Agência Brasil

Sem a reforma, a inflação volta, avisa Bolsonaro

06.05.19 16:33

Após uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente Jair Bolsonaro (foto) afirmou nesta segunda-feira, 6, que sem a reforma da Previdência, a inflação vai voltar.

O mesmo argumento foi usado pelo apresentador Silvio Santos na entrevista com o presidente transmitida na noite de domingo, 5, pelo SBT. Até agora, os principais motivos apontados no discurso do próprio Bolsonaro em defesa da reforma eram o combate ao déficit e o ajuste nos gastos do estado.

Ao lado de Guedes, Bolsonaro afirmou que sem a reforma o Brasil teria que emitir mais moeda ou contrair empréstimos no exterior. As duas opções não são viáveis, declarou.

“Eu acho que, se for imprimir moeda, você sabe o que vem atrás, vem inflação. Outra é conseguir empréstimo aí fora. Será que querem emprestar para nós? Com que taxa de juros? Nós não temos outra alternativa. É a reforma da Previdência o primeiro grande passo para conseguirmos a nossa liberdade econômica”, defendeu Bolsonaro.

O ministro da Economia acrescentou que as reformas da Previdência e tributária vão permitir ao país escapar da “armadilha do baixo crescimento”. Guedes disse que a redução da projeção de crescimento do PIB deste ano, segundo analistas econômicos ouvidos pelo Banco Central, divulgada nesta segunda-feira, 6, não surpreendeu.

“Crescimento está em torno de 1,5%, mas nos últimos 10 anos o crescimento é 0,5%. Então não há novidade nenhuma nessa desaceleração econômica”, afirmou Guedes. A nova estimativa é de 1,49% de aumento do PIB.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A Nova Previdência pode virar a Previdência do Temer. Quem diria que o corrupto Temer cuja popularidade era incomensuravelmente menor que a do Bolsonaro quase aprovou a reforma da Previdência? O Bolsonaro só encampou a ideia de reforma da Previdência quando não teve mais saída. Ele sempre foi e continua contra. Com relação à inflação qualquer dona-de-casa sabe que, quanto menos dinheiro tem para comprar, mais caro fico o bem objeto da compra. É uma questão de escala. Estamos perto da estagflação

  2. Estamos nas mãos de nossos 513 Deputados e 81 Senadores. Mais do que o Governo já fez SÓ se o Jair ir ao Plenário e abertar o botão SIM. Sem falar que não é de hoje que se discute essa reforma, há pelo menos 2 anos só se fala nisso. Interesse nacional.

    1. Mesmo sem fazer o dever de casa os Deputados e Senadores tiraram uma semana de “feriado prolongado” na semana que passou.

    1. Paulinho, da Força, é um ser abjeto que, nas próximas eleições receberá a resposta amarga de um povo irado!! 😡

    2. A extrema imprensa nada fala sobre a declaração do Deputado Paulinho da Força, que falou em desidratar a reforma, para JB não ser reeleito. Aí é que vemos o Mecanismo agindo contra o Brasil.

  3. Pois JB então trabalhe com empenho e deixe de alimentar a loucura do psicopata da Virgínia e sua trupe de burrinhos amestrados.

    1. Esse poder a pessoa a quem você se refere é intriga da mídia e nem precisar de mais de 3 neurônios para sacar isso. O presidente e sua equipe trabalham até em feriados, já o Congresso e o Judiciário, folgam o tempo todo e você siquer cita.

    2. Exatamente! Pode-se sentir todo o desconforto do staff militar, com os impropérios desse desbocado da Virgínia... Se persistir o apoio de Bolsonaro ao Olavo de Carvalho, em detrimento de um bom relacionamento com os militares, não haverá um futuro promissor...

    3. E se “se empenhar” for sinônimo de pagar propina (mensalão igual PSDB e PT fizeram) e dar cargos torço para ele não fazer esse “empenho”. A culpa do Congresso sobre o desequilíbrio fiscal já está mais do que desenhada. Só falta colocar nas próximas edições dos livros de história.

    4. Jair já está se empenhando há muito tempo. Ele não pode pegar nas patinhas dos Deputados e votar por eles. Jair é Presidente, não um Monarca Absolutista Francês. Se quiserem apontar o dedo pra ele dem-lhe poderes absolutos.

  4. Onde está a reação do governo e da mídia contra a afirmação absurda do Paulinho da Força convidando todos a votarem pela desidratação da proposta do governo para Previdência ? Ele informou que o risco e o país voltar a crescer e deslanchar e ajudar a reeleição do Bolsonaro ! Este absurdo passou somente por algumas mídias sociais !! Ao invés de ficar fofocando entre governantes deveriam estar lutando contra este tipo de declaração da oposição !!!!

  5. Torcendo pro Governo bater o pé na reforma de mais de 1 trilhão !! Os culpados pelo desastre estão entre os 513 Deputados e 81 Senadores, omissos e ineficientes. Vai ser fácil subtrair os bons Congressistas e fazer a lista dos culpados pela suspensão dos benefícios por falta de $$$. Vamos ver se eles são homens (e mulheres do grêlo duro) !!

  6. Ele nem sabe o q é isso. É omisso, não apoiou, alias atrapalhou o pacote do moro e o da previdência ate onde pode, e agora posa de sabido. Não fosse o necessário serviço de tirar o pt, esse cara é um desserviço ao pais. Deixa aflorar o assunto do queiroz pra ver como ele vai ser desidratado. Chega no maximo a 2020, se os militares nao o abandonarem antes q pelo manancial de hj, ou tutelam ou abandonam. A aprovação as FAA caiu 13./., segundo parana pesquisas. Pra zerar é um lance

    1. Se orienta, anarca. Até a Foice de SP, do datafoice, disse que as FFAA são as mais confiáveis para a população .

    2. Anarquista; assim que a Previdência for aprovada (minguada); se Bolsonaro não mudar muito (duvido), a sua frigideira será acesa. Em 2020 ele cai no óleo fervente, por culpa dele próprio.

  7. Então, Bolsonaro, trate de trabalhar muito mais. Nesses 126 dias você fez quase nada. E olhe lá... E a inflação está subindo, não por causa da Previdência, ma pela economia parada (chama-se Estagflação, ouviu...) e o PIB será menor ou igual a 2018 (1,1%). Vá trabalhar e demita o Olavo e seus filhos da função de esbirros seus.

  8. todo mundo ja sabe que a crise se agravou este ano, e esse congresso inutil ao inves de trabalhar, quer fazer politica de baixo nivel

  9. O Congresso Nacional é omisso, irresponsável e ineficiente. Mais de 120 dias de posse e nem mesmo a matéria urgente chegou ao plenário !! O Congresso Nacional é o maior de todos os males desse país.

Mais notícias
Assine agora
TOPO