Quem é o "Sombra de Lula", filmado no Palácio do Planalto durante o 8 de Janeiro
Marco Edson Gonçalves Dias, um general da reserva do Exército Brasileiro, é um dos militares de maior confiança de Lula e do PT. Entre 2003 e 2009, ele atuou no comando da segurança de pessoal do petista. Por estar sempre a seu lado em compromissos oficiais e pessoais, ele ganhou o apelido "Sombra de Lula"....
Marco Edson Gonçalves Dias, um general da reserva do Exército Brasileiro, é um dos militares de maior confiança de Lula e do PT. Entre 2003 e 2009, ele atuou no comando da segurança de pessoal do petista. Por estar sempre a seu lado em compromissos oficiais e pessoais, ele ganhou o apelido "Sombra de Lula". Em dezembro do ano passado, após a vitória do petista, ele foi anunciado para ocupar o cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o GSI, substituindo o general Augusto Heleno.
Apesar de ser próximo do presidente, Gonçalves Dias aparece em cenas gravadas pelas câmeras de segurança do Palácio do Planalto durante as Invasões aos Três Poderes, no dia 8 de janeiro deste ano. Os vídeos foram revelados nesta quarta, 19, pela CNN Brasil.
As imagens divulgadas pelo canal mostram que Gonçalves Dias, na antessala da Presidência da República, encontra-se com manifestantes e age com naturalidade, a ponto de orientá-los sobre deixar o local. O chefe do GSI parece agir de maneira conivente, não atuando para deter nenhum dos manifestantes.
Durante os 53 anos que esteve na ativa, o militar paulista chegou até o cargo mais alto da tropa. Sua aposentadoria, em 2012, foi após uma polêmica: quando era comandante da 6ª Região Militar na Bahia, ele recebeu um bolo de aniversário de policiais militares que estavam em greve no estado.
No mesmo dia, uma ordem do Comando do Exército o afastou do cargo — à época, a então presidente Dilma Rousseff disse ser inaceitável que o general "apagasse velinhas" naquela situação.
O episódio, no entanto, não o afastou completamente da órbita do PT: ele, que durante a ativa foi o chefe da Secretaria de Segurança durante o governo Lula, também ocupou cargo semelhante no governo Dilma.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
CARLO
2023-04-20 15:03:12Com esse nivel de generais brasileiros (Gonçalves dias, parzuello) e outros), não entendo porque a Bolivia não invade o Br@sil, pois seria uma vitória fácil, fácil…
José Roberto Colombo
2023-04-20 14:57:02Comentar como? Está o vídeo aí Quem estava agitado chamando o exército? A guarda do Palácio Quem retirou as cercas de isolamento Plantaram a semente mas nasceu erva daninha Durmam de olho aberto E a lei do retorno Aqui se faz, aqui se paga
José Roberto Colombo
2023-04-20 14:53:49Este vídeo mostra a conivência do Sombra do Lula e consequentemente de todos seus ‘cumpanheiros’ que a cena estava montada . Só o mais imbecil dos imbecis não vê isto Quantas pessoas que estavam ali se manifestando dentro do espírito democrático não foi presa Vcs acham que Sr AM não sabia deste vídeo ? Aí estão as provas do plano maquiavélico. Democracia e poder falar de tudo , sem agredir a constituição Tenho que concordar com tudo do STF e STE ou posso discordar Não concordar não é crime .
Caleidoscópio
2023-04-20 14:01:11Desde o início esse senhor estava se esquivando de prestar esclarecimentos dos fatos ocorridos, como por exemplo, porquê não reforçou a segurança do Palácio, porquê não levou a sério as informações da ABIN, etc. Junto com ele, podemos fazer os mesmos questionamentos aos integrantes do Ministério da Justiça. 🤔
Mario Silveira Lima
2023-04-20 08:23:52Só posso dizer uma coisa; não se faz mais generais como antigamente. Falta perguntar ao general o que ele estava fazendo lá no palácio.
Eduardo
2023-04-20 06:03:08Já na hora desse “golpe” das mesas viradas (ou de ar) bolsonariano, eu comentava que o luloptismo, com os outros poderes (sobretudo o STF, em baixissima aa época junto com o desastroso inicio de governo) facilitaram a anarquia “ginasiana” e arriscaram, também ,a segurança nacional e, por consequência, a tal democracia q, a todo momento, hipocritas teimam em defender a sua virgindade, mas a estupram pelo poder. Sem dúvida um contragolpe ameaçador digna de “ rigoroso”inquérito supremacista, né a?
David
2023-04-19 23:35:18Esse general é o "Sombra", segurança do cachaceiro de longa data. Estava dando cobertura para os terroristas do Dino quebrarem tudo e colocar na conta dos bolsonaristas.
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-04-19 18:34:03Então é por isso que o governo petista não quer a CPI de 08/01/2023! Viva a Lava Jato!
Xico Só
2023-04-19 18:16:50Viva sua Excrescência o general Melancia ... aaaafffffffe !!!
Maria
2023-04-19 17:57:38Episódio surpreendente ! Sem comentários !