STF nega pedido de brasileiros que queriam voltar ao país sem fazer teste de Covid-19
O Supremo Tribunal Federal negou liminar a dois brasileiros que moram em Portugal e pretendiam voltar ao Brasil sem apresentar o teste de Covid-19. A decisão foi proferida pela vice-presidente da corte, ministra Rosa Weber, que está no exercício do comando da corte. Os brasileiros impetraram um habeas corpus no Supremo, com a alegação de...
O Supremo Tribunal Federal negou liminar a dois brasileiros que moram em Portugal e pretendiam voltar ao Brasil sem apresentar o teste de Covid-19. A decisão foi proferida pela vice-presidente da corte, ministra Rosa Weber, que está no exercício do comando da corte. Os brasileiros impetraram um habeas corpus no Supremo, com a alegação de que não têm recursos para pagar pelo exame, que em Portugal custa cerca de 100 euros.
Os autores da ação são um estudante que concluiu o mestrado em direito na Europa e sua companheira. No habeas corpus, eles afirmaram que a portaria com a exigência de apresentação de teste negativo de Covid-19 para entrar no Brasil estabelece de forma “ilegítima” as condições para brasileiros entrarem em território nacional e equipara cidadãos do país a estrangeiros.
Para a ministra, a exigência do resultado negativo do teste para embarque internacional com destino ao Brasil não é desproporcional nem desrespeita qualquer direito fundamental. Rosa Weber afirmou ainda que o instrumento do habeas corpus foi usado indevidamente. A vice-presidente do Supremo lembrou que, ainda que afastadas as questões de natureza processual, o pedido não poderia ser acolhido.
“Na realidade, o ato normativo busca conferir o necessário equilíbrio constitucional entre o direito à vida e à saúde, de um lado, e o direito ao ingresso em território nacional, de outro”, argumentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Maria
2021-01-27 16:11:26Até pra isso acionam o Supremo. Já têm processos suficientes pra séculos de trabalho . Quer voltar pra que? Fica aí que está melhor.
Clovis
2021-01-27 12:02:02O cara se deu ao trabalho de acionar o STF ja deveria ter dado um jeito de fazer o teste e voltar para casa. Deve ter sido instruido por algum negacionista tentando abrir um precedente Absurdo. Tem que testar!
ROMEU
2021-01-27 11:37:45Certíssima a sentença da Ministra Rosa Weber. Além do remédio jurídico inadequado, tentado pelos postulantes, as questões de saúde coletiva se sobrepõem às pretensões individuais contrárias. Parabéns à Ministra, sempre destacada pela sua postura impecável, alheia aos holofotes midiáticos.
Maria
2021-01-27 10:53:40Porque não te calas, José?!
Lenora
2021-01-27 10:47:08👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Jose
2021-01-27 10:13:57O custo do habenas-corpus é o custo do teste. Devem ser Bozistas, com certeza!