Temer, Sarney e FHC em busca de ‘um novo rumo’

14.09.21 18:20

Nesta quarta-feira, 15, os ex-presidentes Michel Temer, José Sarney e Fernando Henrique Cardoso se encontrarão virtualmente para discutir “um novo rumo para o Brasil”. Sim, é exatamente isso o que você leu. Ao menos esse foi o nome escolhido para batizar o ciclo de debates, organizado pelos institutos do DEM, PSDB, MDB e Cidadania, que começa amanhã e se estende até o dia 27 de setembro. O encontro prega o novo, mas já nasce com aspecto de velho. Os painéis pretendem abordar temas como crise fiscal, política, meio-ambiente, segurança pública e a pandemia do coronavírus. Mas o foco é a discussão sobre democracia, “terceira via” e saída para a crise institucional.

Quando concebido, há pouco mais de um mês, o seminário foi interpretado como um sinal de convergência para as eleições presidenciais de 2022 entre os partidos organizadores do evento. Hoje, qualquer acerto nesse sentido é encarado como uma quimera. Senão vejamos: o DEM articula uma fusão com o ex-bolsonarista PSL e não será surpresa para ninguém se iniciar 2022 no colo de Bolsonaro. O PSDB parece não querer saber de terceira via. Para o governador de São Paulo, João Doria, a eleição é uma via de mão única, a dele. Já FHC flerta com Lula, enquanto Aécio Neves segue mais preocupado com suas questões paroquiais. O MDB de Temer, por sua vez, ensaia o lançamento de uma candidatura própria, mas nem mesmo a indicada, a senadora Simone Tebet, é capaz de apostar nisso. Talvez o mais empenhado entre eles em costurar uma alternativa fora da polarização seja o presidente do Cidadania, Roberto Freire, mas seus esforços até agora foram em vão.

Sobre o outro tema principal do evento, qual seja, a saída para a crise institucional, um dos mentores do seminário alardeia já tê-la encontrado. Na última semana, Temer foi o grande artífice do acordão com o STF, Alexandre de Moraes e tudo, destinado a salvar a pele de Bolsonaro. O acerto foi comemorado nesta segunda-feira, 13, em animado jantar promovido em São Paulo por Naji Nahas, o mesmo que quebrou a Bolsa do Rio de Janeiro em 1989, acusado de comandar um esquema especulativo.

Detalhe não menos importante: as palestras serão mediadas pelo ex-ministro do STF e da Defesa Nelson Jobim. Em maio, Jobim foi o anfitrião do famoso almoço em que Fernando Henrique e Lula trocaram amabilidades – o tucano chegou a dizer, ao término do convescote, que, se o segundo turno de 2022 ficasse entre Lula e Bolsonaro, ele votaria alegremente no petista. A propósito, nem isso será novo: FHC já havia votado em Lula no segundo turno de 1989, quando ele concorreu com Fernando Collor, hoje aliado de primeira hora de Bolsonaro, o socorrido por Temer.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pelo amor de Deus...se estes defendem a terceira via não resta alternativa a não ser defender a quarta via...que coisa difícil este país...é sair do fogo e cair na brasa...sair da brasa e cair na chapa...céus!!!

    1. Estou esperando o arrebatamento, ou a chegada dos ETs, quem sabe um tal de meteoro anunciado desde que existe mundo...Há não... esse trio de ex presidentes, não!!!! Definitivamente!! Triste...

  2. NO final, dependeremos deles para sair dessa falta de perspectiva, para limar o genocida e evitar o lulopetismo novamente. Com um cenário mais ameno, teremos que depurar congresso, para que esse esteja comprometido com o povo e as pautas do pais. Não existe mágica, nem bala de prata. Democracia é assim, remando sempre! o que espero é que seja pra frente. A velocidade das remadas é variável, mas não pode parar.

  3. Novo Rumo? Alguém me empresta dinheiro quero ir embora, estão de brincadeira com o povo brasileiro, precisamos de uma reforma geral nesse país

  4. Estes ex-presidente são perigosos ao país próximo de partir da terra porque estão morrendo são incapaz de ajudar o país. Se existir vida pós morte vocês tem conta alta a pagar!

    1. O necrófilo tem memória curta. Pudera, nem neurônio tem, quanto mais memória. O Temer acabou de livrar o dono dele do impeachment. Tudo bem que depois o Bozo virou alvo de risadas, mas não há dúvida alguma que o Temer salvou o mandato do genocida.

    2. OS HONORÁVEIS BANDIDOS DE PALMÉRIO DÓRIA _ UM RETRATO DO BRASIL NA ERA SARNEY _ PESQUISAR _

  5. FHC é só um cripto-comunista gagá, decadente e deprimente. Não precisava terminar assim. A terceira via deveria ser formada pelos partidos verdadeiramente comprometidos com mudanças através de um pacto escrito em torno de pontos vitais, entre eles apoiar somente um candidato a presidente, o que apresentasse maior popularidade avaliada por institutos sérios de pesquisa, em uma data limite a ser fixada em acordo. No longo prazo só Parlamentarismo poderia representar um avanço civilizatório...

  6. Deus do céu, que país é este????? Sempre os mesmos, não ha renovação, não ha oxigenação, não há esperança, não há futuro!!!! Chegamos no fundo do poço!!!

  7. FHC, Sarney e Temer, continuam relevantes na política, porque temos como PR, o imbecil do Bolsonaro e no páreo para a próxima eleição, o Lula. ISSO É A NATA DA MEDIOCRIDADE. ISSO É A PORRA DA NATA DA MEDIOCRIDADE. Ler essa matéria, deixa qualquer um deprimido e envergonhado. Se não bastasse ter que aguentar o Bolsonaro e o Lula, ainda vamos ter que engolir esses outros parasitas "pensando" o Brasil? E estamos tão fodidos, que o Bolsonaro peida na farofa e corre p/ o colo do Temer. MORO 🇧🇷

    1. Completando…todo mundo sabe que nem neurônio você tem. Zurra criatura bestial. Zurra!

    2. Joãozinho, eu nem preciso descrever você. Todo mundo sabe aq

    3. Zezinho diarreia se inclui nos que tem um neurônio à esquerda,mas como um bom sofomaníaco se acha….kkkkkkkkk

  8. Não existe terceira via por que a população não tem três neurônios. Quem tem um neurônio a direita vota no Bozo, quem tem um neurônio à esquerda vota no Lularápio. Quem tem milhões de neurônios e um pouco de vergonha na cara, não vota em nenhum dos dois e nem em qualquer político corrupto que prega o status quo. Gente decente e inteligente cria novas alternativas para fazer o país crescer e não cai no determinismo idiota que os corruptos querem vender.

    1. Esses são os grandes avalistas do Propinoduto Político que se perpetua nos Fundões Políticos e Partidários, dos quais somos os eternos vassalos espoliados contribuintes.

    2. 👏👏👏👏👏👏 Falou o quê penso e gostaria de ter falado anteriormente.

  9. A verdade é uma só, eles e resto do congresso + imprensa + stf e + outros...querem mesmo é fazer de tudo para não deixar o MORO ser candidato em 22,no meu ver o único que poderíamos chamar de " coisa nova" nesse museu que está se tornando o Brasil.

    1. MORO neles! Infelizmente conseguiram desmoralizar a LAVA JATO. E neste momento os RATOS repartem o roubo.

    1. Seguramente. Somos felizes mas não temos consciência. Imagine a matilha no poder. São todos da mesma panela. A do inferno.

  10. Cambada de lixo !!!acorda povão . Vamos para cima dos políticos parasitas . Somente com a paralisação total , os parasitas conheceram a força que emana do povo.

  11. Mais do mesmo. Políticos: “digam-me com quem andas que lhes direi quem és.” Já deu pra perceber, até pra quem é negacionista, de que aí não sai nada de bom. Imprensa: acreditar que Temer salvou Bolsonaro. Kkkkkk piada. Agora é pegar a pipoca e assistir as alianças espúrias e as cobras se devorando.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO