De brasileiros para brasileiros

08.04.20

Como bem sabe você, nosso leitor, Crusoé normalmente se dedica à cobertura de poder e a reportagens de investigação, com especial atenção à fiscalização dos mandos e desmandos de autoridades das várias esferas. Desta vez, porém, resolvemos fazer algo diferente. Decidimos trazer para você uma edição inteira sem excelências, sem poderosos, sem bastidores de Brasília ou novos escândalos. É uma edição extra feita apenas com histórias de brasileiros anônimos que estão no front para servir a outros brasileiros neste estranho período da nossa existência.

Do médico infectologista ao entregador de comida, do produtor rural ao cientista que tenta desenvolver a esperada vacina contra a doença que empareda o planeta, são nove histórias de gente comum que, longe dos gabinetes e dos palácios, tem corrido riscos e feito sua parte para curar ou minimizar o sofrimento de quem está acometido pelo vírus ou, simplesmente, tem trabalhado para garantir serviços essenciais a todos nós que seguimos isolados em casa.

Seria impossível, claro, abarcar os inúmeros ofícios que fazem a diferença neste momento. Mas, por meio dos profissionais que trazemos nesta edição, homenageamos e agradecemos a todos cujos serviços têm nos ajudado a seguir em frente e a resistir. Ao mesmo tempo, queremos oferecer a você, nosso leitor, mais uma opção de leitura durante o isolamento. Esperamos que goste.

Obrigado pela companhia e, mais do que nunca, saúde!

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Há comentaristas da Crusoé que preferem o debate ao invés da troca de impropérios e xingamentos. A revista teria um realce se colunistas e redação considerassem reconhecer a existência - e responder - comentários!

  2. Não quero mais assinatura com esta revista. Vocês são parcial e publica Falk News, são ordinários e mentirosos. #ForaCrusoé.

  3. Socorro, gente! Hoje ouvi de um popular - e parece que estava sendo sincero - : "Se fosse o Lula, ficava com a metade da verba, mais nóis já tava tudo vacinado"! Socorro!

  4. Alguém me ajude a cancelar este revista pois i número que eles fornecem não atendem nunca. Moro nos Esradia Unudis e,mas a minha cunhada não consegui também no Brasil .HELP

  5. C. O Brasil é um país carente de bons exemplos vindos do “andar de cima”. Sendo assim, cabe ao “andar de baixo” mostrar o caminho correto à massa da populaçāo. Presto meu reconhecimento aos profissionais que contribuem para aliviar o sofrimento dos outros. Saúde a eles, e vergonha na cara à escória do “andar de cima”.

  6. Prezados, boa tarde! Parabéns pelo excelente jornalismo ! Considere por favor chamar, para abrir o leque do debate econômico, o Prof. André Lara Rezende! Segue algumas das palestras dele: https://youtu.be/zagShN872dY https://youtu.be/rizARHGUyJg

  7. Logo que assinei a Crusoé, ela transpirava imparcialidade nas notícias e nos comentários, fosse para que lado fosse o mérito ou a crítica! Agora não vejo mais aqueles sinais de imparcialidade que tanto me atraíram. Mas, a assinatura é como qualquer produto, tem prazo de validade...

  8. Nada contra a revista e essa matéria específica, mas no início a revista revelava o que estava escondido. Hoje fica na superfície, ilações e mais ilações sobre tudo. Tornou-se só mais uma. Crusoé ainda é um bom nome, mas o sentido é outro. Como respeito os contratos, aguardo a última mensalidade para voltar ao continente. Nessa ilha, com esse naufrágo, nåo dá mais.

    1. Tô nessa também. Muitos perceberam a guinada desta revista que atualmente está entre alguns poderosos do Planalto. Engraxaram a revista portanto não é mais necessário público.

    2. Também embarquei nessa nau em um porto seguro em 2019 mas a muito só espero o término dessa viagem (contrato) para desembarcar.

  9. Louvável essa homenagem àqueles que não vemos, mas sabemos o risco que correm por nós que permanecemos em casa. Posso falar: Para quem pode fique em casa. E mesmo quando os governos liberarem a circulação, se puder... fique em casa. Vai demorar até podermos dizer que estamos seguros.

  10. Crusoé mostra o que é e para que veio. Convidar Sergio Moro como articulista foi uma ótima sacada. Em seu artigo Moro afaga os militares, mas deixa claro qual o papel deles e minimiza (se é possível isso) o governo Bolsonaro. E confiando e concordando com Diogo Mainardi, na Crusoé ele terá "carta branca". Parabéns a toda equipe.

    1. Aguardemos Rodrigo Tacla Duran. Alguém sabe como anda as investigações da operação Spoofing? Um abraço a familia Arns.

  11. Duas coisas. A primeira é agradecer e cumprimentar a todos pela qualidade da revista. Com o time que têm, só podia dar nisso. A segunda é perguntar se o pagamento da minha assinatura é automático ou não. Se não for, QUERO PAGAR. Me digam como.

  12. Crusoé, o que vocês acham dos vídeos do doutor em microbiologia Átila Iamarino? Os argumentos dele são provados, as estatísticas têm perfeita leitura e interpretação, o rapaz é inteligentíssimo! Ou vocês também o desconsideram? Façam uma entrevista com ele. Eu acredito no que ele apresenta e estou a-pa-vo-ra-da! Ô Brasil sem jeito, viu? O povo tá pagando pra ver. E o preço será altíssimo!!!

    1. Apresentaram tantas pessoas sem expressao nessa imprensa oficial como exemplos e especialistas. Tamy Gretchen, Jean Willis, Felipe Neto, Anitta, Atilá e etc. E deixaram de lado jornalistas consagrados como Alexandre Garcia, Infectorologistas como a Dra Nice e tantos outros. Exemplo e acertividade são dessa patota.

    2. Crusoe não acha nada, tomaram um arrocho do ministro e estão se borrando

  13. Obrigada, CRUSOÉ’s Team , pelo Respeito no compromisso de informar sempre c Independência e a Verdade dos Fatos. Viva C+ll ❗️🤝✊🎂

  14. Será que alguém de boa influência, há de lembrar um dia de abrir discussão jurídica da hipótese de uso dos brasileiros como cobaias no caso cloroquina, por indução externa ? E nas alternativas de isolamento e distanciamento social ? Teríamos sido usados ?

  15. A Dra.Elnara do Hospital Sírio e Libanês criou um protocolo batizado como "Cabo de Guerra" que combate os sintomas da Covid-19, a base de medicamentos anti-coagulantes e tem recuperado a totalidade de pacientes testados, inclusive em estado grave. Por que os hospitais da rede públicas não adotam o mesmo protocolo? Pessoas estão morrendo e os políticos estão preocupados com verbas emergenciais!

  16. Muito obrigada pela dedicação, com risco de vida, de todos osprofissionais citados por Crusoé e outros. Seremos eternamente gratos e, ao que compete a mim, faço orações diárias do Santo Terço na intenção da boa saúde de vocês. Deus lhes pague!

  17. Não acredito! Vcs não estao mais permitindo comentários? Isso é mordaça. Estão até deletando comentários. Que falta de visibilidade!

  18. Vergonhosa a atitude dessa revista protegendo certas figuras da política brasileira. Quando vcs bloqueiam comentários a certos seres nefastos como estão fazendo, está explícita a proteção. Qual o problema hein? Estão com medinho que o Maia chore? ou esse tal Dória? #vergonhaalheia. Meu desapontamento nem é com a revista pq ela podia ser qualquer coisa, inclusive isso..um zumbi mas é com o Diogo!

    1. Pelo menos assim, vão parar de replicar picuinhas sobre o Presidente. Uma pergunta: Por que os comentários não estão sendo permitidos nas reportagens? Será que a opinião dos assinantes está contrariando as expectativas do editores da Crusoé?

  19. Até que enfim vocês deram espaço para quem efetivamente merece . São pessoas anônimas que arriscam suas próprias vidas para o bem comum. Chega de dar espaço para essa corja de políticos que objetivam apenas o que lhes interessa e o pior nós pagamos esses vagabundos!

  20. Parabéns Rodrigo Rangel! O caráter de um povo se revela nos momentos trágicos, e o nosso, dos quais esses exemplos são lídimos representantes, nos dá a esperança de superação deste e de futuros desafios que enfrentará nossa nação abençoada.

  21. Uma das melhores reportagens que a Crusoe já fez,na minha opinião. Prestar homenagens aos “anônimos “,mostra o tanto que precisamos uns dos outros,cada um no seu ramo de atuação.Um grande abraço a cada um que cumpre o seu papel.

  22. Parabéns a revista, por dedicar esse espaço em homenagem a esses heróis anônimos, que estão na linha de frente dessa pandemia, salvando vidas e se expondo ao perigo.

  23. Eu chamo esta atitude de: humildade, sinceridade, honestidade com os leitores. não há melhor forma de reconhecimento do que fazê-lo em público. viva para os heróis anonimos.

  24. Grande iniciativa! Felizmente, o Brasil ainda conta com muita gente solidária e generosa! Muito obrigada. Essas notícias, tão necessárias, nos fortalecem e estimulam nossa disposição para também sermos mais gratos e solidários.

  25. Parabéns por essa edição especial!!! O que mais me tocou foram as sábias palavras do agricultor Zé Carlos: “ Com o coronavírus, aprendemos que não tem branco, não tem preto, não tem rico, não tem pobre. São os mesmos sete palmos de terra por cima para todo mundo.”

  26. Parabéns Crusoé, edição histórica. Minha imensa gratidão a todos profissionais que de uma forma ou outra trabalham pelo bem e pela saúde dos povos, em particular do nosso povo.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  27. Parabéns pela brilhante ideia de lembrar dos anônimos que estão na linha de frente neste momento tão doloroso de nossa história.

    1. O mais engraçado é q eles estão aí tds os dias e não são lembrados e o mais triste , é necessário acontecer uma gigantesca desgraça para serem lembrados. Esses, os “necessários”, para muitos semelhantes, não estão fazendo mais do q suas obrigações e sempre colocam seus serviços a nossa disposição. Reconhecer o outro deveria ser nosso maior respeito e admiração.

  28. Os nossos sinceros agradecimentos a esse Exercito Magnífico que trabalha em prol da Nação brasileira. Que Deus os Abençoe.

  29. Vou ler. Óbvio, mas desde já fica minha imensa gratidão por todas às mãos que fazem o alimento continuar chegando à minha mesa, os remédios nas farmácias, a internet, a luz, a água, o gás, as compras de restaurantes e mercados e a todos os cientistas e, principalmente, profissionais de saúde que entregam nesse momento, literalmente, suas vidas em nossas mãos com um um único desejo: salvar-nos. Proteção a todos eles e a nós todos🙏🏻

    1. profissionais de saúde e educação são os heróis de sempre, abandonados , desvalorizados, trabalhando em situações precária .Passando esta fase voltarão ao esquecimento, isolados em suas batalhas diárias, não haverá políticos, mídias, outra sociedade olhando e comentando suas dificuldades em exercer a profissão com dignidade . VOLTA AO ESQUECIMENTO E ABANDONO NO CONVÍVIO DOS MAIS NECESSITADOS. De resto é mídia demagoga e sensacionalista.

  30. Senti falta dos profissionais de TI (Informática). Não se compara à relação de médicos, enfermeiros, policiais, infectologistas. Mas eles correram em toda parte para prover teletrabalho a milhões de pessoas, desenvolveram aplicativos, sites e gráficos sobre a COVID19 em tempo recorde. Empresas de TI liberaram produtos ou reforçaram suas capacidades, como os provedores de Internet. Muitos desses caras permaneceram nos datacenters frios para manter tudo funcionando. Enfim. Várias profissões nisso.

    1. Na área de educação, correram também para prover tele-aulas pelo mundo.

  31. Parabéns aos juízes que soltaram vários criminosos!!! Parabéns aos políticos que querem faturar com a crise. Parabéns aos chineses que estão superfaturando máscaras inservíveis. Parabéns a mídia que está fazendo bem seu papel de aterrorizar o povo. Parabéns ao Lula e FHC por anis de roubalheira impedindo que hospitais fossem mantidos ou construídos. Esses são os verdadeiros heróis, iguais ao do programa big bro_bosta

  32. Parabéns, a todos da Crusoé !!! Edição digna de elogios. Das autoridades só vemos politicagem eleitoreira tão dispensáveis nesse momento e. em todos os outros também

    1. A ferradura talvez faça por merecer. Já parou para pensar nisso ?

  33. Parabéns por esse olhar. Quantos brasileiros anônimos estào se empenhando pra minimizar tanto sofrimento. É pra refletir o que fazem é fizeram com nosso Brasil.

  34. Só assino e leio órgãos de imprensa que me tragam informações equilibradas e verdadeira e que deixem para mim o que fazer com elas. Por isso gosto do Crusoé.

  35. Muito lindo e de mais da conta, mas tem um porém sem um uma EDUCAÇÃO que VALORIZE O EDUCADOR O QUE ADIANTA? Para se ter médicos e outras tantas profissões por aí é preciso de PROFESSORES, pense nisso!

    1. Infelizmente, Jomar, dadas as proporções desta pandemia, parece que a Educação e os professores não são classificados como essenciais. Tudo bem! Mas nenhuma rede pública, através dos anos, preparou o aparato necessário e eficiente para as aulas remotas, aulas online, etc. A desigualdade social faz com que milhões de alunos não tenham internet. Em MG, pagamento atrasado, parcelado e incerto. Mas concordo que mais vale a vida! Tudo certo!

  36. Bozomerdas não gostam quando se dão rostos aos números da crise. Rodrigo Constantino deu chilique com a reportagem do O Globo falando dos mortos e de suas famílias.

    1. Para de falar merda e vai capinar seu lulista de merda

    2. Caro Ney, quem liga pro brazuca deslumbrado com Miami Rodrigo Constantino, o sujeito é risível assim como os que dão voz ao gabinete do ódio. Esse bando já foi janista, malufista, lulista, filhos da mãe do PAC até encontrar um mito miliciano pra chamar de seu. Não passam de velhos caquéticos que passam o dia resmungando só ler a manchete da primeira página do jornal exposto na banca de revistas. Avarentos.

  37. E a China, responsável pelo holocausto? Vai ser responsabilizada? Ou a ONU tb comunista, acha normal? E o presidente da França que achou que o mundo ia acabar por conta do incêndio na Amazônia, seu povo está morrendo, e ele sequer falou da China. Então os comunistas da China podem matar milhares, quem sabe milhões, e tudo bem?

  38. Simplesmente a todos o meu muito obrigado, pessoas, de certo anônimas , que enfrenta um inimigo invisivel e poderoso com bravura e coragem com a essência de ajudar o próximo. São heróis, parabéns.

  39. Crusoe subiu no meu conceito . E disso que precisamos informacoes positivas que nos fazem acreditar nesse povo maravilhoso. E no potencial do Pais a despeito de governantes e politicos maus intencionados.. Parabens pela abordagem

  40. Parabéns pela iniciativa. São milhares de pessoas que colocam sua saúde e vida em risco para que fiquemos confortavelmente em casa de quarentena. Pessoas que trabalham na limpeza pública coletando o lixo que produzimos, médicos, enfermeiros cientistas etc. milhares de pessoas. A elas o meu muito obrigado

  41. Realmente, uma fase muito pesada para todos nós brasileiros. Que o nosso Deus nos ajude, o mais rápido possível, a saí dessa pandemia desse covid-19! Amém!

    1. Parabéns aos amigos da Cruzoé! Além dos profissionais da saúde, em especial o ministro Mandetta que tem aguentado todo tipo de dificuldade e de emvheção de saco — os homens simples, os anônimos são os verdadeiros Heróis dessa tragédia. Parabéns à Cruzoé que em tempo, lembrou deles!

    2. Importante que a revista lembre o trabalho quase anônimo do pessoal da saúde.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO