Fábio Rodrigues Pozzobom/Agência Brasil

‘Tem gente que acha que Trump venceu as eleições e que a terra é plana’, diz Barroso

29.11.20 21:30

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, concedeu uma entrevista coletiva ao fim das eleições deste domingo, 29. O magistrado fez questão de enfatizar que o atraso na divulgação do resultado do primeiro turno não causou prejuízo para a credibilidade do sistema eleitoral brasileiro.

Depois dos sobressaltos na primeira etapa das eleições, causados por problemas técnicos em um supercomputador, era grande a expectativa com relação ao desfecho do processo neste domingo. Nos últimos dias, técnicos da Justiça Eleitoral fizeram testes adicionais no computador e nos sistemas que realizam a totalização de votos e a divulgação de resultados em todo o país.

“Não há perda de credibilidade. Eu não tenho controle sobre o imaginário das pessoas. Tem gente que acha que a terra é plana, que o homem não foi à lua, que acha que Trump venceu as eleições nos EUA. Não há, como disse objetivamente, forma de você fraudar sem que seja detectado”, afirmou.

Barroso lembrou que a Organização dos Estados Americanos, a OEA, elegeu o sistema eleitoral brasileiro como o “mais ágil e seguro” das Américas. O reconhecimento ocorreu após o tribunal divulgar os resultados do primeiro turno das eleições ainda na noite da votação, a despeito do atraso de mais de mais de duas horas.

Ao comentar a manifestação de Jair Bolsonaro em favor do voto impresso, o presidente do TSE disse que a volta das cédulas aumentaria o custo das eleições e representaria um “risco legal para o sigilo do voto”.

“Eu penso que o voto impresso traria grande tumulto para o processo eleitoral brasileiro, porque todo candidato derrotado ia pedir recontagem, ia haver impugnação, alegações de nulidade e judicialização do processo eleitoral. É uma opinião pessoal, penso que traria um grande tumulto ao processo eleitoral.”

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É o presidente da grande (e caríssima) inutilidade chamada Justiça Eleitoral, querendo dar protagonismo ao maior cabide de empregos, ministros, presidentes, desembargadores mil, juízes mís, tudo inútil. Justiça é justiça e fim de papo. O resto é enganação para sub desenvolvidos. E mais, o voto continuaria eletrônico, porém com possiblidade (que hoje não existe) de conferência, se necessário, pelos impressos. Medo de que ?

  2. ótimo comentário Ministro. tem gente aqui na presidência das Bananas que também acha isso. urnas eletrônicas são progresso. retrocesso e votar em papelzinho e ficar semanas contando. sistema seguro. aplausos!!

  3. Temos que perder este complexo de “ vira lata “ . Nosso sistema de votação e Apuracao e o melhor e mais seguro do mundo !!

    1. Concordo tb. Os partidos tem o direito de mandar auditar o sistema entre as eleições e q eu saiba nunca fizeram isso. Aí de repente nas eleições dão uma de Trmp - se ganhou tá ok, se não...e’ fraude.

    2. Verdade Fernando. Apenas os delinquentes e os dementes querem voltar ao voto impresso pré-cambriano.

  4. Só a ciência explica como aínda há gente que vem para espaço defender um presidente genocida. Devem ser cúmplices delinquentes, com certeza!

  5. Como tem gente que acha que urna eletrônica seja segura! Porque tem gente ser tão resistente do voto impresso! Qual é medo?

    1. Os terraplanistas se entrrgam, não pode destacar a atrofia mental dos bolsonaristas que eles aparecem rapidinho relinchando kkkkk

  6. E tem gente que acha que Cesare Batisti é inocente, que João de Deus é santo milagreiro e como se não bastasse, tem até quem leve o Felipe Neto a sério!

  7. Estamos nos preparando para a derrota certa nas eleições de 2022. Afinal, precisaremos preparar o terreno. Como vamos explicar para os nossos correligionários que perdemos? Por isso, preferimos acreditar que o Trump não apenas foi derrotado mas ele é e será o presidente dos Estados Unidos pelos próximo 4 anos. Ah!!! o voto impresso?! bem...é coisa de gente prudente.

  8. Veja só o que @luizcamargovlog respondeu para o Ministro Barroso. "Tem quem ache que o Cesare Battisti é inocente, que o João de Deus é santo milagreiro e como não bastasse, tem até quem leva o Felipe Neto a sério. Resumindo. O Barroso foi advogado de defesa do Battisti, era atendido pelo Médium João de Deus, e por ultimo participou de uma live com o Felipe Neto.

  9. Perfeito, Sr. Ministro Dr. LUÍS ROBERTO BARROSO. O desprezo p/ nossas conquistas e a inadmissão de que possamos fazer evoluir sistemas independentemente dos demais países, configuram o vergonhoso e humilhante "complexo de cucaracha" de quem assim procede, p/ ignorância, p/ absoluto embotamento mental, pelo deslumbramento infantilóide e, sobretudo, pelo indisfarçável ódio ao nosso país em razão de espúrios, escusos e criminosos interesses pessoais, bem como os dos descendentes e demais cúmplices.

  10. Então... será que o problema maior está em leigos falarem que a terra é plana ou cientistas e intelectuais agindo como se Ciência fosse sinônimo de conhecimento válido e de verdade? A humanidade controlou o fogo, criou a roda, a linguagem oral e escrita hä milhares de anos antes da ciência e universidades pensarem em se apropriar de tudo que existe. Para quem aplaude o Mandeta e outros populistas de plantão ( o gado da ciência), o Método Científico tem 300 anos e não diz nada sobre quase tudo.

    1. Maria, cuidado se fores viajar de navio pelo mundo, pois, como a Terra é plana, podes cair na beirada. E não tente ir à Austrália, já que, como a Terra é plana ela não existe. Mas, me diga uma coisa, és realmente uma Maria ou és a Micheque com tal pseudônimo, defendendo o marido?

    2. Deixa de ser ridícula Maria, ou é a Micheque com um pseudônimo? Pára com essa paixão desvairada pelo capitão cloroquina. E um conselho: - Toma cuidado se fores viajar de navio pelo mundo, pois ele pode cair na barranca da tua Terra plana. E não tentes ir à Austrália, pois, se Terra é plana ela não existe.

    3. Daniel — Até o meio que ajuda o robot Maria vomitar sua ignorância publicamente é resultado da ciência. Para mim a equação é simples: bozista = néscio x infinito.

    4. María, por favor se o informe. O celular que vc usa, o antibiótico que lhe salvou a vida varias veces, o avião no que vc viaja, o airbag que pode salvar a vida de um ente querido, o leite pasteurizado que evita a contaminação das crianças com enfermedades graves, a cirurgia que cura as cataratas dos olhos de sua avó ñ, tudo isto é muito mais tem origem na ciência que vc tanto despreza.

  11. Sempre é possível auditar . Quem disse que não , é desinformado . Quem fala que houve fraude , apresente fatos e formalize denúncia . O Barroso no TSE atua como Presidente e tem sim função administrativa para avaliar qto a solução buscada pela técnica no problema do funcionamento no 1- turno . Qto a proposta do retrocesso do voto impresso ele não decide , mas nada impede que possa opinar como o Jair . Com a diferença , que o Barroso sabe o que diz . O outro .. é só achismo .. como sempre .

    1. E a urna foi auditada esse ano, e foi pela PF. Nada acharam. Seria um prato cheio para o Bolsonaro se tivessem achado, um presente para o chefe. O que me leva a crer que a urna é segura. Nunca vi uma denúncia séria. Já votei em deputados pouco conhecidos e vi meu voto sendo contabilizado no site do TSE, na minha zona/sessão. É tudo muita teoria da conspiração e pouco fato.

  12. por incompetência da direita corremos o risco da esquerda tomar conta do país novamente. votei em Bolsonaro, mas não voto mais. Moro 2022.

    1. Ainda não sei em quem votar em 2022 mais tenho certeza que nesse louco que hoje é presidente eu não voto !

  13. O corolário de mentes obscuras, resultado de quem pensa com a bílis alimenta os jumentos acéfalos. Se não for muito para seus debilitados neurônios, pensem o seguinte: às vésperas da eleição todo sistema do STJ foram sequestrados e o Tribunal ficou às escuras. No caso das urnas eletrônicas, o rolo acontece com a retirada do dispositivo delas com os dados e a TOTALIZAÇÃO delas no tal supercomputador que deu pau. Incapacitados cognitivamente vomitam bílis, mas o rolo é no algoritmo.

    1. Lourival zurrando de novo! Antes de ser enviada para a apuração, cada urna imprime várias vias do resultado no papel. Os mesários conferem com o número de votantes e assinam todas as vias. Depois o resultado da urna é tornado público na porta da seção. Somente depois, o dispositivo é enviado para apuração. Se o computador central der problema, o dispositivo ainda contém os votos. Se se o dispositivo der problema, as várias vias impressas impressos estão lá para auditoria. Bozista=Néscio!

  14. Senhor "ministro"... de merda! Não acho que o Presidente Trump venceu a eleição . Ele não venceu porque ela foi uma fraude gigantesca e isso será provado mais dia menos dia. Também não acho que a terra seja plana. Mas não só acho, como tenho certeza, que você é um verdadeiro imbecil. Me diga uma coisa, quantos votos você teve para ocupar o cargo que ocupa ? Quem lhe conferiu o direito de legislar? A Constituição que você rasga? Estou certo que não. Vá à merda, "ministro"!

    1. Cretinos mal intencionados como esse sujeitinho nomeado pela Cadáver Insepulto, deveriam - segundo a doutrina norte-coreana (por sinal defendida pela aberração que o nomeou) , na qual os familiares e amigos mais chegados devem pagar pelos erros de quem foi considerado culpado pelo regime, esse "ministro de m...."deveria ser removido do cargo, já que quem o indicou sofreu processo de impeachment e foi removida do governo. Com a palavra, os energúmenos de sempre, além do Sergio, Marina e Nádia.

    2. Alberto você não tem educação e nem a capacidade de estar na mesma conversa com outras pessoas você sim é um MERDA.

    3. Vc é extremamente mal educado e ignorante. De ser gado.

    4. Não se deixe levar pelo nervosismo. O Ministro Barroso é um homem competente, educado. sabe o que diz. o nervosismo pode levar a problemas cardíacos e elevar a pressão arterial. Logo,a covid 19 estará por ai. E o senhor sabe que, os que possuem comorbidade são levados a óbito. Deixe para usar termos "chulos" a quem estiver a sua altura e possa se defender. Estamos aqui para ler "Verdades" doa a quem doer.

    5. E o pior é que por falta de informação, que é sonegada pela mídia, as pessoas não sabem dos processos jurídicos que estão correndo na América e se o Trump conseguir reverter a situação ainda vão chamá-lo de golpista! É um escândalo o desserviço que esse pessoal está prestando!

  15. BARROSO RESPEITE A MAIORIA DO POVO BRASILEIRO QUE VOTOU EM BOLSONARO E NAO VENHA COM INSINUACOES DIFAMATORIAS .POR QUE VC É CONTRA A POSSIBILIDADE DE PEDIR UMA RECONTAGEM DE VOTOS QUE SERIA POSSIVEL COM O VOTO IMPRESSO?

    1. Votei no Bolsonáro em 2018 por ser contra o PT que afundou nosso país, me decepcionei achando que ele iria combater a corrupção com Sergio Moro no ministério da justiça. Enganou a todos e o pior Tirou um juiz conceituado da justiça com promessa de dar carta branca e todos viram no que deu. Como Brasilero do bem espero em 2022 um candidato com ideais de levar a justiça para os corruptos.

    2. votei no bozo por falta de opção. foi um PLACEBO pensei contra o PT. INFELIZMENTE SÃO IGUAIS.

    3. eu estou incluído nos milhões que votaram no bolsonaro mais te garanto que em 2022 se ele ainda estiver na presidência eu e mais alguns milhões não votará nele!

    4. Eu votei no Bolsonaro, mas, se pudesse, "desvotaria", entendeu?

    5. Meu caro Fernão, tá faltando FENO e ALFAFA aí na sua despensa? Neurônios você já não tem faz tempo.Pelo menos é o que você demonstra! Que pena tenho de você !

    6. Fernão, eu votei no Bolsonaro por estar cega. Acordei deste pesadelo. Espero realmente que o povo brasileiro tbem acorde como fez o povo norte americano ao tirar o poder das mãos daquele lunático chama do Trump. Tão pouco o Brasil merece este "desiquilibrado" chamado Bolsonaro. Uma pessoa estudada jamais poderia achar que o voto impresso seria a solução. Seria sim um retrocesso de uma democracia. Lutamos para evoluir .

  16. Com poucas palavras o Barroso acabou com o Bozo e os Bozistas. Depois desta, se eles tivessem vergonha na cara, voltariam para o esgoto o mais rápido possível!

    1. Ministro Barroso respondeu com classe falando o negacionista.

  17. Os mesmos togados q não funcionam no stf, sempre são os mesmos q tbm não funcionam no eleitoral, como uma eleição pode dar certo e ter credibilidade 100% ??? São as mesmas falácias em cada eleição e as dúvidas continuam a nos assombrar. Q seja facultado o voto ( conferem a porcentagem de justificativa ou não comparecimento) muitos de nós já não tem paciência com tanta ideias ilusionistas e nada resolvem ...

    1. Se a terra é plana vai fundo e caminha até o infinito para ver se eu estou lá, imbecil. O homem não foi a lua, o Trumposo ganhou as eleições de 2020 e teu pai NÃO é o pai que tu acha que é.

  18. Concordo. Vamos fazer a coisa limpa. Se está funcionando, deixa com está. Vamos mexer naquilo que não funciona. Tem tantas.....

    1. O sistema de urna eletrônica permite auditoria e, melhor que em cédula, detecta fraude mais facilmente.

    2. Carlos, quem te falou que votação eletrônica não permite auditoria? Você não faz o seu imposto de renda eletrônico? E a Receita Federal não faz auditoria em todo mundo? Modernize-se e não caia no conto dos bozistas.

    3. Se há algo de que o País possa se orgulhar, é de seu sistema eleitoral. Temos hoje o mais moderno e seguro sistema de voltação de todo o mundo. Se há algo que permite fraude, é a contagem de papeizinhos colocados em urnas. Isso acabou! Logo, logo o mundo todo estará adotando o voto eletrônico, semelhante ao hoje usado no Brasil. Querer a volta à cédula em papel é pura burrice, não merece sequer ser cogitado.

    4. Não gosto do Bolsonaro.... mas não acredito neste sistema que não pode ser auditado... sou a favor do voto impresso sim... Porque neste país de Merda tudo é possível...

Mais notícias
Assine
TOPO