Robson Fenrandes/Estadão Conteúdo

Em meio a desmonte, Lava Jato de SP denuncia Paulo Preto por lavagem de dinheiro

03.09.20 18:21

A força-tarefa da Lava Jato em São Paulo denunciou o engenheiro Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto (foto), pelo crime de lavagem de dinheiro. Os recursos teriam sido desviados de obras da Dersa, estatal da qual ele foi diretor durante o governo de José Serra, do PSDB, entre 2007 e 2010.

Segundo a denúncia, Paulo Preto usou a ex-mulher e duas filhas para ocultar a verba de origem ilícita. O esquema, diz a Lava Jato, contou com a participação dos operadores financeiros Adir Assad e Rodrigo Tacla Duran, além do gerente de um hotel da família dele em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.

O dinheiro, segundo o Ministério Público Federal, foi desviado em esquemas de fraude e formação de cartel nas obras do Rodoanel, pelos quais ele já foi condenado pela Justiça Federal de São Paulo. Em dezembro de 2019, uma das condenações, a 145 anos de prisão, foi anulada pelo Superior Tribunal de Justiça.

Alem disso, Paulo Preto já foi acusado pelas forças-tarefas da Lava Jato de Curitiba e do Rio de Janeiro de lavagem internacional de dinheiro e de recebimento de propina nas obras da marginal do Rio Tietê, também no governo Serra. Segundo delatores de empreiteiras contratadas pelo governo paulista, o ex-diretor da Dersa arrecadava os recursos ilícitos para os tucanos.

A denúncia apresentada nesta semana é um desdobramento da Operação Pasalimani, deflagrada em outubro do ano passado e ocorre no momento de crise interna na Lava Jato paulista. Na quarta-feira, 2, sete procuradores do grupo pediram demissão coletiva acusando a procuradora natural dos casos da operação de querer desmontar a força-tarefa.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Exprimir opiniões sobre reportagens, artigos e temas abordados , assumindo a devida responsabilidade sobre elas, é DIREITO do leitor. A participação do leitor enriquece o debate. Entrar na conversa para somente elogiar é puxa-saquismo. Já não bastam os passapanistas? Não censurem minhas opiniões. Elas são assinadas com nome próprio. Sem apelidos ou máscaras. Discordem, façam-me o favor, mas não omitam. A revista é plural ou não?

  2. E a vitória vai para..... O s t f..... Os piores membros da capa preta nesta temporada...... Cm, GM AM e o resto do lixo, mas apesar que todo condenado prefere o processo caindo no colo dos capa pretas, das possíveis mala preta

    1. A minha tb. Confesso que estou totalmente discrente de ver esse País melhor, lamentável isso tudo.

  3. Que se pode esperar? Acha-se mobilizado o SinLarIn, Sindicato de Larápios Impenitentes, a fim de assassinar a Lava Jato, único aliado do contribuinte, que a todos remunera, além de quitar as faturas do (des)governo. Que quer o contribuinte inerme e por vezes inerte? Eleições. Assumindo a persona de Davi Eleitor e munido de seus seixos e estilingue certeiros, o contribuinte não atira no pé ou em aliados. Quer, ao contrário, abater os velhos vampiros e zumbis, que impedem o País de modernizar-se.

  4. Eles nem se preocupam com isso, pois sabem que, ao final, os amigos do STF liberarão todos! Até hoje não não sei a que se presta o STF, bem julgar para apaziguar conflitos sociais é que não é. Da forma como atua, só contribui para acirrar os ânimos, pois a maioria dos brasileiros está descontente com a atuação do Órgão.

  5. Surpresa???? Desolador! Sempre mais do mesmo. Só mudam as moscas. E voltemos ao” bom e velho método de combater a corrupção”, como disse Augusto Aras.

  6. Grande novidade! Mais fraudes de um antigo fraudador. E o pior, é ver o desmonte da única equipe que vinha, a duras penas, denunciar o estado de calamidade. E o alarmante, aterrorizante mesmo é ver subir ao poder um grupo que consegue ser ainda pior que o antecessor

    1. E a lava jato está sendo punida por prestar bons serviços à sociedade, por ser honesta e mostrar as viceras do poder.Paulo Preto, fique tranquilo, vc tem dinheiro e os nossos ministros estão prontos p te receber de braços abertos

    1. A mesma que de outros políticos que inclusive estiveram no poder ou estão, rindo da nossa cara.

  7. E uma vergonha essa lava jato. Querendo prender os bandidos do país. Vamos ficar sem políticos, sem juízes, sem desembargadores? Deixa roubarem, o povo gosta.

    1. Ele gostaria mesmo de estar lá roubando no lugar destes aí. O povinho não è fácil não, se gritar PEGA LADRAO, não fica um meu irmão. Tá no sangue, infelizmente

Mais notícias
Assine agora
TOPO