cima para baixo. Creio que o texto ficaria mais claro se fosse : " Em sentidos opostos - de preferência, acelerando bastante".

  21. Vocês do combo oantagonista e Crusoé se venderam ao establishment da corrupção, perderam totalmente a credibilidade. #foramídialixo #foracorruptos #fechadocombolsonaro

  22. Finalmente Crusoé achou seu paradigma: quer ser uma Globo digital. Fizeram uma edição inteirinha só para espinafrar o governo. Parabéns, vocês se superaram! Afinal, não tem mais assunto nenhum nesse Brasilzão tranquilo, para um ótimo jornalismo, não é mesmo!?

    1. Elson oferece algum item pra ser elogiado no governo JB essa semana ou hoje. PS elogio apartidario.

  23. Percebi o Ruy mais chateado no texto de hoje! Mas também, até para o humor esta difícil com a marca dos 20.000 mortos e a desorganização reinando.

  24. Sbtização é ótimo. É a TV do improviso, dos humores do patrão, que copia quadros americanos toscos, das produções ruins, da baixa qualidade. Pelo menos o senhor Abravanel paga imposto.

    1. Na falta do que argumentar com o articulista, você fala bobagens...como sempre.

    1. Sim. O texto já ficou datado. Bozo já fez outras bolsonaradas

    1. Goyaba. Vc ja foi melhor, ao poucos vc vem se declarando seu lado politico que estava escondido. Toda brindadeira tem um fundo de verdade, mais duas desta deixo de ler seu pastelão

    2. eu queria que pegasse fogo na bunda desse povo da Crusoé, antagonista, o globo, rede Globo, e toda essa mídia podre e os bombeiros estivessem todos de quarentena

    3. Pra "merda" falta só o papel higiênico....não acredito que investi dinheiro em algo como isso!

    4. Depois de rir muito com seus textos irônicos e isentos, você destrói tudo assumindo um “lado”. Parece um participante do BBB, “a máscara caiu”... Darei mais uma chance, mas não abusa!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO