Casa Branca

Putin na torcida por Trump, de novo

12.09.23 10:37

O presidente russo, Vladimir Putin, disse terça-feira, 12, que está na esperança de que Donald Trump se torne novamente o presidente dos Estados Unidos. Os dois se encontraram algumas vezes quando o republicano era o chefe de governo americano (foto).

Ouvimos Trump dizer que resolveria os problemas mais graves em poucos dias, incluindo a crise ucraniana. Bem, isso não pode nos trazer nada além de felicidade. Isso é bom“, disse Putin durante um encontro sobre economia em Vladivostok.

Com o democrata Joe Biden dando forte apoio ao presidente Volodymyr Zelensky para defender a Ucrânia da invasão russa, Putin torce para um retorno do republicano, um isolacionista que prometia tirar os Estados Unidos das “guerras sem fim“.

Em 2016, Putin foi acusado de interferir na eleição americana para beneficiar Trump. Naquele ano, o objetivo era impedir que a democrata Hillary Clinton ganhasse o pleito e seguisse com uma postura mais dura contra a Rússia. Após a invasão russa da península da Crimeia, em 2014, Hillary comparou o russo ao nazista Adolf Hitler. A vitória dela, então, passou a ser vista como uma “ameaça existencial” pelos russos.

No sentido oposto, externalizando as próprias inseguranças, os russos começaram a dizer que os americanos é que os veem como uma ameaça existencial. “As autoridades americanas percebem a Rússia como um inimigo existencial“, disse Putin em Vladivostok.

O russo também atacou os processos criminais contra Trump, dizendo que as ações mostram a podridão do sistema político americano. “Os americanos não podem querer ensinar aos outros sobre a democracia. Tudo o que está acontecendo com Trump é a perseguição de um rival político por razões políticas. E isso está sendo feito bem na frente do público americano e de todo mundo. Eles simplesmente estão expondo seus problemas internos“, disse Putin.

Durante os seus quatro anos na Casa Branca, Trump gabou-se repetidamente de manter um bom relacionamento com Putin, enquanto os críticos alegavam que ele era submisso ao presidente russo.

Putin não deixa dúvidas de que já tem o seu candidato para as eleições americanas de 2024.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. De todos os contras de Trump, esse é o mais inequívoco. Muitos prós equilibram a balança, não fosse por esse contra: marionete de criminoso de guerra.

Mais notícias
Assine agora
TOPO