Funag

Presidente de ‘bunker olavista’ está sem clima no Itamaraty

17.04.21 16:05

Integrantes da cúpula do Ministério das Relações Exteriores consideram inevitável a saída do embaixador Roberto Goidanich (foto) da presidência da Fundação Alexandre de Gusmão, a Funag, braço do Itamaraty voltado a publicações acadêmicas na área de relações internacionais.

Durante a gestão de Ernesto Araújo, sob a batuta de Goidanich o órgão foi transformado em uma espécie de “bunker ideológico” para a promoção de palestras ministradas por expoentes do bolsonarismo e discípulos de Olavo de Carvalho. Em plena pandemia, a Funag chegou a promover um seminário contra o uso de máscaras – o vídeo do evento acabou removido pelo YouTube, mas continua disponível no site do órgão.

A Funag também publicou duas coletâneas de artigos e entrevistas de Ernesto Araújo nos dois anos em que o chanceler esteve à frente do ministério. Em um dos livros, publicado pouco antes da demissão do ex-ministro, foi incluído o texto em que Araújo chama o coronavírus de “comunavírus”.

O novo chanceler, Carlos Alberto Franco França, ainda não sinalizou quando promoverá a mudança na fundação. Mas pessoas próximas ao ministro consideram que não há clima para permanência de Goidanich por ele ser muito identificado com o antecessor e ter “pesado demais a mão” ao pautar o trabalho na Funag quase que unicamente pelo viés ideológico.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Seminário contra o uso de máscaras? Depois os muares Joãozinho e Lourival ainda tentam zurrar em apoio aos genocidas! Fazer o que? Não se pode esperar tar muita coisa dos muares, não é verdade?

  2. Nesse desgoverno de insanos e imorais, quanto mais se mexe, mais fede!!! Será que todo o corpo do Itamaraty não vai se rebelar??

    1. Verdade Maria. Estes Bozolulistas não se cansam de zurrar. São muares, fazer o que?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO