Vice-PGR cobra ações para reorganização de casos da Lava Jato em São Paulo
Um dia após o pedido de demissão coletiva de procuradores da Lava Jato em São Paulo, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques (foto), cobrou informações sobre providências que podem ser adotadas para a reorganização das investigações conduzidas pela força-tarefa nesta quinta-feira, 3. O ofício foi enviado à procuradora natural dos casos da operação em São...
Um dia após o pedido de demissão coletiva de procuradores da Lava Jato em São Paulo, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques (foto), cobrou informações sobre providências que podem ser adotadas para a reorganização das investigações conduzidas pela força-tarefa nesta quinta-feira, 3.
O ofício foi enviado à procuradora natural dos casos da operação em São Paulo, Viviane Martinez, ao procurador-chefe da Procuradoria da República no estado, Márcio Schusterschitz da Silva Araújo, à Câmara de Combate à Corrupção e à Corregedoria do Ministério Público Federal.
No documento, Jacques afirma que, embora o pedido de demissão coletiva “se trate de um revés, não há possibilidade de não acolhida dos pleitos”. O vice-PGR acrescenta que, em meio ao imbróglio, a administração do MPF precisa desenhar soluções para impedir a descontinuidade dos trabalhos, “até mesmo pelo risco de prescrição, que é permanente em matéria penal”.
Como mostrou Crusoé, sete procuradores pediram desligamento da força-tarefa devido a "incompatibilidades insolúveis" com a atuação de Viviane Martinez. O grupo coordenado pela procuradora Janice Ascari, que também pediu exoneração, queixava-se de que Viviane desconhece o andamento das investigações e criticou o posicionamento dela diante de uma apuração aberta pela corregedoria da instituição para apurar o suposto direcionamento de inquéritos para os procuradores da Lava Jato.
Além disso, a pivô da debandada chegou a pedir, em junho, o adiamento da Operação Revoada, que investiga o senador José Serra, do PSDB. "Na ocasião, chamou atenção, entre outras coisas, o fato de que a nova titular do 5º ofício (Viviane) não apresentou qualquer razão jurídica para fundamentar o que pedia, seja em termos de divergência quanto ao cabimento da investigação, seja em termos de divergência quanto a distribuição do caso", disse a força-tarefa à época em ofício enviado ao Conselho Superior do Ministério Público Federal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Jorge
2020-09-28 17:17:44finalmente alguem honesto
Astor
2020-09-04 10:05:16A coisa foi aparelhar e para dar nisso... é um tijolo a menos hoje, outro amanhã...
Ladjane
2020-09-04 00:54:36O Presidente Bolsonaro colocou um bandido para acabar com o MPF e esse Aras conta com esses procuradores que tentam impedir o combate à corrupção por políticos amigos, Viviane,Lindora e Aras lutam pelo fim da Operação Lava Jato.
Marcos
2020-09-04 00:31:18O circo permanece armado para “estancar a sangria”, com todos juntos - PR, Câmara, Senado, STF, STJ, AGU, CGU, etc, como previu o glorioso Romero Jucá.
Vera
2020-09-03 20:28:27"Reorganização da lava jato" para a "volta ao bom e velho combate à corrupção " defendido por Aras.
Getulio
2020-09-03 19:37:36Meu primo Roderigo, que predisse a vitória de JB nas eleições passadas, prevê agora a formação da chapa Bolso--Lula, ou Cloro-Brina. O caos ora presenciado decorreria de tal iniciativa, que ensejará o surgimento de outras plataformas, contrárias a qualquer cardápio cujas opções se limitem a esterco e estrume. O contribuinte, do qual se extraem tributos de porte europeu em troca de bens e serviços de padrão moçambicano, anda ansioso por eleições. Votar, pensa ele, a fim de drenar a pocilga!
Kederis Wilson
2020-09-03 19:32:01Bolsonaro, Toffoli, Gilmar, Lewa, Aras..... formam uma caterva quo o BR não merece. Tudo muito lamentável.
Ana
2020-09-03 19:01:30O povo PRECISA fazer algo contra estes abusos !!!!
Dalton
2020-09-03 18:48:25Para um povo que está aplaudindo e aumentando a popularidade de um PR que tenta acabar com a lava jato, para que trabalhar duro numa investigação se ninguém vai para a cadeia, todos pagam alguma coisinha do dinheiro roubado, mas ainda ficam com muito para viver o resto das suas vidas.
Maria
2020-09-03 18:45:51Deixa como está, que fica mesmo como o diabo gosta.