Crusoé
15.04.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Sanna, o salmão e o nazista

Sobre como a livre-associação me levou da entrevista de Bolsonaro, à pesca de um general nazista e ao rebolado da primeira-ministra finlandesa

avatar
Jerônimo Teixeira
6 minutos de leitura 28.08.2022 12:01 comentários 10
Sanna, o salmão e o nazista
A primeira-ministra Sanna Marin: pena que os escândalos brasileiros não sejam como os da Finlândia
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Eu me lembrei de Sanna Marin subitamente, na segunda-feira à noite. Pensei: “tenho de escrever uma coluna sobre Sanna Marin”.

O problema é que Sanna Marin é a primeira-ministra da Finlândia, e eu não acompanho a política finlandesa regularmente (aliás, nem irregularmente). Sei que o país, incentivado pela agressão de Vladimir Putin à Ucrânia, está na fila para entrar na OTAN, junto com a Suécia. Está aí uma questão de inegável importância geopolítica, mas não é por causa dela que a atenção pública (e com ela a minha própria atenção) voltou-se para a primeira-ministra finlandesa nas últimas semanas.

Ocorre que imagens de Sanna Marin rebolando até o chão em uma festa ganharam as redes, o que parece ter provocado uma ligeira crise na política doméstica finlandesa. Eu aprovo a balada da primeira-ministra. Também aprovo a entrada da Finlândia na Otan. Só não aprovo o pedido de desculpas que Sanna Marin fez à nação quando vieram a público fotos de duas moças de topless que estiveram na sua festa (por que a brava nação finlandesa se ofenderia com isso?).

Minha aprovação ou desaprovação não faz a mínima diferença para os finlandeses. Tampouco faz diferença para meu eventual leitor, que a esta altura percebeu a absoluta falta de substância deste texto. Confesso, pois, minhas motivações cafajestes: só me decidi a escrever sobre a balada de Sanna Marin porque é uma rara oportunidade de ilustrar a coluna com a foto de uma mulher bonita.

Poderia esticar o assunto lamentando que os escândalos brasileiros não sejam assim tão triviais, mas esta seria uma constatação trivial. Também poderia compor um parágrafo comparando a balada de Sanna Marin às festinhas que o primeiro-ministro inglês — agora de saída do cargo — promoveu em pleno lockdown. Não farei isso para não dar a meu editor na Crusoé o pretexto para trocar a foto da bela Sanna Marin por uma de Boris Johnson. Ninguém quer ver Boris Johnson dançando.

Em vez disso, vou enveredar pelo caminho tortuoso da livre-associação. Repare que lá no primeiro parágrafo eu dizia que pensei em Sanna Marin na noite de segunda-feira. Isso foi três ou quatro dias depois de o vídeo da primeira-ministra festeira ter vindo a público. Por que voltei a pensar nela então? Eu mesmo não sei explicar.

Na noite da segunda-feira, 22, estava eu assistindo ao Jornal Nacional quando, no meio da entrevista do candidato à reeleição, me veio à mente um episódio de Kaputt, do italiano Curzio Malaparte. Isso ocorreu no momento exato em que o entrevistado, depois de alguma insistência dos entrevistadores, aceitou (com relutância) reconhecer (com condicionantes) o resultado das urnas, mesmo que elas não o conduzam de volta ao Planalto.

Do nada, lembrei-me então do embate entre o general nazista e o salmão finlandês.

Kaputt, a fonte dessa história, é um romance memorialístico (ou um livro de memórias romanceado?) no qual Malaparte traça um painel tenebroso da Europa sob domínio nazista. Ex-fascista que se converteria ao comunismo depois da Segunda Guerra, Malaparte, como correspondente de guerra e oficial do exército italiano, teve trânsito livre por campos de batalha e por salões mundanos frequentados por figurões nazistas como Hans Frank, governador da Polônia ocupada. Em meio a quadros do horror que envolvem vagões de trem lotados de cadáveres e cestas cheias de olhos humanos, a anedota do salmão da Lapônia que humilhou um general alemão parece quase tão amena quanto as crises no gabinete de Sanna Marin. Ainda assim, Malaparte, com seu olhar meio cínico, meio compassivo, talvez tenha flagrado nessa historieta cômica algum elemento fundamental da psicologia nazista.

O acontecimento teria se dado nos arredores da cidade de Inari, na região da Lapônia, dentro do círculo ártico. Von Heunert, general alemão estacionado na área, cismou em tirar um salmão do rio Juutuanjoki. Malaparte acompanhou-o em uma expedição de pesca. Com água fria pela cintura, o general “empunhava a vara de pesca como se fosse um fuzil”, conta o escritor italiano. Depois de duas horas de espera, um puxão: o salmão fora fisgado!

O desafio maior viria em seguida: puxar o peixão para fora d’água não é moleza. O salmão arrastava o general rio abaixo, remexendo-se com a agilidade graciosa de uma primeira-ministra em seu dia de folga. O general estava decidido a lutar como um cavalheiro, vencendo o peixe em uma justa dura e honesta. Depois de três horas nessa luta, porém, Von Heunert começava a se sentir humilhado. Pediu socorro a um ajudante de ordens, que desceu a correnteza até alcançar o “valente salmão” — e lhe deu dois tiros na cabeça, à queima-roupa.

O general, como se vê, estava firmemente comprometido a seguir as boas regras da pesca esportiva — desde que conseguisse jantar o salmão.
Não consigo encontrar ligação entre esse episódio e as declarações do candidato entrevistado no JN, mas o passo seguinte da minha mente errática é bem óbvio: como a história de pescador teve lugar na Finlândia, meu pensamento pulou em seguida para a bela e saltitante primeira-ministra dessa nação de salmões valentes.

A livre-associação nunca para num lugar só. Em seguida, pensei em Brigitte Bardot. Para ser mais específico (e mais grosseiro), pensei na bunda de Brigitte Bardot, tal como aparece, deslumbrante, na primeira cena de O Desprezo, filme de Jean-Luc Godard baseado em romance do italiano Alberto Moravia. De novo, essa conexão é simples e direta: o filme tem locações na villa em que Curzio Malaparte viveu na ilha de Capri — uma casa instalada sobre uma falésia, com janelões abrindo-se para uma paisagem mediterrânea quase tão deslumbrante quanto a nudez da jovem Bardot.

(Matei a charada: associei o salmão a outro peixe, a tilápia. Pois o candidato entrevistado no JN acalenta o projeto de criar tilápias em Itaipu. Até já escrevi sobre isso aqui em Crusoé. Sim, deve ter sido por isso que lembrei do general e do salmão. Foi só por isso que pensei: “tenho de escrever uma coluna sobre Sanna Marin”.)

Diários

O blá-blá-blá de Gleisi em defesa do STF

Redação Crusoé Visualizar

"País tem o dever de proteger" o STF e PGR da "infiltração criminosa", diz TI

Redação Crusoé Visualizar

País vive "agressão permanente às instituições republicanas", diz Alcolumbre

Guilherme Resck Visualizar

Lula reduz diferença para Flávio no 2º turno, indica Apex/Futura

Redação Crusoé Visualizar

Por que o relator da CPI do Crime Organizado quer indiciar Gonet

Redação Crusoé Visualizar

EUA detalham regras de bloqueio naval no Estreito de Ormuz

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

EUA detalham regras de bloqueio naval no Estreito de Ormuz

EUA detalham regras de bloqueio naval no Estreito de Ormuz

Visualizar notícia
Fim da era Orbán: o que muda na Hungria e na União Europeia

Fim da era Orbán: o que muda na Hungria e na União Europeia

Visualizar notícia
Irã ameaça atacar portos no Golfo Pérsico

Irã ameaça atacar portos no Golfo Pérsico

Visualizar notícia
Janja se explica sobre carne de paca

Janja se explica sobre carne de paca

Visualizar notícia
Lula reduz diferença para Flávio no 2º turno, indica Apex/Futura

Lula reduz diferença para Flávio no 2º turno, indica Apex/Futura

Visualizar notícia
O blá-blá-blá de Gleisi em defesa do STF

O blá-blá-blá de Gleisi em defesa do STF

Visualizar notícia
O duplo fracasso de JD Vance

O duplo fracasso de JD Vance

Visualizar notícia
"País tem o dever de proteger" o STF e PGR da "infiltração criminosa", diz TI

"País tem o dever de proteger" o STF e PGR da "infiltração criminosa", diz TI

Visualizar notícia
País vive "agressão permanente às instituições republicanas", diz Alcolumbre

País vive "agressão permanente às instituições republicanas", diz Alcolumbre

Visualizar notícia
Péter Magyar considera a Rússia "um risco à segurança"

Péter Magyar considera a Rússia "um risco à segurança"

Visualizar notícia

Tags relacionadas

adesão de Suécia e Finlândia à Otan

Alberto Moravia

Boris Johnson

Brigitte Bardot

Curzio Malaparte

Finlândia

Jair Bolsonaro

Jean-Luc Godard

Jornal Nacional

nazismo

Otan

Rússia

salmão

Sanna Marin

tilápias

Vladimir Putin

< Notícia Anterior

TSE manda redes sociais removerem áudio falso contra Lula

27.08.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Quem diria?

29.08.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Jerônimo Teixeira

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Ronalde Segabinazzi

2022-08-31 12:31:06

Ora, nós temos a Anitta com seus vídeos no mais puro sexo explícito louvando Lula e esse aceitando de bom grado a putaria.


Magali

2022-08-29 19:45:34

Saudades do Diogo Mainardi. Difícil ler estas baboseiras


Magali

2022-08-29 19:44:04

Saudades do Diogo Mainardi. Difícil viu !


Sandra Souza Pinto

2022-08-29 16:34:19

Muito bom esse pensamento errático e a livre associação entre fatos desconexos. Ironia fina.


Albino

2022-08-29 12:33:56

Uma bela digressão, Jerónimo; mas a cena do magnífico bumbum da BB não teria sido no imbatível “E Deus fez a mulher”?


Ricardo

2022-08-29 12:06:04

Meu Deus, as crônicas que esses desconhecidos fazem, querendo mostrar conhecimento, não tem nada a ver com o foco da revista. Como se não bastasse o Alexandre Soares. Será o declínio da crusoe? Saudades do Diogo mainardi


Marcia E B

2022-08-29 12:03:13

bem interessante a lembrança do caso da Sanna. Quando vi a notícia na TV achei engraçado para ver o "grande problema" finlandes. Claro que o momento não seria para festa diante da crise que a guerra está provocando por aquelas bandas. Mas não pude deixar de comparar com as festas e escândalos que vemos em Brasília, quase diariamente, mas aqui também vivemos nossos problemas, que é fome, a roubalheira, os desvios de dinheiro etc. A diferença é que lá são educados para frear os impulsos.


Ronaldo Mendonça Vilela

2022-08-29 11:21:43

Textos muitos bons, mas a excessiva vaidade de mostrar cultura geral chega ao ridículo. Calce umas sandárias de vez em quando!


Renato Fensterseifer

2022-08-28 16:10:46

Incrível a livre associação. No Brasil temos inúmeras oportunidades para tal. Todas comicas


Eduardo

2022-08-28 15:58:38

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Ronalde Segabinazzi

2022-08-31 12:31:06

Ora, nós temos a Anitta com seus vídeos no mais puro sexo explícito louvando Lula e esse aceitando de bom grado a putaria.


Magali

2022-08-29 19:45:34

Saudades do Diogo Mainardi. Difícil ler estas baboseiras


Magali

2022-08-29 19:44:04

Saudades do Diogo Mainardi. Difícil viu !


Sandra Souza Pinto

2022-08-29 16:34:19

Muito bom esse pensamento errático e a livre associação entre fatos desconexos. Ironia fina.


Albino

2022-08-29 12:33:56

Uma bela digressão, Jerónimo; mas a cena do magnífico bumbum da BB não teria sido no imbatível “E Deus fez a mulher”?


Ricardo

2022-08-29 12:06:04

Meu Deus, as crônicas que esses desconhecidos fazem, querendo mostrar conhecimento, não tem nada a ver com o foco da revista. Como se não bastasse o Alexandre Soares. Será o declínio da crusoe? Saudades do Diogo mainardi


Marcia E B

2022-08-29 12:03:13

bem interessante a lembrança do caso da Sanna. Quando vi a notícia na TV achei engraçado para ver o "grande problema" finlandes. Claro que o momento não seria para festa diante da crise que a guerra está provocando por aquelas bandas. Mas não pude deixar de comparar com as festas e escândalos que vemos em Brasília, quase diariamente, mas aqui também vivemos nossos problemas, que é fome, a roubalheira, os desvios de dinheiro etc. A diferença é que lá são educados para frear os impulsos.


Ronaldo Mendonça Vilela

2022-08-29 11:21:43

Textos muitos bons, mas a excessiva vaidade de mostrar cultura geral chega ao ridículo. Calce umas sandárias de vez em quando!


Renato Fensterseifer

2022-08-28 16:10:46

Incrível a livre associação. No Brasil temos inúmeras oportunidades para tal. Todas comicas


Eduardo

2022-08-28 15:58:38

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????



Notícias relacionadas

O blá-blá-blá de Gleisi em defesa do STF

O blá-blá-blá de Gleisi em defesa do STF

Redação Crusoé
14.04.2026 15:38 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
"País tem o dever de proteger" o STF e PGR da "infiltração criminosa", diz TI

"País tem o dever de proteger" o STF e PGR da "infiltração criminosa", diz TI

Redação Crusoé
14.04.2026 15:15 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
País vive "agressão permanente às instituições republicanas", diz Alcolumbre

País vive "agressão permanente às instituições republicanas", diz Alcolumbre

Guilherme Resck
14.04.2026 14:32 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Lula reduz diferença para Flávio no 2º turno, indica Apex/Futura

Lula reduz diferença para Flávio no 2º turno, indica Apex/Futura

Redação Crusoé
14.04.2026 10:13 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Após elogios no Brasil, “O Agente Secreto” vira motivo de vergonha na Europa

Após elogios no Brasil, “O Agente Secreto” vira motivo de vergonha na Europa

Visualizar notícia
Netflix pode pagar usuários de planos específicos

Netflix pode pagar usuários de planos específicos

Visualizar notícia
Essa nova regra pode transformar a aparência dos postes no Brasil

Essa nova regra pode transformar a aparência dos postes no Brasil

Visualizar notícia
Você pode ter que sustentar seus pais na velhice: o que diz a lei

Você pode ter que sustentar seus pais na velhice: o que diz a lei

Visualizar notícia
Carros sem motorista recebem liberação oficial para rodarem nesse país inteiro

Carros sem motorista recebem liberação oficial para rodarem nesse país inteiro

Visualizar notícia
Uma pista recém-descoberta finalmente revelou por que o Sol ficou misteriosamente escuro por 70 anos

Uma pista recém-descoberta finalmente revelou por que o Sol ficou misteriosamente escuro por 70 anos

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso