Divulgação/Polícia Federal

Polícia Federal deflagra operação contra desmatamento na Amazônia

27.01.21 09:03

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 27, a Operação Okê Arô, que mira acusados de envolvimento no desmatamento ilegal de uma área de quase 5 mil hectares da floresta amazônica. As investigações começaram em 2017 e apontaram a participação do dono de uma madeireira do município de Rorainópolis, em Roraima.

Policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Roraima. A Justiça determinou ainda o sequestro de 80,2 mil reais em bens de acusados de envolvimento no esquema.
Peritos da PF apontaram a retirada ilegal de mais de 215 mil metros cúbicos de madeira, o suficiente para encher mais de 7 mil caminhões. A carga de toras extraídas irregularmente é avaliada em mais de 80 milhões de reais.

Agentes identificaram fraudes na documentação de transporte da carga. Os responsáveis apresentavam permissões para carregar madeira legal de baixo custo, mas na realidade transportavam madeiras nobres e de retirada proibida, como a massaranduba.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Uma boa punição para este tipo de crime seria a pessoa pega em desmatamento ilegal ser obrigada a replantar toda área com a mesma espécie da madeira retirada .

  2. Se retiram 7 mil caminhões de madeira nobre, é porque há mercado para esse tanto e mais. Ou seja, esse crime só vai cessar quando a Grande Floresta minguar. O Relatório do Futuro Climatico da Amazônia, de 2014 (anterior ao Governo atual) estima que a vegetação local migrará para Savana ou Deserto até 2054. Com isso, o Brasil perderá as chuvas dos Rios Voadores e, em risco de desertificação, terá problemas para manter a Economia no interior do país.

  3. Estranho, dizem que é o Bolsonaro que esta acabando com a Amazônia e que ele interfere na PF. No mínimo incoerentes estas duas narrativas.

    1. Esse sujeito, o jose, é um escroto, um escroque mesmo. Ele não consegue se expressar sem ofender os demais que não concordam com ele. Só agride, xinga, destila toda sua bílis com as pessoas que só querem emitir suas opiniões. É um infelis recalcado. Pessoas felizes não destilam ódio. É uma pena que Crusoé tenha que aceitar esse tipo de assinante e os assinantes tenham que aturar um tipo deste.

    2. A incoerência é combater a extração ilegal de madeira na semana de Davos enquanto passou o ano todo incentivando grileiros, desmontando fiscalização e facilitando a destruição da floresta. Bozistas são tão medíocres que dá uma pena danada!

    1. Maria, não perca seu tempo discutindo com pessoas ignorantes, certamente você perderá a discussão frente alguém que já tem diploma em falta de educação e na prática constante da ignorância.

  4. Kkkkkk. Piada internacional. Resolveram fazer isto na semana do encontro de Davos para tentar limpar a barra do Bozo diante dos investidores internacionais. Esqueçam. Eu já falei. Enquanto o Bozo estiver no poder, ninguém sério investirá no Brasil. Restará somente os especuladores, os maiores apoiadores de governos medíocres. Por sinal, o Bozo abriu a boca sobre o Banco do Brasil e as ações caíram estupidamente. Por fim, notem que a madeira ilegal gerou 80 milhões mas a PF só apreendeu 80 mil.

    1. Como é maravilhoso ouvir bozistas zurrando de tanta dor no couro após uma chibatada. Estão desesperados pedindo para parar. Vocês sofrerão mais ainda seres bestiais. Só pararei quando você tomarem vergonha na cara e limparem a sujeira que vocês fizeram no Brasil. Até lá, será chibata no couro de Bozista, o único tratamento que seres com capacidade cognitiva menor do que uma ameba merecem. Zurrem bozistas, zurrem. O meu prazer é ver vocês zurrarem!

    2. José, você acha que deve comentar todas as notícias, mas é um saco! Ninguém te aguenta mais! Cala a boca José!

    3. Deixa de ser Patético , jose. Arruma alguma coisa produtiva na vida pra fazer, e nos poupe dessas suas zurradas bestiais!!! VOCÊ É UM ESCROQUE....

    1. Com certeza Maria, o boca mole solta todo mundo, tinha que ser feita uma investigação profunda sobre a vida desse crápula.

  5. A proteção é tão grande que não colocam nem a placa do caminhão que leva essa madeira. O nome e a foto dessas pessoas têm proteção legal do sigilo para não constrange-los na sociedade.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO