FelipeMoura Brasil

A conservação das vidas

10.04.20

Roger Scruton, a “referência intelectual” do filho do presidente que não leu seus livros, dizia que “os conservadores sofrem desvantagem quando se trata da opinião pública. Sua posição é verdadeira, mas enfadonha; a de seus oponentes é excitante, mas falsa”.

A posição “verdadeira, mas enfadonha” sobre a cloroquina, até o momento em que escrevo, é que ela tende a ser eficaz em determinados tratamentos contra o coronavírus e, sim, deve continuar sendo testada, ministrada e monitorada criteriosamente pelas autoridades médicas, conforme a avaliação específica, a necessidade individual e a urgência do caso, além do consentimento de cada paciente ou dos familiares, considerando-se o risco de gerar arritmias cardíacas e outros efeitos, hepáticos e visuais. Mas ainda não há base significativa de dados que permita a comprovação científica da eficácia, nem se poderia relaxar de imediato o isolamento social em razão dela.

A posição “excitante, mas falsa” sobre a cloroquina é que são amigas do vírus, ou torcem por ele, as pessoas que fazem qualquer ressalva ao seu uso imediato por todos os pacientes com Covid-19, seja contra a automedicação, seja sobre efeitos colaterais, seja noticiando casos em que ela não funcionou ou casos em que não se sabe se foi ela a responsável pela melhora, seja em relação à necessidade paralela de ventiladores mecânicos importados da China para controlar a falta de ar dos pacientes em UTI, além de acessórios para ventilação, EPIs e kits para testagem em massa.

O bolsonarismo posa de conservadorismo, mas seus líderes e militantes se comportam como os tradicionais oponentes dos conservadores, buscando excitar o povo com uma solução generalizada para seus males, sem a menor prudência – esta que, na iminência da morte, também impõe o apelo ao último recurso, mesmo sem maiores certezas.

A prudência e as pessoas prudentes, na verdade, são achincalhadas pelos bolsonaristas, que conseguem, neste caso, tornar até parte da imprensa mais conservadora que eles, no afã de gerar conflito e de atribuir ao outro lado a intenção retrógrada de proibir a cura.

A torcida pela eficácia de qualquer medicamento ou vacina é comum a todas as pessoas de bem, que querem conservar vidas humanas. Mas, quando o desejo de posar de benfeitor dos outros vem antes da responsabilidade com as vidas alheias – estas que os médicos de verdade têm em mãos –, a torcida é mais pela própria vantagem política.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Porra, deixa de ser chato! Bolso é um tiozão sem noção. Mas, vcs não dão descanso. Tem muita coisa mais importante porra! Estão prendendo as pessoas por irem à praia! Estão querendo estourar o orçamento! E o importante é a Cloroquina!

  2. Gostei desta reportagem. Não estou conseguindo acessar as entrevistas em video do Felipe Moura Brasil. A ajuda ao assinante não ajuda nd. Só o que está previsto lá

  3. Por mais que o Bolsonaro fale, ele não está fazendo nada precipitado. É uma contradição positiva. O idiota verbal não tem filtros. Mas o foco do nosso problema não pode mudar. Não se trata de Bolsonaro mas na destruição sistemática que os elementos que ocupam o Congresso estão impondo ao país pela inconformidade com a falta de “diálogo”. Focar nos factoides é tão ruim quanto a opinião destemperada dos bolsonaristas. Estamos precisando de bons jornalistas. Por favor se posicionar no essencial.

    1. Palavras, palavras nada mais. Seja objetivo assim como sou: Lula é o maior corrupto do mundo!

  4. Vocês deram pra vomitar opiniões de governadores dissidentes e não permitem mais os seus leitores ou a população expressar suas opiniões??? Que mudança!! Será que alcançaram o seus preços? Mudaram de lado? Contribui com vocês imaginando um jornalismo isento mas agora mostram somente um lado dos fatos. TRISTE!!!

