STJ julga nesta terça recurso que pode soltar Lula
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça pautou para esta terça-feira o julgamento do principal recurso da defesa do ex-presidente Lula contra sua condenação de 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá. Os advogados do petista, que está preso desde abril do ano...
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça pautou para esta terça-feira o julgamento do principal recurso da defesa do ex-presidente Lula contra sua condenação de 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá. Os advogados do petista, que está preso desde abril do ano passado, vêm recorrendo da sentença desde que ela foi dada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que determinou a prisão.
Os argumentos da defesa do ex-presidente, que tenta anular a condenação, vão desde a suposta parcialidade do juiz Sergio Moro até o argumento de que a condenação estaria baseada somente no depoimento do ex-presidente da OAS Leo Pinheiro, passando pelo discurso de violação da ampla defesa.
O caso está sob a relatoria do ministro Félix Fischer. Em novembro do ano passado ele rejeitou um recurso especial dos defensores de Lula, que depois recorreram à turma.
Os advogados pedem que, caso a Quinta Turma não anule a condenação ou absolva o ex-presidente, sua pena seja ao menos reduzida -- a depender da redução da pena, ele pode ser solto imediatamente.
Diante do recente entendimento firmado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal, Lula pediu ainda que o caso seja remetido para a Justiça Eleitoral.
Nesse processo, o ex-presidente foi condenado por receber propina na forma de benfeitorias pagas pela OAS no apartamento no Guarujá que viria a ser utilizado por ele.
A Quinta Turma já negou no ano passado um habeas corpus para evitar a prisão de Lula e também um outro recurso para que ele pudesse participar da campanha eleitoral. A sessão está prevista para começar às 14 horas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Clemente
2019-04-26 04:02:37Grande trincheira jornalística contra a maior organização criminosa. Seria bom um confronto entre BEIRA MAR MARCOLA e Luis Ignácio para avaliar quem o maior perfumaria ao Brasil
Lucia
2019-04-23 22:25:43Estamos vivendo um inferno jurídico!! Soltar Lula ou reduzir sua pena é mais uma prova da grande orquestração para melar o governo Bolsonaro. Além disso, com Lula perdoado, os corruptos se sentirão à vontade para continuar suas tramoias. É a desmoralização da Lava-Jato, de Moro, dos representantes sérios do MPF e PF, dos cidadãos que acreditaram em justiça nesse país e tentaram, através do voto, fazer uma limpeza na política brasileira.
Quiet
2019-04-23 19:02:39É só o que está faltando... de resto temos visto de quase tudo. Lei da Mordaça, ilegalidades na eleição do senado, multa pra revista mesmo tendo obedecido a ordem de retirar a matéria do ___ _____ dentre outros.
Mario
2019-04-23 16:02:38que importância tem o nosso Lula preso. O principal a justiça nem se liga. cadê o dinheiro, que agora vai levar o povo pra aposentar morto, pensões baixas etc...
Alan
2019-04-23 14:20:59Caso essa "turma do Luladrão" absolverem o ex-presidente..........julgo que as FFAA realmente deverão tomar conta do país Brasil Continental.....
Geraldo
2019-04-23 14:11:21Não tem essa de "justiça" eleitoral. Corrupto e lavador de dinheiro. Mire-se no exemplo de Allan Garcia.
Paulo
2019-04-23 12:31:01A mesma farsa, o Brasil que trabalha e paga impostos NÃO PRECISA desta..
JOSIMAR
2019-04-23 09:49:32Se os vários tipos de recursos do Lula atropelam os demais processos de outrem, pq não adiantam também o julgamento dele nas instâncias superiores indo até o STF e acaba logo com esse mimimi??????
Thereza
2019-04-23 09:48:13Sem comentários.. .
Francisco
2019-04-23 09:11:35por essas e por outras, que se tem a certeza que a justiça aqui no brasil, é so para pobre