Sabatina de diretores do Dnit era deformação, diz ministro
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (foto), saiu em defesa da medida provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro retirando do Senado a prerrogativa de sabatinar e aprovar indicados pelo governo para diretorias do Dnit, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. "Estamos fazendo um acerto na legislação que, ao nosso ver, era uma deformação", disse...
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (foto), saiu em defesa da medida provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro retirando do Senado a prerrogativa de sabatinar e aprovar indicados pelo governo para diretorias do Dnit, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
"Estamos fazendo um acerto na legislação que, ao nosso ver, era uma deformação", disse Freitas a Crusoé. Segundo ele, o Dnit era a única autarquia cujos diretores precisavam ser sabatinados pelo Senado. "Criaram um instrumento inadequado para um órgão que não é de Estado".
O ministro argumentou que, diferentes das agências reguladoras, o Dnit é um órgão de governo, cujos diretores geralmente são trocados quando há mudança de governo. Para ele, a demora nas sabatinas, e consequente confirmação dos nomes, poderia atrapalhar a prestação de serviço.
Freitas admitiu que a ideia da MP, noticiada primeiro pela Coluna do Estadão, foi dele e argumentou que ela não tira o poder de controle externo do Senado. Ele fez questão de ressaltar que, em deferência aos senadores, levará os novos dirigentes do Dnit para o Senado, para que apresentem os planos do órgão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Cirval
2019-01-15 12:01:34Perda de tempo e chover no molhado. Picuinha como essa é coisa de burocrático. Se os indicados levarão ao Senado os planos do órgão para verificação não vai haver "perda de tempo" também? E vai começar a chuva de MP's, tão criticadas nos governos anteriores. Muda-se para facilitar a vida dos burocratas e não para verificar a experiencia, habilidade e competência dos indicados. O interessante é que nenhum senador criticou a edição de uma MP para assunto tão banal.
Alexandre
2019-01-15 01:21:42Pra que Senado! Só tem gente “boa” lá! Sabatina de Senador é a mesma coisa que nada, a não ser se lá na frente uma comissão rolar!!!
Elizabeth
2019-01-14 21:15:59Muita corrupçào no DNIT!!
Augusto
2019-01-14 21:10:21Por que o DNIT não é simplesmente fechado, juntamente com dúzias de outras autarquias?
Maria
2019-01-14 18:51:47O DNIT sempre foi um belo ralo de corrupção
Cosme
2019-01-14 15:29:41Única maneira de voltarmos a ter um PAÍS forte novamente é: sem nenhum órgão corrupto e/ou corrompido, fechem já stf,senado, câmaras estaduais e federais, tenha CULHÃO JAIR BOLSONARO, afinal de contas foi para isto que vc foi eleito.
Antonio
2019-01-14 14:52:14o que era para ser democrático mostrou-se que funcionava como moeda de troca do notório DNIT.