Marcos Corrêa/PR

Silêncio sobre vitória de Biden pressiona Ernesto e ala ideológica do governo

07.11.20 20:01

Há uma nova divergência na cúpula do governo Jair Bolsonaro: a forma como o Planalto deve reagir à vitória de Joe Biden na eleição a presidente dos EUA.

A ala ideológica vem defendendo a posição que havia sido definida pelo Ministério das Relações Exteriores antes do anúncio do resultado do sufrágio, segundo a qual o presidente da República deveria esperar o resultado das ações judiciais impetradas por Donald Trump contra o processo de contagem dos votos para, só então, se pronunciar.

No entanto, a pressão sobre Ernesto Araújo cresceu por parte de integrantes do Centrão, depois que a Organização dos Estados Americanos e uma série de líderes mundiais parabenizaram o presidente eleito.  

No Mercosul, Bolsonaro é o único que ainda não se manifestou. 

Em Israel, outro país idolatrado pelo governo brasileiro, dois ministros já parabenizaram Biden, mas nenhum deles do Likud, partido de Benjamin Netanyahu, que também segue em silêncio. Já Nir Barkat, ex-prefeito de Jerusalém e congressista correligionário do primeiro-ministro, cumprimentou o presidente-eleito.

Aqui, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi um dos primeiros políticos brasileiros a parabenizar Biden, o que incentivou outros líderes no parlamento a fazerem o mesmo. Um dos aliados do Planalto no Congresso, o deputado Marcos Pereira, líder do Republicanos, seguiu o exemplo do presidente da casa.

Mais tarde, foi a vez do ex-presidente Michel Temer se posicionar reconhecendo a vitória de Biden. O emedebista é um dos interlocutores do almirante Flávio Rocha, titular da Secretaria de Assuntos Estratégicos e auxiliar palaciano responsável pela diplomacia presidencial. Como mostrou Crusoé, Temer é amigo de Joe Biden e se colocou à disposição de Jair Bolsonaro para colaborar na aproximação entre o democrata e o Planalto. 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pelas regras deles o Colegio Eleitoral é que elege o PR e se reunirão dia 14/12. A sacramentação será dia 06/01 pelo Congresso. Até o dia 14 deverão ter sido resolvidos os diversos litígios surgidos e há muitos pois inclusive hoje já divulgaram inversão de resultado em Michigan. Então conclusão, apressado come cru.

  2. Não vejo nada de extraordinário nisso. governos como da Rússia, China, México, Israel e vários outros governo ainda não reconheceram a vitória do Biden, por quê o governo tem essa urgência se a contagem nem terminou e se encontra sub-judice?

  3. Pelo que veriquei do sistema de votação americano . Quem da a palavra que um presidente foi eleito é a Justiça americana, que até o momento não se manifestou pois existem pontos a serem analizados. Qualquer manifestação a favor de A ou de B será puramente interesseira e especulação. Temos que esperar o rito do país e não ser GADO.

  4. Parabéns Décio, por enquanto o único de bom senso, guarde as fotos desses comentários esquerdopatas até 14 de Dezembro, quando irão anunciar o vencedor de fato.

  5. Atitude típica de visionário. Eles são assim: se não ganham é porque houve fraude. Donald Trump é passado. página virada. Foi um ex-presidente dos EEUU que não se reelegeu para um 2º mandado, dirá a história, como aliás acontecerá do lado de cá daqui a alguns dias, se Deus quiser e com nossos votos.

  6. Sem dúvida Biden será eleito, mas oficialmente ainda não foi. É possivel sim emitir um comunicado de congratulações com neutralidade. Tenho idade suficiente para ter acompanhado presidências americanas desde os anos 60. Republicanos e Democratas no poder foram igualmente negligentes com a AL e o Brasil. Apesar da "amizade" com Bolsonaro, nada de muito bom saiu disso. E a retórica de Biden foi só isso, retórica de campanha. Quem faz o orçamento é o Congresso, US$ 20 bi para a Amazônia é blefe.

    1. Mais un gado inspirando pelo Bruxo da Virginia? .... ou um dos escassos seguidores do E. Araujo? Quantas pieguices! Bidem ganhou e o governinho do Brasil tem que reconhecê-lo e abrir o dialogo pragmático! Goste ou não.

  7. Além de inédita na história americana, é absolutamente ridícula e vergonhosa essa atitude do Trump de não reconhecer a vitória do adversário. E aqui, na contramão da maioria dos líderes mundiais, o nosso grande líder assume a mesma atitude ridícula e vergonhosa, aconselhado pelo gênio anti-globalista Ernesto. E pensar que o Itamaraty já foi uma instituição séria.,,

  8. Todos os grandes lideres do mundo, se colocaram a disposição para trabalharem juntos com Biden! Enquanto isso, bozo faz campanha para vereadores e prefeitos! Patético!

    1. Todos?... O da China, do México, de Israel até agora permanecem como o governo brasileiro, será que são tolos também?

  9. Enquanto isso, Maia estampa sua carinha no NYT, pregando de bonzinho! Este, junto com o stf, preparam a queda do palhaço antes de 22! E vem impeachment aí!!! Vai que é tua bozo!

  10. Acho curioso que ninguém menciona o fato de vários parlamentares republicanos terem sido eleitos, seria mais ou menos como se o cidadão votasse no Lula para presidente e no Flavio Bolsonaro para senador, pergunta sincera, isso não parece estranho?

    1. Honestino resumiu tudo. Não foram os republicanos os rejeitados, mas sim o Trump.

    2. O estilo Trump é um ponto fora da curva mesmo para o partido republicano, por isso, o voto contra Trump não significa necessariamente uma rejeição ao partido republicano.

    3. Para seu conhecimento, isto ocorre direto nos EUA: um presidente de um partido e a maioria do Congresso de outro. Obama governou assim, com maioria republicana no Congresso.

  11. O silencio do obscurantismo , da inoperância e ignorância. Não existe ala ideológica, existe sim destruidores com projetos nada democráticos para o Brasil. E com a cumplicidade do pior Congresso Nacional das últimas décadas! Simples assim!! Trágico e vergonhoso país estamos deixando pro nossos filhos e netos!!

  12. Essa ala ideológica, se é que tem alguma ideologia, e for realmente como a reportagem diz, são uns idiotas. Para dizer o mínimo. Só eles, no mundo todo , estão com a estratégia correta, né? Se o mito for na onda desse pessoal, vai se lascar mais uma vez. Acorda Bolsonaro.

  13. Desde terça feira acompanhando a apuração das eleições americanas , difícil tirar os olhos da TV depois deste feliz desfecho e voltar para nossa realidade nua e crua . Gostei dos avós do Biden ! O Vô falou..”para ele ter fé”.. a vó disse : “não , espalhe a fé ..! “ Assim seja .

  14. Dia 3 de novembro os americanos puderam corrigir um equívoco que elegeu um misógino, estúpido, racista, mentiroso, bipolar que abalou a relação daquele País com muitos outros povos e ainda causou a divisão interna da nação. Aqui, há dois anos elegemos um misógino, estúpido, amigo e pai de corruptos, bipolar, arrogante, projeto de ditador, nos dividindo e causando estragos imensuráveis a economia, nas nossas relações internacionais. Espero que 2022 chegue como o amanhã para expulsarmos BOZO

    1. Um idiota com discurso esquerdista! Que pleonasmo!

  15. Bozo já dançou. Hoje ele é um pária global, isolado e ridicularizado. O Brasil não aguenta manter um presidente assim. Ele precisa ser renunciado o mais rápido possível!

  16. Vitória do bom senso e da democracia. Hoje eu durmo com inveja dos estadunidenses que têm um presidente verdadeiramente estadista. Elegante, humanista, inteligente e educado; preocupado com a saúde do seu povo!

  17. Ainda é mto cedo para comemorar vitória pois já há mtas denúncias de pessoas que votaram cujas cédulas foram levadas por agentes e não pelo correio outros milhares de votos de pessoas que já faleceram Então é mais prudente aguardar as decisões judiciais

    1. É incrível ver tanta gente acreditando no que Trump diz. E sem qualquer necessidade de provas. Trump é comprovadamente trapaceiro, mentiroso e inescrupuloso, além de irresponsável. Mas quando alguém QUER acreditar em alguma coisa, os fatos não importam, não é Décio?

    2. parabéns ao povo americano por trazer de volta a decência !

    3. Acorda Décio, deixa de reproduzir mentiras, fakes! Eita gado pra mentir feito Pinóquio

Mais notícias
Assine agora
TOPO