    1. Por jornalismo isento você chama “0s passadores de pano “ no Psicopata ? Ora, vã procurar outra freguesia!

  5. Como sempre muito lúcido e preciso em seus comentários. Diziam que Felipe M B era bolsonarista, agora vejo uma série de comentários criticando a argumentação. Sempre achei e continuo achando que Felipe Moura Brasil é a favor da lógica dos fatos. Em um momento em que pessoas pensam que ciência é questão de opinião, gosto de ver que ainda é possível ler matérias lúcidas assim, por mais óbvias que pareçam ser. Abs

  6. Num célebre lampejo de lucides, um homem público disse: "Deixo hoje a vida pública antes que se aproximem do meu preço. Não estou a venda, mas sou humano e não sei até onde suporto tentações." Penso que este dogma deveria nortear também o caráter de quem conquista a credibilidade das pessoas. Traição de princípios corrói a credibilidade dos cidadãos. Os Vírus contagiam algumas pessoas fragilizadas; já os Vermes humanos degradam a dignidade da nação inteira.

    1. Ele também segue a máxima do Raul : "eu prefiro ser, essa metamorfose ambulante, do que ter aquela opinião formado sobre tudo"! Se a situação (e as pessoas ) à sua volta muda, não há porque se manter agarrado a um posicionamento que não faz mais sentido.

  7. Bolsonarismo é invenção da mídia, que adora criar rótulos. Até agora nada justificou esse isolamento drástico de um mês. A cautela deveria ser tomada paulatinamente, conforme a necessidade, isolando os grupos de risco e exigindo as medidas de proteção individual. Agora o estrago está feito e estão tentando justificar....

    1. E por que não se pode fazer isolamento na favela, palavras suas, não minhas, significa que tem que liberar todos? O isolamento não é só para a pessoa se proteger, mas para proteger os outros, inclusive os da favela, quanto menos gente circulando, menor a propagação do vírus.

    2. Oi Palhaço Bozo, você por acaso já foi em uma favela? Como é possível fazer isolamento com a densidade demográfica típica dessas comunidades?

    3. Outra, num país continental como o Brasil, com desigualdade social gritante e favelas com milhares de pessoas vivendo de for desumana. Como seria esse isolamento do grupo de risco? Fácil replicar feito papagaio de pirata, mas é difícil fazer a cachola raciocinar né? Isolamento vertical ou de apenas do grupo de risco, só para o pessoal das classes altas, o pobre vai se ferrar mais ainda.

    4. Amigo, mesmo com o isolamento já temos cidades com 100% de leitos usados para casos de covid e a tendencia é que em 2 semanas as principais cidades do país tenham 100% de uso dos leitos de UTI's. Isso significa que, se vc passar mal e precisar de uma UTI, não será possível. Mas mesmo assim vc vem bostejar que "não" era necessário o isolamento? Vá se matar sozinho seu imbecil!

  8. Felipe,suas opinioes refletem o qto é culto,sensato e responsável.Olavo de Carvalho creio,tbem te decepcionou. Cultura inegável, não significa bom caráter.

  9. “A burguesia fica sentada no sofá de casa enquanto o povo morte de fome!” Quem disse isso? A) comentarista petista há uns 10 anos; B) comentarista bolsonarista há uns 10 minutos; C) todas as opções acima, cada uma a seu tempo.

  10. Comentário parcial, tendencioso e que demonstra desconhecimento elementar de Medicina. Escrevo como Médico laureado e com Pós-Doutorado no Exterior.

    1. Baixou o doutor cloroquina aqui... ARY, vá enxugar gelo!

  11. A incapacidade de entender dados científicos mata. Vejo os comentários de vários leitores e me inquieto por eles. Há ótimas razões para só usar em casos que necessitam hospitalização uma droga que não foi convenientemente testada. Há razões médicas e epidemiológicas para evitar uso desnecessário de medicamentos antimicrobianos. Quem se interessar pelo assunto, sugiro que procure os profissionais que estudam no mínimo 8 anos para exercer a medicina,e calmamente se informe.

    1. Não precisa ser formado só em medicina para ser um cientista virologista...procure saber

  12. que pena Felipe Moura, caiu tanto, não pq ele faz critica, mas pq ele mente, esconde os fatos reais , tipo vera magalhães, globo e outros ai, bastava ele ser sincero..virou um comentaristazinho qualquer

    1. Concordo plenamente. Pensar que eu já admirei muito o Felipe Moura Brasil. Parece que foi exposto a uma lavagem cerebral para dizer o mínimo.

  13. Felipe, gosto muito de ler e ouvir seus comentários. Quanto ao que acabo de ler, o que me intriga mesmo não é o seu conteúdo; intriga-me mesmo, e não é de hoje, é o plural de siglas. Você escreveu "EPIs", assim como outros jornalistas já escreveram antes. Você pode me desculpar a ignorância e me dizer em que gramática consta essa forma de plural? De há muito ela me inquieta. Abs.

  14. Uma pena Felipe! Que Deus o livre, mas imagina vc testando positivo, o que faria????Qq efeito colateral ou sequelas ainda é melhor do que estar morto, é obvio!.Ficou nervosinho, após ser atacado pelo "gabinete do ódio, que concordo com vc, são os Ptistas de sinal trocado.Cure-se dessa amargura e antes de escrever tente focar nas coisas positivas dos fatos.

    1. Felipe Moura Brasil na Crusoé, agora só falta a Vera Magalhães para o time ficar completo!

    1. Como mudou. Da água pro vinho, ou vinagre. Está muito parecido com aquela senhora que pensa que é jornalista: Vera Magalhães.

  15. Boa noite, Felipe. Sou médica. Seu artigo está irretocavel. Uma sugestão: a cloroquina é usada há décadas por reumatologistas, em alguns casos, infectologistas e na clínica de portadores de lupus. Que tal ouvi-los também? Eles já lidam habitualmente com esta medicação.

    1. Pessoal comenta aqui como se defendesse time de futebol, está cagando para a vida das pessoas. 1) JB só está interessado na cloroquina para fazer populismo barato e liberar o país para a economia girar e está se lixando para as vidas perdidas. 2) hidroxicloroquina deve sim ser vista com cautela na medida q "ainda" não se sabe a realidade de sua eficácia e nem a intensidade dos efeitos colaterais. 3) Denise, é difícil dialogar com quem se recusa enxergar a realidade, mas tenhamos fé q isso passa

    2. Solange, todos nós médicos concordamos que, até termos os resultados dos estudos feitos com boa metodologia (não foi o caso do Raoult et Al) a hidroxicloroquina deve ser usada em casos de Covid19 cursando com desconforto ou insuficiência respiratória. O artigo do FMB está perfeito.

    3. Então não está irretocável. Faltou informação... uma vez que temos resultados, inclusive de médicos famosos aqui no Brasil, que utilizaram e conseguiram curar.

  16. Felipe. Poderias te ater a fatos e a contribuir com um jornalismos imparcial e isento. O fato é o fato. Discorrer sobre ilações pessoais sobre os fatos, distorce o conteúdo, empobrece a matéria e o coloca como mais um jornalista comum e inexpressivo. Vale uma reflexão para não cair na vala comum...

  17. [email protected] Este é o EMail pra solicitar cancelamento de assinatura, ou cancelamento de renovação automática da assinatura. Infelizmente, tive que cancelar. Não aguento tanta parcialidade e valorização de gente desonesta. Além de uma perseguição desproporcional ao Presidente da República. Crusoe, fica com o Dória, Rodrigo Maia, Alcolumbre, Xi Jinping, ONGS, etc... ADEUS.

  18. Texto corajoso. Parabéns. Panacéia não existe. É preciso usar o método científico para conclusões científicas. É preciso explicar isto...

  19. FELIPE MOURA - Crusoe você também nessa farsa da Crusoe, escrevendo bobagens pra tentar diminuir tudo que está próximo da Presidência do Brasil. Você foi melhor. Me fala uma coisa: vocês podem falar do Dória ?eu falo das sacanagens, ou só pode falar de levinho ?

  20. Senhor Felipe ! eu não tenho politico de estimação, mas prudência em pandemia? as pessoas como diz a imprensa estão morrendo, vocês fariam os testes até quando? Não tem estudos? Hora amigo Felipe , vamos dar o remédio com cautela? Nesse momento é GUERRA CONTRA O COVID então qualquer esforço é válido.Quem não usem em quem não é grupo de risco , mas em idosos?. Vamos fazer, sempre com o consentimento do paciente. Se você pegar NAO USA NÃO, espera sair o ESTÚDO TÁ!!!!

  21. Peça ao governador Dória falar do medicamento que seu secretário de saúde tomou e se de fato o levou a cura. Chega de hipocrisia, não merecemos isso da imprensa, cujo objetivo é tirar a presidência do Bolsonaro.

  22. Fico pensando o que Roger Scruton tem a ver com a cloroquina. Faria muito mais sentido citar o eminente pensador britânico para refletir sobre a natureza do regime comunista chinês, num momento em que vivemos uma sombria crise mundial sem precedentes. Vocês não têm outro assunto? Que chatice! Ou será que é falta de coragem para falar a verdade?

    1. Ele usou o Scruton só para alfinetar o chapeiro dudu que disse ser seu pensador predileto mas que depois ficou claro que nunca tinha lido um livro se quer do cara.

  23. Felipe Moura Brasil me parece que você passou a ser integrante da midia contra o Presidente, após a sua saida Pingos nos Is. Você era obrigado a falar contra esquerda? e agora é obrigado a falar contra o Presidente? Como vamos acreditar em você como uma iessia seria?

  24. A Crusoé adora uma fofoquinha que possa prejudicar Bolsonaro, mas não falou nada sobre as manifestações em São Paulo contra o Dória. Assinarei a Revista Oeste, onde Ana Paula Henkel escreve depois de deixar a Crusoé. É uma revista com proposta de defesa do Capitalismo e do Conservadorismo.

  25. Me chama a atenção quando a vaidade volta ao autor deste artigo atropelado pelos seus próprios interesses regido pela AUTO PROSTITUIÇÃO.

  26. Não é um remédio milagroso, mas tem ajudado a salvar vidas .Diga os o renomados médicos que utilizaram o medicamento. O tempo dirá se não foi um erro ter usado antes ou não.

  27. Penso que se nós lêssemos as bulas de todos os remédios, não tomaríamos nenhum. Vejam, a Cloroquina já é usada para outras doenças como ebola. Nesse caso, mesmo já com comprovação científica, os pacientes de ebola continuam sob riscos de efeitos colaterais, os mesmos que um paciente com covid-19 teria. Portanto esse discurso de mitigar possíveis danos causados colateralmente pela cloroquina é totalmente falacioso. Quantas pessoas com ebola morreram de arritmia por conta do remédio?

    1. Pois deveríamos ler a bula de todos os remédios, já me safei de ter graves problemas ao ler a bula e constatar que os efeitos que eu estava obtendo estavam relacionados na bula, avisado, o médico suspendeu o tratamento. Outros pacientes não tiveram, mas eu tive,porque nossos organismos não reagem todos da mesma forma.

  28. Resumindo: Estão em curso no país duas catástrofes, ambas GENOCIDAS: Uma, a Covid-19 com o vírus SARS-COV-2. A outra, mais trágica porque poderia ser evitada, é a afronta criminosa dos que pregam contra as determinações da OMS e cientistas mundiais ligados à Saúde; além de irem, por incrível e bestial que pareça; CONTRA AS LIÇÕES amargas das experiências DO RESTO DO MUNDO. Até o alegre TRUMP, diante de 1/2 MILHÃO de provas que o vírus não é gripezinha, chamou a Oposição para somar na QUARENTENA.

  29. O Brasil todo viu como as pessoas e médicos " prudentes" estavam agindo, criticando o uso em público, e tomando e receitando aos seus pacientes ricos e " prudentes escondidinho.Já está com sua receita Felipe?

  30. A Cloroquina deixou de ser um fármaco e passou a ser mais uma peça de embate político. O PR sugeriu o uso, alternativa barata e pronta para o uso. O resto é briga política de merda para ver quem larga na frente em 2022. Falta articulação ao PR, mas falta honestidade aos líderes do congresso e sobra vigarice e má-fé à mídia e governadores. E momento seria de união e coordenação. Mas isto, depois da década perdida para os mortadelas, parece ser impossível ao País.

  31. Felipe, tu falaste bonito, e não disse nada, ficou em cima do muro. A Cloroquina está 70 anos no mercado, devemos usar a cloroquina a partir do 2o dia dos sintomas até o 7o dia, estão usando em pacientes moribundos e querendo resultados. Darei o exemplo do O câncer que tratado no início é Diferente depois que tenha metástase. Uso da cloroquina em 5 dias os efeitos colaterais são bem menores que fosse um medicamento de uso contínuo. Abra seu olho Felipe, não se torne um fanfarrão igual o Dioglobo

    1. Esse "embromou" aí valeu pelo rosto do resto que "restou".

    2. Tô contigo. Gosto dos textos do Felipe, mas neste ele embromou.

  32. Na verdade a coisa é simples: o cara está com o Corona (o vírus, não a cerveja) e vai morrer! Aplique-se a cloroquina e ele terá uma chance se viver! Se não der certo... bem ele já ia morrer mesmo! Ou melhor: delenda os hospitais, laboratórios e remédios. Afinal todos vamos morrer do mesmo jeito!

    1. Corrigindo: "Aplique-se a cloroquina e ele terá uma chance de viver!"

  33. FMB, se vc vier a ser contaminado pelo COVID 19, poderá usar ou não a cloroquina. O resultado não fará a mínima diferença para a população, já aterrorizada com as mídias de necrotério. Por conseguinte, foda-se!!

  34. Está cada vez mais patente que o Bolsonarismo é uma vertente da carência de um público que em outros tempos apoiou o Lulismo, e hoje encontrou um novo "ídolo" de barro.

  35. A cloroquina não é uma panaceia, mas nenhum médico deixará de utilizá-la, de forma "conservadora" (no jargão da medicina e no da ciência política) em pacientes graves internados. Isso já é consenso.

  36. Dada a quantidade de reações adversas e a polêmica em torno do assunto, acho que a substância deve ser ministrada com o consentimento do paciente e da família. Uma declaração escrita de próprio punho entregue ao hospital no momento da entrada resolveria a pendenga.

    1. Grande Felipe, explique pra nós por favor, sua saída da Pan. Obg.

  37. Sr. Felipe Moura Brasil, se os cientistas tivessem seu raciocínio, ainda não teríamos inventado a roda. Lamentável sua necessidade de criar uma coluna polêmica. Ela é tão polêmica que vc mesmo se perdeu nela.

    1. Só gadinho não aceita q o Mito usou o remedio (ainda esperimental para covid) de forma eleitoreira e política. Depois vem meter o pau no Doria e Witzel. Não que eles não estejam usando a crise para se auto-promover, mas sim que até o JB embarcou na brincadeira desumana de usar a vida das pessoas para capitalizar apoio politico.

    2. Parabéns pelo que??? Parabéns por duvidar de tudo, fala sério cara ...leia a coluna de forma crítica e sem ideologismos ...o cara só escreveu bobagem...

  38. Felipe, esse texto é um verdadeiro cruzado de direita na claque bolsonarista irracional. Continue assim, os verdadeiros leitores dessa revista agradecem!!!

    1. O fato de eu não adorar o teu Mito de merda não significa q sou de esquerda. Bolsonaro representa uma direita mediocre, esquizofrenica e populista barata. Ele e os filhos bostejam merda o tempo todo mas todos sabemos q nunca leram um livro de escritores de direita, aposto até q nem os livros lixo do Olavo eles leram. Daí o resultado desse cocô que vcs chamam de direita conservadora, mas que não passa de cocô embrulhado em papel de bala. Acorda gadinho, teu Mito já era, com ou sem cloroquina.

    2. Babaca idiota, encontrou colunista do coração, certo? Tão confuso quanto vc....esquerdopata burro!

  39. A pandemia acontece agora. As vidas devem ser salvas agora. Ainda não li um relato sequer que a cloroquina administrada por um médico não tenha salvado ou ajudado a salvar um doente de coronavírus. A politização se dá porque a constatação que a cloroquina salva levou a uma briga, primeiro pela sua negação, e agora por sua paternidade. Não é possível que alguém concorde com os abusos de Witzel e Dória. São apenas políticos oportunistas. Quem repete suas fofocas "desmoralizantes" tb é um oportu

    1. A reação do José , com insultos ã uma posição ou visao diferente da sua , expõe as entranhas fétidas dos radicais, quer sejam de esquerda ou direita! É isto que alimenta os “Gabinetes do Ódio” ! E é isto que apeará do poder quem quer que esteja nele , pois geram reações com a Mesma intensidade e sentido contrário! Pelo visto perdi meu voto!

    2. Amiga, acorde desse sonho bolsolavista delirante. Doria, Witzel e Bolsonaro, todos oportunistas usando a crise para fazer politicagem.

  40. Penso que já resta provado que a medicação provou bons resultados, logo deve ser disponibilizada , a fim de.que o paciente infectado pelo covid 19 possa decidir sobre seu tratamento, bem como responsabilizar-se. Não.se.trata de torcer a favor ou contra. Penso ser difícil alguém infectado , ao.saber que seu quadro clínico pode complicar, não optar pelo.uso da cloroquina, seja ele paciente de direita ou de esquerda ou até mesmo quem assinou esta matéria. Simples assim.

    1. José, vã comer capim e aproveita e mistura com um pouco da cloroquina. Se o medicamento der certo não é ponto para o presidente. Pois ele só estará elá usando o mesmo como ferramenta eleitereira populista de dar inveja até no cachaceiro 9 dedos.

    2. Sra Adriana, o babaca estúpido aí de baixo, o palhaço, torce contra e fala só asneira, porque se der certo, é ponto pro presidente, que falou desse medicamento há mais de um mês, antes da OMS declarar a pandemia. Aí, os bocais de plantão como esse otario, ficam só no mi mi mi.... completos boçais.

    3. Juarez, só constatei um fato que vcs, gadinhos bolsonaristas, fazem questao de omitir. Ainda não é o medicamento milagroso q vcs tentam vender. Pode vir a ser, como tmbm pode não vir a ser. Por enquanto é apenas um promissor medicamento. Vá coner capim!

    4. Se esse palhaço por acaso contraísse a covid19 iria esperar os resultados das pesquisas com a cloroquina? É isso que se discute, o resto é estupidez.

    5. Até agora são possíveis bons resultados, pois o medicamento ainda está sendo testado e estudado a sua eficácia. Não seja uma bolsonarista irracional vendendo ovo que ainda não saiu da galinha. É um medicamento possivelmente promissor e não mais que isso, pelo menos no momento. Menos politicagem e mais preocupaçao verdadeira com o ser humano, ok?

  41. Esse texto deveria ter sido dirigido para o ortpedistazinho político, aos mentores dele, Nhonho/Botafogo e Batoré , aos integrantes do Centrão e vários integrantes da extrema imprensa, principalmente à TV Globo e à Folha de SP. Ao invés, você joga a culpa nos bolsonaristas. Felipe, vai lamber sabão ou chupar a sua meia.

  42. Infelizmente nenhum remédio provou sua eficácia. Se precisar de um ou uns, use e se responsabilize por seu futuro, vivo ou morto. O médico não tem que se responsabilizar,

  43. Toda unanimidade é burra”, Nelson Rodrigues. Toda reportagem da Crusoe é contra o Presidente do Brasil. O maior erro na guerra é achar que o inimigo está sempre errado. Endentei Crusoe ? ADEUS !

  44. Os quatro assuntos do nosso PR Capitão cueca//1--pilula do cancer// 2-- niobio// 3-- grafeno//4--cloroquina. Maldito Brown noser do astrologo////TRAIDOR DA LAVA JATO

  45. Seria útil comentar também sobre a possível utilidade da Ivermectina. Segundo pesquisadores australianos da Universidade de Melbourne e do Hospital Royal Melbourne essa substancia liquida com o Convid19 em 48 horas.

    1. Água e sabão acabam com o coronavìrus, em 20 segundos.

  46. Ainda não foi comentado o suposto uso da Ivermectina, capaz de matar o novo coronavírus em 48 horas, segundo os pesquisadores australianos da Universidade de Melbourne e do Hospital Royal Melbourne.

    1. porque o ivomec(ivermectina ) não é fabricado por laboratório amigo como a hidroxicloroquina

  47. Bolsonarista roxo não tem 'referência intelectual', simp!esmente porque não lê, é analfabeto. O cérebro desta gente é doente, só consegue repetir bobagens, sem analisar nada, igualzinho aos petistas.

  48. Não tenho o menor interesse em saber algo sobre esse medicamento. Esse tema é pra médicos. Presidente tem poder limitado no Brasil. Poucos entendem isso. Apagar incêndios na floresta é função de governadores e prefeitos. Limpar óleo de praias idem. Fechar ou abrir comércio idem. Será que é tão difícil entender isso?

  49. Os liberais brasileiros são engraçados. Na hora de criticar o comunismo, se baseiam em experiências reais, como Cuba ou Venezuela. Quando defendem O LIBERALISMO, o CONSERVADORISMO, se escondem nas belas teorias de Scruton, Burke ou Stuart Mills. No papel, até comunista é bonzinho, quer o bem do povo... Isso é desonestidade intelectual. No Brasil, liberal é o dono do Madero, é o pessoal do “O Brasil Não Pode Parar”.

  50. A Crusoe deixou de ser uma revista imparcial, que combatia atos até do Presidente do Supremo, para ser uma constante opositora ideológica do Presidente Jair Bossanaro. Até vocês Felipe ?

  51. E qual a base científica para defender que mesmo as pessoas com confirmação de contaminação, aguardem sem medicação até que os pulmões sejam assaltados pela infecção e inflamação e já comecem a ter dificuldades respiratórias? Os efeitos colaterais naqueles que usam por muitos anos e não por dias, costumam ser reduzidos.

  52. Felipe fala como se não fosse parte desses que a tu se contrapõe, do que vem do lado oposto. Ele tem um lado. Deixou se infectar pelo ódio bolsonaristas. Perde o leitor um grande jornalista e ganha a torcida dos contras a qualquer respiro do presidente. Não deixa de ser manada também, porém uma manada intelectual, que tem o dom da palavra. Sorte nossa, que a Crusoé e o Antagonista, continuam se mantendo fiéis ao leitor sem torcida, que quer análise equilibrada e opinião crítica.

  53. O Felipe era o "tradutor oficial" do Bolsonaro na campanha, sempre "traduzindo" as declarações infelizes do candidato em coisas virtuosas. Questionava a moralidade de quem ousava criticá-lo. Transformou "Os Pingos nos Is" na "Voz do Brasil" do presidente. Agora quer apelar ao conceito de conservadorismo para criticá-lo? Antes tivesse usado a razão para defender Bolsonaro, mas não, era um dos que inflamavam paixão e irracionalidade. Agora merece ser xingado pelos apaixonados pelo Bolsonaro.

  54. Sinto muito, Felipe, mas ante a chance de salvar uma vida e a dúvida da eficácia do remédio, eu prefiro mandar protocolos intermináveis às favas. Estamos numa guerra contra um inimigo insidioso e veloz. Simplesmente não há tempo para seguir, como convém a toda pesquisa científica respeitável, todos os tais protocolos. Vá dizer ao seu parente, que está prestes a entrar numa UTI, com futuro incerto, que não vai receber o remédio porque o tal protocolo ainda não recomenda...

    1. Vários hospitais na "nação mais inteligente do mundo" segundo os defensores do Bolsonaro, a Suécia, pararam de usar a cloroquina por causa dos efeitos colaterais severos que ela causava aos pacientes. Procura no google "swedish hospital stops chloroquine".

  55. Pra mim a revista foi um engodo.Estou pagando pra não ler.Leio pra me lembrar do engodo e tentar não repetir a bobagem que fiz.

  56. o que aconteceu Felipe?, seus textos eram claros, objetivos com conteúdo, agora é só expressão de ressentimentos contra o Bolsonaro e filhos. o que aconteceu? deixe de melindres e volte a ser o jornalista que já foi. Essa pandemia vai trazer muitos problemas para o Brasil e os corruptos estão a espreita como carniceiros que são e precisamos de vozes contra o que esta por vir.

  57. Felipe, sobre a cloroquina, eu acredito que tem que dar uma oportunidade a ela. Ela não pertence a ninguém. Então, não tem lado político. Ouça mais a Dr Nise Yamaguchi. Ela salvou milhares de pessoas de seus terríveis câncer.

  58. Você está canhestro, Felipe, e ridículo. Só tem um tema , igual ao Diogo. Por que não escreve sobre o Maia e o dinheiro do Fundão, o qual não quer liberar?

    1. Hidelbrando, pensei que vc tinha cancelado a assinatura desta revista sino-marxista.

  59. Colocar perfumaria, não vai esconder uma parcela oposicionista ao governo que cobra prudência e ciência para sabotar. A torcida pelo vírus é cruel e escancarada, apesar de tentar travestir com “precisamos de mais estudos”. FMB esqueça o ressentimento.

  60. Fácil citar Scruton sem levar em conta que no Brasil existem vários "Brasis". Que existem pessoas que não tem nem idéia do que é afastamento social. Há que preservar vidas sim mas ha que custo? O brasileiro comum economiza almoço pra comer a janta. Explique pra esse cidadão as teorias de Scruton pra ele.

    1. Aguardando os idiotas úteis “canhotos” e “destros” usarem só um pouquinho de lógica para entenderem que não passam de joguetes na mão dos políticos. Um dia quem sabe terão discernimento mínimo para perceberem o quanto esta polarização radical é nefasta pra nação.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO